quarta-feira, 18 de outubro de 2017

GRACE MUGABE - Mulher de Mugabe na justiça devido a anel de 1,35 milhões de dólares

A mulher do Presidente do Zimbabué, Grace Mugabe, apresentou uma queixa em tribunal contra um empresário libanês que não lhe entregou um anel de diamantes no valor de 1,35 milhões de dólares.


De acordo com a imprensa local, Grace Mugabe, de 52 anos, encomendou em 2015 um anel de diamantes de 100 quilates a um empresário libanês residente no Zimbabué para assinalar o aniversário do seu casamento com Robert Mugabe, de 93 anos.

Segundo o jornal Daily Herald, do Zimbabué, Grace Mugabe pagou o valor do anel através da sua conta no banco CBZ.

"O empresário, Jamal Joseph Ahmed, não conseguiu entregar o anel, e com isso desencadeou uma batalha legal", escreve o Daily Herald.

O réu quebrou o contrato e "deu-lhe um anel no valor de 30 mil dólares, que o requerente naturalmente se recusou a receber", diz a ação, citada pelo jornal.

De acordo com o jornal, o empresário libanês fez um pagamento de 120 mil dólares para compensar a primeira-dama do Zimbabué, oferendo-se depois para aumentar a indemnização para 150 mil dólares.

Grace Mugabe exige na justiça que o réu lhe restitua os 1,23 mil dólares em falta mais os juros calculados desde 01 de abril de 2015.

O artigo do Daily Herald nota ainda que o empresário libanês, atualmente a monte, diz já ter recebido ameaças por parte de agentes dos serviços de espionagem do Zimbabué e também de um filho do primeiro casamento de Grace Mugabe, Russell Goreraza.

NAOM

PR da Guiné-Bissau disse que "não compactua" com atos que atentam contra estabilidade do país

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, afirmou hoje que "não compactua" com atos que atentam contra a estabilidade do país e condenou o incidente registado na sede nacional do PAIGC.


"A Presidência da República esclarece que Sua Excelência o Presidente da República, senhor José Mário Vaz, não teve conhecimento dos preparativos, nem compactua com a realização de atos desta natureza, atentatórios à estabilidade e à paz social", refere, em comunicado, divulgado à imprensa.

Um grupo de jovens tomou hoje de assalto a sede nacional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), na capital da Guiné-Bissau, tentando impedir os militantes de entrar, e as duas partes acabaram em confrontos.

O PAIGC acusou o Grupo dos 15 e o Presidente da República de serem responsáveis pelo assalto.

No comunicado, o Presidente da República insta as "autoridades policiais e judiciais a identificarem e responsabilizarem os responsáveis por esse ato condenável".

"O chefe de Estado, em vários momentos desta crise - nascida na sede do PAIGC e que culminou com o bloqueio do funcionamento da Assembleia Nacional Popular - demonstrou de que a solução só pode ser encontrada na mesa de negociações, com humildade e na base do diálogo, da tolerância e do respeito mútuo", salienta o comunicado, assinado pelo porta-voz da Presidência guineense, Fernando Mendonça.

O comunicado sublinha que o Presidente da República "sempre se esforçou por aproximar as partes litigantes do PAIGC, tendo sempre deparado com incompreensíveis resistências de alguns atores políticos que privilegiaram a via da confrontação e do bloqueio das instituições democráticas".

A Presidência guineense recorda que o chefe de Estado pretende "deixar um legado de paz e, sobretudo, de resolução pacífica de quaisquer conflitos" que possam atingir o país.

No final do comunicado, o Presidente volta a apelar às "partes desavindas do PAIGC a privilegiarem o diálogo e a tolerância, ao invés do confronto, na resolução dos diferendos internos do partido".

MSE // EL
Lusa/Fim

APOIANTES DOS “15” NEGAM TER ASSALTADOS SEDE DO PAIGC EM BISSAU

Os assaltantes realizaram ainda hoje, uma conferência de imprensa, no qual refutaram a tentativa de assaltar a sede do PAIGC.

Porta-voz do grupo, Buli Djabula, disse que a presença deles no local era para entregar uma petição subscrita por alguns militantes do partido, exigindo ademissão do líder do PAIGC e foram atacados co catanas e pedras.

