segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

FALTA DE JUSTIÇA SOCIAL NA GUINÉ-BISSAU PROVOCADA POR "PARTIDARIZAÇÃO" DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A directora da Comissão da Voz de Paz – Iniciativa para a Conciliação da Paz na Guiné-Bissau, Filomena Mascarenhas, afirma que a partidarização da administração é o grande factor da injustiça social.

Filomena Mascarenhas que falava, esta segunda-feira (20/02/2017), numa entrevista exclusiva á Rádio Sol Mansi (RSM) no âmbito da comemoração do dia mundial para justiça social, sustenta ainda que na partidarização de a administração pública é onde se governa só pelos militantes empregados e promovidos sem mérito.

“Quando é assim não podes governar para todos pois a e a política salarial faz parte da reforma que deve ser feita”, alerta.

Na mesma entrevista á RSM, a directora da voz de paz denuncia que existem directores das empresas públicas que os seus rendimentos mensais podem pagar muitos ministros e existem certas categorias da profissão que são mais privilegiadas do que outra, “por exemplo no sector da justiça”.

Segundo Filomena, isso demonstra a desgovernação e outros aspectos que não são política salarial mas sim careira porque “enquanto nas forças armadas para chegar ao topo da carreira é necessário atingir trinta anos, no sector da justiça é apenas doze anos.

“Eles (da área da justiça) fazem leis em seus benefícios”, critica.

De acordo com ela, apesar de estarmos a viver numa desconfiança latente por questão politica “que não deixa ninguém tranquilo e tem a influência na nossa vida, a paz social depende de cada um de nós na forma como podemos contribuir de maneira positiva e tudo isso pode existir com exercício da cidadania responsável”. 

O dia mundial para justiça social serve para chamar atenção das pessoas numa acção conjunta sobre os direitos humanos. Neste dia os especialistas da ONU sobre direitos humanos pedem acção internacional para marcar o dia.

Segundo a declaração Universal dos direitos humanos todo o ser humano tem o direito a um padrão de vida que assegure serviços de saúde adequados e bem-estar.

Isso inclui acesso a comida, roupas, moradia e serviço sociais.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Siga

Radiosolmansi

GOVERNO TOMORENSE DOA DUAS AMBULÂNCIAS AO MINISTÉRIO DE SAÚDE

O governo timorense, através da Agência de Cooperação entregou hoje (20 Fevereiro) duas (2) ambulâncias ao ministério da Saúde Pública guineense.

As referidas ambulâncias serão afectadas às estruturas de Saúde com enormes dificuldades de evacuação dos pacientes sobretudo, em situação de emergência.

Após a entrega, o ministro da Saúde Pública, Carlitos Barai, não escondeu a satisfação pelo apoio que o governo de Timor-Leste tem vindo a dar ao ministério, afirmando que “eu queria deixar aqui expresso o nosso profundo agradecimento por este gesto, são gestos que de factos chegam da parte de quem nos tem no coração e temos testemunhados gestos que o Timor-Leste tem feito para nosso país nos últimos tempos”, frisou.

Entretanto, o representante da Agência de Cooperação de Timor-Leste, Libório Pereira, disse esperar que com esta doação «vão contribuir na melhoria de condições de evacuação dos doentes aos centros mais qualificado e salvar a vida da população», diz.

Segundo o director executivo da Agencia de Cooperação de Timor-Leste a doação de duas ambulâncias deve-se ao engajamento assumido pelo seu país durante a mesa redonda de Bruxelas através do projecto “Terra Ranka”.

Por: Nautaran Marcos Có/ Marcelino Yambi
Radiosolmansi

Defesa de consumidores/ “A População da Guiné-Bissau deve apoiar ACOBES”, diz Presidente de ADECO/Cabo Verde

(ANG) – O Presidente da Associação para a Dedesa dos Consumidores de Cabo Verde (ADECO) defende a contribuição financeira dos guineenses e estrangeiros residentes no país, para que a Associação de Consumidores dos Bens e Serviços da Guiné-Bissau (ACOBES) possa cumprir a sua missão.

Antonio da Silva fez esta consideração numa palestra sob o tema:”O Direito e a Organização Internacionais que Defendem os Consumidores”. Fundamenta que, com essa contribuição a ACOBES será independente do Estado e mais activo na defesa dos direitos dos consumidores. 

Contudo, o Presidente da ADECO/Cabo Verde afirma que o Estado também deve criar um fundo para o apoio à esta entidade privada de utilidade pública, em prol da saúde e bem estar dos cidadãos e das pessoas residentes na Guiné-Bissau. 

Por outro lado, António Silva aconselha a ACOBES a filiar-se na Organização Internacional de Defesa dos Consumidores, dada as suas “grandes” vantagens, nomeadamente, na componente de formação. 

Por sua vez, O Presidente da Associação da Defesa dos Consumidores de Bens e Serviços da Guiné-Bissau , Fodé Sanhá, lamenta as “dificuldfades financeiras” com que se depara a ACOBES. 

Facto que, segundo as suas palavras, limita a actuação desta entidade na defesa dos direitos dos consumidores no país. 

A título de exemplo, refere que a Associação para a Defesa dos Consumidores de Cabo Verde recebe 10 mil Euros, por ano, do governo daquele país, o que, até agora não acontece na Guiné- Bissau. 

As Repúblicas da Guiné-Bissau e de Cabo Verde são membros da Organização Lusófona da Defesa dos Direitos dos Consumidores. 

O Presidente do Conselho Directivo da Associação para a Defesa dos Consumidores de Cabo Verde (ADECO) esteve em Bissau, onde tomou parte na Coferência dos Países da Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste sobre o “Controlo Financeiro”. 

