quinta-feira, 15 de junho de 2023

Mais de 500 golfinhos mortos nas Ilhas Faroé. ONG mostra caça "horrível"

© iStock

Notícias ao Minuto   15/06/23 

A situação repete-se todos os anos, e é mesmo defendida pela população local. A caça consiste em encurralar os animais, para depois, numa baía, estes serem mortos à facada.

Mais de 500 golfinhos já foram mortos nas Ilhas Faroé, na Dinamarca, desde que esta caça nesta zona – que se realiza todos os anos – começou, em maio.

A caça é conhecida como grindadráp [ou grind, e consiste em vários pessoas que, com o seu barco, rodeiam baleias-piloto e golfinhos com os seus barcos, em forma de semi-lua, encurralando-as em direção até uma baía, onde ficam encurralados.

Aí, pescadores que estão no local matam os animais que estão a dar à costa com facas.

Todos os anos há imagens desta situação, que choca o mundo, e leva as organizações não-governamentais (ONG) e outras associações a manifestarem-se contra a prática.

“Ontem houve dois grinds, um onde foram apanhados 266 [animais], e noutro 180, de acordo com os primeiros dados”, referiu um porta-voz do governo do arquipélago, citado pela agência France-Presse.

Segundo a publicação britânica The Guardian, com estas já foram cinco as oportunidades de caça destes animais nesta temporada.

Simultaneamente, as ONG, como a Sea Shepherd, criticam a forma como os navios dinamarqueses podem impedir os ambientalistas que impedirem esta situação – isto porque em 2014, esta ONG conseguiu interromper a caçada. Já no Instagram, os ativistas partilharam os dados conhecidos hoje, considerando a caçada como "horrível", assim como algumas fotografias da baía, que, devido à violência, podem ser vistas aqui.

A situação é ainda muito apoiada pelos habitantes do arquipélago, que acusam os média e as ONG internacionais de desrespeitar aquilo a que se chamam cultura e tradição. Por norma, são mortos 800 animais por ano.

Já o ano passado, o número de animais mortos chegou aos 1.400, o que causou alguma polémica mesmo na população.


Leia Também: Ativistas em defesa dos golfinhos invadem tanque no Zoomarine

Entrevista com Domingos Simões Pereira

  • Irá Domingos Simões Pereira considerar um governo de coligação com partidos que não pertencem à sua plataforma e independentes? 
  • Alguns círculos políticos guineenses aventam que o Presidente Sissoco Embaló terá pedido alguns ministérios a Simões Pereira.  
  • O vencedor das legislativas respondeu esta manhã a estas e outras questões.👇


© VOA Português 

Cerimónia de posse do novo Conselheiro Especial do Presidente da República, Sr. Caramó Camará.



  @Presidência da República da Guiné-Bissau 

Deputados da UEMOA em formação na capital Bissau efectuam visita ao Presidente da ANP, Cipriano Cassamá. A deputada Paula Pereira, vice-presidente da CIP-UEMOA realça o papel do Presidente Cipriano Cassamá face aos desafios parlamentares.

Radio Voz Do Povo

O Porta voz da Associação dos Motoristas de setor Autónomo de Bissau, denúncia, aumento de cobranças ilícitas, por parte das autoridades fiscalizadoras das vias públicas da capital guineense.

Radio TV Bantaba

PRESIDENTE PRESIDE O CONSELHO DE MINISTROS

O Conselho de Ministros reuniu-se esta quinta-feira, 15 de junho  de 2023, em Sessão Ordinária, sob a presidência do chefe de Estado, General Umaro Sissoco Embaló.

 Presidência da República da Guiné-Bissau

Resultados das legislativas na Guiné-Bissau confirmados como definitivos

© Radio Voz Do Povo

POR LUSA   15/06/23 

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou hoje como definitivos os resultados da votação para as legislativas realizadas no dia 04, vencidas pela coligação PAI - Terra Ranka), por inexistência de contencioso eleitoral.

Em comunicado distribuído à imprensa, a CNE informa os partidos e coligações que participaram nas eleições, o público e os órgãos de soberania que os resultados provisórios, divulgados no passado dia 08, transformaram-se em definitivos a partir de hoje.

