27 de outubro de 2019

ARISTIDES GOMES DIZ QUE MORTE DE MANIFESTANTE NÃO OCORREU DEVIDO A CONFRONTO FÍSICO COM POLÍCIA


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, afirmou hoje, 27 de outubro de 2019, que a morte de uma pessoa no sábado relacionada com um protesto em Bissau não ocorreu devido a confronto físico com as forças de segurança, segundo o relatório da autópsia.

“Essa perda de vida humana não resulta, segundo o relatório, de nenhuma confrontação física entre a vítima e as forças policiais. Não há nenhum traço de resistência do corpo face a eventuais agressões”, afirmou o primeiro-ministro.

Aristides Gomes, que falava aos jornalistas em conferência de imprensa, disse também que os indícios “apontam para o facto de a vítima não ter dado o seu último fôlego no local”.


“Nós, através do Ministério da Justiça e do Interior estamos a fazer uma peritagem mais aprofundada, porque estamos interessados em que este facto seja elucidado suficientemente em virtude das águas turvas que estão a ser criadas neste país, porque, pelos vistos, há gente que conta pescar em águas turvas para retirar dessas águas turvas resultados que não seriam benéficos para as nossas populações e país”, salientou o primeiro-ministro.

Aristides Gomes sublinhou que o objetivo de “pescar em águas turvas” é suspender o processo para a realização de eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro.



“Nós estamos profundamente convencidos que a realização das eleições na data fixada concorre para a estabilização do nosso país na medida em que poderá pôr fim a este período de transição, de instabilidade, com todo o seu cortejo de miséria, empobrecimento das populações, de paralisia da ação para o desenvolvimento”, disse.

Nas declarações aos jornalistas, o primeiro-ministro destacou também o profissionalismo das forças de segurança e lembrou que a manifestação não foi autorizada exatamente porque não foram cumpridos os “trâmites regulamentares”.



“Esses trâmites regulamentares não são instituídos por acaso. Têm a sua justificação na necessidade de as autoridades protegerem os manifestantes e protegerem toda a sociedade. O objetivo é sempre de fazer que uma manifestação não seja um fator de perturbação de uma sociedade e por isso é que há prazos, que não foram respeitados, e por isso o Ministério do Interior desaconselhou a sua realização”, disse.

O protesto não autorizado de sábado em Bissau provocou também, segundo o Governo, dois feridos.



Segundo o relatório da autópsia, divulgado à imprensa, a morte foi provocada por uma paragem cardiorrespiratória e “choque hipovolémico, resultado de politraumatismo facial, com hemorragia interna e externa”.

O relatório, assinado pelo médico especialista em medicina legal Abu Bacar Camará, salienta também que o pescoço, o tórax, o abdómen, a bacia e os membros superiores e inferiores não apresentam sinais de traumatismos.

In lusa

Por OdemocrataGB 

Resposta para Aristides Gomes e Juliano Fernandes




Leopold Sedar Domingos

O chefe do governo guineense Aristides Gomes e o ministro do interior Juliano Fernandes e ministra da justiça Ruth Monteiro, a partir da residência oficial em Bissau, vêm ao público depois da manifestação dos partidos da oposição e apoiantes de candidaturas independentes.


Aristides Gomes afirma que o cidadão morto na manifestação, caiu no meio onde não está agente policial e foi levado para uma mesquita, horas depois é que foi levado para hospital Simão Mendes.




Jorge Herbert -

É de bradar aos céus, ouvir o Primeiro-ministro da Guiné-Bissau classificar de profissionalismo, a intervenção policial que culminou na morte de um manifestante de uma manifestação pacífica!
É revoltante a insensibilidade dessa gentinha que quer a todo o custo continuar no poder, apenas pelo poder, valendo tudo para a sua preservação, inclusive concordar com o assassinato de um cidadão desarmado que não constituía qualquer perigo à sociedade nem às forças de segurança!
O cúmulo dos cúmulos é ouvir esse mentecapto a afirmar que a vítima não morreu no local onde houve os confrontos, como se tivesse sido morto noutro local e ter sido aproveitado a sua morte para retirar dividendos políticos! O PAIGC é tão maquiavélico que chega a julgar todos guineenses através dos seus próprios valores e forma de funcionar!
Preferi não acabar de ver a conferência de imprensa do primeiro-ministro, para não vomitar! Como é possível uma única boca, mesmo tão grande como do Primeiro-ministro, proferir tanta estupidez e tanta barbaridade numa só conferência de imprensa?!

