sábado, 7 de outubro de 2017

GRUPO DOS 15 - MENSAGEM DE FELICITAÇÃO


A Coordenação do Grupo dos 15 Deputados, tomando conhecimento dos resultado do Vº Congresso do Partido da Renovação Social (PRS), relevado por alto espirito de maturidade politica com vista ao fortalecimento da unidade e coesão interna do Partido, dando exemplo inequívoco da capacidade congregadora das diferenças e sensibilidades no seio desta organização;

Tendo em consideração que o Partido da Renovação Social (PRS) tem sempre demostrado uma atitude positiva que visa contribuir para a defesa e consolidação da democracia, unidade nacional e para o desenvolvimento da Pátria de Amílcar Cabral, A Coordenação do Grupo dos 15 vem manifestar o seguinte:

1. Felicitar o Partido da Renovação Social (PRS) pelo alto grau de maturidade politica revelada com a realização do Vº Congresso que vai, indubitavelmente, reforçar e fortalecer a unidade e coesão interna do Partido;

2. Felicitar aos senhores Alberto Nambeia e Florentino Mendes Pereira, pelas suas reeleições, respectivamente para o cargo do Presidente e Secretario Geral do Partido, fazendo votos para que obtenham sucessos na direção dos destinos deste grande Partido;

3. Decidir a constituição de uma delegação do Grupo dos 15 as ser dirigida pelo Camarada Luiz Oliveira Sanca, Coordenador em Exercício do Grupo, que ira transmitir diretamente a liderança do Partido da Renovação Social (PRS) as congratulações do Grupo.

Bissau, 05 de Outubro de 2017 
Coordenador em Exercício do Grupo,
Luís Oliveira Sanca

Prs Bissau 

DEMISSÃO NA TGB: Uma tragédia anunciada

O pedido de demissão do José Roberto Ferreira como DG da TGB, é um facto, mas há histórias por contar. De acordo com uma fonte do PRS, JOSÉ ROBERTO FERREIRA foi corrido do cargo de DG da TGB "logo a seguir à quebra da censura que deu lugar à cobertura de eventos realizados pelo PAIGC em Gabu". O Conselho de Ministros que se seguiu "foi quente e todos caíram em cima do 'ministro' da Comunicação, Victor Pereira", contou alguém presente na reunião.

Mas também algum pessoal da TGB não escapa ileso: "Os intriguistas e bufos da TGB sempre foram chibando à cerca do 'Zé' Roberto, e penso que ele, apercebendo-se que podia ter o lugar em risco aceitou, num acto publicitado, receber o cartão de militante do PRS para talvez baixar a tensão. Mas a gota de água foi mesmo a quebra de censura ao PAIGC, e mais ainda ao DSP - em Bafata e Gabu. Isso foi difícil de engolir", disse uma fonte da TGB ao DC. 

Fonte: Ditaduraeconsenso.blogspot.sn

EXCLUSIVO DC: O pedido de demissão do DG da TGB

A Sua Excelência
Senhor 'Ministro' da Comunicação Social
Víctor Pereira

C/c dos Senhores Francisco Barreto, Secretário-Geral do MCS 
Tengna Na Fafé, Director de Antena da TGB

Assunto: Pedido de demissão

Excelência Senhor Ministro da Comunicação Social,
As minhas cordiais saudações,

Venho por meio desta missiva, apresentar o meu pedido de demissão do cargo de Director-Geral da Televisão da Guiné-Bissau (TGB) para o qual fui nomeado em Fevereiro do corrente ano pelo Conselho de Ministros. A razão desta minha decisão prende-se com o meu estado de saúde.

Presentemente, estou em Portugal em tratamento (conforme atesta a Junta Médica), estando à espera de uma intervenção cirúrgica, o que me obriga a permanecer mais tempo em Lisboa.

Agradeço a oportunidade que me foi dada de prestar o meu contributo à TGB, tendo tido a possibilidade de desenvolver alguns projectos, designadamente a criação do novo logotipo e do novo genérico do Telejornal bem como a criação de 22 novos programas de informação e entretenimento, estando apenas três a ser emitidos na presente data, nomeadamente “Bom Dia Guiné”, “TGB Play” e “Jornal Nacional” (em língua crioula), que contribuíram sobremaneira para a visibilidade da TGB.

