quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

PAIGC - Assunto: Requisição de Viaturas


Mali. Plataforma da oposição diz ser "nula e sem efeito" saída da CEDEAO

© Shutterstock

POR LUSA   31/01/24 

Uma plataforma da oposição no Mali qualificou de "nula e sem efeito" a decisão da junta militar, liderada pelo coronel Assimi Goita, de retirar o país da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Em comunicado, divulgado pelo portal de notícias local aBamako, a Coordenação das Organizações do Apelo 20 de fevereiro de 2023, justifica a nulidade da decisão da junta militar no poder em Bamaco por não ter havido qualquer "consulta prévia" ou debate democrático.

"É evidente que os dirigentes da junta militar no poder no Mali traíram a confiança do povo e da comunidade internacional, espezinhando os seus compromissos e juramentos", lê-se no comunicado, que alega que os militares malianos pretendem "permanecer no poder".

O Mali e o Burkina Faso enviaram na segunda-feira à CEDEAO uma "notificação formal" da saída da organização regional, segundo fontes oficiais daqueles países.

Os dois países e o Níger anunciaram no domingo a decisão de abandonarem a CEDEAO.

Para a plataforma oposicionista, trata-se de uma "grave violação dos direitos do povo" e, afirma, Goita "lançou de paraquedas a liderança da nação".

"É mais uma chantagem, mais uma burla, contra o desiludido povo maliano", acrescenta.

A plataforma da oposição adiantou ainda que tenciona "utilizar de forma responsável" os recursos legais necessários "para pôr termo" ao que classifica como "erros" da junta militar.

"Não é legítimo que o coronel Assimi Goita, militar que jurou fidelidade ao Estado, se agarre obstinadamente ao poder político e imponha o silêncio ao povo através do medo, da ameaça de detenções arbitrárias ou de raptos de pessoas organizadas face à transição", frisa a plataforma.

Os três países do Sahel que decidiram abandonar a CEDEAO são governados por juntas militares, que ascenderam ao poder através de golpes de Estado que afastaram governos legitimamente eleitos.

Com esta decisão, procuram separar-se do organismo pan-africano que foi o principal mediador na gestão do seu regresso à ordem constitucional e que criticaram em numerosas ocasiões pelas sanções impostas face à sua deriva autoritária.


Leia Também: Opinião pública do Burkina Faso, Mali e Níger favorável à CEDEAO

Forças de Kyiv confirmam ataque aéreo na Crimeia

© VIKTOR KOROTAYEV/Kommersant Photo/AFP via Getty Images

 POR LUSA   31/01/24 

As Forças Armadas ucranianas confirmaram hoje um ataque aéreo contra uma base militar russa a nordeste da cidade de Sebastopol, na península da Crimeia, anexada pela Rússia há quase dez anos.

A informação foi confirmada pelo comandante da Força Aérea Ucraniana, tenente-general Mikola Oleschuk, no Telegram, onde partilhou um vídeo em que se observa uma coluna de fumo proveniente da base aérea de Belbek.

Nesta publicação, Oleschuk destacou que o aeródromo de Belbek é a base habitual da 204.ª Brigada de Aviação Tática de Sebastopol, que, no entanto, não pode utilizar as instalações porque está sob domínio russo.

"Os aviadores ucranianos regressarão definitivamente ao seu campo de aviação de origem", sublinhou o tenente-general Oleschuk, que enviou uma mensagem de gratidão a todos os soldados que colaboram na "limpeza da Crimeia da presença russa".

Por sua vez, o Ministério da Defesa russo informou que restos de mísseis ucranianos foram detetados perto da cidade de Liubimovka, a apenas três quilómetros de onde está localizada a base aérea de Belbek.

O Ministério da Defesa russo reivindicou hoje ter abatido 20 mísseis ucranianos lançados do ar sobre o Mar Negro e a península anexada da Crimeia.

"Por volta das 17h00, horário de Moscovo [14h00 em Lisboa], uma tentativa do regime de Kyiv de realizar um ataque terrorista com o uso de 20 mísseis guiados lançados do ar contra alvos em território russo foi abortada", disse o Ministério no Telegram.

Segundo Moscovo, "os sistemas de defesa aérea abateram 17 mísseis ucranianos sobre o Mar Negro e outros três sobre a península da Crimeia", ilegalmente anexada desde 2014, e base da frota da Marinha russa na região.

