quarta-feira, 4 de outubro de 2017

DANIEL BARROS É O NOVO DIRECTOR-GERAL DA TELEVISÃO DA GUINÉ-BISSAU

Dança de cadeira na Televisão da Guiné-Bissau (TGB).


O novo responsável máximo da Televisão Pública substitui no cargo, José Roberto Ferreira. 

A medida consta do comunicado do Conselho de Ministros a que a Notabanca teve acesso.

Daniel Barros assume a direcção da TGB, numa altura em que, os funcionários exigem a imparcialidade no exercício profissional, contestando a censura no órgão.

Recentemente, o sindicato de Base da TGB decidiu suspender temporariamente a difusão das notícias ligadas aos partidos políticos, por constatar, censura de notícias dos opositores do regime do Presidente Mário Vaz.

Por agora, só resta esperar para ver!

Notabanca; 04.10.2017

Perguntas que deve fazer quando a relação chega ao fim

Para que não restem dúvidas de que a relação acabou mesmo e para que ambos consigam fechar o capítulo, não deixe estas perguntas por fazer.


As separações amorosas são sempre difíceis e dolorosas para os envolvidos e muitas vezes parece impossível seguir cada um para seu lado – especialmente para a pessoa que não estava à espera que a relação acabasse.

Ficam sempre dúvidas do ar e, por vezes, a esperança de que seja possível reatar. Para poupar energia física e mental, fazer algumas perguntas durante a separação pode ajudar ambos a conseguir fechar o capítulo e avançar com a sua vida.

O site Elite Daily destaca as cinco perguntas que devem fazer um ao outro quando estão a pôr um ponto final na relação:

1. Porque é que queremos separar-nos? Por vezes uma pessoa decide acabar a relação e a outra não estava nada à espera e nem sabe os motivos, por isso é importante deixar esses motivos bem claros. Vai evitar dúvidas e sensações de culpa.

2. É possível que reatemos? É sempre necessário saber se a relação acabou mesmo ou se é apenas uma zanga ou uma fase de dúvida que pode passar. Só pondo as coisas de uma forma crua e dura é que vai conseguir fechar o capítulo da relação que acabou e avançar com a sua vida, ‘sarando’ do desgosto e preparando-se para voltar a amar.

3. Podes esclarecer os sentimentos que ainda tens por mim? Esta pergunta vai ajuda-lo a não presumir que a outra pessoa até a ama, mas que por algum motivo externo ou até por sua culpa não consegue continuar com a relação. Ele ou ela pode simplesmente não gostar de si e isso não é culpa sua.

4. Querem continuar a falar? É muito importante estabelecer bem as barreiras das vossas interações futuras. A relação acabou, mas isso não significa que não podem falar. Mas também pode não significar que vão falar todos os dias. A outra pessoa pode não querer falar consigo com frequência ou pode mesmo não querer manter qualquer tipo de linha de comunicação.

5. Ficamos bem? É bom saber se as coisas acabaram bem ou mal na perspetiva da outra pessoa. Assim sabe se é suposto cumprimentar a outra pessoa se a encontrar por acaso ou se deve simplesmente ignorá-la.

NAOM

NASA está a oferecer bilhetes para Marte

Os bilhetes especiais permitem enviar o seu nome para o Planeta Vermelho através de um chip a bordo de uma sonda.


A agência espacial norte-americana está a oferecer bilhetes para por o seu nome a bordo da InSight, a sonda com destino a Marte.

A viagem é marcada através do endereço da missão, só precisa de preencher os campos indicados e acompanhar a partida, que está prevista para 5 de maio de 2018.

A viagem já tem mais de 900 mil bilhetes reservados, os lugares são ilimitados, mas o prazo para reserva acaba dia 1 de novembro. Os nomes vão ser todos alojados dentro de um chip de silicone, à semelhança de outra iniciativa do género, que vai a bordo da sonda.

Os participantes que enviem o seu nome, podem fazer download do seu cartão de embarque e acumular milhas espaciais. 

Send your name out-of-this-world...to MARS! @NASAInSightwill carry it to the Red Planet if submitted by Nov 1: https://go.nasa.gov/InSightPass 

Já em 2014, a agência espacial enviou os nomes de mais de um milhão de pessoas para o espaço, no primeiro voo da sonda Orion.

Na nova missão da NASA, a sonda InSight pretende explorar o interior profundo do planeta vermelho, demorará cerca de seis meses a aproximar-se de Marte e vai partir da base da força aérea da Califórnia, nos Estados Unidos.

NAOM

Política - Ministro da Administração Territorial anuncia realização de actualização de cadernos eleitorais a partir de Janeiro de 2018

Bissau, 04 Oct 17 (ANG) – O Ministro da Administração Territorial revelou hoje durante o acto da entrega dos materiais informáticos doado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PUNUD), que o processo da actualização de caderno eleitoral terá o seu início em Janeiro de próximo ano.  