De referir que o não lançamento dos restantes 19 novos programas por mim concebidos ficou a dever-se à falta de meios (equipamentos, profissionais à altura, logística, entre outras carências). Não é demais repetir que os motivos que conduziram a este pedido de demissão prendem-se estritamente com o meu estado de saúde.

Aproveito para manifestar o apreço que tive em trabalhar na Televisão da Guiné-Bissau como responsável máximo, tendo a plena consciência de ter dado o meu melhor em tão curto espaço de tempo.

Atenciosamente,

Lisboa, 19 de Setembro de 2017
José Roberto Silva Ferreira

Fonte: Ditaduraeconsenso.blogspot.sn

Inteligência artificial "ameaça existência" do jornalismo, diz estudo

A inteligência artificial já entrou no mundo do jornalismo e promete transformar o setor, constituindo "uma ameaça à sua existência", revela hoje um estudo do Instituto do Futuro Hoje.


O estudo debruça-se sobre as organizações que já utilizam a inteligência artificial para escrever artigos a partir, por exemplo, de dados como os resultados desportivos e informações financeiras.

O desenvolvimento de processos automatizados irá, “num futuro não muito distante”, gerar, sem a intervenção dos jornalistas, artigos que não se ficarão por mais pelos dados, mas que gerarão uma análise, sublinha o trabalho.

Para este instituto, criado por Amy Webb, especialista em tendências no domínio das tecnologias emergentes, a ameaça mais preocupante e grave terá a ver com a evolução da relação entre o indivíduo e a tecnologia.

Segundo as previsões do instituto, em 2023, metade da interação entre os indivíduos e os computadores será feita através de voz.

O assistente de voz, quer se trate de Alexa (Amazon), Siri (Apple), Cortana (Microsoft) ou do Assistente (Google), é a “manifestação mais visível” desta tendência, salienta o estudo.

Os autores acreditam, portanto, que o modo como os meios de comunicação social se posicionarem sobre este novo canal de comunicação será crucial para o seu futuro.

Para o instituto, a emergência Inteligência Artificial “constitui uma ameaça existencial para o futuro do jornalismo” se os órgãos de comunicação social não capturarem o assunto.

Se certos órgãos de comunicação social não iniciaram experiências com o Alexa e o Google Home, o mundo “do jornalismo não participará ativamente na constituição do “ecossistema da Inteligência Artificial”, salienta o estudo.

“Os meios de comunicação são clientes, não contribuem de forma significativa”, insistem os autores do estudo que alerta para o facto de, além da inteligência artificial, as máquinas vão também “mudar significativamente” muitas das práticas jornalísticas nos próximos anos.

Para o instituto, os editores e as organizações profissionais devem fazer parcerias promovendo a colaboração com as experiências de inovação e desenvolvimento dos gigantes da internet.

24.sapo.pt

Mais de 270 detidos em manifestações no 65.º aniversário de Putin

Mais de 270 apoiantes do opositor russo na prisão Alexeï Navalny foram hoje detidos, segundo uma ONG, em manifestações não autorizadas na Rússia, incluindo em São Petersburgo, cidade natal do Presidente, Vladimir Putin, que hoje completa 65 anos.


mobilização, como a resposta policial, foi, no seu conjunto, claramente inferior à das manifestações da primavera que reuniram dezenas de milhares de pessoas, sobretudo jovens.

Mas, a cinco meses das eleições presidenciais, os protestos constituem um desafio direto a Putin -- que deverá candidatar-se a um quarto mandato na próxima primavera -, no dia do seu aniversário, habitualmente assinalado por numerosos festejos de louvor.

Navalny apelou na passada segunda-feira aos seus apoiantes para saírem à rua, depois de ter sido condenado a 20 dias de prisão por convocar manifestações não autorizadas, naquele que é o seu terceiro encarceramento este ano.

Houve concentrações em 80 cidades russas, do Extremo Oriente ao Báltico, incluindo em Moscovo, mas o mais importante cortejo realizou-se em São Petersburgo (noroeste), segunda cidade do país, onde 3.000 pessoas desfilaram pelo centro da cidade, gritando "Liberdade para Navalny!", antes de se iniciarem as detenções, segundo a agência de notícias francesa AFP, no local.

