sexta-feira, 8 de novembro de 2019

A propósito do mais um Aniversário de Aristides Gomes


Celebrar aniversário é sempre uma ocasião solene para olharmos o passado, tirarmos ilações..., renovarmos esperanças e projectarmos o futuro. 

Hoje, Sexta-feira, 8 de Novembro de 2019, o cidadão Aristides Gomes celebra o seu 68° Aniversário. Talvez o mais mediático de sempre. De todos os quadrantes chegam felicitações nesta boda dos 65 anos. Uma espécie de tributo e reconhecimento pelo papel que o actual Primeiro-Ministro teve nas diferentes fases da luta da Guiné-Bissau pela afirmação como Estado. Inicialmente como combatente e professor nas matas da Luta pela Independência. Mais tarde como quadro que fez carreira, antes de ser governante. Como Chefe do Governo em 3 ocasiões, com uma postura de estadista bem vincada, mormemente na organização e no redimensionamento ou refundação do edifício do Estado, bem como no combate aos males que flagelam a nossa sociedade, como droga e corrupção. Algumas felicitações registadas nesta quadra, denotando uma carga de símbolo pouco vulgar, em referência a uma personalidade que tem primado pela discrição, mostram a chancela de reconhecimento ao aniversariante, como consultor e professor universitário em grandes faculdades de Europa. Isso, para ilustrar a epopeia de uma carreira de sucesso, mesmo longe das lides e lugares cimeiros da governação.

No meio desta chuva de felicitações e elogios, por ocasião deste seu 65° Aniversário, incontornávelmente ou invariavelmente tem-se ouvido o termo "Obrigado ". Na voz dos que consideram o PM "salvador da Guine-Bissau" de mais uma "deriva constitucional". Uma clara menção a forma categórica e contundente com que lutou e defendeu os ideais da Democracia e Desenvolvimento, nestes 2 últimos mandatos como Primeiro-Ministro, no meio de autêntico "fogo cruzado" dos adversários, com recurso, em alguns momentos, a "meios não convencionais" do jogo democrático. Ao não ter vergado perante os que pretendiam derrubar o Governo e interromper o processo eleitoral, Aristides Gomes prestou mais um grande serviço a nação, volvidos 8 meses após ter realizado, de forma justa,livre e transparente, as Eleições Legislativas. 

Em nome do Gabinete do Primeiro-Ministro, viemos associar a esta onda de felicitações e solidariedade, aproveitando para desejar ao aniversariante saúde, longa vida e êxitos contínuos, nesta difícil e nobre missão que o povo lhe confiou em prol da Paz, Democracia e Desenvolvimento.


Muniro Conte, Conselheiro do Primeiro-Ministro para a Comunicação Social

Fonte: Armando Contekunda

Eleições Presidenciais, José Mário Vaz Canditado di Paz em Farim



Junior Gagigo

Guiné-Bissau: CEDEAO reforça força militar e adverte PR contra "golpe de Estado"


Niamey, 08 nov 2019 (Lusa) – A CEDEAO decidiu hoje reforçar a força militar na Guiné-Bissau e advertiu o Presidente de que qualquer tentativa de usar as forças armadas para impor um ato ilegal será “considerada um golpe de Estado”.

No comunicado final da cimeira extraordinária realizada hoje em Niamey, no Níger, os chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decidiram “reforçar a Ecomib para permitir fazer face aos desafios que se colocam antes, durante e depois das eleições, nomeadamente com o reforço dos efetivos e do mandato” da missão.

No documento, recordam que o Presidente guineense, José Mário Vaz, é “um Presidente interino” desde 23 de junho, quando terminou o seu mandato, e que “todos os seus atos devem ser subscritos pelo primeiro-ministro, a fim de lhe conferirem legalidade”.

A CEDEAO considera, por isso, “que qualquer recurso às forças armadas ou às forças de segurança para impor pela força qualquer ato ilegal será considerado como um golpe de Estado e levará à imposição de sanções a todos os responsáveis”.

No comunicado, a organização regional reitera que reconhece Aristides Gomes como primeiro-ministro e voltou a exigir a demissão do chefe do Governo nomeado pelo Presidente, Faustino Imbali, o que já aconteceu.

