terça-feira, 30 de maio de 2023

GUINÉ-BISSAU: MADEM-G15 A BEIRA DE MAIORIA CONFORTÁVEL

Por Ditaduradoprogresso.blogspot.com   30/05/23

O COORDENADOR DO MADEM-G15, BRAIMA CAMARÁ, BÁ DI POVO - O ESCOLHIDO E FAZEDOR DE CONSENSOS VEM SUBINDO CADA VEZ MAIS NA CONSIDERAÇÃO DOS GUINEENSES. E ISTO A REVELIA DOS OUTROS PARTIDOS QUE NO GERAL VÊM INVENTANDO NARATIVAS MENTIROSAS NA VÃ TENTATIVA OU DESESPERO DE ATINGIR O PARTIDO FORÇA DO POVO, QUE PROMETE APAZIGUAR E RECONCILIAR A SOCIEDADE GUINEENSE.

POR OUTRO LADO, ESTA MANHÃ BRAIMA CAMARÁ VISITOU O LICEU DR. RUI BARCELOS, ONDE OFERTOU 20 BOLSAS DE ESTUDOS AOS MELHORES ALUNOS.

VEJAM AS IMAGENS  DA VISITA:



Vamos retomar este assunto na próxima edição.

Abduramane Djaló transcreve a intervenção do Líder BRAIMA CAMARÁ, aquando da sua visita ao Sector de Farim....

POLÍTICA

Braima Camará promete construir ponte sobre Rio Farim, Construir o mercado local e oferecer Câmara Frigorífica em Farim.

Publicado a 29 Maio 2023 no Jornal NÔ PINTCHA.

O Coordenador do Movimento para a Alternância Democrática, MADEM- G15, afirmou, no dia 25 de Maio, no comício popular em Farim que está a cumprir a missão dos antigos combatentes deste partido, tendo citado Isabel Buscardine, Saturnino da Costa, Luís Oliveira Sanca, entre muitos outros.

Braima Camará disse não gostar de estar a manter diálogo directo com certos políticos que usam de batota politica , não obstante ser ele próprio o promotor destas figuras no campo politico. “Eu vou vos contar hoje uma história que nunca contei. Fui eu que mandei buscar DSP de Portugal, para vir juntar-se a mim no meu Projeto para a liderança Inclusiva do PAIGC,  em contrapartida iria nomeá-lo Ministro dos Negócios Estrangeiros, caso vencesse as eleições legislativas. 

Contudo, quando ele chegou ao país em lugar de me apoiar conforme o combinado, resolveu  apresentar-se como mais um concorrente à liderança do partido. Foi assim que fomos ao congresso de Cacheu.

Braima Camará manifestou a sua profunda estupefação pelo facto que  teimosamente DSP continua a lançar calúnias e falsas acusações, sobre o caso do terreno de N’Batonha que lhe pertencia.

Compromisso assumido

O Coordenador do MADEM G-15 advertiu que antes de assumir as funções de primeiro-ministro vai declarar todos os seus bens materiais e imateriais.

Para Braima Camará ele é um ser humano e consciente das suas limitações e que sempre  procurou levar a sua vida de forma honesta e justa; e que se ele morrer vão lhe sepultar apenas com sete metros de "CAFAN" (tecido branco); "que não vai levar absolutamente nada", questionando: "porquê que eu vou furtar o que é de povo, tendo uma vida perfeitamente organizada graças a Deus” ?

“Eu, enquanto primeiro-ministro, garanto-vos, de viva voz, que não vou colocar esposas e irmãos na Administração Pública. Para mim há princípios invioláveis. Deve-se funcionar na base de respeito escrupuloso da ética. têm falado muito da escola. Contudo,  não basta ir à escola  para pretendermos tudo saber e tudo poder; 

BRAIMA CAMARÁ  disse que ao longo dos anos teve várias acções de formações, que lhe habilitaram a ser um bom gestor e um lider com conhecimentos sustentáveis para dirigir um Governo da República capaz de alcançar performances  do desenvolvimento desejável da Guiné-Bissau; E mais, Braima Camará é uma pessoa muito bem organizada” como atestam as  suas performances no Sector Privado. 

