quarta-feira, 17 de abril de 2024

Presidente da República General Umaro Sissoco Embalo visita a aldeia _PONTA_VICENTE

 Radio Voz Do Povo 

Netanyahu diz que agradece conselhos dos líderes mundiais, mas decide sozinho ataque ao Irão

Por Sicnoticias.pt  17/04/2024
Chefes da diplomacia do Reino Unido e da Alemanha tentaram convencer o primeiro-ministro israelita a não alimentar hostilidades. Netanyahu responde que Israel fará tudo o que for preciso para se defender.

Os chefes da diplomacia do Reino Unido e da Alemanha saíram, esta quarta-feira, de Jerusalém sem convencer Israel a evitar um ataque ao Irão. O governo de Netanyahu reafirmou como certa a retaliação militar. Em Teerão, o regime islâmico reagiu de imediato com novas ameaças.

Para evitar um eventual ataque-surpresa de Israel, o desfile do Dia do Exército do Irão foi, este ano, realizado em local diferente do habitual, e sem transmissão televisiva. No discurso oficial da cerimónia, foi dado o recado ao inimigo número um do regime islâmico.

  “Se o regime sionista fizer a mais pequena invasão contra a nossa pátria ou os nossos interesses, os israelitas podem ter a certeza de que enfrentarão uma resposta agressiva e em larga escala”, ameaçou o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi.

Esta quarta-feira, em Jerusalém, os chefes da diplomacia do Reino Unido e da Alemanha tentaram convencer Israel a não responder militarmente ao Irão, e a evitar uma escalada do conflito na região.

  “É certo que deixámos clara a nossa opinião sobre o que deve acontecer, ma sé evidente que os israelitas estão a tomar a decisão de agir. Esperamos que contribuam o menos possível para um agravamento e de forma inteligente e severa”, afirmou David Cameron, ministro britânico dos Negócios Estrangeiros

A mesma posição foi transmitida pela ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock.

 “Não falo de ceder, mas de uma contenção sensata, que é uma forma de força, pois Israel já deu provas da sua força, com a vitória defensiva no fim de semana.”

O governo de Netanyahu agradeceu o apoio alemão e britânico, mas voltou a insistir no direito de resposta à primeira agressão militar iraniana - mais de 300 drones, mísseis de cruzeiro e balísticos, quase todos intercetados, lançados no fim de semana contra solo israelita.

  “Os líderes mundiais deram-me todo o tipo de sugestões e conselhos. Agradeço, mas quero deixar claro que tomaremos as nossas próprias decisões e que o Estado de Israel fará tudo o que for necessário para se defender”, declarou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

A força aérea israelita já retaliou contra o mais ativo e poderoso dos grupos apoiados pelo Irão: alvos do Hezbollah voltaram a ser atingidos no sul do Líbano. Foi a resposta à última operação do movimento xiita, numa base militar do norte de Israel, em que pelo menos 14 soldados ficaram feridos.

Altos Dirigentes Inconformados do PRS, analisa atual situação política interna do partido e do país em conferência de imprensa.

Radio Voz Do Povo 

Televisões e rádios sem transmissões na Guiné-Bissau há várias semanas

© iStock
Por Lusa  17/04/24

As rádios e televisões com emissores em Nhacra, na Guiné-Bissau, estão sem transmissões há várias semanas devido a alegados danos causados por um incêndio, que o Governo está a solucionar, disse hoje à Lusa a ministra da Comunicação Social.

Segundo Conceição Évora, o problema afeta a RTP-África, a RDP-África, a Televisão da Guiné-Bissau (TGB), a Rádio Nacional da Guiné-Bissau (RDN) e a emissora francesa RFI, sendo que o sinal das televisões chega aos espetadores, mas apenas àqueles que têm o serviço através de TV cabo ou Internet.

Os problemas no posto emissor de Nhacra começaram no final de janeiro com a avaria de um transformador e foram agravados posteriormente por um incêndio que, segundo a ministra, queimou o equipamento, obrigando à reposição do mesmo, incluindo todo o sistema elétrico.

"Estamos a providenciar a aquisição desses equipamentos. Não existem na Guiné-Bissau e estão a ser adquiridos fora do país", explicou a ministra.

Conceição Évora, que visitou recentemente o local, indicou que "dentro de uma a duas semanas, o problema deve estar resolvido", ressalvando que "tudo depende do tempo que o equipamento demorar a chegar" a Bissau.

Sobre esta interrupção nas transmissões, a RTP avança apenas estar a aguardar que sejam garantidas condições de segurança "mínimas" para que as suas emissões regressem à Guiné-Bissau.

Contactada pela Lusa sobre o facto de a estação pública portuguesa não estar a emitir naquele país africano, fonte oficial disse, a partir de Lisboa, que "a RTP aguarda que sejam garantidas condições de segurança mínimas".

A ministra da Comunicação Social da Guiné-Bissau afirmou à Lusa que a questão "não tem nada a ver com segurança", mas com os alegados danos causados pelo incêndio, que obrigam à reposição do equipamento.