Pelas 18:00 TMG (19:00 em Lisboa), o número de detenções atingiu 62 em São Petersburgo, elevando o total na Rússia para 271, segundo a ONG especializada OVD-Info.

Testemunhas inquiridas pela AFP relataram detenções com recurso à força e pessoas ensanguentadas.

Por seu turno, a polícia de São Petersburgo deu conta de 38 pessoas detidas -- "por entraves à circulação de viaturas", precisando que tinham sido todas libertadas.

Segundo a polícia, a manifestação de São Petersburgo juntou "cerca de 1.800 pessoas".

Cerca de 50 manifestantes encontravam-se ainda, pelas 19:00 TMG (20:00 de Lisboa), perto da praça da Insurreição, em pleno centro da cidade, mas os polícias, destacados em grande número, já se tinham retirado.

A ONG Amnistia Internacional condenou a detenção de "manifestantes pacíficos na Rússia", instando as autoridades a "libertarem-nas imediatamente" e a "começarem imediatamente a proteger os direitos desses manifestantes".

O opositor 'número um' do Kremlin, Alexeï Navalny, de 41 anos, tem poucas hipóteses de poder candidatar-se contra Vladimir Putin, no poder desde 1999.

A Comissão Eleitoral Central advertiu em junho que uma anterior condenação da justiça por desvio de fundos o impedia de concorrer.

Conhecido pelas suas investigações sobre a corrupção das elites russas, Navalny multiplicou, apesar de tudo, nas últimas semanas as ações de campanha em muitas cidades russas e tencionava, antes da sua detenção, encontrar-se com os seus eleitores hoje em São Petersburgo.

Em Moscovo, um milhar de pessoas concentrou-se durante a tarde no centro da cidade, debaixo de aguaceiros.

Fortes medidas de segurança foram tomadas, mas as forças antimotim praticamente não perturbaram a marcha dos manifestantes, em contraste com o anterior protesto, em junho, marcado por cargas policiais e um milhar de detenções na capital.

Por seu lado, Vladimir Putin, que se encontra na estância balnear de Sotchi, no sul do país, presidiu a uma reunião do conselho de segurança russo, a meio do dia, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

O jornal da estação pública de informação Rossia-24 manteve hoje silêncio sobre as manifestações da oposição, mas dedicou um longo segmento aos votos de felicitações enviados por dirigentes estrangeiros e criadores estrangeiros inspirados pelo Presidente russo.

"Vladimir Putin transmitiu à sociedade o sentimento do amor e do respeito pela pátria", escreveu Ramzan Kadyrov, o dirigente da Tchetchénia, república do Cáucaso russo, numa mensagem na rede social Instagram, acrescentando que a Rússia será "sempre um império muito poderoso".

O governador da região de Tambov (a cerca de 400 quilómetros a sudeste de Moscovo), Alexandr Nikitine, plantou, com responsáveis locais, 65 macieiras, como "símbolo da unidade com Vladimir Putin".

NAOM

Onze mandamentos para ter um cérebro jovem e saudável

Começar a trabalhar o cérebro desde cedo é fundamental.

O cérebro é uma das partes mais complexas do corpo humano e das que mais atenção requer ao longo da vida. Por estar em constante mudança e ser o responsável por um sem fim de funções do corpo humano, o cérebro precisa de ser estimulado e mantido vivo.

Quem o diz é o médico e professor Facundo Manes, um dos especialistas que debateu a importância do cérebro num congresso levado a cabo pela Age UK (do Reino Unido) e pela AARP (dos Estados Unidos).

Para Manes, não trabalhar o cérebro ao longo da vida fará com que este morra "cedo", algo que se pode espelhar facilmente num declínio cognitivo precoce e num sem fim de patologias clínicas que tiram qualidade de vida e saúde às pessoas.