Concernente as criticas que lhes foram dirigidas  "não esperava que fosse o DSP a caluniar-lhe", porém acredita piamente em Deus e que o tempo é maior juiz.

Bá de povo, para tirar todas as dúvidas sobre as insinuações maldosas de DSP, explicou, no meeting de Farim Kumus Dindin-Banco de que em 1999 ele era o único guineense que tinha conta no Banco privado Tota & Açores, na baixa de Bissau, no valor de cinco milhões de dólares americanos. 

E que foi por esta altura que efectuou a compra do Terreno a frente do Hotel Ancar. Na altura a Câmara Municipal de Bissau, tinha como Presidente a senhora Francisca Vaz Turpin ( Zinha Vaz). Foi ela quem procedeu a venda à hasta pública do terreno N’Batonha. 

Que na altura eram dois concorrentes de peso. ele, Braima Camará, e a Empresa Aresky. Nas ofertas cada vez que essa oferecia um montante ele acrescia algum valor e assim sucessivamente até que se atingiu os 90 milhões, levando o abandono dos senhores de Aresky alegando que não sabiam se havia um guineense assim tão bem abastado. Depois o terreno foi arrematado por 95 milhões: “Fechado o negócio em 95 milhões de francos cfa, o montante que desembolsou para aquisição do terreno N’Batonha”, disse.

BÁ DI POVO afirmou que o DSP, enquanto Ministro das Obras Públicas expropriou-lhe o terreno sem fundamento e a margem da lei. Que foi o Carlos Gomes Júnior quem lhe devolveu o referido terreno de N’Batonha.  Anos depois o DSP voltando ao Governo como Primeiro-Ministro viria pela segunda vez a confiscar-lhe o terreno já valorizado e viabilizado para futuras construções. 

Neste particular, Braima Camará considerou que “nem macacos comportam-se assim como DSP, a jorrar veneno e ódio contra mim”, sublinhou, para acrescentar citando um ditado em bom crioulo da Guiné-Bissau “ Quando "galinha purqué" quer ver a sua vergonha vira o cu em direção ao vento”... gargalhadas dos presentes.

Sobre a aquisição de terreno em hasta pública, o presidente da Comissão Fundiária Nacional, Mário Martins explicou os parâmetros, regras e deu razão ao Braima Camará assegurando que a compra do terreno N’Batonha cumpriu todos os trâmites legais.

Mais adiante o Coordenador do MADEM-G15 afirmou que não quer vingar-se, mas que fique bem claro de que ninguém vai ficar com duas casas do Estado.

O Coordenador, no palco, a frente de uma multidão efervescente que respondia com palmas e ovações, afirmou que foi convidado três vezes, por diferentes governos, para ser primeiro-ministro tendo sempre recusado e que agora acha que é a altura própria ou seja  CHEGOU A HORA " Hora Tchiga para o MADEM G-15 assumir os destinos do país. 

Considera que a evolução da Campanha eleitoral tem sido  positiva e que tudo indica que vamos ser vencedores destas eleições. Assim sendo, “Apenas estou a espera que o General Umaro Sissoco Embaló me coloque a faixa de Primeiro-Ministro para atrairmos  inúmeros investidores públicos e privados”, porque vamos ter um Governo que vai garantir a Reconciliação, a Paz, a Estabilidade e Progresso prometeu. 

Estamos em campanha eleitoral, em apresentação e defesa das nossas ideias com base no nosso programa eleitoral e não vamos  alimentar e nem encorajar insultos, agressões e violências gratuitas.

Ainda ao longo da sua intervenção Braima Camará deu respostas a alguns pedidos dos populares.

Braima Camará anunciou, nesse comício, noite dentro, a construção de uma escola de formação profissional, a requalificação do mercado local, a construção da ponte sobre o rio e a oferta de uma câmara frigorífica para as vendedeiras do mercado para conservação de verduras, peixe, mariscos e carne, etc...

