terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Irão: Novo balanço aponta para 56 mortos no funeral de Soleimani

Pelo menos 56 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na debandada ocorrida hoje durante o cortejo fúnebre do general iraniano Qassem Soleimani em Kerman, segundo a imprensa iraniana.


Um anterior balanço do responsável do Instituto Médico-Legal de Kerman, Abbas Amian, apontava para mais de 50 mortos.

A debandada ocorreu em Kerman, cidade natal do general chefe de uma unidade de elite dos Guardiões da Revolução Qassem Soleimani, quando a procissão começou, explicou Pirhossein Koulivand, chefe dos serviços de emergência médica do Irão.

"Infelizmente, como resultado da debandada, alguns dos nossos compatriotas ficaram feridos e outros morreram durante as procissões fúnebres", indicou Koulivand.

A televisão estatal referiu que o número de mortos se eleva a 56, com 213 feridos, citando Koulivand.

Mulheres, homens, idosos e crianças estão entre as vítimas da debandada em Kerman, cujos hospitais estão em alerta e para onde se deslocou o ministro da Saúde.

Os habitantes de Kerman afluíram hoje em massa ao centro da cidade iraniana, para o funeral de Qassem Soleimani.

O principal general iraniano, comandante da força encarregada das operações no estrangeiro dos Guardiães da Revolução, morreu na sexta-feira num ataque aéreo norte-americano em Bagdad, no qual também foi morto também o 'numero dois' das Forças de Mobilização Popular, Abu Mehdi al-Muhandis.

Na segunda-feira, a polícia iraniana disse que milhões de pessoas se concentraram em Teerão para prestar homenagem ao general e às restantes vítimas do ataque norte-americano.

O secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irão, Ali Shamkhani, revelou hoje que identificou "treze cenários" para a "forte vingança" contra os Estados Unidos pelo assassínio do general Qassem Soleimani.

"O mais fraco dos treze cenários é um pesadelo histórico para os Estados Unidos", advertiu Shamkhani.

COSTA DO MARFIM - Presidente da Costa do Marfim quer alterar Constituição antes de eleições

O Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, anunciou que vai propor emendas à Constituição do país antes das eleições presidenciais previstas para outubro, em que se assinalam dez anos da sua eleição.


De acordo com uma nota hoje emitida pela presidência costa-marfinense, Ouattara pretende que as determinações constitucionais sejam "mais coerentes" e integrem os pareceres ouvidos desde a adoção das mais recentes alterações, em outubro de 2016.

A nota, citada pela Bloomberg, diz respeito a um discurso de Ouattara, dado pelo chefe de Estado, 78 anos, na segunda-feira, na capital comercial da Costa do Marfim, Abidjan.

O Presidente costa-marfinense não esclareceu que emendas pretende propor, mas assinalou que não serão utilizadas para excluir opositores políticos das eleições deste ano.

"Toda a gente pode candidatar-se", referiu Ouattara, que acrescentou: "Não pretendo excluir ninguém, eu próprio incluído".

Alassane Ouattara venceu as eleições de 2010 e, inicialmente, comprometera-se a abandonar o cargo após dois mandatos, ainda assim, no passado recente, o atual chefe de Estado da Costa do Marfim abraçou a ideia de mais cinco anos à frente do país, algo que diz ser possível devido às alterações da Constituição aprovadas em 2016.

As mudanças propostas à Constituição precisam de ser aprovadas pela Assembleia Nacional, onde o partido de Ouattara detém maioria parlamentar.

Recentemente, Alassane Ouattara anunciou que se candidatará caso os antigos Presidentes Laurent Gbagbo e Henri Konan Bédié apresentem as suas candidaturas.

As candidaturas à presidência da Costa do Marfim podem ser apresentadas até julho de 2020.

NAOM

Guiné Equatorial promete reforço das relações de cooperação com Guiné-Bissau

O chefe de Estado da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, prometeu hoje "manter e fortalecer" as relações de cooperação e amizade com a Guiné-Bissau, numa mensagem de felicitações enviada ao Presidente eleito do país, Umaro Sissoco Embaló.


"Manifestamos a nossa firme vontade de manter e fortalecer cada vez mais as excelentes relações de amizade e cooperação existentes entre os dois povos", lê-se na mensagem divulgada através do Gabinete de Informação e Imprensa da Guiné Equatorial.

Segundo os resultados provisórios divulgados pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló venceu a segunda volta das eleições presidenciais de 29 de dezembro com 53,4% dos votos.

O candidato derrotado, Domingos Simões Pereira, entregou em 03 de janeiro no Supremo Tribunal de Justiça um pedido de impugnação dos resultados com base em alegadas provas de fraude na votação.

Na mensagem, Teodoro Obiang Nguema felicitou ainda, em seu nome e do povo da Guiné Equatorial, Umaro Sissoco Embaló pela vitória eleitoral, formulando votos de sucesso "na importante tarefa de conduzir os destinos históricos" do povo guineense.

