terça-feira, 26 de setembro de 2023

CRIMINALIDADE: 83% da população mundial vive em países com altos níveis de crime

© iStock

POR LUSA  26/09/23 

Cerca de 83% da população mundial vive em países com altos níveis de criminalidade e com baixa resiliência ao crime organizado, revela um relatório divulgado hoje pela Iniciativa Global contra a Criminalidade Transnacional Organizada (GI-TOC, na sigla em inglês).

O relatório 'The Global Organized Crime Index' (na designação original) de 2023 mostrou que, "embora a resiliência global tenha permanecido em grande parte nos níveis de 2020, a criminalidade continuou a crescer a um ritmo surpreendente em resposta à intensificação política, social, económica e desafios de segurança, mostrando as dificuldades envolvidas na abordagem do fenómeno".

No relatório esclarece-se que o índice é medido numa escala de 1 a 10, indo dos níveis mais baixos de criminalidade aos níveis mais elevados de atividade criminosa organizada. No caso do índice de resiliência uma pontuação de 1 indicaria baixos níveis de resiliência, enquanto uma pontuação de 10 indica alta resiliência.

Portugal aparece na posição 104.ª de um total de 193 países que tiveram os índices de criminalidade analisados. O país obteve pontuação de 4.88, dado que o colocou na 21.ª posição entre os 44 países europeus.

Já no indicador da resiliência, que calcula o nível de preparação de um país para lidar com a criminalidade organizada, Portugal obteve pontuação de 6.50, que o colocou na 30.ª posição entre os países com maior resiliência à criminalidade do mundo e na 21.ª posição entre os 44 países europeus.

O relatório cita que Portugal "é principalmente um país de destino para o tráfico de seres humanos, sendo a exploração laboral a forma mais prevalente deste crime (...) Acredita-se que os casos de tráfico de seres humanos sejam significativamente subnotificados."

Portugal é descrito como local de trânsito de armas de fogo ilegais traficadas para África e um centro de comércio ilegal de madeira de florestas, extraídas principalmente no Brasil, além de ser rota do tráfico de drogas da África e América Latina.

No que diz respeito a Governança, Portugal é avaliado como "uma democracia parlamentar estável, com um forte historial de proteção das liberdades civis e de transferência regular de poder entre partidos políticos rivais. No entanto, persistem preocupações relativamente à corrupção, às restrições legais ao jornalismo, às más condições prisionais e ao impacto da discriminação racial e da xenofobia". 

O Brasil aparece com a maior pontuação no índice de criminalidade entre os países lusófonos, com 6.77, o que coloca o país na 22.ª posição entre 193 nações com maior índice de criminalidade do mundo.

No que diz respeito a resiliência à criminalidade, o Brasil somou 4.92 pontos, ocupando a 94.ª colocação entre 193 países.

Cabo Verde, junto com as Ilhas Maurícias e o Ruanda, estão entre os países com baixa criminalidade e elevada resiliência ao crime organizado em África.

Segundo o relatório, esse país lusófono tem pontuação de criminalidade de 4.28, o que o colocou na 142.ª posição no total de 193 países analisados.

A Guiné Equatorial tem pontuação de 4,38 e está na 135.ª posição, Timor-Leste teve pontuação de 4,08 e ficou na 150.ª posição. São Tomé e Príncipe tem pontuação 1,70 e está na 192.ª posição.

Já Angola somou 5.58 pontos, ocupando a 70.ª posição do ranking. Moçambique somou pontuação de 6.20 e está na 42.ª posição. Não há dados sobre a Guiné-Bissau.

No que se refere a resiliência à criminalidade, Cabo Verde somou 6.58 pontos, Timor-Leste 3.83 pontos, Guiné Equatorial 2.21 pontos, São Tomé e Príncipe 4,92, Angola 4.50, Moçambique 3.29. Não há dados sobre a Guiné-Bissau.

