terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Balanço Operação de Passagem do Ano: Num total de 181 casos atendidos, 8 acidentes, 15 agressões e 2 óbitos.


 Radio Voz Do Povo

#Hoje, 2 de janeiro, trabalhadores do Ministério foram ao Gabinete do Ministro Marciano Silva Barbeiro para lhe apresentar os votos de boas entradas.

Na sua breve comunicação, o Ministro manifestou a sua vontade de trabalhar intensamente para melhoria gradual da situação de cada um, assim como criar as condições de trabalho e consequentemente de funcionamento do Ministro, para que se possa alcançar os objetivos preconizados, isto, no âmbito das suas atribuições.

🅿︎🅰︎ 🆃︎🅰︎🆁︎🅱︎🅰︎🅳︎🅹︎🅰︎ 🅿︎🅰︎ 🅺︎🆄︎🅼︎🅿︎🆄︎ 🆃︎🅴︎🆁︎🆁︎🅰︎

𝘽𝙞𝙨𝙨𝙖𝙪, 02 𝙙𝙚 janeiro 𝙙𝙚 2024

Fonte:  Ministério da Administração Territorial e Poder Local da Guiné-Bissau 

Hamas anuncia morte do seu número dois em ataque israelita em Beirute

© Lusa

POR LUSA   02/01/24  

O número dois do Hamas, Saleh al-Arouri, foi morto hoje num ataque israelita nos subúrbios de Beirute, revelou o movimento islamita palestiniano no seu canal oficial, Al-Aqsa TV.

"Martírio do vice-presidente do gabinete político do Hamas, Xeique Saleh al-Arouri, num ataque sionista em Beirute", afirmou o grupo palestiniano no anúncio da morte do seu dirigente.

A mesma informação já tinha sido avançada à agência France-Presse (AFP) por duas fontes das autoridades de segurança libanesas.

De acordo com um destes responsáveis citados pela AFP, al-Arouri foi morto juntamente com os seus guarda-costas num ataque israelita que teve como alvo o escritório do Hamas nos subúrbios sul da capital libanesa, reduto do movimento xiita Hezbollah, aliado do Hamas.

A Agência Nacional de Notícias estatal do Líbano informou por sua vez que a explosão resultante de um 'drone' israelita matou seis pessoas.

A explosão sacudiu os subúrbios ao sul da capital libanesa quando já era noite, provocando o caos no local, mas a sua causa não foi imediatamente conhecida.

Al-Arouri era um dos fundadores da ala militar do Hamas e chefiou a presença do grupo palestiniano na Cisjordânia.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ameaçou matá-lo antes mesmo da guerra contra o Hamas iniciada em 07 de outubro de 2023.

Esta é a primeira vez desde o início da atual guerra na Faixa de Gaza que Israel ataca a capital libanesa.

Os confrontos entre o exército israelita e o Hezbollah estavam até agora limitados às zonas fronteiriças no sul do Líbano, quando se têm repetido vários avisos no mundo árabe e na comunidade internacional sobre o receio de alastramento do conflito a outras regiões do Médio Oriente.

As autoridades israelitas ainda não se pronunciaram sobre este ataque em Beirute.

No Líbano desde 2018, al-Arouri esteve detido em prisões israelitas durante 12 anos antes de ser libertado em 2010 e são-lhes atribuídos vários ataques contra Israel a partir de solo libanês.

Mais recentemente, foi um dos principais negociadores do Hamas na libertação dos reféns feitos pelo seu grupo no ataque contra Israel em 07 de outubro.

Há um mês, em declarações à rede televisiva Al Jazeera, afirmou que os restantes prisioneiros eram soldados ou antigos soldados e que não seriam libertados até que Israel terminasse os seus ataques na Faixa de Gaza.

Ezzat al- Rishq, membro do gabinete político do Hamas, reagiu num comunicado à morte de al-Arouri, afirmando que "os cobardes assassínios levados a cabo pelo ocupante sionista [Israel] contra os líderes e símbolos do nosso povo palestiniano, dentro e fora da Palestina, não conseguirão quebrar a vontade e a resiliência do povo [palestiniano], nem impedir a continuação da sua valente resistência".

Pouco antes de a morte de al-Arouri ser conhecida, o líder do movimento islamita, Ismail Haniya, afirmou que está aberto ao estabelecimento de um governo palestiniano único para a Cisjordânia e Faixa de Gaza.

"Recebemos muitas iniciativas em relação à situação interna [da Palestina] e estamos abertos à ideia de um governo nacional para a Cisjordânia e Gaza", disse hoje Haniya num discurso transmitido pela televisão.

No mesmo discurso, o dirigente político referiu-se aos reféns israelitas em posse do Hamas, insistindo que só serão libertados de acordo com as condições do movimento islamita palestiniano.

