domingo, 21 de maio de 2017

De espada na mão, Trump dançou em cerimónia na Arábia Saudita

Após meses de uma campanha de retórica antimuçulmana, Trump é o primeiro presidente norte-americano a escolher um país maioritariamente muçulmano para a sua primeira visita internacional.

Donald Trump chegou este sábado a Riade para a sua primeira visita ao estrangeiro. Foi recebido pelo rei da Arábia Saudita com honras militares e participou ativamente em todas as cerimónias. Até dançou.

De acordo com o costume de dignitários estrangeiros que visitam a Arábia Saudita, e tal como fizera Michelle Obama, Melania Trump não cobriu a cabeça.

No decurso da visita, Trump assistiu à assinatura de contratos de venda de armas no valor de 110 mil milhões de dólares (98,2 mil milhões de euros) à Arábia Saudita.

No decurso da visita está ainda previsto um discurso para apelar à unidade dos muçulmanos na luta contra o extremismo, "uma batalha entre o bem e o mal" e instou os líderes árabes a "correr com os terroristas dos seus locais de culto".

Ao final do dia de ontem, acompanhado de Rex Tillerson e Wilbur Ross, Secretário de Estado e secretário do Comércio dos Estados Unidos, Donald Trump participou na tradicional dança ardah, com espadas, ao lado do rei Salman, como pode ver no vídeo acima.

Em 2008, quando visitou a Arábia Saudita, também George W. Bush se juntou às celebrações para dançar de espada na mão.

NAOM

José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau na Arabia Saudia - Riyadh, para participar na Cimeira "Arab Islamic American".