No geral, o continente africano continuou a registar elevados níveis de criminalidade no período de dois anos desde 2021 quando a primeira edição do relatório foi divulgada, e permanece como o segundo continente com maior pontuação no mundo, atrás da Ásia.

A pontuação, tal como em 2021, parece ser impulsionada principalmente por atores criminosos, que, com uma pontuação de 5.45, aumentam a média da criminalidade em África. Os mercados criminosos tiveram uma pontuação inferior a 5.05.

O relatório também destaca a presença do Grupo Wagner, uma empresa militar privada russa, que estabeleceu operações em vários países africanos, incluindo a República Centro-Africana, Mali, Sudão, Líbia, Moçambique e Madagáscar.

Segundo o relatório, o grupo fornece serviços militares, incluindo assistência paramilitar direta e programas de formação, a governos autocráticos enfraquecidos que necessitam de apoio na repressão de insurgências e está ligado a uma rede de entidades privadas que operam crimes em diversos setores, incluindo madeira e mineração.

"Estes negócios, combinados com a corrupção generalizada nas partes de África onde opera, supostamente permitem à Wagner lucrar com economias ilícitas, especialmente flora e crimes contra recursos não renováveis, juntamente com as suas atividades legais. Algumas entidades económicas ligadas ao Grupo Wagner são acusadas de exploração ilegal de fontes minerais e contrabando", conclui o relatório.


Apenas 20 mulheres discursaram na Assembleia Geral da ONU este ano

© KENA BETANCUR/AFP via Getty Images

POR LUSA   26/09/23 

Apenas 20 mulheres discursaram em nome dos seus países ou delegações, de um total de 192 oradores no debate anual da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), segundo fontes oficiais.

De acordo com dados apresentados pelo gabinete do presidente da Assembleia Geral, este número é ainda inferior ao do ano passado, quando 23 mulheres falaram num total de 190 oradores, o que evidencia a incapacidade da ONU de avançar com um dos "objetivos do milénio", que é reforçar o número de mulheres em órgãos de tomada de decisão.

No total, discursaram ao longo da semana de alto nível da ONU 88 chefes de Estado e 42 chefes de Governo, e o resto das delegações foram chefiadas por ministros dos Negócios Estrangeiros, vice-ministros ou, em alguns casos pelo embaixador na ONU.

Marrocos foi um dos seis países que optaram por ser representados pelos seus embaixadores no fórum mais importante da diplomacia mundial.

Foi Omar Hilale, embaixador marroquino na ONU há 15 anos, quem falou, sendo o último país a fazê-lo na sessão deste ano da Assembleia Geral.

Foi a primeira vez em muitos anos que Marrocos optou por uma representação tão baixa.

Apenas cinco outros países - Vanuatu, Canadá, São Marino, Benim e Coreia do Norte - optaram por ser representados pelos seus embaixadores junto da ONU.

No caso do Canadá, o primeiro-ministro Justin Trudeau participou na semana passada em vários eventos paralelos e manteve uma intensa agenda de contactos, deixando contudo a intervenção do país para o seu embaixador.

Já a sub-representação das mulheres é um problema recorrente devido, sobretudo, à escassez de mulheres em cargos de chefe de Estado e de Governo em todo o mundo, situação que a ONU denuncia há anos - embora o seu secretariado-geral nunca tenha sido liderado por uma mulher.

De acordo com os últimos números da ONU Mulheres, apenas 15 países no mundo têm uma mulher chefe de Estado e 16 têm uma mulher chefe de Governo. Ao ritmo atual, seriam necessários 130 anos para alcançar a igualdade de género nesta área.

A percentagem melhora ligeiramente a nível ministerial: 22,8% dos ministros no mundo são mulheres, e apenas 14 países conseguiram alcançar a paridade ministerial, embora quase sempre em pastas como "Família" ou "Assuntos Sociais".

Quanto aos Parlamentos nacionais, as mulheres conseguiram ultrapassar um quarto do total de assentos: representam agora 26,5% em todo o mundo, em comparação com 11% em 1995. Este aumento deve-se em grande parte à introdução de quotas de representação feminina em muitos países.


