quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Barcelona: Driss Oukabir detido, um outro suspeito abatido

O homem que tinha alugado as carrinhas usadas no ataque terrorista já terá sido detido, segundo a avança a RTVE. Um outro suspeito terá sido abatido pela polícia, não se conhecendo ainda a sua identidade.

De acordo com as últimas informações dos meios de comunicação espanhóis, Driss Oukabir, o suspeito cuja imagem já tinha sido revelada pelas autoridades, foi detido. Oukabir terá sido quem alugou as duas carrinhas utilizadas no atentado desta quinta-feira.

Driss Oukabir já tinha um mandado de captura devido a acusações de violência doméstica, mas nunca tinha sido ligado ao extremismo islâmico, embora estivesse sinalizado pela polícia. De nacionalidade marroquina, morava em Ripoll, na Catalunha.

Um dos outros suspeitos do ataque terrorista, não identificado ainda, foi abatido a tiro pela polícia em Sant Just Desvern

Os meios espanhóis indicam que este suspeito abatido será um ocupantes do veículo que atropelou três agentes dos Mossos D’Esquadra (polícia catalã) quando se recusaram a parar num ponto de controlo policial na Avenida Diagonal, em Barcelona, ao tentar sair do local.

De acordo com a mesma fonte, os ocupantes do carro, um Ford Focus branco, dispararam contra os agentes ao tentar fugir.

O última balanço oficial do atentado em Barcelona dá conta de 13 mortes e mais de 50 feridos.



Atentado terrorista na Espanha deixa vários mortos e feridos


NAOM

Agência da ONU ajuda população após cheias arrasadoras na Serra Leoa

Organização Internacional para Migrações, OIM, forneceu US$ 150 mil para o país africano; segundo relatos, centenas de pessoas morreram e muitas outras estão desaparecidas.

Deslizamentos de terra na Serra Leoa. Foto: Unicef

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.*

A agência das Nações Unidas para migrações concedeu US$ 150 mil para resposta de emergência e ajuda humanitária à Serra Leoa, após as cheias e os deslizamentos de terra que deixaram centenas de mortos.

Na sede da ONU em Genebra, o chefe da Organização Internacional para Migrações, OIM, afirmou que a agência está pronta para trabalhar com o governo do país africano para responder ao que chamou "terrível evento".

Resgate

Em Dacar, no Senegal, o chefe regional da OIM na África Ocidental, Richard Danziger, afirmou que a agência juntou-se às autoridades da Serra Leoa e à equipa da ONU no país para avaliar os danos na área afetada próxima à capital Freetown.

Segundo relatos, centenas de pessoas morreram e muitas outras estão desaparecidas após cheias e deslizamentos de terra ocorridos em diversas comunidades.

Equipas de resgate esperam descobrir mais corpos nos próximos dias e semanas.

Água

O acesso à água potável e a falta de moradia generalizada devem ser as preocupações imediatas para milhares de pessoas na capital que tem 1 milhão de habitantes.

Na semana passada, a OIM e o governo do Japão entregaram à comunidade de Mile 6, na área rural de Koyal, a primeira instalação de purificação de água de Serra Leoa, a 50 quilómetros de Freetown.

O mecanismo fornece água potável segura à população reassentada após as cheias que atingirem a capital em setembro de 2015.

*Apresentação: Denise Costa.

Unmultimedia.org


OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! ANTÓNIO SEDJA MAN APANHOU PRINCÍPIOS DE TROMBOSE( AVC) ???

Fonte: Guineendade.blogspot.sn

WarningSome news from Guineendade.blogspot.sn are not to be relied on!!!


O Procurador Geral da República António Sedja Man apanhou princípios de trombose na lateral. Sedja foi evacuado de uma forma secreta para as pessoas não saberem mas houve fuga de informação no ministério público. Há quem diga que a dias o Presidente José Mário Vaz informou-o que o iria exonerar e fontes próximas indicam que ao sair do palácio Sedja Man foi carregado para entrar no carro. 


Suleimane C.

OPINIÃO - O país caminha perigosamente para um beco sem saída.

Apesar de todos estarmos consciente disso nada se faz para desviarmos do rumo que seguimos. 

A Direção da CNE tem o mandato expirado, a ANP, órgão competente para eleger a direção da CNE, tem o seu mandato valido até 2018. Terminada a legislatura preclude os poderes da ANP de eleger a Direcção da CNE, competência reservada ao seu Plenário que deixa de funcionar, e sem a direcção da CNE com mandato valido não temos eleições. 

Pergunto, porque será que continuamos nesta via?

Fonte: Ansumane Sanha via facebook

Populares de Mafanco atacaram na noite passada o Gabinete do Serviço de Informação do Estado local


O Gabinete do Serviço de Informação do Estado da secção administrativa de Mafanco, no sector de Sonaco, região de Gabú, foi na noite passada alvo de apedrejamento por parte dos habitantes daquela mesma localidade.

Segundo um dos agentes presente durante a invasão popular, “tudo aconteceu depois dos agentes, numa operação desencadeada, terem apreendido droga(Cannabis/Liamba) na casa dum suposto traficante. Vários jovens munidos de pedras, da mesma localidade, seguiram de imediato para o referido gabinete onde se encontravam três agentes numa reunião, sobre o mesmo assunto com o chefe da tabanca (Djarga) e só foi possível dispersa-los após um tiro dado ao ar por parte de um dos agentes encurralados no interior da esquadra”. Em consequência desta invasão um agente foi ferido e evacuado para o hospital regional de Gabú e o gabinete vandalizado pelo apedrejamento.




Fonte: ONU na Guiné-Bissau

Menina de 10 anos dá à luz. Foi violada diversas vezes pelo tio

O Supremo Tribunal da índia impediu a rapariga de abortar. Tanto a menina como a bebé estão bem.


Uma menina indiana de dez anos, que engravidou depois de ter sido violada várias vezes pelo tio, deu à luz esta quinta-feira num hospital em Chandigarh, noticia a BBC.

Segundo a mesma estação britânica, nunca foi dito à menina que ela estava grávida. Durante o parto, disseram-lhe que as dores se deviam a uma enorme pedra no estômago.

O parto não teve complicações e tanto a menina como a bebé estão bem.

No final do mês de julho, o Supremo Tribunal da Índia impediu a menina de abortar, devido ao facto de a gravidez já estar demasiado avançada.

A lei indiana proíbe o aborto depois das 20 semanas de gestação.

A gravidez da rapariga só foi descoberta no início do mesmo mês, depois de esta se ter queixado de dores no estômago aos pais.

O tio da menina, que a terá violado diversas vezes, foi detido pelas autoridades indianas.

NAOM