quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Eis os melhores e os piores meses para tentar engravidar

Especialistas em fertilidade revelam que o mês em que se engravida faz diferença para o feto – e pode mesmo haver alturas ‘ideais’ e outras a evitar.

© iStock

Apesar de os casais terem pouca influencia sobre o momento exato em que vão conseguir conceber, muitos planeiam a altura em que querem começar a tentar com base na altura do ano em que desejam que o seu filho nasça. Por exemplo, quem espera que o bebe nasça no verão, começa a tentar no inverno.

De acordo com um novo relatório, a altura do ano em que a gravidez ocorre pode ser mais importante do que imagina e para a saúde do bebé. De acordo com Janet Currie e Hannes Schwandt, autores do relatório publicado em ‘Proceedings of the National Academy of Sciences’, os bebés que são concebidos em maio têm 10% mais probabilidade de nascer prematuramente.

Já os bebés concebidos entre junho e agosto estarão entre os maiores, pesando em média mais uns oito ou nove gramas. Além disso, as mães que concebem nos meses quentes também ganham mais peso.

Como reporta o Mirror, as descobertas de Currie e Schwandt podem estar ligadas ao fato de os bebés concebidos em maio estarem mais propensos a estar perto do fim da sua gestação durante a épocas das gripes e constipações, em janeiro e fevereiro.

Portanto, em termos da saúde do bebé, junho, julho e agosto podem ser os meses ‘ideais’ para engravidar.

Notícias ao Minuto

PJ LANÇA SETE OPERAÇÕES PARA DESMANTELAR REDES CRIMINOSAS NO PAÍS

A Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau desencadeou operações com vista a desmantelar redes ‘criminosas’ existentes no país, desde falsificadores de documentos, venda de notas pelos professores aos alunos, desvio de fundos nas obras de reabilitação dos Correios, venda indevidas dos medicamentos no hospital nacional ‘Simão Mendes’, conta o director nacional da PJ, Bacari Biai, durante uma conferência de imprensa realizada esta quarta-feira, 02 de agosto corrente.

A PJ desencadeia uma operação denominada de ‘Avioneta de Gabú’, cujo alvo é uma rede de falsificação de documentos de identificação civil, onde a Polícia Judiciária tem dados ‘probatórios’ que indiciam um suposto funcionário do Ministério da Justiça do Registo e Identificação colocado em Gabú que a revelia do seu Ministério, decidiu criar seu próprio gabinete em Bissau, no bairro de Aeroporto onde emite vários documentos. Sobre este caso, a PJ deteve vários documentos, desde certidões, cópias de livros. O indiciado já foi detido e está sob alçadas do Ministério Público que prosseguirá com as investigações. 

Operação ‘Olhos de Lupa’ visa a Farmácia do Hospital Nacional Simão Mendes, onde a polícia constatou indícios de crimes de peculato [ficar com dinheiros e Administração Danosa] e de eventual subfacturação nas compras de medicamentos.

Em ‘Olhos de Lupa’, segundo o Diretor Nacional da PJ, Bacari Biai foram detidos 7 indivíduos e todos já encaminhados para o Ministério Público. 

Outra operação em curso batizada de ‘Kansaré’ visa essencialmente as instituições estatais instaladas no interior do país, que supostamente têm praticado certos crimes, cuja operação ainda não terminou, mas a PJ já dispõe de elementos probatórios que indiciam más práticas nestas instituições, por exemplo nas atribuições de Alvarás falsas aos comerciantes, cuja quantia paga não entra para os cofres do Estado. 

Inquieto com as más práticas no país, a PJ abriu uma outra frente, desta feita tem a ver com a Operação ‘Rato’ direcionada aos Correios da Guiné-Bissau, em que de acordo com Biai está em causa 300.000.000 (Trezentos Milhões) de francos CFA para a reabilitação do edifício de correios do país. Segundo os dados na posse da PJ, concorreu apenas uma única empresa e de seguida foram subcontratadas outras empresas sem concurso.

Neste processo aos olhos da PJ, existem inúmeras contratações ilegais realizadas por um indivíduo suspeito que a revelia de todos os elementos do Conselho da Administração dos Correios, assinou pessoalmente contratos com muitas empresas sem nenhum concurso público.

