quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

As palavras de ordem em 2024 são o combate a corrupção, afirmou hoje o Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló a saída da primeira reunião do Conselho de Ministros, deste novo ano-2024.

Governo aprova proposta LEI OGE-2024 que, integra o Programa de Investimento Público no valor de cerca de 410 biliōes FCFA, como previsão de receitas, igual as despesas. O defice ronda em cerca 93 biliōes FCFA. Os dois instrumentos politicos foram aprovados na primeira reuniāo do Conselho de Ministros.


 Radio Voz Do Povo

Bissau limpo: A Camara municipal de Bissau informa de que apartir do dia 01 de Janeiro de 2024 passa a ser proibido deitar lixos de mao no chao na cidade de Bissau.

Uma boa decisao.👇

Por  O homem novo

Exército israelita anuncia aliminação de vários batalhões do Hamas

© Lusa

POR LUSA   04/01/24 

O exército israelita declarou hoje que eliminou vários "batalhões antitanque" do grupo islamita Hamas durante a sua ofensiva na Faixa de Gaza, que nos últimos dias tem registado um aumento dos combates nas zonas centro e sul do enclave.

Os militares israelitas afirmaram que durante as suas operações, desencadeada após os ataques realizados em 07 de outubro pelo Hamas em Israel, três "terroristas" foram mortos aos tentar colocar explosivos para atingir os militares israelitas mobilizados em Khan Yunis.

O exército afirmou que outros dois suspeitos também foram mortos na área, enquanto um avião "bombardeou um armazém de armas da organização terrorista Hamas" nesta mesma cidade.

Os militares israelitas confirmaram também um ataque aéreo contra "um edifício militar da organização terrorista Hamas" na cidade de Deir al-Balah (centro), onde ocorriam "operações antitanque" do grupo islamita, ao mesmo tempo que afirmaram ter localizado lançadores de foguetes de longo alcance no campo de refugiados de Al-Bureij (centro).

Por último, os israelitas disseram que "as forças navais continuam a atacar em apoio às forças que atuam na costa da Faixa de Gaza", acrescentando que a Marinha matou na quarta-feira "terroristas que realizavam emboscadas às forças israelitas na Faixa através de indicações precisas das forças terrestres".

O exército israelita lançou a sua ofensiva contra o enclave palestiniano após os ataques do Hamas, que deixaram em Israel cerca de 1.200 mortos e em que foram raptadas 240 pessoas.

As autoridades do enclave palestiniano, controlado pelo grupo islamita, contabilizaram mais de 22.300 mortes devido à ofensiva israelita, às quais se somam mais de 300 mortos em operações das forças de segurança e ataques de colonos israelitas na Cisjordânia e Jerusalém Oriental.


OGE-2024 em debate no primeiro Conselho de Ministros do novo ano, sob a égide do Presidente da República, General do exército Umaro Sissoco Embaló.


 Radio Voz Do Povo

EUA: 'Melhor juiz do mundo' revela diagnóstico de cancro e emociona internet

© YouTube

Notícias ao Minuto   04/01/24 

Juiz Frank Caprio celebrizou-se pela simpática forma como ouve os seus réus e como profere a suas sentenças.

Se lhe falarmos em Frank Caprio o nome pode não lhe ser familiar, mas se nos referirmos ao mais simpático juiz norte-americano (ou até do mundo) é possível que a imagem deste homem não lhe seja desconhecida.

O juiz em causa celebrizou-se pela empatia com que ouve os seus réus e pelas suas peculiares sentenças, sendo de tal forma conhecido que conta com um canal no YouTube e com um programa de TV, o 'Caught in Providence'.

Entre os momentos que o popularizaram estão, por exemplo, aqueles em que chama os filhos dos réus para que sejam as crianças a ler as sentenças.

Mas se os vídeos que protagoniza têm feito as delícias dos internautas, as mais recentes imagens partilhadas pelo juiz, de 87 anos, deixaram meio mundo de coração partido.

Em causa está uma revelação emocionante, feita no início do mês de dezembro, dando conta de que foi diagnosticado com cancro do pâncreas e em que pede a todos para que rezem por si.