ANG/QC/SG

Ilhas Bijagós à mercê de traficantes de drogas


Aviso foi feito pelo director do Gabinete Central Nacional da Interpol na Guiné-Bissau

O director do Gabinete Central Nacional da Interpol na Guiné-Bissau alerta queosnarcotraficantes podem apoderar-se de uma das ilhas de arquipélagos da região de Bolama/Bijagós, no suldo país

Martinho Camará adianta que, até a data presente, a Guiné-Bissau é qualificada, apenas, como um país de trânsito e não de produção ou consumo, mas, com o tempo, o país pode vir a ser um mercado propício para o consumo.

A questão da segurança e a ausência da autoridade do Estado nas cerca de 90 ilhas que compõem o arquipélago dos Bijagós, muita das quais desabitadas, deixam a região vulnerável à actuação das redes de narcotraficantes que operam na Guiné-Bissau, enquanto um dos países de transito na áfrica Ocidental, de acordo com relatórios internacionais

É um perigo para a Guiné-Bissau e o mundo. Aliás, neste momento, a Guiné-Bissau não passa de um país de transito, mas pode vir a representar um espaço para consumo, sobretudo de droga tipo crack”, advertiu o director do Gabinete Central Nacional da Interpol na Guiné Bissau em entrevista a uma rádio local.

Martinho Camará revela que um dos indícios de movimentos suspeitos dos narcotraficantes “é a abundância de viaturas topo de gama nas estradas da capital guineense”.

Bissau foi palco recentemente de um encontro sobre a rota da cocaína em que participaram representantes de Cabo Verde, Senegal, Nigéria, Gana, Peru, Bolívia e Colômbia.

A entrevista de Camará acontece numa altura em que se multiplicam informações sobre o fluxo de aterragens suspeitas de avionetas no arquipélago dos bijagós.

Lassana Casamá
VOA

PAIGC - COMUNICADO

PARTIDO AFRICANO PARA A INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ E CABO-VERDE
SECRETARIADO NACIONAL

Comunicado de Imprensa

O PAIGC desenvolveu uma intensa campanha diplomática junto às principais instâncias regionais, continental e internacional no sentido de os informar e alertar para as manobras do Senhor Presidente da República de não aplicar os Acordos de Bissau e de Conakry conforme discutido e acordado consensualmente entre todos os participantes presentes na capital da República irmã da Guiné sob a mediação sábia e inteligente do Professor Alpha Condé, Presidente da República da Guiné e Mediador para a crise política guineense designado pela CEDEAO.

O PAIGC acolheu com profunda satisfação as conclusões saídas das reuniões do Conselho de Paz e Segurança da União Africana que teve lugar em Addis Abeba, do Conselho de Segurança ocorrida na Sede das Nações Unidas em Nova York, e pelas várias declarações de muitos responsáveis de organismos da Comunidade Internacional, particularmente as do Presidente da Comissão da CEDEAO em visita de trabalho a Cabo Verde.

O PAIGC registou igualmente com bastante atenção o facto de todas estas instâncias ao nível continental e internacional darem razão ao posicionamento assumido pelo nosso Partido ao longo de todo este processo, na medida em que as conclusões vão na linha de posicionamento desde à primeira hora assumido pelo PAIGC e a sua Direção Nacional, sendo as mesmas bastante claras e não deixando nenhum espaço para outras manobras dilatórias, pois regista-se uma convergência de todas estas instâncias internacionais no sentido de que a crise política que afeta a Guiné-Bissau só poderá ser ultrapassada com a implementação integral do Acordo de Conakry.

Mesmo com esta constatação objetiva de toda a Comunidade Internacional o Senhor Presidente da República dá sinais de querer continuar a desafiar tudo e todos, numa deriva perigosa que pode conduzir o nosso país a uma situação que pode voltar a comprometer a paz e a estabilidade, apesar de devida e atempadamente alertado de que a única via para uma solução política deste impasse e paralisia a que o Senhor Presidente da República sujeitou a Guiné-Bissau é o da aplicação sem reservas ou subterfúgios do Acordo de Conakry.

Assim sendo, o PAIGC exige a imediata demissão do atual Governo e a nomeação sem demoras do camarada Augusto Olivais, nome consensual retido dentre as propostas levadas à capital da irmã Guiné Conakry pelo Presidente da República, e que abriria espaço para a aplicação dos restantes pontos acordados no âmbito do Acordo de Conakry.

O PAIGC reserva-se ao direito de imputar todas as responsabilidades ao Senhor José Mário Vaz caso não aplique de imediato as disposições insertas no Acordo de Conakry, pelo que também poderá o nosso Partido considerar que a obstinada recusa do Presidente da República têm outros objetivos e contornos que podem indiciar a sua tentativa, que o PAIGC considera vã e descabida de êxito, nomeadamente o de tentar apagar a grave sujeira e o envolvimento em casos escabrosos, tais como, o fundo angolano, cujo processo já foi instruído e aguarda somente que deixe o cargo de Presidente da República, o FUNPI, o PARAP, as graves e inaceitáveis dívidas ao fisco, o desvio do fosfato e da madeira, entre outras gravíssimas situações, como o de continuar a acaparar-se do erário público em benefício próprio, sem passar pela contabilidade pública.

Para o PAIGC e para uma esmagadora maioria de guineenses a dita “mão na lama” inventada pelo Senhor José Mário Vaz, já não convence ninguém e hoje mais do que nunca ela se transformou em “mão na massa”, pois basta recordarmos o folhetim criado com o dito apoio aos “Djurtus” que afinal veio a redundar numa cabala para privatizar e domesticar fundos públicos de que os processos de queixa contra o atual Presidente da República se encontram já no Ministério Público.

