20 de março de 2018

PR da Guiné-Bissau felicita Vladimir Putin e manifesta vontade de reforçar cooperação

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, felicitou hoje a reeleição de Vladimir Putin para o quarto mandato enquanto chefe de Estado da Rússia e manifestou vontade de reforçar a cooperação existente entre os dois países.


Numa carta enviada a Vladimir Putin e divulgada à imprensa, José Mário Vaz manifesta as suas "calorosas felicitações".

"Estou certo que os vínculos de amizade e colaboração entre ambos os países se vão aprofundar ulteriormente, tanto no plano político e económico, como no quadro das Nações Unidas", salienta, na carta.

José Mário Vaz sublinha também a sua "total disponibilidade" para "reforçar e consolidar as relações de amizades e cooperação" existentes entre os dois países.

O Presidente russo, Vladimir Putin, foi reeleito no domingo com 76,67% dos votos.

De acordo com os últimos dados da Comissão Eleitoral Central, Putin obteve o apoio de 56,1 milhões de cidadãos, mais 10,5 milhões que na eleição de 2012, quando regressou ao Kremlin após um mandato de quatro anos como primeiro-ministro.

Putin, 65 anos, venceu as suas primeiras eleições em março de 2000, três meses depois de receber o poder das mãos do primeiro Presidente eleito democraticamente na história da Rússia, Boris Ielstin.

MSE // VM

Lusa/Fim

DIRECTORA-GERAL DA IDENTIFICAÇÃO CIVIL DESVENDA O MISTÉRIO A VOLTA DO NOVO BILHETE DA CEDEAO


A directora-geral da Identificação Civil diz esta terça-feira (20 de Março) que nome da Guiné-Bissau se encontra no verso do novo Bilhete de Identidade ao contrário das contestações que o documento vem recebendo nas redes sociais

Ilda Tambá que falava no programa viva Sol Mansi da Rádio Sol Mansi explicou que a Guiné-Bissau é o primeiro dos três países da CEDEAO a adoptar o novo Bilhete de Identidade respeitando as regras da organização sub-regional.

«De acordo com a norma da CEDEAO, nome do país deve ficar no verso do bilhete então é assim que o nosso bilhete está, agora se estão a dizer para fazer como do Senegal onde o nome do país configura na zona frontal significa que estamos a violar as regras da CEDEAO. Se estão a lembrar no dia da apresentação do bilhete, dissemos que a Guiné-Bissau é o terceiro país a emitir o novo bilhete de identidade mas é o primeiro a cumprir as normas da CEDEAO e agora se questionam porque não está idêntico com o de Senegal, a isso só digo que, quem tem a norma da CEDEAO, terá logo a reposta, que o nosso bilhete respeita as normas da CEDEAO e o do Senegal não respeitou esta norma», explica Ilda Tambá

Entretanto, sublinhou que “não devemos copiar o bilhete do Senegal porque está errado. A nossa preocupação é respeitar a regra que o Bilhete tem que cumprir para permitir a viagem da nossa população nos países membro da organização”.

De acordo ainda com esta responsável o atraso no retorno da emissão do novo Bilhete de Identidade que também servirá de passaporte nos países da CEDEAO tem a ver com alguns excertos administrativa.

“O atraso tem a ver mais com procedimentos administrativo mas para semana vamos estar pronto, porque as populações estão a frequentar constantemente o centro da produção do Bilhete de Identidade.”

A emissão do novo Bilhete de Identidade, devia iniciar desde quinta-feira última (15 de Março) como perspectivou a direcção-geral da identificação civil a margem da apresentação do novo processo da emissão do Bilhete de Identidade às autoridades nacionais feita no passado dia 13 deste mês.

Por: Braima Sigá

radiosolmansi.net

UM GRUPO DE ADVOGADOS CRIAM FRENTE DE LUTA CONTRA CORRUPÇÃO NO APARELHO JUDICIÁRIO


Um grupo de advogados guineense apresentou esta terça-feira o projecto de criação da Frente Nacional de Luta contra a Corrupção no aparelho judiciário guineense precisamente no Ministério Público.