"Sei que vai ser um longo caminho. E estou totalmente preparado para lutar o máximo que consiga. Uma coisa que me perguntam muitas vezes é: 'O que posso fazer por si?' Em primeiro lugar, não vos posso agradecer o suficiente pela vossa amizade e pelas vossas simpáticas mensagens", começa por dizer, momentos antes de a comoção e as lágrimas se apoderarem de si e o obrigarem a fazer uma pausa.

Notícias ao MinutoFrank Caprio© Reprodução Instagram

"Peço para que cada um de vós, à sua maneira, por favor, reze por mim", mencionando ainda que a sua cura, a par dos cuidados médicos, depende do "poder da oração".

A sua publicação no Instagram moveu os seus seguidores numa onda de solidariedade e de mensagens de apoio. Conta já com mais de 354 mil reações e 64 mil comentários de pessoas de todo o mundo - desde famosos e a meros desconhecidos, que garantem estar a rezar por si e enviando-lhe mensagens de esperança.

Passado quase um mês, não se sabe como decorrem os tratamentos de Frank Caprio, mas certo é que se efetivamente a sua cura dependesse do apoio que está a receber, então o famoso juiz teria muitos motivos para sorrir.


Leia Também: Agride juíza em pleno tribunal após ser-lhe negada liberdade condicional

EUA: Agride juíza em pleno tribunal após ser-lhe negada liberdade condicional... Homem, que estava a ser julgado por agressão, 'ganhou' uma nova acusação.

© Reprodução Twitter

Notícias ao Minuto   04/01/24 

Um homem atirou-se, literalmente, à juíza durante a leitura da sua sentença, depois de esta ter-lhe negado a possibilidade de sair em liberdade condicional.

Deobra Redden, de 30 anos, estava a ser julgado pela juiza Mary Kay Holthus, no Tribunal Distrital do Condado de Clark, em Las Vegas, por um crime de agressão com danos corporais substanciais.


O advogado do homem pediu que fosse concedida liberdade condicional ao seu cliente, mas a juíza tinha outros planos em mente, escreve o NY Post.

"Acho que está na altura de experimentar outra coisa, porque não consigo suportar esta história", afirmou a mulher, desencadeado um ataque de fúria em Deobra.

Nas imagens que registaram o momento, e que pode ver acima, pode ver-se o réu a atirar-se à juíza, que cai no chão. Outras pessoas tentam intervir, tentando separar o suspeito e a juíza. 

Sabe-se que Mary Kay Holthus sofreu ferimentos ligeiros mas encontra-se bem. Já o homem, após o ataque protagonizado quarta-feira, é agora alvo de novas acusações de agressão.


Serviços secretos consideram filha de Jong-un é "sucessora mais provável"

© Reuters

POR LUSA   04/01/24 

O chefe do Serviço Nacional de Inteligência (NIS, na sigla em inglês) indigitado da Coreia do Sul disse hoje que considera a filha do líder norte-coreano Kim Jong-un a "sucessora mais provável".

"Com base na análise das suas atividades públicas e no nível de respeito que lhe foi demonstrado no Norte desde a primeira aparição pública, [a filha] Kim Ju-ae parece ser a sucessora mais provável", afirmou Cho, durante uma audição parlamentar perante a comissão encarregue de ratificar a sua nomeação no NIS.

Ainda assim, Cho disse que o NIS deixa em aberto todas as possibilidades sobre a sucessão do regime de Kim, uma vez que o atual líder ainda é jovem - acredita-se que tenha 41 anos - e não parece ter problemas de saúde graves, havendo muitas outras variáveis, incluindo a existência de mais filhos de Kim Jong-un.

É a primeira vez que um representante dos serviços secretos sul-coreanos faz uma declaração deste tipo sobre a filha do líder, que terá cerca de 11 anos e que fez a primeira aparição pública em novembro de 2022.

Este ano, diferentes autoridades sul-coreanas sublinharam o facto de a filha ter aparecido principalmente em eventos militares, desde desfiles a lançamentos de mísseis, embora também tenha sido repetidamente sublinhada a teoria de que Kim Jong-un poderá ter optado por se mostrar ao lado da filha para reforçar a imagem de pai preocupado com o futuro do país.

Do mesmo modo, foi também levantada a hipótese de, dada a forte tradição patriarcal do país, o possível futuro herdeiro poder ser um irmão homem, embora não se saiba ao certo o número de filhos de Kim e o sexo das crianças.