A Guiné-Bissau e a Guiné Equatorial são países-membros da União Africana e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

por Lusa

https://www.rtp.pt

João Lourenço diz que eleição de Sissoco Embaló é "crucial" para estabilidade na Guiné-Bissau

O Presidente de Angola, João Lourenço, felicitou hoje o Presidente eleito da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, e considerou que a sua eleição será "crucial" para a estabilidade naquele país africano.


"Estou certo que a eleição de Vossa Excelência será crucial para a estabilidade da Guiné-Bissau, em resultado da qual acredito que se aprofundarão continuamente as fraternais relações de amizade e de cooperação existentes entre os nossos dois países", escreveu João Lourenço, na mensagem dirigida a Sissoco Embaló, que venceu as eleições presidenciais de 29 de dezembro.

Desejando "êxitos" a Sissoco Embaló, João Lourenço endereçou igualmente ao guineense votos "de um bom desempenho nas difíceis, mas nobres funções" para as quais foi eleito.

O candidato derrotado nas presidenciais da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, apoiado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC), entregou em 03 de janeiro, no Supremo Tribunal de Justiça, o pedido de impugnação com base em alegadas provas de fraude na votação, segundo fontes da candidatura.

O Presidente eleito da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, não quis comentar a impugnação que considerou um "exercício político", declarando respeitar a "posição" do adversário.

Umaro Sissoco Embaló acrescentou também que já assistiu a muitas eleições na Guiné-Bissau e no mundo e nunca viu a "oposição a fazer fraude".

"O Supremo Tribunal vai decidir e depois vamos encontrar soluções, incluindo com o PAIGC. Eu vou trabalhar com o povo da Guiné-Bissau, humilde, mas com rigor e disciplina", assegurou.

Entre os argumentos para fundamentar as alegadas irregularidades, os advogados da candidatura de Simões Pereira juntaram elementos que indiciam "discrepância entre o número de inscritos para votar e o número de votantes".

A Lei Eleitoral da Guiné-Bissau prevê que os "interessados podem interpor recurso para o plenário do Supremo Tribunal de Justiça das decisões proferidas pela CNE [Comissão Nacional de Eleições] sobre as reclamações, protestos ou contraprotestos".

Segundo os resultados provisórios da CNE guineense, Umaro Sissoco Embaló venceu as presidenciais com 53,55% dos votos, enquanto Domingos Simões Pereira obteve 46,45%.

RCR (MSE/MB) // LFS

Lusa/Fim

A HORA É DE AÇÄO E NÃO DE PALAVRAS...Senegal, Nigéria, Congo Brazzaville e Quênia






Guy Embalo

TERRORISMO - Bomba explodiu em ponte na Nigéria e matou pelo menos 30 pessoas

A explosão fez ainda mais de 35 feridos. Atentado ainda não foi reivindicado.


Um explosivo foi detonado esta segunda-feira numa ponte na cidade de Gamboru, na Nigéria, e provocou a morte de pelo menos 30 pessoas, tendo ainda causado mais de 35 feridos, adianta a Reuters. Gamboru fica na fronteira com os Camarões.

Testemunhas no local deram conta do cenário de destruição. “Ouvi o som ruidoso de explosões e depois percebi que muitos dos nossos amigos e colegas tinham morrido”, contou Modu Ali Said.

“É um dia triste para nós, testemunhar este incidente frustrante e devastador para a nossa comunidade”, acrescentou.

Aquela região da Nigéria enfrenta ameaças terroristas, mas o atentado ainda não foi reivindicado. Tanto o Boko Haram como o ISWAP, um ramo do Estado Islâmico, são ativos naquela zona.

NAOM

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE - Apresentada queixa-crime contra autora de estudo sobre alcoolismo no país

O Governo de São Tomé e Príncipe anunciou hoje que vai processar a investigadora luso-são-tomense Isabel de Santiago pela publicação de um estudo sobre a prevalência do álcool no país.


"O Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe, repudiando o comportamento de pessoas com interesses inconfessáveis, políticos e de politiquices, ou de estudos de investigação, exige que a mesma [a autora do estudo] peça desculpas públicas aos são-tomenses, principalmente às inocentes crianças e anuncia que, face à gravidade da situação, vai apresentar uma queixa crime contra a Sra. Isabel de Santiago, por danos irreparáveis a imagem do país de dos seus habitantes", anunciou hoje o executivo, através de comunicado hoje lido pelo secretário de Estado da Comunicação Social, Adelino Lucas.

O estudo, liderado pela investigadora luso-são-tomense, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e que será publicado em abril na revista "Acta Médica Portuguesa", revela um consumo excessivo de álcool pelas crianças e jovens em São Tomé e Príncipe.

Segundo o jornal "Público", Isabel de Santiago considerou "lamentável que haja tanta importação de álcool e que as crianças bebam mais álcool do que leite".

O comunicado hoje divulgado pelo Governo surge após uma nota do Instituto Nacional de Estatísticas de São Tomé, que se assume como "único órgão nacional que possui o universo populacional que serve de base para extrair a amostra para a realização de qualquer estudo ou inquérito, bem como a verificação dos instrumentos técnicos e metodológicos".