Fernando Gomes quem apresentou o projecto afirma que a actuação do Ministério Público deixa muito a desejar.

«O recente caso da prisão de dois cidadãos guineenses vem aprovar que a actuação do Ministério público deixa muito a desejar. Os dois foram presos não porque cometeram algum delito mas porque caíram nas malhas da associação criminosa instalada no Ministério Publico guineenses que os manda prender depois abrigaram-lhes a pagar soma em dinheiro para poderem saírem da prisão. Tudo isso acontece apesar de discursos circunstâncias de combate sem tréguas a corrupção no país», salienta Fernando Gomes.  

Por outro lado, sublinhou que toda a sociedade reconhece que de facto existe caso de corrupção no aparelho Judiciário guineense. “ Muitos advogados se queixam de casos de corrupção praticados por alguns magistrados do ministério público mas não se fez nada. Temos a consciência dos riscos que estamos a assumir mas temos a certeza que é um trabalho que alguém deve fazer e vamos fazê-lo”, garantiu.

Entretanto, deixou claro que existem provas das alegadas corrupções dos magistrados do Ministério Público mas que se encontra num lugar seguro.

De referir que Fernando Gomes fez estas acusações sem mencionar nome de nenhum magistrado.

Por: Nautaran Marcos Có

radiosolmansi.net

Mais um com diploma e sem conhecimento

Fonte: Fernando Casimiro 

Na verdade, tinha o dr. Gervasio Silva Lopes, jurista formado no Reino Unido como alguém com conhecimento, mas vejo, sem arrogância, mas com humildade, que afinal é apenas mais um com diploma e sem conhecimento.

Partilhar conhecimento não significa partilhar diplomas e, muito menos, confundir pessoas, por falta de argumentos, dando voltas e mais voltas na tentativa de explicar algo, acabando por, a cada introdução dizer que "voltarei a falar disto", quando o óbvio é ser concreto, ainda que resumido, mas esclarecedor.

Quando um jurista insiste no equívoco da designação do Acordo de Conacri por via da sua própria contradição na interpretação do que é um Sujeito Internacional Público no âmbito do Direito Internacional, só podemos estar perante um jurista inapto para o exercício da sua actividade, mesmo possuindo o tal diploma que o certifica, e não seria o primeiro nem o último de milhões de casos no mundo e que um dia o músico guineense Zé Manel Fortes designou de "formados sem forma".

O dr. Gervásio Silva Lopes fala muito de Estados, de Direito Internacional, da Carta das Nações Unidas, da CEDEAO ser uma organização internacional e, por via disso, o Acordo de Conacri ser um Acordo Internacional.

O dr. Gervásio Silva Lopes quis fazer uma interpretação sobre a comparação que fiz do Acordo entre o Reino Unido e a União Europeia, como sendo um Acordo Internacional e ignorou completamente o facto de o Reino Unido ainda ser Estado-membro da União Europeia e o que estava e está em cima das várias rondas negociais visando o Brexit é um assunto de Estados, todos eles membros da União Europeia e, também, das Nações Unidas.

As questões que coloco ao dr. Gervásio Silva Lopes face aos seus equívocos e suas leituras e interpretações contraditórias são as seguintes:

Quem foram os subscritores do Acordo de Conacri?

Alguém subscreveu o Acordo de Conacri em nome do Estado da Guiné-Bissau para vincular o Estado da Guiné-Bissau enquanto membro da Sociedade Internacional, quiçá, da Organização das Nações Unidas?

O facto de personalidades políticas da Guiné-Bissau subscreverem um Acordo político proposto e suportado por um processo de mediação que contou com a colaboração da CEDEAO e da ONU, sem qualquer solicitação sobre a legalidade e constitucionalidade desse Acordo ao poder judicial guineense significa a vinculação do mesmo ao Direito Internacional quando nem sequer houve respeito pela ordem interna do Estado da Guiné-Bissau na fiscalização jurídica dos pressupostos desse Acordo?

