terça-feira, 2 de abril de 2024

PRESTATION DE SERMENT DE BASSIROU DIOMAYE DIAKHAR FAYE- 5eme PRESIDENT DE LA REPUBLIQUE DU SENEGAL

Senegal: Ousmane Sonko nomeado primeiro-ministro por Bassirou Diomaye Faye

👉  Sénégal : Ousmane Sonko nommé Premier ministre par Bassirou Diomaye Faye

Dakar: O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, regressou ao país, hoje, 2 abril, vindo do Senegal, onde participou na cerimónia de tomada de posse do recém eleito, Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye.🇬🇼🇸🇳



  Presidência da República da Guiné-Bissau

Hezbollah ataca cidade israelita a 6 quilómetros da fronteira com Líbano

© Reuters

POR LUSA    02/04/24 

O grupo xiita libanês Hezbollah anunciou hoje que lançou vários foguetes contra a cidade israelita de Gesher Haziv, a cerca de 06 quilómetros da fronteira com o Líbano, num dos seus ataques mais a sul em solo de Israel.

"Combatentes da Resistência Islâmica atacaram o assentamento de Gesher Haziv, perto de Nahariyya, às 19:35 [17:35 em Lisboa] desta terça-feira, com uma carga de foguetes do tipo 'Katyusha'", disse o movimento armado libanês num breve comunicado.

Segundo a nota, esta é uma resposta às ações israelitas contra aldeias no sul do Líbano, especialmente aquela que feriu hoje uma mulher na aldeia fronteiriça de Yarin.

A Agência Nacional de Notícias (ANN) libanesa informou que uma mulher identificada como Alia Abdel Karim ficou gravemente ferida devido a um ataque perpetrado por Israel contra aquela localidade.

O ataque a Gesher Haziv é o quinto reivindicado pelo Hezbollah hoje, além do maior, depois de a formação já ter anunciado diversas ações com mísseis, foguetes ou artilharia contra postos militares e grupos de soldados no norte de Israel.

A ofensiva ocorre entre receios de uma escalada regional do bombardeamento atribuído a Israel que na segunda-feira destruiu o consulado iraniano em Damasco e matou sete membros da Guarda Revolucionária, bem como seis sírios, de acordo com o último balanço de Teerão.

O Hezbollah, um aliado próximo do Irão, e Israel têm estado envolvidos em intensos confrontos fronteiriços desde 08 de outubro, um dia após a eclosão da guerra na Faixa de Gaza entre as forças de Telavive e o movimento islamita palestiniano Hamas.


Presidente da República participa na tomada de posse de Bassirou Diomaye Faye

Presidência da República da Guiné-Bissau

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, participou hoje na cerimónia de tomada de posse do recém eleito,  Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, proclamado pelo Conselho Constitucional, como Presidente eleito com 54,28% dos votos, no passado dia 24 de março.

A cerimónia, que decorreu em Dakar, contou com a presença de oito chefes de Estado incluindo o Presidente Bola Ahmed Tinubu, Presidente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), bem como os Presidentes da Mauritânia, da Gâmbia, e da Guiné-Conacri.🇬🇼🇸🇳


MOKGWEETSI MASISI: Presidente do Botsuana ameaça enviar 20.000 elefantes para a Alemanha

© Reuters

POR LUSA   02/04/24 

O Presidente do Botsuana ameaçou hoje a Alemanha com o envio de 20.000 elefantes, devido às críticas de Berlim à caça de paquidermes e à exportação de troféus, que o país utiliza para regular o número de animais.

Os alemães devem "viver com os animais que nos tentam ditar", afirmou o Presidente do Botsuana, Mokgweetsi Masisi, em declarações ao diário alemão Bild, hoje publicadas.

"Não se trata de uma brincadeira", esclareceu em relação à sua proposta de transferir 20.000 paquidermes para a nação europeia, acrescentando que "não aceitaria um não como resposta" a este "presente".

O Botsuana, um país sem litoral na África Austral, alberga a maior população de elefantes do mundo, com cerca de 130.000 exemplares, com os quais é muitas vezes difícil coabitar, segundo o Presidente, que referiu os ataques a seres humanos, aldeias e culturas.

As críticas do Ministério do Ambiente alemão, que é dirigido por ambientalistas, têm sido dirigidas aos troféus de caça de elefantes comprados por clientes ocidentais abastados.

No início deste ano, o Ministério levantou a possibilidade de impor limites mais rigorosos à importação destes troféus devido aos problemas de caça furtiva.

"No seio da União Europeia (UE), estamos a discutir a possibilidade de alargar a exigência de autorização de importação (...) a outros troféus de caça de animais protegidos", disse hoje uma porta-voz do Ministério à agência noticiosa France Presse (AFP).

A Alemanha é um dos maiores importadores de troféus de caça da UE, pelo que tem "uma responsabilidade especial" nesta matéria, acrescentou a porta-voz.

