quinta-feira, 2 de julho de 2020

Guiné-Bissau, século XXI

“Familiares tentaram retirar o corpo de um ente falecido no hospital Simão Mendes, mas não o podiam transportar para casa. Deram banho ao defunto, meteram-lhe uns óculos, sentaram-no no carro, mas ao chegarem ao posto de controlo de Safim e ao perceberem que tinham sido descobertos com a farsa, fugiram e deixaram aí o defunto no carro." Abubacar Camará, médico legista do HNSM

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com


Cesario Gomes Mustasse

Sobre o Comunicado do CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU-01 JULHO 2020-

Por: Sydney Monteiro.

Por iniciativa do Niger - Estado-membro Não Permanente do Conselho de Segurança (CS) e Estado que preside pro tempore a Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO - o CS, preparou, à porta fechada, a adoção de um comunicado à imprensa sobre a situação política na Guiné-Bissau. Que servirá - como é costume - para o CS endossar (reitetar) a posiçào assumida pela Cimeira da CEDEAO, de 22 de abril.

Nessa conformidade, o Conselho de Segurança - de 1 de julho e à porta fechada - adotou essa esperada declaração que, tal como se previa, reitera a posiçào já assumida pela CEDEAO na sua Cimeira de 22 de abril que, designadamente, (cito) reconhece Umaro Sissocó Embaló como vencedor das eleições presidenciais.

Como se percebe, a Declaração agora adotada (que foi submetida ao Conselho de Segurança no início do mês de junho) não podia ainda refletir o recente desenvolvimento político registado na Guiné-Bissau, nomeadamente, a reunião do plenário da ANP (no dia 29 de junho) que decidiu inscrever, na sua agenda, a discussão e a aprovaçào do Programa de Governo pelo Eng. Nuno Gomes Nabiam. pretensão que, uma maioria clara dos Deputados, cumpriu plenamente.

Depois do que se passou na ANP no dia 29 de junho, se eu fosse o PAIGC, mesmo se me tivessem oferecido a chefia do governo, teria recusado tal oferta... por manifesta falta de legitimidade para assumir tal papel. Note-se que 5 deputados do PAIGC votaram contra a orientação de voto decretado pelo seu próprio partido.

Agora vamos esperar para ver se o candidato presidencial derrotado (do PAIGC) vai meter no tribunal uma queixa contra o Conselho de Segurança das Nações Unidas por este ter decidido acompanhar a CEDEAO no "reconhecimento de Úmaro Sissocó Embaló como Presidente da Republica democraticamente eleito. Vamos a ver!

Fonte: Estrela da Guiné

GUINE-BISSAU: Autoridades guineenses resolvem superlotação da única morgue do país

Hospital Simão Mendes, em Bissau. © RFI
Texto por: RFI

O Ministério Público na Guiné-Bissau deu autorização para enterrar 11 dos 32 corpos que estavam há mais de dois anos abandonados na morgue do Hospital Simão Mendes. A decisão foi tomada depois das denúncias de que a única morgue no país estava superlotada.

O alerta foi dado pelo chefe da única morgue, na Guiné-Bissau, que funciona no Hospital Nacional Simão Mendes e que tem apenas condições para receber nove copos. No entanto, há mais de dois anos que a morgue guarda 32 corpos.

O médico legista Abubacar Camará diz que os corpos nunca foram reclamados pelas famílias e explica que se tratam de pessoas que morreram no hospital, onde estavam em tratamento médico, ou de pessoas que faleceram por outros motivos.

O médico legista pediu autorização à justiça para enterrar 11 dos 32 corpos, que estão em avançado estado de decomposição, e o Ministério Público já deu o seu aval.

Nos próximos dias, com ou sem a presença dos familiares, os 11 corpos serão sepultados.

