14 de agosto de 2019

Mais nomeações






ditaduraeconsenso

Presidenciais de Novembro: CARLOS GOMES JÚNIOR PROMETE LUTAR PARA A CONSOLIDAÇÃO DA PAZ SOCIAL E A JUSTIÇA

O ex-Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, prometeu esta quarta-feira, 14 de agosto, travar uma luta que prioriza a consolidação da paz social, justiça e incentivar o perdão entre os guineenses, com o propósito de demostrar ao mundo que a Guiné-Bissau quer e pode alinhar-se com os desafios históricos e encarar o futuro com a única ambição de afirmar-se como uma nação de bem e de progresso.


Gomes Júnior deixou esta garantia durante a cerimónia do lançamento da sua candidatura às eleições presidenciais agendadas para 24 de novembro do ano em curso, realizada na vila de Gardete, setor de Prábis (Biombo), que dista a alguns quilómentos de Bissau. A cerimónia, que reuniu centenas de apoiantes da candidatura independente de “Cadogo Fidju”, teve como slogan “Pela Unidade, para a Estabilidade” e contou com a presença de várias individualidades entre as quais, a do antigo Presidente de Transição, Raimundo Pereira e do Atual Conselheiro de Presidente José Mário Vaz para assuntos de Comunicação e Porta-voz da Presidência da República, Fernando Mendonça, entre outros.   

Carlos Gomes Júnior disse na sua comunicação que o país viveu períodos de instabilidade institucional e de desconfiança entre os seus dirigentes, o que segundo a sua explanação, acabou por dividir a sociedade guineense, por isso considera as eleições presidenciais de novembro muito importantes para a Guiné-Bissau que almeja tanto o desenvolvimento.

O ex-primeiro-ministro advertiu que o desenvolvimento do país deve ter como pressuposto essencial a estabilidade e convivência política pacífica. Neste sentido, comprometeu-se que, caso seja eleito Chefe de Estado da Guiné-Bissau, lutará para que a verdade, a fraternidade e a solidariedade impere no seio dos guineenses, como também para que os órgãos e instituições soberanas possam estar sólidas e firmes lutando contra a irresponsabilidade e impunidade.

“Reafirmo que comigo na Presidência da República, a magistratura presidencial será exercida sempre com um grande sentido do Estado, de respeito pelas regras democráticas e erigir-me-ei como o garante da estabilidade nacional permitindo ao governo realizar o seu programa, consolidar as suas conquistas e reforçar a dinâmica de crescimento que em tempos liguei ao país” garantiu o político e antigo líder do PAIGC.

No entendimento de Carlos Gomes Júnior, ser Presidente da República não se resume apenas no garante da Constituição da República, mas também como garante da estabilidade política e social do seu país.

Prometeu igualmente que em caso da sua vitória nas presidenciais de novembro, reforçará os laços de amizades com as organizações internacionais, porque a integração regional tem proporcionado ganhos inestimáveis para o desenvolvimento sustentável e harmonioso dos países das comunidades.

Por: Epifania Mendonça

Foto: E.M

OdemocrataGB

Praia/ Criminalidade - QUATRO MILITARES ARMADOS E ENCABUZADOS FORAM PRESOS QUANDO ASSALTAVAM UMA CASA EM PALMAREJO...


De acordo com a Policia Nacional todos eles foram detidos em flagrante delito na noite desta terça para quarta-feira.

O assalto terá sido orquestrado por uma mulher que estava a substituir a empregada doméstica da residência e pelo seu namorado ( um dos militares).

“Três dos detidos foram executar o assalto, enquanto o quarto, o namorado da mulher suspeita, ficou na rectaguarda a controlar a missão”, contou um policial envolvido na operação.

A quadrilha, armada e encapuzada, amarrou os moradores da casa, tendo chegado a subtrair 6.300 euros e cerca de 1.200 contos, além de outros pertences, nomeadamente ouro ( foto)

O golpe falhou porque vizinhos do prédio deram conta do que se passava e chamaram a Polícia Nacional que agiu de imediato, apanhando os indivíduos em flagrante.

A policia Nacional não revelou nem os nomes nem o patente desses militares que terao sido levados ao Tribunal esta quarta-feira Apenas dizem que os assaltantes, que se vestiram de negro para efectuar o assalto, são moradores dos bairros de Casa Lata, Tira Chapéu e Várzea.. 