De igual modo, para o PAIGC as ameaças de mandar prender, bater e matar de que o Senhor José Mário Vaz se vangloriou publicamente e de forma leviana e ignorante, já não conseguem o objetivo por ele visado na sua louca tentativa de implantar a ditadura na Guiné-Bissau, pois este já não só está derrotada como moribunda pela força de uma liberdade conquistada pelos Combatentes da Liberdade do Povo e cimentada de forma sustentável ao longos destas quatro décadas de independência pelo nosso povo, em prol da consolidação da nossa democracia.

O PAIGC alerta os seus militantes e simpatizantes e ao povo guineense para com as manobras que o Senhor José Mário Vaz e os seus lacaios estão congeminando para a escolha de um novo Primeiro-Ministro dentre os seus lacaios em virtude das decisões assumidas pelas mais altas instâncias continental e internacional e agravadas ainda pela incapacidade governava do atual Governo de iniciativa presidencial.

Para o PAIGC torna-se claro a estratégia do senhor José Mário Vaz com a nomeação de mais um Governo como sendo mais uma manobra dilatória e destinada a ganhar tempo para assim tirar mais proveitos e benefícios com os sessenta dias de tolerância, quando o país está a cerca de um ano das próximas eleições legislativas.

O PAIGC e a sua Direção Nacional e muito em particular o seu Presidente e Vice-Presidente, camaradas Domingos Simões Pereira e Carlos Correia querem publicamente expressar a sua gratidão e respeito ao Senhor Presidente da República da Guiné e Mediador para a Crise Política Guineense, Professor Alpha Condé, não só pelo seu papel e posicionamento, uma vez mais comprovado com a solução política encontrada para a Gâmbia, como pela sua inequívoca demonstração de que deu provas na condução deste processo que levou ao Acordo de Conakry, facto que veio uma vez mais elevar e consolidar o seu estatuto de grande estratego político e genuíno conhecedor dos problemas internacionais e muito em particular, africanos, reconhecido e consagrado pelas mais importantes instâncias regional, continental e internacional.

Bissau, 20 de fevereiro de 2017

O PAIGC

Fonte: Ditaduraeconsenso

SANDJI FATI ANUNCIA REABERTURA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA AMÍLCAR CABRAL EM 2017

O Ministro da Educação, do Ensino Superior e da Investigação Científica, Sandji Fati, anunciou esta segunda-feira, 20 de fevereiro 2017, que o processo da reabertura da Universidade Amílcar Cabral está em curso. Fati revelou que o chefe do governo deu orientações ao ministro da Economia e Finanças para desbloquear 38 milhões de francos CFA [cerca de 58 mil euros], montante alegado pela reitoria para reabertura da universidade pública ainda no presente ano letivo.

O titular do pelouro da educação falava ao jornal O Democrata no ato da abertura da segunda reunião do ano do “Grupo Local da Educação”, composto por vários parceiros da Guiné-Bissau, nacionais e internacionais que apoiam o setor educativo.

“Nesta reunião vamos fazer a restituição daquilo que foi o primeiro encontro, e continuaremos com a discussão sobre padrões de qualidade do sistema educativo e saber qual seria o perfil de um diretor da escola ou instituição do ensino. Também vamos analisar o plano setorial trienal”, contou o governante.

Representante do programa das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no país, Cristine Jaulmes, informou na sua intervenção que a última vaga do financiamento de Projeto Multissetorial Integrado (PMI), permitiu o país conduzir as reformas do currículo escolar no sentido de pôr a criança no centro de atenção de aprendizagem, como também formar os professores, melhorar a capacidade de gestão de diferentes departamentos do ministério da educação e fornecer manuais escolares a mais de 300 mil crianças em todo país.

Não obstante os progressos registados na efetivação do projeto PMI, Cristine Jaulmes assegurou que o país continua a enfrentar enormes dificuldades no que diz respeito à qualidade do ensino, a falta de oportunidade para as crianças que se encontram fora do sistema educativo guineense.

Para o Coordenador da Rede da Campanha de Educação para Todos, Vençã Mendes, a educação guineense está na fase embrionária em termos da construção, pelo que, no seu entender, é preciso o engajamento de todos a fim de registar performance no setor da educação, que poderá competir com outros países.

Por: Aguinaldo Ampa
OdemocrataGB

Quando os interesses da nação falam mais alto; todas as barreiras e divergências são ultrapassadas.

O primeiro ministro General UMARO SISSOKO recebeu esta manhã o líder do partido APU Nuno Gomes Nabiam.


 Num ambiente lindo e harmonioso e tudo na base de respeito pelo povo guineense. 



Uma verdadeira demonstração de democracia. Parabéns SISSOKO porque o diálogo e o entendimento acima de tudo. Ambos estão de parabéns. 


Dokainternacional

UNIVERSIDADE AMÍLCAR CABRAL FECHADA POR 38 MILHÔES DE FRANCOS CFA O MINISTRO GARANTE EM BREVE A SUA REABERTURA

Com o obejectivo de trabalhar em conjunto para o progresso do ensino aprendizagem na Guiné-Bissau, os dirigentes do ministério da Educação Nacional e os parceiros de desenvolvimento, com destaque a UNICEF acertam passos.

No encontro tifo nesta segunda-feira em Bissau, A representante da Unicef para a Guiné-Bissau, Christine Jaulnes anunciou que “a Guiné-Bissau é candidato no processo de fase seguinte do Fundo do Programa Mundial da Educação denominado PME”. 

Apesar de enormes dificuldades no sector, Christine frisou ainda que, a sua organização vai continuar a apoiar o sistema do ensino guineense.
No final do encontro que vai se continuar a realizar regularmente nas últimas terças-feiras de cada mês, Sandji Fati, titular da pasta da Educação realçou a importância do grupo, garantindo que, os perfis dos diretores das escolas e inspetores serão alvo de análises, por forma a melhorar a qualidade do ensino.

