terça-feira, 20 de junho de 2023

Mali anuncia que vai processar autores de relatório da ONU por espionagem

© Shutterstock

POR LUSA   20/06/23 

O Mali anunciou hoje que vai processar por espionagem as pessoas que assinam um relatório das Nações Unidas que acusa os militares, juntamente com os mercenários russos do grupo Wagner, de violarem direitos humanos.

O anúncio, citado pela agência Associated Press (AP), surge no contexto da crescente incerteza sobre o futuro da missão de paz das Nações Unidas no Mali, depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros, Abdoulaye Diop, ter formalmente pedido que os 'capacetes azuis' abandonem o país.

O relatório de maio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos acusou o exército maliano e o grupo paramilitar russo Wagner de terem morto pelo menos 500 civis durante uma missão de ataque aéreo a Moura, cidade na região central do Mali, em março do ano passado.

Recorrendo a entrevistas e análise de dados, o relatório da ONU dizia então que havia "fortes indícios" de execuções sumárias, tortura e violações por parte das forças militares malianas e do grupo Wagner.

"Quem está por trás do relatório são coautores ou cúmplices dos crimes de espionagem, minando a moral das forças armas ou da força aérea, falsificação e uso de documentos falsificados e de prejudicar a segurança externa do Estado", disse o procurador interino, Ladji Sara, citado pela AP.

A declaração é a mais recente numa série de críticas feita pelo governo interino do Mali ao envolvimento estrangeiro neste país da África Ocidental.

Desde que tomou o poder em dois golpes de Estado em 2020 e 2021, o coronel Assimi Goita lidera o governo de transição, que já expulsou membros da imprensa internacional e responsáveis das Nações Unidas, além de ter restringido operações de manutenção de paz lideradas pela ONU, e fortaleceu os laços com o grupo mercenário russo Wagner.

Ao chegar ao poder, Assimi Goïta foi empossado como presidente para um período de transição, que deverá terminar no início de 2024 com eleições, as quais devolverão o poder a civis.


Cimeira!: Antigo Cimeira em Reabilitações passará a ser o novo estabelecimento escolar da Língua Francesa em Bissau.

G15-COMUNICAÇÃO-JUADEM

Submarino desaparecido tem apenas "cerca de 40h" de oxigénio disponível

© Getty

Notícias ao Minuto    20/06/23 

O submarino que faz viagens turísticas até aos destroços do Titanic, no Oceano Atlântico, desapareceu no domingo.

A guarda costeira norte-americana afirmou esta terça-feira que o submarino Titan, que desapareceu no domingo e que causou uma busca intensa pelas profundezas do Atlântico Norte, terá apenas cerca de 40 horas de oxigénio disponível.

Numa conferência de imprensa, o capitão Jamie Frederick explicou que os dados utilizados pelas autoridades apontam para 96 horas desde o início da submersão do veículo. "Sabemos que, por esta altura, estamos a aproximadamente 40, 41 horas", afirmou.

Frederick começou a conferência por oferecer "sentidas orações" aos familiares dos cinco tripulantes a bordo do submarino, garantindo que várias equipas estão a trabalhar "sem parar" para localizar o Titan. A guarda costeira vincou, ainda, que a operação tem obrigado a um "esforço de busca complexo", mobilizando várias agências - incluindo a guarda costeira canadiana e a marinha dos Estados Unidos - para que possa ser utilizado equipamento capaz de descer ao fundo do oceano.

"Quero reiterar que esta é uma busca muito complexa e a equipa está a trabalhar intensamente para juntar todos os recursos e peritos disponíveis para chegar o mais rapidamente possível à solução deste problema", referiu.

Jamie Frederick acrescentou que foram mobilizados um avião C-130, que tem monitorizado a superfície, e um P3, que é capaz de usar um sistema de sonar para continuar as buscas a grandes profundidades.

No entanto, a procura pela embarcação "não produziu quaisquer resultados" até agora.

"Apesar da guarda costeira dos EUA ter assumido o papel de coordenador da missão de busca e salvamento, não temos todos os equipamentos e especialistas necessários para uma operação desta natureza. O comando unificado traz experiência e capacidade acrescida para maximizar o esforço", vincou ainda o oficial norte-americano.