( Fonte : Inforpress)

By Onda Kriolu

Senegalese vehicle impounded after it ploughed into barrier at Senegambia Bridge


Damage was caused when a commercial bus ploughed into a barrier at Senegambia Bridge.

Witnesses said a Senegalese commercial bus that was conveying Eid celebrants crashed into a barrier as it ‘forcefully’ tried to use the bridge. The incident happened on Saturday August 10.

A witness told The Fatu Network: “The bridge closes at 7pm but this bus came and wanted to force its way.

“The driver was insisting he will use the bridge because they [Senegal] built it.”

A Gambia Ports Authority official confirmed the incident telling The Fatu Network: “The vehicle is at Farafenni police station. GPA is saying the driver should replace the barrier.”

The police spokesman could not be reached for comment.

By Lamin Njie

fatunetwork.net


PAIGC/CONVOCATÓRIA

São convocados os membros do Presidium da Direcção Superior do partido para uma reunião a ter lugar no dia 17 de Agosto, às 12h30m, e de seguida, às 16h30m, reúne a Comissão Permanente na sede nacional do PAIGC

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com


QUEM É MESMO O CANDIDATO PRESIDENCIAL “MÃOS LIMPAS” Na GUINÉ-BISSAU ?

1. Jomav pediu ao Ministério Público para aproveitar a presença dos intervenientes na Guiné-Bissau para esclarecer o destino dado aos 12 milhões de dólares de Angola. CADOGO disse estar disposto a esclarecer se o Ministério Público o chamar.

2. Alguns apoiantes do PAIGC querem a reabertura do processo dos assassinatos de Nino Vieira. CADOGO mantém-se em silêncio.

3. Muitos guineenses pedem ao Ministério Público esclarecimentos sobre o processo do resgate dos bancos iniciado pelo primeiro governo da IX legislatura chefiado por DSP e ninguém se pronuncia!

O meu candidato mãos limpas tem um nome, Dr. José Mário Vaz.

Jorge Herbert

NUNO NABIAM ESTÀ A FAVOR OU CONTRA A MEGA FRAUDE ELEITORAL ?

Fonte: Estamos a Trabalhar

Por: Rodrigo Sana Djalo

Uma reunião organizada em Mansoa analisou as implicações que uma eventual fraude eleitoral, a ser organizada pelo Governo do Aristides Gomes poderia provocar.
O PAIGC tem consciência que nas últimas eleições legislativas (Março) conseguiu o seu máximo de 35%. E este máximo foi devido a vitimização que o Jomav provocou na imagem de DSP. Portanto, nestas condições, todos sabem que não podem ultrapassar os 35% do eleitorado.

Toda a gente sabe também, que a entrada na corrida presidencial do Jomav e do Cadogo, assim como a recente formação do governo e a correspondente distribuição das pastas provocou muito descontentamento no seio do PAIGC, Como consequência, irão destabilizar as bases do PAIGC, reduzindo ainda mais esses 35%.
Diante deste cenário, como é que o PAIGC pode sentir confiança para correr para as eleições presidenciais de Novembro, e até já começar a anunciar novas eleições legislativas em 2020?
Qualquer observador atento, sabe que só com uma mega fraude o candidato do PAIGC poderá ganhar estas eleições ou as eleições antecipadas de 2020.

O PAIGC sabe que chegou a hora: ou ganha e fica com tudo, ou perde e perde tudo!

Tentar convencer o Nuno Nabiam a apoiar uma mega fraude é, no mínimo uma necessidade imperiosa, para assegurar estabilidade social e política após apresentação de resultados.
Vejamos os factos:

1) A Secretaria de Estado dos Assuntos Eleitorais não existia quando se preparou a orgânica do Governo.
Ela foi imposta no último minuto pelo 1 Ministro. Qual o mandato e o papel desta estrutura estatal ao lado da CNE e GETAPE?

2) Informações não confirmadas, apontam que já chegou a Bissau o Eng João A. Serras, informático, de nacionalidade Portuguesa, com objectivo de preparar esta mega fraude;

3) A colaboração do Nuno seria indispensável para acalmar as reacções posteriores;

4) A procura de financiamento externo já começou. Na procura de fundos internos o Governo de Aristides não teve hesitação alguma em forçar a saída do Instituto da Previdência Social do Ministério da Função Pública, sob tutela da APU. Colocando o irmão de DSP como Director completamente autónomo;

A comunidade internacional foi alertada e manifestou se muito preocupada com os efeitos políticos destes preparativos.

