domingo, 20 de agosto de 2017


Quero.Florescer

PRIMEIRO RETIRO DOS INCONFORMADOS “REFLETIR CONSCIENTE, ATUAR INCONFORMADOˮ

O Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI) em colaboração com ‘Miguilan’, Movimento Voz dos Cidadãos do Mundo, Movimento “No Kasta Na Durmi de Arquipélago dos Bijagós” e Núcleo dos Estudantes Acadêmicos, realizaram hoje, 19 de Agosto, num dos hóteis de Bissau, o primeiro retiro de reflexão sob o lema “Refletir Consciente, Atuar Inconformadoˮ.

No ato de abertura da jornada, o Porta-voz do Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI), Sumaila Djaló, disse que a realização da reflexão visa pensar a vida do movimento no presente e projetar o futuro, sem deixar de lado a actual situação que o país enfrenta.

“Infelizmente até então há pessoas que estão a encarrar o MCCI como uma organização de encomenda e circunstância, por isso queremos neste encontro mostrar à opinião pública nacional e internacional que estamos determinados a continuar a lutar para defender valores da democracia e verdade”, informou Sumaila Djaló.

Falando em nome do MCCI, o jovem ativista reiterou a determinação do movimento em fazer o poder político compreender que a democracia é o modelo escolhido para conduzir a vida social e política da Guiné-Bissau .Diz O Democrata.

“Neste momento as forças de segurança do governo liderado por Umaro Sissoco Embaló, interditaram todo tipo de manifestação. Esta interditação não é só imposta ao MCCI, mas também o povo da Guiné-Bissau perdeu liberdade de exprimir os seus sentimentos e quando essa situação acontece acaba por deixar todos guineenses preocupados. Portanto estamos aqui neste retiro para trabalhar no sentido de retomar as nossas manifestações populares. Não somos terroristas, delinquentes e muito menos subversores de ordem legal”, indicou o jovem ativista Sumaila Djaló.

Fonte: Notabanca

Um grupo de organizações da sociedade civil promete acção judicial para destituir o Presidente da republica, José Mário Vaz.

Notícias de sexta-feira, 21 de agosto de 2015Sociedade civil da Guiné-Bissau promete ação judicial para destituir PR José Mário Vaz

http://timoragora.blogspot.sn/2015/08/sociedade-civil-da-guine-bissau-promete.html



Diversas organizações da sociedade civil da Guiné-Bissau anunciaram que vão intentar uma ação judicial visando a destituição do Presidente da República, José Mário Vaz.

Agrupadas na chamada Aliança Nacional pela Democracia, liderada pela Liga Guineense dos Direitos Humanos, as organizações acusam o Presidente José Mário Vaz de "estar a mais" na sociedade guineense.

Acusam o chefe de Estado guineense de uma série de factos que dizem ser contrários à Constituição do país, nomeadamente, um alegado desrespeito pelos símbolos nacionais e um "golpe de Estado institucional".

As organizações agrupadas na Aliança Nacional pela Democracia consideram inconstitucional a decisão hoje formalizada de José Mário Vaz em nomear Baciro Djá primeiro-ministro, pelo que vão atacá-la no Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Questionado pela Lusa sobre os fundamentos e a forma como pensam atuar na Justiça para pedir a destituição do chefe de Estado, Luís Vaz Martins, antigo presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, disse que o assunto será tratado por uma equipa de juristas do país.

Prometem a partir de sexta-feira iniciar um processo de desobediência civil no país que passará já pela paralisação dos transportes e ainda por um apelo aos funcionários públicos para ficarem em casa.

As organizações da sociedade civil responsabilizam o Presidente guineense pelas "consequências imprevisíveis" da nomeação de um "Governo inconstitucional" e receiam ainda que este ato possa "levar a uma intervenção militar".

Acusam José Mário Vaz de não ter ouvido os apelos de todos os quadrantes da sociedade guineense e "até do secretário-geral das Nações Unidas" no sentido de não demitir o Governo de Domingos Simões Pereira.

O porta-voz da Aliança Nacional pela Democracia afirmou que a plataforma congrega partidos políticos, sindicatos e associações patronais, mas apela à adesão das igrejas e líderes tradicionais.

"O país caminha para uma situação muito perigosa que pode conduzir a mais uma intervenção dos militares", afirmou Luís Vaz Martins.

Notícias Ao Minuto com Lusa
Publicada por TIMOR AGORA 


Guiné- Bissau Portugal já tem miss!.