"Restos de mísseis ucranianos caíram sobre uma unidade militar perto da cidade de Lyubimovka, na República da Crimeia. As aeronaves [localizadas na base] não foram danificadas", acrescentou o Ministério da Defesa.

Pouco antes, o governador de Sebastopol, Mikhail Razvozhayev, informou no Telegram que os militares russos "repeliram um ataque maciço" contra a cidade.

Fragmentos dos mísseis abatidos caíram em áreas residenciais, causando danos numa dezena de edifícios, mas sem causar qualquer perda humana.

Razvozhayev apelou à população para não se aproximar dos restos dos mísseis e comunicar a sua descoberta aos serviços de emergência.

A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, com o argumento de proteger as minorias separatistas pró-russas no leste e "desnazificar" o país vizinho, independente desde 1991, após a desagregação da antiga União Soviética, e que tem vindo a afastar-se do espaço de influência de Moscovo e a aproximar-se da Europa e do Ocidente.

A guerra na Ucrânia já provocou dezenas de milhares de mortos de ambos os lados, mas não conheceu avanços significativos no teatro de operações nos últimos meses, mantendo-se os dois beligerantes irredutíveis nas suas posições territoriais e sem abertura para cedências negociais.

As últimas semanas foram marcadas por ataques aéreos em grande escala da Rússia contra cidades e infraestruturas ucranianas, enquanto as forças de Kyiv têm visado alvos em território russo próximos da fronteira e na península da Crimeia.



Leia Também: Rússia alega abate de 20 mísseis ucranianos na Crimeia e Mar Negro


Guiné-Bissau. Parlamento denuncia quadro que "fragiliza instituições"

© Lusa

POR LUSA   31/01/24 

O presidente do parlamento guineense considerou hoje que haver muitos estupefacientes a entrar na Guiné-Bissau é "uma constatação que todo o mundo faz" e denunciou "todo o quadro que fragiliza as instituições democráticas" em prol de um único ator.

Questionado pela Lusa sobre a rejeição por parte do ministro do Interior da Guiné-Bissau de que haja mais droga a entrar no país, Domingos Simões Pereira disse que "isso [a entrada de droga] é uma constatação que todo mundo faz".

Na segunda-feira, Botche Candé, exigiu ao antigo primeiro-ministro guineense Nuno Nabiam provas de que havia mais droga a entrar no país, depois de o antigo líder do executivo ter dito, no sábado, que aumentou a presença de estupefacientes nas ruas.

"Eu acho até é quase como que uma provocação, uma brincadeira, quando um presumível membro do Governo vem dizer que exige, de quem o afirma [Nuno Nabiam], a apresentação de provas. Quem fez essa afirmação? Foi o [ex-]primeiro-ministro, ilegítimo é verdade, mas foi primeiro-ministro, nomeado por este Presidente, que continua a ser seu conselheiro. É preciso lembrar que naquela altura [2021], sendo primeiro-ministro, ele denunciou a presença de um avião no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira que teria transportado estupefacientes. Portanto, quem quer estar limpo dessa acusação não proíbe a entrada de peritos no avião, faria ao contrário", sustentou Domingos Simões Pereira à Lusa, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

O presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau denunciou um aumento no número de aeronaves que aterram e descolam do país "sem que haja o controlo das autoridades competentes".

"Esse tipo de atuação [do Governo] convoca a especulação. O cidadão guineense que vê a opulência com que determinadas pessoas exibem riquezas cuja proveniência não podem provar, quando vemos aeronaves que não são comerciais e que nunca chegam a declarar o que é que trazem e o que é que levam... É difícil imaginar que há voos que se façam só por prazer", lamentou.

Para o presidente do parlamento guineense, há "todo um quadro que vai no sentido de fragilizar fortemente as instituições democráticas do país a favor de um homem forte que acha que pode dominar as instituições e que as orienta em função das suas preferências".

Domingos Simões Pereira disse que conhece, assim como todos os guineenses, o "historial de instabilidade do país" e disse que não se pode permitir voltar "aos extremos do passado".

"Não se chega ao extremo por uma única via: respeitando as leis e permitindo que haja uma interação entre os órgãos de soberania, porque é essa interação que garante o equilíbrio. Não havendo esse equilíbrio, corremos sérios riscos", concluiu.