Quanto a alegada reabertura da “Universidade Amílcar Cabral”, se encontra fechada a mais de quatro anos, o governante garante que o processo está em curso, resta apenas trinta e oito milhões de francos cfa para a sua reabertura.

Notabanca

A droga novamente em questão na Guiné-Bissau Por RFI

Arquipélago dos Bijagós, Guiné Bissau
Várias instâncias nacionais e internacionais têm vindo a público denunciar o recrudescer do narcotráfico na Guiné-Bissau, tendo sido agora a vez do director da Interpol avisar sobre os perigos que pairam sobre o país, designadamente sobre as ilhas dos Bijagós.

De acordo com Martinho Camará, director da agência da Interpol na Guiné-Bissau, há sérios riscos de uma das ilhas dos Bijagós passar a ser controlada pelos narcotraficantes para a instalação de bases de retaguarda para acções criminosas, aproveitando-se da vulnerabilidade do país em termos de meios de controlo.

O director da agência da Interpol na Guiné-Bissau disse ainda que de há uns tempos a esta parte tem sido visível sobretudo em Bissau a presença de viaturas de alta cilindrada de origem duvidosa, sendo que algumas dessas viaturas foram roubadas noutros países. Daí que na óptica de Martinho Camará é necessário o reforço da cooperação entre as várias forças policiais nacionais e estrangeiras para enfrentar o tráfico de droga e a criminalidade organizada na Guiné-Bissau, um problema recorrentemente denunciado há vários anos em relatórios de diversas entidades, designadamente da ONU.

Mais explicações com Mussa Baldé
PT.RFI

Alho com limão, um milagre para a nossa saúde! Não gastes mais dinheiro em medicamentos!

Quando atingimos uma certa idade, a nossa saúde começa a ficar cada vez mais debilitada, e é normal começarmos a sofrer de problemas de saúde, como problemas cardiovasculares, e é recomendado seguir sempre tratamento médico para tratar esse tipo de patologia.



Por isso neste artigo vamos demonstrar-te como o alho e limão podem ajudar-te muito a teres uma saúde de ferro, pois são dois alimentos medicinais usados para muitas doenças graças a suas incríveis propriedades.

Benefícios
Se seguirmos este tratamento tal como o indicamos neste artigo poderemos obter os seguintes benefícios para a saúde:

•Elimina os depósitos de gorduras acumulados no corpo.

•Ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL).

•Diminui os triglicéridos no sangue.

•Ajuda a prevenir a formação de trombos.

•Diminui a pressão arterial.

•Melhora o funcionamento do fígado e potencia sua função depurativa.

•Melhora o funcionamento dos rins, portanto ajuda a combater a retenção de líquidos.

•Melhora os problemas de circulação.

•Melhora o sistema imunológico e nos ajuda a aumentar as defesas.

•Previne a aparição de tumores.

•É altamente antioxidante, o que renova e rejuvenesce as nossas células.

Para quem é recomendado?

É recomendado para a saúde em geral, para prevenir problemas de saúde ou simplesmente para limpar o nosso corpo uma vez ao ano. Porém destacamos especialmente os seus benefícios para combater as seguintes doenças:

•Sobrepeso
•Isquemia
•Sinusite
•Doenças pulmonares
•Dor de cabeça
•Trombose cerebral
•Artrite
•Artrose
•Reumatismo
•Gastrite
•Hemorroida
•Problemas oculares
•Problemas auditivos
•Arteriosclerose
•Anemia

O que precisamos?

Ingredientes:

•4 limões
•4 cabeças de alho
•3 litros de água fervida

Será melhor usarmos ingredientes orgânicos, principalmente o limão, pois podem conter ceras e pesticidas que seriam prejudiciais para fazer este remédio. A raspa dos cítricos é ainda mais benéfica do que a polpa.

Como preparar?

•Descascamos o alho e cortamos os dentes pela metade.

•Lavamos bem os limões e os cortamos em pedaços pequenos, sem tirar a casca.

•Acrescentamos a água morna, previamente fervida, e batemos (trituramos) tudo muito bem.

•Dividiremos esta mistura em três frascos de vidro, os quais terminaremos de encher com a água morna.

•Fecharemos bem e os guardaremos no frigorifico durante três dias.

•Depois desse tempo, coaremos o conteúdo dos três frascos e voltaremos a guardá-los no frigorifico.

Como consumi-lo?

•Nos primeiros dias tomaremos uma colher de sopa deste remédio meia hora antes de cada uma das três refeições do dia.

•Se o nosso corpo reagir bem, sem efeitos colaterais, aumentaremos para duas colheres de sopa deste remédio meia hora antes de cada uma das três refeições do dia.

•Gradualmente iremos aumentando as doses até chegar a um máximo de 50 ml deste remédio três vezes por dia, quer dizer, 150 ml por dia.

O tratamento dura 40 dias e podemos realizá-lo uma vez ao ano.

É importante destacar que em qualquer tratamento depurativo, os primeiros dias podemos notar que alguns sintomas pioram (mucosidade, dor de cabeça, etc). Isso costuma ser normal, já que o nosso organismo está a começar a movimentar-se e a eliminar toxinas.

Outros remédios similares para o colesterol

Tanto o alho como o limão são dois alimentos muito usados nas curas depurativas, além de fazer este tratamento que propomos também temos outras opções mais leves ou complementares para ingerir habitualmente estes alimentos.

Podemos consumir o limão de muitas formas ao longo do dia, para potenciar algum dos benefícios, como as suas ações alcalizante, laxante, depurativa ou para assimilar melhor os nutrientes dos alimentos.

