16 de outubro de 2021

Chimpanzés com lepra na Guiné-Bissau? Cientistas detetam a doença pela primeira vez numa espécie que não-humana

observador.pt

Um grupo de cientistas da Guiné-Bissau detetou lepra pela primeira vez num animal além dos humanos — em chimpanzés. Sintomas são idênticos aos dos humanos e espécie pode ficar (ainda mais) em risco.

É uma doença que já acompanha os humanos há milhares de anos, mas que agora foi transmitida, pela primeira vez desde que há registos, a outra espécie — os chimpanzés. Recentemente, foram detetados dois grupos de animais na Guiné-Bissau com lepra. A origem dos surtos ainda é desconhecida.

“É a primeira confirmação de lepra num animal em África”, anunciou em comunicado uma equipa de cientistas liderada por Kimberley Hockings, investigadora do Centro de Ecologia e Conservação da Universidade de Exeter, que diz ainda que é “impressionante” que aconteça ao nosso “parente” animal “mais próximo”.

Sobre os sintomas, os cientistas revelam que são “muito semelhantes” àqueles que os humanas sentem e consistem em lesões no corpo e dificuldades de locomoção. Adicionalmente, referem que as linhagens da doença detetadas em cadáveres de chimpanzés são sempre “diferentes” e também são “raras” em humanos.

A equipa de investigação considera que existe uma “transmissão da doença” em países em que a lepra ainda é uma doença endémica — como na Guiné-Bissau. “É possível que os chimpanzés consigam ficar contagiados com lepra transmitida pelos humanos, ainda que as pessoas não matem ou comam esta espécie”, sublinham os especialistas, acrescentando que a doença passou a ser transmitida de animal para animal.

Sendo uma espécie de risco de extinção, os cientistas temem que a doença possa ter um impacto nestes mamíferos. “Os chimpanzés da África Ocidental estão em risco crítico de extinção, o que significa que a perda de alguns poderia já ser significativo”, dizem os cientistas, que consideram ser necessário monitorizar os efeitos da doença “a longo prazo” para perceber quais são os efeitos da lepra nos animais.

Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a lepra invade as células e acaba por as danificar. Apesar de ser uma doença que pode levar à cegueira ou mesmo à morte, a transmissão entre humanos é difícil, sendo que é necessário que haja um contacto com um infetado durante meses, para além de 95% das pessoas serem naturalmente imunes. Outro pormenor importante é ainda a melhoria na higiene urbana e nas condições sanitárias, que criou ainda mais entraves para a doença se propagar.

INDÍCIO DE CORRUPÇÃO OBRIGA DESPEDIMENTO DE 28 FUNCIONÁRIOS NA FFGB

Rádio Jovem Bissau

FIFA ordenou a Federação de Futebol da Guiné-Bissau o despedimento de 28 funcionários alegando que a entidade está usando parte do fundo do desenvolvimento do futebol para a remuneração de uma longa lista de funcionários afeto à FFGB.

Segundo informações apuradas pela Rádio Jovem, a Federação de Futebol da Guiné-Bissau já notificou todos os funcionários em causa baseando-se na decisão da FIFA.

Recorda-se que Carlos Alberto Teixeira (Caíto) completou ontem (15 de outubro) um ano de mandato a frente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau.

RJ Redação desportiva 

Centenas de manifestantes reclamam justiça na capital da Gâmbia

Notícias ao Minuto   16/10/21 

Centenas de gambianos vestidos de branco manifestaram-se hoje pacificamente em Banjul exigindo justiça para os crimes cometidos no regime do antigo ditador exilado Yahya Jammeh, mas ainda muito influente na vida política interna.

Em simultâneo, o Ministério da Justiça afirmou o compromisso do Governo em aplicar, "no melhor interesse dos gambianos", as futuras recomendações de uma comissão que durante dois anos investigou sobre estes crimes, como exigiram os cerca de 400 manifestantes, indicou a agência noticiosa France-Presse.

