segunda-feira, 12 de abril de 2021

Guiné-Bissau - Comunicado conjunta de: Conselho Nacional Islâmico e o Conselho Superior Islâmico

COMUNICADO CONJUNTA 

A Comissão conjunta que integra o Conselho Nacional Islâmico e o Conselho Superior Islâmico, analisou muito atentamente o comunicado emitido pela Família Franciscana da Guiné-Bissau e constatou claramente o seu caráter político e divisionista, facto que esta nossa instituição religiosa muito preocupada, derivado do facto de se considerar o mesmo como extemporâneo e um claro convite a desunião entre as diferentes comunidades religiosas instaladas no pais.

Numa análise séria e isenta de oportunismos políticos e de uma pretensa sobranceria religiosa a Comissão Conjunta até a poderia considerar minimamente aceitável e ate justificável caso a Guiné-Bissau não se confrontasse com os graves problemas originados e consequências do COVID 19, com todas as graves incidências para países como o nosso confrontados com múltiplos problemas de ordem política, mas principalmente de índole econômica e social.

O momento actual impõe que todas as forças vivas da Nação se unam e se solidarizem em torno as instituições políticas do pais comungados pelos ideais da unidade nacional, paz e espirito de entreajuda, tanto da parte dos que podem como do lado dos que necessitam.

Levantar no presente momento questões relacionadas com agressões físicas e verbais e mistura-las com a actual política, jurídica, econômica, sanitária, entre outras, como defende o comunicado da Família Franciscana, e um claro convite a desordem e a desunião entre os guineenses, isto porque todos nos sabemos que há menos de um ano a esta parte a Guiné-Bissau realizou as suas eleições legislativas e presidências, estando-se no momento presente numa fase decisiva da sua consolidação.

Se Roma e Pavia não foram construídas num dia, muito menos um pais como o nosso poderá vencer os imensos desafios que tem pela frente senão criarmos no seio da nossa sociedade tolerância, compreensão solidariedade e responsabilidade no seio de todos os actores nacionais sejam políticos, sociais ou religiosos

Estimular recalcamentos e espíritos de vingança em nada poderá contribuir para se por fim aos problemas que a Guiné-Bissau hoje enfrenta e que numa grande medida e derivado de posicionamentos como os que a Família Franciscana acaba de exprimir, numa clara instrumentalização e apoio dos seus seguidores.

A Comissão conjunta não quer pensar que este posicionamento da família Franciscana se deve ao facto de na Presidência da Republica estar um republicano muçulmano.

Antes de terminar a Associação Islâmico Nacional quer recordar a Família Franciscana que num passado ainda recente os posicionamentos da comunidade religiosa nacional eram alvos de uma previa concertação, a fim de se evitarem interpretações controversas e totalmente contrarias ao caráter laico da sociedade guineense.

A Comissão conjunta entende que muitos dos problemas denunciados pela Família Franciscana são elementos actuais que precisam de ser analisados e discutidos de forma responsável pela comunidade religiosa nacional, de modo a poder-se encontrar soluções sustentáveis e de interesse nacional.

Outrossim, assenta no facto de hoje haver o perigo que já se vive na nossa sub-região ligada ao jihadismo, facto que nos deve impor argucia, responsabilidade e estratégia na abordagem dos problemas e na procura de soluções justas e transparentes e que não possam ser alvo de aproveitamentos de todo condenáveis e inaceitáveis numa sociedade que se bateu para se libertar e para dar a sua contribuição à liberdade e a democracia.

Feito em Bissau aos 14 dias do mês Abril de 2021

Pelo Conselho Nacional Islâmico     Pelo Conselho Superior Islâmico




Veja Também: 👇👇👇



Vinho branco ou tinto. Um é realmente mais 'saudável' do que o outro?

© Shutterstock

Notícias ao Minuto 12/04/21 

Limitar o consumo de álcool (ou evitá-lo completamente) é sempre a escolha mais segura.

Vinho tinto vs. vinho branco. Em termos de nutrientes, o vinho tinto e o branco são semelhantes, no entanto, o vinho tinto tem níveis ligeiramente mais elevados de algumas vitaminas e minerais.

De facto, o vinho tinto tem sido associado a uma variedade de benefícios à saúde. Acredita-se que reduz o risco de doenças cardíacas, aumenta o colesterol HDL e diminui o declínio mental relacionado à idade.

Assim, como explica a Healthline, o vinho tinto é significativamente mais saudável - ou menos mau - do que o vinho branco. Porém, o consumo de álcool nunca deve ser promovido como forma de melhorar a saúde, visto que os efeitos nocivos podem ser enormes em casos excessivos. 

Guiné-Bissau olha para redução de casos "com muita cautela"

© Alto Comissariado para o Covid-19 

Por LUSA  12/04/21

A alta comissária para a Covid-19 da Guiné-Bissau, Magda Robalo, afirmou hoje que a redução de novas infeções pelo novo coronavírus no país deve ser olhada com "muita cautela", devido à greve a decorrer no setor da saúde.