Leila Samati 2dama, Ronesia Batista 1 dama e Mendja araujo a grande vencedora da noite. A vencedora esta no primeiro ano de medicina e pretende ser médica pediatra. A 2dama esta no segundo ano de medicina . A 1dama terminou o 12ano pretende ingressar para a faculdade de enfermagem.

Fonte: Miss Guiné-Bissau Portugal 

África do Sul concede imunidade diplomática a Grace Mugabe

A África do Sul anunciou hoje ter concedido imunidade diplomática à mulher do Presidente do Zimbabué, acusada de agredir uma jovem há uma semana, de acordo com uma nota oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros daquele país.


"A ministra decidiu que a imunidade diplomática está justificada neste caso particular", foi anunciado, em comunicado, especificando que a embaixada do Zimbabué invocou a imunidade diplomática de Grace Mugabe, mulher do chefe de Estado Robert Mugabe, na última quarta-feira.

A decisão da ministra sul-africana dos Negócios Estrangeiros, Maite Nkoana-Mashabane, é anunciada depois de Grace e Robert Mugabe terem abandonado hoje de manhã a África do Sul e regressado ao Zimbabué.

A chefe da diplomacia sul-africana reconheceu "as imunidades e privilégios da primeira-dama da República do Zimbabué, Dr.ª Grace Mugabe", lê-se na nota oficial.

Grace Mugabe, mulher do Presidente zimbabueano, é acusada de ter agredido há uma semana Gabriella Engels, uma manequim de 20 anos que se encontrava no mesmo hotel que ela, num bairro de luxo de Joanesburgo.

Grace Mugabe, considerada uma possível sucessora do marido, encontrava-se na África do Sul para tratar um pé, segundo a imprensa zimbabueana.

Robert Mugabe, por seu turno, chegou à África do Sul na quarta-feira, três dias antes de participar numa cimeira dos dirigentes da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que decorreu este fim-de-semana em Pretória.

A alegada vítima, Gabriella Engels, está a ser defendida por uma 'estrela' das barras de tribunal sul-africanas Gerrie Nel, que se tornou conhecido no caso Oscar Pistorius, do qual foi procurador do ministério público, obtendo, em 2015, a condenação por homicídio do campeão paralímpico.

A defesa da alegada vítima disse à imprensa que a jovem recebeu uma proposta de pagamento em dinheiro para "arquivar o caso".

"A família [de Gabriella Engels, presumível vítima] foi abordada por uma terceira pessoa para aceitar dinheiro e arquivar o caso", declarou à imprensa, na presença da jovem, com o rosto parcialmente coberto por uma ligadura.

Noticiasaominuto

Rei de Marrocos indulta 415 pessoas, 13 delas condenadas por terrorismo

O rei de Marrocos, Mohammed VI, indultou hoje 415 pessoas, entre as quais 13 condenadas por terrorismo, por ocasião de uma festa nacional que hoje se celebra, indicou fonte oficial.


O soberano marroquino "quis realmente dar o seu perdão a 415 pessoas condenadas por diferentes tribunais do reino, algumas das quais estavam na prisão e outras em liberdade", disse o ministério da Justiça em comunicado.

No dia do 64.º aniversário da "Revolução do rei e do povo", celebrado a 20 de agosto, o rei de Marrocos concedeu igualmente o seu perdão a 13 reclusos "condenados em casos de terrorismo e participantes no programa Mossalaha (reconciliação)", e um condenado beneficiou de uma "comutação da sua pena de morte para uma pena de 30 anos".

Mas Mohammed VI não indultou qualquer dos detidos do movimento de contestação que agita a região do Rif, no norte do país, quando "muitos indícios" levavam a crer que iria fazê-lo, segundo a imprensa local.

No fim de julho, o monarca tinha indultado 40 presos desse movimento surgido em outubro do ano passado.

NAOM

A decisão de buhari de prolongar as suas férias médicas por tempo indeterminado levou a especulações sobre o seu verdadeiro estado.


Muitos nigerianos parecem ter ficado frustrados.

Eles vão ficar chocados porque ele voltou vivo, que será o primeiro choque. Eles também vão ficar chocados por ele ter voltado hale e saudável. Eles vão ficar chocados quando ele voltar, ele será o mesmo buhari que aqueles que o conhecem sabem - ele é tão bem humorado, buhari intelectual. 

Eles levado rumores de que ele tinha morrido e ele está na funerária. Os muçulmanos não põem os seus mortos na morgue.