Cabo Verde declara situação de calamidade nas ilhas do Fogo e Brava

© Lusa

POR LUSA   26/09/23 

O Conselho de Ministros cabo-verdiano declarou hoje situação de calamidade em dois municípios da ilha do Fogo e na ilha Brava, disponibilizando o equivalente a 1,3 milhões de euros para reparar estragos causados este mês pelas chuvas.

"O Governo, após o levantamento da extensão dos danos e sua avaliação, decidiu por via de uma resolução de Conselho de Ministros e por força do disposto na lei de bases da Proteção Civil, declarar situação de calamidade nos concelhos de São Filipe e Santa Catarina, localizados na ilha do Fogo, e também no concelho da Brava", afirmou o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.

O governante falava em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, referindo que o objetivo é repor a n
ormalidade no dia-a-dia, reparando sobretudo ruas, estradas, outras vias de acesso, muros e construções.

"As chuvas que caíram no país no início do mês de setembro fustigaram a região do Fogo e Brava", as duas mais a Sul do arquipélago, "tendo provocado danos avultados nos concelhos de São Filipe, Santa Catarina e na ilha Brava. Nos dias 06 e 07, a chuva intensa provocou enchentes, derrocadas, deslizamento de terras, desabamento de murros e destruição de vias, construções e outras infraestruturas", afirmou.

Segundo a ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Andrade, serão disponibilizados 150 milhões de escudos cabo-verdianos (1,3 milhões de euros) para reparação dos estragos.

"Vamos intervir em obras municipais de Santa Catarina do Fogo no valor de 22 mil contos (199 mil euros), em São Filipe no valor de 93 mil contos (843 mil euros) e na ilha Brava com 35 mil contos (317 mil euros)", avançou a ministra.

Alguns trabalhos serão executados diretamente pelos municípios, outros em parceria com o Governo, consoante a complexidade e natureza das intervenções, explicou.


SAÚDE: Mantenha os olhos saudáveis com a ajuda destes alimentos... Consulte a lista de uma optometrista.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   26/09/23 

Sim, a alimentação tem um impacto significativo na saúde dos olhos e, felizmente, existem alimentos que são especialmente vantajosos. Sabia? Recentemente, Francesca Marchetti, uma optometrista, citada no Mirror, enumerou quatro exemplos deliciosos e saudáveis. 

Quatro alimentos que fazem maravilhas pelos olhos: 

1. Ostras. Contêm muito zinco, o nutriente responsável pelo transporte da vitamina A do fígado para os olhos para produzir melanina, um pigmento protetor dos olhos. Além disso, ajuda a manter a saúde da retina, membranas celulares e das estruturas proteicas do olho;

2. Leite. Tem vitamina B2 o ajuda a retina a receber e a processar a luz que entra no olho;

3. Frutos vermelhos. Fornecem vitamina C, o que ajuda a contribuir para a proteção das células contra o stress oxidativo e, além disso, é necessária para produzir colagénio, algo que protege a estrutura do olho; 

4 Couve 'kale' e pimentos laranja. Entre si, contêm os três carotenóides maculares, nomeadamente, luteína, meso-zeaxantina e zeaxantina. O organismo deposita naturalmente os três carotenóides maculares na mácula, a parte do olho responsável pela visão nítida, explica. 


Leia Também: Menopausa causa mudanças significativas nos olhos. Sabia?

Guiné-Bissau: Presidente da República regressa ao País após participar na 78a Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas


  Presidência da República da Guiné-Bissau 

RÚSSIA: Putin aumenta o seu salário e o das principais autoridades do país

© Reuters

POR LUSA   26/09/23 

O presidente russo, Vladimir Putin, aumentou hoje o seu salário em 5,5% e também subiu os vencimentos das principais autoridades do país, apesar do impacto económico da invasão da Ucrânia.