De modo a prevenir um cenário negro na humanidade, o especialista lista à BBC aqueles que são os 11 mandamentos para um cérebro saudável e ativo. Ei-los:

1 - Desafiar-se a si mesmo a atingir metas intelectuais, nem que seja ler um livro por mês;

2 - Dar valor à vida social, estando cientificamente provado que a solidão leva à morte precoce;

3 - Mas dar ainda mais valor às relações, que se querem íntimas e cuidadas, dois fatores que favorecem a sensação de bem-estar;

4 - Conhecer os próprios sentimentos, as suas origens e efeitos. Diz a ciência que a emoção facilita a consolidação de memória e que o nosso cérebro adora lembrar-se dos momentos que nos emocionam;

5 - Ter pensamentos positivos... sempre;

6 - Não deixar de fazer coisas, nem mesmo durante a reforça. Há sempre algo novo para descobrir e explorar e o cérebro agradece todo o interesse e curiosidade que surja;

7 - Dar valor à alimentação saudável, banindo todos os inimigos do cérebro, como as bebidas alcoólicas e o açúcar;

8 - Praticar exercício físico, estando já mais do que provado que não é só o corpo que beneficia da atividade, a mente também;

9 - Aprender um novo idioma, mesmo que leve algum tempo;

10 - Dormir bem e ter uma boa rotina de sono;

11 - Controlar a saúde, mantendo um peso saudável e fazendo regularmente exames médicos que avaliem o colesterol, os níveis de glicose no sangue, a vitamina B12 e o ácido fólico.

NAOM

O PRIMEIRO MINISTRO DA GUINÉ BISSAU VISITA DENIS SASSOU NGUESSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA DO CONGO "BRAZZAVILLE"

CONHECEDOR PROFUNDO DA DIPLOMACIA E DAS BOAS RELAÇÕES O GENERAL SISSOKÓ EMBALÓ NÃO PARA MESMO
DEPOIS DA ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS, QUE FOI UM SUCESSO,  E DA VISITA A PORTUGAL CONTINUA OS CONTACTOS COM FIGURAS E PERSONALIDADES QUE PODEM AJUDAR ESTE  PAÍS E POVO. DE FACTO A GUINÉ BISSAU PRECISA É DOS BONS AMIGOS. NÃO IMPORTA QUE SEJAM MUITOS, BASTA QUE SEJAM BONS E QUE ESTEJAM DE BRAÇOS ABERTOS:


DE RECORDAR, QUE AINDA ESTE ANO, UMA MISSÃO DO CHEFE DO GOVERNO DE CONGO BRAZZA VISITOU A GUINÉ BISSAU, DEIXANDO MUITAS EXPECTATIVAS.

Publicada por Ditadura do Progresso à(s) 08:48:00 

JOMAV de VISITA às ILHAS de BIJAGÓS!

De visita as nossas ilhas, fiquei muito satisfeito com o trabalho que esta a ser realizado pela população local. 
#Bubaque#


















Fonte: José Mário Vaz

De visita às ilhas: JOSÉ MÁRIO VAZ APONTA AGRICULTURA COMO O FUTURO DO PAÍS


O Presidente da  República, José Mário Vaz voltou a afirmar esta sexta-feira, 06 de Outubro 2017, que ‘o futuro do país passa pela agricultura’. O Chefe de Estado falava aos agricultores de Bruce na ilha de Bubaque, no âmbito da fundação ‘Mon na Lama’.

Na sua chegada, a localidade de Bruce, o estadista guineense foi recebido com o ritmo e dança de ‘Kunderé’, um estilo tradicional dos Bijagós. José Mário Vaz visitou dois campos agrícolas de arroz e diz ficar surpreso pela quantidade da área cultivada pelos populares daquela zona insular, assim como pela qualidade que os campos apresentam.

O Chefe de Estado acredita que o setor de Bubaque não terá problemas da fome neste ano dada a quantidade de arroz cultivado, apenas em dois campos de Bruce, onde se encontram acampadas várias famílias provenientes de diferentes ilhas arredores de Bubaque. José Mário Vaz reiterou que só com o trabalho é que a Guiné-Bissau pode sair da situação onde se encontra, lamentando o êxodo rural dos jovens.



A ocasião serviu ainda para Mário Vaz apelar aos produtores de batata-doce na região de Bafatá, a não precipitarem em vender os seus produtos num “preço de exploração”, apontando que alguns estão a vender um saco de batata de 100 (Cem) quilos por um preço de 6000 (Seis Mil) francos CFA [cerca de 10 euros]. De seguida garantiu que o governo e a Presidência da República estão a trabalhar para encontrar um mercado onde os produtores podem vender suas batatas a bom preço.