Conforme a explicação do director nacional da Polícia Judiciária, a soma de 300 milhões de francos cfa desapareceram sem que as obras fossem terminadas. Acrescentou ainda que o suspeito foi detido e será brevemente encaminhado para o Ministério Público.

Na Operação ‘Boca no Fumo’ foram detidos duas pessoas na posse de um quilograma de Liamba e já estão sob alçadas do Ministério Público.Uma operação inédita, visando o setor do ensino guineense denominado de ‘Caderno Diário das Notas’ com o propósito de limpar o sistema educativo do país, onde a PJ diz ter na sua posse elementos que indiciam cerca de 30 alunos que compraram as notas junto aos professores, cuja operação está em curso.

Ainda no capítulo de falsificação dos documentos, a PJ desencadeia operação chamada de ‘Documentos Limpos’, cujo alvo são os passaportes, através da qual a PJ deteve um cidadão nigeriano na posse de um passaporte de serviço da Guiné-Bissau, sendo o mesmo indivíduo a reclamar ser diretor de serviços e recursos humanos de um Ministério do país, mas a Polícia Judiciária concluiu que é uma falsificação. Neste particular, Bacari Biai exortou a todos os detentores dos passaportes diplomatas e de serviço sem direitos para os devolverem antes de serem obrigados a responder perante à justiça guineense. Esta operação também está ainda em curso, o número um da PJ pediu a colaboração de todos os guineenses para o sucesso das ações em curso, visando “limpar o país”

Recorde-se que numa anterior operação denominada ‘Corta Unhas’, a Polícia Judiciária deteve 20 funcionários das contribuições impostos suspeitos de corrupção, cujo processo está no Ministério Público. 

Por: Sene Camará
OdemocrataGB

Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, nomeou hoje, sob a proposta do primeiro-ministro, Soares Sambu, ministro de Estado da presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos parlamentares.



Sob proposta do Governo: JOMAV EXONERA MINISTRO DE ESTADO DA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTRO

O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, exonerou esta quarta-feira, 02 de agosto 2017, Malal Sané do cargo de Ministro de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, para qual havia sido nomeado através do decreto presidencial no dia 12 de dezembro de 2016.

De acordo com o decreto presidencial n° 23/2017, entregue à nossa redação, Malal Sané, terá pedido a sua exoneração ao chefe do Governo, General Umaro Sissoco Embaló que concordou, sem no entanto, detalhar as razões do pedido de demissão deste dirigente do PAIGC que fazia parte do executivo a revelia do seu partido.

Entretanto, esta é a primeira ‘baixa’ no executivo liderado por General Sissoco Embaló. Sané desempenhou as funções do porta-voz do governo dirigido pelo Eng. Carlos Correia, comulativamente com as do ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares

Malal Sane é dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), desempenhou várias vezes as funções de ministro no país desde o período antes do conflito político e militar de 1998. Em 1997/99, foi ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Assuntos Parlamentares e da Informação. Em 2001, Secretário Estado das Pescas. 

Por: Assana Sambú
OdemocrataGB

GOVERNO FIXA DEZASSEIS MIL E QUINHENTOS FRANCOS CFA POR UM SACO DE ARROZ


Governo guineense fixou o preço máximo de cinquenta quilos do arroz, vulgarmente “Nhelém”, por dezasseis mil e quinhentos francos Cfa em Bissau e nas regiões por dezassete mil. 

A decisão é do Conselho de ministros, reunido hoje, numa plenária governamental e  suspendeu temporariamente as cobranças do ACI e do IGV segunda fase.

Também, a plenária governamental reduziu o valor tributário de onze mil francos Cfa para dez mil.

Ainda, o Conselho de Ministros incumbiu os Ministérios das Finanças e do Comércio a implementação da medida. 

Notabanca; 02.08.2017

Oito detidos por administração danosa da farmácia do Hospital Nacional Simão Mendes -- PJ guineense

A Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau anunciou hoje a detenção de oito pessoas no âmbito da operação "Olhos de Lupa" por suspeitas de gestão danosa da farmácia do Hospital Nacional Simão Mendes, em Bissau.


"Nessa operação foram detidos sete indivíduos que foram encaminhados para o Ministério Público", afirmou o diretor-geral da PJ guineense, Bacari Biai.

Segundo Bacari Biai, os detidos são suspeitos de crimes de peculato, administração danosa e sobrefaturação na compra de medicamentos.