Em declarações à imprensa, Sola Nquilim Na Bitchita destacou que a actualização de caderno eleitoral é um processo que se realiza anualmente, acrescentando que já passaram três anos que o governo não procedeu a actualização do  caderno eleitoral.

De acordo com o Ministro da Administração Territorial, o atraso de actualização do cadero eleitoral se deve a falta de condições financeira e materiais.

Aquele responsável, assegurou que o governo já esta a trabalhar no sentido de criar condições para fazer face a situação, realçando  que dentro de pouco tempo será iniciado o processo de cartografia eleitoral.

“Como sabem, nas eleições passadas, muitos alegaram que algumas mesas de votos foram colocadas distantes das povoações. Esse  assunto mereceu a preocupação do governo que se engajou com antecedência no processo de revisão de cartografia”, avançou o Ministro da Administração Territorial. 

ANG/LLA/SG

Formação Profissional - Professores do CENAI iniciam hoje greve de três dias

Bissau, 04 Out 17 (ANG) – O Colectivo de Professores do Centro de Formação Profissional Técnica Brasil-Guiné-Bissau (CENAI) inicia hoje uma paralisação de três dias , reivindicando a “efectivação de cerca de vinte docentes daquele centro”.

Em declarações hoje à ANG, o responsável do colectivo dos docentes João Biaguê Matu disse que a greve vem na sequência de um  alegado incumprimento do memorando assinado entre o governo guineense e o Estado do Brasil em  Abril deste ano.

Neste memorando, segundo João Matu, as autoridades nacionais deram prazo de 60 dias para regularização da situação dos docentes do referido centro.

“Desde então até a presente data não recebemos nenhuma informação da parte do Ministério da Função Publica ( a tutela) sobre a evolução do processo”, afirmou.

Acrescentou  que no dia seis de Agosto último enviaram uma carta ao ministro da Função Publica, pedindo-lhe informações  mas que não receberam nenhuma resposta.

João Biaguê Matu disse ainda  que a maioria dos docentes trabalha no centro há sete anos “ sem receber salários da parte das autoridades nacionais.

“No referido acordo, o governo guineense assumiu pagar o ordenado dos professores e  a parte brasileira  pagaria aos mesmos um subsídio.Facto que não aconteceu ao longos dos sete anos de trabalho”, disse.

Enquanto isso, o Director do referido centro, Manuel Sami, informou que o processo de efectivação destes docentes  está na fase final e que não foi concluído porque o governo, há dois anos, não despõe de Orçamento Geral de Estado. 

“Não se pode efectivar uma pessoa para depois não estar a usufruir dos seus direitos laborais”, sustentou Sami.

Contudo, Manuel Sami reiterou o seu empenho para encontrar uma solução conjunta. Para o efeito, disse que pediu um encontro, para amanhã,quinta-feira entre o ministro da função público e o colectivo dos professores em causa.

ANG/LPG/QC/SG

Diplomacia - Embaixador de Portugal promete melhorias no atendimento público

Bissau, 04 Out 17 (ANG) – O Embaixador de Portugal no país prometeu esta quarta-feira que haverá melhorias no atendimento dos serviços consulares na Guiné-Bissau, principalmente no que tange com à longa  espera de emissão de vistos, a partir do Novembro deste ano.

António Leão Rocha que falava aos jornalistas a saída do encontro com o Presidente da República, em jeito de despedida, por causa do fim da sua missão diplomática na Guiné-Bissau,  reconheceu que durante o exercício das suas funções se deparou com algumas dificuldades em relação aos serviços consulares.

António Leão Rocha afirmou que em 2015, multiplicou-se a afluência tanto dos nacionais como dos estrangeiros nos serviços consulares, mas,  infelizmente, o número de recursos humanos nos mesmos é insuficiente para o atendimento de muitas pessoas.

 Em relação ao balanço do seu desempenho a frente da embaixada de Portugal no país, o diplomata garantiu que “cumpriu com a sua obrigação”, agradecendo a hospitalidade e generosidade do povo guineense.

Por outro lado, anunciou que o novo embaixador, em sua substituição, António Alves de Carvalho, que foi o coordenador do gabinete de apoio aos empresários portugueses na diáspora, “estará brevemente” no país.

 António Leão Rocha antes de vir para Bissau desempenhou entre outras funções, a de representante permanente adjunto de Portugal junto da comissão política e de segurança da União Europeia, em Bruxelas, Bélgica. 

 Também foi ministro conselheiro na embaixada de Portugal na África do Sul durante quatro anos e posteriormente adjunto diplomático dos primeiros-ministros Durão Barroso e Santana Lopes com o pelouro de África. 