Ministro da Agricultura, Nicolau dos Santos prometeu num “futuro próximo” a mecanização da agricultura do país com vista a elevar o nível de produção.

Chefe da tabanca de Bruce, Arsénio Barbosa manifestou a sua satisfação para com o gesto do Presidente da República em deslocar-se até ao campo para constatar “in loco” os trabalhos desenvolvidos pelos camponeses. Todavia, lamentou o aumento do êxodo rural, assim como da má condição dos 18 quilómetros da estrada que liga o centro de Bubaque a localidade de Bruce. Barbosa pediu apoio do Chefe de Estado e do governo para melhorar as condições do hospital de Bubaque ‘Marcelino Banca’, sobretudo na criação de um bloco operatório.

Em nome das mulheres, Domingas António Cumprido começou por dizer que a população de Bubaque ouviu muito bem a mensagem do Chefe de Estado para pôr mãos a obra. Segundo ela, a boa aplicação na prática de ‘Mon na Lama’ resultou-se em dois enormes campos agrícolas [m’ pampam] tendo em conta que Bubaque não tem bolanhas.



Cumprido apelou ao governo no sentido de apetrechar os populares de Bruce com meios de transporte que permita a sua fácil ligação com a cidade de Bubaque, assim como queixou-se do custo elevado que são obrigados a pagar no barco ‘bijagós’ que atualmente faz ligação da capital Bissau a ilha de Bubaque.

Neste particular, pediu a intervenção do governo na melhoria de ‘Baria’ com vista a facilitar a vida da população desta zona. Revelou ainda que barco ‘bijagós’ sempre navega com dificuldades quando o mar está agitado.

Saliente-se que os camponeses de Bubaque contaram com apoio do governo na atribuição das sementes de arroz. A visita do Chefe de Estado contou com as presenças do Ministro de Estado e do Interior Botche Candé, do Ministro da Agricultura, Nicolau dos Santos, do governador da região de Bolama Bijagós, Quintino Rodrigues Boni.

No final da visita, o Presidente da República deslocou-se à famosa praia de Bruce.


Por: Sene Camará
Foto: JOMAV
Fonte: Odemocratagb

O ministro da saúde pública, Eng°. Carlitos Barão lamentou por "grave e infundada" acusação do Padre Domingos da Fonseca, porque, salientou o ministro, em nenhum momento o MINSAP chegou a lançar um concurso de recrutamento público para permitir que acontecesse o que, empiricamente, disse o padre está quarta-feira.

O ministro da saúde pública, Eng°. Carlitos Barão reagiu hoje devidamente à acusação infundada e desprovida de lealdade proferida pelo Pe. Domingos da Fonseca, presidente da comissão nacional da reconciliação, caminhos para a consolidação da paz, segundo a qual, "no Ministério da Saúde, para ganhar qualquer concurso de recrutamento público o indivíduo teria que exibir o cartão de militância de um partido político".

O Ministro, na sua justa declaração lamentou por aquilo que chamou de "grave e infundada" acusação do Padre, porque, salientou o ministro, em nenhum momento o MINSAP chegou a lançar um concurso de recrutamento público para permitir que acontecesse o que, empiricamente, disse o padre está quarta-feira.

Para o Ministro, Pe. Domingos da Fonseca, pela função é por aquilo que representa na sociedade guineense, não deveria estar a proferir declarações destas sem provas na qualidade de um padre que, a frente dos crentes pregava evangelho para ensinar a verdadeira palavra de DEUS e o moral social.

O Ministro perguntou ao padre Domingos da Fonseca se não consta na sua concepção que dar falso testemunho contribua para criar o clima de falta de paz? "O padre devia ter demitido do seu cargo porque não está em condições de continuar a assumir as suas funções. Se queria fazer a política ou fundar o seu partido político que o faça".

Mas é triste, aborreceu o Ministro, concluindo que, faz pena ouvir alguém daquela tamanha responsabilidade eleito presidente da comissão pela ANP a acusar uma instituição de forma empírica e sem fundamento...

Por: Lexelutor Go

Prs Bissau