A instituição garante que "não foi solicitada para o referido estudo", interrogando-se "em que base esse estudo se assenta para comprovar a veracidade dos resultados".

NAOM

Cabo Verde declara situação de emergência hídrica até outubro

O Governo cabo-verdiano declarou a situação de emergência hídrica em todo o país até outubro de 2020, devido à seca acumulada nos últimos anos, admitindo neste período limitações temporárias ao consumo de água


A decisão consta de uma resolução do Conselho de Ministros, publicada hoje e consultada pela agência Lusa, sendo justificada, lê-se, pelas "circunstâncias que o país enfrenta de extrema escassez de chuva" desde 2017, com "impactos diretos na saúde, na agricultura e na economia".

Igual decisão já foi tomada pelo atual Governo para entrar em vigor no ano de 2018, sendo este considerado o pior período de seca em 40 anos, no arquipélago.

"Considerando que os volumes precipitados não tiveram recuperação no volume de água armazenado nos principais reservatórios do país e que a disponibilidade de água nessas infraestruturas não foi satisfatória", justifica ainda o texto da resolução, que entra em vigor na quarta-feira.

O documento acrescenta igualmente que o "nível da disponibilidade hídrica subterrânea estimado se encontra abaixo do valor indicativo praticado pelas Nações Unidas, o que coloca o país numa situação de emergência hídrica" e que a "irregularidade da precipitação em Cabo Verde é agravada com situações frequentes de escassez hídrica para o consumo humano e uso na agricultura, o que justifica a necessidade urgente de adoção de medidas que permitem uma gestão adequada da água".

A resolução explica que é declarada a situação de emergência hídrica "em virtude da seca acumulada e dos maus anos agrícolas verificados entre os anos 2017 e 2019", sendo a mesma válida para todo território nacional até outubro.

Durante este período, o Ministério da Agricultura e Ambiente é autorizado a impor "limitações temporárias de consumo da água", bem como a "redução dos volumes de água autorizados", a "alteração dos modos da sua utilização", a promover a "suspensão ou revogação de direitos de uso" e ainda a fazer a "redefinição das prioridades de fornecimento".

Também podem ser feitas alterações ao "modo de operação de centrais de produção e das demais instalações relacionadas com o abastecimento público e com o serviço de saneamento", lê-se na resolução.

"Por forma a assegurar a resiliência do país aos efeitos da falta de chuva e garantir meios de subsistência das famílias afetadas pela seca e mau ano agrícola, pretende-se com a presente resolução reforçar as medidas de mitigação e de gestão eficaz dos recursos hídricos, capazes de minimizar os problemas relacionas com o uso múltiplo da água", explica ainda o texto da resolução do Conselho de Ministros, assinado pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

NAOM

PAIGC apresenta queixa-crime contra presidente da CNE

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) apresentou hoje na Procuradoria-Geral da Guiné-Bissau uma queixa-crime contra o presidente da Comissão Nacional de Eleições, acusando-o de "crimes cometidos durante o processo eleitoral".


"O PAIGC apresentou uma queixa-crime contra o presidente da CNE por causa de crimes cometidos durante o processo eleitoral" pelo líder da CNE, José Pedro Sambú, afirmou à Lusa Carlos Pinto Pereira, advogado do partido.

Questionado pela Lusa sobre os alegados crimes em causa, Carlos Pinto Pereira remeteu mais esclarecimentos para quarta-feira.

O candidato às presidenciais apoiado pelo PAIGC e também presidente do partido, Domingos Simões Pereira, pediu no final da semana passada a impugnação dos resultados da segunda volta das presidenciais do país, realizadas a 29 de dezembro, que deram a vitória ao candidato Umaro Sissoco Embaló.

No sábado, numa conferência de imprensa, Domingos Simões Pereira explicou que impugnou no Supremo Tribunal de Justiça os resultados eleitorais, alegando que a transparência e a justiça não estão comprovadas no registo de voto expressos nas atas das assembleias de voto e "muito menos na transposição das atas síntese para os quadros informáticos em tratamento".

"Por isso [foi interposto] o recurso judiciário esperando que as instâncias competentes deem a conhecer ao povo e à nação guineense a garantia de quem de facto mereceu a preferência dos guineenses para decidir o seu destino nos próximos cinco anos", disse Domingos Simões Pereira.

O Supremo Tribunal de Justiça notificou segunda-feira a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e Umaro Sissoco Embaló na sequência das alegadas irregularidades denunciadas por Domingos Simões Pereira.

Segundo a lei eleitoral, a CNE e Umaro Sissoco Embaló têm até quarta-feira para se pronunciarem.

O Supremo Tribunal de Justiça deverá anunciar a sua decisão até sexta-feira.


Segundo os resultados provisórios apresentados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), o general Umaro Sissoco Embaló venceu o escrutínio com 53,55% dos votos, enquanto o candidato Domingos Simões Pereira, apoiado pelo PAIGC, conseguiu 46,45%.