Salvemos a Guiné-Bissau dos criminosos do ,.....


Nicolau Gomes Dautarim  / Jorge Herbert

Estamos a Trabalhar - Descobrimos quem está a criar problemas na GB o embaixador Ovidio da União Africaba e e Embaixador Diplo da CEDEAO ?

Por: Gabriel Augusto Dias 

Os dois receberam muito dinheiro por parte do Candidato do paigc e ambos estão à exercer pressão sobre o Presidente da CNE para que Dsp ganhe logo na primeira volta. 

O proprio presidente da CNE e a sua equipa tampem receberam dinheiro. Pedimos ao PR para declarar caso seja possível persona non grata a estes 2 representantes da Comunidade internacional que afinal estiveram na base de todos os problemas da Guiné-Bissau Bissau.

Fonte: Estamos a Trabalhar

Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.


A DEMOCRACIA É UMA FORMA DE GOVERNO QUE SE BASEIA NO CONCEITO DE – 
GOVERNO DO POVO, PELO POVO E PARA O POVO.

TODO CIDADÃO TEM O DIREITO DE VOTAR E SELECIONAR SEUS LÍDERES ATRAVÉS DO PROCESSO DE VOTAÇÃO E CRIAR SEU PRÓPRIO GOVERNO.

OPINIÃO: Sissoco golpista? Reincidências e Coincidências não deixam dúvidas quanto à cumplicidade do General

Por ditaduraeconsenso.blogspot.com

Definitivamente, vai ser difícil Sissoco provar a sua inocência na mais recente tentativa de Golpe de Estado ocorrida na Guiné-Bissau.

Além da sua suposta ligação com os terroristas, que, por exemplo, levou a França a desaconselhar, em 2016, a sua nomeação para o cargo de Primeiro-Ministro, o candidato do MADEM tem pactuado as suas intervenções com linguagens violentas e ameaçadoras, próprias de golpistas e insurectos.

Autêntico incitador da violência e desobediência, como nunca dantes se tinha assistido nos meandros da política guineense,
Sissico tem tentando, em diversas aparições públicas, aparentar a imagem de pacificador.

Contudo, não tem conseguido disfarçar a sua arrogância, prepotência e falta de preparação, sobretudo quando é confrontado com os imperativos da submissão à Lei.

Caso um veredicto não lhe é favorável, o seu caracter belicista...vem ao de cima, com insultos a moral colectiva e ameaças veladas contra as instituições e titulares dos principais órgãos de soberania, legalmente constituídos.

Mantém-se acesa na memória dos guineenses as ameaças "transformar a Guiné-Bissau em Faixa de Gaza..." Uma afirmação categórica, reveladora do instinto e caracter de um eminente ditador ou senão mesmo um terrorista, pronto colocar o país no abismo, se as suas ambições não forem realizadas.

Isso, além de ser proprietário da Rádio África-FM, protótipo da estação Mil Colinas no Ruanda dos anos 90, que tem todo o seu "arsenal de programação" virado para conteúdos insultuosos, instrumentalização da violência étnica e religiosa.

Mas no meio de um comportamento reincidente, uma coincidência ressalta a vista, colocando Sissoco numa posição muito difícil, face as acusações que recaem sobre ele, em ser o autor moral da tentativa de Golpe de Estado, denunciada recentemente pelo Primeiro-Ministro Aristides Gomes.

Refiro-me as declarações comprometedoras de Nuno Nabian sobre Sissoco, segundo as quais este, em pleno frenesim da divulgação dos resultados das Presidenciais de 2014, teria instigado o então candidato apoiado pelo PRS a jogar pela antecipação, interrompendo, por via de Golpe, a publicação dos resultados por não lhe serem favoráveis.

Este testemunho de Nabian diz claramente que estamos perante um político perturbador, intolerante e perigoso...que no dia 24 de Novembro deve ser sancionado nas urnas, afastando o país das amálgama dos Presidentes ditadores, autocratas e sem cultura de separação de poderes.

Rodízio Costa

Ministério do Interior cria comissão de inquérito para averiguar morte de cidadão






ditaduraeconsenso

Belmiro Pimentel - HOMI KUSTUMA BANDIDASKU.

Por Belmiro Pimentel

I PASSA NA CARITAS I DESVIA 16 MILHÕES DI FCFA (processo tem).

