sexta-feira, 26 de março de 2021

Buhari Prays Against Another Civil War In Nigeria

President Muhammadu Buhari

By Muideen Olaniyi dailytrust.com  Fri Mar 26 2021

President Muhammadu Buhari on Friday offered a special prayer against another civil war in Nigeria.

President Buhari spoke at an event to welcome the World leader of the Tijjaniyya Islamic Religious Movement, Sheikh Muhammadul Mahy Niass, the Grand Khalifa of Sheikh Ibrahim Niass.

The President, who recalled that in the 30 months of the civil war, Nigerians on both sides lost numerous lives, prayed that “never again shall we experience such”.

President Buhari, in a statement issued by his spokesman, Garba Shehu, paid tribute to the patriotic martyrs of the civil war whose glorious sacrifices enabled the unity of this great nation.

Buhari, who thanked the Movement for their profuse prayers for an end to the war and the reunification of Nigeria, welcomed the Grand Khalifa to Nigeria and lauded their efforts in finding solutions to the problems of security in the country.

President Buhari described the visit of the spiritual leader as historical and hailed the sect for its peaceful conduct.

The leader of the Tijjaniyya in Nigeria, Sheikh Dahiru Usman, described the sect as the largest with 70 million followers across the globe and prayed for continued peace and blessings for the country.

Sheikh Niass said he had come to formally introduce himself as the new leader to the Government and people of Nigeria.

He prayed for peace, unity and the greatness of Nigeria.

Guiné-Bissau: Projeto “Capacitação Pedagógica" | Instalação de um sistema de painéis solares na Escola São Francisco Xavier

Por instituto-camoes.pt sexta-feira, 26 março 2021 

No âmbito do Projeto “Capacitação Pedagógica”, foi instalado um sistema de painéis solares na Escola São Francisco Xavier, em Bafatá, na Guiné-Bissau, permitindo assim que a mesma possa contar com um fornecimento elétrico contínuo, nem sempre garantido no contexto do país.

O projeto, promovido pela ONGD Sol sem Fronteiras, em parceria local com a Cáritas Diocesana de Bafatá, conta com o cofinanciamento do Camões, I.P., e tem por objetivo apoiar o desenvolvimento qualitativo da gestão pedagógica do Jardim Infantil Santa Teresinha do Menino Jesus (com 118 alunos e 100 alunas), da Escola São Francisco Xavier (com 305 alunos e 338 alunas) e do Liceu Leopoldo Pastori (com 170 alunos e 170 alunas), em Bafatá, através da capacitação do corpo docente e da direção (10 mulheres e 41 homens) e ainda, a criação de infraestruturas de apoio.


Comunicados sobre a Marcha publicada nas redes sociais e de descontos impostos aos honorários dos combatentes.







Guiné-Bissau: “Primeira Campanha agrícola da época seca traz primeiros sinais positivos na zona leste do país”...

"GOVERNAÇÃO DE CAMPO 2021"   "FOME ZERO"

“Primeira Campanha agrícola da época seca traz primeiros sinais positivos na zona leste do país”

O Ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural efetua a sua terceira visita as regiões de Bafatá e Gabú onde está a decorrer a primeira campanha de produção da época seca na Guiné-Bissau.

Abel da Silva Gomes e a sua Equipa decidiram retomar a agricultura irrigada depois de mais de quarenta anos, com a finalidade de combater a fome e a pobreza.

Esta quinta-feira, 25 de Março de 2021, a equipa técnica de Abel da Silva Gomes visitou as bolanhas de Campossa, Capé, Contuboel, Plano IV e V, Campo de INPA, Campo de Agro-multiplicadores de sementes e o Campo dos funcionários de INPA ( Instituto Nacional da Pesquisa Agrária).

A equipa visitou também as bolanhas de Canghali, Saré-Dabel, Madina Iobá e Waquilaré, com o objetivo de constatar a evolução dos trabalhos e dos constrangimentos no processo da lavoura.

São no total treze localidades identificadas pelo Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural, nas regiões de Bafatá e Gabú, para a primeira campanha de produção da época seca.

Apesar de fracos recursos, o Ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Abel da Silva Gomes, pediu os técnicos do seu ministério a redobrarem os esforços para o sucesso da campanha.

Aos agricultores o governante pediu uma forte colaboração no combate a fome e a pobreza na Guiné-Bissau, através do aumento da produção e da produtividade.  