O alho é a base da famosa e antiga cura tibetana do alho, cuja receita é parecida à anterior, porém marinada no álcool ao invés do limão e só pode ser feita a cada cinco anos seguindo rigorosamente as doses, como explicamos neste artigo.

Fonte: soutaoboa.com/alho-e-limao-para-limpar-as-arterias-e-baixar-o-colesterol
Muitofixe.pt

TECH DICA - Há uma forma de descobrir o número de telefone através do Messenger

Para saber o número, a pessoa em questão tem de o ter associado à sua conta na aplicação de mensagens.


Imagine. Enviou mensagem a um amigo no Messenger mas o assunto é demasiado urgente para esperar por uma resposta. Telefonar será mais eficaz mas, por acaso, não tem o número de telefone desse contacto. Tudo o que precisa saber está na aplicação de mensagens.

Para saber o número de telefone de um contacto do Messenger terá de abrir a aplicação e dirigir-se ao quarto ícone no menu de fundo. Uma vez que esteja a ver todos os seus contactos, certamente reparará que alguns terão o ícone de um telefone, um indicador que disponibilizaram a informação do seu número. Basta premir o ícone de três pontos num contacto para surgir uma janela onde ficará a saber o seu número.

Como nota o TechTudo, para esta informação estar disponível o utilizador tem de ter permitido a exibição desta informação. Enquanto nem todos o farão, é bom saber que tem um método alternativo de contacto em caso de necessidade

NAOM.

Sudão do Sul: Fome afeta mais de 100 mil pessoas

Várias zonas do país do nordeste africano foram declaradas pelo governo sul-sudanês em situação de fome. Cinco milhões de pessoas, metade da população, passam fome nas zonas afetadas.


O governo do Sudão do Sul e três agências das Nações Unidas (ONU) anunciaram esta segunda-feira que duas zonas do país estão em situação de fome. As mesmas fontes dizem que a calamidade resulta de uma guerra civil que se arrasta há mais de três anos, combinada com a crise económica que tem afetado aquele país.

Isaiah Chol Aruai, presidente do Escritório Nacional de Estatísticas do Sudão do Sul, disse à AFP que algumas zonas do estado Unidade, no norte do país, estão em situação de “fome ou risco de fome”. O número de afetados ultrapassa as 100.000 pessoas. A situação, porém, pode alastrar-se a outras zonas; diz o mesmo anúncio que neste momento há cerca de um milhão de sul-sudaneses em risco de fome.

“Os nossos piores medos tornaram-se realidade”, disse Serge Tissot, responsável da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), citado pela Al Jazeera. A guerra afetou um país fértil, levando os civis a sobreviver com “plantas que consigam encontrar ou peixe que consigam apanhar”, acrescenta Tissot.

À guerra junta-se uma crise económica. O valor da moeda do Sudão do Sul caiu 800% ao longo do ano passado, impedindo várias famílias de conseguir comprar comida. Em visita àquele país, setembro de 2016, a AFP reportou que o preço dos alimentos subira dez vezes no espaço de um ano. Todavia, apesar da guerra e da crise económica, o governo sul-sudanês tem bloqueado ou limitado a distribuição de ajuda alimentar para algumas zonas do país.

Há três meses, o governo do Sudão do Sul gastava quase 50% do orçamento em guerra

Em outubro, as Nações Unidas diziam que cerca de 60% da população sul-sudanesa enfrentava níveis de de fome descritas como “crise”, “emergência” ou “catastróficas”. Há três meses, o governo do Sudão do Sul gastava 44% do seu orçamento no esforço de guerra e segurança, em comparação com os 11% gastos em saúde, educação e assuntos humanitários.

Nesta altura, prevê-se que 5,5 milhões de pessoas, perto de metade da população do país, esteja em insegurança alimentar severa e em risco de morte nos próximos meses. Para além disso, três quartos das famílias do Sudão do Sul têm alimentação inadequada.

A agência da ONU para as crianças no Sudão do Sul teme que centenas de milhares de crianças morram caso a ajuda alimentar não chegue ao país. O responsável pela agência, Jeremy Hopkins, diz que mais de 250.000 pessoas estão subnutridas e, por isso, em risco de vida.

24.sapo.pt

Presidente do PAIGC defende eleições antecipadas como única alternativa na Guiné-Bissau

O presidente do Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, defende a realização de eleições antecipadas como única alternativa para resolver a crise política que se vive no país desde 2015.

"Exigimos o respeito pelas regras democráticas e está demonstrada a falência de qualquer alternativa que tem sido forçada pelo Presidente da República. Quando não se reconhece que há um partido vencedor das eleições, não consigo imaginar outra alternativa que não seja a convocação de eleições antecipadas", disse Simões Pereira na madrugada de hoje.

Domingos Simões Pereira falava aos jornalistas, na cidade da Praia, onde, durante o fim de semana, participou no congresso do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

24.sapo.pt

Sem patrocínio oficial: CARNAVAL 2017 REALIZA-SE COM RECURSOS DISPONIBILIZADOS PELO GOVERNO DE ÚMARO SISSOCO

O diretor-geral da Cultura, João Cornélio, disse numa entrevista ao semanário ‘O Democrata’ que a semelhança do ano passado os patrocinadores não estão disponíveis para financiar a realização do Carnaval 2017, pelo que a comissão prosseguirá para a organização daquele que é considerada a maior festa cultural da Guiné-Bissau com os recursos disponibilizados pelo executivo liderado por General Úmaro El Mokhtar Sissoco Embaló.