No início de dezembro, o Presidente da República decidiu dissolver o parlamento, depois de consultar o Conselho de Estado, quando a Constituição define que só o poderia fazer 12 meses após as eleições.

Umaro Sissoco Embaló considerou na altura que houve uma tentativa de subversão da ordem constitucional com o patrocínio da Assembleia Nacional Popular por, na sua interpretação, falhar nas funções de escrutínio ao Governo.

Em seguida, o Presidente demitiu o primeiro-ministro, Geraldo Martins, depois de este recusar formar um Governo de iniciativa presidencial, e nomeou, em substituição, Rui Duarte de Barros, episódios de uma crise que começou a ser desenhada na sequência de confrontos entre militares, nos passados dias 30 de novembro e 01 de dezembro.

O diferendo entre o Presidente guineense e Domingos Simões Pereira, que é também líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), arrasta-se desde as eleições presidenciais de 2019, cuja segunda volta foi disputada por ambos.

A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) -- Terra Ranka, liderada pelo PAIGC, venceu as eleições legislativas de junho com maioria absoluta.



As mulheres Bideiras de peixe do mercado de Bissorã, denunciam que são sempre descriminadas pelos funcionário de Ministério de Pesca na distribuição de senhas p compra de peixe em Bissau.



 Por : Júlio Ribeiro Djatá  Rádio Capital Fm  31.01.2024

O Secreetário de Associação de Cosumidores de Bens e Serviços (ACOBES), visitou esta Terça-Feira (30/01) mercados da Região de Cacheu e Oio, para constatar a situação de stock e preços dos produtos da primeira necessidade nestes mercados.


Por : Júlio Ribeiro Djatá  Rádio Capital Fm  31.01.2024

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15 · Nota de condolências!

 
Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

O Diretor Executivo do Fundo Rodoviário exortou todos os utentes das vias públicas a lutarem pela conservação das infraestruturas rodoviárias do país.


 Gw_news Tv

PRS - NOTA À IMPRENSA


Inauguração da exposição “Liberdade - Portugal, lugar de encontros”

No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, a UCCLA vai inaugurar a exposição “Liberdade - Portugal, lugar de encontros” no dia 8 de fevereiro, às 18 horas. 

Com curadoria de João Pinharanda, a exposição pretende dar voz à expressão artística propiciada pela conquista da Liberdade em Portugal. Com o 25 de Abril de 1974 e o fim da Guerra Colonial criaram-se condições para uma multiplicidade de encontros.

Na seleção curatorial de João Pinharanda são-nos apresentados 28 olhares artísticos contemporâneos, oriundos dos países que se expressam oficialmente em língua portuguesa. Estes artistas têm em comum o facto de terem tido ou ainda terem em Portugal um lugar de encontro e trabalho, que pode não ser central nem determinante no seu olhar, mas que não deixa de ser um laço, com a restante realidade artística. A manifesta pluralidade de perspetivas decorre não só da diversidade de origens geográficas e das vivências pessoais, que moldaram a respetiva sensibilidades e criatividade individual. 

A mostra assume-se como uma exposição de cruzamentos e de encontros, daqueles que partiram e regressaram, dos que chegaram e ficaram, ou partiram de novo, ou nunca mais regressaram… Mas todos eles olharam para Portugal e registaram um encontro em imagens; ou olharam, a partir de Portugal, para os seus próprios mundos. Fizeram-no com Liberdade criativa e crítica, oferecendo-nos peças de um puzzle que outros artistas completarão e que nós próprios somos chamados a completar.

De destacar as múltiplas as técnicas utilizadas na produção das peças expostas, que incluem pintura, serigrafia, fotografia, escultura, azulejo e tapeçaria.  

As obras presentes permitem-nos viajar à descoberta de um mundo onírico e de criatividade onde se percecionam muitas das influências que inspiraram estes artistas e as respetivas gerações, com especial destaque para a expressão da liberdade e do espírito anticolonial, as influências espirituais ou religiosas, as influências culturais e literárias e as questões relacionadas à identidade.  

A entrada é livre.

A exposição engloba um núcleo no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), que será inaugurado no dia 15 de fevereiro. 