O estado de emergência sanitária devido à covid-19 também contribuiu para a superlotação da morgue e as restrições de circulação impedem os familiares de viajar do interior para capital para recuperar os corpos dos familiares

PR Umaro Sissoco Embalo preside o Conselho de Ministros e, congratula-se com aprovação do Programa do Governo liderado por Nuno Gomes Nabiam.










Aliu Cande

Última hora: Uma fonte próxima a representação das Nações Unidas na Guiné-Bissau, informa o governo da Guiné-Bissau que, através de um ofício, a Representante da ONU na Guiné-Bissau, acaba de informar seu Secretário Geral em Nova York que, a solicitação da CEDEAO foi legitimada no Parlamento e, o povo Guineense demonstrou sua simpatia no Governo líderado pelo Eng Nuno Gomes Na Bian.

Os deputados votaram por unanimidade o programa de Governo; Na Biam, é o Primeiro-ministro Legal e legítima da República da Guiné-Bissau.




Bissau 02 De Julho de 2020

Fonte: AQUI

As agências da #ONU são organizações de apoio ao desenvolvimento e não podem ser concorrentes dos Estados frágeis em matéria de implementação das ações para o desenvolvimento. A perplexa atitude da FAO, PAM, OMS, UNICEF com o Governo da GB... é uma preocupação séria.

Tweet

Conversation

VÍDEO - PARLAMENTO SUSPENDE SESSÃO DEPOIS DOE AGRESSÃO ENTRE DEPUTADOS - 2 de Julho de 2020




Before the confusion…

PARLAMENTO SUSPENDE SESSÃO DEPOIS DOE AGRESSÃO ENTRE DEPUTADOS


Os deputados da Nação suspenderam, hoje (02), o terceiro dia da sessão parlamentar que começou desde segunda-feira. A sessão deveria ser retomada, esta manhã, mas houve desentendimento entre os deputados da nação que se envolveram entre agressões e confrontos de palavras

O desentendimento vem na sequência da declaração política do MADEM G-15 apresentado, hoje (02), em resposta a declaração política feita ontem pela bancada do PAIGC.

Durante o confronto entre os deputados da nação, o presidente foi retirado da sala e devendo a sessão amanhã.

Informação será desenvolvida dentro de instantes

Por: Redacção

radiosolmansi.net

GUINE DI GUINEENSES. ANOS CU NA CUMPUL

Por: yanick aerton

Ainda sobre as lágrimas do Primeiro-ministro NUNO GOMES NABIAN, deitadas aquando do seu discurso no parlamento depois da aprovação do seu programa de governação.
Essas lágrimas não devem ser um cheque em branco pá intchi militantes na aparelho di Estado, às vezes muitos deles sem formação adequada, porque não só já se chegou a um ponto de saturação tal, na Administração Publica, que se continuarmos cu és discarna di tchoki tchoki nuno na nega farrr, daqui a meses não vamos poder pagar salários aos verdadeiros servidores do Estado, aqueles que entraram não pela janela, mas sim através de regras bem definidas, mas também seremos mal vistos por aqueles que nos querem ajudar nos esforços em curso para um take off do país.

Os objectivos que nortearam a criação da Administração Publica têm sido desvirtuados, por miopia, falta de realismo, patriotismo e de noção do que são as finanças públicas. Tem-se verificado que depois das eleições, o partido que ganha as eleições ta tchoki si djintis, sobretudo jovens, na aparelho di estado sem obedecer a critérios objectivos, como por exemplo concurso público ou existência de vaga.

A essa regra não houve excepção, porque foi praticada por todos os partidos, incluindo o partido libertador, ainda que com menos gravidade porque acautelava-se com o aspecto preparação e experiência profissional, ma partido cu lambu tudo djintis i bati i manga flanos, ao ponto de merecer a fama de que ita djubi se juventude, quando na realidade essa djubi juventude só vem criar mais fardos às finanças públicas, com as consequências que dai advêm.