Este responsável da cultura informou durante a entrevista que a comissão definiu um orçamento de 217 milhões de francos CFA [trezentos e trinta mil euros] para cobrir toda a despesa do Carnaval, mas até no momento da entrevista o executivo não mostrou uma disponibilidade clara de assumir integralmente o orçamento. E avançou ainda que a comissão trabalhará com os meios disponíveis, ou seja, fará o ‘omelete com os ovos disponíveis’.

Assegurou ainda que o lema escolhido para o Carnaval é a ‘Cultura como factor de inserção social e económico’, tendo explicado neste particular que o lema escolhido é no sentido de juntar toda agente como irmãos e sem exceção de ninguém, como também considerar aquele evento cultural como uma fonte de receita que contribua com uma soma importante para economia do país.

Segundo João Cornélio, a soma que a comissão solicitou ao Governo tinha a ver com a dimensão que se pretendia dar ao Carnaval 2017, por isso era definido o montante de 217 milhões de francos cfa´s como orçamento geral. Apesar de falta de verba para cumprir os primeiros planos da comissão, o João Cornélio não desarma e garantiu que o evento terá lugar na data marcada e será feito com os recursos financeiros disponibilizados.

“Queríamos fazer um Carnaval com grande dimensão sub-regional, porque já mereceu ir mais para além da nossa fronteira e razão pela qual fizemos esse orçamento. O Governo é quem tem o direito de promover, proteger e preservar todos os valores culturais da Guiné-Bissau e não só, como também de desenvolver ações concretas para a divulgação da cultura nacional”, disse.

Informou que nesta altura as subcomissões deveriam ser empossadas e estar no terreno para prosseguir com os trabalhos, mas tendo em conta a falta de disponibilidade financeira não conseguirão fazer os trabalhos projectados.

Cornélio reconhece a dificuldade do país bem como a indisponibilidade das duas grandes empresas de telecomunicações que patrocina o carnaval, dado que todos eles, apoiaram a participação da seleção nacional ‘Djurtos’ nos jogos do Campeonato Africano das Nações com uma soma considerável. Contou que para já os patrocinadores tradicionais do Carnaval, a Orange Bissau e MTN informaram que não estão disponíveis para patrocinar o carnaval por causa das dificuldades.

Interrogado sobre os rumores que indicam que não haverá o desfile nacional por falta de dinheiro para premiar os participantes, considera de falsa as referidas informações, tendo garantido que haverá desfile nacional e regional bem como prémio para os vencedores, cujo valor será definido pela Comissão Nacional.

Relativamente a indisponibilidade de patrocinadores tradicionais que leva algumas vozes avançar que o Carnaval 2017 corre sérios riscos de ser realizado, o diretor-geral da Cultura disse que no ano passado os referidos patrocinadores não puseram nenhum franco para a realização do carnaval e, foi o executivo guineense que custeou o evento com uma soma de 150 milhões de francos CFA.

“A comissão no ano passado trabalhou apenas com o dinheiro concedido pelo governo, portanto esperamos que o atual executivo assume a responsabilidade de financiar na íntegra o orçamento do carnaval estimado em mais de 217 milhões de francos CFA”, referiu.

Solicitado a justificar o orçamento de 217 milhões de francos cfa submetidos ao executivo, uma vez que as premiações não chegam nem dez milhões de francos cfa para o vencedor, João Cornélio disse que as premiações ultrapassam dez milhões, porque segundo a sua explicação, o “prémio definido para o vencedor do grupo é de nove milhões de francos cfa para este ano, de acordo com os planos definidos”.

“É normal questionar-se os custos, mas se estarmos dentro passaremos a saber que há muitas despesas que a comissão paga. Pagamos a premiação a nível dos Grupos, das Rainhas, das Máscaras. Também pagamos as despesas do Carnaval Infantil, bem como os custos do Carnaval regional que se estima em cerca de 60 milhões de francos cfa para a premiação e logística”, justificou o director-geral da Cultura, que entretanto, avançou ainda que o orçamento não serve apenas para pagar as premiações, mas sim cobrir todas as despesas das actividades agendadas, sobretudo a própria logística dos grupos desde a deslocação de vinda e regresso dos mesmos e o custo de alimentação dos grupos.

João Cornélio assegurou que para além de evento do Carnaval, a comissão pretende levar a cabo várias acções de promoção da cultura nacional, como também a promoção dos produtos produzidos localmente. Acrescentou neste particular que a comissão vai trabalhar juntamente com as Organizações Não Governamentais que trabalham na transformação dos produtos locais para a exposição dos seus produtos no período do Carnaval.

“Vamos fazer uma ‘Feira Cultural’ onde vai entrar desde artistas plásticas, artesanatos, pessoas que fazem ‘Pano di Pinti’ e mais outras coisas, porque é verdade que não podemos limitar o carnaval só no desfile. Essas atividades todas agendadas é um dos componentes culturais, portanto esta é a inovações que implementaremos nas atividades programadas para o Carnaval deste ano. Estamos a discutir neste momento com as organizações e entidades que selecionados, mas também vamos contar com a participação de associação de alfaiates que durante o carnaval fazem produções com tecidos cores de bandeira nacional”, contou o responsável da cultura, que entretanto, reconhece que as autoridades sempre resolvem problemas nas últimas horas, por isso irão avançar com os trabalhos programados.

GESTÃO DAS “BARRACAS”

Sobre o diferendo entre a Câmara Municipal de Bissau e a Comissão organizadora do Carnaval em relação a distribuição dos ‘Quiosques – Barracas’, João Cornélio explicou que o Carnaval é um evento cultural e quem tem a competência de assumir a sua realização é a direção-geral da Cultura, sob a orientação do Ministério da Cultura e de Desportos.

