10 de dezembro de 2019

CASOS DE VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO SUBIU DE 23 PARA 24 MIL 285 NA GUINÉ-BISSAU SEGUNDO ESTUDO DA RENLUV???

A Rede Nacional de Luta contra Violência Baseada no Género (RENLUV) publicou esta terça-feira (10/12) o estudo actualizado sobre a situação e tipologia de violência contra mulheres e crianças na Guiné-Bissau.


O estudo registou 24.285 casos denunciados nas diferentes instituições de atendimentos ao longo dos anos 2010-2018 contra 23.193 casos de violências cometidas contra mulheres no anos 2006-2010.

A cerimónia de abertura foi presidida pelo ministro do interior Juliano Fernandes que na ocasião afirmou que é urgente alicerçar alianças para eliminar todas as formas de descriminação baseada no género.

“ Urge alicerçar alianças entre as diferentes forças vivas da sociedade em torno da implementação das políticas tendentes a eliminar todas as formas de descriminação baseada no género (..). Nenhuma sociedade que pretende atingir um desenvolvimento sustentável pode dar-se ao luxo e ao desplante de segregar, violentar e discriminar as mulheres porque elas representam as colunas vertebrais das famílias”, afirmou o ministro.

Já em representação da ONU-mulher, Silvie sublinhou que os mecanismos institucionais de coordenação para o sector de violência baseada no género, são fracos e pouco coeso. “ Então é uma responsabilidade do estado de coordenar e actuar serviços. A atitude da autoridade do homem continua a ser agressiva, permissiva pautando a justiça pela morosidade, a impunidade, de parentesco o de aceitando aliciamento nos processos de casos de violências associados às mulheres”.

Entretanto, a presidente da RENLUV Aissatu Indjai explicou que a actualização desse estudo tem como propósito permitir actualizar a situação de violências que as mulheres continuam a ser alvos, “ permitindo assim a sua melhor adequação as demandas do momento, no sentido de traçar estratégias para contornar a situação de violação flagrante dos direitos fundamentais da camada maioritária da Guiné-Bissau”.

Os principais resultados do estudo mostram que a violência baseada no género faz parte do quotidiano bissau-guineense e ainda as comunidades continuam a ocultar as informações que impedem actuação da justiça.

Por: Nautaran Marcos Có

radiosolmansi.net

Guiné-Bissau: "Não há escola, não há justiça, não há saúde, não há nada"

71 anos após a promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ainda há muito por fazer neste capítulo na Guiné-Bissau. Faltam hospitais, as aulas são interrompidas e a Justiça é morosa e "corrupta".



A situação dos Direitos Humanos na Guiné-Bissau é preocupante, queixam-se vários cidadãos ouvidos pela DW África, sobretudo porque tem havido recuos nos últimos tempos.

"Não há escola, não há justiça, não há saúde, não há nada", resume uma enfermeira de Bissau. "Estamos no zero".

As aulas nas escolas públicas guineenses têm sido constantemente interrompidas por causa das greves dos professores, há falta de hospitais, centros de saúde, técnicos e material sanitário, e a Justiça é vista como morosa e "corrupta".

Um professor lamenta que a Justiça, ao nível da Guiné-Bissau, seja "um pouco coxa, porque a corrupção fala mais alto".

Dificuldades para ir à escola

A inacessibilidade aos serviços básicos é ainda mais evidente no interior do país.

Bubacar Djaló, secretário executivo da Estrutura Comunitária de Animação e Sensibilização para o Desenvolvimento (ECASD), explica que nem todas as aldeias têm escola e isso faz com que muitas crianças tenham dificuldades em ir às aulas.

A organização não-governamental tem atuado nas regiões de Bafatá e Gabú, no leste do país, onde, muitas vezes, o acesso às escolas é "difícil", não só pela distância "grande", como também devido às "péssimas condições das estradas".

Há aldeias sem ambulâncias 

No interior, o acesso aos serviços de saúde também é complicado, segundo Formosinho da Costa, ativista dos direitos humanos na região de Quinará, no sul do país.