Por NAOM

DIFERENCIAS ENTRE AFRICANOS E EUROPEUS


Saved from Joaquim Batista Correia's message

Guiné-Bissau: No mercado de bandim maior parte dos produtos são colocados no chão pelas vendedoras; a situação torna-se mais crítico na época chuvosa;


TGB Televisão da Guiné-Bissau

Falta de sinais de trânsito e de parques de estacionamento na cidade de Bissau obriga os motoristas a não estacionarem em condições; uma desordem total que os citadinos apelam o governo a tomar posição.


TGB Televisão da Guiné-Bissau 

Sindicato da UNTG decreta greve, com inicio no dia 07.01 até 09 de Janeiro de 2020; em causa está a falta de aplicação de diplomas legais, dignidade aos trabalhadores e subtração de salários aos funcionários por parte do governo; Júlio Mendonça afirma que o mês de salário de dezembro de 2019 ainda não foi pago.


TGB Televisão da Guiné-Bissau 

Sobre a impugnação que resultado??

Por Jornal Novo Rumo JNR

Conjugado os artigos 6, 140 e 142 da lei número 10/2013, de 25 de setembro a decisão do STJ tem que sair amanhã, pois são cinco dias corridos para tomar decisão.

Ora que decisão???
Ou o STJ faz indeferimento liminar
Ou vai manter em silêncio.

Ora, citar a CNE e o representante do Sissoco não tem nada com eventual conhecimento do fundo da causa. Como ouvi do Lesmes Monteiro, a confundir ainda mais os militantes do PAIGC, infelizmente.

A citação tem apenas em o STJ poder saber se houve ou não reclamações, protestos ou contraprotestos. Ponto final.

Não existindo qualquer um desses o STJ, só tem apenas indeferir liminarmente a petição.

Ou ainda, não pronunciar nada. Neste caso, o artigo 6 dessa lei transfere a responsabilidade para a CNE fixar a solução definitiva através de uma deliberação.

Viva Concórdia nacional
Nada de enganar os cidadãos

Ainda de visitas na Quênia! - O Presidente eleito da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló ainda está na Quênia em Mombasa, foi recebido pelo Presidente do Quênia Huru Keniatta.









Quênia 07 de Janeiro de 2020.

Umaro El Mokthar Sissoco Embalo

Moçambicano detido quando tentava vender filhos por 105 dólares

Compradora, em Manica, tinha por destino a África do Sul

A Polícia da República de Moçambique (PRM) na província de Manica deteve um homem suspeito de tentar vender duas filhas de seis e nove anos de idade, para liquidar uma divida de 800 randes (cerca de 65 dólares americanos), no distrito de Mossurize, confirmou a corporação à VOA nesta terça-feira, 7.

O homem, de 49 anos, receberia pelo “negócio” um total de 1500 randes (cerca de 120 dólares americanos) e foi detido na tarde de sábado, 4, quando ia entregar as duas filhas à compradora, a quem devia o valor.

“Dos 1500 randes ele usaria 800 para pagar a divida e os restantes 700 randes usaria para outros afins”, disse Mateus Mindu, porta-voz do Comando da Polícia de Manica.

A compradora foi igualmente detida e vai responder por aliciamento e tráfico de menores.

Mateus Mindu manifestou preocupação com os casos de vendas de menores em Manica, alguns ligados ao tráfico humano, para mão-de-obra barata na África de Sul e para casamentos prematuros na região.

A Gender Links, uma organzação não governamental de defesa de mulheres e raparigas, do tráfico e casamentos prematuros, alertou para o risco de aumento de tráfico de menores.

Em Manica, uma prática tradicional, mabatiro, que literalmente significa reserva, permite que grávidas guardem as suas filhas para futuros genros, pessoas ou espíritos.

Ao nascerem as bebés são consagrados ao futuro genro, que geralmente são madjoni-djone (mineiros emigrantes na Africa do sul), que cuida das suas despesas até a adolescência, antes de serem transferidas para a casa do marido.

A Policia, prosseguiu Mateus Mindu, tem relatos de casos de adolescentes que , a coberto dessa prática tradicional, foram enviadas aos seus maridos e que nunca mais regressaram ao país.

Moçambique é apontado por organizações internacionais como um importante corredor de tráfico humano, principalmente entre a África do Sul e a Ásia.

VOA

THE MALAWI STYLE - THIS IS EXACTLY HOW UMARO SISSOCO EMBALO WON THE 2019 PRESIDENTIAL ELECTION IN GUINEA BISSAU


Milhares de liberianos saem às ruas para pedir melhorias económicas

Milhares de liberianos saíram segunda-feira às ruas da capital, Monróvia, para protestar contra a corrupção e exigir que o Presidente George Weah tome medidas para melhorar a economia. Pelo menos uma pessoa ficou ferida.


Dezenas de membros da polícia de choque foram destacados para a capital e, ao início da noite, dispararam gás pimenta contra os manifestantes. A manifestação foi a segunda mais popular em menos de um ano contra a forma como George Weah, ex-jogador de futebol eleito Presidente da Libéria em 2017, está a lidar com os problemas económicos do país.