"Os dados devem sempre ser analisados com cautela porque há fatores que influenciam a sua fiabilidade, qualidade, e é muito fácil olhar para o gráfico e dizer a segunda vaga acabou, mas é preciso ter em conta o contexto", afirmou Magda Robalo, na conferência semanal para analisar a evolução da doença no país.

Os dados hoje disponibilizados indicam uma redução de novos contágios nas últimas três semanas, mas também há uma diminuição do número de testes feitos pelas unidades de saúde do país.

"As pessoas que vão viajar continuam a fazer os seus testes porque é um imperativo, as pessoas que iam ao centro de saúde e que tinham um sintoma sugestivo de covid e que levava à colheita de amostra, como há greve têm tendência a não se apresentar. Por isso é que olhamos para esta curva mais baixa com muita cautela", disse Magda Robalo.

O setor da saúde guineense está em greve há quase um mês e meio na sequência de uma greve geral da Função Pública convocada pela União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau, maior central sindical do país, e que vai prolongar-se até dia 30.

A greve leva a que muitas pessoas não se desloquem aos centros de saúde e aos hospitais.

"A segunda vaga tanto em África como no resto do mundo foi muito mais intensa do que a primeira vaga. Por isso, olhando para esta nossa segunda curva atípica temos de pensar porquê que ela é diferente da segunda vaga no mundo. Porque parece que aqui na Guiné-Bissau tivemos uma segunda vaga mais branda", salientou Magda Robalo.

A Guiné-Bissau regista desde o início da pandemia um total de 3.680 casos e 66 vítimas mortais.

Na semana passada foram registados apenas 18 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, e na semana anterior mais 28 casos.

Os números de novos casos começaram a diminuir com o início da greve no setor, quando também foi diminuindo a testagem nas unidades de saúde.

Guiné-Bissau: Falsificação de vistos: PJ detém três suspeitos

Fonte: capitalnews.gw  abril 12, 2021

A Polícia Judiciária guineense (PJ) apresentou esta segunda-feira (12.04), à imprensa, três cidadãos nacionais suspeitos de falsificação de vistos de entrada para diferentes países europeus.

Durante a operação que culminou com a detenção dos suspeitos, na passada sexta-feira (09.04), em Bissau, a PJ apreendeu vários passaportes, cédulas pessoais e dinheiro, num valor de 800 mil Francos CFA (mais de mil euros).

Em entrevista aos jornalistas, a diretora Nacional da Polícia Judiciária, Teresa da Silva, pede à população guineense no sentido de denunciar quaisquer atos do género:

“Queremos apelar à população, no sentido de estar vigilante e não se deixar cair neste ato, e também para denunciar atos de género. Apreendemos vários passaportes e dinheiro em espécie. O visto deve ser obtido junto das Embaixadas e não nas mãos da pessoas particulares”, disse a responsável.

Um dos suspeitos de falsificação de vistos, Braima Baldé, explicou como trabalham para a obtenção dessa autorização a favor dos seus “clientes”:

“Fazemos o contrato de trabalho, preparamos os documentos, entregamos à Embaixada o pedido de visto. Ainda fazemos o reagrupamento familiar, atestado médico ou termo de responsabilidade e ,entregamos. Se conseguimos, a pessoa paga-nos pelo trabalho, que ronda um milhão e meio a dois milhões e meio de Francos CFA” revelou.

Por Milena Quibina

PR Umaro Sissoco Embalo empossa Luís Oliveira Sanca como seu Conselho Especial.

O Presidente Embalo aproveitou a ocasião para desejar aos fiéis muçulmanos um bom mês de Ramadan.

RadioBantaba

Irão acusa Israel de ataque à central nuclear de Natanz e promete "vingança"

Fonte: sicnoticias.pt  12.04.2021

O Presidente, Hassan Rohani, tinha inaugurado a nova fábrica de montagem de centrifugadoras em Natanz 24 horas antes.

O Irão acusou esta segunda-feira Israel de responsabilidade num ataque que atingiu no domingo a instalação de enriquecimento de urânio de Natanz deixando entender que se registaram danos nas centrifugadoras e prometendo "vingança".

"Com esta ação, o regime sionista vingou-se do povo iraniano pela paciência e sabedoria que demonstrou enquanto aguardava pelo levantamento das sanções", disse o porta-voz dos Negócios Estrangeiros do Irão, Said Khatibzadeh numa conferência de imprensa em Teerão.

No domingo, a televisão estatal iraniana, citando o porta-voz do programa nuclear civil do Irão noticiou que as instalações nucleares de Natanz tinham sofrido um "incidente" na rede de distribuição elétrica.

Arquivo. RAHEB HOMAVANDI

O porta-voz, Behrouz Kamalvandi, não forneceu mais detalhes, adiantando apenas que não se registaram feridos.

"Houve um acidente numa parte da rede elétrica da instalação de enriquecimento", disse o porta-voz, referindo-se ao complexo nuclear de Natanz.