Sabemos que passou por muita dor e sofrimento ultimamente. Esta pode ser a tempestade antes da calmaria, quando tudo voltar ao normal. 

Bem-VINDO PMB!

Fonte: Aisha Buhari

A GUINÉ BISSAU AFLITA E PEDINDO SOCORRO EM DOIS CAMPOS:

1- JUSTIÇA 
2- SAÚDE

AS FORMAÇÕES NOS CURSOS DE DIREITO E DE MEDICINA DEVERÃO URGENTEMENTE TERMINAR NA NOSSA TERRA.

NO QUE TOCA AO DIREITO, OU OS PROFESSORES NÃO ENSINAM BEM OU OS ALUNOS SE FORMAM NA BASE DE BURRICE, PORQUE A MAIORIA DOS MAGISTRADOS NÃO SABEM E NEM ENTENDEM QUAL O DESEMPENHO DAS SUAS FUNÇÕES.  DEVIDO A TODA ESSA INCONPETÊNCIA A NOSSA JUSTIÇA ESTA COMO ESTÁ. SUJA, PODRE E CORRÔMPIDA.  AQUELES QUE SÃO VERMES, NÃO DEIXAM OS BONS TRABALHAREM.

OS PROFISSIONAIS SEGUNDO ELES, PROFISSIONAIS, MUITAS DAS VEZES NÃO SABEM COMO TRATAR UM PACIENTE, E A RAZÃO DE TUDO ISSO, ENTRA- SE COM VIDA NOS HOSPITAIS DE BISSAU E SE SAI DE LÁ...,  DENTRO DE UM SACO COMO CADAVER.

Fonte: Publicada por didi lopes à(s) 15:59 

MULHER QUE CONFIA NA SUA BELEZA OU BUNDA É PUTA

Muitas mulheres vivem cheias de orgulho simplesmente porque são lindas ou tem bundas grandes. Mas qual é a utilidade da bunda ou beleza ? Qual é o benefício que ganhas na vida por seres linda ou ter bunda grande ??

Há alguma empresa que exige bunda ou beleza como requisito para contratar trabalhadores ??

Qual é a loja que dá produtos a mulheres lindas ou com bundas grandes ??

R : Nenhuma empresa , nenhuma loja e nenhum diploma é oferecido a alguém por ter bunda ou beleza.

Algumas mulheres confiam muito na sua beleza ou bunda. E dizem : Uma linda como eu não pode sofrer ou não pode falta de nada.

Como assim ?? Beleza ou bunda é Deus para te dar tudo ??
A verdade é que as mulheres com essas atitudes servem de objectos sexuais aos homens ricos e tolos.

Elas usam a bunda ou beleza para atrairem os homens e de seguida são levadas para cama sem nenhúm compromisso em troca de algumas moedas . E vivem expondo o seu corpo nas redes sociais .
São preguiçosas e ambiciosas , a unica coisa que sabem fazer é seduzir homens que tem dinheiro para lhes tirarem calcinhas só para subir carro e ter alguns trocados.

Toda a mulher que confia na sua beleza ou bunda para sobreviver , vive se entregando a qualquer homem que aparece com carro e alguns trocados para lhe ter na cama.

Vivem a custa de sexo , até para passar na escola , pagar taxi, ter credito , etc.

Essas mulheres não tem auto-estima , não possuem mais nada para darem ao homem alêm de sexo e beijos. E muitas delas são deoentes.

Um homem sábio e maduro nunca se deixa levar por uma beleza ou bunda exposta pois só vadias é que expõem o seu corpo.

Um homem puro , com mente activa nunca não olha muito para a beleza ou bunda na selecção de mulher para casar.

Então aprendas que a tua beleza ou bunda não é mais nada do que um simples sinal para homens que querem sexo imoral .
Mulher madura sabe que beleza ou bunda não resolvem nenhum problema na vida.

AFRO KING MB
DOR DA VIDA

Guiné-Bissau apresenta seu sistema eletrônico de votação ao TSE


Na manhã desta quinta-feira (17), o diretor administrativo e financeiro da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) da Guiné-Bissau, Antônio Jau, apresentou o sistema eleitoral de votação do país africano aos dirigentes e técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A comissão veio ao Brasil com o objetivo estabelecer um intercâmbio de conhecimento com a Justiça Eleitoral brasileira. 

Na ocasião, Jau explicou também como atua o CNE; fez um histórico de como iniciou as eleições em seu país e como funciona hoje o sistema de votação e financiamento eleitoral.

“O que podemos perceber é que, entre os países que nos ajudam, o Brasil é o que tem o melhor e mais seguro sistema de votação, sendo considerado o melhor do mundo. Ao contrário do nosso que ainda precisa de apoio de todos os parceiros”, comentou Antônio Jau ao informar que o principal financiador do sistema eleitoral guineense é o Basket Fund, composto pela União Europeia e o seguintes países:  África do Sul, Reino Unido, Nigéria, Brasil, Turquia Japão e Paquistão. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é a entidade que gere os recursos.

Segundo o diretor, o TSE apoia o CNE desde sua primeira eleição, em 1994. “Tudo o que somos hoje, no que diz respeito ao processo eleitoral, nos devemos ao Brasil”, afirmou.

Visitação

A comitiva estrangeira cumpriu uma extensa programação durante esta semana na sede do TSE, em Brasília. Visitou diversas secretarias e setores da Corte, sempre recebendo informações sobre a Justiça Eleitoral, o processo eleitoral e o sistema eletrônico de votação brasileiro.

Mamadu Iaia Bari, um dos integrantes da CNE da Guiné-Bissau e especialista em informática, ressaltou o interesse em conhecer o processo de criação do sistema de votação para além da urna eletrônica. “Compreendemos que a urna é fruto de um processo. Então, a questão não está em ter a urna em si, mas, sobretudo, entender o processo de construção”, disse ele.

Na terça (15), o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, falou aos visitantes sobre o desenvolvimento da urna eletrônica brasileira.

“Nós somos referência mundial nesse assunto e o acordo de cooperação firmado com Guiné-Bissau é uma oportunidade para o Brasil transferir conhecimento. O acordo não é para ceder equipamentos ou transferir softwares, e, sim, transferir conhecimento. Pois cada país tem sua realidade, e o sistema eleitoral brasileiro foi desenvolvido para a realidade do povo brasileiro com todas suas peculiaridades e características. Portanto, o objetivo é que os países possam estabelecer essa linha de trabalho desenvolvida no Brasil, de acordo com as suas próprias características e peculiaridades”, declarou Giuseppe.

Na tarde desta quinta-feira (17), os membros da CNE se reuniram com uma equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) encabeçada pelo assessor-chefe de apoio à gestão, Elmano Amâncio de Sá Alves. Na pauta esteve o levantamento de recursos humanos e materiais tecnológicos que o país africano dispõe para o desenvolvimento de seu próprio sistema eleitoral, tendo como paradigma o processo desenvolvido no Brasil desde a década de 1990.

Amazonas

Os representantes da Guiné-Bissau também acompanharão a preparação para o segundo turno das eleições para governador e vice-governador do Amazonas, a ser realizado no próximo dia 27 de agosto. A delegação seguirá para Manaus (AM) neste sábado (19).

EM,IC,RG/JP

Tse.jus.br

O imã de quem ninguém desconfiava será o cérebro do ataque a Barcelona

O suspeito ter-se-á mudado de Ripoll para Alcanar para planear o atentado de Barcelona.


© Reuters
      
Abdelbaki Es Satty. O nome é conhecido por muitos em Ripoll, mas passou a estar presente nas páginas de centenas de jornais internacionais, depois de este homem ser considerado um líder da célula jihadista que levou a cabo o duplo atentado em Espanha.

Este homem era o imã de Ripoll, dava aulas de árabe, tem 40 anos e é descrito por fontes do El País como uma pessoa muito reservada.

A polícia esteve esta manhã no apartamento onde vivia, um local modesto no qual resolveu alugar um quarto a um marroquino. Contudo, há pouco mais de dois meses, o imã deixou a localidade, alegadamente para começar a planear o atentado terrorista na residência em Alcanar.

Na comunidade local todos concordam que nada fazia prever um ligação ao islamismo radical. Recorda-se apenas que Abdelbaki Es Satty falou diversas vezes em mudar-se para a Bélgica, país conhecido por ser um centro de exportação de radicais, mas não houve indícios que tal estivesse em causa.

O inquilino do apartamento onde este homem morou esclareceu às autoridades que havia falado com o suspeito na terça-feira passada e ele anunciou-lhe que talvez se mudasse para Marrocos, onde tinha vários filhos.

Alguns dos suspeitos de pertenceram à célula jihadista viviam em Ripoll e terão sido radicalizados por Abdelbaki Es Satty.

Notícias ao Minuto


Ler mais...

Terroristas em Espanha tinham 120 botijas de gás para "vários atentados"

Já não há dúvidas de que planos de terroristas em Espanha eram ainda mais brutais.

A célula terrorista responsável pelos atentados em Espanha preparava "um ou vários atentados" bombistas em Barcelona com 120 botijas de gás encontradas numa casa em Alcanar, 200 quilómetros a sudoeste da capital catalã, anunciou hoje a polícia.


"Começamos a ver claramente que era o local onde estavam a preparar os explosivos para cometer um ou vários atentados na cidade de Barcelona", declarou o chefe da polícia da Catalunha, Josep Lluis Trapero.

Por Lusa

No Dia do Mosquito, saiba como se proteger deste inseto

Sabia que este inseto transmite doenças e pode ser responsável pela morte de dois milhões de pessoas todos os anos?


Este domingo, 20 de agosto, assinala-se o Dia Mundial do Mosquito, uma data dedicada ao combate às doenças transmitidas por este inseto.

Apesar de ser muitas vezes menosprezado, este inseto transmite muitas doenças, podendo mesmo ser responsável pela morte de dois milhões de pessoas todos os anos.

Para se proteger das picadas deste inseto – potenciais vetores de transmissão de inúmeras doenças – deve:

Evitar ter recipientes com água parada dentro e fora de casa (sejam alguidares ou mesmo os pratos dos vasos das plantas), usar roupas claras (as cores fortes atraem os mosquitos) e com mangas compridas e as pernas tapadas, evitar perfumes ou desodorizantes com odores fortes, manter a casa fresca e arejada, não permanecer junto de águas paradas e usar repelente na pele e na roupa.

NAOM

Mortos em deslizamento de terras na RD Congo podem subir para 200

O número de mortos de um deslizamento de terras que ocorreu na quarta-feira no nordeste da República Democrática (RD) do Congo poderá subiir para os 200, depois de as primeiras estimativas darem conta de 40, estimam as autoridades.


Fortes chuvas provocaram o deslizamento de terra na encosta ocidental do lago Alberto, em Ituri, engolindo uma aldeia de pescadores.

O governador Abdallah Pene Mbaka, citado pela agência noticiosa Associated Press, indicou que a estimativa do número de mortos se baseia nos desaparecidos, bem como nas casas afetadas.

Abdallah Pene Mbaka referiu que 50 casas ficaram destruídas, mas apenas 44 corpos foram encontrados até ao momento, pelo que o governador pediu ajuda à comunidade internacional de assistência em casos de emergência, nomeadamente para os trabalhos de resgate e recuperação.

Muitas pessoas morrem todos os dias na República Democrática do Congo como resultado de um desenvolvimento pouco regulado, uma vez que as casas são construídas perto de minas ou lagos, o que as torna vulneráveis a desastres causados pela erosão do solo e cheias.

A pesca no lago Alberto é uma das principais atividades económicas em Ituri, região fronteiriça ao Uganda.

Por Lusa

PRESIDENT MUHAMMADU BUHARI RETURNS NIGERIA



Nigeria President supporters mob his car as it was slightly stuck in traffic on the way to Aso Rock Villa.


Cidadão guineense denuncia escravatura existente sobre os guineenses que se encontram na Líbia e lança um pedido de socorro para que as autoridades guineenses actuem, de forma a resgatar os seus cidadãos



Durante esta denuncia que se encontra nas redes sociais, nomeadamente na pagina do Facebook de Braima Camara, são relatados casos de abusos sexuais, trafico de pessoas, mal tratos, entre muitas outras barbaridades cometidas aos cidadãos guineenses.

O denunciante, pede a actuação das autoridades guineenses no sentido de resgatar as vitimas. Ainda o denunciante, informa que as vitimas chegaram à Líbia por intermédio de um amigo que lhes indicou esta via que serviria de plataforma para chegar à Europa, mas que acabaram sendo alvos de uma rede que escraviza Africanos.

Alguns cidadãos aconselham que o video que está na pagina do Facebook de Braima Camara, seja enviada para as Nações Unidas, e a organização de Defesa dos Direitos Humanos, acompanhado de uma carta a relatar o ocorrido e a solicitar uma rápida intervenção.

A liga dos direitos humanos também deve fazer o seu papel, juntamente com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau e toda a sociedade civil guineense.

Fonte: Gaio Martins Batista Gomes

Noite de Gala Miss Guiné-Bissau em Portugal 2017, no Teatro Tivoli, com MC Igreja, Patche Co, Binham, Lelé Bissaly e JC Daiya....



Braima Darame

O desporto é o único meio de conservar no homem as qualidades do homem primitivo.