I ORIENTA SI MINDJER PA DESVIA 200 MILHÕES DI FCFA NA COFRE DI ESTADO (Provado e condenada judicialmente).

I ORQUESTRA UM DI MAIORES ASSALTOS NA HISTÓRIA DI GUINÉ-BISSAU 🇬🇼 (Resgate).

FORTE LIGAÇON KU MAIOR BANDIDO DI GUINÉ-BISSAU 🇬🇼, KU TRAFICANTES DI DROGA (Si homi di confiança).

SI PARTIDO BIDA SI ÚNICO FONTE DI RENDIMENTO.

KUMA KI NOMI DI É ALGUIM?

NADA JUSTIFICA A SUBTRAÇÃO DE UMA VIDA, SEJA ELA DE UM “DJINTIU” OU DE UM CIVILIZADO...

Por Jorge Herbert

É excessiva hipocrisia tentar justificar um assassinato com a ausência da autorização policial para uma manifestação! Isso é colocar-se ao lado e identificar-se com o assassino!

Nada justifica a subtração de uma vida! É essa cultura que o PAIGC deve reaprender, se quer continuar a frente da decisão dos destinos dos guineenses...

As forças da Ordem Pública devem servir para proteger a vida dos cidadão e não para tirá-las, sob qualquer pretexto! Se não há condições para garantir a segurança dos manifestantes, não devia ser as próprias forças de segurança a infringir a insegurança aos manifestantes e por consequência a morte!

Essa é a cultura que faz parte dos genes do PAIGC, na defesa daquilo de que não lavam as mãos, que é o poder absoluto, independentemente de quantos guineenses venham a perder a vida. Arranjam sempre bodes expiatórios para os seus crimes... É essa cultura que há que combater de forma dura na Guiné-Bissau.

Entristece-me ver determinadas pessoas que se dizem de bem, a justificar a perda de uma vida, ainda por cima nas condições em que a vida de que estamos a falar foi ceifada!

Tenhamos senso e tento na escrita, que absolutamente nada justifica a retirada da vida alheia!

CANDIDATO DO PAIGC FALA SOBRE PRESIDENTE MÁRIO VAZ





DSP Presidente

Botche Cande escapou por pouco da morte?


Oficial: COMUNICADO CONJUNTO DO GRUPO DAS ORGANIZAÇÕES JUVENIS DA GUINÉ-BISSAU FACE AO EVENTO DE ONTEM (26.10. 2019)


As Organizações Juvenis da Guiné-Bissau, nomeadamente: Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ), Fórum Nacional da Juventude e População (FNJP), Rede das Associações Juvenis (RAJ), Projecto Universidade Aberta (PUA), Rede Nacional das Jovens Mulheres Líderes (RENAJELF), Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONAEGUIB) e Fórum Nacional de Inserção para Formação Extra-Escolar e Profissional (FONAIFEP), registaram com bastante indignação a actuação das forças de seguranaça, durante a marcha promovida ontem (26.10.2019) pelos partidos políticos da oposição e alguns candidatos às eleições presidenciais, que culminou com a morte dum cidadão nacional, facto confirmado pelo próprio Governo.

Diante deste inaceitável facto, o Grupo das Organizações Juvenis da Guiné-Bissau, após ter reunido todas as informações, e com base numa análise ponderada da situação, deliberou o seguinte:

1. Condenar sem reservas a atuação do Governo, através da Polícia da Ordem Pública, face à actuação das forças policiais que resultou na morte dum cidadão nacional;

2. Repudiar qualquer tentativa do Governo de impedir aos cidadãos o exercício pleno do direito à manifestação, religiosamente consagrado pela constituição;

3. Instar ao Ministério Público a rápida abertura duma investigação com vista a traduzir à justiça os autores deste acto bárbaro;

4. Exigir ao Govenrno a abertura dum inquêrito competente, célere, isento e conclusivo com vista a apurar as circunstâncias em que aconteceram a morte do cidadão nacional, e consequente responsabilização, nos termos da lei, dos autores morais e materiais desde hediondo acto;

5. Lembrar ao Governo que as entidades públicas são civilmente responsáveis, de forma solidária com os titulares dos seus órgãos, funcionários ou agentes, por acções ou omissões praticadas no exercício das suas funções de que resulte violação dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, conforme reza a Constituição da República, no seu Artigo 33º;

6. Endereçar aos familiares e ao partio cujo simpatizante foi morto, os sentidos pêsames;

7. Apelar à todos os cidadãos nacionais, particulamente jovens, neste momento de alta tensão política, a se absterem de comportamentos que possam perigar a paz social e instalar um clima de medo entre cidadãos;

8. Apelar à todos os actores políticos a evitarem de comportamentos que promovam a discórdia e incentivem a violência, pelo bem deste sofrido povo.