Segundo os dirigentes, a demissão de Aristides Gomes e a nomeação de Faustino Imbali por parte do Presidente foram decisões “contrárias à Constituição da Guiné-Bissau” e às determinações adotadas na cimeira da organização de 29 de junho, em que foi prolongado o mandato de José Mário Vaz até à realização das eleições presidenciais.

Os chefes de Estado consideraram ainda que a situação criada com estas decisões de José Mário Vaz “fizeram o país correr riscos políticos e institucionais e de uma potencial guerra civil”.

Os líderes regionais anunciaram ainda o envio de uma missão de alto nível, que inclui os presidentes da Costa do Marfim, da Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri e da Nigéria, cuja data não foi avançada, e que será antecedida de uma missão de chefes do Estado-Maior das Forças Armadas da CEDEAO.

Na cimeira, os chefes de Estado exortaram ainda a Comissão da CEDEAO a apoiar urgentemente a Guiné-Bissau para, depois das eleições presidenciais de 24 de novembro, acelerarem as reformas constitucionais previstas no Acordo de Conacri.

Neste sentido, estipulou um prazo de três meses, após as eleições, para elaborar um cronograma para estas alterações e estipulam que o referendo sobre a reforma constitucional deve realizar-se em 2020.

A CEDEAO elogiou ainda “o profissionalismo” da Ecomib e encorajaram as Forças Armadas e de segurança a manterem “uma atitude de neutralidade nesta crise política”.

José Mário Vaz disse hoje na quinta-feira que evitou uma guerra entre os guineenses ao não insistir no cumprimento da ordem para a entrada em funções do Governo de Faustino Imbali.

Num comício popular no âmbito da campanha eleitoral, em que busca a sua reeleição no cargo no próximo dia 24, José Mário Vaz afirmou ter percebido que havia uma divisão entre os militares, a polícia e a Guarda Nacional, que poderia levar a um conflito armado no país.

LUSA

Tibna Sambe Nauana, deixou hoje as fileiras da APU-PDGB para aderir ao Projecto de Candidatura de Domingos Simões Pereira as Presidenciais de 24 Novembro


Foi recebido pelo Secretário Nacional Adjunto do PAIGC, Adriano Ferreira Atchutchi, na companhia de Muniro Conte e Humberto Gomes, da Directoria Nacional da Campanha do DSP e Moises Sow, activista do PAIGC no Circulo 26.

Tibna Sambe Nauana foi um dos dirigentes superiores do PRS nos anos 2000, tendo ocupado altos cargos como Ministro do Interior e Secretário de Estado da Cooperação. Membro fundador da APU a nova "aquisição do DSP" goza de grande influência, derivado do seu activismo social a favor das comunidades, sobretudo refugiados e deslocados.





PAIGC - I Força di Povo!

Fonte: PAIGC 2019

DECISÃO CEDEAO: 6 Chefes de Estado chegam a Bissau nos próximos dias

A delegação da Guiné-Bissau presente em Niamey, com o Presidente Issoufou, do Níger.

Está programada a vinda a Bissau, de uma delegação Presidencial da CEDEAO com 6 Chefes de Estado nos próximos dias.

Fonte: ditaduraeconsenso

Candidato do PAIGC é que o meu candidato, disse Negado Fernandes, líder tradicional.

Juíz do Povo Negado Fernandes garante apoio à Domingos Simões Pereira nas eleições presidenciais de 2019.

Perante a imprensa em Gabu Negado Fernandes afirma que enquanto militante do PAIGC, o seu candidato Domingos Simões Pereira é mais para assumir os destino do Povo guineense.




Nicolau Gomes Dautarim

O Candidato do MADEM-G15 convidou hoje na vila de Bigimita Região de Biombo, Primeiro-ministro Faustino Imbali para se renunciar do cargo porque não tem condições para continuar


Umaro Sissoco Embaló, defende que tendo em conta aquilo que o Presidente José Mário Vaz, confessou ontem em Nhacra, não há condições para por o governo de Imbali a funcionar.

Falando num breve comicio, Sissoco advertiu ainda o Aristides Gomes para evitar de tomar qualquer medida administrativa apenas gestão corrente de assunto de estado, caso contrário se for eleito Aristides Gomes é capaz de ir para a prisão.

Antigo primeiro-ministro, avisa que for eleito, o País vai resgatar a sua dignidade e reconquistar a sua dignidade sobre tudo na CEDEAO.