"Não é fácil para a pessoa que tiver uma doença grave, porque todas as povoações estão longe dos centros de saúde. Ainda há aldeias onde a ambulância do hospital não pode chegar devido à má condição da estrada e as pessoas transportam os doentes em motorizadas".

"Isso é grave", continua o ativista. "Imagine uma pessoa que não se pode mexer, porque está doente, como é que pode sentar na motorizada?"

Em julho, a Liga Guineense dos Direitos Humanos publicou um relatório, em que pintou um quadro negro do sistema nacional de saúde da Guiné-Bissau, considerando-o de "ineficiente e corrupto". Segundo o documento, a corrupção deve-se sobretudo a má gestão nos hospitais, falta de transparência nos centros de saúde e à fraca fiscalização.

Em junho, o bastonário da Ordem dos Advogados, Basílio Sanca, denunciou casos de corrupção no próprio aparelho judicial do país, falando numa alegada "venda de despachos" por parte de magistrados.

"Temos que lutar"

Perante os vários obstáculos ao acesso dos cidadãos a serviços básicos, o presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), Augusto Mário da Silva, defende a adoção de políticas claras, por parte do Governo, para fazer face aos problemas, oferecendo-se para ajudar: "Por exemplo, vamos poder colocar à disposição do Parlamento dados estatísticos específicos, que possam justificar a adoção de determinados diplomas legais para efetivamente fazer face à situação com que nos deparamos".

Uma estudante de Direito ouvida pela DW nas ruas de Bissau também dizia que não é só o Executivo guineense que tem a responsabilidade de resolver os problemas no país - a população também tem de colaborar. 

"Temos que lutar para que isso seja possível, mudar a situação", afirmou.

A Guiné-Bissau está na lista dos países com baixo desenvolvimento humano, segundo um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), divulgado na segunda-feira (09.12). Entre os motivos apontados para a classificação estão as persistentes "desigualdades e falta de acesso aos serviços de saúde e educação".

DW


LE NIGÉRIA ET LE GHANA REJETTENT LA NOUVELLE MONNAIE L’ÉCO TANT QUE LA FRANCE…


C’est le 1er juillet 2020 que doit entrer en vigueur l’éco, la nouvelle monnaie commune de la Communauté des Etats d’Afrique de l’Ouest. Mais, dans un premier temps, il s’agira simplement de changer de nom. Huit Etats sur les quinze que compte la Cédéao vont donc remplacer le franc CFA par l’éco l’an prochain. Mais, dans un premier temps, il s’agira simplement de changer de nom, et non de monnaie. Ce n’est que plus tard que les Etats africains qui utilisent le franc CFA devraient envisager une rupture de la convention qui les lie avec la France pour obtenir l’autonomie du contrôle de leurs réserves de change.

Lors de leur 55e sommet, qui a eu lieu le 29 juin dernier à Abuja (Nigeria), les chefs d’Etat de la Communauté des États de l’Afrique de l’Ouest (Cédéao) ont entériné leur projet de création de monnaie unique qui va s’appeler l’éco. Mais selon l’économiste Togolais Yves Ekoué Amaizo, certains pays membres de la Cédéao ne veulent pas d’une rupture brutale avec le Trésor français. Il estime que “la partie francophone menée par Allasane Ouattara (le président de la Côte d’Ivoire, ndlr) dit que la meilleure solution pour le futur de l’éco, c’est qu’il soit en fait une prolongation du franc CFA. Ce qui veut dire qu’il y aura un certain nombre d’amendements qui seront faits. Mais ce sera toujours le franc CFA, avec toutes les conditionnalités : le compte d’opération, la convertibilité… avec le Trésor français.”