É público que Nuno prometeu devolver o poder ao DSP se ele ganhar as eleições presidenciais. Aristides deveria ter alguma ética política, e admitir devolver o poder, voluntariamente ao DSP, assim que o Jomav sair. O Jomav pode não respeitar os estatutos do PAIGC. Mas o Aristides não pode deixar- se levar pela situação e tirar o proveito pessoal, colocando o partido num jogo de tudo ou nada.

Quem observar com atenção a pessoa humana do DSP, vai notar um homem desgastado e desapontado, depois de uma luta de 4 anos, para voltar a ser-lhe negado o seu sonho político. A única solidariedade que o DSP poderia esperar do Aristides era a devolução daquilo que não lhe pertence: a primatura do PAIGC. Aceitar que Domingos tome o risco de se candidatar as presidenciais, neste contexto, é obriga-lo a um salto no escuro, ou então, a uma mega fraude!

Resta saber qual será a posição do Nuno

Antigo Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior apresenta o seu Manifesto Político e Eleitoral às presidenciais 24 novembro, como Candidato Independente.



By Aliu Cande

PÓ KU NANCI PA SI CABEÇA NA MATU, I KA TA DJUNTO KU PÓ KU SUMIADO


Um Lider não vive só para a politica ou para trabalho incessante. E mais, um Lider não faz paródia, mas relaxa. Eis o momento de rexreativo e de lazer do BÁ DI POVO.

Depois da grande Reza de Tabaski na sua terra natal Gêba, o Lider e Coordenador do MADEM-G15 "BÁ DI POVO" resolve tirar dois dias para se consagrar a lazer, revivendo a vida do campo, regressando aos tempos da sua infância, em que se organizavam em grupos espontâneos para pescas à varra e outras formas de entretenimento caracteristicos da época e da faixa etária.

Hoje com o seu amigo de peito, Fidelis Forbes "DÊ" revive seus primeiros momentos e aventuras do seu tempo de meninice nas aguas do GÊBA, onde empreendeu com vista a engrandecer esta Vila, criando obras e edificando predios que orgulham a todos os naturais, filhos e amigos de Gêba.

De facto: BÁ DI POVO fez o que muitos devem fazer para valorizar sua terra natal.

Em Gêba, BÁ DI POVO vem contribuindo para reerguer esta Vila, construindo casas de vulto no Chão que o viu nascer;
edificando uma Mesquita de Referencia sub-regional;
reabilitou a estrada que liga Gêba/Bafatá;
contribuiu nos esforços de organização para reconstrução da histórica Igreja Católica de Gêba;
adquiriu paineis solares para Gêba, além de outras obras e acções de beneficiação desta vila berço do Amilcar Cabral.

Quando se nasce Lider, não há como não sê-lo.

A este propósit, ocorre-me as palavras do Regulo SIDIBÉ de Bafatá, Chefe tradicional, que a tempos referindo-se ao BÁ DI POVO disse que: "PÓ KU NANCI PA SI CABEÇA NA MATU, I KA TA DJUNTO KU PÓ KU SUMIADO".





























BEM HAJA!

By Rogerio Dias

Lançamento oficial da candidatura independente de Carlos Gomes Júnior "CADOGO" às presidências de 24 novembro.

Ocasião para antigo Primeiro-ministro apresentar o Manifesto Político e Eleitoral, com visão e ideias para o embate eleitoral.

Em direto apresentação do manifesto JÁ JÁ



Aliu Cande

É possível uma pessoa, literalmente, morrer a rir?

Rir a bandeiras despregadas traz uma sensação de euforia incrível. Mas será possível um ataque de riso ser fulminante?


Há poucos momentos tão agradáveis na vida com aqueles em que se perde o controlo do riso. Muitas vezes, pode até nem ser na hora mais apropriada, mas um ataque de riso é sempre uma lufada de ar fresco no dia de qualquer pessoa, deixando uma sensação de felicidade e alívio até nas pessoas mais sérias.

Mas se o ataque de riso for mesmo um ataque? É possível morrer a rir? "De uma forma geral, a resposta é não", indicou Jorge Antonio Gutierrez, professor-assistente de cardiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Duke.

"Alguém pode ter um ataque cardíaco enquanto se está a rir, mas iriam ter um ataque cardíaco de qualquer forma", esclarece, citado pelo Gizmodo.

