sexta-feira, 10 de junho de 2022

GUINÉ-BISSAU - NOTA INFORMATIVA № 00352 DE 09 DE JUNHO DE 2022: DECRETO PRESIDENCIAL № 26/2022

  • NOTA INFORMATIVA  00353 DE 09 DE JUNHO DE 2022: DECRETO PRESIDENCIAL № 27/2022👇



Leia Também:

O General Úmaro Sissoco Embaló, Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas empossou esta manhã o novo Executivo Guineense, numa cerimónia que decorreu no Palácio da República.

No seu pequeno improviso, o Chefe de Estado colocou tónica em quatro questões que considera como fundamentais.
 
Primeiro que o Governo deve concentrar a sua atenção e determinação numa boa gestão da coisa pública e de trabalhar no sentido de organizar as próximas eleições legislativas de acordo com o calendário estabelecido;

Segundo deve o Executivo pautar a sua acção na transparência e rigor e só proceder a mudanças quando flas forem absolutamente necessárias em termos de pessoal nas diferentes direcções;

Terceiro e neste capítulo chamou a atenção da PGR e Tribunal de Contas, para a urgente necessidade de auditar com rigor e transparência todas as Instituições do Estado começando pela Presidência da República, acentuando que a luta contra a corrupção deve ser seriamente assumida, não com carácter persecutório, mas sim com justiça;

Na sua quarta prioridade chamou a atenção do Ministério do Interior para a urgente necessidade de tomar medidas adequadas de modo a proteger as populações alvos de roubos dos seus haveres. Outrossim, defendeu a urgência de se acabar com as violações dos direitos humanos exigindo uma conjugação de esforços entre a Guara Nacional e a Polícia Judiciária e a consequente tradução em justiça dos culpados. Neste capitulo chamou à responsabilidade do Presidente do STJ para o rapido preenchimento de todos os Tribunais, salientando que isso não era da competência do Presidente da República mas sim do Tribunal Superior.

 

São exonerados os membros do governo sob proposta do PM..
Fernando dias.
Mário Siano fambe.
Tcherno Djalo.👇


 
JORNAL ODEMOCRATA  11/06/2022

O Porta-voz do Partido da Renovação Social (PRS), Raimundo Agostinho Ialá, afirmou esta sexta-feira, 10 de junho de 2022, que o partido vai integrar o governo para preencher o vazio deixado pelos três dirigentes do PRS exonerados ontem, na sequência da sua falta de comparência na cerimônia de tomada de posse do novo executivo de iniciativa presidencial.

O porta-voz do PRS disse que os dirigentes dos renovadores só não tomaram posse por “ lapso” de comunicação entre o partido e a Presidência da República.

Raimundo Ialá falava à imprensa após a reunião da Comissão Política realizada na sede histórica do partido, em “Kundoc”,  Bairro de Míssira.

Confirmou que o chefe de Estado endereçou um “convite formal”  ao partido, que o respondeu positivamente.

“O PRS sempre acompanhou o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló”, disse, para de seguida informar que na última reunião da comissão política, o partido reiterou a sua posição de continuar no governo.

“Na reunião de hoje, o partido confirmou a mesma posição e congratula-se por os seus elementos terem tomado posse hoje e em relação aos que não tomaram, devido a um lapso de comunicação, o partido vai envidar esforços para colmatar essa vacatura”, assegurou.

Questionado sobre como o partido vai ultrapassar essa situação respondeu que na política sempre há “alternativas e saídas” para cada caso e que soluções podem ser encontradas, através de contatos que a direção superior irá promover, em breve.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A


PRS afirma que a ausência dos seus três dirigentes na cerimónia de posse dos membros do Governo da Iniciativa Presidencial foi uma falha de comunicação e, promete entabular contactos para superar a situação_ COMISSAO POLÍTICA NACIONAL_👇

@Radio Bantaba  Jun 11, 2022