Tem ou não a República da Guiné-Bissau explicita ou implicitamente na sua Constituição, a salvaguarda do Direito Internacional nas questões que são de âmbito do Direito Internacional?

Se estamos a falar de Estados, enquanto sujeitos do Direito Internacional, e se na óptica do dr. Gervásio Silva Lopes o Acordo de Conacri é um Acordo Internacional porque a CEDEAO é uma organização internacional, por que razão a CEDEAO não sancionou o ESTADO da Guiné-Bissau, alegadamente por obstrução/incumprimento/inviabilização do dito Acordo de Conacri, mas sim cidadãos da Guiné-Bissau; porque não sancionou partidos políticos subscritores do dito Acordo?

De que conflito no âmbito do Direito Internacional se fala relativamente à Guiné-Bissau tendo em conta o Acordo de Conacri?

Nota: Enquanto candidato às eleições presidenciais de 2019 na Guiné-Bissau estarei sempre disponível para o debate de ideias sobre temas de interesse colectivo e não para disputas de protagonismo.

Positiva e construtivamente.

Didinho 20.03.2018

GUINEENSES SEM BILHETE DE IDENTIDADE UMA SEMANA APÓS O ANÚNCIO DA EMISSÃO DO BILHETE DA CEDEAO

Os guineenses já estão há mais de uma semana sem poder fazer o Bilhete de Identidade que foi suspenso na segunda-feira passada pelas autoridades nacionais devido a troca desta peça por outra que agora vai servir como passaporte no espaço CEDEAO.

Segundo o que a Radio Sol Mansi constatou esta manha junto da instituição responsável pela emissões do Bilhete de Identidade, nada indica que está pronto para começar esta semana, mas de acordo com uma fonte ligada a este estabelecimento, os técnicos estão a concluir alguns excertos para que no decorrer desta semana possam começar a emissão do Bilhete de Identidade.

No local, é notável a presença dos técnicos da empresa responsável para emissão do bilhete. Tentamos sem sucesso ter a directora-geral da identificação civil Ilda Tambá sobre a origem do atraso para início da emissão do novo Bilhete de Identidade. Já os que estão a procura do bilhete de identidade, recusaram prestar declaração sobre atraso no retorno da emissão do novo peça de identidade.

Recorde-se que na semana passada (13 de Março) a empresa SEMLEX apresentou as autoridades nacionais o novo processo para emissão do BI que também pode ser usado como passaporte no espaço da CEDEAO.

Apresentação ocorreu na presença do primeiro-ministro indigitado pelo Presidente da República Artur Silva acompanhado por alguns membros do governo demissionário assim como a representação da CEDEAO e da União Africana.

A margem da apresentação a directora-geral da Identificação Civil Ilda Tambá garantiu na altura que na próxima quinta-feira (15.03) vai começar a emissão do novo BI e sem avançar com o preço para este novo bilhete que também vai ser usada nos países da CEDEAO como passaporte.

“Vamos retomar só na quinta-feira e será logo com o novo Bilhete de Identidade da CEDEAO, o preço não posso-vos avançar porque o próprio governo não decidiram, mas acho que depois da cerimónia o ministro e o primeiro-ministro vão discutir sobre o assunto e depois vamos anunciar através dos órgãos da comunicação social para que os utentes possam saber do custo de cada Bilhete de Identidade., e o novo bilhete vai permitir os cidadãos a viajarem nos espaços CEDEAO sem passaporte”.

A decisão de adoptar o uso de Bilhete de Identidade Biométrico da CEDEAO, nos estados membros da organização sub-regional consta na decisão da 46ª secção ordenaria da conferência dos chefes de estados e dos governos da organização realizada em dezembro de 2014 em Abuja capital federal da Nigéria.

Por: Braima Sigá

radiosolmansi.net

Festival de Bubaque - “Dificuldades de vária ordem não vão impedir realização do evento”, diz Presidente da Comissão Organizadora

Bissau, 20 Mar 18(ANG) – O fundador e Presidente da Comissão Organizadora do Festival de Bubaque, afirmou estar convicto na realização do evento não obstante as dificuldades de vária ordem com que se deparam na preparação deste evento cultural.