O docente admite, porém, outras "associações". "Uma investigação recente publicada no Journal of Epidemiology, sobre quantas vezes se ria um universo de 17 mil pessoas, mostrou que as pessoas que se riam menos vezes tinham mais probabilidade de morrer e maior risco de problemas cardiovasculares", acrescentou.

Jorge Antonio Gutierrez citou um único caso, de que tem conhecimento, de uma mulher que morreu a rir, mas cuja "natureza é cardiovascular". Trata-se de uma mulher de 50 anos de idade, com medicação para esquizofrenia, que "às vezes causam batimento cardíaco irregular".

A mulher tinha indicações de que deveria parar a medicação por causa do risco cardíaco, mas ela não seguiu o conselho. "Mais tarde, estava em casa e alguém contou uma piada. Ela riu-se durante dois ou três minutos, desmaiou e morreu. O riso espoletou uma arritmia: ela realmente morreu a rir", indicou o médico.

Outros médicos, como Dana Abendschein, da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, parecem concordar com Jorge Antonio Gutierrez, no sentido em que o riso dificilmente será a principal causa de morte, mas poderá ajudar. "Se uma pessoa estiver a rir enquanto estiver a comer e aspirar comida para a traqueia, bloqueando as vias respiratórias", pode morrer a rir, mas por causa da comida, que a sufocará.

Assim como a questão acidental da comida, existem condições de saúde que podem ser agudizadas por um episódio de riso, mas nunca será o riso a causa principal, remetendo sempre para um problema de saúde já existente.

NAOM

IBRAHIM ZAKZAKY - Líder xiita nigeriano começa a receber cuidados médicos em hospital

O líder xiita nigeriano Ibrahim Zakzaky e a sua mulher começaram hoje a receber cuidados médicos no hospital de Medanta, em Nova Deli, dias depois de serem autorizados pela justiça da Nigéria a abandonar o país.


Zakzaky, líder do Movimento Islâmico da Nigéria (IMN, na sigla inglesa), está detido pelas autoridades nigerianas desde 2015, mas o tribunal que acompanha o seu caso concedeu-lhe permissão em 05 de agosto para receber tratamento médico na Índia.

Numa publicação feita no portal 'on-line' do IMN, o grupo refere que Zakzaku foi "admitido imediatamente" e que "especialistas médicos iniciaram o seu trabalho".

"A velocidade a que os especialistas cuidaram do xeque é assinalável", lê-se no comunicado divulgado esta tarde, acrescentando que antes da viagem para a Índia "a condição de saúde do xeque era grave".

Ibrahim Zakzaky foi detido em 2015, durante uma manifestação na cidade de Zaria, no Estado de Kaduna, norte da Nigéria, acusado de "tentativa de assassinato, reunião ilegal e alteração da ordem pública", sendo que deveria ter sido libertado no final de 2016, segundo uma ordem judicial ignorada pela justiça nigeriana.

Os seguidores de Zakzaky asseguram que este sofreu já ataques vasculares cerebrais e perda de visão, exigindo há vários meses a libertação do líder xiita.

De acordo com o IMN, Zakzaky tem sofrido várias lesões e infeções pela presença de chumbo no seu corpo, resultante de balas.

"Nunca lhe foi dada a atenção médica apropriada pelo Governo da Nigéria até que o seu estado de saúde se deteriorou", diz o comunicado.

Em 05 de agosto, um tribunal nigeriano decidiu que tanto o líder religioso como a sua mulher deveriam receber tratamento médico para continuarem no julgamento, acrescentando que os dois serão acompanhados por uma delegação do Ministério Público que irá assegurar o seu regresso à Nigéria.

Em 28 de julho, depois de vários dias com confrontos entre polícia e membros do IMN, que provocaram pelo menos oito mortes, o Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, anunciou a interdição da atuação do grupo.

"O Governo devia agir perante a situação antes que se perdesse o controlo, depois de já ter advertido, por numerosas vezes, que as pessoas não se devem servir da religião para não respeitar as leis", declarou então Buhari, num comunicado.

Esta decisão levou a que a população começasse a temer uma maior radicalização do grupo, à semelhança do que aconteceu há 10 anos, com o Boko Haram.

O pedido de deslocação de Zakzaky até ao estrangeiro para receber tratamento médico era uma das principais reivindicações da equipa de advogados do líder xiita.

A Comissão Islâmica dos Direitos Humanos, com sede em Londres, assinalou então o caso anterior de um detido na prisão de Ikoyi, a quem foi negado um pedido de caução.