A visita prossegue esta sexta-feira, 26 de Março de 2021, no setor de Sonaco (região de Gabú) no centro horizícola de Carantaba, Saucunda e Leba, no sábado Abel da Silva Gomes visitará as localidades onde estão a decorrer a lavoura antecipada da época da chuva no setor de Boé. 






O assessor de comunicação 

Mamadú Baldé 26 de Março de 2021

Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural

Jovens do PS-Portugal chegam à Bissau a convite da JRS, para Primeira Academia Formação Política e Ideológica de Dr Koumba Yala.

RadioBantaba

CPLP aprova proposta de livre circulação de pessoas na lusofonia

© Lusa

Por LUSA 26/03/21 

O Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovou hoje, em reunião extraordinária presidida por Cabo Verde, a proposta de livre circulação de pessoas no espaço lusófono, para ser levada à cimeira de Luanda.

"Chegámos a uma solução de geometria variável, que permite a todos os Estados-membros as melhores soluções no quadro da mobilidade", anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, país que detém a presidência rotativa da comunidade, Rui Figueiredo Soares.

O governante presidiu, a partir da Praia, a esta 15.ª reunião extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP (que junta os ministros dos Negócios Estrangeiros ou das Relações Exteriores dos Estados-membros), realizada em formato de videoconferência, devido à pandemia de covid-19.

Com a aprovação deste projeto de acordo sobre a mobilidade na CPLP, disse, será possível "transformar uma comunidade de países numa comunidade de pessoas na qual os cidadãos se possam sentir integrados".

O chefe da diplomacia cabo-verdiano admitiu que este "não foi um consenso fácil" e que não era possível "fazer um acordo que fosse único para todos os países", pelo que a solução passa por entendimento com "vários níveis de mobilidade" e com "diferentes velocidades".

Trata-se de uma convenção geral que depois de ratificada na próxima cimeira ainda carecerá de regulamentação própria de cada país, em função dos quadros legais dos vários Estados, das suas "disposições constitucionais" e das exigências ou limitações dos espaços territoriais em que cada um está integrado, precisou Rui Figueiredo Soares.

"Nós não podemos fazer aqui um prognóstico geral quanto à data em que cada um dos Estados-membros sejam cumpridas as formalidades e o acordo possa entrar em vigor", acrescentou o ministro cabo-verdiano, recordando que os parlamentos de cada país ainda terão se chamados a ratificar o acordo, após aprovado pelos chefes de Estado e do Governo da CPLP.

No entanto, admitiu que no caso de Cabo Verde será possível aprovar o acordo em definitivo em outubro, logo após as férias parlamentares de agosto e setembro.

Na sessão pública de abertura desta reunião, o secretário-executivo da organização, o embaixador português Francisco Ribeiro Telles, sublinhou que a esperada aprovação do acordo representa "um virar de página na CPLP".

"E o ponto em que nos encontrámos neste processo negocial, que culminará em Luanda, é uma garantia de que aprovaremos um texto ambicioso, inovador, exequível, que permitirá concretizar o desígnio da mobilidade que já vem desde os acordos de Brasília, de 2002", destacou.

A aprovação do acordo representa também o ponto alto da liderança da CPLP por Cabo Verde -- que foi prolongada por um ano devido às limitações em 2020 com a pandemia de covid-19 -, e o documento terá ainda ser ratificado na 13.ª Conferência de Chefes de Estado e do Governo, prevista para julho, em Luanda, que vai marcar a transição da presidência da organização para Angola.

"Este acordo penso que é o mais valioso legado que a excelente presidência cabo-verdiana deixará à CPLP", assumiu Francisco Ribeiro Telles.

A CPLP conta com nove Estados-membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

COSTA DO MARFIM: Patrick Achi confirmado como primeiro-ministro da Costa do Marfim

© SIA KAMBOU/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto  26/03/21 

O ex-secretário-geral da presidência da Costa do Marfim Patrick Achi, chefe de Governo em exercício desde 8 de março, foi confirmado como primeiro-ministro do país pelo chefe de Estado, Alassane Ouattara, foi hoje anunciado.

"Patrick Achi foi nomeado primeiro-ministro e chefe do Governo", e o Presidente da República pediu-lhe "que apresente a proposta de um novo Executivo o mais rapidamente possível", segundo um decreto lido por Fidèle Sarassoro, a nova secretária-geral da presidência.