O próprio Cho disse hoje que acredita que Kim tenha outro descendente, que poderá ser de sexo masculino, numa afirmação que contraria a análise anterior do NIS, segundo a qual o líder norte-coreano tem três filhos, o mais velho dos quais um rapaz.

A opacidade que envolve o país e o regime torna impossível conhecer muitos detalhes do que se passa na Coreia do Norte.

Kim Jong-un tornou-se o terceiro membro da família a ascender ao poder, depois de suceder ao pai, Kim Jong-il, que morreu em 2011 e que, por sua vez, sucedeu a Kim Il-sung, fundador do país, que morreu em 1994, após 36 anos no poder.


EUA dizem que líder do Hamas morto em Beirute era "um terrorista brutal"

© Ahmed Gamil/Anadolu Agency/Getty Images

POR LUSA   04/01/24 

O Governo norte-americano classificou hoje Saleh al-Arouri, o 'número dois' do movimento islamita palestiniano Hamas que morreu na terça-feira em Beirute, num bombardeamento atribuído a Israel, como um "terrorista brutal" com "sangue civil" nas mãos.

O porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, realçou, em conferência de imprensa, que Al-Arouri era um "terrorista brutal", responsabilizou-o pelos ataques do Hamas em 07 de outubro contra Israel, onde 1.200 israelitas foram mortos.

Miller também o acusou de participar em ataques contra outros civis, noticiou a agência Efe.

O ataque contra Al-Arouri foi atribuído a Israel, embora este país normalmente não confirme ou negue este tipo de ações.

O porta-voz da diplomacia norte-americana realçou que não ter informações suficientes para apontar algum responsável pelo ataque à bomba ocorrido nos arredores de Beirute e encaminhou estas questões para o Governo do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

No Líbano desde 2018, al-Arouri chefiou a presença do grupo palestiniano na Cisjordânia e esteve detido em prisões israelitas durante 12 anos antes de ser libertado em 2010, sendo-lhe atribuído vários ataques contra Israel a partir de solo libanês.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ameaçou matá-lo antes mesmo da atual guerra contra o Hamas.

Mais recentemente, foi um dos principais negociadores do Hamas na libertação dos reféns feitos pelo seu grupo no ataque contra Israel em 07 de outubro do ano passado.

O atentado, que causou a morte a outras cinco pessoas, ocorreu nos bairros do sul de Beirute, zona que representa um dos principais redutos do grupo xiita libanês Hezbollah e que não era atacada desde a guerra que travou contra Israel em o verão de 2006.

A fronteira israelo-libanesa vive atualmente o seu período de maior tensão desde a guerra travada entre o Hezbollah e Israel em 2006, na sequência da intensificação dos ataques por milícias pró-palestinianas, no dia seguinte à eclosão da guerra entre o Hamas e Israel, a 07 de outubro.

Desde o início das hostilidades na zona, registaram-se pelo menos 177 mortes: 13 em Israel -- nove soldados e quatro civis -- e 164 no Líbano, entre as quais as de 127 membros do Hezbollah, 16 elementos de milícias palestinianas, um soldado e 20 civis (incluindo três jornalistas e três crianças).

Israel destacou mais de 200.000 soldados para a sua fronteira norte, onde a violência também desencadeou a deslocação de milhares de habitantes, com cerca de 80.000 pessoas retiradas de comunidades do norte de Israel e mais de 70.000 que fugiram do sul do Líbano.

Em retaliação ao ataque sem precedentes do Hamas em 07 de outubro, Israel, que prometeu eliminar o movimento palestiniano, lançou uma ofensiva em grande escala na Faixa de Gaza, onde, segundo o governo local, já foram mortas mais de 22.000 pessoas -- na maioria mulheres, crianças e adolescentes -- e feridas acima de 57 mil, também maioritariamente civis.

O conflito provocou também em Gaza cerca de 1,9 milhões de deslocados (cerca de 85% da população), segundo a ONU, mergulhando o enclave palestiniano sobrepovoado e pobre numa grave crise humanitária.


Leia Também: Um dos líderes do Hezbollah foi morto em ataque israelita no Líbano


Leia Também: EUA afirmam que Israel realizou "ataque" que matou 'número dois' do Hamas