"Fomos à sede do partido para exigir os nossos direitos de acordo com os estatutos. Antes de lá irmos hoje, enviámos uma nota a avisar que íamos lá hoje", disse, mostrando o documento enviado,” afirma os apoiantes dos “15”.

Formoso Gomes, coordenador do grupo ameaça perpetrar a segunda vaga de tentativa de assalto as instalações da sede nacional dos libertadores.

Braima Camará, vulgo “Bá Quecuto”, coordenador dos “Quinze” disse que desconhece dos actos de vandalismo registados na sede do PAIGC e repudia todos os actos por via da força.

Perante o episódio, o grupo dos “Quinze” nega categoricamente de ser o responsável pelo ato.

Em comunicado, os “quinze”condenam a acção e esclarecem que foi um grupo dos militantes do partido que deslocou a sede para entregar uma petição, contestando a direcção de Domingos Simões Pereira. 

Notabanca; 18.10.2017

Comunicação Social - Órgãos Públicos observam greve de três dias

Bissau, 18 Out 17(ANG) – Trabalhadores, jornalistas, técnicos e pessoal de limpeza dos quatro órgãos de comunicação social públicos, observam  a partir de hoje uma greve de três dias para exigir o governo o cumprimento do Termo de Compromisso, assinado a 18 de setembro do ano em curso.

Segundo o referido Termo de Compromisso à que ANG teve acesso, o governo tinha comprometido em afectar num prozo de 30 dias, uma viatura de transporte do pessoal à Televisão da Guiné-Bissau (TGB) e uma para Rádio Difusão Nacional(RDN), dez computadores para Agência de Notícias da Guiné, Jornal No Pintcha e RDN.

O governo compromete-se ainda a dotar a Agência de Notícias de uma linha de internet, e o prazo para a satisfação desse compromisso expirou terça-feira, 17 de Outubro.

O ministro da Comunicação Social, Victor Pereira manteve hoje um encontro com os sindicatos dos quatro órgãos públicos, mas, segundo Costa Mbonda, presidente do sindicato de base dos trabalhadores da ANG, na reunião não se decidiu nada no sentido de suspensão da paralisação.  

 ANG/ÂC/SG

Jornalista e 'blogger' guineense Aly Silva detido pela PJ em Bissau

O jornalista e 'blogger' guineense António Aly Silva foi hoje detido pela Polícia Judiciária da Guiné-Bissau, disse à agência Lusa o seu advogado, Carlos Pinto Pereira.

"Está detido e poderá ser presente amanhã (quinta-feira) a tribunal", afirmou Carlos Pinto Pereira.

Questionado sobre as razões da detenção, Carlos Pinto Pereira referiu que o Ministério Público emitiu a ordem de detenção por "alegada falta de presença numa diligência judicial".

O advogado remeteu para quinta-feira mais esclarecimentos.

Aly Silva, com carteira profissional de jornalista em Portugal, é autor do blog guineense "Ditadura de Consenso".

Fonte: Dn.pt/lusa

PAIGC REAGE EM COMUNICADO SOBRE OS CONFRONTOS REGISTADOS NA SUA SEDE EM BISSAU

Ler o comunicado:


Fonte: Notabanca; 18.10.2017

O primeiro-Ministro o general umaro el mocktar sissoco embalo foi esta manhã no grande mercado de bandim para resolver o problema que se opõe ao prefeito da cidade de Bissau e aos comerciantes.












Fonte: Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo

COMISSÃO ECONÓMICA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ÁFRICA CRIA REDE DE JORNALISTAS DE ÁFRICA OCIDENTAL

Bureau sub-regional para África Ocidental da Comissão Económica das Nações Unidas para África (BSR-AO/CEA) em colaboração com a CEDEAO criaram uma rede de jornalistas económicas da África Ocidental.


Na reunião que decorreu em Dacar, Senegal, a organização pretende com a rede recém-criada facilitar o desenvolvimento de uma parceria responsável e dinâmica com as emergências na média com vista a melhorar a visibilidade e melhor divulgação de sua intervenção e questões de desenvolvimento de interesse para as emergências aos serviços do desenvolvimento económico e social dos estados membros.