As novas centrífugadoras oferecem ao Irão a capacidade de enriquecer urânio mais rapidamente e em maiores quantidades, em volumes e com um grau de refinamento proibido pelo acordo de 2015 alcançado em Viena entre o país e a comunidade internacional.

COVID-19: AUTORIDADES ADMITEM QUE 2.ª DOSE DA ASTRAZENECA PODE SER SUBSTITUÍDA POR OUTRA VACINA

Por tvi24.iol.pt 2021-04-12 

Na semana passada, a DGS passou a recomendar que esta vacina fosse administrada apenas a pessoas acima dos 60 anos. Segundo a TSF, cerca de 200 mil portugueses, de várias idades, já foram vacinados com a primeira dose desta vacina

A Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 da Direcção-Geral da Saúde (DGS) admite que, abaixo dos 60 anos, quem recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca poderá receber a segunda dose de qualquer outra marca, noticia a TSF.

Citando declarações de um dos membros da comissão técnica, Luís Graça, a rádio TSF explica que esta é uma hipótese que ainda está em estudo e que a DGS ainda aguarda estudos para que seja tomada uma decisão.

Todas as vacinas usam a mesma proteína, pelo que do ponto de vista da imunologia, à partida, será equivalente a resposta imunitária induzida com uma vacina de uma marca diferente", explica Luís Graça.

Na semana passada, a DGS passou a recomendar que esta vacina fosse administrada apenas a pessoas acima dos 60 anos. Segundo a TSF, cerca de 200 mil portugueses, de várias idades, já foram vacinados com a primeira dose desta vacina.

Segundo explica Luis Graça, uma vez que o intervalo entre as doses da vacina da AstraZeneca é de 12 semanas, as autoridades têm até maio para ver o que se está a passar nos outros países, quais são as alternativas e aguardar por mais dados, sobretudo pelo trabalho que está a ser feito pela Universidade de Oxford para estudar a eficácia da vacina e a segurança de fazer uma segunda dose de marca diferente.

O investigador diz ainda que quando chegar a altura em que Portugal tem de começar a dar a segunda dose, em maio, as autoridades estarão mais seguras da "estratégia mais segura e eficaz".

Do ponto de vista do sistema imunitário, na segunda dose aquilo que se pretende é expor o nosso organismo às proteínas do vírus que estavam na primeira dose e todas as vacinas usam a mesma proteína - a proteína spike -, pelo que do ponto de vista da imunologia, à partida, será equivalente a resposta imunitária induzida com uma vacina de uma marca diferente", refere o especialista do Instituto de Medicina Molecular (IMM).

De qualquer forma, Luís Graça refere que, como até agora os estudos não avaliaram esta solução, é mais seguro ter resultados que confirmem que tudo se comporta como se prevê e que a resposta da segunda dose é igualmente robusta.

Adianta ainda que noutros países já se optou por dar uma segunda dose de outra marca, independente dos estudos que as autoridades portugueses aguardam.

Isto é uma mensagem de segurança também para estas pessoas de que não se está a tomar uma medida precipitada com base em dados incompletos, esperando algum tempo por dados mais robustos", acrescenta.

O jornal Público noticiou no domingo que Portugal vai receber na quarta-feira um primeiro lote de 30 mil vacinas da Janssen contra a covid-19, acrescentando que com a chegada destes fármacos de dose única, o país fica com 1,9 milhões de doses disponíveis para administrar durante o mês de abril.

Segundo os dados divulgados na semana passada, perto de 580 mil pessoas têm a vacinação completa contra a covid-19, o que representa 6% da população, das quais cerca de 300 mil idosos com 80 ou mais anos.

Segundo o relatório semanal da DGS, 579.069 portugueses já receberam as duas doses da vacina contra o SARS-CoV-2.

O relatório, com dados até dia 04 de abril, indicava que tinham sido vacinadas com a primeira dose 1.334.338 pessoas (13% da população).

Já no final da semana, a ‘task-force’ do plano de vacinação revelou que Portugal tinha alcançado a marca de dois milhões de vacinas contra a covid-19 administradas à população desde o dia 27 de dezembro de 2020.

OPINIÃO PÚBLICA - 11/04/2021- TEMAS: 1- greve na função; 2- Início da comercialização de castanha de cajú; 3- Vacinação de Covid19; 4- Efeitos de impostos na GB.

Ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Abel da Silva Gomes, procede o balanço geral de dois dias da visita (09 e 10 de Abril de 2021) da missão conjunta nas regiões de Bafatá e Gabú.

A deslocação da equipa conjunta do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Ministério das Finanças e o Ministério da Economia visa constatar no terreno os esforços da equipa do Ministério de Agricultura no combate a fome e a pobreza no país, com a retoma da produção da época seca.

10 de Abril de 2021

O assessor de comunicação

Mamadú Baldé

 Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural 


HAPPY BIRTHDAY TO MY LOVELY WIFE !

Feliz Aniversário, te desejo toda a felicidade do mundo; Saúde, paz, prosperidade, e muito sucesso na vida.