O submarino Titan, da empresa Ocean Gate - responsável pelas expedições aos destroços do Titanic, perto de Newfoundland (a região mais a leste do Canadá) - submergiu no domingo, com cinco pessoas a bordo, numa zona remota do Atlântico Norte. O que resta do Titanic, o icónico navio que afundou em 1912, encontra-se a cerca de 4 mil metros abaixo do nível da água.

As autoridades perderam o contacto com o Titan quando este se encontrava a cerca de 700 quilómetros a sul de St. John's, a maior cidade na região de Newfoundland 


Leia Também: Buscas pelo submarino alargadas a águas mais profundas

Hunter Biden, filho do Presidente dos EUA, declara-se culpado de crimes de fuga de impostos e porte ilegal de arma

Hunter Biden, filho do Presidente americano Joe Biden

VOA Português   20/06/23 

O procurador David Weiss disse que Hunter Biden concordou em se declarar culpado de duas acusações de falha intencional em pagar imposto de renda federal e posse de uma arma de fogo por pessoa que é viciada em substância controlada".

WASHINGTON — O filho do Presidente dos Estados Unidos, Hunter Biden, aceitou declarar-se culpado num tribunal, de três crimes incluindo dois por não pagar impostos e um de posse ilegal de arma de fogo.

A informação foi avançada nesta terça-feira, 20, pelo procurador do Estado de Delaware, David Weiss, quem acrescentou que Hunter Biden concordou em se declarar culpado de "duas acusações de falha intencional em pagar imposto de renda federal".

Weiss afirmou que ele também enfrenta uma acusação de "posse de arma de fogo por uma pessoa que é um usuário ilegal ou viciada numa substância controlada".

Hunter Biden confirmou no passado ter sido usuário de drogas, e que estava em processo de cura.

O acordo entre Hunter Biden e o Ministério Público no Estado de Delaware tem de ser aceite por um juiz federal.

Fontes do processo dizem ser improvável que enfrente qualquer pena de prisão, mas que poderá ter de cumprir trabalho comunitário.

O Presidente Biden e sua esposa, Jill, emitiram uma breve declaração após o anúncio do acordo, na qual dizem que “amam seu filho e o apoiam enquanto ele continua a reconstruir sua vida", segundo o porta-voz da Casa Branca, Ian Sams.

"Não teremos mais comentários”, concluiu.

O caso

De acordo com as acusações, Biden não apresentou declarações de impostos no prazo estipulado pela lei sobre ganhos de mais de 1,5 milhão de dólares em 2017 e 2018.

Em ambos os anos, ele devia mais de 100.000 dólares em impostos sobre esses ganhos.

Em comunicado, Christopher Clark, advogado de Hunter Biden, afirmou que "Hunter assumirá a responsabilidade por duas instâncias de falha de contravenção em arquivar pagamentos de impostos.

“Eu sei que Hunter acredita que é importante assumir a responsabilidade por esses erros que cometeu durante um período de turbulência e vício na sua vida e espera continuar sua recuperação e seguir em frente", concluiu Clark.

O ex-Presidente republicano Donald Trump, que enfrenta acusações criminais de manipulação indevida de segredos do Governo, classificou o acordo como uma "mera multa de trânsito" para Hunter Biden.

Responsável e coordenador do projeto Complexo Escolar Mbatonha , Braima Sanha.



Veja Também:

Hoje, em declaração a RTB, sobre as inundações desta segunda, 19 de junho na cidade de Bissau, Francisco Gomes Wambar, defende " a aplicação do plano diretor da Câmara Municipal de Bissau e da lei do Ordenamento da cidade" por forma a evitar das inundações na capital guineense.

Países da UE vão treinar 30.000 soldados ucranianos em 2023

© Wojciech Grzedzinski/Anadolu Agency via Getty Image

 POR LUSA   20/06/23 

Os países da União Europeia (UE) vão formar 30.000 soldados ucranianos em 2023, anunciou hoje o Ministério da Defesa da Ucrânia, numa altura em que o exército lançou uma contraofensiva destinada a libertar os territórios ocupados pela Rússia.

"Em 2023, no âmbito da missão de assistência militar da UE à Ucrânia, está prevista a formação de 30.000 membros das forças armadas ucranianas, incluindo soldados das forças de defesa territorial", afirmou o ministério num comunicado publicado na rede social Telegram.

"O objetivo estratégico é reforçar as capacidades das forças armadas ucranianas para a condução eficaz das operações, para a proteção da soberania, para a restauração da integridade territorial da Ucrânia, e para a proteção dos civis", adiantou.