Devia-se, sim, em relação a essa matéria, criar condições para promover o sector privado e torná-lo mais atractivo para os jovens técnicos que são a força motriz de qualquer economia. O Estado é um Regulador. Que fique claro, de uma vez por todas de que a Administração Pública não é o espaço apropriado para a aprendizagem ou a procura de acumulação de riqueza, de forma ilícita, como tem acontecido ate aqui.

Que o legitimo governo liderado pelo Engª. NUNO GOMES NABIAN crie condições necessárias para os jovens poderem ter uma vida melhor, através de projectos, e não agrupá-lo nos departamentos estatais a troco de um salário de miséria, só porque foram activos nas campanhas eleitorais.

Por isso, aqui se deixa um recado ao Primeiro-ministro, apesar da nossa qualidade de aliado, não vamos admitir que essa prática tão nefasta continue a vigorar, senão vai fazer com que aquele que tem sido o campeão no management das finanças públicas, ALADJE MAMADU FADIA (BABA), não venha conseguir cumprir com as metas de sanear as finanças, e tornar o país elegível a mais apoios, recolocando-o no lugar que é seu no concerto das nações.
Em relação à Procuradoria-Geral da República, queria lembrar à PGR sobre os dossiers quentes que ainda não foram resolvidos, e nem se sabe em que estado estão, se já foram encaminhados para os tribunais ou não.

Aqui ninguém deve ser poupado porque somos todos cidadãos e ninguém pode estar aqui armado em Chico Esperto, só porque a dada altura desempenhou este ou aquele cargo de responsabilidade no aparelho de Estado.
Pa sindi blante blante cu si duno!

APGB, os desvios pelo Conselho de Administração de milhões de Francos Cfa que se verificaram durante o Governo de Transição liderado pelo Engª. RUI DUARTE DE BARROS, duplas cabines compradas nas quais foram colocadas placas brancas, casas construídas em tempo record, etc.;
Arroz doado pela China e alfaias agrícolas desviados, e alguns encontrados em propriedades agrícolas e armazéns;
Os milhões de francos CFA desviados no Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), denunciados publicamente pela ex-ministra da Saúde;
Abusivo auto pagamento de um ex-PM em milhões de Francos Cfa, só pelo facto de na altura acumular duas funções no Governo.

Que és tudo na bai nan sim suma banho-maria

Existem outros assuntos quentes, mas estes são os que se nos afiguram mais fáceis de resolver, porque uma vez recuperados os montantes descaradamente roubados reforçariam a capacidade de resposta do Tesouro Público para fazer face às inúmeras despesas com que se vê confrontado.

Engª. Nuno Gomes Nabian, cu Nantoy di Caió Dr. FERNANDO GOMES, fidjus di povinho, fidjus di cansera, pá Deus da bos força i cubri bos si manta sagrado!
Más um bias, justiça i bom lembra cuma tem di sedu cego i abstracto.

I kil cantiga: “NINGUÉM ICA NINGUIN”. Só Deus/Allah ki importante, anos tudo i mortais i dia cubu muri bu cana leba nada.
El cu manda ninguin ca tene direito di tchupa sangue di pubis suma sanguessuga (sambasuca), através di furta kil ki di nos tudo.
NUNCA! MA NUNCA!
NUNO, ABO CU PGR, POVO STA BO TRAS.

ABOS IKA SUMA MANGA FULANOS, BOCA TEM CAU DI BAI. SICA TCHOM DI BALANTA CU TCHOM DI MANDJAKU. NA SABURA, CU CA NA KA SABI BO CA TEM CAU DI BAI, NIN ICA NA VIZINHANCA CU FADI NA EUROPA.
BO TENE APOIO INCONDICIONAL DI GENERAL PRESIDENTE CU DI ANP, SUMA KU SI PRESIDENTE, CASSAMA DJABI DA GARANTIA SOLENE.
PA DEUS ABENÇOA BOS I PROTEGI BOS CU BO FAMILIA I TORNA KORSON DI GUINEENSES PA E SEDU MAS UM SON SUMA TEMPO DI LUTA!
AMINE!