Embaló é da opinião que os secretários gerais dos ministérios e os directores-gerais devem assumir o funcionamento das instituições dos estado, uma vez que o governo de Aristides Gomes, foi demitido legalmente através de um decreto presidencial, conclui.

CEDEAO VAI REFORÇAR A ECOMIB COM MAIS MILITARES

Fonte: AAS

ÚLTIMA HORA: Faustino Fudut Imbali apresentou hoje a José Mário Vaz o seu pedido de demissão do cargo de primeiro-ministro, informa o seu gabinete de comunicação. Imbali pede a José Mário Vaz que lhe permita demitir-se do cargo "com efeito imediato".




Braima Darame

Ouverture vendredi à Niamey du Sommet extraordinaire de la CEDEAO sur la Guinée Bissau, sous la présidence de SEM Issoufou Mahamadou


Le Président de la République, SEM Issoufou Mahamadou, Président en exercice de la Conférence des Chefs d’Etat et de Gouvernement de la Communauté Economique des Etats de l’Afrique de l’Ouest (CEDEAO), a présidé vendredi en fin de matinée, 8 novembre 2019, la cérémonie officielle d’ouverture du Sommet extraordinaire de cette organisation axé sur la situation politique de la Guinée Bissau.

Au cours de cette conférence d’une journée, les dirigeants ouest africains vont examiner les rapports émanant d’un comité ministériel de haut niveau. Ce comité avait effectué une mission à Bissau le 3 novembre 2019, en vue d’évaluer la situation politique du pays, ainsi que l’état d’avancement de la mise en œuvre des décisions prises lors du 55ème sommet des Chefs d’Etat et de Gouvernement de la CEDEAO tenu le 29 juin 2019, à Abuja, au Nigeria.

Les Chefs d’Etat vont ainsi « réfléchir sur les voies et moyens susceptibles d’assurer un accompagnement à la Guinée Bissau pour la tenue d’élections pacifiques, crédibles et transparentes le 24 novembre 2019, conformément aux dispositions du Protocole additionnel de 2001 de la CEDEAO, sur la Démocratie et la Bonne Gouvernance. »

Dans un discours d’ouverture, le Président Issoufou Mahamadou a remercié les dirigeants ouest africains dont la participation à ce sommet « est le signe manifeste » de leur engagement à assurer la paix et la stabilité de la sous-région et de leur attachement aux valeurs communes et normes adoptées par la CEDEAO.

« La Guinée-Bissau, un Etat membre de notre Communauté, vit actuellement une situation de crise politique et institutionnelle grave, avec des conséquences désastreuses pour ce pays et pour notre sous-région », a affirmé le Chef de l’Etat.

Le Président de la CEDEAO a souligné que « le sommet doit envoyer aux protagonistes un message clair : la CEDEAO ne peut tolérer, pour quelque raison que ce soit, la déstabilisation d’un État membre. »

https://www.presidence.ne/…/ouverture-vendredi-niamey-du-so…

Fonte: Présidence De La République Du Niger


NÃO DEIXE VENDER A SUA SOBERANIA - FIDELIS FORBS

Estamos a Trabalhar O gráfico minuciosamente Feita por Fedelis Forbs tira qualquer dúvida mesmo sendo na cabeça dos incautos que Apõem cegamente o liderzinho de farim. Vejamos:

Temos face aos resultados das LEGISLATIVAS dois elementos novos na PARTILHA dos votos, JOMAV que irá busca-los a toda a oposição basicamente e também ao PAIGC e por outro lado CADOGO que irá busca-los basicamente ao eleitorado do PAIGC , assim podemos projectar o seguinte:

1- Segunda volta de certeza absoluta.
2- DSP garantidamente que vai a 2 volta.
3- E garantidamente que será com JOMAV ou SISSOKO
4- 2 volta garantidamente que DSP PERDE!!







Fonte: dokainternacionaldenunciante / Estamos a Trabalhar

*O trabalho continua!* Governo assina Despacho Conjunto sobre regulação de medicamentos na Guiné-Bissau

*O trabalho continua!* O *Governo da Guiné-Bissau* assinou ontem (07) um *Despacho Conjunto para melhorar o sistema de aquisição, venda, distribuição, consumo e regulação da importação de medicamentos no país*. O documento teve assinatura dos *Ministérios da Saúde Pública, da Economia e Finanças, da Administração Territorial, do Interior e do Ministério do Comércio e Indústria*.   http://bit.ly/2NKTk7S



Guiné-Bissau - Novos Caminhos Pa Terra Ranka! 

