segunda-feira, 18 de julho de 2022

Abdurahamane Turé expulso da Rádio África FM ?

Por capitalnews.gw

O diretor da rádio privada guineense África FM, Abdurahamane Turé, terá sido expulso daquela estação emissora, na manhã desta segunda-feira (18.07), informaram ao Capital News, fontes do mesmo órgão de comunicação social.

Sem dizer de quem terá partido a decisão, os confidentes da África FM revelaram que a decisão de tirar abdurahamane Turé da chefia da Rádio e de lhe proibir de frequentar as instalações daquela estação emissora foi comunicada, expressamente, ao jornalista, na manhã desta segunda-feira.

Nos últimos dias, no seu programa matinal “Bom dia África”, Abdurahamane Turé intensificou críticas contra a classe e o poder políticos, incluindo o presidente da República, pelo alegado mau tratamento à imprensa guineense, que não é convidada a acompanhar as deslocações ao exterior, dos responsáveis do país.

Rádio África FM, que foi criada em 2018, é propriedade do chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, e atualmente é uma das mais ouvidas do país.

Veja Também:

JORNALISTA E DIRETOR DA RADIO AFRICA FM DEMITIU-SE DA SUA FUNÇÃO COMO DIRETOR GERAL DA QUELA ORGÃO DE COMUNICAÇÃO PRIVADA DO PAIS. POR OUTRO LADO O JORNALISTA AFIRMOU QUE EM NENHUMA CIRCUNSTANCIA FOI EXPULSO COMO É VEICULADO NAS REDE SOCIAIS, "A DECISÃO É MINHA E EM NENHUMA CIRCUNSTANCIA FOI EXPULSO NA RADIO " AFIRMOU O EX DIRETOR ABDURAHAMANE TURE (AT). 

Por Radio Alegria De Povo

Agricultura - DG admite que escassez de combustivel no mercado pode condicionar o ano agricola 2022


Bissau, 18 Jul 22 (ANG) – O Director-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural admitiu hoje que a crise de combustivel que assola o mercado nacional pode comprometer o presente ano agricola, uma vez que vai dificultar o funcionamento das máquinas de lavoura.

Julio Malam Injai falava em exclusivo à ANG das prespectivas e necessidades dos camponeses, após o lançamento oficial  da campanha agricola  2022.

“Para a presente campanha, possuimos sementes em grande quantidade e variedades e já estamos a receber doações de sementes que estamos a conceder  aos camponeses, entre as quais 558 toneladas de sementes de arroz da água doce, 570  de arroz de mangrof, 35 toneladas do milho bacil e 20 toneladas de milho cavalo”, revelou.

O Director-geral da Agricultura disse ainda que têm 132 toneladas de sementes de mancarra, 60 toneladas de feijão, 34 quilogramas de tomates, 459 toneladas de fertilizantes.

“Para além destas sementes foram comprados alguns materiais que doamos aos produtores,nomeadamente 1800 regadores, 1500 baldes, 4600 enxadas e 600 litros de produtos fitosanitários para ajudar em casos de invasão de pragas”, acrescentou Júlio Injai em entrevista à ANG.

Os referidos produtos e materiais, segundo Júlio Injai , vão ser destribuidos ao nível das regões através das Direcções Regionais da Agricultura.

Injai salientou que o orçamento para o ano agricola 2022 e de 1.65 milhões de francos CFA, frisando que a campanha agrícola vai ser feita  duas vezes ou seja na época seca, principalmente nas regiões de Bafatá e Gabu, e na das chuvas em todo o país.

Disse  que o Governo subvenciona os camponeses em termos de pagamento de horas de lavoura com tractores.

Segndo o responsavél, os privados detentores de tractores cobram 15 à 25 mil francos CFA por cada hora de lavoura  e que o Governo cobra 12.500 francos CFA, para o mesmo período, “para ajudar a aliviar os camponeses”.

O DG da Agricultura e Desenvolvimento Rural recomenda a aposta na agricultura  para  o alívio dos orçamentos familiares , principalmente nesta altura em que o mundo se encontra em crise, primeiro devido a Covid-19 e agora  pela guerra da Rússia com a  Ucrânia.

Malam injai reconheceu que a mecanização da agricultura no país está a andar muito lento, devido a falta de equipamentos, uma vez que, para toda a Guiné-Bissau, um país com grande potencial agricola, o Governo só despõe de 60 tractores.