Garandes kuma: Faca de a torno kata mócu nunka🤔


Niwton Mendes 

PRETA FIXE CONTRA TUDO - És e pa Os putados traidores da pátria de Cabral ku se fidjus😡 Nene cá e companhias “PUTA KU Padi bos Tudo”maricas sin carácteres nafiguis



Let’s talk about me……...

Back to subject…

Nabiam insurge-se: "Lençóis sujos nos cuidados intensivos?"

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Nabiam, criticou o estado de degradação e falta de limpeza do Hospital Nacional Simão Mendes, em Bissau, e disse que quem roubar vai parar à prisão.

"Como é possível ter lençóis todos sujos na unidade de cuidados intensivos? Vocês olharam para a cama e é nojento", afirmou, aos jornalistas, o chefe de Governo, que se deslocou esta quarta-feira (01.07) ao Hospital Nacional Simão Mendes, acompanhado de vários membros do executivo, para entregar três viaturas e visitar as instalações daquela unidade hospital.

"O Governo vai fazer tudo o que pode para trabalhar com transparência a gestão dos bens públicos. Vamos trabalhar num outro contexto e responsabilidade. Quem não tiver tempo, que vá procurar outro negócio", disse.

Nuno Nabiam disse também que todos têm de ser responsáveis pela manutenção do hospital.

"Quem roubar coisas dentro do hospital vai para a prisão", disse, pedindo ao secretário de Estado da Ordem Pública para reforçar a segurança no local, principalmente durante o período noturno.

Para Nuno Nabiam, todos têm de ser exemplares e trabalhar para manter o que é público.



O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Nabiam, criticou o estado de degradação e falta de limpeza do Hospital Nacional Simão Mendes, em Bissau, e disse que quem roubar vai parar à prisão.


MINISTÉRIO DAS PESCAS - Sobre o abastecimento do Pescado no mercado nacional.

Durante o encontro com uma fonte credível do Ministério das Pescas, apuramos que no quadro do último aviso feito pelo Exmo Sr. Eng. MALAM SAMBU, ministro das Pescas, aos barcos com licença obrigatória para pescar e abastecer o mercado nacional, a partir do mês corrente. E sobre os FRIGORÍFICOS de conservação do pescado de Bissau e das regiões que estão danificados. A fonte nos informou de que já estão no país CONTETORES com acessórios para a recuperação dos FRIGORÍFICOS do Porto de Bamdim e do Porto de Uracan.

A mesma fonte citou que os FRIGORÍFICOS de Bafata e Mansoa já estão a ser reabilitados desde a semana passada.


E também já existe um projeto lei que irá determinar tipos de peixes que podem ser abastecidos no mercado nacional (Não vai ser qualquer tipo, e nem vai ser da escolha dos Barcos, porque senão, podem somente abastecer os peixes da última qualidade).

Ainda a mesma fonte frisou que já está aberto o CONCURSO para a construção do PORTO INDÚSTRIAL.

No quadro das reabilitações:
Neste momento está encurso a cobertura (Telhado) do Centro de Investigação da Pesca Artesanal (CIPA), que está a deparar com grandes problemas por causa da chuva.

Fonte: Governação na Guiné-Bissau

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO TERRITORIAL E PODER LOCAL


Na sala de reuniões do Ministério da Administração Territorial e Poder Local, decorreru, a primeira reunião do Conselho Diretivo alargado aos Assessores, Diretores Gerais e Secretários Administrativos regionais.

O Ministro da Administração Territorial e Poder Local, Dr. Fernando Dias, ao presidir a abertura da reunião, chamou atenção à todos, no sentido de trabalharem para que se possa atingir os objetivos preconizados, deixando de lado questões partidárias.

Dirigindo aos Secretários Administrativos regionais, estes cito "devem planejar as asuas ações, procurando estar mais perto da comunidade, inteirar das suas dificuldades e trabalhar para minimiza-las" fim de citação.