O decreto presidencial aumenta a partir de 1 de outubro os salários do primeiro-ministro, Mikhail Mishustin, e também do vice-chefe do Conselho de Segurança e ex-presidente russo, Dmitri Medvedev, um dos maiores entusiastas da atual campanha militar.

Ministros, chefes de algumas estruturas governamentais e alguns funcionários federais também verão os seus salários aumentarem.

Além disso, Putin emitiu decretos separados sobre o aumento salarial do procurador-geral, Igor Krasnov, e do chefe do Comité de Investigação, Alexandr Bastrikin, que investiga alegados crimes de guerra cometidos pelo Exército Ucraniano.

Segundo o jornal económico RBC, o governo não indexará os salários dos funcionários públicos russos em 2024.

Por outro lado, os salários dos funcionários das empresas públicas serão aumentados em 4,5% a partir de 1 de outubro, e dos trabalhadores do setor da saúde, social, educacional e cultural em 9,8% a partir da mesma data.

A imprensa independente considera que os aumentos dos salários visam garantir apoio nas eleições presidenciais de março de 2024, nas quais Putin provavelmente concorrerá a um novo mandato.



Leia Também: Tribunal russo condena autor de mensagens anti-Putin a 8 anos de prisão

Consumidores reagem a situação de falta de Pão, provocada pelo boicote dos padeiros tradicionais. Pelo terceiro dia, os produtos tradicionais do pão decidiram unilateralmente paralisar as atividades em protesto contra a decisão do Governo em baixar o preço do pão a 150 fcfa.


 Radio Voz Do Povo 

Veja Também:

Domingos Simões Pereira, fez esta revelação hoje (25-09), durante uma visita a comité de estado e, poder tracionais de _Gabú

PANGEA ULTIMA: Estudo prevê fim da vida na Terra devido a supercontinente... Os investigadores preveem que no novo supercontinente as temperaturas possam subir até mais 30°C.

© Shutter Stock

Notícias ao Minuto   26/09/23 

Daqui a cerca de 250 milhões de anos, viver na Terra vai ser como estar dentro de um saco de plástico quente e húmido. Esta é a conclusão de um estudo internacional, que prevê a formação do supercontinente Pangea Ultima na Terra. Os cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, acreditam que as mudanças climáticas podem significar o fim da vida no nosso planeta.

"Não será um lugar divertido para se viver", disse o climatologista Alexander Farnsworth à revista The Atlantic. A equipa de cientistas, que realizou o estudo, calculou que daqui a 250 milhões de anos os continentes vão unir-se e a Terra tornar-se-á insuportavelmente quente. 

Desta forma, grande parte do território terrestre pode tornar-se inabitável e, consequentemente, várias espécies de mamíferos podem extinguir-se. Para Farnsworth, caso as conclusões da equipa de cientistas se verifiquem, tudo será "muito sombrio".

Os investigadores preveem que no novo supercontinente as temperaturas possam subir até mais 30°C, o que tornará a Pangea Ultima num continente com temperaturas médias de 40 a 50 ºC. Para além disto, a temperatura diária pode ser marcada por grandes extremos, devido aos níveis de humidade. 


Rússia volta a bombardear porto ucraniano de Izmail no rio Danúbio

© Lusa

POR LUSA   26/09/23 

A Rússia voltou a atacar esta madrugada a região de Odessa, no sudoeste da Ucrânia, com drones que atingiram infraestruturas no porto de Izmail, no rio Danúbio, disse o exército ucraniano.

O chefe da Administração Militar de Odessa, situada junto à fronteira com a Roménia, disse que o ataque, que durou duas horas, danificou "cerca de 30 camiões" e "seis carrinhas", numa zona onde estavam dois motoristas e vários armazéns.

"As defesas antiaéreas têm trabalhado com extraordinária intensidade. A maior parte dos drones foram abatidos", garantiu Oleg Kiper, que publicou nas redes sociais duas imagens de alguns dos camiões completamente queimados.