O Conselho dos Patriotas, que organizou o protesto, exige que Weah despeça toda a sua equipa económica. "Queremos que o Presidente tome medidas específicas para solucionar as questões que estão na base das nossas queixas. A economia, a corrupção e a cultura da impunidade: são esses os temas nos quais queremos que o Presidente trabalhe", disse Henry Costa, presidente do Conselho dos Patriotas e porta-voz dos manifestantes.

A economia da Libéria declinou durante os dois anos de mandato de George Weah. São comuns os atrasos no pagamento de salários, os bancos já não podem emprestar dinheiro e há hiperinflação no preço de bens de primeira necessidade.

"Eu votei em George Weah, mas estou muito insatisfeita. Nada mudou, as coisas estão mesmo a piorar", lamenta Vivian Reeves, uma manifestante liberiana que, em 2017, votou em no ex-jogador de futebol.

Os manifestantes também pediram explicações sobre os 25 milhões de dólares (cerca de 22 milhões de euros) que o executivo de Weah retirou da reserva federal do país. Insatisfeito, o liberiano Abel Blackie questiona: "Há algum resultado sobre essas investigações?"

Condomínios e viagens geram críticas

George Weah também tem sido criticado por construir propriedades privadas - que englobam cerca de 50 condomínios - logo após ter tomado posse como Presidente, apesar dos seus apoiantes afirmarem que as construções foram feitas com o dinheiro pessoal do ex-jogador.

As viagens com comitivas extensas é outra das críticas apontadas ao chefe de Estado liberiano.

Nascido em Monróvia, em 1966, Weah foi o primeiro africano negro condecorado como melhor jogador de futebol do mundo pela FIFA, em 1995. Jogou em clubes como o Chelsea, AC Milan, Paris Saint-Germain e Manchester City antes de regressar, em 2003, ao país natal para se envolver na política.

O movimento de contestação queria inicialmente a demissão do Presidente, mas a população considerou que a atitude era antidemocrática e pediu que o chefe de Estado se responsabilize apenas pela fraca economia do país. 

https://www.dw.com/pt

Adesão à greve geral da função pública na Guiné-Bissau ronda os 90%, segundo o sindicatos

O secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG), Júlio Mendonça, disse hoje que a adesão ao primeiro dia de greve da função pública guineense ronda os 90%.

“Podemos dizer que estamos nos 90%”, afirmou Júlio Mendonça à Lusa.

Segundo o secretário-geral da UNTG, os setores que estão a ser mais afetados pela paralisação da função pública, que vai decorrer até quinta-feira, são a educação e a saúde e alguns ministérios.

Júlio Mendonça salientou também que a Empresa de Águas e Eletricidade da Guiné-Bissau (EAGB) não aderiu à greve.

A greve geral da função pública foi convocada pela UNTG e pela Confederação Geral das Confederações dos Sindicatos Independentes, na sequência do que consideraram ser o incumprimento do acordo assinado com o Governo em agosto de 2018.

As duas centrais sindicais exigem, entre vários pontos, a harmonização dos salários dos funcionários públicos, para acabar com as discrepâncias existentes entre funcionários da mesma categoria, o aumento do salário mínimo nacional e a cessação de ingressos na função pública.

As duas centrais sindicais estão também preocupadas com o corte nos salários dos professores e com os avultados salários auferidos pelos titulares de cargos públicos.

https://noticias.sapo.cv

Só safas mesmo nos cruzamentos kkk


Por: yanis yanick
Data /07/01/2020
O dito plano de não deixar USE. Governar ainda esta em curso (ninsi i n,ganha ikana sinta!) então vamos todos aguardar decisão do STJ. De Apreciar e pronunciar a nulidade do pleito eleitoral ocorrido no dia 29 do Dezembro de 2019.

O candidato suportado por PAIGC disse que tem elementos claras que indica que os dados dos resultado faram alteradas pelo CNE para beneficiar o candidato do movimento para alternância democrática (madem-G15) umaro sissoco embalo o supremo STJ. Deve indeferir esse contencioso eleitoral por que e extemporâneo desde ponto de vista politico ou jurídico do nosso lei eleitoral 
E se, por meios extraordinários, a Suprema Corte considerasse favoravelmente os apelos de Pereira a ponto de decidir a anulação do resultado da 2ª rodada, pode-se fazer a pergunta se ela cumprirá; aquele que apressadamente vestiu o terno de presidente para agradecer seus benfeitores. Melhor, ele trata Alpha Condé, presidente da Guiné, de colega.

Do mesmo modo que denunciamos o fato de que certos presidentes, em particular os ocidentais, não se deram ao trabalho de esperar pelos resultados finais antes de parabenizar X ou Y, devemos ter a coragem de dizer que Umaro Sissoco Embalo foi rápido demais. E sua atitude é ainda mais questionável, pois ele foi o primeiro a contestar os resultados da primeira rodada.

Desse ponto de vista, ele teve que jogar a carta da prudência para primeiro permitir ao Supremo Tribunal analisar os recursos interpostos por seu rival. E também pedir o estabelecimento de um governo de unidade nacional quando sua vitória não foi confirmada pela Suprema Corte, pode parecer suspeito.