“Para a realização do carnaval é criado uma Comissão, portanto a Câmara não tem nada na realização do Carnaval, mas sim pode fazer parte como uma instituição parceira, aliás, como fazem parte várias instituições do país. A Câmara assumiu a cobrança de ‘Quiosques’ que anteriormente era feita pela comissão aqui em colaboração com a Câmara. A receita recolhida na base de concessão de espaço para quiosques é partilhada com a Câmara atualmente, dado que alega que há muitos lixos. A comissão fica atualmente com 60 por cento e a Câmara 40 por cento. Lembro que o defunto presidente da Câmara, Armando Napoco negava esse dinheiro, alegando que era a obrigação da sua instituição apoiar os bairros que participavam no carnaval e o Artur Sanhá, também apoiava a comissão”, esclareceu.

Frisou ainda que algumas instituições podem decidir cobrar o serviço prestado durante o carnaval a semelhança da Câmara, mas decidiram fazer o trabalho sem pedir nada e apenas a comissão é que tomou a diligência de subsidiar os elementos das forças de ordem que garantem a segurança durante a noite nos quiosques. 

Por: Assana Sambú
OdemocrataGB

Líder do PAIGC acusa Presidente guineense de facilitar narcotráfico

Em entrevista exclusiva à DW, Simões Pereira diz que "não é completamente inocente" a nova postura do Presidente da Guiné-Bissau de pretender controlar as pescas. E acusa o Governo de fechar os olhos à entrada de droga.

José Mário Vaz e Domingos Simões Pereira em 2014
O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) acusou, na Cidade da Praia, o Presidente José Mário Vaz de estar ligado ao negócio do narcotráfico na Guiné-Bissau. "Não sou eu que estou a dizer, há organizações da sociedade civil que apresentaram elementos sobre isso", disse à DW África Domingos Simões Pereira.

E essas organizações "têm relatórios objectivos a demonstrar na Guiné-Bissau quem é quem e quem é que está ligado a essas práticas menos corretas", argumenta o antigo primeiro-ministro, que esteve na capital cabo-verdiana no último fim de semana para o XV Congresso do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

"Eu penso que não é completamente inocente esta nova postura do Presidente da República em pretender controlar as pescas", afirmou ainda o presidente do PAIGC, partido vencedor das últimas eleições na Guiné-Bissau, mas arredado do poder.

Arquipélago dos Bijagós
"É através das pescas e através das unidades marítimas que tentamos fazer o controlo das águas territoriais guineenses em relação ao arquipélago dos Bijagós. Quando um só homem tenta chamar a si toda esta responsabilidade, ele não está a pretender que o povo compreenda o que acontece, ele está a esconder algo do povo", acrescentou.

Em declarações à DW África, Domingos Simões Pereira também acusou o Governo de Umaro Sissoko Embaló de estar a facilitar a entrada de droga no país. "Se telefonar, alguém em Bissau vai dizer-lhe que na placa do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira está estacionado um avião que é utilizado pelo Governo da Guiné-Bissau de forma indiscriminada que não passa pelos circuitos normais de controlo, que ninguém escrutina o que leva e o que recebe", afirma.

Acordo de Conacri por cumprir

Na semana passada, o presidente da Comissão da Comunidade Econômica dos Estados de África Ocidental (CEDEAO), Marcel de Souza, pediu os dirigentes políticos da Guiné-Bissau que respeitem o Acordo de Conacri para estabilizar o país e reacendeu a questão sobre os três nomes então falados e no consenso à volta de Augusto Olivais.

"Obtivemos em Conacri uma lista de três nomes para a chefia do Governo e o consenso que conseguimos foi por Augusto Olivais, mas foi Umaro Sissoko que foi nomeado", lembrou Marcel de Souza.

Domingos Simões Pereira diz que este reconhecimento público peca pela demora: "O único lamento que tenho é que tenha levado tanto tempo para o presidente da Comissão da CEDEAO tornar público aquilo que todos nós sabíamos desde outubro de 2016".

O presidente do PAIGC afirma ainda que o Governo de Umaro Sissoko Embaló está em situação de ilegalidade, por não ter conseguido a discussão e aprovação no Parlamento do seu programa e do Orçamento Geral do Estado. "Ouvi há dia o Presidente a dizer que ele não pode sancionar o Governo, porque é a Assembleia Nacional Popular que não convoca a sessão para se poder aprovar o programa. É mais uma tentativa de forçar a barra jogando contra tudo e todos e um pontapé na nossa Constituição", critica.

Ilhas em troca de cooperação

Segundo Domingos Simões Pereira, José Mário Vaz também quis oferecer ilhas da Guiné-Bissau ao Rei de Marrocos e ao ex-chefe de Estado português Aníbal Cavaco Silva.

"Isto não aconteceu só com o Rei de Marrocos. Quando se começou a falar de uma provável visita do então Presidente de Portugal, Cavaco Silva, foi o primeiro momento em que me abordou, dizendo que se nós oferecêssemos uma ilha ao Presidente Cavaco Silva nós ganhávamos um nível de proximidade e de cooperação", conta.

A crise política na Guiné-Bissau começou em agosto de 2015 quando o Presidente José Mário Vaz demitiu o primeiro-ministro eleito Domingos Simões Pereira. Desde então já houve mais quatro governos, mas nenhum conseguiu a aprovação do Parlamento.

DW

Oportunidades reforçadas na cooperação Portugal-Macau-Países de língua portuguesa

O relacionamento bilateral ou trilateral entre a China e os países de língua portuguesa vai estar em destaque terça-feira, 21 de Fevereiro, numa conferência internacional a ter lugar em Lisboa em que o papel de Macau enquanto plataforma de contacto será tema central.