A par de financiamento de alcatroação das cidades Regionais o Coordenador reafirmou a existência de um outro financiamento para a construção da Estrada Farim/TANAFF (Senegal). 

Braima Camará disse ainda de que "quando quis ter uma casa em Portugal, em França e em Dakar enveredou-se como empresário na comercialização de castanha de caju.

Compra de castanha de caju

O Coordenador foi muito explicito baseado no conhecimento de causa para fazer compreender aos presentes sobre os contornos da comercialização de castanha de caju. “Eu dirijo-vos a vocês, senhoras "Bideiras" de peixe. quando no mercado de Farim a procura for maior que a oferta o preço de peixe tende a subir significativamente. E no dia em que a oferta for maior que a procura, o preço também baixa drasticamente, quer dizer que nesse dia que os pescadores conseguiram pescar mais, daí que o preço desce. Essa realidade vale para os demais produtos, tais como legumes, frutas, etc... 

Por outro lado, o Coordenador  do MADEM-G15 denuncia que um líder de uma formação politica  juntou comerciantes, pedindo-lhes para boicotarem a campanha de comercialização de castanha de caju. neste particular, Braima Camará chamou atenção da população para não aceitarem ser induzidos no erro de confundirem a campanha politica com a da castanha de cajú.; que as dificuldades da campanha de caju este ano são conjunturais. e mais, que na nossa sub-Região vários outros paises também estão a produzir este produto em quantidade concorrencial.

A este propósito BÁ DI POVO anunciou que a Costa do Marfim que há dez anos atrás tinha pequenas quantidades agora produz um milhão e duzentas mil toneladas. 

Assim como a Guiné Conacri que está a produzir cerca de duzentas mil toneladas; a Gâmbia, o Senegal, aliás todos os países da sub-Região estão a enveredar-se para a produção de castanha de caju. 

Com todo este aumento de produção, o mercado  da sub-Região tornou-se mais concorrencial, provocando assim a baixa de preço.

Para Braima Camará essa é a dinâmica de comércio internacional. “Não preciso de vos mentir para votarem em mim. Se assim for não votem em mim”. 

A este respeito Braima Camará lembrou que ele tem sido defensor de comerciantes e de agricultores. “Digo-vos que ninguém pode comprar um quilo de castanha de caju, este ano, a 1000 francos, afirmou adiantando que ele foi Presidente da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços durante mais de 20 anos ou seja ele conhecedor profundo da área como poucos. 

“ Eu cheguei a comprar a castanha de caju a 150 francos ao quilo e 1500 francos ao quilo na balança”, lembrou. Contudo, prometeu resolver a problemática da castanha de cajú logo depois da vitoria do MADEM-G15 nas eleições de 4 de Junho.

MADEM G15: #eleições2023 #HoraTchiga #Vota_MademG15 ... Tanunde Keita (Pumpum)

ELEICÕES 2023 - HORA TCHIGA PA KUMPU GUINÉ (PILUM) - NO DIA 4 DE JUNHO, VOTA NO MADEM-G15 PARA GARANTIR O SEU FUTURO... Futuro 1º MInistro (Braima Camará)

CAMPANHA: ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2023 - COORDENADOR NACIONAL DO MADEM-G15, BRAIMA CAMARÁ, ACOMPANHADO PELA SUA COMITIVA, FEZ UMA VISITA SURPRESA À ALUNOS DO LICEU NACIONAL DR. RUI BARCELOS DA CUNHA E A DIREÇÃO DAQUELA.

AINDA, NO ÂMBITO DA VISITA, BRAIMA CAMARÁ OFERECEU 30 BOLSAS DE ESTUDOS E APADRINHOU A ASSOCIAÇÃO ESTUDANTIL DESTE LICEU.


CAMPANHA: ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2023 - COORDENADOR NACIONAL DE MADEM-G15, BRAIMA CAMARA, EM CÍRCULO 10, BÔR SECTOR DE PRABIS.