Feito em Bissau, aos 27 dias do mês de Outubro de 2019

Conselho Nacional da Juventude (CNJ)
Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ)
Fórum Nacional da Juventude e População (FNJP)
Rede das Associações Juvenis (RAJ)
Projecto Universidade Aberta (PUA)
Rede Nacional das Jovens Mulheres Líderes (RENAJELF)
Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONAEGUIB)
Fórum Nacional de Inserção para Formação Extra-Escolar e Profissional (FONAIFEP)

Renaj GB

O Candidato Umaro Sissoco Embalo mandou evacuar para dakar para efeito de tratamento médico o jovem dirigente do MADEM-G15 Namir Silva Morgado que ontem foi violentamente agredido.

SOLIDARIEDADE EM DIA DE LUTO NACIONAL

O jovem Namir Morgado foi hoje evacuado para Dakar, com ajuda do Candidato Presidencial General UMARO SISSOCO EMBALO, que disponibilizou de imediato meios necessários para tal, depois da vítima ter sofrido graves agressões da polícia guineense que dispensava com bastões, gás lacrimogêneo e tiros uma manifestação pacífica da oposição, reivindicativa de transparência nas eleições presidenciais. 

Namir Morgado, foi acompanhado para o aeroporto Osvaldo Vieira em Bissau, pela direção de MADEM-G15 composta por Hadja Satu Camara, Hadja Sale Mané e mãe do proprio Namir, Sra. Bela Badinca.

Resta desejar à vitima das agressões, rápidas melhoras.




O NOSSO IRMÃO JÁ SE ENCONTRA EM DAKAR Namir Silva Silva Morgado.



Gaitu Balde /Sarathou Nabian

Estamos a Trabalhar - Combatente bai discansa. A sua morte, será vingado



Estamos a Trabalhar

PRS - Nota de Condolência



Prs Bissau 

Doka Ferreira was live.



Doka Ferreira 

ENCONTRO do Candidato Presidencial UMARO SISSOCO EMBALO com a Comunidade guineense na Inglaterra, LONDRES 26 de OUTUBRO de 2019




Sarathou Nabian 

LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos - Comunicado de imprensa


A Liga Guineense dos Direitos Humanos registou com bastante indignação a repressão policial da marcha de protesto organizada pelos partidos políticos da oposição e alguns candidatos independentes às eleições presidenciais de 24 de Novembro, que culminou com a morte de um cidadão nacional de nome Demba Balde de 48 anos de idade, e dois feridos, já assistidos no Hospital Nacional Simão Mendes.

A liberdade de manifestação constitui um direito fundamental cujo exercício, não carece de nenhuma autorização das autoridades administrativas, e, por conseguinte, a atuação das forças de segurança deve resumir-se apenas, na manutenção da ordem e tranquilidade pública.

Face a gravidade destes acontecimentos, no atual contexto político, social e económico da Guiné-Bissau, a Direção Nacional da LGDH delibera o seguinte:

1. Condenar severamente a morte do cidadão nacional Demba Balde na sequencia dos acontecimentos de hoje, em circunstâncias ainda por esclarecer;

2. Repudiar a atuação desproporcional das forças de segurança contra os manifestantes, que pretendiam apenas exercer um direito fundamental constitucionalmente assegurado à todos os cidadãos;

3. Exortar ao Ministério Público, a abertura de um inquérito, célere, transparente e conclusivo, tendente a identificação e responsabilização criminal de autores morais e materiais implicados na morte do cidadão Demba Balde, assim como de todas as vitimas da repressão policial.

4. Exortar ao Ministério do Interior, a abertura de um inquérito interno com vista a apurar as circunstâncias em que foram utilizadas a força policial contra os manifestantes, e, punir exemplarmente os autores de comportamentos violentos;

5. Apelar a todos os atores políticos ,no sentido rejeitar comportamentos que atiçam a violência e poem em causa a paz e estabilidade que o país tanto almeja.

Pela paz, justiça e direitos humanos

Feito em Bissau aos 26 de outubro de 2019

A DIRECÇAO NACIONAL

LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos