quarta-feira, 1 de março de 2017

BISSAU E BRAZZAVILLE PRESPECTIVAM NOVA PARCERIA NO DOMÍNIO ECONÓMICO

O Governo da Guiné-Bissau e o do Congo perspectivaram a institucionalização de uma nova parceria no domínio económico, alargando assim o quadro da cooperação entre os dois países. Os dois chefes do governo, Sissoco e Mouamba, rubricaram o acordo nos sectores de agricultura, pesca e petróleos.

A iniciativa foi tornada público a 1 de março 2017, durante o ato de assinatura do protocolo de acordo entre o Primeiro-ministro guineense, Úmaro Sissoco Embaló e o seu homólogo congolês, Clement Mouamba, através de um comunicado conjunto lido pelo Secretário-geral do Governo, Olívio Pereira.

O primeiro-ministro do Congo, Clement Mouamba, durante a sua estada no país, teve encontros de trabalho com o seu homólogo bissau-guineense, Sissoco Embaló e seguido de uma sessão de trabalho entre as duas delegações. Segundo o comunicado conjunto, os dois chefes do executivo e as respectivas delegações procederam a uma troca de pontos de vistas sobre os assuntos bilaterais, regionais e internacionais.

Conforme o comunicado, Úmaro Sissoco e Clement Mouamba decidiram dar um novo impulso à relação de cooperação entre os dois Estados através da institucionalização de uma nova parceria no domínio económico, alargando assim o quadro de cooperação. Neste contexto, os dois chefes de executivo assinaram um acordo geral de cooperação entre a República de Congo e a República da Guiné-Bissau.


“Clement Mouamba saudou os esforços que o Presidente José Mário Vaz têm vindo a empreender com vista ao desenvolvimento económico e social da República da Guiné-Bissau. Úmaro Sissoco Embaló louvou as iniciativas levadas a cabo pelo Presidente  Denis Sassou Nguesso para a consolidação da paz, a unidade nacional e a modernização da República do Congo”, informa o comunicado lido por Secretário-geral do Governo guineense.

Relativamente a situação política na Gâmbia, os dois chefes de executivo felicitaram-se com a evolução da situação na Gâmbia, marcada pela assunção efectiva das funções do novo Presidente da República, Adama Barrow.

No concernente ao Mali, reafirmaram os seus comprometimentos com a defesa da integridade territorial do Mali bem como condenaram todos os actos terroristas que vítimam o povo maliano.

“Exprimiram as suas preocupações fase a situação na Líbia e saudaram a criação do Comité de Alto nível da União Africana sobre a crise Líbia, e reafirmaram o seu apoio a essa iniciativa da organização continental”, lê-se no comunicado, que entretanto, destaca ainda a preocupação das autoridades bissau-guineenses e congolesas sobre a situação política na República Democrática do Congo, onde exortaram as partes envolvidas a não pouparem esforços com vista a alcançarem uma solução duradoura.

Os dois primeiros-ministros reiterarem a necessidade de a comunidade internacional prosseguir com a luta contra o terrorismo e o extremismo violento. No entanto, exprimiram ainda as suas inquietações faces às consequências nefastas do aquecimento climático global, tendo reiterado os seus apoios às múltiplas iniciativas desencadeadas ao nível universal, regional e sub-regional, na Europa, Ásia e no Médio Oriente.


De referir que o primeiro-ministro Úmaro Sissoco Embaló ofereceu o tradicional ‘Pano di Pinti’ e Estatuetas ao seu homólogo congolês, que por sua vez, entregou Sissoco Embaló, um tambor, estatuetas e alguns materiais. 

Por: Aguinaldo Ampa
Fotos: Marcelo Ncanha Na Ritche 
OdemocrataGB

Cientistas muçulmanos chegam a conclusão de que a mulher é um mamífero, mas não é humana.


Riyadh | Em uma decisão sem precedentes, um painel de cientistas sauditas concluíram que as mulheres são mamíferos whos, concedendo-lhes os mesmos direitos que outras espécies de mamíferos, como camelos, dromedários e até cabras.

O veredicto, poucas horas antes caiu Que o Dia Internacional da Mulher, é considerada "histórica" por alguns especialistas e grupos de defesa dos direitos das mulheres.

"Este é um grande salto em frente para os direitos das mulheres na Arábia Saudita", conclui Jane Austen, porta-voz da Libertação Rede de Ação das Mulheres. "Pode parecer muito pouco, tarde demais, mas é verdadeiramente um evento marcante para todas as mulheres da região", diz ela, visivelmente animado. "De agora em diante, as mulheres serão considerados como membros da classe mamífero, Considerando que, antes mulheres compartilharam o estatuto jurídico de um objeto, semelhante ao de um aparelho em casa", ela admite.


"objetos sem alma"

O veredicto recentes, podem completamente perturbado todas as leis impostas na Arábia Saudita Atualmente Considera Jillian Birch, porta-voz da Anistia Internacional.

"Este veredicto mostra o incrível progresso movimento pelos direitos das mulheres tem feito nos últimos 50 anos", ela admitiu em conferência de imprensa esta manhã. "Finalmente, as mulheres deixarão de ser considerados simplesmente como objetos sem alma, mas como mamíferos de pleno direito, com os mesmos direitos que os outros animais de sua espécie: como camelos e cabras," ela disse, visivelmente emocionado. "As mulheres ainda estão longe de ser 100% humano considerado, mas sua condição vai melhorar aumentar drasticamente com esta decisão", ela acredita firmemente.

Um veredicto sem precedentes

O veredicto, que caiu como uma tonelada de tijolos sobre o estado saudita, não encontrou unânime Cleary apoio entre os religiosos e as autoridades elite política concede especialistas.

"Isso poderia criar turbulência significativa no estado legal atual de negócios e do sistema judiciário da Arábia Saudita", diz o analista político especializado em Oriente Médio, Anthony Bochstein. "Se antes as mulheres tinham os mesmos direitos que uma cadeira ou uma mesa e foram vistos mais individualmente como propriedade, agora eles têm um estatuto equivalente aos animais Certas espécies, e, portanto, devem receber, no mínimo, o abastecimento e ser conferidos ao mínimo de atenção e respeito, o que não foi o caso anteriormente, "Eu Explica.

, De acordo com o painel de especialistas que governou sobre o assunto, as mulheres ainda são desprovidos de uma alma, mas têm demonstrado possuir qualidades comuns às espécies de mamíferos, o que explicaria sua capacidade de procriar e amamentar, bem como por que eles estão equipados com sete vértebras cervicais, uma característica única para as espécies de mamíferos.




Saudi Arabia: Panel of Scientists admits Women are Mammals, yet ‘Not Human’



Riyadh | In an unprecedented ruling, a panel of Saudi scientists has concluded that women are actually mammals, granting them the same rights as other mammal species such as camels, dromedaries and even goats.

The verdict, which fell just hours before the International Women’s Day, is considered “historic” by some experts and advocacy groups for women’s rights. 

“It may seem too little, too late, but it is truly a milestone event for all women in the region,” she says, visibly excited.

This is a great leap forward for women’s rights in Saudi Arabia” 

– Jane Austin, Women’s Liberation Action Network

“From now on, women will be considered as members of the mammal class, whereas before women shared the legal status of an object, similar to that of a home appliance,” she admits.

Jillian Birch, spokeswoman at Amnesty International, said she is optimistic about the future as women will no longer be considered as “soulless objects” but as fully fledged mammals

“Soulless objects”

The recent verdict could completely upset all laws currently enforced in Saudi Arabia believes Jillian Birch, spokeswoman at Amnesty International. 

“This verdict shows the incredible progress the women’s rights movement has made in the past 50 years,” she admitted in a press conference this morning. “Finally, women will no longer be simply considered as objects without souls, but as full-fledged mammals, with the same rights as other animals of their species such as camels and goats,” she said, visibly emotional. “Women are still far from being considered 100% human, but their condition will improve drastically with this decision,” she firmly believes.

An unprecedented verdict

The verdict, which fell like a ton of bricks on the Saudi state, has clearly not found unanimous support amongst religious authorities and the political elite, concede experts. 

“It could create significant turmoil in the current legal state of affairs and the judiciary system of Saudi Arabia,” says political analyst specialized in the Middle East, Anthony Bochstein. “If before women had the same rights as a chair or a table and were seen more as individual property, they now have an equivalent status to certain animal species, and thus must receive, at the very least, feeding, watering and be conferred a minimum of attention and respect, which was not the case previously,” he explains. 

According to the expert panel that ruled on the matter, women are still devoid of a soul but have been shown to possess qualities common to the mammal species, which would explain their ability to procreate and breastfeed, as well as why they are equipped with seven cervical vertebrae, a characteristic unique to the mammal species.

QUEM PAGA OS COMENTÁRIOS MANIPULADOS DO EDUARDO FERNANDES E DA RTP-ÁFRICA ?

                    Sacanices do Eduardo Fernandes, comentador da 

                                                       RTP África


Este sujeito é, para além de malandro e vigarista, é também pedófilo e violador das mulheres indefesas.

JOMAV, enquanto Empresário de sucesso, comprou o edifício em que funciona a Delegação da RTP África na Guiné Bissau. Mas, durante o processo da compra deste imóvel, o Doutorzinho Eduardo Fernandes pegou nos dez por cento do valor da compra e mandou-se para outro lado sem dar satisfação a ninguém.

Relativamente aos actos da pedofilia, brevemente vamos citar em detalhes como tudo teria acontecido. Aos colegas do painel deste sujeito, lhes peço um grande favor de não caírem nas mentiras dele, porque ele tem que pagar a factura ao antipatriótico do Domingos S. Pereira que também andou a mentir a toda gente.

Eduardo Fernandes é pago pelo DSP com dinheiro do povo que este anda a roubar no nosso mar, através de contractos de banditismo e cujas licenças foram emitidos para barcos da companhia de que ele é sócio.

Fonte: Ditadura do Progresso 

Pesquisa Aponta: Mulheres Gordinhas São Melhores de Cama Do Que as Magras

A fabricante de camas Silent Night, financiou uma Pesquisa que descobriu que os Homens acham que mulheres Gordinhas são mais boas de cama do que as magras.

Gordinhas neste estudo, quer dizer toda mulher que estão acima do peso, dos padrões estéticos de beleza do mundo da moda e da televisão.

O Estudo apontou que 89% dos homens pensam que ter uma parceira gordinha, é uma ideia que os encanta.

Mas a preferência não é só dos homens; 68% das Mulheres pesquisadas, disseram que homens pesados são melhores no Sex0.
  
No Estudo, os Pesquisadores também descobriram que as Gordinhas, fazem 5 vezes mais peripécias do que as magras na Cama.

Outra Pesquisa, feita pelo neurocientista Steven PlateK, do Georgia Gwinnet College, USA, descobriu que quando os homens olham para uma Mulher Curvilínea, ativa no seu cérebro, a mesma área que também é ativada, quando se está sob o efeito de droga ou álcool.

Durante a Tomografia Computadorizada, foram distribuídas fotos de mulheres magras e gordinhas. As gordinhas ativaram mais a área ligada ao Sentimento de Recompensa.

Segundo os cientistas, as curvas das Mulheres, estão diretamente associadas à fertilidade, geração de filhos e menor incidência de doenças.

O Estudo apontou que corpos roliços, ativam áreas cerebrais que concentram a atenção do Homem a Mulheres com potencial de serem boas reprodutoras.

Os cientistas disseram que mudanças na massa corporal somente ativam áreas associadas à Apreciação Visual e não à sensualidade.

Agora Você sabe. Antes de Começar a fazer dieta, pense bem se não vai perder junto com os quilinhos extras.

Meninadeargola.com.br

700 crianças morreram na travessia do Mediterrâneo em 2016

Estudo da UNICEF revela que mais de 4.500 pessoas perderem a vida a tentar chegar à Europa pelo Mediterrâneo o ano passado. Só em janeiro de 2017, morreram já 40 crianças.


O relatório "Uma Jornada Fatal para as Crianças: A Rota Migratória do Mediterrâneo Central", divulgado esta terça-feira (28.02) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) revela que pelo menos 700 crianças morreram em 2016 na rota migratória do Mediterrâneo Central, quando tentavam sair da Líbia com destino à Europa.

Segundo o documento, no ano que passou, "pelo menos 4.579 pessoas perderam a vida quando tentavam atravessar o Mar Mediterrâneo a partir da Líbia", ou seja, uma em cada 40 pessoas, sendo que 700 eram crianças.

O estudo faz uma análise detalhada sobre os enormes riscos que as crianças refugiadas e migrantes enfrentam quando fazem a perigosa viagem da África subsariana através da Líbia e por mar até Itália.

181 mil migrantes tentaram a travessia só em 2016

A Líbia vive, desde a queda do Presidente Muammar Kadhafi, em 2011, um verdadeiro caos político, económico e social.  Só em 2016, mais de 181.000 migrantes - incluindo mais de 25.800 crianças desacompanhadas - colocaram as suas vidas nas mãos de traficantes para chegar à Itália por esta rota.

Migrantes e refugiados à chegada a Sícilia, em março de 2016
Três quartos das crianças refugiadas e migrantes entrevistadas no âmbito de um inquérito - realizado nos fins de 2016 - relataram ter sido vítimas de violência, assédio ou agressão às mãos de adultos em algum ponto da viagem.

Cerca de metade das mulheres e crianças entrevistadas reportaram abusos sexuais durante o percurso, na maior parte dos casos várias vezes e em vários locais. A maioria referiu também ter pago a contrabandistas no início da viagem, o que as deixou extremamente vulneráveis a abusos, rapto e tráfico devido ao sistema de "pay as you go" (pagamento por etapas). As péssimas condições e a sobrelotação, incluindo a falta de alimentos e abrigo adequados nos centros de detenção líbios geridos pelo Governo e por milícias armadas, foram outras realidades reportadas.

Na altura em que foi feito o inquérito, foram registados 256.000 migrantes na Líbia, entre os quais 30.803 mulheres e 23.102 crianças, um terço das quais não acompanhadas. No entanto, segundo o documento, é de prever que os números reais sejam pelo menos o triplo. 

Tendência manteve-se em janeiro

Já em janeiro deste ano, no auge do inverno, 4.463 pessoas fizeram a travessia até Itália. Segundo a UNICEF, só na última semana do primeiro mês do ano, 1.852 pessoas fizeram o trajeto, um número oito vezes superior à mesma semana do ano anterior.

Estima-se que 228 mortes tenham ocorrido já este ano nesta rota e que pelo menos 40 crianças tenham já perdido a vida.

Crianças desenraizadas na agenda da UNICEF  

A organização da ONU desenvolveu uma agenda específica composta por seis pontos para as crianças desenraizadas, nomeadamente proteger as crianças refugiadas e migrantes da exploração e da violência, em especial as crianças não acompanhadas.

Operação naval europeia "Sofia" no Mediterrâneo
O Fundo quer manter as famílias juntas como a melhor forma de proteger as crianças e de lhes atribuir um estatuto legal e ainda acabar com a detenção de crianças requerentes do estatuto de refugiadas ou migrantes através da introdução de uma série de alternativas de caráter prático.

A UNICEF pretende ainda manter a aprendizagem de todas as crianças refugiadas e o acesso a serviços de saúde e ainda pressionar para que sejam tomadas medidas para combater as causas dos movimentos de refugiados e migrantes em larga escala.

O relatório dá conta ainda que a organização pretende promover medidas para combater a xenofobia, a discriminação e a marginalização em países de trânsito ou de destino.

 A UNICEF pediu aos Governos e à União Europeia que apoiem e adotem esta agenda de ação.

DW

PAIGC - Comunicado da bancada parlamentar

PARTIDO AFRICANO PARA A INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ E CABO-VERDE

Comunicado de Imprensa

O PAIGC e a sua Bancada Parlamentar tomaram conhecimento do conteúdo das declarações proferidas por alguns régulos manipulados pelo Senhor Negado Fernandes, o autointitulado Juiz do Povo e Chefe dos Régulos da Guiné-Bissau, que entre outras coisas declararam que fariam funcionar a Assembleia Nacional Popular, acusando de forma direta e irresponsável o seu Presidente de ser o principal responsável pela não convocação da reunião plenária deste órgão.

Quando há dias o Senhor Negado Fernandes solicitou em nome dos Régulos da Guiné-Bissau uma audiência com o Presidente da Assembleia Nacional Popular, este foi-lhe concedida e na ocasião, um pequeno grupo de 21 régulos dos mais de uma centena existentes no país, limitaram-se pelas vozes dos seus porta-vozes, Senhores Quebá Dabó e Negado Fernandes, a perguntar ao Presidente da ANP os motivos pelas quais a plenária deste órgão não se reunia para aprovar o Programa do Governo.

Numa detalhada explicação dada pelo Presidente da ANP foi-lhes dado todos os esclarecimentos necessários e sustentados pelos competentes suportes constitucionais e regimentais dos mecanismos exigidos para a convocação de uma plenária e dos mecanismos de funcionamento da Assembleia Nacional Popular enquanto instituição legislativo e de fiscalização.

O PAIGC e a sua Bancada Parlamentar sempre consideraram os régulos como sendo representantes de um poder extremamente respeitado no meio comunitário, que nasceu do crédito e crença das comunidades em torno do carisma e da ascendência de uma nação no seio da própria comunidade que pela sua natureza e essência visa ações positivas a partir de uma certa equidistância sobre querelas de índole política.

Nessa missão de tutela comunitária, a par de características de isenção e independência que acompanhou as suas atuações os levou a granjear respeito no seio das suas comunidades e na própria sociedade guineense.

Porém e sem descurar da importância do seu papel, é bom recordar ao povo guineense e muito em particular os régulos que se predispuseram imiscuir de forma parcial nesta crise política, de que a Guiné-Bissau é uma República assente num modelo de democracia e de Estado de Direito onde a monarquia não tem lugar nem espaço para qualquer tipo de veleidade de ordem impeditiva.

Equivale isso dizer que ao regulado que por mera permissão ou cortesia é chamado somente para exercer a sua nobre função de apaziguar conflitos, à semelhança do que sucede com as confissões religiosas, com os homens grandes, com os djambakús, bem como de outras organizações da sociedade civil.

Por isso o PAIGC e a sua Bancada Parlamentar lamentam profundamente a opção tomada, felizmente por um grupo insignificante de régulos, enganados e manipulados pelo Senhor Negado Fernandes, o autointitulado Juiz do Povo e que se arvora em Chefe e Coordenador dos Régulos da Guiné-Bissau sem nunca ter sido Regulo ou pertencente à linhagem necessária e obrigatória para o ser, a imiscuir-se de uma forma leviana e irresponsável e incompatível com o papel de conciliador que compete ao régulo exercer, em assuntos onde não têm um mínimo de conhecimento e neste caso concreto, o do funcionamento da Assembleia Nacional Popular, tentando tomar atitudes de todo desaconselháveis para qualquer régulo que se preze.

Contudo, o PAIGC e a sua Bancada Parlamentar continuam a nutrir uma grande respeito pelos régulos, enquanto autoridades tradicionais, devido ao papel complementar que exercem na organização da sociedade guineense, aguardando que continuem com a sua atitude, respeito e credibilidade a promoverem no seio das suas comunidades ou regulados respetivos uma atitude de promoção da aproximação, de resfriar as almas e de conciliação e não o de aventurar-se em campos que não são da sua competência e sobre o qual não têm nenhum domínio ou conhecimento que lhes autorize a desfaçatez de uma tomada dessa posição pública aberrante.

Cremos que ainda vão a tempo de apelarem à sua consciência e a circunscreverem os seus atos naquelas funções de mediadores isentos, pois de contrário seremos obrigados a pensar ou a concluir que o posicionamento assumido por este pequeno grupo de régulos e felizmente não a maioria dos régulos, foi ditado pela compra da sua consciência, porque jamais se assistiu na história das crises guineenses um posicionamento tão ostensivo e ofensivo à verdade.

O PAIGC e a sua Bancada Parlamentar querem demonstrar o seu grande respeito pelos régulos, principalmente pelos régulos que não se deixaram manipular pelo Senhor Negado Fernandes, ponta de lança do Senhor Presidente da República e seus seguidores e que continuam nos seus regulados respetivos a cumprirem com a sua missão de conciliar e reconciliar os guineenses com a sua inteligência e sábia sabedoria, tentando trazer paz e estabilidade à nação guineense.

O PAIGC e a sua Bancada Parlamentar tomaram boa nota de que dos mais de cem régulos existentes no território nacional somente uma dúzia se predispôs aceitar e acompanhar o Senhor Chefe dos Régulos sem nunca ter sido em dia algum Régulo ou filho de Régulo que se dá pelo nome de Negado Fernandes, Juiz do Povo ao serviço do Senhor José Mário Vaz.

Todos os guineenses, com o desenrolar desta crise, cujos objetivos é derrubar o PAIGC do poder que conquistou nas urnas, sabem donde é a origem, a promoção e a condução desta crise, despontada e guiada pelo Senhor José Mário Vaz e os seus acólitos.

A terminar, o PAIGC e a sua Bancada Parlamentar agradecem todos os régulos que não se deixaram manipular pela mentira, pelo oportunismo e pelo dinheiro e publicamente reconhecer o seu papel de verdadeiros defensores da paz e da estabilidade entre os guineenses e aproveitar esta oportunidade para alertar os régulos que estão a acompanhar Negado Fernandes na sua aventura de remar contra a maré, de que devem juntar-se aos que defendem a democracia e o Estado de Direito e de não aceitarem a implantação de uma ditadura na Guiné-Bissau. 

Negar isso é fazer-se de avestruz ou ser inimiga da verdade. Nunca o mal venceu o bem.

PAIGC, Bancada Parlamentar

Publicada por António Aly Silva 

'Menina serpente' muda de pele a cada mês e meio. E precisa de ajuda

Família não tem dinheiro para comprar os cremes de que a jovem precisa para combater as dores.


halini Yadav é conhecida como a ‘menina serpente’ na localidade onde reside, na Índia. Desde a infância que sofre de uma doença rara que faz com que a sua pele caia e se renove a cada 45 dias.

Durante este processo, a jovem de 16 anos passa por dores insuportáveis, que tenta combater passando água pelo corpo várias vezes ao dia. O cremes adequados para a sua condição – e que combateriam as dores – não podem ser adquiridos pela família por falta de condições financeiras.

O caso chocante foi noticiado pelo jornal britânico Metro e deu origem a uma campanha de angariação de fundos no site Just Giving. O objetivo de angariar 250 libras foi amplamente superado e até ao momento foram doadas 1.500 libras (cerca de 1.400 euros).

Ao Metro, o pai de Shalini informou que os responsáveis pela escola que a menina frequentava ordenaram a sua expulsão por temerem que a doença fosse contagiosa (algo que não é verdade) e porque “os outros meninos tinham medo da sua cara”.

“Esta doença não a mata, mas tira-lhe a vida pouco a pouco”, lamentou a mãe, que diz não saber “a quem mais recorrer”.

NAOM

Banco Oeste Africano de Desenvolvimento volta a financiar Guiné-Bissau -- ministro


O Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD) comprometeu-se a voltar a financiar projetos de desenvolvimento apresentados pelas autoridades da Guiné-Bissau, anunciou hoje o ministro da Economia e Finanças, João Fadiá.

Os apoios tinham sido suspensos há mais de um ano perante a falta de pagamento da contrapartida por parte do governo guineense aos projetos em curso nos domínios da agricultura, energia e construção de estradas, bem como ao próprio banco.

O BOAD, banco que apoio o desenvolvimento de países da União Económica e Monetária de África Ocidental (UEMOA) enviou para Bissau uma delegação para negociar o reescalonamento da divida.

O banco aceitou o pagamento durante oito anos, com um período de carência de três anos, adiantou João Fadiá, anunciando também o desembolso de verbas do BOAD para projetos em curso.

De imediato, as empresas contratadas para a reabilitação ou construção de estradas urbanas em Bissau e aquelas que operam em projetos de produção de cereais na zona norte irão receber o correspondente a três mil milhões de francos CFA em atraso, indicou o ministro.

João Fadiá disse ainda que uma delegação do governo guineense estará estas quinta e sexta-feira no Togo, a sede do BOAD, para negociar o desbloqueamento de fundos para financiar o projeto de construção de linhas de condução da energia que virá da barragem de Kaleta, na Guiné-Conacri, até a Guiné-Bissau. O projeto também estava suspenso.

O ministro da Economia e Finanças guineense está igualmente confiante em que o conselho de administração do BOAD irá aprovar, ainda neste mês de março, o desbloqueamento de fundos para a construção da estrada que ligará as cidades de Buba e Catio.

As duas cidades, no sul da Guiné-Bissau, são consideradas zonas essenciais para a produção do arroz, base da dieta alimentar dos guineenses.

MB // ANP
Faladepapagaio/Lusa/Fim

Carnaval 2017 - Um óbito e 288 casos atendidos nos serviços de Urgência do HNSM

Bissau, 01 Mar 17 (ANG) – Um morto e 288 casos deram entrada nos serviços de Urgência do Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM) durante as festividades do Carnaval, disse hoje seu Diretor Clínico.

Em declarações à imprensa Cumba Bispo Yalá N´sumbrem disse que o óbito se deveu a um acidente de viação provocado pelo rebentamento de um dos pneus na localidade de Tchalana, leste do país.

O Director Clínico explicou que do número de feridos, 23 aconteceram por causa de acidentes de viação, 14 de agressão física , tendo sido registado 275  ferimentos ligeiros.

O Carnaval 2017, na opinião do director clinico de HNSM, foi muito mais trágico do que do ano transacto, pois em 2016 houve 129 casos entre acidentes de viação e agressões, mas sem nenhum óbito. 

ANG/JD/JAM/SG

Saúde pública - Governo lança projecto de reabilitação de 45 centros de saúde

Bissau 01 Mar  17 (ANG) – O Governo da Guiné-Bissau laçou hoje em Có, Norte do país, o projecto para reabilitar  45 centros de saúde a nivel nacional orçado em mais de um bilhão de francos CFA ,com a duração de 10 meses.

Segundo uma  nota à imprensa do Ministerio da Saúde à que a ANG teve acesso, o projecto em causa foi financiado pela União Europeia ,Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional e o Reino de  países Baixos ,e coordenado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infancia (UNICEF).

A nota esclarece que os criterios da seleção dos centros de saúde a serem reabilitados foi feito atraves de uma avaliação conjunta entre o Ministerio de saúde e Unicef a 140 estruturas de saúde a nivel do país ,tomando em conta a situação da agua , do saneamento, da electricidade ,infraestrutura física, condições de parto e presença de medicos ou enfermeiros.

“O projecto leva em conta a necessidade de melhorar o acesso a água potável nos centros de saúde, a higiene ,a necessidade de ter electricidade de modo a proporcionar as condiçoes de trabalho adequadas aos tecnicos de saúde , garantir que aos serviços de saúde chegue as comunidades e responder  a surtos de Ebola e outras doenças como a diarreia ou a pneumonia ” ,refere a nota.  

Ainda de acordo com o comunicado, já se encontra em curso a reabilitação de 12 centros de saúde na região de  Bolama/Bijagós que serão entregues ao Ministerio de saúde este mês , estando prevista o término dos trabalhos de reabilitação nos 45 centros até ao final do ano .

“A reabilitação destes centros enquadra-se igualmente nas intervenções de saúde a nivel comunitária , prihncipal foco do programa de saúde do Unicef no país , cuja contribuição da União Europeia tem sido refletida atraves do Progrma Integrado para a Redução da Mortalidade Materno Infantil desde 2013 e do programa U E-Saúde desde 2015”, lê-se na missiva. 

ANG/MSC/SG  

África do Sul está entre os países mais ignorantes do mundo, diz pesquisa

Desigualdade, imigração, taxas de obesidade. Pessoas sustentam pontos de vista bastante fortes a respeito de assuntos populares e polêmicos como estes. No entanto, apesar de opinar, a grande maioria de nós não sabe realmente nem mesmo os fatos mais básicos a respeito de cada um deles dentro dos nossos próprios países.

A pesquisa ‘Perils of Perception‘ (Perigos da Percepção, em português) foi realizada pela Ipsos MORI e publicada na última quarta-feira (2). O resultado pode ser algo bastante desconfortável de se ler por alguns. Uma das perguntas colocadas indagou pessoas de diversas partes do mundo a respeito da demografia de seus países”. O México é o país cuja população é a mais ‘desinformada’, seguido por Índia e Brasil. Coréia do Sul, Polônia e Irlanda são os que se saíram melhor.

Entre os 33 países do estudo, cada grupo apresenta muitas constatações erradas”, comentou Bobby Duffy, diretor do instituto de pesquisa social. “Nós superestimamos o que nos preocupa”, completou.

Os participantes demonstraram acreditar que uma em cada quatro pessoas ao redor deles são imigrantes, enquanto o número real da média mundial é de apenas uma pessoa entre dez. Argentinos, por exemplo, acreditam que 30% das pessoas do país são imigrantes, enquanto o número real chega a apenas 5%.

Já, quando o assunto é desigualdade, a grande maioria acredita que o 1% dos mais ricos detém metade da receita de seus países, mas, na realidade, a quantidade concentrada chega próxima a um terço. Os países dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e africa do Sul), por exemplo, acreditam em sua maioria que a concentração de renda está duas vezes mais nas mãos de 1% da população do que realmente está.

Levando em conta questões de idade, o total dos entrevistados acredita que média de idade no mundo é de 50 ano, enquanto na verdade é de apenas 31. Em contraste, no entanto, obesidade é um problema que parece ser subestimado. Enquanto 52,5% da população apresenta este problema, acredita-se que apenas 40% são obesos.

Infelizmente, o Brasil está entre os primeiros dez colocados na listagem do ‘Index da Ignorância’, como foi chamada. De acordo com a pesquisa, assim como a Índia, nós temos bastante dificuldade de identificar corretamente os problemas de desigualdade social. Além disso, também superestimamos o número de ateus, agnósticos e imigrantes no país.

Confira a lista dos países mais ‘ignorantes’ em relação a própria cultura em todo o mundo:

 ‘Index Da Ignorância’

Ranking País
 1  México Mais ignorantes
 2 Índia
 3 Brasil
 4 Peru
 5 Nova Zelândia
 6 Colômbia
 7 Bélgica
 8 África do Sul
 9 Argentina
 10 Itália
 11 Rússia
 12 Chile
 13 Grã Bretanha
 14 Israel
 15 Austrália
 16 Japão
 17 Canadá
 18 Alemanha
 19 Holanda
 20 Espanha
 21 Noruega
 22 França
 23 Suécia
 24 Estados Unidos
 25 China
 26 Polônia
 27 Irlanda  
 28 Coreia do Sul Menos Ignorantes

Role e veja o estudo através dos slides:
http://l3ib.org/~maskd/perils_perception.pdf

Tve24.com

Macaco acusado de roubo é amarrado e detido por autoridades


Um macaco acusado de roubo na Índia foi recentemente detido e acabou sendo amarrado brutalmente.

O primata foi encontrado depois de moradores locais alegarem que ele tinha roubado comida e cometido outros incidentes.

Uma multidão se reuniu e aplaudiu o momento em que o macaco teve os braços amarradas com uma corda, antes de ser enjaulado.

Supostamente ele é um dos três ou quatro macacos que foram acusados de delitos na comunidade no bairro, e moradores de Sion, em Mumbai, se queixaram às autoridades locais.


Tve24.com

WATCHÁ KATCHÉU:INÉDITO!!! SANDJI FATI EXONOROU QUASE TODOS OS DIRETORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA GUINÉ-BISSAU QUE RONDAM MAIS DE 100 PESSOAS TENDO NOMEADO PESSOAS LIGADAS AO GRUPO DOS 15 E AO PRS

PELA PRIMEIRA VEZ NA 
HISTÓRIA ACONTECEU
A maior parte dos diretores das escolas públicas da Guiné-Bissau foram exonerados pelo Ministro da Educação Sandji Faty por supostamente serem próximas a Domingos Simões Pereira. Neste momento a rasia na função pública continua o que poderá pôr em causa este ano lectivo devido ao facto do mesmo já ter começado hà algum tempo a esta parte. Segundo consta o staff da UNESCO e da organizações sub-regionais para a área da educação não estarão da acordo com esta decisão que poderá comprometer o futuro das nossas crianças. Mais uma vez convém definir aquilo que são as grandes questões nacionais. Os guineenses deverão se unir para que o país possa avançar e por conseguinte é aconselhável que o Ministro Sandji Faty reconsidere a sua posição

Guineendade.blogspot.sn

Carnaval 2017: BIOMBO VENCE O DESFILE NACIONAL NA CATEGORIA DA RAINHA

Rainha da Região de Biombo, Dercelina Nanque, foi a grande vencedora do desfile nacional da Guiné-Bissau “Rainha do Carnaval 2017” com 84 pontos e receberá como o prémio uma soma de 1 500 000 (Um milhão e quinhentos mil) francos CFA [cerca de 2 300 euros] . O desfile nacional na categoria da Rainha, teve lugar hoje, 28 de fevereiro 2017, na Avenida Osvaldo Vieira e contou com a participação de nove Rainhas, provenientes de algumas regiões e bairros da capital Bissau.

O concurso desta categoria encerra assim o desfile nacional do carnaval 2017 realizado durante dois dias, sob o lema “Cultura como fator de inserção social e económica”. O evento contou com a presença do Primeiro-ministro, General Úmaro El Mokthar Sissoco Embaló, que se fazia acompanhar da Primeira-dama da República da Guiné-Bissau, Maria Rosa Vaz, do Primeiro-ministro do Congo Brazzaville e da sua delegação, bem como de alguns membros do governo guineense.

Dercelina Nanque que se apresentou como a Rainha da região do Biombo, norte do país e que dista de algumas dezenas de quilómetros da capital Bissau, entrou no palco de pés descalços a semelhança de todas as concorrentes, vestiu a famosa ‘Saiá Budjugu’ e atou um laço vermelho na cabeça. Usou óleo de palma como creme que passou no corpo todo e usou ainda a cabaça pintada de cor da bandeira nacional como sutiã.

Na sua mensagem proferida em língua crioula, apelou a paz e o entendimento entre os políticos guineenses, pediu igualmente o engajamento das autoridades nacionais na promoção da cultura e o trabalho sério para fazer crescer a economia do país. A menina Nanque, conseguiu uma atenção dos júris que estavam atentos na verificação de três aspetos considerados essenciais, nomeadamente a originalidade, a traje usada e a mensagem.

A segunda posição foi ocupada pela Rainha da Região de Quínara, que obteve 75 pontos, receberá como o prémio um valor de 1.000 000 (Um milhão) de francos CFA. O grupo do bairro de Chão de Papel Varela (SAB), ficou na terceira posição com 66 pontos e levará o prémio de 500 000 (Quinhentos mil) francos CFA.

No final do desfile nacional, o titular do pelouro da Juventude, Cultura e dos Desporto, Tomás Gomes Barbosa, disse ao Jornal O Democrata que o país precisa trabalhar na consolidação da sua potencial cultura para que se possa desenvolver outros setores.

“Espero que no próximo carnaval, estaremos em condições de cultivar ou apresentar mais do que 30 danças de diferentes etnias que temos na Guiné-Bissau, a fim de atrair os turistas para virem mais vezes ao país. Agradecemos todas as regiões que participaram no desfile nacional”, assegurou o governante.

De referir que o desfile da categoria dos grupos decorreu ontem e teve como vencedor o grupo do bairro Chão de Papel Varela. A Comissão Organizadora entregará no próximo sábado os prémios para todos os vencedores de diferentes categorias.

imagens da rainha de Quínara: segunda classificada
 















imagens da rainha de Bairro Chão de Papel Varela: terceira classificada
















Por: Aguinaldo Ampa, Assana Sambú e Epifânia F. Mendonça

Foto: Marcelo Ncanha Na Ritche
OdemocrataGB