 DEUS ABENÇOE GUINE BISSAU E O SEU POVO!
VIVA PAZ E O ENTENDIMENTO ENTRE OS FILHOS DE GUINE BISSAU!

NASA anuncia descoberta de planeta do tamanho da Terra em zona considerada habitável

A NASA anunciou na segunda-feira a descoberta de um planeta do tamanho da Terra e a orbitar uma estrela a uma distância que torna possível a existência de água, numa zona identificada como habitável.



O planeta é chamado de “TOI 700 d” e está relativamente próximo da Terra, a cem anos-luz de distância, sublinhou a agência espacial norte-americana.

A descoberta pertenceu ao satélite TESS, “projetado e lançado especificamente para encontrar planetas do tamanho da Terra e a orbitar estrelas próximas”, explicou o diretor da divisão de astrofísica da NASA, Paul Hertz.


Alguns outros planetas semelhantes foram descobertos antes, principalmente pelo antigo telescópio espacial Kepler, mas este é o primeiro do TESS, lançado em 2018.

O TESS descobriu três planetas a orbitarem a estrela, denominados ‘TOI 700 b’, ‘c’ e ‘d’. Somente o ‘d’ está na chamada zona habitável. É quase do tamanho da Terra (20% a mais), circula a estrela em 37 dias e recebe o correspondente a 86% da energia fornecida pelo Sol à Terra.

Os pesquisadores geraram modelos baseados no tamanho e tipo da estrela, a fim de prever a composição da atmosfera e a temperatura da superfície.

Uma das simulações, disse a NASA, aponta para um planeta coberto por oceanos com “uma atmosfera densa dominada por dióxido de carbono, semelhante à aparência de Marte quando jovem, de acordo com as suposições dos cientistas”.

Uma face deste planeta está sempre voltada para a sua estrela, como é o caso da Lua com a Terra, um fenómeno chamado de rotação síncrona. Essa face estaria constantemente coberta de nuvens, de acordo com este modelo.

Outra simulação prevê uma versão da Terra sem oceanos, onde os ventos soprariam do lado oculto em direção à face iluminada.

Vários astrónomos estão agora a observar o planeta com outros instrumentos, tentando obter novos dados que possam corresponder a um dos modelos previstos pela NASA.

interlusofona.info/

Está reunida - na Sede Nacional do PAIGC - a Comissão Permanente do Partido, sob a liderança do Presidente Domingos Simões Pereira. Na agenda do encontro estão a ser abordadas as questões de natureza partidária e outros temas da actualidade.







DSP Presidente

O Presidente e Candidato do PAIGC, Domingos Simões Pereira encontra a Representante do Secretário-geral das Nações Unidas, Rosine Sori-Coulibaly para troca de informações sobre a actualidade política da Guiné-Bissau. O encontro está a ser realizado na Sede Nacional do PAIGC.


DSP Presidente

IRÃO - Debandada em enterro de Soleimani faz pelo menos 35 mortos no Irão

O incidente ocorreu na cidade natal do general Qassem Soleimani, em Kerman.


Ocorreu uma debandada na procissão fúnebre do general Qassem Soleimani, o comandante da força de elite iraniana Al-Quds, morto na passada sexta-feira numa operação de retaliação dos Estados Unidos, e segundo a televisão estatal iraniana há registo de pelo menos 35 mortos.

O incidente terá ocorrido na cidade natal de Soleimani, em Kerman, no sul do Irão.

Iran: 35 mourners killed' during stampede at 
Qassem Soleimani's funeral

A estação de televisão, citada pela Associated Press, refere que os serviços de emergência iranianos registam ainda pelo menos 48 feridos.

A procissão em Teerão, na segunda-feira, atraiu milhares de pessoas à capital, ocupando várias ruas principais e secundárias.

Recorde-se que a escalada de tensão teve início quando o general Qassem Soleimani morreu na sexta-feira num ataque aéreo contra o carro em que seguia, junto ao aeroporto internacional de Bagdad, ordenado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O ataque ocorreu três dias depois de um assalto inédito à embaixada norte-americana que durou dois dias e só terminou quando Trump anunciou o envio de mais 750 soldados para o Médio Oriente.

O Irão prometeu vingança e anunciou no domingo que deixará de respeitar os limites impostos pelo tratado nuclear assinado em 2015 com os cinco países com assento no Conselho de Segurança das Nações Unidas - Rússia, França, Reino Unido, China e EUA - mais a Alemanha, e que visava restringir a capacidade iraniana de desenvolvimento de armas nucleares. Os Estados Unidos abandonaram o acordo em maio de 2018.

No Iraque, o parlamento aprovou uma resolução em que pede ao Governo para rasgar o acordo com os EUA, estabelecido em 2016, no qual Washington se compromete a ajudar na luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico e que justifica a presença de cerca de 5.200 militares norte-americanos no território iraquiano.

NAOM

Quem te ignora hoje pode precisar da sua ajuda amanhã. O mundo dá voltas!

Se existe uma verdade na vida é que o mundo dá voltas e a vida sempre encontra um jeito de nos ensinar a ser mais humildes e gratos.

