quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

O comunicado final da CEDEAO como ultimato a um estado soberano?

Tamanha falta de respeito!!!

Como pode uma organizacao sub regional dar ultimato a um pais soberano?

JOMAV o sr .tem que contornar isto.

Saudades de Koumba Iala 

Fonte: dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

CEDEAO quer eleições em Janeiro 2019, - Comunicado final da missão ministerial da CEDEAO






REGISTO DE NASCIMENTO PARA CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS REDUZIU DA GUINÉ-BISSAU- afirma UNICEF


A representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) afirmou que o registo de nascimento para as crianças menores de cinco anos, caiu para 24% na Guiné-Bissau.

A afirmação é feita esta quarta-feira (12 Dezembro) durante o seminário de Validação da “Estratégia Nacional para a Melhoria dos Sistemas de Registo Civil e de Produção de Estatísticas Vitais”.

De acordo, com a Christina Jaulmes, este decréscimo é muito preocupante por isso “esta estratégia nacional é fundamental para assegurar uma redinamização do sistema de registo civil”.

“Em 2006, na Guiné-Bissau, a taxa de registo de nascimento para as crianças com idade inferior a cinco anos era de 39% e decresceu para 24% em 2014 este decréscimo é muito preocupante” referiu a representante da UNICEF na Guiné-Bissau.

Por seu turno, o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Iaia Djalo destacou a informatização de todos sistemas do registo civil e estatísticas vitais para evitar as falsificações.

“Realço desde já o aspecto estrutural do registo civil e estatísticas vitais que serão informatizados como forma de conferir maior idoneidade, fiabilidade, autenticidade e certeza dos documentos evitando as eventuais falsificações”, considerou o ministro da Justiça.

O encontro é organizado pelo ministério da Justiça e dos Direitos Humanos através da direcção-geral da Identificação Civil, dos Registos e do Notariado com apoio da UNICEF, tem como objectivo melhorar o desempenho e a eficiência do sistema de registo e eventos vitais, de modo a facilitar o acesso dos cidadãos, em particular os mais vulneráveis aos serviços de registo civil no país.

Por: Marcelino Iambi

radiosolmansi.net

JOMAV APRESENTA TRÊS PROPOSTAS PARA PROCESSO DE RECENSEAMENTO ELEITORAL

O Presidente da República, José Mário Vaz, apresentou esta quarta-feira, 12 de dezembro 2018, três propostas aos partidos políticos para prosseguir com o processo de recenseamento eleitoral. As propostas apontam para a nulidade por completo do processo eleitoral em curso; manter o atual cartão atribuído aos potenciais eleitores já registados ou a concepção de um novo cartão eleitoral, com o apoio do PNUD.

A reunião que juntou formações políticas com e sem assento parlamentar teve como objetivo ouvir a opinião dos partidos políticos sobre as três propostas do processo de recenseamento, bem como analisar a nova data proposta de ida às urnas, 10 de março de 2019, antes de receber a delegação da CEDEAO que esteve no país por apenas algumas horas, para se informar do processo de registo de potenciais eleitores em curso na Guiné-Bissau.

REAÇÃO DE ALGUNS PARTIDOS POLÍTICOS

À saída do encontro, o líder da bancada parlamentar do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Califa Seide, referiu que o seu partido não se pronunciou sobre as propostas apresentadas pelo Presidente da República, porque, segundo sustentou, “o fórum apropriado para falar sobre este assunto é o governo, não o chefe de Estado”.

Em representação do Partido da Renovação Social (PRS), Sola N´Quilin Na Bitchita, defendeu que a melhor proposta seria aquela que conduzisse todos os intervenientes a fazerem correção de todos os erros que foram verificados no decorrer do processo de recenseamento eleitoral nomeadamente, a mudança do atual cartão de eleitor que apresenta algumas anomalias. Lembra ainda que ao longo do processo de registo detectou-se a existência de cartões com duas ou três caras, cartões sem impressão digital e outros com impressão digital.

O presidente da Frente Patriótica para Salvação Nacional (FREPASNA), Baciro Djá, alerta que manobras de José Mário Vaz revelam que o chefe de Estado tem uma agenda de distração. Segundo Dja o Presidente tem apenas a competência de marcar a data de eleições ouvindo o Governo e a Comissão Nacional de Eleições, mas não tem a competência e não está em posição de fazer avaliações sobre o processo técnico do recenseamento eleitoral “porque essa matéria é da exclusiva competência do Governo”.

O Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) pela voz de Luís Oliveira Sanca realça a iniciativa de chefe de Estado, tendo frisado igualmente que “é preciso dissipar todas as dúvidas sobre o processo de recenseamento eleitoral em curso no país para depois remarcar a data de eleições legislativas”. 

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: Cortesia Presidência da República

OdemocrataGB

Dois peritos eleitorais da CEDEAO estão em Bissau para auditar o sistema informático do Gtape, anuncia o governo,


Um de Benim e outro de Costa de Marfim, Dois ténicos superiores do sistema Informático, e especialistas em materias eleitorais chegaram à Bissau, sob auspícios da CEDEAO, organização sub-regional responsável pela gestão da crise guineense.

As Nações Unidas, União Africana, União Europeia e a Cplp, acompanham a CEDEAO nos trabalhos de resolução da crise, tendo disponibilizado meios logisticos e financeiros para suportar o processo eleitoral.

A Comunidade Internacional suporta ainda a permanência das forças de Ecomib, instaladas na Guiné, depois dos acontecimentos com a Missão Angolana, em 2012, onde um golpe militar derrubaria Carlos Gomes Junior já na segunda volta das presidenciais.

Entretanto, chega à Bissau amanhã uma missão ministerial da CEDEAO, para se inteirar do andamento do recenseamento eleitoral já paralisado por ordens do Ministério Público que já veio refutar a ordem.

A Procuradoria geral da República assegura ter ordenado apenas a suspensão dos trabalhos no Servidor Principal, no âmbito dos inquéritos por denúncias de alegadas irregularidades no recenseamento, feitas pelos partidos políticos.

A Missão de Alto Nível da CEDEAO chega ao país no dia em que o Presidente da República convoca todos os partidos, incuíndo o Primeiro-ministro e a equipa do Gtape para uma reunião no palácio da República.

Tudo isso acontece numa altura em que a Missão timorense de Apoio ao Processo de Recenseamento Eleitoral regressa à Dili, após a condecoração com DIPLOMA DE RECONHECIMENTO.

Também os técnicos nigerianos já regressaram à Nigéria. Missão da empresa nigeriana fornecedora dos kits do recenseamento e o software esteve em Bissau com conhecimento do Presidente da República e do Primeiro-ministro, mas foi impedida de trabalhar.

Os nigerianos foram expulsos das instalações do Gtape e no dia seguinte foram barrados a entrada.

Aliu Cande

Mais uma maratona - PR convoca para amanhã, quarta-feira, todos os partidos políticos com e sem assento parlamentar.

O encontro visa analisar o processo eleitoral, quando o Ministéro Público, nega ter ordenado a suspensão das atividades do recenseamento eleitoral.

A reunião contará com a presença do primeiro-ministro, Aristides Gomes e com o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral-Gtape.

O Ministério Público interviu no processo por alegadas irregularidades, apresentas por um Grupo de partidos políticos.

A lei eleitoral, segundo a Comissão Nacional de Eleicoes, qualquer irregularidade deve ser apresentada na Mesa do Recenseamento, seguido das Comissões de Recenseamento, para depois tribunais.

O Primeiro-ministro solicitou hoje o Ministério Público para libertar o Gtape, cérebro do recenseamento.

Aristides Gomes adianta que a Guiné-Bissau nunca soube aproveitar as oportunidades, referindo directamente aos técnicos nigerianos e timorenses que abandonaram o país.

#Eleiçõesquando?

Aliu Cande

Ministerio Público nega ter ordenado a suspensão dos trabalhos do recenseamento eleitoral.

Em comunicado, o MP diz ter suspendido apenas os trabalhos no servidor do Gtape, no dicurso dos inquéritos por alegações de irregularidades.



Aliu Cande

Missão Ministerial de Alto Nível da CEDEAO chega a Bissau na próxima quarta-feira, dia 12



Braima Darame

BISSAU CONTRAI DÍVIDA A TRIPOLY EM 07 MILHÕES DE DÓLARES E DEFINEM MODALIDADES DE LIQUIDAÇÃO

Não dá para acreditar mas aqui está. É importante questionar como e onde foi posto todo esse dinheirio? O país agora paga.

Os governos guineenses e líbios rubricaram no último fim-de-semana um acordo visando a amortização da dívida que o país contraiu com aquele estado árabe do Magreb orçados em cerca de sete milhões de dólares.