Estas recomendações são muito aguardadas, em particular sobre a eventual abertura de um inquérito contra Yahya Jammeh, no poder entre 2017 e 2017, quando foi forçado ao exílio sob pressão de uma intervenção militar de países da África Ocidental.

A Comissão Verdade, Reconciliação e Compensações (TRCC) acaba de adiar pela terceira vez a publicação do seu relatório, sem precisar se será apresentado antes das presidenciais de 04 de dezembro.

"Não à impunidade" ou "Nunca mais" foram as frases escritas em cartazes ou nas 't-shirts' dos manifestantes.

Ao dirigir-se ao Presidente Adama Barrow e ao Governo, o presidente da Tango, uma federação de organizações não-governamentais (ONG) que convocaram a manifestação em conjunto com uma associação de vítimas, apelou à "renovação" do "empenhamento" do chefe de Estado e do Governo "para garantir que a TRCC não tenha trabalhado em vão".

"Esperamos uma rápida aplicação, transparente e justa, das recomendações que vão ser submetidas pela TRCC", acrescentou.

"Seria lamentável que vós, a classe política, sacrificassem o bem-estar das vítimas no altar das oportunidades políticas", disse John C. Njie ao discursar na tribuna.

Na sexta-feira, Yahya Jammeh entendeu demonstrar o peso que ainda possui ao denunciar à distância o acordo concluído entre o seu partido e a formação do atual chefe de Estado na perspetiva do escrutínio presidencial. No início de setembro o seu partido anunciou uma aliança com o do atual Presidente para o apoiar nas presidenciais.

A intervenção de Yahya Jammeh alterou os dados da campanha, e surge quando ainda são desconhecidas as intenções do Presidente Barrow caso a Comissão recomende um processo contra o seu antecessor.

Jammeh tomou o poder em 1994 na sequência de um golpe de Estado e governou com mão de ferro até 2017 este país da África Ocidental com pouco mais de dois milhões de habitantes e um dos mais pobres do mundo. Optou pelo exílio na Guiné Equatorial após ter sido derrotado nas presidenciais por Adama Barrow.

Encerramento do trabalho do Fórum Nacional da Diáspora em Bissau.

Fórum Nacional da Diáspora_ Sob Lema : "Uma atenção Especial à Diaspora Guineense".

Estátua de Lúcifer na igreja da Santíssima Trindade de Marylebone, Inglaterra.


Fonte: Mistérios da Humanidade

STJ - SOBRE AS SUSPENSÕES

 

Governo pediu boa fé dos Sindicatos para o sucesso do novo ano escolar ...RTP AFRICA REPORTER

Na abertura hoje do novo ano escolar o Governo pediu boa fé dos Sindicatos para o sucesso do novo ano escolar.

Direitos das mulheres na África Ocidental: Estados membros da CEDEAO adoptam estratégias para combater a violência sexual e o assédio sexual com base no género

Por  capgb.com

Reunidos na sexta-feira, 15 de Outubro de 2021 em Dacar, Senegal, os Ministros responsáveis pelo Género e Mulheres dos Estados membros da CEDEAO validaram dois documentos-chave desenvolvidos pela CEDEAO para a protecção dos direitos das mulheres na África Ocidental. Estas incluem a Estratégia Regional da CEDEAO para a Prevenção e Resposta à Violência Sexual e Baseada no Género e a Eliminação de todas as Formas de Violência contra Mulheres e Raparigas; e a Política da CEDEAO sobre a Prevenção e Resposta ao Assédio Sexual no Local de Trabalho e em Instituições Educativas na Região.

Iniciada pelo Departamento de Género e Assuntos Sociais da Comissão da CEDEAO através do Centro de Desenvolvimento de Género da CEDEAO (ECGD), esta reunião de Ministros segue-se à reunião de Peritos da CEDEAO encarregados dos Assuntos de Género e das Mulheres, que teve lugar de 11 a 13 de Outubro de 2021 em Dacar, República do Senegal. Os dois documentos, que foram objecto desta reunião, foram desenvolvidos com o apoio financeiro da Fundação FORD.