ANG/JD/SG

Cidade de Bissau - Presidente da CMB reafirma interdição de vendas nos passeios e avenidas da Capital

Bissau, 04 Out 17 (ANG) -O Presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB) reafirmou hoje que a proibição de vendas nos passeios e ao longo das diferentes avenidas da capital, é irreversível.


Baltazar Alves Cardoso falava aos jornalista, depois de uma reunião com a Câmara de Comércio (CDC), destinada a encontrar uma saída para as mulheres que vendiam nestes lugares, na presença das mesmas.

“Felicito a iniciativa da CDC, mas uma coisa é certa: a nossa cidade deve ter uma outra cara em termos de organização. Por isso, todos nós estamos de acordo com a desocupação da avenida principal. O problema é encontrar um espaço para colocar as mulheres que aí vendiam “, disse.

Entretanto, o Presidente da CMB reconheceu que é preciso dar facilidades as mulheres para continuarem as suas actividades económicas, tendo afirmado que espera encontrar um espaço no mercado de Bandim onde vão ser recolocadas.

“Como costumo dizer que não existe Mercado digno do seu nome no país por isso a recuperação do Mercado Central vai diminuir um pouco o sofrimento dos comerciantes, porque vai ter três pisos e os utentes serão divididos conforme os artigos que vendem, ou seja legumes, roupas, vestuários cada qual no seu lugar”, informou.

Por seu turno o Presidente da CDC em exercícioenalteceu a importancia do   objectivo do encontro que é  enconbtrar  solução para que as mulheres que vendiam no passeio possam encontrar outro lugar para comercializar os seus produtos.

António Nunes lembrou que as mulheres são associadas de diferentes organizações afiliadas na sua organização.

Celeste Jorge Mendes, em nome das mulheres vendedeiras no passeio do Mercado de Bandim disse que a preocupação das mulheres tem a ver com a solução ao despejo de que foram alvo, uma vez que “não podemos ficar sem vender”. 

“O encontro foi muito aproveitável para as partes  Apesar de a CMB não indicar, ainda, nenhum outro lugar, estamos confiantes que a melhor solução será encontrada em breve” concluiu esta mulher comerciante.  

ANG/MSC/QC/SG

Membros de 10 partidos políticos da guine-bissau hoje e amanhã discutem como melhor articular e comunicar as suas propostas políticas aos eleitores.



Fonte: ONU na Guiné-Bissau


Concurso público no Ministério da Saúde condicionado com exibição de cartão de militância política


O Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Nacional “Caminhos para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau”, denunciou que nos últimos tempos no Ministério de Saúde para se inscrever numa candidatura aberta nesta instituição, a pessoa é obrigada a exibir cartão de militância de uma determina formação política. 

Trata-se de uma instituição na qual Carlitos Barai, um dos altos dirigentes do Partido da Renovação Social (PRS) é o ministro.

De acordo com o padre Domingos da Fonseca, esta situação não cria clima de paz no país, tendo sublinhado a necessidade da Guiné-Bissau apostar nos quadros competentes para o seu desenvolvimento. “Neste momento está em curso uma inscrição por exemplo no ministério de saúde, onde as pessoas são obrigadas a apresentar cartão de militância de uma formação política, caso contrário as pessoas não são aceites. Esta situação não jogar a favor da paz para Guiné-Bissau”, disse.

Por outro lado, Domingos da Fonseca anotou a avultada entrada de funcionários na Câmara Municipal de Bissau (CMB), Direcção-geral das Alfândegas e na Administração dos Portos da Guiné- Bissau (APGB), tendo manifestado o seu pessimismo quanto ao desenvolvimento do país. “Por isso este país não vai a lado nenhum. Cada partido que chega ao poder pretende colocar os seus militantes na administração pública, o que levou o país se ser humilhado no estrangeiro”, disse. 

Para fazer face a esta situação, Domingos da Fonseca, disse haver necessidade de um Governo institucionalmente forte que faz respeitar as normas e regras administrativas, utilizando as políticas de concurso públicos. ”Se fomos verificar na CMB, APGB e na Direção-geral das Alfândegas os lugares se encontram superlotados, não há espaço para as pessoas sentarem, fruto de entradas descontroladas de pessoas com cunhos políticos nestas localidades". 

Fonte: Eglobal

Autoridade marítima da Guiné-Bissau quer acabar com lixo no mar

Os navios a operar no mar da Guiné-Bissau vão ser obrigados a partir deste mês a depositar o lixo que produzirem na zona continental do país, indicou hoje o comandante dos Portos de Bissau, Sigá Batista.


"As centenas de navios que pescam nas nossas águas, nunca ouvimos ou vimos algum a vir a terra depositar o seu lixo. Estamos a falar de restos de comida, óleo do motor, cabos, redes de pesca, botijas, garrafas", disse o responsável marítimo guineense.