Leia Também: População guineense denuncia falta de arroz, Governo desdramatiza  


Falsificação de passaportes: PJ DETÉM TRÊS FUNCIONÁRIOS DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

Por:  O DEMOCRATA  17/04/2024  
A brigada de repressão a delitos económicos da Polícia Judiciária (PJ) deteve esta quarta-feira, 17 de abril de 2024, três funcionários técnicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros ligados aos serviços jurídicos e consulares.

Os três técnicos foram presos por suspeita de prática de crimes de falsificação, corrupção e auxílio à emigração ilegal e branqueamento de capitais.

A PJ descobriu o esquema de atribuição dos passaportes aindivíduos que não têm nenhuma ligação com a administração pública e nem sequer têm o direito ao passaporte de serviço.

Os suspeitos emitiam passaportes diplomáticos, de serviço e passaportes especiais a indivíduos em troca de um valor em dinheiro de três milhões e quinhentos (3.500 000) francos CFA.

Os suspeitos serão apresentados ao Ministério Público esta quinta-feira, 18 de abril, para a audição e consequente aplicação de medidas de caução.

Presidente do Conselho de Representantes dos Motoristas de Transporte Público da Guiné-Bissau, Bubacar Djaló, afirma que o período de graça entre esta entidade e o governo chegou ao fim.

A questão em causa é o aumento do preço dos combustíveis a nível nacional e as violações dos acordos assinados entre a Federação Nacional das Associações dos Motoristas e Transportadores (FNAMT-GB).

 Radio TV Bantaba

Guiné-Bissau : MADEM-G15: Zé Carlos é instaurado medida de suspensão

O Conselho de Direito do Movimento para Alternância Democrática instaurou a medida de suspensão ao dirigente e deputado de MADEM-G15, José Carlos Macedo Monteiro [ Zé Carlos], acusado de “causar danos graves ao Partido e ao seu Líder, designadamente a sua imagem e funcionamento interno”.

Na nota de culpa emitida ontem,16, a qual a CFM teve acesso, o Conselho de Direito do MADEM-G15 lembrou do encontro que José Carlos Macedo Monteiro teve com os militantes e simpatizantes [do Madem], em Gabú, ao qual, segundo o órgão jurisdicional, “foi largamente difundido, com destaque e protagonismo pessoal, nesse dia e nos dias seguintes, nos órgãos de comunicação social e nas redes sociais, a nível nacional e internacional”.

De acordo com o Conselho de Direito do MADEM-G15,  o deputado tinha afirmado que ia “constituir movimento para apoiar a eleição do Umaro Sissoco Embaló para o segundo mandato e se sair do Madem, de manhã, o Braima sai à tarde; que ia banalizar o Madem; que abriu-se uma guerra entre ele e o Partido”.

“ Somos de opinião em promover a aplicação da medida de suspensão, prevista no artigo 10°, n° 2, alínea c), dos estatutos, devendo o camarada José Carlos Macedo Monteiro, querendo, apresentar a sua defesa no prazo de dez dias, respondendo à nota de culpa”, decidiu o  órgão jurisdicional do MADEM-G15, em face do “funcionando em matéria disciplinar, nos termos do artigo 10°, n° 1, artigo 12°, alínea a), do Regulamento do CND [ Conselho Nacional de Direito], assim como do artigo 10°, n° 9, dos estatutos, fica, desde já (…),  José Carlos Macedo Monteiro, sujeita a aplicação daquela medida estatutária”.


EUA vão impor novas sanções ao Irão

© Reuters
Por Lusa  17/04/24 

 Os Estados Unidos vão impor novas sanções contra o Irão, na sequência do ataque lançado contra Israel no fim de semana, anunciou esta terça-feira a Casa Branca, que espera que os seus aliados façam o mesmo brevemente.

"Nos próximos dias, os Estados Unidos vão impor novas sanções contra o Irão, incluindo os seus programas de drones e mísseis", o seu Corpo da Guarda Revolucionária e o seu Ministério da Defesa, detalhou Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional do Presidente Joe Biden, em comunicado.

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, divulgou também esta terça-feira que o bloco está a ponderar expandir as sanções contra o Irão para incluir os mísseis que Teerão venha a disponibilizar à Rússia e a agentes sob influência iraniana no Médio Oriente.

Borrell referiu que foi proposta, que resultou de uma reunião ministerial por videoconferência, prevê a expansão do regime de sanções contra o Irão, que já existe por causa da disponibilização de 'drones' (aeronaves sem tripulação) à Rússia, e incluir os mísseis que Teerão eventualmente venda a Moscovo e a "'proxies' na região", em particular milícias que têm ligações ao Governo iraniano.

O Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros alertou, contudo, que até hoje não há evidências de que Teerão esteja a fornecer mísseis a Moscovo, mas as sanções podem "incluir já essa possibilidade".

Josep Borrell revelou que alguns Estados-membros, sem especificar, também "pediram sanções contra a Guarda Revolucionária Iraniana [ramo das forças armadas iranianas criado após a Revolução Islâmica de 1979]", mas o Alto Representante explicou que não é possível porque o regime de sanções tem de estar associado a atividades terroristas, insistindo que só com provas de atividades terroristas é que a UE pode considerar a aplicação de restrições.