Em relação as questões que têm sacudido o país (luta pela posse se terra), o Ministro pondera remeter todos os casos do gênero às administrações locais, convista as suas resoluções. Na impossibilidade, sim, pode-se submeter ao Ministério.

1 - InInformações Gerais;
2 - Apresentação, discussão e apropriação do anti-projeto da lei orgânica do Ministério da Administração Territorial e Poder Local;
3 - Diversos, são assuntos que estiveram em debate.
Depois de ter aberta a sessão, o Ministro Fernando Dias, passou a presidência da reunião para o Secretário-geral Cristiano Nabetam-A.

Fonte: Governação na Guiné-Bissau

Conselho de Segurança quer ação conjunta para resolver crise na Guiné-Bissau - For information media. Not an official record.

Alexandre Soares Palácio Colinas de Boé, edifício da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau.    
News.un.org/pt  1 julho 2020 

Estados-membros do órgão elogiam cooperação internacional na busca de solução para situação política e institucional; Conselho quer que nomeação de novos membros do governo obedeça Constituição e resultados das eleições legislativas de março.

O Conselho de Segurança da ONU lançou um forte apelo a todos os guineenses a respeitarem o roteiro da Cedeao e a trabalharem juntos para implementá-lo “sem demora, inclusive com a nomeação de um primeiro-ministro e formação de um novo governo.”

De acordo com comunicado, divulgado esta quarta-feira, em Nova Iorque, as autoridades devem ser nomeadas “em total conformidade com as disposições da Constituição e com os resultados das eleições legislativas de março de 2019”.

Conselho de Segurança apela que sejam feitas reformas urgentes na Guiné-Bissau., by Foto ONU/Eskinder Debebe

Eleições
A nota realça preocupação com os eventos que resultaram na crise política e institucional em curso.

Na segunda-feira, com o Parlamento dividido em dois blocos, que reivindicam a maioria, foi aprovado o programa de governo apresentado pelo primeiro-ministro Nuno Nabian. Ele foi nomeado por Umaro Sissoco Embaló, dado como vencedor das eleições presidenciais pelas autoridades eleitorais.

Segundo a mídia local, Sissoco Embaló se proclamou presidente do país quando o Supremo Tribunal de Justiça ainda deliberava sobre o contencioso apresentado pela candidatura de Domingos Simões Pereira, do partido vencedor das eleições de março de 2019, o Paigc.

Eleições
O Conselho também toma nota do reconhecimento, em 22 de abril pela Autoridade de Chefes de Estado e de Governo da Cedeao, de Sissoco Embaló cono vencedor da segunda volta das eleições presidenciais de dezembro de 2019.

No entanto, o apelo às autoridades guineenses é que tomem “medidas concretas para garantir a paz, a segurança e a estabilidade no país”, resolvendo a crise política através do diálogo inclusivo com todas as partes interessadas.

O Conselho apela ainda que ocorram reformas urgentes previstas no Acordo de Conacri, de outubro 2016, e o roteiro de seis pontos da Cedeao “agilizando a revisão da Constituição de maneira consistente com suas disposições” e com o apoio do bloco regional e de parceiros internacionais.

A nota saúda ainda a atuação da representante das Nações Unidas e o impacto positivo da Missão da Cedeao na Guiné-Bissau, Ecomib, na paz e estabilidade no país.

Agente da Polícia Judiciária vê drogas serem queimadas nos arredores de Bissau, by ONU News/Alexandre Soares

Drogas
A declaração menciona ainda os “ganhos alcançados no combate ao tráfico de drogas na Guiné-Bissau”, recordando que apreensões significativas ocorreram em março e setembro de 2019 e os envolvidos sentenciados.

Mas o pedido feito às autoridades é que tomem medidas concretas para garantir paz, segurança e estabilidade, combatendo o narcotráfico e o crime organizado. Para o Conselho, o problema “pode ameaçar a segurança e a estabilidade no país e na sub-região.”

