19 de abril de 2021

JANIRA HOPFFER ALMADA É UM EXEMPLO QUE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA DEVIA SEGUIR


Logo que tomou conhecimento dos resultados eleitorais a líder do PAICV, Janira Hopffer Almada foi muito explícita e demonstrou a sua enorme diferença com aquilo que é Domingos Simões Pereira, actual líder do PAIGC.

Entre outras palavras pronunciadas logo após assumir a sua derrota eleitoral, Janira Hopffer Almada diria, citamos: “Agora, iniciarei um novo tempo e um novo momento! É momento de olhar um outro Horizonte! Apresentarei, nos próximos dias e aos Órgãos do Partido, o meu pedido de demissão do honroso Cargo de Presidente do PAICV, que exerci nos últimos 6 anos, fazendo o melhor que sabia e que podia, e colocando sempre em primeiro lugar o interesse colectivo, tendo por base princípios e valores de uma Esquerda Moderna, Progressista e Democrática! Ao meu País, Cabo Verde, desejo sempre o melhor!” fim de citação.

É esta a grande diferença que subsiste entre os que têm racionalidade, honorabilidade, ética e moral e os que cultivam uma obsessão doentia e imoral que lhes levam, inclusive, a procurarem golpismos oportunísticos assentes em soeses bases de uma etnicidade fabricada e absolutamente contrários aos exemplos que agora chegam das ilhas de Cabo Verde.

Contrariamente ao posicionamento do ainda líder do PAIGC, Janira Hopffer Almada demonstrou de forma honrada, categórica e educada a sua responsabilidade assumida de cidadania e de liderança, enquanto que Domingos Simões Pereira se demonstra um golpista, isento de princípios e de cultura política, tão claramente demonstradas na sua cada vez mais ridícula recusa em reconhecer Úmaro Sissoko Embaló  como vencedor das últimas eleições presidenciais e como Presidente da República reconhecido por todas as instâncias regionais, continentais e internacionais.

Domingos Simões Pereira deveria seguir o exemplo se Janira Hopffer Almada que felicitou o MPD e o seu Líder, Dr. Ulisses Correia e Silva, pela sua Vitória e por ter merecido a confiança dos cabo-verdianos para a Governação, por mais um Mandato, desejando sempre o melhor para o meu País, pois todos ganhamos quando Cabo Verde ganha!

Em vez de assumir a sua derrota com dignidade e trabalhar no sentido de ajudar a Guiné-Bissau a sair da sua crise, Domingos Simões Pereira continua a sua cruzada de tentar levar o seu país ao fundo do abismo, porque só ele e a sua iluminada desconsciência o podem fazer, daí a sua tentativa de levar ao desentendimento entre cristãos e muçulmanos e de causticar as nomeações de Embaixadores que professam a religião muçulmana e de tentar criar condições para um golpe-de-Estado com a sua organizada reunião de Patchi Yalá.

Cascais - "Jovem" guineense assassina um português de 15 anos com uma faca de cozinha enquanto os amigos do "jovem" filmavam o homicídio.

O "jovem" já era conhecido por levar facas para a Escola Matilde Rosa Araújo. 

@PT_Invictus

https://cmjornal.pt/portugal...

Tentativa de amarrar a chuva em angola não deu certo fortes chuvas inundações desabamento de pontes


Os resultados: vitimas mortos, inundações, estradas intransitáveis, desabamento de pontes e famílias ao relento do domingo o governo angola chamou autoridades tradicionais para amarrarem a chuva em luanda mais não funcionou. 

O governo de angola envés de investir em infraestruturas em condições para suportar a chuva. vai buscar autoridades tradicionais. com todo respeito aos lideres tradicionais mais chuva e uma bênção de DEUS nem um humano tem o poder de parar a chuva👇👇👇

Organizações de saúde encorajam a Polícia Judiciária e o Ministério Público para apurar e responsabilizar envolvidos no levantamento dos 100 milhões FCFA em Bafatá.