O mais recente conflito entre Israel e o Hamas foi desencadeado após um ataque sem precedentes do movimento islamita palestiniano em território israelita em 07 de outubro, massacrando 1.140 pessoas, na maioria civis e incluindo cerca de 400 militares, segundo números oficiais de Telavive.

Em retaliação, Israel, que prometeu eliminar o movimento palestiniano, lançou uma ofensiva em grande escala na Faixa de Gaza, onde, segundo o governo local, já foram mortas mais de 22.000 pessoas -- na maioria mulheres, crianças e adolescentes -- e feridas mais de 57 mil, na maioria civis.

A maioria das infraestruturas do território está destruída e cerca de 1,9 milhões de pessoas, de acordo com a ONU, estão deslocadas, enfrentando uma crise humanitária sem precedentes, devido ao colapso dos hospitais, o surto de epidemias e escassez de água potável, alimentos, medicamentos e eletricidade.

Desde o início da guerra, os combates só foram interrompidos durante uma semana - entre 24 e 30 de novembro - numa trégua mediada pelo Qatar, Egito e Estados Unidos, que incluiu a libertação de 105 reféns detidos pelo Hamas em troca de 240 prisioneiros palestinianos e a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.


Leia Também: Ataque israelita no Líbano faz 4 mortos, incluindo um vice-líder do Hamas


Ministro são-tomense demite-se após polémicas com empresas públicas

© iStock

POR LUSA   02/01/24 

O ministro das Infraestruturas são-tomense, Adelino Cardoso, demitiu-se hoje do cargo, na sequência de polémicas sobre a concessão de serviços de empresas públicas, envolvendo o nome do Presidente da República, e contestada pelos trabalhadores.

"O meu pedido de demissão resulta de uma profunda reflexão e medida ponderação, em perfeita consciência de que, com esta ação contribuo para resolução de parte significante de um problema conjuntural. A minha decisão é imediata e irreversível", sublinha Adelino Cardoso no comunicado de imprensa enviado à Lusa.

O ministro demissionário, refere que os últimos acontecimentos tornados públicos, "sobretudo decorrentes das intervenções nas empresas públicas" tuteladas pelo Ministério das Infraestruturas "retiram o conforto necessário à continuação do trabalho" que pretendia desenvolver.

Adelino Cardoso refere que sempre agiu "com lealdade e de acordo com os objetivos definidos no programa do Governo e aceites" por este e assume as responsabilidades que resultaram das ações que praticou.

"Entendo que cargos públicos, sobretudo políticos, não são de natureza permanente, muito menos profissionalizantes. Entendo também que o exercício de um cargo político só faz sentido se se revestir de consenso e de aceitação tanto perante quem dirigimos como a quem devemos prestar contas", refere Adelino Cardoso, no comunicado hoje divulgado.

Em causa está um "acordo de parceria público-privada", de gestão operacional dos serviços da Empresa Nacional de Administração dos Portos (Enaport) de São Tomé, datado de 20 de dezembro, celebrado entre o Governo, representado pelo ministro agora demissionário, o diretor da Enaport, Hamilton de Sousa, e o representante da empresa África Global Logistics (AGL) Pierre-François Pioriou.

Segundo o contrato, contestado pelos funcionários da Enaport, a AGL, uma sociedade anónima simplificada registada em França, "entra neste acordo apenas como acionista da empresa operadora", que será "incorporada sob as leis de São Tomé e Príncipe, cuja sede social será em São Tomé".

O acordo é assinado "por um período de cinco anos", renovável por igual período ou outro, e prevê que durante a sua vigência "o operador terá o direito exclusivo de prestar os serviços no terminal", que inclui "o cais, o terreiro e o equipamento para efeito de prestação de serviço no porto" deste país insular.

"Para a execução dos serviços, o operador beneficiará da mão-de-obra existente no Porto", que "permanecerá diretamente empregado" pela Enaport e apenas a equipa de gestão de peritos fornecida pela AGL será empregada ou contratada pela empresa francesa.

Pelo "direito de gerir e operar o terminal", a AGL pagará à Enaport "'royalties' mensais de 50% do volume de negócios gerado", sendo os pagamentos feitos em moeda nacional são-tomense, a dobra.

O texto do acordo a que a Lusa teve acesso refere que o Presidente da República, Carlos Vila Nova, o primeiro-ministro, Patrice Trovoada, e a Enaport "reconhecem a necessidade de modernizar e gerir o porto e identificaram o operador, a empresa francesa AGL, como o melhor candidato para realizar o projeto".

Numa nota publicada no Facebook na sexta-feira, a Presidência da República negou o envolvimento de Carlos Vila Nova no acordo, sublinhando tratar-se "de uma matéria da exclusiva competência do Governo, o Presidente da República não teve e não tem qualquer tipo de intervenção no caso".