“Estamos a preparar a edição de 2018 do Festival de Bubaque com enormes dificuldades. Mas a nossa vontade e dedicação estão em cima de tudo e, por isso, esse evento não pode abortar-se porque é dos guineenses em geral e os preparativos estão em curso”, garantiu à ANG, Nicolau Gomes Cruz de Almeida.

Almeida disse que a maior dificuldade é de ordem financeira.

“O nosso orçamento anual, desde que iniciamos a organização do festival, está a volta de cerca de oitenta milhões de francos CFA. É um festival de nível internacional e que ombreia com os de Gamboa e Santa Maria, em Cabo Verde”, sustentou.

Disse que a ausência de um governo está a complicar as coisas, acrescentando contudo que já receberam garantias por parte do Ministério das Finanças de que vão apoiar conforme as suas possibilidades. 

Nicolau  Almeida sublinhou que a Comissão Organizadora esteve  na passada semana em Bubaque tendo avaliado o estado das infraestruturas  daquela ilha.

“As infraestruturas sofrerem algumas danificações, é necessário recompô-las bem como criar uma comissão preparatória local onde integra as autoridades do sector para que as coisas possam marchar bem”, explicou.

Perguntado sobre quem vai ser a cabeça do cartaz para o Festival de Bubaque do presente ano, o Presidente da Comissão disse que nenhum artista estará a testa do evento, frisando que todos os músicos participantes são amigos e que gostam da cultura e que possam ajudar nos momentos difícieis.

“Todos os músicos participantes no Festival de Bubaque serão cabeças de cartaz porque a Comissão não tem meios para garantir a estadia deles durante os três dias em Bubaque. Mas com os seus voluntarismos, amor à cultura e ao país, vão marcar a presença em força”, informou.

Afirmou que nenhum músico estrangeiro foi convidado este ano para o festival de Bubaque devido à falta de meios financeiros.

Nicolau Cruz de Almeida disse que o objectivo do Festival de Bubaque é demonstrar ao mundo as potencialidades culturais do país, em particular as das ilhas bijagós, tendo em conta que o evento trata de música, usos e costumes, gastronomia, biodiversidade etc. de forma a vender uma imagem positiva do país no exterior.

O Festival de Bubaque realiza-se anualmente no período de festividades da Páscoa. 

ANG/ÂC/SG

União Europeia apoia recuperação de estradas rurais na Guiné-Bissau

A União Europeia lançou hoje no sul da Guiné-Bissau os trabalhos de recuperação de quatro estradas rurais com o objetivo de apoiar os agricultores no escoamento de produtos e melhorar a acessibilidade àquela zona do país.


"No total são 150 quilómetros e as obras preparatórias já começaram há uma semana", disse Davide Danelli, gestor de projetos de infraestruturas na representação da União Europeia, em Bissau.

O projeto, com um orçamento de 7,3 milhões de euros, está inserido no programa de desenvolvimento rural integrado (UE-ACTIVA), que inclui uma série de ações para valorizar a agricultura no país.

Segundo Davide Danelli, as obras hoje iniciadas vão abranger quatro pistas rurais nas regiões de Quinara e Tombali, no sul.

Em março, explicou, vão arrancar as obras de recuperação das estradas entre Batambali, Empada e Madina de Baixo e a de Guileje, Bedanda e Cobumba.

Em novembro, com o final da época das chuvas, vão ser recuperadas as estradas entre Enxude, Nova Sintra e São João e a estrada desde o cruzamento L33, Jemberem e Cabedu.

"Estas pistas não são reabilitadas há mais de 10 anos", afirmou Davide Danelli, salientando que têm principalmente uma componente de apoio à comercialização dos produtos, mas também de apoio social.

A mão-de-obra para a realização do projeto foi contratada localmente, o que vai permitir gerar empregos e fornecer recursos económicos à população rural, refere, em comunicado, a representação da União Europeia.