Em nota conjunta, o Sindicato-enfermeiros, sindicato-quadros superiores, Ordem-farmacéuticos e Ordem-enfermeiros, apelam os diretores dos Hospitais e dos Centros de Saude na região de Bafatá, para continuarem firme até a reposição dos valores.


Fonte: Aliu Cande


Missão Técnica das Alfândegas de Congo Brazaville estuda mecanismo de apoio ao congénere guineense


Bissau, 19 Abr 21(ANG) – Uma missão técnica das Alfândegas de Congo Brazaville encontra-se no país para o levantamento das necessidades da sua congénere da Guiné-Bissau em termos de assistência informática, no âmbito da implementação do sistema Sidónia Word.

Em declarações à imprensa, após o encontro entre as delegações aduaneiras dos dois países, o Director-geral das Alfândegas da Guiné-Bissau, Doménico Sanca disse que os técnicos das Alfândegas do Congo Brazaville estão no país para apoiá-los na mudança do sistema informático do tipo Sidónia plus/plus para o mais avançado denominado Sidônia word.

Doménico Sanca afirmou que a deslocação ao país dos técnicos do Congo Brazaville ocorre no seguimento da visita que o Director-geral das Alfândegas daquele país e igualmente vice presidente da Organização Mundial das Alfândegas para Àfrica Central e Ocidental, efectuou recentemente a Guiné-Bissau.

“Como sabemos, o sistema informático hoje em dia é essencial para qualquer instituição sobretudo aquelas ligadas à recolha das receitas como a Direcção Geral das Alfândegas”, explicou.

Sanca disse que futuramente vão apostar nos sistemas informáticos evoluídos e que asseguram, de uma forma eficaz, a melhoria da performance em termos de arrecadação das receitas do Estado, através de interconexões de dados de todas as delegações aduaneiras ao nível de todo o território nacional e dos países vizinhos.

O Director-geral das Alfândegas sublinhou que o processo de transição do sistema sidônia plus/plus para o sidónia word é uma das medidas  estruturais que o Fundo Monetário Internacional(FMI) exige à Guiné-Bissau.

Aquele responsável informou que as Alfândegas da Guiné-Bissau trabalham com o sistema sidônia plus/plus desde  2011, ou seja há dez anos, acrescentando que, por isso estão a trabalhar para a implementação prática do novo sistema mais actualizado mediante as orientações do FMI.

A missão técnica da Administração Aduaneira do Congo Brazaville chefiada por Camille Pea Bongo irá permanecer no país durante seis  dias.

ANG/ÂC//SG

DETIDO RESPONSÁVEIS ENVOLVIDOS NO LEVANTAMENTO DE 100 MILHÕES DE FRANCOS CFA NOS DIFERENTES CENTROS DE SAÚDE DE BAFATÁ

Fonte: radiosolmansi

Director Administrativo e Financeiro, director-geral de administração do sistema de saúde, ambos do ministério da saúde pública e administrador financeiro de direcção regional de saúde de Bafatá foram detidos esta tarde depois de serem interrogados pela Polícia Judiciária pela retirada de 100 milhões de franco cfa nos diferentes centros sanitárias desta região sanitária.

De acordo com uma fonte da Polícia Judiciária, trata-se de Samba Baldé, Silvino Brabá e Osvaldo Simão Fiere respectivamente.

De referir que o ministro da Saúde Pública, António Deuna reconheceu que não foram cumpridos os trâmites normais para o levantamento dos 100 milhões de francos cfa retirados da conta dos centros de saúde da Região de Bafatá. Enquanto a comissão especializada do parlamento pressiona a devolução do dinheiro, os responsáveis dos centros dão o ultimato de 4 dias ao ministério

O ministro da saúde Públia da Guiné-Bissau esteve, ontem, em encontro de quase 4 horas de tempo, com os responsáveis dos diferentes centros de saúde da região de Bafatá, leste do país, para justificar a retirada do dinheiro que continua a criar polémica.

Á saída, o ministro disse à Rádio Sol Mansi (RSM) que o dinheiro foi retirado para colmatar algumas dificuldades do sector, não obstante, garantiu que o dinheiro em causa vai ser reposto na conta dos centros de saúde.