Fonte: Governo da Guiné-Bissau

Intervenção do José Mário Vaz Canditado a sua própria sucessão às presidencais, no secção do Marés região de Oio.




Junior Gagigo 

Dara Fonseca Ramos - Está explanado na Constituição da República da Guiné-Bissau de que o governo é responsável politicamente perante o Presidente da República

Facto:
● Está explanado na Constituição da República da Guiné-Bissau de que o governo é responsável politicamente perante o Presidente da República.
● O Presidente José Mário Vaz, demitiu em 2015 um governo liderado por Domingos Simões Pereira (PAIGC).
● O Governo demitido, criou impasse e crise no país através da liderança que exercia no partido com maior número de deputados na assembleia.
● Seguiram para mediação exterior, o governo demitido(seu partido) e a presidência da República.
● Dessa mediação sai o nome de Aristides Gomes (membro do PAIGC) para cargo de Primeiro ministro.
● Em 2019, o Presidente José Mário Vaz recusou nomear o Cidadão Domingos Simões Pereira para primeiro ministro depois de vários ataques, acusações falaciosas etc que este proferiu à presidência da República.
● Por indicação da CEDEAO, Domingos Simões Pereira escolheu à revelia do seu partido, o cidadão Aristides Gomes para ser nomeado ao posto de Primeiro ministro.
● José Mário Vaz, o presidente da República, aceitou nomear o cidadão Aristides Gomes.

A CEDEAO é uma organização económica no entanto a região que representa (África Ocidental) "obriga" a que tenha algumas condições para prevenção e solução da instabilidade política que afecta a instabilidade económica.
A CEDEAO declara por "persona non grata" e não reconhece politicamente o indivíduo que participa em governos de mediação de golpes ou crises políticas que afectam a economia da sub região. Logo quem participa nesses governos e/ou presidência é interditado pela CEDEAO de ocupar cargos políticos para que não se prolifere na África Ocidental aqueles fulanos que incentivam crises e golpes como modo de chegar ao poder.

Há poucos dias atrás, José Mário Vaz, o Presidente da República da Guiné-Bissau, demitiu por grave crise política (nomeação de conselheiros suspeitos de tráfico de Pó branco, tráfico de passaporte diplomáticos, paragem interminável no sector da educação, greves em todas as áreasde funcionamento estatal, mexidas suspeitas no caderno eleitoral, ataques e espancamentos mortal à cidadãos Guineenses, emissão de títulos de tesouro sem justificação do investimento...) que também passa pela perda do acordo de incidência parlamentar que o sustentava, o governo liderado por Aristides Gomes.

A CEDEAO expressou o seu apoio à Aristides Gomes:
● O mesmo cidadão que pelos documentos abaixo, está indiciado de crimes na procuradoria geral da República.
● O mesmo cidadão que foi Primeiro-ministro num governo de mediação de crise.
● O mesmo cidadão que é militante no PAIGC e amigo do seu presidente Domingos Simões Pereira que incitou e apelou ao golpe de estado sucessivamente nestes 5 anos que esteve afastado do poder.
● O mesmo cidadão que enquanto Primeiro-ministro tem por seu conselheiro o cidadão estrangeiro suspeito de tráfico de Pó.

Este é o raciocínio que me faz querer a Guiné-Bissau FORA DA CEDEAO aliás penso que esta organização está em processo suicida com o nascimento do mercado único.

Eu penso, Dara Fonseca Ramos







Fonte: Dara Fonseca Ramos

Está a decorrer neste instante, encontro com homens grande de Gabu. Uma palavra de esperança, mas também de muito respeito aos que fizeram da Guiné-Bissau um país livre e soberano!



Tchon na Fria, Pa Terra Ranka!

Fonte: DSP Presidente

Mário Fambé para lugar de Certorio Bioté

Fambé pode ser nomeado ministro da Energia, lugar deixado por demissionário Certorio. Na segunda-feira sai a nomeação e empoçamento


Fonte: Notícias ao minuto GB

Sorriso da Paz - Mana Rossa G. Vaz Primeira Dama e o Seu Marido José Mário Vaz Presidente da República da Guiné Bissau.