Na ocasião, o director do Bureau sub-regional Dimitri Sanga sublinhou que a CEA gera vários produtos de conhecimento de grande qualidade em diferente domínio que atinge o bem-estar das populações da sub-região.

Sanga disse ainda que como especialistas de média, os jornalistas constituem o corrente de transmissão que permitirá a esta massa de conhecimento de se aprender e compreender que são beneficiários das políticas públicas.

«É uma oportunidade de vos informar que o vosso trabalho vai contribuir para a melhoria de condições de vida de população da zona», concluiu Dimitri Sanga.

Entretanto, o responsável da comunicação do BSR-AO/CEA Tahirou  Gouro afirmou  que os Membros desta rede têm a missão de contribuir activamente para a informação da população para ajudar os estados-membros da CEDEAO  no processo de transformação estruturais através de “publicação de comunicados de imprensa do bureau sub-regional, cobertura mediática das actividades do BSR/AO nos estados membros da CEDEAO e a participação na construção da imagem da CEA como centro de reflexão de classe mundial”, diz Gouro.

De referir que a rede é constituída por trinta (30) jornalistas, duas em representação dos quinze (15) estados-membros da CEDEAO.

A reunião decorreu nos dias 28 e 29 de Setembro em Dacar, Senegal.

Por: Nautaran Marcos Có
Radiosolmansi

ASSEMBLEIA-GERAL DA CONAEGUIB NEGA CADUCIDADE DA ACTUAL DIRECÇÃO

O presidente da mesa de Assembleia Geral da Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONAEGUIB) afirmou esta quarta-feira (18 de Outubro) que as informações que davam conta da caducidade desta direcção neste mês de Outubro são falsas.


Falando numa conferência de imprensa Iaia Mane disse ainda que que têm a intenção de convocar uma assembleia extraordinária para discutir assuntos da organização.

«Convocámos esta conferência de imprensa para informar a classe estudantil que as informações postas s circular relativamente ao término do mandato da actual direcção neste mês de Outubro, são falsas porque carecem de fundamentos. Brevemente a mesa de assembleia irá anunciar oficialmente a data da realização duma assembleia extraordinária que irá anteceder a 6ª Assembleia-geral ordinária para o efeito da legitimação dos órgãos sociais», explica mané.

O responsável sublinhou que de acordo com os estatutos da confederação, o mandato da actual direcção ainda não caducou, tendo adiantado que “ de acordo com os estatutos, o mandato é para três anos, o que significa que ainda não estamos perante a caducidade da actual direcção”, diz.    

Ainda sobre as acusações de que a confederação só reage quando há paralisações do ensino, Iaia Mané respondeu que “ estou aqui a falar da mesa de Assembleia-geral. As acusações à direcção são da exclusiva responsabilidade da mesma”, finalizou.

Por: Nautaran Marcos Có
Radiosolmansi.net

COMUNICADO À IMPRENSA DA PRESIDENCIA DA REPUBLICA 18 OUTUBRO 2017


Guineendade.blogspot.sn

Grupo acusado de invadir sede do PAIGC em Bissau afirma que quer exigir os seus direitos - Os jovens queriam entregar hoje uma petição a pedir a demissão de Domingos Simões Pereira, afirmou.

O grupo acusado de invadir a sede nacional do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo (PAIGC), em Bissau, recusou hoje ter tomado de assalto o partido, salientando que apenas queriam exigir os seus direitos.



"Fomos à sede do partido para exigir os nossos direitos de acordo com os estatutos", disse à agência Lusa o porta-voz do grupo, Buli Djabuli, salientando que os membros do grupo são militantes do partido.

Segundo Buli Djabuli, o grupo dirigiu-se ao partido por "vias democráticas" e para mostrar ao presidente do partido, Domingos Simões Pereira, que não concordam com a forma como está a dirigir a formação política.

"Antes de lá irmos hoje, enviámos uma nota a avisar que íamos lá hoje", disse, mostrando o documento enviado.

Buli Djabuli negou também terem levado armas, nomeadamente catanas e facas, e disse que os confrontos provocaram cinco feridos ligeiros.

Os jovens queriam entregar hoje uma petição a pedir a demissão de Domingos Simões Pereira, afirmou.