O ministro sustenta que o dinheiro retirado é ao título devolutivo, no entanto, reconhece que o procedimento não é dos melhores.

Na mesma ocasião, António Deuna pediu um benefício de dúvida aos responsáveis dos centros de saúde em causa para cancelarem a greve que deveria começar hoje (19) como forma de pressionar a devolução integral do dinheiro. Deuna disse que os mecanismos estão a ser usados para a reposição do dinheiro.

Entretanto, as organizações sindicais do sector condenam e responsabilizam o ministro de saúde pelo levantamento indevido e carecido de várias questões e solicitam a intervenção do tribunal de contas através das auditorias a nível de todas as estruturas públicas do sistema de saúde guineense.

Por: Nautaran Marcos Có/ Casimiro J Cajucan

HOSPITAL RAOUL FOLLEREAU SEM APARELHO DE RAIO X

Fonte: radiosolmansi.net

O Laboratório da análise de sangue do Hospital “Raoul Follereau”, o único centro hospitalar para o tratamento tuberculose a nível de Sector Autónomo de Bissau, não funciona há mais de dois anos, facto faz com que os pacientes recorrem ao outro serviço de saúde da capital.

Informações foram avançadas, hoje (19), em entrevista à Rádio Sol Mansi (RSM), pelo director do Hospital Raul Folloreau, sobre a situação em que se encontra aquele maior centro de tratamento de tuberculose.

Armando Sifna reconhece que o centro funciona há mais de dois anos sem laboratório de análise e sem um aparelho de Raio X.

“Também não temos condições para análises da bioquímica que permite acompanhar o funcionamento dos órgãos vitais dos nossos pacientes e as patologias associadas às quaisquer infecções”, explica.

Na mesma entrevista, o técnico afirma que a farmácia do hospital carece dos medicamentos para tratamentos de outras doenças associadas à tuberculose. O director explica que a farmácia do referido hospital não vede os medicamentos.

“O serviço é totalmente gratuito”, garante.

“O Hospital está com falta de ambulância que dificulta a transferência dos nossos doentes para outros centros de saúde”.

Em termos de alimentação, o responsável do hospital, Armando Sifna, afirma que a situação já foi ultrapassada pelo ministério da saúde.

O Hospital é o único centro para o tratamento tuberculose ao nível de Sector Autónomo de Bissau. Nos finais do ano passado, os funcionários promoveram uma paralisação exigindo as melhores condições do trabalho e do atendimento ao doente.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Caso cem milhões de Francos CFA: Ministro de Saúde “humilhado” ???

Por CNEWS  Abril 19, 2021 

O ministro da Saúde Pública, António Deuna, terá sido humilhado em Bafatá, no leste da Guiné-Bissau, pelos técnicos de saúde, e o governante ameaçou transferir todos os envolvidos no ato que considera falta de respeito à sua pessoa, disse ao Capital News, uma fonte que assistiu a reunião do responsável com os funcionários.

Na sequência do alegado desvio de cem milhões de Francos FCA, das contas das estruturas regionais de saúde da região de Bafatá, por parte do seu Ministério, o titular da pasta da Saúde Pública deslocou-se este domingo a leste do país, para se reunir com os técnicos de saúde que protestam contra o suposto desvio do fundo.

“Ao usar de palavras, António Deuna foi vaiado, interrompido várias vezes por vozes de contestação e desmentido cada vez que dissesse algo que os técnicos de saúde entendiam que não correspondia verdade”, relata a fonte.

No meio da confusão, disse a confidente do Capital News, o ministro da Saúde Pública terá dito que assim que regressasse a Bissau, iria mandar identificar todos os “perturbadores da reunião” e transferi-los para outras localidades, uma ameaça que foi respondida com salva de Palmas, em tom irónico, explica a fonte.