Lista de artistas expostos:
Abraão Vicente Alfredo Cunha
Ana Marchand
Ângela Ferreira
António Ole
Carlos Noronha Feio
Cristina Ataíde
Emília Nadal
Eugénia Mussa
Fidel Évora
Francisco Vidal
Gonçalo Mabunda
Graça Morais
Graça Pereira Coutinho
Herberto Smith
Joana Vasconcelos
José de Guimarães
Keyezua
Manuel Botelho
Mário Macilau
Nú Barreto
Oleandro Pires Garcia
Pedro Chorão
Pedro Valdez Cardoso
René Tavares
Vasco Araújo
Vhils (Alexandre Farto)
Yonamine

Morada:
UCCLA - Avenida da Índia, n.º 110 - Lisboa
CCCV - Rua de São Bento, n.º 640 - Lisboa

Horário:
UCCLA - 8 de fevereiro a 10 de maio de 2024 
Segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas
CCCV - 15 de fevereiro a 15 de abril de 2024 
Terça a quinta-feira, das 12 às 19 horas; Sexta e sábado, das 13 às 20 horas

Com os melhores cumprimentos,     

Fonte: Anabela Carvalho

Assessora de Comunicação | anabela.carvalho@uccla.pt

Avenida da Índia n.º 110, 1300-300 Lisboa, Portugal | Tel. +351 218 172 950 | 

uccla@uccla.pt | www.uccla.pt Facebook Linkedin | Youtube | Instagram | Twitter |ISSUU

COP_28: representantes da Guine-Bissau, divulgaram esta quarta-feira (31-01), os resultados da participação da Juventude Guineense no Workshop em Dubai, sob o lema "Juventude como Motriz para Ação Climática"


 Radio Voz Do Povo

Embaixada de Portugal em Bissau, apoio o processo da digitalização do registo cível e formação dos inspectores da polícia Judiciária


 Radio TV Bantaba

SENEGAL: Sete mortos e vários feridos em desabamento de edifício em Dacar

© lasnews.sn

POR LUSA   31/01/24 

Sete pessoas morreram e várias ficaram feridas na sequência do desabamento de um edifício em Dacar, declarou hoje o Presidente senegalês, Macky Sall, numa mensagem na rede social X (antigo Twitter).

"Estou profundamente triste com o trágico desabamento de um edifício em Xaar Yalla, que causou sete mortos e feridos graves. Envio as minhas sinceras condolências às famílias das vítimas e desejo uma rápida recuperação aos feridos", escreveu o Presidente daquele país que faz fronteira com a Guiné-Bissau.

O edifício ruiu na noite de segunda-feira às 01:00, disse à agência noticiosa France-Presse (AFP) o comandante da unidade de incêndio e salvamento dos bombeiros de Dacar, Martial Ndione.

O edifício, que era utilizado como habitação, "estava a ser renovado. Parte do edifício desmoronou-se", explicou.

Dacar, em pleno crescimento demográfico e económico, assistiu nos últimos anos a um aumento da construção, por vezes de forma descontrolada e sem autorização oficial.

O desmoronamento de edifícios é um fenómeno frequente em África. Em julho de 2023, seis pessoas morreram quando um edifício ruiu na Costa do Marfim.


PRESIDENTE DA REPÚBLICA RECEBE EM AUDIÊNCIA A CNE

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, convocou a Comissão Nacional de Eleições (CNE) para auscultação sobre as condições objectivas para a marcação da data das eleições. 
Durante a audiência, a equipe da CNE assegurou a existência de condições técnicas, todavia destacou a necessidade da atualização dos cadernos eleitorais, conforme previsto na lei, de forma a respeitar o processo de inclusão e da disponibilização e alocação de recursos financeiros para o efeito.
PR Umaro Sissoco Embaló recebe em audiência hoje, quarta-feira (31.01) Mpabi Cabi, Presidente Interino da Comissão Nacional das Eleições ( CNE) para possível marcação da data das eleições.@Radio Voz Do Povo

 Radio Voz Do Povo / Presidência da República da Guiné-Bissau

🔴𝐃𝐈𝐑𝐄𝐓𝐎 𝐀𝐏𝐆𝐁 | "As declarações do ex-PM, Nuno Gomes Nabiam e Conselheiro do PR, sobre tráfico de droga nos portos da Guiné-Bissau não correspondem a verdade, afirmou hoje, o Diretor Geral da Administração dos Portos da Guiné em conferência de imprensa.