Em declarações à imprensa após a assinatura do memorando, o secretário de Estado do Tesouro afirmou que é uma dívida que data de 1975, num valor inicial de três milhões de dólares, explicando que devido as dificuldades registadas no seu pagamento amontoou-se na ordem de cerca de sete milhões de dólares.

“Portanto, queremos informar  que a Guiné-Bissau que beneficiou em 2010 da iniciativa de perdão de dívida enquanto país pobre e altamente endividado, tinha uma obrigação de estabelecer acordos com todos os doadores”, explicou Suleimane Seidi.

O governante disse que a Líbia é dos países que restava para rubricar um acordo com a Guiné-Bissau neste sentido. 

“Portanto hoje é um dia muito importante para nós porque conseguimos estabelecer um acordo de reescalonamento da dívida e que permite a Guiné-Bissaui iniciar o pagamento da referida dívida a partir de 2020 e num período de 10 anos”, salientou.

Suleimane Seidi sublinhou que o acordo ora alcançado é muito bom e que vai permitir ao país ter um alívio no  seu pagamento no  valor de cerca de 300 mil dólares em cada semestre.

Afirmou que os trabalhos foram realizados no âmbito dos esforços de cooperação entre os dois países.

“Portanto isso vai permitir igualmente a Líbia reestruturar e relançar as suas empresas existentes na Guiné-Bissau. E daí atribuímos uma importância capital ao acordo e vamos continuar a negociar com outros credores nesse sentido, nomeadamente Angola, Rússia, entre outros”, informou.

Por sua vez, o conselheiro técnico do Ministério das Finanças da Líbia, afirmou estar satisfeito por notar uma grande vontade das autoridades guineenses em trabalhar com eles no sentido de aprofundar e consolidar os laços de cooperação existentes entre os dois países.

Abdulhakin Mohamed Elmajurati, disse que o facto foi evidenciado nos encontros realizados entre as partes , o  que demonstra que pertencem à mesma família.

“Espero que brevemente vamos manter encontros semelhantes com a finalidade de fortalecer os laços de cooperação entre os dois países” desejou.

Notabanca; 11.12.2018

União Europeia e Galp lançam projeto para levar gás butano a cerca de 130 mil guineenses

O projeto Fumu Kaba é financiado em 90% pela União Europeia e em 10% pela Galp e pretende incentivar os guineenses a deixar de utilizar o carvão para cozinhar os alimentos e passar a usar gás.

O projeto chama-se Fumu Kaba ("acabou a fumaça") e terá a duração de 24 meses

Mais de 100 famílias vão receber esta terça-feira kits de gás butano no âmbito de um projeto da União Europeia e da Fundação Galp para fazer chegar aquele tipo de energia à cozinha de cerca de 130 mil guineenses.

Orçado em um milhão de euros, o projeto designado Fumu Kaba (“acabou a fumaça”), é financiado em 90% pela União Europeia e em 10% pela Fundação Galp e pretende incentivar os guineenses a deixarem de utilizar o carvão para cozinhar os alimentos e em substituição passar a utilizar gás. O projeto, que terá a duração de 24 meses, vai ser executado pela União da Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) em parceria com a Câmara Municipal de Bissau.

A representante da fundação Galp, Sandra Aparício, enalteceu a importância do projeto para a promoção da cooperação e desenvolvimento sustentável, destacando que a sua empresa está presente na Guiné-Bissau “há cerca de 50 anos”. Sandra Aparício falava na segunda-feira durante a apresentação do projeto no Centro Cultural Português, em Bissau.

Iniciado com as comunidades da capital guineense, o objetivo será, após uma avaliação do seu impacto, levar o projeto as restantes localidades guineenses, frisou. O desafio é ajudar os guineenses a enfrentarem a transição energética, visando a produção de alimentos com uma energia limpa, declarou a representante da fundação Galp.

No âmbito do projeto, serão distribuídas 25 mil botijas de gás butano a cerca de 25 mil agregados familiares de Bissau, o equivalente a cerca de 50% das famílias a residir na capital guineense.

Os dinamizadores do projeto acreditam que a sua implementação levará a uma redução de 530 mil toneladas de emissões de dióxido do carbono (Co2) e ainda evitará a desflorestação do equivalente de uma área de 100 mil hectares. Também esperam que com a introdução do gás butano na cozinha, as mulheres passem a ter mais tempo para outras atividades e a trabalhar com uma tecnologia segura, o que trará impacto positivo na sua saúde.

observador.pt