MADEM G15: #eleições2023 #HoraTchiga #Vota_MademG15 ... Fernando Delfim Da Silva

UNICEF: Inundações na Somália já deixaram 400 mil sem casa, alerta Unicef

© Getty Images

POR LUSA   30/05/23 

As inundações na Somália, nos primeiros cinco meses de 2023 e após anos de seca, poderão afetar 1,6 milhões de pessoas e já deixaram 400.000 sem casa, alertou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O representante desta agência da ONU na Somália, Wafaa Saeed, revelou, numa conferência de imprensa em Genebra, que as cheias de rios que ocorreram no país já forçaram mais de 400.000 pessoas a deixar as suas casas e o número de afetados continua a aumentar.

"As famílias deslocadas pelas inundações têm acesso limitado a alimentos, água potável ou abrigo", disse Saeed sobre a situação das pessoas afetadas na cidade de Beletweyne, no sul do país.

Nesta e noutras cidades, as fortes chuvas danificaram muitas casas e obrigaram ao encerramento de escolas e centros de saúde.

De acordo com a UNICEF, uma dúzia de aldeias continuam completamente isoladas pela água e só podem ser alcançadas de barco.

Saeed também lamentou a falta de financiamento para o plano de resposta humanitária da ONU para a Somália, especialmente em saneamento, higiene e água potável, para o qual foram arrecadados menos de 11% dos fundos necessários.

"Isso compromete o fornecimento de água potável e saneamento num momento de alto risco de surtos de doenças como cólera e malária", alertou o representante.

A situação atual neste país do Corno de África contrasta com a que viveu em 2022, quando a longa seca, que já ocorre em anos anteriores, atirou grande parte do país para uma situação de fome.


Leia Também: Cerca de 13,6 milhões de crianças precisam de ajuda urgente no Sudão

Bruxelas acusa Putin de "falta de seriedade" para acabar com a guerra

© Dursun Aydemir/Anadolu Agency via Getty Images

POR LUSA    30/05/23 

A Comissão Europeia acusou hoje o presidente da Rússia de "falta de seriedade" para acabar com a guerra e considerou "hediondos e bárbaros" os bombardeamentos das últimas 24 horas à capital da Ucrânia.

"Nas últimas 24 horas, Kyiv suportou três vagas de ataques com 'drones' e mísseis russos [...], a capital está a ser visada por ataques todos os dias, o que se junta aos bombardeamentos a aldeias e vilas na linha da frente", sustentou o porta-voz da Comissão para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Peter Stano, em conferência de imprensa, em Bruxelas.

Na opinião de Bruxelas, "falta seriedade a Putin para acabar com esta guerra" e os ataques no último dia "demonstram que a Rússia continua a aterrorizar a população ucraniana de uma maneira hedionda e bárbara".

A capital da Ucrânia foi bombardeada em três ocasiões nas últimas 24 horas. De acordo com a Força Aérea da Ucrânia, 29 dos 31 'drones' que tinham como alvo Kyiv foram intercetados.

No domingo, 11 mísseis balísticos e de cruzeiros foram projetados contra a capital.


Leia Também:  Ataque em Moscovo? "Resposta de Kyiv aos nossos ataques"


Leia Também:  "Estamos a lutar contra a NATO", alerta apresentador russo após ataque...   O apresentador apontou ainda que "esta guerra vai afetar toda a gente" ressalvando que, "quando os ucranianos se esgotarem, os polacos chegarão".

Presidente da República General Umaro Sissoco Embaló, assistiu a cerimónia de investidura do novo Chefe de Estado da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu.


 Presidência da República da Guiné-Bissau

Senegal: o caso Sonko o opositor acusado de violação

 Dezenas de manifestantes entraram em confronto com as forças de segurança na capital do Senegal, Dacar, na segunda-feira, depois de legisladores e apoiantes terem sido impedidos de visitar a casa de um proeminente político da oposição que está a ser julgado por violação e difamação

©voaportugues.com

SAÚDE ORAL: Impressionante! Nem imagina quantas bactérias temos na boca... A Impress reúne cinco factos surpreendentes sobre saúde oral.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   30/05/23 

Quando se fala em saúde oral, pensamos imediatamente em higienizações, dentes brancos e fios dentários, mas será que sabemos tudo o que se esconde por detrás de um sorriso? Apesar de nem sempre serem conhecidos, a boca reúne vários fatores interessantes e curiosos que podem surpreender muitos.