O anúncio surge no mesmo dia em que a Comissão Europeia (CE) propôs uma reserva de 50 mil milhões de euros de apoio à recuperação da Ucrânia, 15 mil milhões de euros para gestão das migrações e 10 mil milhões para investimentos 'verdes' e tecnológicos.

"Estamos num mundo completamente diferente do de 2020, quando o orçamento plurianual da UE foi negociado", explicou hoje a presidente do executivo europeu, Ursula von der Leyen, numa conferência de imprensa em Bruxelas.

Trata-se das prioridades do executivo comunitário na proposta de orçamento da UE a longo prazo, até 2027, em que se prevê "uma reserva financeira de 50 mil milhões de euros para os próximos quatro anos, o que inclui empréstimos e subvenções" para a reconstrução da Ucrânia, após a guerra.

"A reserva proporcionará aos nossos parceiros na Ucrânia uma perspetiva flexível e previsibilidade e deverá também incentivar outros doadores a darem um passo em frente", acrescentou Ursula von der Leyen.

A chefe do executivo europeu notou ainda que o apoio financeiro será atribuído "de acordo com a evolução da situação no terreno".

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14,7 milhões de pessoas -- 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,2 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.


Leia Também: Reino Unido e EUA reafirmaram hoje o compromisso a longo prazo com a reconstrução da Ucrânia, antes de uma conferência em Londres para promover o investimento do setor privado no país."

FRANÇA: Macron junta 40 a 50 chefes de Estado em Paris em cimeira financeira

© Benjamin Girette/Bloomberg via Getty Images

POR LUSA    20/06/23 

A Cimeira para o Novo Pacto Financeiro, onde o presidente francês, Emmanuel Macron, espera chegar a acordo para um novo estímulo financeiro mundial, deverá juntar entre 40 e 50 chefes de Estado esta semana em Paris.

Fonte do Eliseu disse hoje num briefing com jornalistas, em que a Lusa participou, que "a ideia [da Cimeira] é perceber como cooperar em conjunto para dar um estímulo financeiro à economia mundial".

"Ninguém deve ter de escolher entre lutar contra a pobreza e lutar contra o aquecimento global", adiantou a mesma fonte.

De forma a facilitar este processo, a França quer promover uma reforma dos bancos de desenvolvimento multilaterais, assim como criar uma rede de estruturas regionais e nacionais para apoiar o desenvolvimento sustentável. 

O encontro internacional decorre entre quinta e sexta-feira, e contará com a participação de cerca de 100 delegações de diferentes países, dezenas de chefes de Estado e de Governo, e ainda de empresas multinacionais.

O tema do financiamento ao desenvolvimento interessa particularmente a África, com esta cimeira a contar com a presença de cerca de 20 chefes de Estado do continente, incluindo o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, mas também o Presidente do Senegal, Macky Sall e o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

Por muitos países estarem impedidos de se financiar devido à dívida externa acumulada, o Eliseu quer também reformar os instrumentos de financiamento, de forma a permitir aos Estados a possibilidade de investimento caso isso tenha um impacto importante na luta global contra o aquecimento global ou em resposta a fenómenos extremos, como os desastres naturais.

Para o Presidente francês, as dificuldades dos últimos anos na cooperação internacional, causadas pela covid-19 ou conflitos como a invasão da Ucrânia pela Rússia, levaram à "fragmentação da conversa" entre os diferentes atores políticos e devem agora ser ultrapassadas já que há objetivos comuns, especialmente ligados ao combate contra o aquecimento global.

As delegações devem sair de Paris na sexta-feira, com um roteiro que vai continuar a ser aprimorado nas próximas reuniões do G20, mas também da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas ou COP 28, que vai decorrer em dezembro no Dubai.

Os encontros terão lugar no Palácio Brongniart, no Palácio do Eliseu e nas sedes da UNESCO e da OCDE, que se situam na capital francesa.


Leia Também: O Presidente da República da África do Sul defendeu hoje o alargamento do diálogo entre África e os países-membros da NATO para uma paz mundial duradoura.

Macky Sall convida empresas portuguesas e promete travar desestabilização

© Getty Images

POR LUSA    20/06/23 

O Presidente senegalês, Macky Sall, convidou hoje as empresas portuguesas a trabalharem mais com o Senegal que, assegurou, não se deixará desestabilizar por ameaças à democracia e às instituições democráticas.