Mas, num comunicado lido à imprensa, Buli Djabuli exigiu à direção do PAIGC que promova "ações concretas e imediatas conducentes à reconciliação no seio da família PAIGC, sob pena de a crise se agravar ainda mais, pondo em perigo este grande e histórico projeto político".

No comunicado, o grupo aponta o "diálogo franco e sincero como única via para a saída da presente crise".

O grupo dos jovens intima também, no comunicado, a direção do PAIGC a "cumprir o ponto 10 do Acordo de Conacri em relação à reintegração incondicional de dirigentes expulsos ou sancionados ilegalmente, bem como a cessar imediatamente com afastamentos sumários e exclusões ilegais que se têm verificado em todos os escalões e hierarquias do partido".

A Guiné-Bissau vive um impasse político há cerca de três anos, depois de o Presidente ter demitido o Governo de Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC, partido que venceu as eleições legislativas de 2014.

O Grupo dos 15 é um grupo de deputados expulsos do PAIGC, depois de votarem contra o programa do Governo submetido ao parlamento por Carlos Correia, que substitui Domingos Simões Pereira.

Na sequência da expulsão daqueles deputados, o parlamento ficou bloqueado e está parado há cerca de dois anos.

NA TODO NOTICIAS DE LUSA: BLA BLA BLA ------ O atual Governo da Guiné-Bissau não tem o apoio do PAIGC e o impasse político tem levado vários países e instituições internacionais a apelarem a um consenso para a aplicação do Acordo de Conacri.

O Acordo de Conacri, mediado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), prevê a formação de um governo consensual integrado por todos os partidos representados no parlamento e a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da confiança do chefe de Estado, entre outros pontos.

Dn.pt/lusa

PAIGC acusa dissidentes e Presidente de terem ordenado assalto à sua sede

O porta-voz do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) acusou hoje os dissidentes do partido (Grupo dos 15) e o Presidente da República, José Mário Vaz, de ordenarem "o assalto ao partido".


Há algum tempo que o PAIGC tem sido ameaçado pelo Grupo dos 15 que tem sido claramente apoiado pelo senhor Presidente da República, que tem dito que representam aquilo que são os verdadeiros guineenses", disse João Bernardo Vieira, em declarações à Lusa.

"Eles (o Grupo dos 15) sentem força por causa do Presidente da República. Portanto, não é difícil de imaginar de onde é que isto veio e quem terá vantagem política com o assalto ao PAIGC. É o grupo dos 15 e o Presidente da República", acrescentou.

Segundo o porta-voz, "o Presidente da República já tinha dito que o Governo era uma máquina de guerra e fez um conjunto de afirmações que para bom entendedor meia palavra basta. Continuo a reafirmar que isto foram pessoas mandatadas pelo Grupo dos 15 com o apoio do Presidente da República. É lamentável que nunca situação em que estamos todos à espera de paz e de estabilidade haja situações do género", disse o porta-voz do PAIGC.

João Bernardo Vieira afirmou também que considera "estranho" que mais de 100 pessoas tenham invadido a sede nacional do partido, em Bissau, que a "20 segundos do Palácio da Presidência", onde existe um forte dispositivo de segurança e nada tenha sido feito.

"O que é certo, é que vamos continuar a defender as nossas sedes. Se as autoridades não assumirem as suas responsabilidades nós vamos de facto tentar recuperar aquilo que é nosso", afirmou, sublinhando que a polícia só veio depois de tudo estar resolvido.

Um grupo de jovens tomou hoje de assalto a sede nacional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), na capital da Guiné-Bissau, tentando impedir os militantes de entrar, e as duas partes acabaram em confrontos.

Neste momento, há um dispositivo da polícia junto à sede do partido, que fica localizado na Praça dos Heróis Nacionais, ao lado da Presidência da República.

A Guiné-Bissau vive um impasse político há cerca de três anos, depois de o PR ter demitido o Governo de Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC, partido que venceu as eleições legislativas de 2014.

O Grupo dos 15 é um grupo de deputados expulsos do PAIGC, depois de votarem contra o programa do Governo submetido ao parlamento por Carlos Correia, que substitui Domingos Simões Pereira.

Na sequência da expulsão daqueles deputados, o parlamento ficou bloqueado e está parado há cerca de dois anos.