O Irão lançou na noite de sábado e madrugada de domingo um ataque contra Israel, com recurso a mais de 300 'drones' (aparelhos aéreos não tripulados), mísseis de cruzeiro e balísticos, a grande maioria intercetados, segundo o Exército israelita.

Teerão justificou o ataque com uma medida de autodefesa, argumentando que a ação militar foi uma resposta "à agressão do regime sionista" contra as instalações diplomáticas iranianas em Damasco (Síria), ocorrida a 01 de abril e marcada pela morte de sete membros da Guarda Revolucionária e seis cidadãos sírios.

A comunidade internacional ocidental condenou veementemente o ataque do Irão a Israel, apelando à máxima contenção, de forma a evitar uma escalada da violência no Médio Oriente, região já fortemente instável devido à guerra em curso há mais de seis meses entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas na Faixa de Gaza.


Foi lançado o novo Movimento de Apoio à Reeleição do Presidente da República, General Sissoco Embalo, denominado "PLATAFORMA FIRKIDJA CANDERU DI BEKU".

 Radio Voz Do Povo

Em 24h, choveu o equivalente a dois anos no Dubai. Veja as imagens O mau tempo no Dubai obrigou a desviar aviões, assim como levou à destruição de vários locais afetados pelo vento.

© paganhindu/ X (antigo Twitter)
Por Notícias ao Minuto  17/04/24
O início desta semana no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, ficou marcado pela intensa queda de chuva no local, causando constrangimentos.
Segundo a imprensa internacional, funcionários de entidades governamentais ficaram a trabalhar remotamente e os alunos de escolas privadas ficaram também a assistir às aulas desde casa.

Segundo a Organização Mundial de Meteorologia, caem quase oito centímetros de água por ano, e desde segunda-feira à noite até terça-feira ao final do dia, choveram quase 16 centímetros. Estes valores indicam que em 24 horas choveu o equivalente a dois anos.

O caos provocado pelo mau tempo fez com que fossem desviados voos cujo destino era o Dubai, sendo que as idas não foram afetadas. No aeroporto houve mesmo aviões a aterrarem em 'lagos'.

Também o trânsito ficou bastante afetado devido ao mau tempo, tal como se pode ver nas imagens abaixo:

Há também compilações de vários locais afetados, como mostra o vídeo seguinte.

Veja como tudo mudou 'de um momento para o outro' no timelapse na galeria acima.


Níger vai entregar 150 milhões de litros de gasóleo ao Mali

© Shutterstock
Por Lusa  16/04/24
O Níger prepara-se para entregar 150 milhões de litros de gasóleo ao Mali para abastecer as centrais elétricas do país, afetadas por cortes de energia recorrentes, anunciou hoje a presidência maliana.

O chefe da junta do Mali, coronel Assimi Goïta, recebeu hoje o ministro do Petróleo do Níger, Mahaman Moustapha Barke, para finalizar "um acordo de parceria para a venda de 150 milhões de litros de gasóleo ao Mali", declarou a presidência maliana através de um comunicado.

"Estes combustíveis destinar-se-ão à Energie du Mali (EDM-SA) para abastecer as várias centrais elétricas do país", disse Barke, citado no comunicado de imprensa.

Com uma dívida de mais de 200 mil milhões de francos CFA (cerca de 300 milhões de euros), a empresa nacional de energia do Mali já não consegue fornecer eletricidade à capital e a outras cidades do país.

A degradação do fornecimento de eletricidade está a provocar uma exasperação generalizada entre os cerca de 11 milhões de malianos que têm acesso à eletricidade, ou seja, metade da população deste país governado por uma junta desde um golpe de Estado em 2020 e onde uma grande parte do território é assolada pela expansão de grupos armados, nomeadamente extremistas.

Em fevereiro, o Níger anunciou a assinatura de um memorando de entendimento sobre o fornecimento de gasóleo ao Burkina Faso, ao Mali e ao Chade, países classificados entre os mais pobres do mundo e governados por regimes militares.

Os três primeiros países juntaram-se para formar a Aliança dos Estados do Sahel (AES) e, em fevereiro, anunciaram a sua retirada da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Em novembro, as autoridades do Níger inauguraram um oleoduto gigante que transportará o petróleo bruto extraído do campo de Agadem (sudeste) para o vizinho Benim, através da China National Petroleum Corporation (CNPC), uma companhia petrolífera detida pelo Estado chinês.

As autoridades do Níger anunciaram, a 13 de abril, que obtiveram um empréstimo de 400 milhões de dólares (cerca de 376,2 milhões de euros) do seu parceiro chinês, como "adiantamento" das próximas vendas de petróleo bruto, que deverá começar a ser comercializado em maio.

O país pretende aumentar a sua produção de petróleo para 110.000 barris por dia, dos quais 90.000 barris serão exportados.



Leia Também: Milhares manifestam-se no Níger a exigir saída de militares dos EUA