O percurso do Senegal desde a independência tem sido de "consolidação da democracia", que não será "desestabilizado seja qual for a origem dessas possíveis ameaças" à democracia e às instituições democráticas, disse Macky Sall, numa declaração, sem direito a perguntas, após uma audiência no Palácio de Belém com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado do Senegal, que iniciou hoje uma visita de dois dias a Portugal, afirmou mais do que uma vez o seu "comprometimento com a paz no mundo, os direitos humanos e a democracia", tema em que Marcelo Rebelo de Sousa também centrou a sua declaração.

Sobre a cooperação bilateral, tem sido "dinâmica" e os dois países estão ligados pela história mas também "pela defesa dos valores" por ambos apontados, disse o Presidente senegalês.

Macky adiantou que o Senegal vai a partir deste ano explorar gás e petróleo e elogiou o desempenho económico do país, tendo neste contexto garantido que "as empresas portuguesas são muito bem-vindas ao Senegal".

Este tema será mais detalhado na reunião com o primeiro-ministro, António Costa, referiu o líder senegalês, que mencionou como oportunidades setores como as infraestruturas, a saúde, o imobiliário, a energia e a educação.

O papel do Senegal como observador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi destacado pelos dois chefes de Estado nas declarações que fizeram, com Sall a destacar a importância das relações com a vizinha Guiné-Bissau e com Cabo Verde.

O chefe de Estado senegalês, que realiza a visita de Estado a convite do Presidente português, foi recebido por António Costa, no Palácio de São Bento, residência oficial do primeiro-ministro, incluindo a assinatura de instrumentos jurídicos antes de um almoço oferecido pelo chefe do executivo.

À noite, Marcelo Rebelo de Sousa oferece um jantar oficial a Macky Sall, no Palácio Nacional da Ajuda.

Na quarta-feira, a agenda do chefe de Estado senegalês inclui uma deslocação aos Paços do Concelho, onde receberá as chaves da cidade das mãos do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

Macky Sall segue depois para a Assembleia da República, onde terá um encontro com o presidente do parlamento, Augusto Santos Silva, antes de se realizar uma sessão solene em sua honra.

O Senegal tem registado uma forte agitação social, com manifestações após a condenação a dois anos de prisão do opositor e candidato declarado às presidenciais do próximo ano Ousmane Sonko, reprimidas pela polícia. Segundo as autoridades, 16 pessoas morreram nos protestos, no início do mês, mas a organização Amnistia Internacional aponta para 23 vítimas mortais.

O Presidente Sall, eleito em 2012 e reeleito em 2019, mantém o silêncio sobre as suas intenções relativamente à eleição presidencial agendada para fevereiro de 2024, para a qual já se declararam cerca de 20 candidatos.

Os opositores consideram que Sall está impedido constitucionalmente de concorrer a um terceiro mandato.


Leia Também: "A democracia é mais difícil do que a ditadura, porque vive do diálogo"

A Rede Oeste Áfricana Para Edificação de Paz na Guiné-Bissau desafia o PAI-TERRA RANKA liderada pelo PAIGC a assumirem às suas responsabilidade para com o povo, nos próximos 4 anos.

Na sua mensagem quinzenal, Denise Dos Santos  Indeque, lembrou que,  o povo confiou o PAIGC mais uma vez a oportunidade de implementar a sua missão que, não conseguiu desde os primórdios da Independência devido as sucessivas instabilidades políticas.


© Radio TV Bantaba

Bissau identifica a partir de hoje, até 23 as profissões promissoras de crescimento econômico na Guiné-Bissau, no quadro do Programa Regional de Formação Profissional em parceria com a UEMOA.


©Radio Voz Do Povo

PRESIDENTE PARTICIPA DA REUNIÃO DO PROCESSO DE AQABA EM ESPANHA

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, na sua visita oficial a Córdoba, a convite do Rei da Jordânia, Abdullah II, e do Rei Filipe VI, de Espanha, participou hoje na ronda de reuniões no âmbito do Processo de Aqaba, dedicada a África Ocidental e a região do Sahel, com a participação de chefes de Estado de vários países.

O Processo de Aqaba é uma iniciativa do Rei da Jordânia que visa realizar reuniões internacionais com o objetivo de reforçar a cooperação internacional no combate à radicalização e ao terrorismo.