MSE // VM

Lusa/Fim

Pessoas que bebem cerveja e café regularmente têm mais chances de passarem dos 90 anos de idade, apontou estudo.


Fatos Desconhecidos

Saif, filho de Gaddafi para concorrer ao presidente da Líbia


Saif Islam al-Gaddafi confirmou rumores de que ele retornará à política anunciando sua candidatura à presidência da Líbia, prometendo reformas de grande alcance "no interesse do povo líbio".

O filho do depole da Líbia, Muammar Gaddafi, anunciou que irá candidatar-se a presidente no final deste ano. Saif al-Islam al-Gaddafi  fez o anúncio através de seu advogado em Tunis na segunda-feira, de acordo com  al-Araby al-Jadeed . 

Gaddafi Jr.  será candidato à Frente Popular para a Libertação da Líbia, um partido político formado em dezembro de 2016 prometeu unir ativistas da Líbia para "libertar o país do controle de organizações terroristas".Saif é procurado pelo Tribunal Penal Internacional (ICC) após a brutal repressão de Gaddafi na sequência de protestos anti-governamentais populares em 2011. 

Uma revolta armada levou ao derrube do regime, com Saif e seu pai fugindo para o sul. Muammar Gaddafi foi capturado por combatentes anti-governamentais e brutalmente morto. 

Saif foi detido por uma milícia líbia, mas teria sido libertado seis anos depois. Fontes, que pediram anonimidade, disseram  que desde então Saif vive em Zintan, no noroeste da Líbia. 

Ele regularmente conhece os apoiantes e os membros do partido em segredo em uma de suas propriedades nos arredores da cidade. 

Gaddafi também possui uma extensa rede de contatos em países influentes, afirma a fonte.O diretor do programa de reforma política de Saif al-Islam, Ayman Boras, afirmou durante uma conferência de imprensa em Túnis que, apesar do passado sangrento de Saif, suas reformas planejadas irão atrair muitos líbios. 

Ele disse que  está bem ciente das dificuldades enfrentadas pela Líbia, mas confia em que as pessoas irão prestar seu apoio à campanha de Saif.Boras disse a  Al-Araby al-Jadeed que Saif está "sob a proteção dos líbios" e anunciará detalhes sobre sua campanha eleitoral em breve. 

Ele assegurou que Gaddafi junior não é um "militar" e, ao contrário de seu pai, rejeita o uso da violência na política com uma visão "moderna" e "aberta" para o futuro da Líbia. 

O ativista de direitos humanos Khaled Guel disse a  Al-Araby al-Jadeed que, apesar de ser procurado pelo TPI, o governo oriental em Tobruk - que tem conexões com alguns elementos do antigo regime -  concede amnistia Saif ."A situação humanitária está se deteriorando e o caminho a seguir não está claro.

Ele acrescentou que a única maneira pela qual a Líbia pode superar o impasse atual é superar as divisões políticas. 

O paradeiro de Saif al-Islam tem sido incerto desde que ele foi libertado por milicianos que o mantiveram refém por seis anos até julho de 2016.   

Saif al-Islam chegou à proeminência na política líbia alguns 16 anos atrás. Ele foi visto inicialmente como um reformador e falou sobre a modernização do país e a abertura da economia controlada pelo Estado. Até certo ponto, ele também destacou algumas das graves violações dos direitos humanos perpetradas pelo regime de seu pai, e logo foi apontado como o herdeiro em espera.

Isso mudou quando ele tomou o lado de seu pai após o início da revolução de 2011. Ele logo perdeu qualquer apoio popular que ele teve quando uma brutal repressão foi lançada sobre as pessoas pelo regime.

parstoday.com/pt

Sarkozy detido por suspeitas relacionadas com a campanha de 2007

Nicolas Sarkozy foi detido esta manhã para interrogatório na Polícia Judiciária. Em causa estão as suspeita em torno da campanha eleitoral de 2007, revela a imprensa francesa.


O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi detido esta terça-feira, 20 de Março, para ser interrogado pela Polícia Judiciária no âmbito de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha eleitoral em 2007.