Em relação a “incidentes recentes”, o Conselho de Segurança da ONU pede às forças de defesa e segurança que não interfiram no processo político. A todas as partes interessadas o apelo é que “se abstenham de qualquer ação que possa pôr em risco a ordem constitucional e o Estado de direito”.

Preocupação
O Conselho adverte ainda que podem considerar a adoção de medidas apropriadas em resposta a desenvolvimentos futuros da situação na Guiné-Bissau.

A Covid-19 é um outro fator que preocupa o órgão da ONU em relação ao país, porque pode ameaçar ao povo guineense. O apelo às autoridades e todos os atores políticos e instituições estatais é que atuem juntos para mitigar a pandemia.



PRESS RELEASE
SC/14240
1 JULY 2020
SECURITY COUNCIL

Security Council Press Statement on Guinea-Bissau

The following Security Council press statement was issued today by Council President Christoph Heusgen (Germany):

The members of the Security Council welcomed the continued engagement of the international community in Guinea-Bissau, in particular the “Group of Five” (the African Union, Community of Portuguese-Speaking Countries, Economic Community of West African States (ECOWAS), European Union and the United Nations), towards resolving the political and institutional crisis and their support to national efforts on peacebuilding and national reconciliation, and in that context, took note of the recognition on 22 April 2020, by the Authority of Heads of State and Government of ECOWAS, of Úmaro Sissoco Embaló as the winner in the December 2019 run-off presidential election in Guinea-Bissau.

The members of the Security Council recalled with concern the events that resulted in the ongoing political and institutional crisis and strongly urged all Bissau-Guineans to respect the ECOWAS road map and to work together to implement it without further delay, including by appointing a Prime Minister and forming a new Government, in full compliance with the provisions of the Constitution and in conformity with the results of the legislative elections of March 2019.

The members of the Security Council called upon the Bissau-Guinean authorities to take concrete steps towards ensuring peace, security and stability in the country by resolving the political crisis through inclusive dialogue with all stakeholders, implementing urgent reforms as per the Conakry Agreement of 14 October 2016 and the ECOWAS six-point road map, and expediting the review of the Constitution in a manner consistent with its provisions and with support from ECOWAS and international partners as appropriate.

The members of the Security Council encouraged the Special Representative of the Secretary-General to continue using her good offices and the convening power of the United Nations Integrated Peacebuilding Office in Guinea-Bissau (UNIOGBIS) to support political dialogue and national reconciliation efforts, and in close coordination with the Group of Five, relevant international partners and national counterparts, to establish a monitoring mechanism for the implementation of the reforms agenda, as outlined in the Conakry Agreement.

The members of the Security Council welcomed the positive impact of the ECOWAS Mission in Guinea-Bissau on peace and stability in the country.

The members of the Security Council recalled the gains achieved in combating drug trafficking in Guinea-Bissau, as illustrated by the significant drug seizures of March and September 2019 and the sentencing of those involved.  The members of the Security Council reiterated their call upon the Bissau-Guinean authorities to take concrete steps towards ensuring peace, security and stability by combating drug trafficking and organized crime, which can threaten security and stability in Guinea-Bissau and in the subregion.

The members of the Security Council expressed concern at recent incidents and called upon Guinea-Bissau’s defence and security forces not to interfere in the political process in Guinea-Bissau.

The members of the Security Council called upon all stakeholders to refrain from any action that might endanger the constitutional order and the rule of law, which are essential for peace, security and political stabilization in Guinea‑Bissau.

The members of the Security Council reminded all stakeholders that they may consider taking appropriate measures in response to further developments in the situation in Guinea-Bissau.

The members of the Security Council expressed their deep concern at the threat posed to the people of Guinea-Bissau by the COVID-19 pandemic and urged the Bissau-Guinean authorities and all political actors and State institutions to work together to mitigate this threat.

GUINEA-BISSAU
For information media. Not an official record.