Fonte: JOMAV Presidente di Paz

OUÇAM INTERVENÇÕES DOS ANCIÃOS DE MORRES.




Junior Gagigo 

Mutaro Cassama Cassama was live.



Mutaro Cassama Cassama

Guiné-Bissau. José Mário Vaz disse ter evitado guerra entre guineenses

O Presidente cessante da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, disse hoje que evitou uma guerra entre os guineenses ao não insistir no cumprimento da ordem para a entrada em funções do Governo de Faustino Imbali.


Num comício popular em Nhacra, na âmbito da campanha eleitoral, em que busca a sua reeleição no cargo no próximo dia 24, José Mário Vaz afirmou ter percebido que há uma divisão entre os militares, a polícia e a Guarda Nacional, que poderia levar a um conflito armado no país.

O também chefe de Estado notou que se apercebeu desta divisão nas duas reuniões que realizou no âmbito do Conselho Superior de Defesa do país, em que instou as Forças Armadas a cumprirem a sua ordem de despejo dos membros do Governo do primeiro-ministro, Aristides Gomes, que demitiu por decreto presidencial.

José Mário Vaz disse ter sentido que os militares estavam de um lado, e do outro estavam a polícia e a Guarda Nacional, em relação à sua decisão, mas sem que se perceba qual a força que estava do seu lado.

"Quando há esta divisão, o que é que as pessoas querem?", perguntou o recandidato, recebendo como resposta da assistência: "Guerra".

O político guineense afirmou que no primeiro dia da reunião do Conselho Superior de Defesa, na segunda-feira, "algumas pessoas disseram que não vão executar a ordem" de desalojar o Governo de Aristides Gomes, para permitir a instalação do executivo de Faustino Imbali.

Já no segundo dia da reunião, na terça-feira, ficou acordado que cada uma das forças "iria assumir com as suas responsabilidades", indicou José Mário Vaz, para sublinhar que a sua ordem não foi cumprida.

"Falamos até quase à 01:00, chegamos a um acordo em como todos iriam assumir as suas responsabilidades. Já ontem [quarta-feira], tudo o que conversamos já não valia nada", declarou Mário Vaz.

O dirigente guineense avisou os jovens que o país está ameaçado, mas que enquanto for Presidente não vai aceitar que haja derramamento de sangue na Guiné-Bissau, como "querem uma meia dúzia de pessoas, por causa do poder".

"Não vou permitir que haja um conflito armado entre os militares e os irmãos da polícia", defendeu José Mário Vaz, sublinhando que estar no poder não pode justificar uma guerra entre os guineenses.

Sobre a cimeira extraordinária de líderes da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), que decorre sexta-feira no Níger, justamente para abordar a crise política na Guiné-Bissau, José Mário Vaz disse que preferiu concentrar-se na sua campanha eleitoral.

"Sei o que me espera lá", observou José Mário Vaz.

A Guiné-Bissau vive um momento de grande tensão política, tendo o país neste momento dois governos e dois primeiros-ministros: Aristides Gomes e Faustino Imbali.

A União Africana, a União Europeia, a CEDEAO, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e as Nações Unidas já condenaram a decisão do Presidente de demitir o Governo liderado por Aristides Gomes e disseram que apenas reconhecem o executivo saído das eleições legislativas de 10 de março, que continua em funções.

A CEDEAO, que vai reunir-se sexta-feira em cimeira para discutir a situação na Guiné-Bissau, deu na quarta-feira 48 horas aos ministros do Governo de Faustino Imbali para apresentarem a demissão, sob pena de lhes serem impostas "sanções pesadas".

Na segunda-feira, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas ameaçou com novas sanções a todos aqueles que "minem a estabilidade" da Guiné-Bissau.

A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais a 24 de novembro e a campanha eleitoral, na qual participam 12 candidatos aprovados pelo Supremo Tribunal de Justiça, teve início sábado e termina em 22 de novembro.

Por Lusa

Junior Gagigo was live




Junior Gagigo

NIS registers 3,704 irregular migrants migrants in Oyo


The Nigeria Immigration Service (NIS), Oyo State Command, says it has so far registered 4,506 migrants since the commencement of e-migrant registration in the state on Aug. 30.

It would be recalled that the Federal Government had issued a January 2020 deadline for all foreigners in Nigeria to register.

The NIS Comptroller in the state, Saleh Abdullahi, disclosed this on Wednesday in an interview with News Agency of Nigeria (NAN) in Ibadan.