O atual Governo da Guiné-Bissau não tem o apoio do PAIGC e o impasse político tem levado vários países e instituições internacionais a apelarem a um consenso para a aplicação do Acordo de Conacri.

O Acordo de Conacri, mediado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), prevê a formação de um governo consensual integrado por todos os partidos representados no parlamento e a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da confiança do chefe de Estado, entre outros pontos.

NAOM

JOVENS TOMAM DE ASSALTO SEDE DO PAIGC EM BISSAU


Um grupo de jovens tomou hoje de assalto a sede nacional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), na capital da Guiné-Bissau, tentando impedir os militantes de entrar, e as duas partes acabaram em confrontos.

A polícia interveio quando começaram os confrontos e neste momento há um dispositivo policial junto à sede do partido.

“Cerca de 120 jovens, que vieram de diferentes zonas do país, chegaram e disseram que queriam falar com a direção do partido e como não foram atendidos invadiram as instalações", disse o responsável da segurança do partido, Luís Manuel Cabral, antigo secretário de Estado da Ordem Pública.

Fonte: Rádio Sol Mansi

PISAM E OBSTRUEM A APLICAÇÃO OU IMPLEMENTAÇÃO PRÁTICA DOS ACORDOS DE CONACRY E FINGEM GRITAR E ESPERNEAR, PEDINDO AO MUNDO PARA SANCIONAR OS OUTROS QUE ESTÃO A ESPERA DO RETORNO INCONDICIONAL DO GRUPO DE 15 DEPUTADOS PERSEGUIDOS E ALEGADAMENTE EXPULSOS DAS FILEIRAS DO PAIGC:


QUE HIPOCRISIA, DSP E SUA ALA DE INTOLERANTES DO PAIGC A PEDIREM INTERVENÇÃO INTERNACIONAL PARA A APLICAÇÃO DOS ACORDOS DE CONACRI.

Eles fingem pedir intervenção internacional para resolver crise criada e alimentada por DSP, logo depois de ters sido demitido por conduta imprópria e por uma gestão danosa, que culminou com pseudo resgate aos Bancos. Ao DSP interessou prolongar esta situação da crise, porque segundo seus planos o regime não aguentava suas acções de TERRA QUEIMADA.

CONTUDO, AS ENTIDADES GOVERNAMENTAIS VEM AGINDO COM ESPIRITO PATRIOTA, PARA DEMONSTRAREM COMO SE CONDUZ UMA SOCIEDADE SERVINDO.

DESDE A INDEPENDÊNCIA, NUNCA O REGIME CONSEGUIU ANGARIAR UMA EQUIPE DE GOVERNANTES PATRIOTAS COMO ESTES MEMBROS DO GOVERNO DO GENERAL SISSOKÓ EMBALÓ.

TODOS ESTÃO EMPENHADOS COM AFINCO E FORTE ESPIRITO DE PATRIOTISMO E COMPROMETIDOS COM A CAUSA DEFENDIDA PELO PRESIDENTE JOMAV – SERVIR A GUINÉ BISSAU ACIMA DE TUDO. TODOS ACEITARAM OS SACRIFICIOS DE SERVIR E NÃO DE SERVIR-SE.

QUANTO A CRISE, FELIZMENTE QUE A SOCIEDADE GUINEENSE E RESIDENTES SABEM E BEM QUEM SÃO OS MAIORES OBSTÁCULOS A MANUTENÇÃO DA PAZ SOCIAL E QUE FAZEM DE TUDO PARA INVENTAR E CRIAR SITUAÇÕES QUE A NÃO SEREM NEUTRALIZADAS PELO REGIME CRIARIA MAIS E MAIORES DIFICULDADES AO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE ESTABILIDADE.

ELES DO BANDO DE DSP E NHA DJINTIS DO DSP FAZEM DE TUDO PARA NÃO CUMPRIREM OS ACORDOS DE CONACRI, QUE ENTRE OUTROS PONTOS MANDA AO “RETORNO INCONDICIONAL DOS 15 DEPUTADOS AO PAIGC”, O QUE CONTRARIAM A TODOS OS TITULOS, POIS QUE JAMAIS QUEREM FACILITAR O PROCESSO DE REINTEGRAÇÃO DOS CAMARADAS DO GRUPO 15.
OBVIAMENTE, QUE SEM ESTE RETORNO INCONDICIONAL DOS 15 DEPUTADOS, E AGORA DA SUA BASE DE APOIO, NÃO HÁ A RECONSTITUIÇÃO DA BANCADA MAIORITÁRIA DO PAIGC.