Quanto ao "presente" anunciado por Masisi, o Ministério do Ambiente alemão disse que "o Botsuana ainda não entrou em contacto" sobre o assunto.

Em 2019, o Botsuana levantou uma proibição total da caça, introduzida cinco anos antes para inverter o declínio das populações de elefantes e outras espécies.

Desde então, o Botsuana tem decidido todos os anos uma quota de animais que podem ser caçados, sendo a caça comercial também uma importante fonte de receitas locais.

O levantamento da proibição mereceu as críticas dos conservacionistas.

No ano passado, o país ofereceu 8.000 elefantes a Angola.


Leia Também: Standard & Poor's mantém rating do Botsuana em BBB+  


SENEGAL: Bassirou Diomaye Faye tomou posse como quinto Presidente do Senegal

© Lusa

POR LUSA  02/04/24 

Bassirou Diomaye Faye, até agora líder da oposição senegalesa, tomou hoje posse como quinto Presidente do Senegal, após a vitória no passado dia 24 de março, em apenas uma volta, das presidenciais no país, com 54,28% dos votos.

"Perante Deus e a nação senegalesa, juro cumprir fielmente o cargo de Presidente da República do Senegal, respeitar e fazer respeitar escrupulosamente as disposições da Constituição e das leis", declarou Faye, com a mão direita levantada, perante centenas de funcionários senegaleses e vários chefes de Estado e dirigentes africanos, no Centro de Exposições da nova cidade de Diamniadio, nos arredores de Dacar.

Os Presidentes da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embalo, e de Cabo Verde. José Maria Neves, assim como o chefe de Estado nigeriano e atual presidente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Bola Ahmed Tinubu; o mauritano Mohamed Ould Cheikh El Ghazouani, o gambiano Adama Barrow, o guineense Mamadi Doumbouya, entre outros representantes de estados africanos assistiram ao juramento de posse de Faye.

Bassirou Diomaye Faye é o quinto Presidente do Senegal desde que o país se tornou independente de França em 1960, substituindo no cargo Macky Sall, que completou o segundo e último mandato permitido pela Constituição.

A transferência de poder entre Sall e Faye em resultado de eleições é a terceira na história do Senegal e marca o fim de um braço de ferro de três anos entre o chefe de Estado cessante e a dupla vencedora das presidenciais de 24 de março: Faye e o homem que o apoiou depois de ter sido impedido de se candidatar, Ousmane Sonko.

Pan-africanista de esquerda, Bassirou Diomaye Faye, foi eleito com a promessa de uma rutura com o sistema atual, e elegeu como primeiro tema no discurso de tomada de posse a segurança regional, apelando a uma "maior solidariedade" entre os países africanos "face aos desafios" neste domínio.

"A nível africano, a dimensão dos desafios de segurança (...) exige de nós uma maior solidariedade", afirmou o novo chefe de Estado senegalês.

"Reafirmo o empenhamento do Senegal em reforçar os esforços para promover a paz, a segurança, a estabilidade e a integração africana", acrescentou.

O novo Presidente senegalês prometeu uma "mudança sistémica" à frente do país e uma "maior soberania" do mesmo, afirmando estar "consciente" de que a sua vitória nas presidenciais exprimiu "um profundo desejo de mudança sistémica".

Faye disse ainda que ouviu "claramente a voz das elites desinibidas que afirmaram alto e bom som as [suas] aspirações a uma maior soberania, desenvolvimento e bem-estar".


PRESTATION SERMENT DU PRESIDENT BASSIROU DIOMAYE DIAKHAR FAYE @GREENVIEW PROD ☝

Angola/ Luanda: Cidadã queima filhos com água a ferver por terem comido o jantar do marido

Foto: DR 

Por Sofia Adelino Angorussia.com 

Uma cidadã de 32 anos, residente no município de Viana, foi detida pela Polícia Nacional por queimar os braços dos seus três filhos, de quatro, cinco e seis anos, por estes comerem a comida reservada para o jantar do pai. 

As vítimas, que tiveram queimaduras de 3. ° grau na região dos membros superiores, foram internados no Hospital Neves Bandinha, segundo o Novo Jornal. Os factos ocorreram no último sábado (30), quando a mulher chegou a casa e constatou que os menores comeram a comida do marido.

Furiosa com o sucedido, colocou uma panela de água no fogo e após a deixar ferver colocou as mãos dos menores dentro da panela, causando-lhes queimaduras nas mãos. Mesmo após ter queimado os braços das crianças, a mulher não se deu ao trabalho de levar os pequenos ao hospital para tratamento.

Entretanto, um vizinho e membro da comissão de moradores, ao tomar conhecimento dos factos e ter percebido que a mulher trancava as crianças no interior da residência, denunciou os factos à Polícia Nacional, em Viana, que junto ao corpo de Bombeiros prontamente interveio.