A notícia está a ser avançada pela imprensa internacional.

O Le Monde adianta que Sarkozy está actualmente nas instalações da polícia judiciária de Nanterre sob suspeita de financiamento ilícito da campanha eleitoral de 2007, ano em que venceu as eleições para a Presidência de França contra a socialista Ségolène Royal.

As suspeitas deste caso são já antigas. O presidente gaulês chegou também a ser detido, em 2014, e acusado de corrupção activa no seguimento de escutas telefónicas que davam conta de ligações a altos quadros da justiça e polícia francesas. Em causa estaria também o financiamento ilegal à campanha presidencial de Sarkozy em 2007, mas devido ao apoio financeiro garantido pelo regime líbio de Muammar Khadafi.

Já não é a primeira vez que Sarkozy se vê envolvido em suspeitas de financiamento ilegal. Ainda em 2017 foi ouvido em tribunal devido a suspeitas de financiamento ilegal da campanha eleitoral de 2012, altura em que o responsável tentou a re-eleição.

jornaldenegocios.pt

Estas são as 12 nações em que as mulheres são pior tratadas do que animais

Apesar da aparente simplicidade e clareza do nosso mundo, ele continua a ser tão diverso e contraditório que, às vezes, deveria duvidar da veracidade da sua própria percepção: algumas coisas ainda são bastante surpreendentes, e até mesmo francamente assustadoras.

Sinceramente, ficamos surpreendidos que, numa época em que as novas tecnologias e a exploração espacial continuam a evoluir, ainda se mantenham no nosso mundo algumas tradições tão bárbaras.

Estamos a falar de países em que as mulheres não têm quaisquer direitos, países em que estão expostas a violência diária, em alguns casos, correndo mesmo risco de vida, diariamente. Aqui está uma lista de países em que as mulheres – arriscamos a afirmação – não são consideradas pessoas.

1. Afeganistão


A esperança média de vida para as mulheres afegãs é baixa, aproximadamente 45 anos, milhões de viúvas mendigam para sobreviver. A pobreza, os conflitos armados, o casamento precoce e violência por parte de seus maridos e famílias é uma realidade infeliz e triste pela qual estas mulheres passam. Este país tem uma das mais altas taxas de mortalidade durante o parto. Mas há não muito tempo atrás, o Afeganistão era um Estado laico …


2. República Democrática do Congo


“Democrática” é uma palavra forte, as mulheres deste país não podem assinar qualquer documento legal sem a permissão de seu marido, mas os deveres, esses têm de sobra. Por causa das constantes guerras, as mulheres congolesas facilmente podem ser encontradas na linha de frente, muitas delas acabam por sucumbir. O HIV cresce a um ritmo galopante, muitas das vezes ficam sozinhas com os seus filhos e sem qualquer ajuda.


3. Nepal


Neste país ocorrem casamentos precoces, já que é aceite pelas comunidades locais que os pais vendam as suas filhas no momento em que elas atingem a idade adulta. Sem escolha, elas são obrigadas a aceitar para se protegerem e ao mesmo tempo protegerem as suas casas. Na maior parte dos casos de casamento precoce a mulher morre durante o trabalho de parto. 


4. Mali


Este pobre país é famoso pelos seus rituais sangrentos: meninas são submetidas a mutilação genital através de procedimentos dolorosos. As mulheres locais casam cedo, e não por vontade própria. Como consequência disso muitas delas acabam por falecer durante o parto. 

5. Paquistão



Neste país, as mulheres têm uma vida muito difícil por causa de costumes que são verdadeiramente perigosos para elas. Uma menina paquistanesa pode facilmente ser agredida com ácido no rosto se for acusada de alguma situação pelo noivo, pelo pai ou pelo próprio irmão. Se forem acusadas de adultério podem inclusive ser apedrejadas até à morte, provar a sua inocência é uma situação praticamente impossível de acontecer, uma vez que, quando são acusadas, praticamente todos se viram contra elas.