Résistance du Nigeria et du Ghana, l’économiste malien Cheickna Bounajim Cissé estime ainsi que les deux géants de l’Afrique de l’Ouest, le Nigeria et le Ghana, n’adopteront pas cette nouvelle monnaie tant que persistera un contrôle de Paris. Selon lui, “techniquement, ce n’est pas tenable. Politiquement, ce n’est pas tenable.” Cheickna Bounajim Cissé assure que, sur le plan technique, aucun des État de la Cédéao ne remplissait, en 2018, les critères de convergence. “Sur le plan politique, ce n’est pas tenable parce que les signes que nous avons du Nigeria et du Ghana ne sont pas prometteurs quant à leur intégration à cette future monnaie. C’est une idéologie économique qui sépare les pays francophones de l’UEMOA et les pays anglophones qui sont incarnés par le Nigeria et le Ghana.”

Amamos-te muito! Feliz aniversário ❤️ - Texto. Acury Vaz corria


Hoje o MELHOR PAI do mundo faz anos 🎉!
Papa que sejas muito feliz e que estejas sempre rodeado dos que mais te amam! 
Obrigada por todos os momentos que já passamos juntos e que existam muitos mais porque é sempre um grande prazer poder partilhá-los contigo.
Obrigada por sempre teres cuidado de nós e agora dos nossos! 
Obrigada por fazeres a palavra família fazer cada vez mais sentido para nós! 
Obrigada por nos colocares sempre no topo das tuas prioridades.
Amamos-te muito! Feliz aniversário ❤️

Fonte: JOMAV Presidente di Paz

Semana africana de ciência e tecnologia comemorada com marcha e plantações no espaço verde em Bissau.



TGB Televisão da Guiné-Bissau 

Radio África FM92.00 - Situação atual de professores na Guiné-Bissau


Guinea-Bissau - Ultima narrativa falsa do PAIGC


O PAIGC e os apoiantes do Domingos S. Pereira decidiram "acordar" agora, e protestar acordos que eles próprios fizeram e atribuir a culpa á oposição.

Pois só agoram, lembraram-se que a Guine-Bissau tem sempre ocupado uma posição de desvantagem, no que diz respeito a acordos relacionados com os nossos recursos naturais.

Como é que um partido passa meio século a vender os nossos recursos ( e a pór esse dinheiro no seu bolso) e depois acusa a oposição de serem responsáveis pelos erros que eles pròprios cometeram????

Afinal quem esteve no poder durante esse tempo todo? A desgraça de Guiné começou bem antes desses últimos 5 anos. A incompetência dos governos do PAICG condenou a Guine-Bissau a décadas de miséria. Nós não temos a memória curta.

Agora, como sentem a ameaça de termos Presidente que vai renegociar e ao mesmo tempo manter uma boa relação com o Senegal, estão preocupados.

Isso chama-se : inveja

Quem vendeu a Guiné foram voçês.

O General veio para desfazer todas as borradas do PAIGC.

Os dominguistas, políticos instantâneos, jovens que ignoram a história triste do próprio partido, é que só acordaram agora. Deviam ter vergonha se estar a reivendicar as próprias borradas.

O PAIGC de agora não é RENOVADO mas sim RECICLADO. É o mesmo material, mas com uma cara nova: O Domingos. ( que não se intende nem com os dirigentes do próprio partido).
O problema é que uma pessoa só não pode acabar com a podridão desse partido.

NINGUÉM MUDA O PAIGC!
O PAICG É QUE MUDA AS PESSOAS.
O CANCRO VAI TER QUE SAIR DA GUINÉ

Em vez de se preocuparem com os aliados assassínos dos Domingos (o Condé em Conacri) que estão a matar o próprio povo, querem desviar a nossa atenção. Depois de terem desrespeitado a communidade muçulmana querem vir com histórias.

Não vão conseguir nos desconcentrar.
A vitória é certa. Chega de borradas!

Fonte: Apoiantes a candidatura de General Umaro Sissoco Embaló

"Estamos e estaremos com o presidente do partido Nuno Gomes Nabian, ontem, hoje e amanhã, congratulamos com a sua posição de apoiar a candidatura do General Umaro Sissoco Embalo nestas segunda volta das eleições presidenciais", frisou o JUVENTUDE DE APU-PDGB (JUDA).