 Radio Voz Do Povo 

🔴𝐃𝐈𝐑𝐄𝐓𝐎 𝐀𝐄𝐑𝐎𝐏𝐎𝐑𝐓𝐎 | Aviação Civil da Guiné-Bissau responde as declarações do ex-PM e Conselheiro do PR, Nuno Gomes Nabiam sobre a droga na Guiné-Bissau.


 Radio Voz Do Povo 

Guiné-Bissau: No relatório IPC da Transparência Internacional o pais melhorou a sua pontuação, passando de 17 pontos em 2022 para 21 pontos em 2023.

Consequentemente saímos da posição 164 em 2022 para a posição 158 em 2023 (subimos 6 lugares). Esta melhoria na pontuação derivada do firme compromisso do PR Umaro Sissoco Embaló no combate a corrupção e a tráfico de droga.

CPI-2023-Report_104710


Acabe com a tosse em 10 minutos com este remédio caseiro... É algo que pode fazer em casa e nem precisa de muitos ingredientes. Saiba tudo.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   31/01/24 

Numa altura de gripes e constipações, a tosse acaba por ser um sintoma comum. Em alguns casos, acaba por ser algo incomodativo, mas nada que um remédio caseiro não consiga resolver.

Segundo o 'website' Vidae, só precisa de 10 minutos para conseguir pôr fim à tosse. Se já tentou de tudo e até outras soluções caseiras, como infusões, vapores de água ou sumo de limão, aqui fica mais um truque para testar.

Explicam que deve cortar uma cebola às rodelas e colocar numa panela com água com duas colheres de sopa de mel. Deixe ferver, passe por um coador e beba como se fosse uma outra infusão. 

A combinação destes ingredientes cria uma bebida com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas. 



Leia Também: Mel alivia (mesmo) as dores de garganta e a tosse? Eis a resposta

Comissão dos EUA aprova pedido de destituição de secretário de imigração

© Lusa

POR LUSA   31/01/24 

Uma comissão parlamentar aprovou esta madrugada o pedido de destituição do responsável pela política de imigração dos EUA, o secretário da Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, que irá agora a debate na câmara baixa do Congresso.

Depois de um longo debate, que se prolongou durante todo o dia e para além da meia-noite em Washington (05:00 de hoje em Lisboa), os republicanos, que têm a maioria na Câmara dos Representantes, garantiram a aprovação do início do processo de destituição do democrata.

Os dois artigos de destituição enviados pela Comissão de Segurança Interna para o plenário da câmara acusam Mayorkas de recusa "intencional e sistemática" de fazer cumprir as leis de imigração, numa altura em que a segurança fronteiriça ganha importância para as presidenciais de novembro.

"Não podemos permitir que este homem permaneça no cargo por mais tempo", disse o presidente da comissão, o republicano Mark Green.

As autoridades dos EUA não estão a conseguir travar os fluxos migratórios e, só em dezembro, foram detidas na fronteira com o México 250 mil pessoas que atravessaram irregularmente, um número recorde.

O processo de destituição contra Mayorkas na Câmara de Representantes coincide com as negociações entre democratas e republicanos no Senado para aprovar novos fundos para a fronteira, para a Ucrânia e para Israel.

A ala dura dos republicanos está empenhada em retomar a construção do muro fronteiriço e restaurar a política de expulsões rápidas desenhada pelo ex-Presidente Donald Trump, que é o candidato favorito à nomeação republicana para as presidenciais de novembro.

Mayorkas, que está envolvido nas negociações do Senado, escreveu numa carta à comissão que esta deveria estar a trabalhar com o Governo para atualizar as leis de imigração do país, que descreveu como "fraturadas e desatualizadas".

O processo contra Mayorkas é um caso raro nos Estados Unidos, visto que o último julgamento de destituição contra um membro do Governo aconteceu em 1876, contra o então secretário de Defesa, William Belknap, por um caso de corrupção.

Desde que os republicanos alcançaram a maioria na Câmara de Representantes, nas eleições intercalares de 2022, têm utilizado o mecanismo de destituição como ferramenta de pressão sobre o Governo e até promoveram um processo contra o próprio Biden, por alegados negócios irregulares.

"Este é um dia terrível para a comissão, para os Estados Unidos, para a Constituição e para o nosso grande país", disse Bennie Thompson, o membro democrata de maior ranking da comissão.

Thompson disse que o processo de destituição de Mayorkas "é uma farsa infundada".



Leia Também: EUA abatem míssil anti-navio dos Hutis sobre o mar Vermelho