A nota da CNE realça que as partes interessadas no processo, neste caso partidos e coligações, "podem nos termos do artigo 142.º da Lei Eleitoral" interpor recurso para o plenário do Supremo Tribunal de Justiça, após a notificação do órgão eleitoral.

Fonte da CNE disse à Lusa que o Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15) e o Partido da Renovação Social (PRS) foram os únicos a apresentar reclamação por não concordarem com o número de deputados obtidos, mas que viram os protestos "liminarmente recusados, por falta de fundamentos".

"Os dois partidos, se assim o entenderem, podem recorrer junto do Supremo Tribunal nas vestes de Tribunal Constitucional", explicou a fonte da CNE.

A mesma fonte adiantou que com o comunicado de hoje, a CNE irá enviar, ainda esta semana, o edital com os resultados eleitorais ao Ministério da Função Pública, que por sua vez, fará os mesmos chegar à Imprensa Nacional (o equivalente à Casa da Moeda em Portugal) para serem publicados no Boletim Oficial (Diário da República).

A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI - Terra Ranka, liderada pelo ex-primeiro-ministro Domingos Simões Pereira) venceu, com uma maioria absoluta, as eleições legislativas de 04 de junho, tendo conquistado 54 dos 102 deputados no futuro parlamento. O Madem G-15 obteve 29 e o PRS 12 assentos.


Coreia do Norte disparou um novo míssil de origem desconhecida

© Reuters

POR LUSA    15/06/23 

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico de conceção indeterminada na direção do Mar do Japão, chamado Mar do Leste nas duas Coreias, anunciou hoje o exército sul-coreano.

O Estado-Maior da Coreia do Sul declarou que o lançamento ocorreu na quinta-feira à noite, mas não deu mais pormenores, segundo a agência norte-americana AP.

O Ministério da Defesa do Japão também disse ter detetado um possível míssil balístico disparado pela Coreia do Norte.

O lançamento norte-coreano é o primeiro desde que falhou a tentativa de colocar em órbita o seu primeiro satélite espião no final de maio.

A agência sul-coreana Yonhap assinalou que o lançamento ocorreu numa altura em que a Coreia do Sul e os Estados Unidos terminavam exercícios de fogo real em grande escala perto da fronteira coreana.

As forças armadas norte-coreanas tinham prometido uma resposta não especificada aos exercícios militares, iniciados em maio e concluídos hoje, que foram os maiores do género.

"A nossa resposta [aos exercícios] é inevitável", declarou um porta-voz não identificado do Ministério da Defesa da Coreia do Norte num comunicado divulgado pelos meios de comunicação social estatais.

"As nossas forças armadas irão combater totalmente qualquer forma de demonstração e provocação dos inimigos", acrescentou, citado pela AP.

Os exercícios de hoje foram acompanhados pelo Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, e por altos responsáveis militares sul-coreanos e norte-americanos.

A Coreia do Norte testou cerca de 100 mísseis desde o início de 2022.

A última vez que o regime de Pyongyang lançou um míssil foi em 13 de abril, quando alegou ter disparado um novo míssil balístico intercontinental Hwasong-18 de combustível sólido.

O lançamento de hoje ocorreu também numa altura em que as forças armadas sul-coreanas têm em curso uma operação para recuperar os destroços do foguetão espacial norte-coreano, segundo a Yonhap.

Em 31 de maio, a Coreia do Norte disparou o que alegou ser um foguetão de transporte de satélites, que se despenhou no Mar Amarelo.

Pyongyang disse que o acidente se deveu ao arranque anormal do motor da segunda fase, de acordo com os meios de comunicação social estatais norte-coreanos.

A península coreana, no nordeste da Ásia, está dividida entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul desde a guerra que as duas partes travaram entre 1950 e 1953.

Pyongyang e Seul continuam tecnicamente em guerra, dado que nunca assinaram um acordo de paz, embora um armistício tenha permitido cessar os combates e criar uma zona desmilitarizada no paralelo 38, que divide as duas Coreias.