O diretor da PJ guineense referiu também que numa operação de investigação aos correios da Guiné-Bissau foi detido uma pessoa por suspeita de corrupção.

"Em causa estão 300 milhões de francos cfa (cerca de 457 mil euros) para a reabilitação dos edifícios do correio", disse, explicando que a obra não foi terminada.

MSE // EL

Lusa/Fim

Crise política - Grupo de Mulheres facilitadoras apela partes desavindas para defenderem o interesse nacional

Bissau, 02 Ago 17 (ANG) - A Porta-voz do grupo das Mulheres facilitadoras da crise política apelou esta quarta-feira as partes desavindas para colocarem o interesse da nação acima de interesses pessoais.


Francisca Vaz Turpin que falava a saída do encontro com Chefe de Estado , a quem entregaram o relatório de trabalhos desenvolvidos no quadro da iniciativa do grupo que  visa evitar a violência e convencer as pessoas a tirar as suas mágoas e salvaguardar  o bem comum.

 A porta-voz explicou que depois de dois meses de actividades o grupo de mulheres facilitadoras vai entregar  à todos os partidos políticos com assento no parlamento e ao Supremo Tribunal de Justiça, o relatório dos trabalhos desenvolvidos sobre a mediação e solução da crise.

Francisca Vaz disse que durante os encontros mantidos com as instituições da república, os partidos políticos com assento parlamentar e comunidade internacional alcançaram noventa por cento dos objectivos almejados.

Acreditou que conseguiram criar um ambiente propício entre as partes, para se sentarem a mesma mesa e discutir, a fim de solucionar a crise e a implementação cabal dos Acordos de Conacri e de Bissau.

Francisca Vaz disse o grupo das mulheres já fez a sua parte, espera que o Chefe de Estado analise o assunto, e que cabe a ele convocar outros encontros para, com outros  atores políticos, se tomar medidas para “ sairmos” da crise.  

ANG/JD/SG

FARP - Serviço Militar Obrigatório

Bissau, 02 Ago 17 (ANG) - O Estado-maior General das Forças Armadas justifica o novo recrutamento de mancebos com a necessidade de renovar os efectivos das forças armadas com pessoas de formação académica adequada e aptidão física desejada.

Segundo o coordenador do processo de recrutamento para Serviço Militar Obrigatório (SMO), Sedja Anibal da Costa, o processo deveria abranger três mil homens mas o governo disse ter capacidades financeiras para suportar apenas 750.

Iniciado em Junho com a divulgação da lista dos recrutados, o processo deve terminar  a 07 de Agosto, após inspecção médica de aptidão psicofísica.

No processo de selecção é observado se os concorrentes são imunes de indícios criminais.

Sedja  Costa disse que o recrutamento também se faz pela  via de voluntariado, visando o reforço das estruturas das forças armadas com quadros formados em diversas áreas de actividade.

A maioria do pessoal militar em activo se encontra na idade de reforma.

 O último recrutamento oficial para cumprimento de SMO ocorreu em 1992.

ANG/e-global Noticias em Português

GRUPO DE MULHERES DA GUINÉ-BISSAU AFIRMA QUE HÁ CONDIÇÕES PARA ULTRAPASSAR CRISE

O grupo de mulheres facilitadoras da Guiné-Bissau afirmou hoje que há condições para ultrapassar o impasse político que o país vive há dois anos e que as partes devem sentar-se para aplicar o Acordo de Conacri.

"Felizmente hoje estamos numa fase em que dizemos que atingimos 90% do nosso trabalho. Hoje há condições, pensamos que o ambiente que conseguimos criar entre as partes permite que se sentem e discutam e implementem o Acordo de Conacri", disse Francisca Vaz.

Francisca Vaz falava aos jornalistas depois de um encontro com o Presidente guineense, José Mário Vaz, para entregar um relatório sobre as duas rondas de negociações que o grupo de mulheres realizou com as partes signatárias do Acordo do Conacri, durante os últimos dois meses.

"Depois de dois meses de intensas atividades, o grupo de mulheres facilitadoras vieram hoje finalmente entregar o relatório dos trabalhos que desenvolvemos. O nosso objetivo durante dois meses foi abrir o canal de comunicação entre as instituições e os partidos políticos", disse.