TÃO SIMPLES QUANTO ISTO: SE OS 57 DEPUTADOS,  PERMITIRAM AO PAIGC A CONSTITUIÇÃO DA BANCADA MAIORITARIA NO PARLAMENTO. FACE A EXPULSÃO DE 15 DEPUTADOS DA BANCADA DO PAIGC, OBVIAMENTE QUE FICARÃO 42 DEPUTADOS, QUE AUTOMATICAMENTE ENTRAM EM MINORIA.

NESTE PARTICULAR, SE SE CONSIDERAR QUE AOS 15 DEPUTADOS SE JUNTARAM 41 DEPUTADOS DO PRS. DE QUE LADO ESTÁ A NOVA MAIORIA?!?

ELES EVOCAM A MORTE DE UMA DAS DEPUTADAS DO GRUPO 15; FALAM DO REGRESSO DE WASNA PAPAI DANFÁ AO PARLAMENTO COMO DEPUTADO E DIZEM QUE O BACIRO DJÁ DEIXOU DE SER DO GRUPO 15, MAS A GRANDE VERDADE É QUE SE ESQUECEM DE QUE OS 2 DEPUTADOS DE PCD, SOB COMANDO DE NADO MANDINGA E MAIS 1 DEPUTADO DO PND REFORÇAM O GRUPO, PELO QUE SE MANTÊM 15 DEPUTADOS, QUE FRACCIONARAM AS BASES DE APOIO DO PAIGC.

É PURA FALTA DE INTELIGÊNCIA DO DSP NÃO ACEITAR OU DIFICULTAR O RETORNO DOS 15 DEPUTADOS, COMO CONDIÇÃO SINE-QUA-NON PARA RECONSTITUIR A BANCADA MAIORITARIA.

A ISTO JUNTA-SE O FACTO DO DSP NÃO ACEITAR A SENTENÇA OU ACORDÃO DO SUPREMO TRIBUNAL QUE DÁ RAZÃO AO BACIRO DJÁ E QUE MANDA A REINTEGRAÇÃO OBRIGATÓRIA DE BACIRO DJA NAS ESTRUTURAS E CARGOS PARTIDÁRIOS. CONTUDO DSP O LEVA A CONVENÇÃO NÃO COMO DIRIGENTE, MAS COMO UM SIMPLES CONVIDADO.

AONDE ESTÁ A DIGNIDADE PELOS CAMARADAS OU O RESPEITO QUE SE EXIGE DO CUMPRIMENTO DOS ACORDOS DE CONACRY?
A TUDO ISTO SE JUNTA O DESRESPEITO AOS REPRESENTANTES DO P5, ALÉM DE INSULTOS, OFENSAS E INJURIAS DE QUE SÃO ALVOS NAS REDES SOCIAIS E NOS BLOGUES DO DSP E DE SUA GENTE.

QUE HIPOCRISIA, IGNORAR OS REPRESENTANTES DO P5 QUE AO LONGO DESTE TEMPO NOS ACOMPANHARAM E CONHECEM BEM O PROCESSO GUINEENSE E OS MENTORES DA POLITICA DE TERRA QUEIMADA?

AGORA TENTAM DEITAR AREIAS AOS OLHOS DE RESPONSÁVEIS PELA ONU, EM NOVA IORQUE, FINGINDO COM LAGRIMAS DE CROCÓDILO  NUMA VÃ TENTATIVA DE FINTAR OU COMOVER ANTÓNIO GUTERES E COLEGAS.

FELIZMENTE QUE O SECRETÁRIO GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS TEM OLHOS E OUVIDOS AQUI EM BISSAU E ACOMPANHA, NO TERRENO, A BIRRA E TEIMOSIA MALDOSA DO DSP EM TENTAR DESTRUIR ESTE PAÍS, SÓ PORQUE FOI DEMITIDO POR CULPA PRÓPRIA E POR CONTA DE GESTÃO DANOSA E OU SIMULAR RESGATES AOS BANCOS PARA PODER EMBOCANHAR MAIS DE TRÊS BILHÕES DE FRANCOS CFA DE LUVAS OU COMISSÃO PARA ELE DSP, CAIAS E GERALDO MARTINS.