Leia Também: Líder da Coreia do Norte oferece "apoio total" à Rússia e a Putin

Presidente da Nigéria suspende chefe da luta anticorrupção

© Olukayode Jaiyeola/NurPhoto via Getty Images

POR LUSA   15/06/23

O presidente da Nigéria, Bola Tinubu, suspendeu o responsável pela luta anticorrupção do país, por estar a ser investigado por abuso de poder, anunciou o governo.

A destituição do presidente da Comissão de Crimes Económicos e Financeiros (EFCC), Abdul Rasheed Bawa, é a segunda de um alto funcionário ordenada por Tinubu desde que assumiu o cargo, em 29 de maio, prometendo reformas económicas.

"O presidente ordenou Bawa a transferir imediatamente a gestão dos assuntos do seu escritório para o diretor de operações da comissão, que ficará no cargo até à conclusão da investigação", anunciou o governo, num comunicado divulgado na noite de quarta-feira.

Esta sanção foi decidida tendo em conta as "pesadas acusações de abuso de poder", acrescenta nota, sem as detalhar.

Bawa foi já interrogado neste contexto pelos serviços de segurança e inteligência do Estado, acrescentou o governo.

Esta suspensão ocorre logo após a destituição e prisão, na semana passada, do governador do Banco Central da Nigéria, Godwin Emefiele, também devido a uma investigação.

A EFCC investiga lavagem de dinheiro, peculato e outros crimes financeiros, incluindo crimes 'online'.

O presidente anterior, Muhammadu Buhari, tinha feito da luta contra a corrupção um dos seus principais objetivos durante as campanhas eleitorais em 2015 e 2019. Mas a Nigéria continua a ser um dos países mais corruptos do mundo, segundo a organização não-governamental especializada Transparência Internacional.

Eleito em 25 de fevereiro, após uma eleição disputada, Tinubu prometeu reformas para tirar das dificuldades financeiras a maior economia de África e um dos principais produtores de petróleo do continente.

Anunciou, assim que tomou posse, o fim dos subsídios aos combustíveis, que custaram ao Estado milhares de milhões de euros, segundo analistas.

A mudança fez com que os preços dos combustíveis triplicassem, levando ao aumento vertiginoso dos preços dos transportes e a preços mais altos dos alimentos e da eletricidade para muitos nigerianos que usam geradores a gasolina.

A recuperação económica é um dos muitos desafios de Tinubu, com a luta contra a insegurança alimentada em vários pontos do país por grupos jihadistas, gangues fortemente armadas ou rebeldes separatistas.


Leia Também: Nigéria. Mais de 100 mortos em naufrágio no regresso de um casamento

Governo australiano vai bloquear construção de nova embaixada da Rússia

© Getty  Images

POR LUSA   15/06/23 

O Governo australiano vai opor-se à construção de uma nova embaixada russa perto do Parlamento, em Camberra, anunciou hoje o primeiro-ministro, Anthony Albanese, citando um risco para a segurança do país.

"O Governo recebeu conselhos de segurança muito claros sobre o risco que representa uma nova presença russa tão perto do Parlamento", disse aos jornalistas.

A Rússia tem arrendado um terreno perto do Parlamento em Camberra, num contrato assinado em 2008 e que o Governo australiano já tentou, sem êxito, cancelar.

Albanese anunciou que, depois de ter explorado todas as vias legais possíveis em vão, o Parlamento irá aprovar novas leis para impedir a construção da embaixada russa neste terreno.

"Estamos a agir rapidamente para garantir que o local arrendado não se torne uma presença diplomática oficial", afirmou o primeiro-ministro.

Para a ministra da Administração Interna australiana, Clare O'Neil, a nova embaixada que a Rússia quer construir é uma clara ameaça à segurança do país.

"O principal problema da proposta de construção de uma segunda embaixada russa em Camberra é a localização", afirmou. "A localização é diretamente adjacente ao Parlamento".

A embaixada russa situa-se atualmente no bairro de Griffith, no sul da cidade.


Leia Também: Sismo de magnitude 6,2 registado nas Filipinas

SKY SONIC: Empresa israelita desenvolve sistema de defesa antimísseis hipersónico

© Reuters

POR LUSA   15/06/23 

A empresa israelita Rafael está a desenvolver há três anos um sistema de defesa antimísseis hipersónico, o primeiro do género, divulgou esta quarta-feira a construtora de equipamentos de defesa.