A partir deste mês, qualquer navio de pesca que venha ao continente entregar a quota do pescado para abastecer o mercado guineense terá de depositar também o lixo. Quem não respeitar a ordem será multado precisou Sigá Batista, prometendo chamar a imprensa no primeiro ato.

A medida, disse o responsável, visa cumprir com uma convenção internacional assinada pelo Estado guineense - mas nunca aplicada - sobre o fim da poluição marítima.

"Há estudos que apontam que, até 2050, se isto continuar assim, haverá mais lixo no alto-mar do que peixe", afirmou o comandante dos Portos de Bissau, alertando para o perigo que a situação poderia representar para a Guiné-Bissau "país essencialmente marítimo".

Sigá Batista disse que há todo o interesse em que o mar da Guiné-Bissau "seja acarinhado" por representar a riqueza do país, mais do que o caju, que é sazonal.

A zona marítima da Guiné Bissau representa duas vezes mais do que a parte continental do país, sublinhou Sigá Batista, prometendo uma "ação enérgica" da fiscalização, que passará a abordar qualquer navio a operar no mar guineense sobre a questão do lixo.

Os próprios marinheiros guineenses a operar nos navios de pesca estrangeiros serão instruídos para darem informações às autoridades marítimas sobre o lixo no mar.

MB // FPA
Lusa/Fim


GNR apreende roupa doada a instituição que a vendia em feiras


O comando de Lisboa da GNR apreendeu 4,25 milhões de euros em vestuário a uma instituição particular de solidariedade social de Santa Maria da Feira que vendia em feiras roupa doada para África.

A operação foi conduzida pelo Núcleo de Investigação Criminal de Mafra, que a 4 de setembro apreendeu nessa cidade e também em Torres Vedras o equivalente a "200 mil euros em vestuário de marca".

A GNR encetou então novas diligências de investigação, acabando por efetuar a 28 de setembro uma busca aos armazéns da IPSS da Feira que recebera essas peças de roupa por parte de várias "marcas de renome", a título de doação, para que esse material fosse "enviado para um país da África Ocidental".

Segundo a GNR, a instituição vinha, no entanto, procedendo "à venda desses artigos em feiras, estando por isso indiciada na prática dos crimes de burla qualificada e fraude fiscal".

Quanto ao material apreendido no armazém da Feira, incluía 96 mil artigos que alegadamente também viriam a ser convertidos em lucro, em vez de encaminhados para as comunidades africanas que a IPSS se propusera ajudar.

Fonte: Jn.pt

União Europeia renova parceria para a redução da mortalidade de mulheres e crianças na Guiné-Bissau



Press releases

No dia 5 de outubro de 2017, pelas 11 horas, na Delegação da União Europeia em Bissau, será apresentado a segunda fase do "Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materno-Infantil” (PIMI 2). A cerimónia contará com a presença do embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau, Victor Madeira dos Santos, e dos representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da ONG Entraide Médicale Internationale (EMI), e do Instituto Marquês Vale Flôr (IMVF).

Para a União Europeia  esta contribuição representa a continuação do apoio ao “Programa Integrado de Saúde Materno-infantil”, iniciado em 2013, com o objetivo de apoiar a redução da mortalidade materna, neonatal e infantil na Guiné-Bissau.

O programa vai beneficiar directamente cerca de 200 mil crianças menores de 5 anos, 300 mil mulheres com idade entre os 14-49 anos e 70 mil mulheres grávidas. Além disso, vai formar 635 novos Agentes de Saúde Comunitária em ações de prevenção/promoção e cuidados de saúde nas famílias.

Guiné-Bissau, 02/10/2017 - 19:36 - UNIQUE ID: 171002_15
Fonte: Eeas.europa.eu

Candidate-se, ou sugira alguém, para uma vaga de estágio no Escritório do UNICEF em Bissau

Considera-se um (a) jovem com dinâmica?

Frequenta um curso superior ou de pós-graduação na área da Comunicação?

Tem excelente domínio oral e escrito do português e inglês?

Domina o MS Office e as plataformas de redes sociais?

É detentor (a) de um excelente desempenho académico?

Se a sua resposta, ou de alguém que você conhece, é sim a todas estas perguntas, candidate-se, ou sugira, para uma vaga de estágio no Escritório do UNICEF em Bissau. Clique aqui e apresente a sua candidatura: http://jobs.unicef.org/cw/en-us/job/505392?lApplicationSubSourceID?lApplicationSubSourceID

Atenção: A data limite para entrega das candidaturas é 10 de Outubro de 2017.

As candidaturas femininas são encorajadas.


Fonte: Unicef Guiné-Bissau