Achi, 66 anos, foi nomeado primeiro-ministro interino a o8 de março para substituir o então chefe do Governo, Hamed Bakayoko, que morreu, vítima de cancro, a 10 de março na Europa, onde esteve hospitalizado durante três semanas.

Alassane Ouattara presidiu ao último Conselho de Ministros do Governo de Bakayoko na quarta-feira, dizendo que iria proceder "nos próximos dias à nomeação de um novo primeiro-ministro, responsável por propor um novo governo".

Desde 2017, os governos da Costa do Marfim foram liderados por dois primeiros-ministros, que morreram, devido a doença, com oito meses de diferença: Amadou Gon Coulibaly, morreu aos 62 anos a 08 de julho de 2020, depois Hamed Bakayoko, aos 56 anos.

Patrick Achi, nascido, a 17 de novembro de 1955 em Paris de pai marfinense do Sul do país e mãe francesa, exerceu o seu primeiro cargo ministerial a 24 de janeiro de 2000, como ministro das Infraestruturas Económicas e porta-voz do Governo de um país então liderado pelo antigo Presidente Laurent Gbagbo.

Permaneceu no Ministério das Infraestruturas Económicas durante 17 anos sob cinco chefes de Governo, antes de ser nomeado pelo Presidente Ouattara como Ministro de Estado e Secretário-Geral da Presidência.

Durante as últimas eleições legislativas de 6 de março, foi reeleito deputado.

Doka Ferreira fez uma transmissão ao vivo...24 de março de 2021

Vídeo by: Tigre Malasia

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE ...Juelrica Costa k Fala guintis k Sai di Europa K mas Cansa Puto Português

SOCIEDADE GUINÉ-BISSAU : Você tem duas vacas, come-as todas em uma semana e sonha que os doadores ou a comunidade internacional lhe dão mais vacas.

Por Jorge Herbert

SOCIALISMO: Você tem duas vacas e dá uma para o seu vizinho.

COMUNISMO: Você tem duas vacas, o governo pega as duas e lhe dá leite.

FASCISMO: Você tem duas vacas, o governo pega as duas e vende leite para você.

NAZISMO: Você tem duas vacas, o governo as toma e mata você.

CAPITALISMO: Você tem duas vacas, você vende uma e compra um macho. Você multiplica suas vacas e há crescimento econômico. Você os vende, se aposenta e vive dos seus lucros.

CAPITALISMO MODERNO: Você tem duas vacas, você vende uma e compra um macho. Você multiplica suas vacas e compra as de seus vizinhos. Então seus vizinhos se tornam seus pastores, você os paga em moedas de macaco e eles morrem pobres.

SOCIEDADE AMERICANA: Você tem duas vacas, você vende uma e você tem que fazer a outra para produzir leite como 4 vacas. Pelo estresse de produzir além de sua capacidade, ela morre. Você contrata um consultor para entender essa morte.

SOCIEDADE FRANCESA: Você tem duas vacas, você entra em greve porque quer uma terceira vaca.

SOCIEDADE ALEMÃ: Você tem duas vacas, você as modifica para que elas vivam 100 anos, comam uma vez por mês e cuidem de si mesmas.

SOCIEDADE CHINESA: Você tem duas vacas, você vende leite para seus compatriotas e produz leite plástico para exportar para o resto do mundo. Você fica rico.

SOCIEDADE GUINÉ-BISSAU : Você tem duas vacas, come-as todas em uma semana e sonha que os doadores ou a comunidade internacional lhe dão mais vacas.

Quando isso não acontece, você diz q deu as duas vacas aos POBRES NECESSITADOS DO PAÍS ai eles dizem q não receberam nenhuma vaca então vc vai aos DJAMBACOS, ou ao MURUS, ou ao padre Virgílio ou outro gurus de uma igreja e espera por vacas milagrosas. 

Você jejua 40 dias e 40 noites sem comer ou beber para que as vacas caiam do céu.

Finalmente você morre em extrema pobreza.