Abdullahi said the turnout of migrants in the state on a daily basis was highly impressive.

“Infact, we registered 140 migrants per day and we have registered a total of 4,506 migrants so far comprising of 802 regular and 3,704 irregular migrants.

“Regular migrants are those with valid papers to live in Nigeria, that is those with ECOWAS Resident Card or Resident Permit while irregular are those without valid papers to live in Nigeria.

“All regular and irregular migrants must register before Jan. 11, 2020 deadline and anyone that failed to register within this period risk N500,000 fine or three months imprisonment or both,” Abdullahi said.

The state comptroller said that the only challenge faced currently by the command was that it only has one centre throughout the state where the registration is taking place.

Abdullahi said the command in order to register all the migrants in the state before the deadline now closed by 8 p.m. instead of 4 p.m. and sometime work on Saturday.

“We have Division Immigration Officer (DIO) whose duty is to educate the migrants on the importance of e-migrant registration so that they can come to the state command to register before the deadline.

“We pledged to register all the migrants within this window period,” the comptroller said.

By Native Reporters

Guiné-Bissau era o destino de várias armas e munições furtadas da PSP portuguesa

A Guiné-Bissau era o destino de várias das armas e munições que foram furtadas do armeiro da PSP, caso que resultou na acusação de 12 pessoas, incluindo um agente da polícia.


Segundo a acusação do Ministério Público, Manuel Gonçalves das Neves, empresário avícola de Ansião, foi apanhado, em buscas realizadas em 25 de janeiro, na posse de várias caixas com centenas de munições e cartuchos cujo destino era o país africano e ainda 900 mil francos CFA, a moeda guineense.

O arguido, que está acusado de associação criminosa e tráfico de armas, tinha dissimulado entre caixas de ovos num contentor para enviar para a Guiné, 1.250 cartuchos.

Segundo o MP, Manuel das Neves possuía uma rede de contactos no mercado negro de venda de armas e munições na Guiné-Bissau fruto dos negócios que efetuava através da sua empresa.

Na tentativa de vender sete das pistolas Glock furtadas da direção nacional da PSP, por pouco mais de mil euros cada, Manuel das Neves contactou com Paulo Sampaio que recusou o negócio e o denunciou à polícia.

No entanto, o Ministério Público está convicto que o arguido conseguiu enviar para a Guiné-Bissau, sempre dissimulados entre produtos avícolas, centenas de cartuchos entre julho de 2017 e setembro de 2018.

O MP deduziu acusação contra 12 arguidos pela prática de peculato, associação criminosa, adesão a associação criminosa, tráfico e mediação de armas, branqueamento, detenção de armas e munições proibidas, recetação, tráfico de menor gravidade e consumo, entre os quais está um agente da PSP, responsável à data pelo armeiro da direção nacional.

O caso do furto das pistolas remonta a janeiro de 2017, quando foi detetado o desaparecimento do armeiro da sede da PSP de 57 armas Glock e respetivos estojos, dois carregadores e os ´kits´ de limpeza, após a apreensão de uma arma de fogo da polícia durante uma operação policial que decorreu no Porto.

Na altura, o Ministério da Administração Interna pediu uma auditoria na Inspeção-Geral da Administração (IGAI) para harmonização dos mecanismos de controlo de segurança do armazenamento de armas e munições das forças de segurança.

O inquérito interno da PSP apontou para “falhas na área da supervisão e controlo”, tendo sido abertos processos disciplinares aos elementos da “cadeia hierárquica” do Departamento de Apoio Geral da direção nacional.

O despacho de acusação do Ministério Público contra os 12 arguidos refere 55 pistolas furtadas cujo valor global ronda os 20 mil euros.

interlusofona.info

Bambaram Di Padida - Um homem digno e kil ku ta seta recibi mil e um sanções pa liberta se POVO na mon de malfeitores

Armando Contekunda estava ao vivo com Ildo Ramos Vieira e Joel Antonio da Mata



Armando Contekunda

Nigeria will start exporting rice very soon – Dangote


The Dangote Group has pledged to change Nigeria from a nation that imports rice to a major exporter of the staple food.

The group said that its 150,000 hectares rice farmlands in Jigawa, Kano, Kebbi, Nasarawa, Niger, Sokoto, and Zamfara States as well as 10 rice mills it was establishing in different parts of the country would deliver one million tons of rice annually.