Muitas vezes as pessoas ao nosso redor agem de maneira equivocada em relação a nós. Elas podem nos tratar com maldade, egoísmo e ignorância, além de abusar do nosso amor e confiança. Permanecem conosco até o momento em que lhes é conveniente, e quando não precisam mais da nossa influência, desfazem-se de nós, como se nunca nos tivessem conhecido.

Nós, é claro, ficamos muito magoados ao sermos tratados com pouco caso e podemos até procurar uma maneira de nos vingar, mas isso não vale a pena. Planejar contra alguma pessoa é perda de tempo, pois a vida sempre tem a maneira perfeita de fazer com que reconheçamos os nossos erros e aprendamos a lição.

As pessoas que hoje nos ignoram ou maltratam certamente cruzarão o nosso caminho em algum momento e precisarão de nós para algo.
O mundo está constantemente dando voltas e os papéis se invertem a todo momento, portanto não precisamos nos desgastar com pensamentos ou sentimentos ruins, porque o Universo coloca cada um exatamente onde deve estar. 

Provavelmente, você já vivenciou um momento como esse: alguém que o tratou mal ou o ignorou, depois de algum tempo, precisou de sua ajuda e precisou colocar o orgulho de lado para chegar até você. Esse é um momento muito bom porque sabemos que a outra pessoa é levada a aprender uma lição, a agir com mais humildade e educação.

É assim que as coisas funcionam. Um dia estamos no topo do mundo, e no outro precisamos do apoio daqueles que ontem estavam muito abaixo de nós, por isso devemos manter nossos corações tranquilos quando alguém nos desrespeitar, porque é apenas uma questão de tempo até que as consequências cheguem.

Não se preocupe com as pessoas mal-educadas e egoístas, nem permita que sua vida pare por causa delas.
Tudo o que fazemos tem consequências e o Universo sempre dará um jeito de fazer com que aprendamos a ser humildes e gratos. 
Siga a sua vida com a consciência e o coração tranquilos porque nenhuma maldade em sua direção ficará impune. Deixe de lado os desejos de vingança porque o mundo ensina a todos nós como devemos nos comportar. Seja pelo amor ou pela dor.

Fonte: https://osegredo.com.br

Síndrome da superioridade ilusória: quando a ignorância se disfarça de conhecimento


A superioridade é um conceito ilusório, estamos todos juntos na jornada da vida, e não importa qual seu nível de instrução, salário ou formação, você sempre pode aprender com qualquer pessoa, mesmo aquela que julga “inferior”.
A ignorância humana é um tema de estudo de sábios de todas as gerações. De Sócrates a Darwin, muitos foram os estudos realizados para determinar o que desperta o comportamento de superioridade nas pessoas, que quase sempre provém de um grande sentimento de falta interior.

Uma das teorias mais aceitas sobre o assunto é conhecida como efeito Dunning-Kruger. Elaborada pelos psicólogos David Dunning e Justin Kruger e unning da Universidade de Cornell, o efeito Dunning-Kruger caracteriza um distúrbio cognitivo, em que as pessoas que são ignorantes em um determinado assunto acreditam saber mais do que aqueles que são estudados e experientes, sem reconhecer a própria ignorância e falhas.
Essas pessoas vivem em um estado de superioridade ilusória, acreditando que são muito sábias, mas na verdade estão muito atrás daqueles ao seu redor.
Como diz o artigo de Dunning e Kruger publicado em 1999: “Os incompetentes são frequentemente abençoados com uma confiança inadequada, afiançada por alguma coisa que, para eles, parece conhecimento.”

As pessoas que possuem essa síndrome acreditam que suas habilidades são muito mais elevadas do que a média, mesmo quando claramente não entendem do que estão falando. Elas não têm a humildade de reconhecer a própria necessidade de melhora. Também não reconhecem o potencial daqueles ao seu redor, seu egoísmo as impede. 

Provavelmente você conhece alguém assim, preso em sua própria ignorância, que não faz sua parte para melhorar e ainda assim acredita que está acima do bem e do mal, e que tem o direito de julgar todos ao seu redor.
Essas pessoas, que mesmo não sabendo nada sobre um assunto, agem como se fossem mestres e tentem derrubar os argumentos bem planejados de estudiosos e especialistas são realmente desagradáveis.
Para que possamos evoluir enquanto pessoas e sociedade, é preciso que pratiquemos o diálogo saudável, onde ambas as partes tenham o mesmo direito de dar suas próprias opiniões e serem ouvidas. Aprender com o outro é uma habilidade muito importante, que deve ser incentivada, afinal não fazemos nada sozinhos nesse mundo. Podemos sempre usar a experiência de alguém para simplificar nossas vidas.

As pessoas estão cada vez mais convencidas e menos dispostas a crescerem coletivamente. Acreditamos que um diploma nos torna imbatíveis, à prova de erros. Isso está muito longe da verdade, e somente quando aprendermos a reconhecer nossas próprias limitações e nos associarmos a pessoas que podem nos oferecer aquilo que nos falta, poderemos de fato evoluir.