6. Índia



Na Índia, os meninos são valorizados, mas as meninas são discriminadas desde o nascimento: muitas delas não chegam sequer a sobreviver até à idade da adolescência.Na Índia não é raro as meninas serem sequestradas a fim de serem obrigadas a prostituírem-se. Quase 3 milhões de mulheres indianas são prostitutas, quase metade delas crianças. 

7. Somália



Na Somália, as violações (estupro) são muito frequentes e a gravidez é um autêntico inferno para as mulheres, uma vez que os hospitais têm condições miseráveis para as receberem: é proibido auxiliar as mulheres durante o parto. As mulheres são abusadas frequentemente pelos próprios maridos sem que existam quaisquer leis para as proteger. 

8. Iraque



Estamos perante mais um país em que as meninas são raptadas ou violadas. O país mergulhou num sectarismo infinito e mais uma vez, este é um país em que não há leis que protejam as mulheres. No ano de 2014 aconteceu uma situação horrível: 150 mulheres que se recusaram a prestar serviços sexuais aos soldados foram brutalmente assassinadas. 

9. Chad



Neste país, a vida de uma mulher é totalmente dependente do seu marido, a quem ela pertence, e as meninas casam-se entre os 11-12 anos. São vítimas de abusos constantes e pouco ou nada podem fazer quanto a isso. 

10. Iémen



Aqui, as mulheres não podem estudar. A razão é simples – não têm tempo! Neste país elas casam-se com idades a partir os sete anos, e em seguida, são privadas de todos os direitos. Já agora, podemos informar que, no Iémen as autoridades estão tentar resolver este problema, mas até agora com pouco sucesso alcançado. 


11. Arábia Saudita



Apesar de a Arábia Saudita ser um país rico e promissor para as mulheres, há muitas restrições. Este é o único lugar no mundo onde as mulheres não têm permissão para dirigir/conduzir um carro. E as mulheres não podem sair de casa se não forem acompanhadas pelo seu marido ou por um parente, não podem usar transportes públicos ou sequer falar com outros homens. Elas são obrigadas a usar roupas que cubram completamente o rosto e corpo. 

12. Guatemala




Outro país nesta lista, onde as mulheres têm muito a temer por suas vidas. Os crimes contra as mulheres são muito habituais neste país, e ninguém sequer investiga os crimes. Elas são muitas vezes abusadas e espancadas até à morte e, mais uma vez, este é um país e que as leis pouco ou nada protege as suas mulheres.

Se você repudia tais situações nestas nações como em toda parte do mundo contra a MULHER, COMPARTILHEM PARA QUE TODOS VEJAM 
ESTA MONSTRUOSIDADE!! 
Não devemos se calar DENUNCIE.
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER BASTA!!! .

Fonte: Cochi Bispo/justicadesaia.com.br

PROCURADOR-GERAL DA REPUBLICA PEDE AUDITORIA ÀS CONTAS DO PODER JUDICIAL


O Procurador-geral da República da Guiné-Bissau, instou esta segunda-feira (19.03) ao Tribunal de Contas para fazer auditorias às contas do poder judicial do país.

“O ministério público queria encorajar a vossa instituição que audita também as contas do poder judicial. Nós não podemos estar exigir as pessoas de transparência e honestidade sem que a nossa casa seja limpa, porque somos primeiro a mostrar isenção e mostrar uma gestão criteriosa do fundo de Estado a nossa disposição”, afirmou Bacari Biai.

O apelo foi dado à margem da entrega do relatório finais das auditorias às empresas e instituições públicas pelo Tribunal de Contas ao Ministério Publico, na qual Biai afirma que se a gestão do poder judicial não for transparente, a instituição não tem condições para exigir ninguém.

Na ocasião, o Procurador-geral da República, prometeu fazer uma análise saturada e detalhada aos relatórios financeiros feitos pelo Tribunal de Contas as empresas ou instituições públicas da Guiné-Bissau.

Na sua breve intervenção, Biai, garante que qualquer instituição pública da Guiné-Bissau que ressaltar a prática de indício de crime, os supostos atores serão traduzidos a justiça.