"Infelizmente, no distrito de Izmail houve impactos nas infraestruturas portuárias", explicou o dirigente. A queda dos drones provocou um incêndio que já foi apagado pelos bombeiros, acrescentou.

De acordo com a Força Aérea ucraniana, durante a madrugada, a Rússia lançou um ataque com 38 drones explosivos Shahed, fabricados no Irão, 26 dos quais foram abatidos pelas defesas antiaéreas.

Alguns destes drones caíram na cidade industrial de Krivi Rig, onde as instalações de uma empresa foram danificadas.

Este parece ser um novo ataque contra as exportações agrícolas ucranianas, que têm sido um alvo para as forças russas desde que Moscovo abandonou o chamado acordo de cereais, a meio de julho.

Ao abrigo deste pacto, a Rússia comprometeu-se durante um ano, junto da Turquia da ONU, a permitir a saída de cereais através de três portos ucranianos no mar Negro, todos localizados na região de Odessa.

Após o Kremlin abandonar o acordo, Kiev voltou-se para os portos do Danúbio.

Por outro lado, o governador de Kherson, no leste da Ucrânia, Prokudin Oleksndr, disse que pelo menos cinco pessoas ficaram feridas após um outro ataque russo esta madrugada.

Um outro ataque com mísseis russos destruiu uma casa na cidade de Avdiivka, na região ucraniana de Donetsk, embora não tenham sido registadas vítimas.

"A casa está agora praticamente inabitável, como toda a Avdiivka. As consequências deste ataque estão cuidadosamente documentadas, mais cedo ou mais tarde esta prova será usada contra a Rússia num tribunal internacional", disse o governador regional, Igor Moroz.



Leia Também: Ucrânia é "desastre global" e é difícil "compreender a posição da China"

Ucrânia é "desastre global" e é difícil "compreender a posição da China"

© Lusa

POR LUSA   26/09/23 

O vice-presidente da Comissão Europeia (CE), Valdis Dombrovskis, afirmou hoje, em Pequim, que a guerra na Ucrânia é um "desastre global" e que é difícil "compreender a posição da China", que não condenou a invasão russa.

"Eu deixei muito claro, em todas as minhas reuniões, que reagir à agressão da Rússia contra a Ucrânia não é apenas uma prioridade da União Europeia, mas um fator decisivo para praticamente todas as nossas prioridades hoje", disse Dombrovskis, em conferência de imprensa, após concluir uma viagem de quatro dias à China.

Os líderes da China e Rússia, Xi Jinping e Vladimir Putin, respetivamente, declararam, nas vésperas da invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022, uma amizade "sem limites" entre os dois países.

Pequim bloqueou os esforços para condenar Moscovo no Conselho de Segurança das Nações Unidas e repetiu as justificações russas para o ataque.

Nos últimos meses, a China tentou posicionar-se como mediadora no conflito e, em fevereiro, emitiu um plano de paz, que foi criticado pela Europa por colocar "agressor e agredido" ao mesmo nível.

O representante europeu afirmou que a agressão "injustificada, ilegal e bárbara" da Rússia causou uma "crise humanitária" na Europa, com "mais de quatro milhões de refugiados".

"Estamos empenhados em apoiar a Ucrânia até à vitória, aconteça o que acontecer", declarou Dombrovskis.

Ele defendeu a necessidade de "apoiar a iniciativa dos cereais do Mar Negro", uma vez que a guerra "tem um impacto profundo na segurança global, afetando a segurança alimentar do mundo em desenvolvimento".

"A guerra também afeta negativamente a economia global, o que afeta a China, como uma economia orientada para a exportação", explicou o vice-presidente da CE.

O responsável pelo comércio europeu destacou que a posição da China no conflito afeta "não só a imagem do país entre os consumidores europeus, mas também entre as empresas".

"Mais de um terço das empresas da UE [com negócios na China] indicou que a posição [de Pequim] na guerra tornou o país um destino de investimento menos atrativo", disse o responsável.