A conferência “Macau, uma ponte na relação económica China-Países de língua portuguesa”, evento de que a agência MacauHub é parceiro de comunicação social, vai permitir realçar o papel desempenhado pelo Fórum de Macau, que é apontado por diferentes intervenientes nas relações entre a China, Portugal e países de língua portuguesa como fonte de oportunidade para empresas, nomeadamente no financiamento de projectos.

O evento conta também com a parceria da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), cuja revista Portugal Global dá na sua mais recente edição destaque a Macau, com uma entrevista ao general Garcia Leandro, actual presidente da Fundação Jorge Álvares e ex-governador de Macau, que afirma que a cidade asiática pode “ter um papel privilegiado para empresas que não entrem directamente no mercado chinês.”

Isto, adianta, graças a “todas as iniciativas que o Fórum de Macau tem desenvolvido, permitindo o encontro entre empresários da China e dos países de língua portuguesa”, que “abriram possibilidades de relações bilaterais ou trilaterais entre empresas de vários países que sozinhas não teriam possibilidades de sucesso.”

“Esta capacidade de Macau deve ser levada ao máximo. A própria China, como se viu na Conferência Ministerial de Outubro passado (do Fórum de Macau), mostrou claramente o propósito de dar a Macau um papel reforçado neste domínio ao propor 18 medidas concretas que poderão desenvolver a capacidade do Fórum, até como plataforma de cooperação financeira centrada em Macau”, adianta Garcia Leandro.

“Alguns PALOP e Timor-Leste têm sentido maior necessidade de tirar o máximo proveito dos recursos do Fórum de Macau, pelas oportunidades de cooperação ali criadas e pelas acções de formação por ele oferecidas, através do seu centro de formação e de instituições de ensino superior ali existentes”, refere ainda.

Também o presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, desafia os empresários portugueses a “olharem com interesse para as possibilidades que o Fórum de Macau abre ao nível da cooperação trilateral, isto é, no apoio a projectos de investimento e desenvolvimento entre empresas de países de língua portuguesa.”

Ainda em entrevista à revista Portugal Global, Whu Zhiwei, presidente executivo da Companhia de Desenvolvimento Cidade Moderna (Macau) e da Tin Min Jade, afirma que “a internacionalização das empresas portuguesas é muito importante para a China, para Macau e para Portugal” e que “muitas empresas chinesas têm vindo a aperceber-se do potencial dos mercados dos países de língua portuguesa. Portugal é decididamente um parceiro novo, potencial e privilegiado para o governo e para as empresas chinesas.”

“Essa internacionalização é necessária para se conseguir a interacção e a cooperação entre os diferentes países. A existência de mais e mais empresas internacionalizadas entre a China e Portugal permitirá alargar o espectro, a escala e o sucesso da cooperação”, afirma Zhiwei.

A Conferência “Macau, uma ponte na relação económica China-Países de língua portuguesa” terá lugar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), com a participação prevista do presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa e do embaixador da China em Portugal, Cai Run.

Estarão presentes também gestores de empresas portuguesas de capital chinês, como António Mexia, presidente executivo do grupo Energias de Portugal (EDP) e João Faria Conceição, administrador executivo da Redes Energéticas Nacionais (REN), além de empresas com relações com a China em desenvolvimento, como Duarte Lynce de Faria, administrador do porto de Sines. 

(Macauhub)

MUNDO ESPANHA - Mais de 300 imigrantes saltaram cerca que separa Marrocos de Ceuta

Cerca de 300 imigrantes subsarianos, segundo os primeiros dados fornecidos pelo serviço de Emergências 112 espanhol, voltaram a entrar em Ceuta depois de saltarem a rede que separa Marrocos da cidade autónoma de Ceuta, Espanha, informa a agência Efe.


A Equipa de Resposta Imediata de Emergências (ERIE) da Cruz Vermelha está a assistir estas pessoas, 11 das quais tiveram de ser transportadas para o Hospital Universitário da cidade autónoma.

A passagem a salto ocorreu durante a madrugada, apenas três dias depois de, na sexta-feira, cerca de 500 imigrantes terem conseguido forçar a passagem da rede divisória entre Marrocos e Espanha e entrar em Ceuta, junto da fronteira de Tarajal, segundo as autoridades espanholas.

Várias pessoas ficaram feridas na altura em que saltavam a rede que separa Marrocos da cidade autónoma de Ceuta.

NAOM

China paga reparação de estádio de futebol na Guiné-Bissau

As obras de reparação do sistema eléctrico do estádio de futebol “24 de Setembro”, na Guiné-Bissau, estão concluídas, ao abrigo de uma empreitada com um custo de 500 milhões de francos CFA (cerca de 810 mil dólares) suportado pelo governo da República Popular da China, informou o director do empreendimento desportivo.

Paulino Malaca disse que as obras foram efectuadas por trabalhadores chineses enviados a pedido do governo da Guiné-Bissau, depois de em Março de 2015 um grupo de assaltantes ter roubado os cabos que alimentam o sistema eléctrico do campo de futebol, o único com relvado natural, com capacidade de 15 mil espectadores e construído nos anos 90 pela República Popular da China.

As obras, cujo tempo de duração não foi revelado, comportaram a colocação de um novo sistema eléctrico, uma vez que o anterior ficou irrecuperável devido ao facto de os ladrões terem cortado os cabos para aproveitar o cobre que depois seria vendido no mercado negro, acrescentou Paulino Malaca.

O estádio “24 de Setembro”, além de partidas de futebol, sobretudo internacionais, acolhe grandes eventos, nomeadamente a investidura de presidentes eleitos como os ex-chefes de Estado Kumba Yalá, Nino Vieira, Malam Bacai Sanha e em 2014 o actual, José Mário Vaz. 

(Macauhub)