 Presidência da República da Guiné-Bissau

Donald Trump afirmou que se permanecesse no cargo como presidente dos EUA, Putin não teria invadido a Ucrânia e, caso o fizesse, teria "acabado com a guerra em 24 horas".

© Brandon Bell/Getty Images

Notícias ao Minuto     20/06/23 

 Trump afirma que atrasou "a invasão da Ucrânia durante vários anos"

Donald Trump afirmou que se permanecesse no cargo como presidente dos EUA, Putin não teria invadido a Ucrânia e, caso o fizesse, teria "acabado com a guerra em 24 horas".

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou que atrasou a invasão da Rússia durante vários anos, depois de dizer ao presidente russo para não realizar a invasão ao território ucraniano.

"Eu conversei com ele e disse 'se fizer isso, vai ser um inferno para pagar. Vai ser uma catástrofe. Não faça isso'", declarou Trump, durante uma entrevista à rede norte-americana Fox News, citada pela Sky News.

Donald Trump afirmou que se permanecesse no cargo como presidente dos EUA, Putin não teria invadido a Ucrânia e, caso o fizesse, teria "acabado com a guerra em 24 horas".

"Tenho um relacionamento muito bom com Putin. Quero dizer, não falo com ele há muito tempo, mas tenho um relacionamento muito forte com Putin", assumiu.

De recordar que, em fevereiro, Donald Trump criticou a gestão da crise na Ucrânia pelo seu sucessor Joe Biden, assegurando que o chefe de Estado russo "nunca" agiria da mesma forma com a sua administração.

"Se gerida corretamente, não havia absolutamente nenhuma razão para que a situação se precipitasse na Ucrânia", disse o ex-presidente dos Estados Unidos da América em comunicado.

"Eu conheço Vladimir Putin muito bem, e ele nunca teria feito sob o governo Trump o que ele está a fazer agora, de forma nenhuma!", acrescentou Trump, após o presidente russo ter recebido hoje autorização do Senado para enviar tropas para duas áreas separatistas da Ucrânia.

A proximidade de Donald Trump com Vladimir Putin foi alvo de fortes críticas da oposição durante o seu mandato.

A ofensiva militar lançada em fevereiro do ano passado pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14,7 milhões de pessoas - 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,2 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada por Putin com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra, que hoje entrou no seu 481.º dia, 9.083 civis mortos e 15.779 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


Leia Também: Como os oligarcas russos amigos de Putin se protegem das sanções?


Ucrânia. Rússia avisa que retaliará contra ataques de Kyiv à Crimeia

© Getty Images

POR LUSA   20/06/23 

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, avisou hoje que Moscovo retaliará se as forças armadas ucranianas bombardearem a península da Crimeia com mísseis de longo alcance Storm Shadow e sistemas de lançamento de foguetes HIMARS.

"Segundo os nossos dados, a liderança das Forças Armadas ucranianas está a planear lançar ataques contra o território da Federação Russa, incluindo a Crimeia", disse Shoigu, referindo-se à península que a Rússia controla desde 2014, mas de cuja soberania a Ucrânia não abdica.

O ministro advertiu que o uso deste tipo de armamento em áreas que teoricamente não se enquadram no que a Rússia chama de "operação militar especial" implicaria uma resposta imediata das forças russas. 

O ministro russo frisou também que tal ofensiva, a acontecer, "confirmaria o envolvimento total dos Estados Unidos e do Reino Unido, fornecedores dos mísseis, no conflito", segundo a TASS.

Shoigu confirmou ainda a intensificação dos ataques ucranianos nas regiões de Donetsk e Zaporijia.

Moscovo estima que as forças ucranianas lançaram "263 ataques contra posições russas" desde 04 deste mês , embora o ministro tenha alegado que "o adversário não atingiu os seus objetivos", ao contrário do que é afirmado por Kyiv.


Leia Também: Von der Leyen anuncia pacote de ajuda de 50 mil milhões para a Ucrânia

Submarino que visitava destroços do Titanic desapareceu em zona remota onde "é complexo realizar buscas"

 Autoridades estão a utilizar todos os meios disponíveis para tentar localizar a embarcação que desapareceu no domingo com cinco pessoas a bordo. 

Os destroços do Titanic estão quase quatro mil metros abaixo da superfície e 1500 quilómetros ao largo de Massachusetts, no oceano Atlântico. 