Bissau Última-Hora

Especial Eleições Presidenciais - Candidato do MADEM G-15, General Umaro Sissoco Embalo, cada vez é visto como principal vencedor da segunda volta das eleições presidenciais e ganha mais terreno na cidade de Bafata



Bissau Última-Hora

Le peuple de Guinée-Bissau, il faut voter a la candidat du MODEM G-15 Général Oumaro Sissoco Embalo!



Bissau Última-Hora

#OPERAÇÃO #TURBADA! - DEPUTADO DA NAÇÃO DE CÍRCULO ELEITORAL 16 GABU. JOSÉ CARLOS MACEDO MONTEIRO NA LINHA DE FRENTE



Junior Gagigo 

Agudiza crise no PAICV. Ex- Ministra desvincula-se do Partido


Marisa Morais, Ministra nos anteriores governos do PAICV, e ferrenha defensora do Partido, acaba de pedir a sua desvinculação do maior Partido da Oposição

Em nota remetida via correio eletrónico, ontem, domingo, 8, ao Secretário Geral do PAICV, e com conhecimento da Presidente do Partido, Janira Hopffer Almada e do seu vice, Rui Semedo, Marisa Morais solicitou, com efeitos imediatos, desvinculação do Partido de que foi Ministra durante vários anos.

Na nota, Marisa Morais pede a Julião Varela que informe aos órgãos e serviços do PAICV para “evitar que me enviem documentos para análise”.

A posição de Marisa Morais é resultado da crise política no PAICV e que se agravou nos últimos dias, na sequência das eleições internas para escolha de nova liderança.

Outros nomes fortes do sistema PAICV estão agastados com a atual liderança de JHA. Júlio Correia, Filú, José Sanches são alguns destes.

opais.cv

Iva Cabral declara apoio a Domingos Simões Pereira e apela ao povo guineense que recorde e siga os ensinamentos do seu pai, Amílcar Cabral


UNIDADE E LUTA
Iva Cabral

A segunda volta é, a meu ver, completamente diferente da primeira já que os proponentes são apenas dois, mas sobretudo porque o adversário tem características diferentes de todos os candidatos anteriores, não só da primeira volta destas eleições como de todos os candidatos a presidência da República do nosso país.

Que características são essas:
- Não tem nenhuma experiência governativa, já que acho que os meses em que foi primeiro ministro do JOMAV não pode contar como grande experiencia e mais não teve nenhum resultado positivo.
- Utilização de fake-news para influenciar a campanha e seus resultados.
- Utilização de uma mensagem desqualificada e insultuosa como forma de escamotear o debate das questões essenciais do Estado.
- Distribuição de dinheiro e de materiais.
- Utilização de um discurso e propaganda religiosa radical e étnica com o objectivo de manipular as crenças e fragilidades da população.
- Incoerência politica: critica a CEDEAO, quando a base da sua nomeação como primeiro-ministro foi um acordo da CEDEAO; reclama soberania quando vendeu a medalha Amílcar Cabral a El Bashir e depois assina acordos eleitorais com vista as presidenciais em território senegalês desprezando a mesma soberania que alega.

Esta realidade é completamente diferente da primeira volta e principalmente muito mais perigosa já que do seu resultado depende a unidade da nossa pátria, o reforço da consciência nacional e até a sobrevivência da nossa nação. Nação, essa que custou muitos sacrifícios, sofrimentos e vidas.

Cabral já alertava sobre a fragilidade da nossa Nação nascente:
“Mas temos de dar atenção à propaganda que fazem para nos desmobilizar, pois temos algumas fragilidades. Por exemplo, é através da luta que estamos a construir uma nação. Ainda somos frágeis nesse aspecto e alguns dos que cá estão sentados, mesmo alguns responsáveis do Partido, não atingiram a consciência exacta do que é a nossa Nação. Alguns continuam a sentir-se mancanhas, papéis, mandingas ou balantas mais do que propriamente guineenses.… nosso futuro é possível, como nação africana, como povo africano, para a marcha para a paz, o progresso e a felicidade ... Isso se formos capazes de eliminar do nosso meio todos os oportunistas, ambiciosos, malandros, bandidos e falsos, para concentrarmos o nosso trabalho sobre a inteligência e o valor daqueles que são sérios, honestos, dedicados, amigos verdadeiros do nosso povo…..

