sábado, 15 de outubro de 2022

Tiroteio em campo militar russo faz 11 mortos e 15 feridos... Dois homens dispararam hoje contra soldados num campo de tiro militar russo perto da Ucrânia, provocando 11 mortos e 15 feridos, antes de serem abatidos, anunciou o Ministério da Defesa russo.

© Shutterstock

 Por LUSA  15/10/22

Em comunicado, o ministério precisou que o tiroteio ocorreu na região de Belgorod, região do sudoeste da Rússia que faz fronteira com a Ucrânia.

Os dois homens procedentes de uma ex-república soviética, não identificada, dispararam sobre os soldados durante exercícios de treino e prática de tiro, tendo o ministério classificado este incidente como um ataque terrorista.

Os atacantes foram mortos durante uma troca de tiros.

Este incidente acontece em pleno processo de mobilização parcial, ordenado em setembro pelo Presidente russo, Vladimir Putin, para reforçar as forças russas na Ucrânia.

Uma medida que desencadeou protestos e fez com que centenas de milhares de pessoas fugissem da Rússia.

Na sexta-feira, Putin disse que mais de 220.000 reservistas já tinham sido convocados como parte de um esforço para recrutar 300.000.

Embora o líder russo tenha declarado que apenas aqueles que serviram recentemente nas forças armadas estejam sujeitos à convocação, ativistas e grupos de direitos humanos relataram que escritórios de recrutamento militar cercaram pessoas sem qualquer experiência no exército -- algumas das quais também eram inadequadas para o serviço militar por razões médicas.

Alguns dos reservistas recém-convocados publicaram vídeos a serem forçados a dormir no chão ou mesmo na rua e a receberem armas enferrujadas antes de serem enviados para as linhas da frente.

As autoridades reconheceram que a mobilização foi muitas vezes mal organizada e prometeu melhorar a situação.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro deste ano, desencadeando uma guerra que mergulhou a Europa naquela que é considerada a mais grave crise de segurança desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

SAÚDE: Comer em certas alturas do dia pode piorar a saúde mental... É a conclusão de um recente estudo.

© ShutterStock

Notícias ao Minuto  15/10/22 

Uma alimentação equilibrada é sempre a melhor a seguir. São várias as organizações que o afirmam, como a Organização Mundial da Saúde. Será que a hora a que faz as refeições pode ter influência na saúde mental? Um novo estudo explica que sim.

A pesquisa publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences encontrou uma relação entre o horário das refeições e os turnos de trabalho.

O estudo concluiu que comer durante um turno da noite pode aumentar a ansiedade em mais de 16% e a depressão  em 26%.

Sarah Chellappa, uma das autoras do estudo, revelou ao portal  Medical News Today que as refeições noturnas acabam por perturbar os ciclos do organismo. Afeta não apenas a saúde mental, mas também provocam um declínio da saúde em geral.

Uma anterior pesquisa de 2021 já tinha mostrado que as pessoas que faziam refeições mais tarde acabam por ter problemas de sono.


Leia Também: Os alimentos que só lhe fazem mal ao cérebro - e nem se dá conta

Quase na reta final, os acampamentos políticos organizados pela JAAC chegaram todas as regiões, incluindo a diáspora, faltando apenas a região de Cacheu. Hoje a Juventude Africana Amílcar Cabral esteve em Bubaque_ Bolama Bijagós.


 Radio Voz Do Povo

Campo de Nelson_Contum recebe rituais tradicionais e culturais que simbolizam o retorno a casa dos fanados novos. Hoje é um dia muito especial a ser assinalado com trajes e danças tradicionais.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Radio Voz Do Povo

Apple: Realidade aumentada permitirá realizar pagamentos com os olhos... A tecnologia fará uso de informação biométrica.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto 15/10/22 

De acordo com informações avançadas pelo site The Information, os óculos de realidade aumentada em que a Apple se encontra a trabalhar permitirão aos utilizadores realizarem pagamentos apenas com autenticação biométrica dos olhos.

Alegadamente, esta tecnologia deverá fazer uso das várias câmaras integradas neste equipamento da Apple, permitindo a múltiplos utilizadores usarem o equipamento e entrarem nas respectivas contas com a informação biométrica das respectivas íris. Um pouco à semelhança do que acontece hoje em dia nos iPhones com o Face ID e, anteriormente, com o Touch ID.

Serve recordar que estes óculos de realidade aumentada ainda não foram anunciados oficialmente pela Apple. Os rumores indicam que teremos novidades no início de 2023, pelo que teremos de aguardar um pouco mais até lá.

UPG: Braima Camara Coordenador Nacional de MADEM - G15, presente no Conselho Nacional de UPG que decidiu juntar-se ao MADEM G-15 no próximo embate eleitoral.

Braima Camara, coordenador Nacional de MADEM G-15 presente na cerimónia de Conselho Nacional de UPG. 

SOB LEMA: UPG É O SEU FUTURO.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO...02




CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO...03

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO...04

 Radio TV Bantaba /Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15


MADEM G15: Hoje na sede nacional do MADEM-G15, o JUADEM organizou uma justa homenagem ao Coordenador Nacional, senhor Braima Camará, e aos oito Vice-Coordenadores e Secretário Nacional da estrutura.

Sob o lema: UNIDOS PARA UMA LIDERANÇA RESPONSÁVEL E PROACTIVA RUMO AO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS, os altos dirigentes enalteceram a iniciativa de reconhecimento, motivando para que mais atos motivacionais e de solidariedade entre os militantes tenham lugar.



 Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

A UPG - UNIÃO PATRIÓTICA GUINEENSE reúne o seu Conselho Nacional com vista a adaptar o Partido a NOVA REALIDADE POLÍTICA NACIONAL.

Durante a reunião que decorre em Bissau e no Royal Hotel o Conselho Político Nacional desta organização política vai decidir sobre a eventual integração conjunta da UPG nas fileiras dos Partidos R GB-MOVIMENTO BÂ-FATA ou MADEM-G15.

Neste momento 137 dos 150 Membros do Conselho Político Nacional da UPG  discutem a Moção Política de Orientação Nacional proposta pelo Presidium da UPG.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO 02




Por: Rogerio Dias