Segundo Francisca Vaz, o objetivo foi "evitar a violência" e fazer com que as pessoas "tirassem as suas mágoas, dialogassem para pôr em prática" o melhor para todos os guineenses.

"Mais uma vez apelamos a todas as partes para que vejam o interesse de Estado. Cada um de nós pode ter os nossos interesses, mas o interesse de Estado é superior. Foi isso que pedimos ao Presidente", disse, salientando que cabe agora a José Mário Vaz tomar medidas para a saída da crise.

O Acordo de Conacri, patrocinado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), prevê a formação de um governo consensual integrado por todos os partidos representados no parlamento e a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e de confiança do chefe de Estado, entre outros pontos.

O atual Governo da Guiné-Bissau, de iniciativa presidencial?, não tem o apoio do partido que ganhou as eleições com maioria absoluta e o impasse político tem levado vários países e instituições internacionais a apelarem a um consenso para a aplicação do Acordo de Conacri.

MSE // EL
Lusa/Fim

Os jornalistas da lusa  devem aprender a lição com os erros dos seus conterrâneos da RDP e RTP África. Afirmar que o atual governo é de iniciativa presidencial é pura desinformação, o atual primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, foi nomeado com base no acordo de Conacri. Chega de desinformação!

Fonte: Publicada por Bambaram di Padida à(s) 15:46:00 

Paludismo - Mais de mil casos tratados no Hospital Nacional Simão Mendes nos últimos dois meses

Bissau, 02 Ago 17 (ANG) – O Director do Serviço de Urgência do Hospital Nacional Simão Mendes afirmou esta quinta-feira que mais de mil casos de paludismo foram detectados e tratados naquela unidade sanitária nos últimos dois meses.


Em declarações à imprensa, Liebniz Bacameu Vaz disse que dos mais de mil casos não se registou nenhum óbito, apenas o internamento de  146, alguns em estado grave e outros com convulsões, vómitos e diarreias.

Ou seja, no total, o HNS registou no mês de Junho findo 442 e em Julho 562. 

Vaz disse que actualmente o serviço de urgência possui medicamentos doados pela ONG” AIDA ”, em quantidade suficiente para atender todos os casos de paludismo.

A carência com que se deparam, aliás que é sentida a nível do país relaciona-se com medicamentos para tratamento de doentes com hipertensão arterial e diabetes.

O médico aconselha à todos a usarem roupas com mangas compridas no período da noite e evitar picadas de mosquitos, a enterrar as águas estagnadas ao redor das habitações e dormir debaixo de mosquiteiros impregnados.

Em relação a doença diarreica, Liebniz disse que durante os dois meses foram detectadas 134 casos mais dentre eles alguns conjugam com outras patologias nomeadamente o paludismo. 

Liebniz Vaz aconselha à população em geral a fazer diagnósticos das doenças de hipertensão arterial e diabetes e controlarem as suas dietas alimentares, praticar desportos, e evitar fumo e excesso de álcool. 

ANG/JD/JAM/SG

Coligação no poder lidera eleições legislativas no Senegal


Dakar, Senegal (PANA) – A coligação Benno Bokk Yakaar, que sustenta o atual Governo do Presidente Macky Sall, venceu em 42 das 45 províncias do Senegal nas eleições legislativas de domingo último, segundo os resultados prosivórios.

As estimativas indicam que, a confirmar-se estes resultados, a coligação presidencial terá conquistado 115  dos 165 assentos de deputados, incluindo 15 representantes da Diáspora, que vão  integrar a Assembleia Nacional (Parlamento) para um mandato de cinco anos.

A coligação presidencial ultrapassou largamente os seus principais adversários dos quais a coligação « Manko Taxaawu Senegaal » dirigida pelo presidente da Câmara Municipal de Dakar,  Khalifa Sall, imprisionado há vários meses, e a "Coalition gagnante/Wattu Senegaal" do ex-Presidente Abdoulaye Wade.

Quase mais de seis milhões de eleitores foram chamados às urnas para eleger os 165 deputados repartidos em 47 listas de coligações de partidos.

Os resultados oficiais, que serão proclamados pelo Conselho Constitucional, são esperados antes do fim da semana.

O Parlamento cessante é dominado igualmente pela Benno Bokk Yakaar, com 119 deputados, seguida do Partido Democrático Senegalês (PDS) de Abdoulaye Wade (12 assentos).

PANA