O que estas eleições demonstram é que a nossa Nação ainda é frágil e este escrutínio corre o perigo de aumentar ainda mais essa fragilidade. Por isso, a responsabilidade do cidadão eleitor é dupla: eleger um presidente que possa aglutinar à sua volta o povo guineense e salvaguardar as conquistas da luta de libertação entre as quais a maior foi construída sob o lema “Unidade e Luta”: a Nação guineense.

Esse Presidente, a meu ver, tem que ser Domingos Simão Pereira já que é o único dos candidatos que consegue aglutinar os guineenses à volta de um projecto, de um objectivo comum, de um sonho. É ele que representa aqueles cidadãos que Cabral considerava “sérios, honestos, dedicados, amigos verdadeiros do nosso povo”. É ele que será capaz de lutar contra os “oportunistas, ambiciosos, malandros, bandidos e falsos”, salvaguardando assim a continuidade da edificação da nossa Nação.

O que a segunda volta representa não é apenas a escolha de um candidato com o qual nos revemos ideologicamente ou sentimentalmente, mas sim a escolha da continuidade da construção e reforço, para não dizer salvação da Nação guineense e da Independência que tantos sacrifícios custaram.

Por tudo o acima dito, eu voto DSP (no número 1) e apelo às mulheres, aos jovens, a todos os cidadãos que amam a Guiné, que se sentem guineenses, que querem uma Nação unida e forte, que ambicionam ver o seu país desenvolver-se, que desejam que o nosso Estado resgate a sua dignidade internacional, que se unam e lutem para elegermos o Homem que hoje tem a capacidade de guiar-nos na realização desses objectivos sob o lema de Cabral “Unidade e Luta”.


Infelizmente, a Dra. Iva Cabral, filha primogénita de Amilcar Cabral continua a pensar estar a lidar com analfabetos na Guiné-Bissau. Certamente não foi essa a Educação que recebeu do Pai da Nacionalidade Guineense!


Por: Mestre Fernando Casimiro 

Em 46 anos de Independência da Guiné-Bissau e do assassinato de Amilcar Cabral, e das sucessivas barbáries, entre assassinatos, perseguições, torturas de Guineenses, pelo PAIGC, a "digníssima" Dra. Iva Cabral não tem nenhum trabalho académico publicado até hoje...

Calou-se, refugiou-se num silêncio ensurdecedor, mesmo na busca de verdades sobre o assassinato de Amilcar Cabral, seu pai, ou do golpe de Estado que tirou da Presidência da Guiné-Bissau, seu tio Luís Cabral.

Por que será...?!

Que historiadora é, afinal, Iva Cabral...?!

Agora quer escrever a história das eleições presidenciais deste ano na Guiné-Bissau, quando ainda se aguarda a segunda volta das eleições...?!

Quer santificar uns e diabolizar outros, quando, seja quem for o vencedor da segunda volta das eleições presidenciais agendadas para 29 de Dezembro próximo, terá que respeitar o seu concorrente, pois que, esse também, terá certamente, muitos votos de milhares de cidadãos eleitores que gostariam de tê-lo como Presidente da República.

Para quê a diabolização de 1 entre 2 candidatos, quando qualquer um deles pode vir a ser o próximo Presidente da República da Guiné-Bissau, dependendo disso, numa perspectiva transparente e real, a vontade, a decisão, nas urnas, do povo eleitor?

Dra. Iva Cabral, nesta segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, concorrem 2 cidadãos guineenses, votados pelo povo eleitor guineense a essa segunda volta, num universo de 12 candidatos. Mesmo desgostando de um dos 2 candidatos, respeite os votos de milhares de cidadãos eleitores que decidiram filtrar 2 entre 12 candidatos, para que houvesse uma segunda volta das eleições presidenciais.