Mondelane Domingos Dias fez uma transmissão ao vivo....25 de março de 2021

 


Nenedjo Balde fez uma transmissão ao vivo...26 de março de 2021

Mulheres da UDEMU dão as boas vindas ao DSP e reafirmam fidelidade ao PAIGC

Fonte:ditaduraeconsenso.blogspot.com

Intervindo no acto, a Secretária  Geral da UDEMU, Biloni Nantamba Nhasse, assegurou que  as mulheres guineenses continuam comprometidas política e socialmente com o PAIGC por ser o único Partido com o Programa (Terra Ranka) para alavancar o desenvolvimento da Guiné-Bissau e assegurar o empoderamento da camada feminina.

Enquanto isso, DSP agradeceu e enalteceu o empenho das mulheres para as conquistas políticas do PAIGC, mesmo num contexto difícil de crises cíclicas, agravadas pela pandemia da COVID-19. Apelou a todas, enquanto mães  a deixarem ensinamentos  aos jovens para, juntos, "alcançarmos  novas vitórias..."


M.C.

Líder do PAIGC entrega um donativo de 20 mil máscaras faceal a Alta-comissária para COVID-19.

No ato, Domingos Simões Pereira sublinha a importância da contribuição do PAIGC no quadro de combate a coronavirus, COVID-19. 

A Alta Comissária, Magda Robalo agradece o gesto e lança o repto aos actores políticos a seguirem o exemplo.

Aliu Cande

ESWATINE vs GUINÉ-BISSAU: FINAL - A Guiné-Bissau venceu Eswatini, por 3-1, com os golos de Marcelo, Alfa Semedo e Pelé.

Tv Futebol Total

Leia Também: 

Eliminatória CAF: GUINÉ-BISSAU VENCE ESSUANTÍNI POR 3 – 1

Jornal Odemocrata  26/03/2021  

A seleção de futebol da Guiné-Bissau visitou e venceu a sua congénere Essuatíni por 3 a 1, esta sexta-feira, 26 de março de 2021. Alfa Semedo estreou-se com a camisola dos Djurtus e teve oportunidade de fazer um dos três golos.

Os dois outros golos foram marcados pelo Marcelo Djaló e Pelé, ambos também estreiaram a marcar pela seleção nacional.

Numa partida a contar para quinta jornada de fase qualificação para Taças das Nações Africanas (CAN2022), a realizar-se nos Camarões, os Djurtus conseguiram três pontos na luta para a qualificação para CAN’2022, esperando o desfecho da partida entre o Congo Brazzaville e o Senegal, ainda hoje.

A partida transmitida na página oficial do Facebook da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), ficou marcado com a determinação dos pupilos de Baciro Candé em obter três pontos frente a uma equipa que venceu na primeira jornada no Estádio 24 de setembro em 2020.

Num embate muito equilibrada entre as duas seleções que jogaram na capital de Essuatíni, “Os Djurtus” souberam aproveitar as oportunidades para fazer três golos.

Aos 15 minutos da primeira parte a seleção nacional abriu o marcador por intermédio de Marcelo Djaló, na sequência de um pontapé de canto de Fali Candé e quatro minutos depois, a seleção local igualou o placar pelo seu capitão da equipa.

Volvidos 5 minutos, a seleção nacional fez o seu segundo golo pelo estreainte Alfa Semedo. O jovem jogador formado na academia do Sport Lisboa e Benfica, aproveitou grande trabalho de Jorginho na direita para fazer o golo com pé esquerdo.

Na segunda parte, a seleção nacional chegou ao terceiro golo por intermédio de Pelé, na sequência da marcação de um livre. Além do golo marcado, o jogador do Rio Ave fez grande exibição como o Alfa Semedo, João Jaquité e Jonas Mendes, que defendeu uma grande penalidade aos 88 minutos.


Em declarações à imprensa no final do jogo, Baciro Candé, disse que a seleção interpretou a missão de forma sábia.

“A prova disso conseguiram ganhar. Agora, resta-nos preparamos para o jogo em Bissau com a seleção de Congo”.

Para o secretário de Estado da Juventude e Desporto, Florentino Dias, o governo vai continuar a trabalhar para criar condições aos jogadores no sentido de poderem enfrentar melhor outras seleções.

Na partida desta tarde, Marcelo Djaló e João Mário saíram tocados na segunda parte, também permitiu os dois atletas estreiaram com a camisola da seleção, Simão Júnior e Fali Candé.