GUERRA NA UCRÂNIA: Risco de Putin usar armas nucleares táticas "é real", afirma Biden

© REUTERS/Jonathan Ernst

Notícias ao Minuto    20/06/23 

O presidente russo confirmou, no final da semana passada, a transferências das primeiras armas nucleares táticas para a Bielorrússia, garantindo que "até ao final do ano, teremos concluído completamente este trabalho ".

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a ameaça do presidente russo, Vladimir Putin, de usar armas nucleares táticas é "real", dias depois de denunciar a implantação de tais armas na Bielorrússia, revelou a agência Reuters.

O presidente norte-americano afirmou, no sábado, que o anúncio de Biden de que havia implantado as suas primeiras armas nucleares táticas na Bielorrússia foi "absolutamente irresponsável".

"Quando eu estava aqui, há cerca de dois anos a dizer que estava preocupado com a seca do rio Colorado, toda a gente olhou para mim como se fosse louco. Olharam para mim da mesma forma quando eu disse que me preocupo com o risco de Putin usar armas nucleares táticas. É real", terá dito Biden, na Califórnia, esta segunda-feira.

Na semana passada, o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, deu conta de que o seu país já começou a receber as armas nucleares táticas anteriormente prometidas por Moscovo.

"Temos já mísseis e bombas que recebemos da Rússia", confirmou em entrevista à televisão estatal russa, aqui citadas pela Sky News. Nesse momento, o líder bielorrusso afirmou ainda que algumas destas armas são três vezes mais potentes do que as bombas atómicas que os Estados Unidos lançaram sobre Hiroshima e Nagasaki em 1945.

Entretanto, na sexta-feira, Putin confirmou a transferências das primeiras armas nucleares táticas para a Bielorrússia, numa intervenção no Fórum Económico Internacional de São Petersburgo, garantindo que "até ao final do verão, até ao final do ano, teremos concluído completamente este trabalho".

De recordar que a transferência de armas nucleares táticas russas para o país vizinho foi anunciada em março por Putin e pelo homólogo bielorrusso, Alexander Lukashenko.

Estas primeiras entregas parecem ter sido aceleradas, depois de Putin ter afirmado, há uma semana, que o destacamento teria lugar em julho, segundo a AFP.

Putin disse que se trata de uma medida de dissuasão para "aqueles que estão a pensar em infligir uma derrota estratégica à Rússia".

Reiterou que as armas nucleares só podem ser utilizadas pela Rússia se houver uma ameaça à integridade territorial, à independência, à soberania e à existência do Estado russo.

"As armas nucleares foram criadas para garantir a segurança e a existência do Estado russo. Mas não há necessidade" de recorrer a elas, disse, segundo a agência espanhola EFE.

Putin considerou que todos os debates em torno desta possibilidade "baixam o limiar para a utilização destas armas".

A Rússia tem "mais armas do que os países ocidentais" e é por isso que querem "forçar-nos a começar a discutir" a sua eventual utilização, disse.

"De maneira nenhuma", afirmou, ao mesmo tempo que destacou que o facto de a Rússia ter superioridade em armas nucleares "é uma vantagem competitiva" para o país.

Em 25 de março, Putin anunciou que Moscovo iria instalar armas nucleares táticas na Bielorrússia, um país vizinho da União Europeia (UE), alimentando o receio de uma escalada do conflito na Ucrânia.

O anúncio suscitou críticas da comunidade internacional, em especial do Ocidente, dado que Putin tem levantado a possibilidade de usar armas nucleares desde que mandou invadir a Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

As chamadas armas nucleares táticas podem causar danos imensos, mas a capacidade de destruição é mais limitada do que o das armas nucleares estratégicas.


Leia Também: As Forças Armadas da Ucrânia indicaram hoje que derrubaram mais de 30 aparelhos aéreos não tripulados ('drones') lançados pela Rússia durante a madrugada acusando Moscovo de uma agressão de "grande escala".

DIPLOMACIA: Presidente senegalês recebido por Marcelo e Costa em visita de Estado

© Lusa

POR LUSA   20/06/23 

O Presidente senegalês, Macky Sall, inicia hoje uma visita de dois dias a Portugal, tendo previstos encontros com o seu homólogo, Marcelo Rebelo de Sousa, e com António Costa, sendo também recebido com uma sessão solene no parlamento.