O Povo eleitor se quisesse dar ao candidato da Dra. Iva Cabral a vitória na primeira volta, tê-lo-ia feito, mas tal não aconteceu, e dessa decisão do Povo Eleitor é que a Dra. Iva Cabral deveria tirar as devidas ilações, antes de entrar para o campo do desprezo e da diabolização do "outro" candidato...

Estamos em democracia, cara historiadora, e o Pluralismo tirou lugar à Unicidade do PAIGC, enquanto Partido/Estado...

Saiba respeitar todo e qualquer político guineense, sem fazer juízos de valor, assentes em acusações que não pode provar, ainda que possa fazer críticas e questionamentos, como contributos para a elevação do clima de transparência que deve nortear a vida política, institucional, social, económica e outras, da Guiné-Bissau.

Como é fácil e barato assumir a Academia e a Intelectualidade, na Guiné-Bissau, por via da realização de eleições legislativas e, ou presidenciais...

Didinho 09.12.2019 — com Fernando Casimiro.

Abaixo tribalistas do PAIGC - Leopold Sedar Domingos



Leopold Sedar Domingos 

O GENERAL DI POVO, PORQUE CONSEGUIU AGLUTINAR AS GRANDES FIGURAS E LIDERES CARISMÁTICOS JÁ TEM GARANTIAS A CONSOLIDAR NO DIA 29 DE DEZEMBRO.


COM OS APOIOS DO MADEM-G15 VEM   REUNINDO TODOS, EM TORNO DA GRANDE QUESTÃO NACIONAL DE RESGATAR A SOBERANIA E DIGNIDADE DO POVO GUINEENSE, CUJA EPÓPEIA FOI ESCRITA COM SANGUE, SUOR E SACRIFICIOS DOS NOSSOS COMBATENTES DA LIBERDADE DA PÁTRIA.

É IMPERATIVO HAVER ALTERNANCIA DEMOCRÁTICA E UMA VIRAGEM DA PÁGINA PARA A ESTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO HARMONIOSO DA GUINÉ BISSAU.

Rogerio Dias

O PRESIDENTE DO PRS, ALBERTO NAMBEIA JÁ ESTÁ NO TERRENO, ACOMPANHADO DA JUVENTUDE DO PRS.

PRS JÁ INICIOU O APELO AO VOTO PARA O GENERAL DI POVO, FIGURA QUE CONSEGUIU CONGREGAR A SUA VOLTA TODOS OS LIDERES E PESOS PESADOS DA OPOSIÇÃO, ALÉM DE FIGURAS E LIDERESCSRISMATICOS DA ACTUALIDADE POLITICA GUINEENSE:

A juventude do Partido da Renovação Social, com reforço do Presidente de PRS, Alberto Mbunhe Nambeia, em acção na região de Tombali, na localidade de Cubumbam, sector de Catió em contacto direto com eleitorados.







Rei David / Rogerio Dias

LION INTERNACIONAL BOTCHE CANDE. VISITOU A SEDE REGIONAL DE MADEM G-15 EM BAFATA


DIPUS DE SI ENCONTRO KI SI ELEITORADOS, NA ZONA DE GABU LION SIM PIRDI TEMPO E BAI VISITA SEDE DE REGIONAL DE MADEM G-15 NA BAFATA.
LION NACIONAL SEMPRE AOELA UNION NACIONAL ENTRE MADEM PSR APU MOVIMENTO JOMAV KI MOVIMENTO BOTCHE NA SINTIDO DE É TARBADJA EM BLOCO NA ES ELEIÇÕES PRESIDENCIAL.


 #OPERAÇÃO #TURBADA, LESTE DO PAÍS, NÃO A TEMPO A PERDER RUMO A VITÓRIA FINAL.💪💪💪✌✌✌👏👏👏

Junior Gagigo /Papa Jomav /Atchara Dunu de Quelele