Mas antes da confusão, tudo parecia que estava para correr bem:

“O ministro chegou e mandou os jornalistas a abandonarem a sala (da Delegacia Regional de Saúde) e começou por pedir desculpas aos técnicos de saúde presentes, afirmando que os cem milhões não foram desviados, mas tomados por empréstimo, para depois serem devolvidos, assim que o Ministério das Finanças desbloquear os 11 bilhões destinados ao setor de saúde, no Orçamento Geral do Estado”, explicou quem presenciou a reunião.

Na reunião, António Deuna justificou o “empréstimo” dos cem milhões de Francos CFA, segundo relata a fonte, porque os outros (doentes) estavam a sofrer no Hospital Raoul Follereau, com falta de alimentação e outros bens.

Mas a “dissertação” do ministro da Saúde não convenceu aos técnicos presentes. Revoltados, pediram a António Deuna que provasse, apresentando documento no qual constasse o consentimento das estruturas regionais de Bafatá para o levantamento dos cem milhões das contas das estruturas regionais, como foi dito na sexta-feira passada, por Silvino Braba, que falou em nome do Ministério, aos jornalistas.

Durante a reunião, soube o Capital News, os técnicos de saúde de Bafatá exigiram ao ministro da Saúde, entre outros, a devolução dos cem milhões de Francos CFA, e a demissão do administrador dos Serviços de Saúde para aquela região, Osvaldo Simão Fieré.

Segundo a fonte ouvida por CNEWS, a secretária de Estado de Gestão Hospitalar, Cornélia Mam, que acompanhou o ministro a Bafatá e estava presente na reunião, mostrou-se claramente solidária com os técnicos de saúde:

“Embora não tivesse pronunciado e dito que estava solidária com os técnicos de saúde, Cornélia Mam estava de olhos cheios de lágrimas ao abordar a situação do dinheiro e afirmou que ela não sabia de nada e pedia calma aos técnicos”, relata.

Em consequência dessa reunião, os técnicos de saúde, a nível da região de Bafatá, decidiram suspender a paralisação das suas atividades, cujo início estava previsto para esta segunda-feira (19.04). Mas dizem que vão parar de trabalhar, se até quinta-feira as suas exigências não forem atendidas.

Na reunião, segundo a fonte do Capital News, estiveram o governador da região de Bafatá, o imame central da cidade, o régulo e o Comissário da Polícia para a Região.

Terá lugar amanhã terça-feira dia 20 do mês corrente, pelas 10hrs na aldeia de Batambali-Madina de Baixo, Região de Quinará, o acto formal da entrega de materiais em favor das populações doados pela UNIÃO EUROPEIA através de UNOPS...

 Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo

Terá lugar amanhã terça-feira dia 20 do mês corrente, pelas 10hrs na aldeia de Batambali-Madina de Baixo, Região de Quinará, o acto formal da entrega de materiais em favor das populações doados pela UNIÃO EUROPEIA através de UNOPS, no âmbito do projeto n°1-ativa e projeto n°2 - IANDA ESTRADA, destinados a conservação e manutenção dos troços das estradas reabilitadas na zona Sul do país e Norte do país.

O referido acto será presidido pelo Ministro das Obras Públicas Habitação e Urbanismo Sr. Fidélis Forbs, e que contará com a honrosa presença da delegada da UNIÃO EUROPEIA na Guiné-Bissau, embaixadora Sônia Neto e de representante de UNOPS.

WELL DAMMMMM


ALI NOMES DE CAMARADAS CU FALADO É MISTI BÁ SUTA CUDÉTA. ???


MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Presidenciais 2009: Encontro Koumba Yalá, Malam Bacai Sanhá, Carlos Gomes 👇👇👇


 Encontro de Koumba Yalá e Malam Bacai Sanhá ...24/11/2009 👇

Encontro Koumba Yala com Figuras Independentes para agradecer apoios que recebeu  na campanha eleitoral. Bissau 2009-08-07 👇

 Encontro Koumba Yala e Carlos Gomes Junior 👇

Presidenciais 2009 - Conferencia de imprensa 2009-07-29 👇

Presidenciais 2009 Guine Bissau Comício PRS em Gabú 👇
Fonte: KOUMBAYALa

Cabo Verde: MpD ganha eleições e Ulisses Correia e Silva renova mandato como primeiro-ministro

Ulisses Correia e Silva, presidente do MpD e primeiro-ministro de Cabo Verde

Por voaportugues.com

Líder do PAICV, na oposição, Janira Hopffer Almeida anuncia que vai pedir demissão do cargo

O Movimento para a Democracia (MpD), no poder em Cabo Verde, venceu as eleições legislativas deste domingo 18, e Ulisses Correia e Silva será reconduzido a um segundo mandato como primeiro-ministro.

Janira Hopfer Almada, líder do PAICV, na oposição, perde a sua segunda eleição e anuncia que vai apresentar a sua demissão.

No momento em que estão apurados os resultados de 97,2 por cento das mesas, faltando apenas os círculos das Américas e Europa e Resto do Mundo, onde os principais partidos conquistam um deputado cada, o MpD deve eleger 38 deputados (49,1 por cento), o PAICV, 30, (38,1) e a UCID, 4 (8,9).

Apesar da vitória por maioria absoluta, o partido liderado por Correia e Silva perdeu um deputado em relação à legislatura anterior, o PAICV ganhou um e a UCID conquistou mais um lugar no Parlamento.

A abstenção, de acordo com dados provisórios, ronda os 42 por cento.

Em termos absolutos, 221.161 pessoas exerceram o seu direito de voto, enquanto 160.174 não votaram e foram registados como nulos 3.019 votos e 2.432 brancos.

Correia e Silva destaca "justeza" no resultado

Cerca de três horas após o fecho das urnas e minutos depois da confirmação da vitória, o líder do MpD e primeiro-ministro considerou que “foi uma grande vitória, a vitória de Cabo Verde e já estávamos à espera”.

Ulisses Correia e Silva encerra campanha eleitoral do MpD, Praia, Cabo Verde

Ante centenas de apoiantes que festejavam a vitória na sede do partido na cidade da Praia, Ulisses Correia e Silva justificou o resultado com a boa campanha feita.

“Porque fizemos uma boa campanha, um bom combate e conseguimos convencer os cabo-verdianos da justeza daquilo que foi o percurso da governação, uma situação muito difícil e da justeza das nossas propostas para o futuro”, sublinhou Correia e Silva quem reiterou a sua promessa de vacinar 70 por cento da população neste ano e, durante o mandato, eliminar a pobreza e retomar o crescimento da economia.

Ele lembrou que o ano foi “muito difícil e de pandemia”, mas o seu Governo conseguiu “dar a volta” com “o bom trabalho” realizado.

A oposição também foi alvo das primeiras palavras do primeiro-ministro, que a chamou de “pouco contributiva” e “negacionista”.

“Fizeram da política uma forma de ataque não ao Governo, mas ao país, com uma política de terra queimada”, afirmou Correia e Silva que pediu “uma oposição forte, responsável e com sentido de Estado”.

Líder do PAICV demite-se

Antes do discurso da vitória de Correia e Silva, a presidente do PAICV, principal partido da oposição, Janira Hopffer Almada, anunciou que vai apresentar a sua demissão do cargo.

Janira Hopffer Almada, presidente do PAICV, Cabo Verde

“Para mim a política não pode ser encarada como profissão, nem como uma carreira. Retiro consequências políticas dos resultados das eleições, por isso, nos próximos dias, apresentarei a minha demissão como presidente do PAICV aos órgãos do partido”, afirmou Hopffer Almada quem disse “ respeitar as decisões” do povo.

“O povo é sempre soberano. Escolheram um Governo que não estava a colocar os interesses de Cabo Verde em primeiro lugar, mas mesmo assim temos de respeitar a vontade do povo”, acrescentou, depois de felicitar Ulisses Correia e Silva e desejar “bons tempos” ao país”.

Refira-se que mais três partidos concorreram às eleições, mas PTS,PP e PSD não conseguiram sequer um por cento dos votos.