A superioridade é um conceito ilusório, estamos todos juntos na jornada da vida, e não importa qual seu nível de instrução, salário ou formação, você sempre pode aprender com qualquer pessoa, mesmo aquela que julga “inferior”.

Devemos trabalhar para controlar o sentimento de superioridade em nosso interior e nos abrirmos para todas as oportunidades de crescimento que surgem quando somos humildes.
Você conhece alguma pessoa que tem a síndrome da superioridade ilusória? Comente abaixo como é o convívio com ela.
ANTA, OTCHA MADEM
MITI PROTESTO NA LEGISLATIVAS
STJ NOTIFICA PAIGC MÉ ?
Npunta Nam ?

GUINÉ-BISSAU - Manuel Macedo was live.

Manuel Macedo - No meu proximo video,
VOU FALAR DA VIDA PRIVADA DE SUZI BARBOSA, DAS SUAS TRAIÇÕES A DOMINGOS SIMOES PEREIRA E DOS FUTUROS CARGOS, FAMILIAR E POLITICO, QUE ELA VAI OCUPAR NA PRESIDENCIA DA REPUBLICA.


DEIXAR DE FUMAR - Os quatro sintomas desagradáveis que vai sentir quando deixar de fumar

Abandonar o vício do cigarro pode ser extremamente difícil, especialmente quando os indivíduos experienciam sintomas de abstinência. Eis quatro coisas pelas quais o seu corpo pode passar quando parar de fumar.


Deixar de fumar pode ser a decisão mais importante que pode tomar para o bem da sua saúde neste ano de 2020.

Se conseguir dizer não ao cigarro, a verdade é que o seu organismo irá inevitavelmente beneficiar.

Ainda assim o período de abstinência pode ser altamente desafiante, e o seu corpo irá muito provavelmente experienciar alguns sintomas desagradáveis enquanto recupera.

Segundo o Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS), poderá sentir o impulso quase incontrolável para fumar e sentir-se inquieto, extremamente irritado, frustrado e cansado.

Algumas pessoas sofrem ainda de insónias e têm dificuldades em concentrar-se.

Sintomas menos comuns incluem tossir, garganta irritada, respiração ofegante, obstipação, tonturas e aftas.

Todavia, e como alerta a NHS, é importante que mantenha em mente que esses sintomas irão passar e que em breve estará a recuperar. Regra geral os sintomas tendem a desaparecer de todo entre duas a quatro semanas.

Poderá ainda sentir-se tentado a comer mais, já que o seu apetite e olfato tornar-se-ão mais intensos e apurados, o que consequentemente pode provocar o ganho de peso.

Contudo, assim que a primeira fase de abstinência ficar no passado será mais fácil perder peso, isto porque sentirá mais energia para praticar exercício físico.

Entretanto, existem uma variedade de coisas que pode fazer para aliviar a ânsia que sente. Por exemplo, tente ter à mão snacks saudáveis como fruta ou frutos secos, ao invés de chocolates ou batatas fritas de pacote.

A NHS recomenda ainda que consulte um médico que poderá orientá-lo neste processo. E para que não desespere e se mantenha firme, saiba que: “com o passar do tempo os sintomas irão desaparecer e a vontade de fumar irá passar", pode ler-se no site do organismo governamental. 

NAOM

Leia Também: Fumadores e ex-fumadores sentem dor com mais intensidade. Ciência explica

COCAÍNA - Começa na Guiné-Bissau julgamento da maior apreensão de cocaína no país

O julgamento do processo relativo à maior apreensão de cocaína feita na Guiné-Bissau, cerca de duas toneladas, tem início hoje no Tribunal Regional de Bissau.


Segundo a Procuradoria-Geral da República, no âmbito do processo foram constituídos arguidos 12 pessoas, nomeadamente sete guineenses, três colombianos, um mexicano e um de nacionalidade maliana.

As 12 pessoas são suspeitas de indícios da prática de crime de tráfico de droga, associação criminosa e branqueamento de capitais.

Em setembro, a PJ guineense anunciou a apreensão de 1.869 quilogramas de cocaína no norte da Guiné-Bissau no âmbito de uma operação, que ficou conhecida como "Navarra".

"Esta é a maior apreensão de sempre de cocaína na história da Guiné-Bissau", disse em setembro o diretor nacional adjunto da Polícia Judiciária guineense, Domingos Correia.

Em novembro, o Tribunal Regional de Bissau condenou a penas entre os 14 e 15 anos de prisão três pessoas detidas no âmbito da operação "Carapau", que culminou com a apreensão de 789 quilogramas de cocaína, apreendidas em 08 de março.




USE, em Ação Política Nô Estrangeiro!

O Presidente eleito da Guine…Bissau, General Umaro Sissoco Embalo acaba de chegar a Mombaça Quênia para encontro com o Chefe de Estado daquele País Huru Keniata.

Este é o quarto País Cissoco Embalo no âmbito do périplo que lhe conduziu a Senegal, Congo Brazaville e Nigéria.




Madem-G15/Sector Autónomo Bissau