O chefe de Estado senegalês, que realiza a visita de Estado a convite do Presidente português, será recebido hoje de manhã com honras militares, na Praça do Império, onde passará revista à guarda de honra, antes de depor uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos.

Segundo a agenda da visita, divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, segue-se um encontro com Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém, com declarações à comunicação social.

Depois, Macky Sall encontra-se com António Costa, no Palácio de São Bento, residência oficial do primeiro-ministro, onde ambos assinarão instrumentos jurídicos, seguindo-se um almoço oferecido pelo chefe do executivo.

À noite, Marcelo Rebelo de Sousa oferece um jantar oficial a Macky Sall, no Palácio Nacional da Ajuda.

Na quarta-feira, a agenda do chefe de Estado senegalês inclui uma deslocação aos Paços do Concelho, onde receberá as chaves da cidade das mãos do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

Macky Sall segue depois para a Assembleia da República, onde terá um encontro com o presidente do parlamento, Augusto Santos Silva, antes de se realizar uma sessão solene em sua honra.

O Senegal tem registado uma forte agitação social, com manifestações após a condenação a dois anos de prisão do opositor e candidato declarado às presidenciais do próximo ano Ousmane Sonko, reprimidas pela polícia. Segundo as autoridades, 16 pessoas morreram nos protestos, no início do mês, mas a organização Amnistia Internacional aponta para 23 vítimas mortais.

O Presidente Sall, eleito em 2012 e reeleito em 2019, mantém o silêncio sobre as suas intenções relativamente à eleição presidencial agendada para fevereiro de 2024, para a qual já se declararam cerca de 20 candidatos.

Os opositores consideram que Sall está impedido constitucionalmente de concorrer a um terceiro mandato.


Leia Também: Há denúncias de homicídios por civis que colaboram com polícia do Senegal

Ucrânia: Kiev, Lviv e Zaporíjia foram alvo de ataques russos durante a noite

 SIC Notícias   20/06/23 

As Forças Armadas ucranianas avançam que os sistemas de defesa antiaérea de Kiev derrubaram 28 dos 30 drones lançados durante a noite. Em Lviv foram ouvidas explosões e em Zaporíjia os alvos foram infraestruturas de telecomunicações e propriedades agrícolas.

A Ucrânia voltou a ser alvo de ataques russos, na madrugada desta terça-feira, que atingiram regiões de leste a oeste do país. A capital, Kiev, terá sido atingida por drones e em Lviv e Zaporíjia ouviram-se explosões. Na maior parte do país, os alertas de ataque aéreo soaram durante várias horas.

Segundo as Forças Armadas ucranianas, os sistemas de defesa antiaérea de Kiev derrubaram 28 dos 30 drones de fabrico iraniano, que foram lançados durante a noite. Até ao momento não se conhece a extensão dos danos, mas pensa-se que o ataque não tenha provocado vítimas.

“Cerca de 20 alvos inimigos foram identificados e destruídos pelo nosso sistema de defesa antiaéreo no espaço aéreo em redor de Kiev”, escreveu no Telegram Serhiv Popko, responsável pelo exército na capital. “É mais um ataque aéreo massivo à capital.”

Em Lviv – a cidade mais próxima da fronteira com a Polónia, um país da NATO – foram ouvidas várias explosões durante a noite. Os ataques terão atingido “infraestruturas críticas”, tendo desencadeado um incêndio.

Já em Zaporíjia, o chefe da administração militar da região avança que os bombardeamentos russos tiveram como alvo infraestruturas de telecomunicações e propriedades agrícolas.

As forças militares apontam para o lançamento de sete mísseis em direção à região de Zaporíjia. Até ao momento não há vítimas ou feridos confirmados.

Os ataques surgem depois da Ucrânia ter anunciado a reconquista de oito aldeias, que tinham sido tomadas por forças russas, no âmbito da operação contraofensiva lançada este mês.

EUA lamentam pedido do Mali para retirada das forças de paz da ONU

© iStock

POR LUSA   20/06/23 

Os Estados Unidos lamentam o pedido da junta do Mali para a retirada imediata da missão de paz no país (Minusma), referiu esta segunda-feira o Departamento de Estado, apelando a uma saída "ordenada e responsável" dos 'capacetes azuis'.

Washington lamenta "a decisão do governo de transição do Mali de revogar o seu consentimento à Minusma", destacou o porta-voz da diplomacia norte-americana, Matthew Miller, em comunicado.