O míssil intercetor Sky Sonic neutraliza eficazmente mísseis hipersónicos - que viajam a velocidades mais do que cinco vezes superiores à velocidade do som - e será exibido pela primeira vez no próximo Paris Air Show na próxima semana, destacou a empresa aos órgãos de comunicação social israelitas.

Embora os primeiros testes estejam planeados para um futuro próximo, não se sabe quando o míssil estará pronto para uma utilização em situação real, noticiou a agência Efe.

Este anúncio surgiu depois do Irão, que Israel considera o seu maior inimigo, ter referido no início deste mês que tinha desenvolvido um novo míssil hipersónico.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, sublinhou na terça-feira que "mais de 90% dos problemas de segurança de Israel" são provenientes do Irão, reiterando a sua rejeição a qualquer acordo nuclear com a república islâmica.

Irão e Israel travam uma guerra secreta que inclui ciberataques, alegados assassinatos de cientistas nucleares iranianos e sabotagem de navios, embora nenhum dos países reconheça publicamente as suas ações.

Além disso, Israel considera que outras potências regionais, como o regime sírio de Bashar al-Assad, a milícia libanesa xiita Hezbollah, os grupos palestinianos Hamas ou Jihad Islâmica, ou milícias pró-iranianas na Síria e no Iraque, atuam como satélites do Irão na região, com o objetivo de destruir o país judeu.

Rafael é considerado um dos principais fornecedores militares de Israel, tendo ajudado a desenvolver alguns dos principais sistemas de defesa do país, incluindo o sistema de defesa aérea de curto alcance Iron Dome e o míssil guiado de precisão Spike.

Esta empresa de defesa também ajudou a desenvolver o sistema de defesa aérea de médio alcance David Sling, que o Exército israelita estreou em maio durante a última escalada entre Israel e Gaza.

Rafael também está a desenvolver um sistema de intercetação a laser de alta potência, apelidado de Iron Beam, que pode mudar o equilíbrio na batalha contra ataques de projéteis.

Israel, um dos principais produtores de armas do mundo, anunciou esta quarta-feira um recorde de exportações de defesa em 2022, que ultrapassou os 12,5 mil milhões de dólares (cerca de 11,5 mil milhões de euros), sendo as regiões Ásia-Pacífico e Europa os principais compradores.


Leia Também: Alemanha quer comprar sistema antimíssil israelita por quatro mil milhões

EUA insistem com Turquia: Suécia deve ser membro da NATO "sem demoras"

© Reuters

POR LUSA   14/06/23 

Os EUA insistiram hoje com a Turquia para que ratifique a adesão da Suécia à NATO "sem demora", depois de o presidente turco ter reduzido hoje as expectativas da ratificação turca antes da cimeira da aliança em julho.

"A Suécia é um parceiro de defesa forte e capaz que partilha os valores da NATO, que vai fortalecer a aliança e contribuir para a segurança europeia. Acreditamos que deve converter-se em membro quanto antes, sem demoras", disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, na sua conferência de imprensa diária.

Neste sentido, destacou que os EUA instam a Turquia a aprovar essa adesão, manifestando-se confiante em que essa ratificação ocorra antes da cimeira da NATO, em julho, em Vílnius.

Ancara tem criticado que Estocolmo permita manifestações de simpatizantes do proscrito Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerado organização terrorista também pela União Europeia e Estados Unidos.

Nos últimos meses, no seguimento das exigências de Ancara, a Suécia endureceu a sua legislação antiterrorista e aprovou a extradição de vários cidadãos turcos acusados na Turquia, o que suscitou a esperança de levantamento do veto à sua entrada.

"A Suécia em expectativas, mas isso não significa que vamos corresponder. Para que as satisfaçamos, a Suécia tem primeiro de cumprir o seu dever", disse Recep Tayyip Erdogan, em conversa esta noite com jornalistas no avião em que regressava do Azerbaijão, segundo a agência Anadolu.


Leia Também: NATO. EUA bloqueiam armas à Hungria por não aprovar adesão da Suécia