“Vamos garantir aqui na presença do presidente do tribunal de contas que se ressaltar um indício de prática de crime nestes relatórios que são da competência do ministério publico, podem ficar a vontade que os supostos atores serão traduzidos a justiça, isto é a missão da instituição”, rematou Biai.

Biai, realçou o trabalho que esta ser feita pelo Tribunal de Contas nas auditorias e promete levar ao julgamento os presumidos implicados na dilapidação do dinheiro público.

Na sua explanação, o Presidente do Tribunal de Contas, Dionísio Kaby, mostrou-se convicto e confiante do que os procedimentos normais ligados ao relatório serão levados ao cabo, com vista a moralização na administração pública do país.

As empresas auditadas são: Empresa da Água Electricidade da Guiné-Bissau (EAGB), Autoridade Reguladora Nacional (ARN), Administração dos Portos (APGB), Fundo de Conservação Rodoviária, Instituto Nacional de Segurança Social, Guinetel e Guiné-Telecom.

Para além da entrega dos dossiês das empresas ou instituições auditadas, o Tribunal de Contas, procedeu o lançamento oficial as 9 escolas públicas da capital Bissau entre as quais Tchico Té, 17 de Fevereiro e Escola Nacional de Saúde.

Segundo apurou a redacção da Rádio Jovem, logo depois do lançamento a equipa dos técnicos do Tribunal de Contas deslocou as respectivas escolas para o início dos trabalhos com vista a apurar a forma de funcionamento e gestão dos recursos eventualmente fornecidos ou angariados.

Por: Alison Cabral
radiojovem.info

Cancelada reunião na Presidência guineense para tentar ultrapassar impasse político

A reunião na Presidência da Guiné-Bissau para tentar ultrapassar o impasse na formação do Governo do país, prevista para terça-feira, foi cancelada, confirmou hoje à agência Lusa fonte da presidência.

Segundo a fonte, a reunião foi cancelada e "muito provavelmente poderá acontecer no decorrer desta semana".

Na passada quarta-feira, a pedido da sociedade civil, o Presidente guineense, José Mário Vaz, reuniu-se com representantes da sociedade civil, entidades religiosas, Partido da Renovação Social (PRS), grupo dos deputados dissidentes do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), comunidade internacional e grupo das mulheres facilitadoras do diálogo para tentar encontrar um acordo para o impasse político que o país atravessa, mas sem resultados.

O encontro ficou marcado pela ausência do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), vencedor das legislativas de 2014, do Partido da Convergência Democrática (PCD), União para a Mudança (UM) e Partido da Nova Democracia, todos partidos com representação parlamentar e signatários do Acordo de Conacri.

No final da reunião, Braima Camará, do grupo dos deputados dissidentes do PAIGC, anunciou um novo encontro para terça-feira.

A crise política na Guiné-Bissau continua num impasse e no final de janeiro o Presidente guineense nomeou um novo primeiro-ministro para o país.

Artur Silva é o sexto primeiro-ministro nomeado pelo Presidente desde as eleições legislativas de 2014, ganhas pelo PAIGC, mas a composição do seu Governo continua sem ser anunciada mais de 40 dias depois de ter tomado posse.

Empossado a 31 de janeiro, Artur Silva prometeu então, "para breve", um Governo integrado por todos os signatários do Acordo de Conacri, patrocinado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para acabar com a crise política na Guiné-Bissau.

Na sequência da nomeação de Artur Silva, a CEDEAO impôs sanções a 19 individualidades guineenses, incluindo o Procurador-Geral da República, vários ministros do Governo demissionário e ao filho do chefe de Estado.

Em causa está a aplicação e cumprimento do Acordo de Conacri.

O Acordo de Conacri foi rubricado em outubro de 2016 pelos cinco partidos com assento parlamentar, o líder do parlamento e o grupo dos 15 deputados expulsos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

O país deverá realizar eleições legislativas ainda este ano. O chefe de Estado guineense já ouviu os partidos políticos sobre a data para a realização das eleições, mas ainda não anunciou a data da sua realização.

RTP