"Foi-lhe permitido viajar até à Índia por razões médicas, ainda assim foi tarde demais para o salvar", disse a comissão.

Esta entidade "alertou que a morte do 'sheik' sob a custódia das forças de segurança pode ser um desastre para a Nigéria".

Nos confrontos que em 2015 levaram à detenção de Zakzaky, cerca de 350 xiitas morreram no espaço de três dias, durante uma manobra de repressão do Exército que foi criticada por organizações de defesa dos direitos humanos, como a Human Rights Watch.

Os xiitas representam uma minoria dos muçulmanos na Nigéria e dizem estar a ser perseguidos pelos sunitas, que constituem a maioria islâmica no país.

NAOM

O Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior realizou no dia 10 de agosto de 2019 testes escritos (Matemática e Língua Portuguesa) para bolsas de estudo. Participaram 657 inscritos. No fim deste processo, 60 melhores colocados serão selecionados para realizarem seus estudos universitários no Reino de Marrocos


Guiné-Bissau - Novos Caminhos Pa Terra Ranka! 

Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior da Guiné-Bissau

Festa de Tabasky: COMISSARIADO NACIONAL DA POP REGISTA UM ÓBITO E DEZENAS DE CASOS DE AGRESSÕES

O Comissariado Nacional da Polícia de Ordem Pública (POP) fez, esta terça-feira 13 de agosto de 2019, um balanço do serviço de vigilância no quadro da festa de Tabaski celebrado pela comunidade muçulmana. Segundo apurou a POP, registou-se um óbito e três dezenas (30) casos de agressões físicas, acidentes de viação e alguns de roubos. Esses dados foram tornados públicos pelo comandante da Zona Centro Bissau/Biombo, Sabum Seidi, durante uma conferência de imprensa.   

Sabum Seidi explicou que, de acordo com os relatórios recebidos por todas as estruturas da Polícia da Ordem Pública, registou-se um óbito no dia 12 do mês corrente (segunda-feira) no setor de Farim, região de Oio.

Relativamente aos casos de agressões e acidentes de viação, disse que  foram registados na região de Biombo e Bissau um total de 26 casos de naturezas diferentes dos quais 16 casos de agressões físicas, 10 de roubo ou furto.

Acrescentou que a nível das províncias leste e sul, verificaram-se pequenos incidentes que segundo a sua explicação, não puseram em causa o normal funcionamento dos citadinos. Porém não especificou o número. Contou neste particular que os acidentes do trânsito verificados são ligeiros.

“Na sequência da festividade no dia 11 do mês em curso, infelizmente registamos um óbito devido a agressão física entre dois jovens em discoteca. O malogrado foi atingido com um metal cortante no tórax e acabou por não resistir” contou.

Assegurou que a instituição que representa, sendo uma força de segurança pública, tem zelado e cumprido com rigor e determinação o plano operacional para garantir a proteção e segurança dos cidadãos e seus bens.

HOSPITAL SIMÃO MENDES REGISTA SETE CASOS DE ACIDENTES DE VIAÇÃO E DOIS DE AGRESSÕES FÍSICAS


Sete casos de acidentes de viação e dois de agressões físicas é o número total de casos que deram entrada no serviço de urgência do Hospital Nacional Simão Mendes durante o dia da festa de Tabaski, 11 de agosto (domingo). Tabaski, conhecido como a festa de carneiro, é uma festa celebrada pela comunidade muçulmana a nível mundial, foi celebrado no domingo um pouco por todo o país.

O médico clínico geral do serviço de cirurgia do Hospital Nacional Simão Mendes, Ramalho Rumão Nhaga, considera de positivo o balanço da festa. Segundo a sua explicação, não se registaram grandes casos de acidentes de viação.

Informou que registaram apenas dois de agressões físicas e sete de acidentes de viação, contudo diz que a maioria deles são ligeiros. Acrescentou que um dos casos de agressão física foi um ataque com arma branca no peito da vítima, tendo lembrado que o ato aconteceu nas zonas de secção de Ingoré, sector de Bigene no norte do país.   

Aproveitou a ocasião para aconselhar os motoristas no sentido de reduzirem a velocidade, sobretudo nas vias públicas e também reduzir o consumo excessivo do álcool para melhor segurança.

Por: Epifania Mendonça/Carolina Djemé

OdemocrataGB