Desde a quantidade de bactérias que vivem na boca à força do esmalte dos dentes, a Impress, revela cinco factos pouco conhecidos sobre saúde oral:

1- "A cavidade oral contém cerca de 700 tipos diferentes de bactérias - a boca oferece um ambiente favorável para o desenvolvimento de bactérias, devido à humidade, temperatura e variedade de nutrientes característicos desta zona. São cerca de 700 tipos diferentes de bactérias que se alojam desde nos dentes até às gengivas, passando pela língua ou bochechas, mas os cuidados da saúde oral ajudam a combater cada uma delas."

2- "Uma pessoa produz cerca de 25 mil litros de saliva durante a vida - a produção de saliva é influenciada por fatores como a idade, estado de hidratação, atividade física, condições de saúde e uso de determinados medicamentos, mas que se produz em grande quantidade é um facto garantido. A produção de saliva varia de pessoa para pessoa e ao longo do dia, aumentando durante as refeições e diminuindo durante o sono, mas ao longo de toda a vida soma cerca de 25 mil litros."

3- "A língua é o músculo mais forte do corpo humano em relação ao seu tamanho - embora não seja o maior músculo do corpo em termos de massa total, a língua é capaz de exercer uma força significativa. A força da língua é particularmente notável dada a sua capacidade de realizar movimentos precisos e complexos, como a formação de palavras durante a fala e a manipulação dos alimentos durante a mastigação."

4- "O esmalte dos dentes é a substância mais dura do corpo humano, conseguindo ser até mais resistente do que os ossos - o esmalte é a camada externa dos dentes e tem uma estrutura mineralizada que o torna bastante resistente à pressão e à mastigação, permitindo que os dentes desempenhem sua função de cortar e triturar os alimentos. Embora seja bastante duro - mais resistente que os ossos, inclusive -, é importante notar que não é indestrutível."

5- "As cáries são a doença crónica mais comum em crianças em todo o mundo - cáries são uma doença oral resultante da desmineralização do esmalte dentário, devido à ação das bactérias presentes na placa bacteriana, que podem afetar todas as pessoas, mas são as crianças as principais visadas desta condição. As crianças são particularmente vulneráveis a esta doença devido a fatores como a falta de hábitos de higiene oral adequados, consumo excessivo de alimentos ou bebidas açucaradas e até presença de dentes de leite que podem ser mais suscetíveis às cáries."


Leia Também: Uma boa saúde oral ajuda a evitar estas doenças (incluindo cancro)


Leia Também: Quando é que o mau hálito pode ser algo mais grave e levá-lo ao dentista?

Moscovo sofre ataque de drones, dizem autoridades locais

© Getty Images

POR LUSA   30/05/23 

A capital da Rússia sofreu hoje um ataque de drones que causou "danos menores" em vários edifícios, disse o presidente da câmara de Moscovo, Sergei Sobyanin.

"No início desta manhã, um ataque com drones causou danos menores em vários edifícios. Todos os serviços de emergência da cidade se encontram no local", escreveu Sobyanin, na plataforma Telegram.

O responsável indicou que não há feridos graves e que uma investigação ao sucedido está em curso.

Moradores de dois prédios afetados pelo ataque foram retirados. "Imediatamente após o término dos trabalhos dos serviços especiais, os moradores poderão voltar aos seus apartamentos", disse Sobyanin.

Trata-se do ataque mais grave contra Moscovo desde 02 de maio, quando a Rússia denunciou um outro ataque contra o Kremlin, também com drones, e que a liderança russa atribuiu à Ucrânia.


Leia Também: Rússia acusa Kyiv de estar por detrás de "ataque terrorista" em Moscovo


Leia Também: "Ataque massivo" em Kyiv faz pelo menos um morto, dizem autoridades