Na nota, a Presidência da República acrescenta que "solicitou ao Governo o envio de uma cópia do referido contrato ao gabinete do chefe de Estado".

No sábado, o chefe de Estado são-tomense disse que marcou encontro com o primeiro-ministro para quarta-feira "para que se esclareça de facto qual é a intenção, qual foi o objetivo de citar o nome do Presidente da República neste contrato".

Em comunicado do Conselho de Ministros divulgado na sexta-feira, o Governo referiu que, após ouvir o ministro Adelino Cardoso sobre "a proposta do contrato e o clima gerado a volta do mesmo, decidiu continuar a aprofundar o documento de modo a refletir de maneira mais abrangente e clara os interesses e requisitos do Estado são-tomense, antes de prosseguir para avaliação e possível visto do Tribunal de Contas".

Além da polémica na Enaport, na quinta-feira os trabalhadores do aeroporto de São Tomé deram sete dias ao Governo para esclarecer a alegada "iminente privatização da empresa", sob pena de entrarem em greve e rejeitar o processo, segundo documento a que a Lusa teve acesso.

Em declarações à Lusa, no sábado, o presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe-Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), Jorge Bom Jesus, criticou a "forma de gestão opaca" do Governo são-tomense e "falta de transparência na gestão da coisa pública".

O maior partido da oposição são-tomense denunciou a alegada falta de transparência no negócio entre o Governo e uma empresa turca que instalou cinco novos geradores numa central da capital para produzir 10 megawatts de eletricidades.

JYAF // ANP

Lusa/Fim

Presidente da República General Umaro Sissoco Embalo procedeu esta terça-feira a entrega de quatro viaturas de bombeiros.

 

Presidência da República da Guiné-Bissau

PARTE 2: Presidente da República visita Ministério do Interior por ocasião do novo ano

 Presidência da República da Guiné-Bissau 

Presidente da República visita Ministério do Interior por ocasião do novo


 Presidência da República da Guiné-Bissau 



Presidente da República recebeu esta terça-feira em audiência o alto comissário da OMVG


 Presidência da República da Guiné-Bissau

JAPÃO: Avião com mais de 300 pessoas a bordo em chamas no aeroporto de Tóquio

© REUTERS/Issei Kato

Notícias ao Minuto   02/01/24 

A aeronave terá colidido com outra da Guarda Costeira do Japão, na qual seguiam seis pessoas a bordo. Cinco dos tripulantes estão desaparecidos.

Um avião da Japan Airlines esteve a arder, na manhã desta terça-feira (noite, na hora local), após aterrar na pista do aeroporto de Haneda, em Tóquio, no Japão. Tudo indica que terá colidido com uma aeronave da Guarda Costeira do Japão após a aterragem.

Imagens divulgadas pela televisão pública japonesa NHK mostram o fogo a sair das janelas da aeronave e por baixo dela. 


Um total de 379 pessoas, entre passageiros e tripulantes, estavam a bordo do avião A350,  proveniente de Hokkaido, avança a emissora, acrescentando que todos os passageiros e tripulação conseguiram sair do aparelho em segurança.

De acordo com a Japan Airlines, avança a NHK, o incidente ocorreu depois da aeronave ter colidido com outra, da Guarda Costeira do Japão, depois de aterrar em Haneda.

No aparelho da guarda costeira, seguiam seis pessoas a bordo. O comandante conseguiu escapar, mas as outras cinco pessoas estão desaparecidas.

Segundo o The Japan Times, desconhece-se a extensão dos danos e se alguém ficou ferido na sequência do incidente.

Várias equipas de bombeiros foram acionadas para apagar as chamas. Pelas 18h30 (9h30 em Lisboa), o avião encontrava-se ainda totalmente envolvido pelas chamas.



Leia Também: Mergulhador filma sismo debaixo de água. Imagens são impressionantes

JAPÃO: Mergulhador filma sismo debaixo de água. Imagens são impressionantes... Vídeo foi gravado no início de dezembro, no Japão, mas só agora se tornou viral.

© Tik Tok / Joshy9700

Notícias ao Minuto    02/01/24 

Um mergulhador japonês filmou um sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter, debaixo de água, a 10 de dezembro de 2023.

Nas imagens, é possível ver um grupo de mergulhadores a fazer serenamente a sua atividade quando é abalado por um tremor de terra. De imediato veem-se os peixes a nadarem muito rapidamente e os mergulhadores a perderem o equilíbrio. De repente surge uma nuvem de fumo e a gravação para.

Apesar das imagens terem sido filmadas no início de dezembro, tornaram-se agora virais, muito provavelmente devido ao facto de o Japão ter sofrido um forte sismo no primeiro dia do ano que matou, pelo menos, 48 pessoas.

Pelo menos 16,9 milhões de pessoas já visualizaram as imagens.👇



Leia Também: Subiu para 48 o número de vítimas mortais no sismo do Japão