This was disclosed by Dangote Group’s Executive Director, Kunt Ulvmoen, when he spoke to captains of commerce and industry during the Dangote’s Special Day, at the ongoing 33rd Lagos International Trade Fair.

According to Mr Ulvmoen, the group had been known to be the number one in rice business in Nigeria until it took the decision to terminate any commodity trading that would not achieve value addition on locally.

Notwithstanding, consumers were still asking for the Dangote rice years after the group’s decision to terminate rice importation, he said.

“So what do we do? We are entering into rice farming and processing and targeting a million tons output annually.

“We are already active in the farms. We have already got some paddy rice in some silos. We are also challenging others to do what we are setting out to do in order to make rice an exportable product in Nigeria,” Ulvmoen added.

“What is very important in Nigeria is the gas. There is so much gas in the oil field that is still burnt. But this gas is very important for the production of energy in the country. And we want to make sure that there is gas in the pipeline. Nigeria needs to utilize all natural resources especially oil and gas.

“We have our sugar refinery in Apapa with capacity for 1.4 million tons annually. But we also want to reduce the importation of raw sugar. So, we are improving our plantation for sugar cane. We want Nigeria to be as independent as possible from sugar import,” he said.

“We are creating jobs. If you want to reduce kidnapping or extremism you have to create jobs. Nobody wants to do that if he can avoid it,” he added.

In addition, he said Dangote has 29 million tons installed capacity for cement production.

Also speaking, the Group Executive Director, Halima Aliko Dangote, said the company recognised its partnership with LCCI, which she said, has been growing over the years.

By Native Reporters

DSP em Gabú para megacomício de apresentação do seu Manifesto Político às presidenciais de 24 novembro. Animação cultural.




Aliu Cande 

O José Mário Vaz deixou de reconhecer esse CEDEAO a data

Por: Carlos Sambu

Ir para Níger participar nesta cimeira é simplesmente legitimar a conduta arrogante, abusivo, desnecessária, parcial e intromissão em alta escala nos assuntos internos da nação! Aliás, a muito que este CEDEAO deixou de ser uma organização credível, mas sim, um antro da máfia geopolítica ( Cronacry que o diga). Ora, a última missão em Bissau expulso a pontapés do palácio é recado bem sublinhado para conferência que se agenda na Níger.

Participar na conferência de uma organização que tomou partido na contenda política? Humilhou a luz do sol presidente da república, ameaça publicamente a dinâmica político consubstanciada num acordo político e sequestra a bel-prazer soberania de uma nação! Não deve merecer consideração de ninguém e muito menos de quem eles, se deslaça a tentar humilhar. Portando, o lídimo representante do povo (Jomav) não va lado nenhum e está firme na sua decisão

Doka Ferreira was live - O segredo do Conselho Superior de Defesa. O mal estar dos militares e traição a Jomav. Delicado



Doka Ferreira 

LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos - Tentativas de instrumentalização política!


A confirmação oficial de tentativas de instrumentalização das forças de defesa e segurança, como arma de arremesso político, para a execução de decretos presidenciais manifestamente ilegais e absurdos, tornadas públicas hoje pelo próprio Presidente da República Dr. José Mário Vaz, num comício popular, consubstanciam numa afronta a democracia e valores que o enformam.

Nos últimos anos, as forças de defesa e segurança assumiram posturas de neutralidade face as disputas político partidárias, provando o caráter republicano que lhe é inerente, apesar de várias tentativas de as implicarem na definição do rumo político do país.

É triste, vergonhoso e lamentavel acompanhar a confissão pública de pressões indevidamente exercidas contra as forças de defesa e segurança da parte de quem tem a obrigação constitucional de apoiar e encentivar as suas completas submissões ao ditames da lei.

Não nos resta outra alternativa a não ser agradecer e felicitar, a lealdade, a coragem e forte compromisso com o país e as suas instituições democráticas, demostrado pelas forças de defesa e segurança.

Que Deus abençoe os guineenses!
Que a paz, democracia e direitos humanos perpetuem na Guiné-Bissau!

Fonte: LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

Posso virar as costas a todo mundo na Guiné-Bissau, menos ao José Mário Vaz. Jomav é Guerreiro.Obgd Nantoi por todos os esforços!

Abel Djassi