Considerou de insignificante, os 60 tratores mas diz que estão a ser usadas cada vez mais.

Falando do apoio do Chefe de Estado aos camponeses, este responsavel disse que depois de um “diálogo franco” com o ministro de Agricultura, o Presidente da República aceitou patrocinar a presente campanha agricola,  o que foi traduzido num projecto orçado em mais de 60 milhões de francos CFA, cujas diligências para a sua disponibilização estão em curso.

“Este dinheiro vai servir para apoiar, de facto, os canponeses na mecanização agricola . E segundo o desejo do Chefe de Estado, o apoio deve ser dado aos mais carênciados, pelo menos uma hora de lavoura com  tractor à cada família, e o Ministerio por sua vez dá sementes e um saco de arroz “,vincou.

O DG da Agricultura aconselhou aos camponeses a não pouparem esforços cultivando para dar de comer as suas familias e talvez puder vender parte da colheita para  satisfazer outrras necessidades familiar.

ANG/MSC/ÂC//SG

Ministro de Estado do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé visita Aeroporto de Bissau e, deixa instruções para livre circulação de pessoas e bens mais segura no âmbito da Presidência Guineense na CEDEAO.

@Radio Bantaba Jul 18, 2022 

Leia Também: 

Bissau, 18 jul 22(ANG) – O ministro de Estado do Interior e da Ordem Pública anunciou hoje que, doravante, é proibida as movimentações e “aglomerações desnecessárias” de pessoas no interior do aeroporto internacional “Osvaldo Vieira”, de Bissau.

“Hoje em dia o nosso Presidente da República está a presidir a CEDEAO e nesta perspectiva há toda a necessidade de se reforçar a segurança no aeroporto de Bissau para acomodar os visitantes que eventualmente deslocarão ao país para eventos desta organização sub regional”, disse Botche Candé aos jornalistas no final da visita efetuada, esta segunda-feira as instalações do aéroporto Internacional Osvaldo Vieira de Bissau.

O governante acrescentou que já há um circular nesse sentido, visando disciplinar as movimentações no interior do aéroporto, uma iniciativa que diz contar com a colaboração  do  Ministério dos Negócios Estrangeiros.

 “Nota-se com frequência que quando um ministro ou qualquer cidadão se desloca para o estrangeiro faz-se acompanhar de muitas pessoas. Determinamos o fim dessas práticas”, disse Candé.

Segundo o  ministro,  doravante, qualquer membro do governo ou diplomata estrangeiro que pretende viajar deve avisar às autoridades competentes com antecedência de 48 horas.

Disse que, após o aviso de viagem, é indigitado alguém dos Serviços de Protocolo de Estado para acompanhar esse governante ou diplomata.

No aeroporto de Bissau também é habitual viajantes e não viajantes se misturarem na hora de recuperação das bagagens, no tapete rolante.

EUA: Mulher trans transferida de prisão feminina após engravidar duas reclusas... Caso aconteceu nos Estados Unidos da América.

© Reuters

Notícias ao Minuto  18/07/22 

Demi Minor, de 27 anos, uma mulher transexual a cumprir pena numa prisão feminina nos Estados Unidos da América (EUA) foi transferida para outra instalação após ter engravidado duas reclusas no início deste ano, de acordo com um relatório local.

A mulher foi transferida do Estabelecimento Correcional Edna Mahan, em Clinton, para o Estabelecimento Correcional da Juventude do Estado de Garden, uma prisão localizada no condado de Burlington, informou a porta-voz do Departamento Correcional do Estado, Dan Sperrazza.

Sperrazza esclareceu que Minor, que está a cumprir uma pena de 30 anos por homicídio involuntário, é atualmente a única mulher presa nas instalações e, como tal, foi colocada na unidade vulnerável, avançou a Fox News acrescentando que a funcionária não pôde fazer mais comentários devido à política de privacidade.

Em 2021, New Jersey promulgou uma política para permitir que os prisioneiros fossem alojados de acordo com a sua identidade de género, na sequência de um processo judicial instaurado por um recluso transexual que viveu em prisões masculinas durante 18 meses e pela União Americana das Liberdades Civis de New Jersey.

Esta política foi mandatada para permanecer em vigor pelo menos durante um ano.