Publicada por Ditadura do Progresso à(s) 23:11:00 

ASSALTO À SEDE DO PAIGC:

Esta madrugada, um grupo de pessoas invadiu a sede do PAIGC, e foram corridos à catanada. Muitas pessoas ficaram feridas em virtude dos golpes. "Isto foi uma tragédia. Deixaram-nos entrar e depois encurralaram-nos lá dentro. Era gente a voar pelas escadas, uma coisa que só visto!", contou uma testemunha ao DC. 


Fonte: AAS

EXCLUSIVO, ULTIMA HORA - Um grupo de Militantes do PAIGC tomaram de assalto essa madrugada a sede dos libertadores por estarem insatsfeitos pela forma como actual Direção dirige o partido.

Mais Informações dentro de pouco.

MAS DOKA INTERNACIONAL AVANÇA DESDE JÁ QUE TODO ESTE ACONTECIMENTO NADA TEM A VER COM JOMAV OU SEJA QUEM FÔR.

MAS DESDE JÁ, MUITA CAUTELA E MUITO CUIDADO PORQUE MINIMA TENTATIVA, MUITAS ASAS SERÃO QUEBRADAS.

ALERTA E PONDERAÇÃO.

AS COISAS ESTÃO ACTIVAS E VAI HAVER MUITA CHUVA DE COISA GROSSA.

Elementos ligados a DPS,  Luis Manuel Cabral e Tchalla Fernandes tentam entrar a sede mais foram escurassados e espancados???

Fonte: Dokainternacionaldenunciante.blogspot.sn

MAIS DE MIL E QUINHENTOS DELEGADOS APU-PDGB REUNEM-SE EM CONGRESSO NESTE MÊS

“Legitimar órgãos do partido” é o lema do primeiro congresso da Assembleia do Povo Unido previsto para os dias 27 a 29 deste mês em Bissau.

Falando a imprensa, presidente da comissão organizadora do magno encontro, Marciano Indi, confirmou a realização das conferências regionais para escolher os delegados.

O político apuano adiantou ainda que as candidaturas vão estar abertas, após a realização das conferências regionais.

Conforme APU-PDGB, mais de mil e quinhentos delegados desta formação política vão legitimar os orgãos do partido no primeiro congresso, marcado na última semana deste mês, em Bissau.

Guineendade.blogspot.sn

MAIS UMA MANIFESTAÇÃO DOS PARTIDOS DEMOCRATICOS À VISTA NA CIDADE DE BISSAU


Com mais uma formação política e numa única frente, Fórum dos partidos políticos democráticos pondera mobilizar em breve a população guineense a sair nos próximos dias às ruas de Bissau para protestar contra o regime de José Mário Vaz.

Segundo o colectivo, Nuno Gomes Nabian, líder de Assembleia do Povo, o objectivo é acabar com aquilo que considera de barbaridade do Governo de Umaro Sissoko Embaló, “apadrinhado” pelo Presidente da República, José Mário Vaz.

Nabian disse não temem gases património e nem armas, porque a voz do povo supera qualquer tipo de ameaça.

Gomes Nabiam assegura que já deram benefício de dúvida ao José Mário Vaz, por ter pedido mais tempo para resolver a crise.

“JOMAV pediu trinta dias já os demos, pediu sessenta dias demos e voltou a pedir noventa dias já foi dado. Agora vem planificar pedir cento e vinte dias para resolver a crise, isto é inaceitável, o povo está a sofrer,” diz Nabian.

O político disse ainda que não têm outro recurso se não colocar o povo na rua para exigir a reposição da legalidade, Prometendo desafiar, qualquer autoridade que lhes proíbem sair às ruas de Bissau, para exercer os seus direitos de manifestação cívica contra o regime.

De sublinhar que agora integram o Fórum dos Partidos Políticos Democráticos: PAIGC, União para Mudança, PCD, Movimento Patriótico, APU-PDGB, PUN e PND.

Notabanca, 17.10.2017