Os principais objectivos da “Estratégia Regional da CEDEAO para a Prevenção e Resposta à Violência Sexual e Baseada no Género” são a criação de uma sociedade livre de todas as formas de violência sexual e baseada no género contra mulheres e raparigas, homens e mulheres de todas as idades. Foram identificados alguns pilares prioritários para esta estratégia regional, incluindo: desenvolvimento, implementação e reforço de leis e políticas relevantes sobre Violência Sexual e de Género a nível regional e nacional, bem como questões relacionadas em todos os sectores relevantes; estabelecimento de serviços abrangentes de cuidados e apoio a vítimas/sobreviventes de SGBV e populações vulneráveis; etc.

Relativamente à “Política da CEDEAO sobre Assédio Sexual no Local de Trabalho e em Instituições Educativas”, propõe um quadro de acção para erradicar o assédio sexual na região o mais rapidamente possível. Os princípios orientadores desta política são, entre outros: tolerância zero ao assédio sexual em locais de trabalho e instituições educativas na região; a aprovação e adopção oficial desta política como instrumento para reduzir o assédio sexual em locais de trabalho e instituições educativas na região da CEDEAO; etc.

A reunião de Ministros foi oficialmente lançada pelo Professor Moussa BALDE, Ministro da Agricultura e do Equipamento Rural, em representação de S.E. Salimata DIOP DIENG, Ministra da Mulher, Família, Género e Protecção da Criança da República do Senegal, na presença do Dr. Siga Fatima JAGNE, Comissário da CEDEAO para os Assuntos Sociais e de Género. Fisicamente presentes nesta reunião estiveram os Ministros da Gâmbia, Guiné Bissau e Libéria, bem como os Representantes dos Ministros da Costa do Marfim e do Níger. Os outros ministros que não puderam fazer a viagem falaram por videoconferência.

Depois de agradecer às autoridades senegalesas as facilidades concedidas para a realização desta reunião, o Comissário Siga Fatima JAGNE, em nome do Presidente Jean Claude Kassi BROU da Comissão da CEDEAO, recordou na abertura da reunião que a violência baseada no género abranda o crescimento económico e tem um impacto negativo na integração regional. Declarou também que: “Estas duas políticas de combate à violência baseada no género e ao assédio sexual que são propostas para adopção pelos nossos ilustres Ministros responsáveis pelo Género e pelas Mulheres, são o resultado de consultas baseadas em provas científicas mas também de compromissos políticos e apela à acção de todos os actores da igualdade de género na região para assegurar a protecção da integridade física e psicológica das mulheres, raparigas e rapazes contra todas as formas de violência.

Procedendo à abertura oficial da reunião, a Ministra Moussa BALDE, em representação da Ministra Ndeye Salimata DIOP DIENG, responsável pelos Assuntos das Mulheres no Senegal, apelou a respostas holísticas, mais eficazes e melhor adaptadas ao contexto regional para pôr fim à violência contra as mulheres e raparigas: “Este é, aliás, o significado desta iniciativa relevante da CEDEAO, que se centra na promoção e adopção de estratégias e políticas regionais para erradicar a violência contra mulheres e crianças. “

Durante a cerimónia de abertura, foram também proferidos discursos de solidariedade pela Sra. Olufunke BARUWA da Fundação FORD, pela Sra. Florence RAES, Directora Regional Adjunta da UNFEMMES e pelo Sr. Rotimy DJOSSAYA, Director Executivo para a África Ocidental da Plan International. Outras instituições parceiras como a Organização da Saúde da África Ocidental (OOAS), UNICEF, UNOWAS, CARE International, o laboratório GESTES da Universidade Gaston Berger do Senegal e a sociedade civil regional representada pela RESPFECO, ROAJELF, WILDAF, FOSCAO, CLVF, etc., também participaram nesta reunião.



Certifique-se de que todos em seu barco estão remando e não fazer furos enquanto você não está olhando ... CONHEÇA SUA EQUIPE.