"Estamos preocupados com os efeitos desta decisão nas crises de segurança e humanitária que afetam o povo do Mali", acrescentou, garantindo que Washington mantém o seu "total apoio" à Minusma e ao seu líder El Ghassim Wane.

"A retirada do Minusma deve ser ordenada e responsável, dando prioridade à segurança dos pacificadores e malianos", insistiu o porta-voz, apelando à junta para respeitar os seus compromissos para uma transição democrática até março de 2024.

O governo do Mali pediu na sexta-feira ao Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) a retirada "imediata" da missão de paz no país, que tem cerca de 12.000 soldados e polícias, num momento em que faltam duas semanas para a votação da renovação do seu mandato.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Mali, Abdoulaye Diop, falou perante o Conselho de Segurança e avaliou que a Minusma "se tornou parte do problema" do país e que tem despertado "grande desconfiança" entre a população e o governo.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, recomendou a extensão da missão por um ano, concentrando-a, com números constantes, num número limitado de prioridades.

Mas o representante especial da ONU no Mali destacou também na sexta-feira que vê a continuidade da missão de paz naquele país como "quase impossível".

Numa breve declaração perante o Conselho de Segurança, El Ghassim Wane lembrou que todas as missões de paz da ONU são estabelecidas e operam "com base no consenso" com as autoridades do país.

O Conselho de Segurança marcou uma reunião para o dia 29 deste mês, data que ainda se mantém, justamente para votar a renovação da missão, que opera no Mali desde 2013 e cujo mandato é renovado por períodos de um ano.

Embora a relação tensa entre a Minusma e o governo do Mali fosse conhecida, o pedido para a retirada causou surpresa entre os Estados-membros que votarão o futuro da missão, pois a maioria dos países tinha formulado o seu desejo de renovar o mandato.

A atividade da Minusma durante a sua década de implementação não foi capaz de reduzir todas essas tensões cruzadas ou proporcionar estabilidade política.

De facto, o país sofreu dois golpes de Estado consecutivos (em 2020 e 2021) e agora é governado por uma junta militar, que se tem aproximado da Rússia, através dos mercenários do grupo Wagner.


Leia Também: Referendo à nova Constituição no Mali? Resultados conhecidos 4.ª-feira

ONU assinala hoje Dia Mundial do Refugiado e destaca poder da inclusão

© Lusa

POR LUSA   20/06/23 

A Organização das Nações Unidas assinala hoje o Dia Mundial do Refugiado, destacando este ano o poder da inclusão, estando também previstas em Portugal iniciativas de organizações não-governamentais para debater o tema e homenagear pessoas refugiadas.

Proclamado em 2000, o Dia Mundial do Refugiado é assinalado pelo Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, focando os temas do poder da inclusão e soluções para refugiados.

Em Portugal, o JRS - Serviço Jesuíta aos Refugiados e a Plataforma de Apoio aos Refugiados organizaram um evento em torno do tema "Solidariedade sem fronteiras, um mundo sem barreiras", que se realiza ao final da tarde no 'campus' de Campolide da Universidade Nova de Lisboa.

Entre os dois painéis de debate sobre a importância da solidariedade na Europa, participam personalidades como a secretária de Estado da Integração e das Migrações, Isabel Rodrigues, a investigadora da faculdade de Direito da Universidade Nova, Emellin de Oliveira, representantes de outras organizações não-governamentais e pessoas refugiadas.

Em Cascais, a Associação Helpo vai entregar 64 cabazes alimentares a famílias ucranianas, sírias e afegãs refugiadas no concelho.

O Instituto Camões organiza um evento no Centro Cultural Português em Luanda, Angola, com uma exposição de produtos produzidos por refugiados e a exibição do filme "As Nadadoras", que conta a história da nadadora olímpica Yusra Mardini que, em 2015, fugiu da Síria com a irmã e atravessou o mar Egeu num bote com dezenas de refugiados para chegar à Europa.

O Dia Mundial do Refugiado foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2000, com o objetivo de realçar a coragem, os direitos, as necessidades e a resiliência dos refugiados.


Veja Também: 


  • O que é um refugiado?  Existem vários estatutos para quem deixa o seu país, a sua casa, em busca de uma vida melhor. Qual é a diferença entre estes termos refugiado, requerente de asilo, migrante e deslocado interno?