Com triunfo frente Essuatíni, a Guiné-Bissau soma 6 pontos no Grupo I, estando em terceiro lugar, atrás do Congo que soma 7 e o Senegal que tem 12 pontos, já com  qualificação garantida. Quando foram 16h00 desta sexta-feira Congo vai jogar contra o Senegal. Essuatíni que perdeu com a Guiné-Bissau soma um ponto numa altura que falta uma jornada para término da fase qualificação.

No próximo dia 30 do mês em curso, os Djurtus vão receber em casa a seleção do Congo Brazzaville, uma partida que pode decidir a segunda seleção apurada do mesmo grupo.  

Por: Alison Cabral / Aguinaldo Ampa


SUÍÇA PEDE VOTO DA GUINÉ-BISSAU PARA UM CARGO NO CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS

Por Jornal Odemocrata   

A embaixadora da Confederação Suíça para o Senegal, Cabo Verde, Guiné Bissau, Gâmbia, Mali e Mauritânia, Marion Weichelt Krupski, disse nesta quinta-feira, 25 de março de 2021, que está na Guiné-Bissau para pedir  o voto do governo guineense à candidatura do seu país para membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A embaixadora fez essa declaração à saída da audiência com o Presidente da República, Úmaro  Sissoco Embaló, no final da sua missão diplomática  para seis países da Costa Ocidental da África.

A diplomata suíça  aproveitou a ocasião para apresentar o novo Cônsul Geral Honorário da Suíça na Guiné-Bissau, o guineense Alfredo Hadem.

Marion Weichelt Krupski disse aos jornalistas ter abordado com Sissoco Embaló questões ligadas ao desenvolvimento nesses países da região africana, onde esteve a representar seu o Estado. Considerou “ profícuos” os laços de cooperação, tanto com a Guiné-Bissau quanto com os restantes países da Sub-região.

Marion Weichelt Krupski reconheceu os esforços da Guiné-Bissau no campo diplomático, tendo realçado as relações bilaterais existentes entres os dois países.

“Desde a independência a Guiné-Bissau a Suíça têm mantido uma relação bilateral intensa e coesa, reforçada com a nomeação do seu primeiro cônsul honorário no país desde os anos oitenta.

“Como sabem, a SWISSAID, que tem trabalhado no país, é uma fundação Suíça e tem uma parte de apoio direto do governo Federal Suíço. Tem desenvolvido ações comunitárias em diferentes comunidades guineenses”, disse.

Realçou que deixará a região africana com a sensação de “missão cumprida”.

A embaixadora Marion Weichelt Krupski esteve a representar a Confederação Suíça no Senegal, Cabo Verde, Guiné Bissau, Gambia, Mali e Mauritânia, desde 2017.

Por: Epifânia Mendonça

Foto: : E.M   

Audiência: ANP e PNUD analisam acordo de financiamento de projeto construção de instituições fortes

Por capgb.com

O presidente da Assembleia Nacional Popular Cipriano Cassamá recebeu esta quinta-feira 25 de Março de 2021, em audiência o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para analisar e trocar impressões sobre o acordo de financiamento de projeto de construção de instituições fortes na Guiné-Bissau, assinado na semana passada em Dacar pelo presidente da ANP e o governo da Japão.

A saída da audiência no hemiciclo guineense, o representante do PNUD na Guiné-Bissau, Tjark Engenhoff referiu que o projecto visa modernizar o parlamento, capacitar os deputados na sua tarefa de fiscalização das atividades governativas, construção de um Tribunal Judicial no país melhorar a comunicação com o cidadão e apoiar as reformas essenciais do país.

Orçado em cerca de 2.6 milhões de dólares, o projecto terá a duração de três anos e tem o componente do fortalecimento de Estado do direito e Democrático.

De referir que a assinatura foi feita na semana passada em Dacar (Senegal) pelo presidente da Assambleia Nacional Popular (ANP) Cipriano Cassamá e o governo de Japão.

Declarações do Presidente da República após visita aquartelamento de Base Aérea

Presidente da República está a visitar aquartelamento de Base Aérea
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO...@Rádio Jovem Bissau

INFORMAÇÕES EM TEMPO REAL!

SINDICATO DEMOCRÁTICO DOS PROFESSORES E FRENTE NACIONAL DOS PROFESSORES E EDUCADORES (SINDEPROF E FRENAPROFE)
           "FRENTE COMUM"
INFORMAÇÕES EM TEMPO REAL!
Hoje a Frente Comum enviou uma nota informativa ao ministro da educação nacional, Dr. Ariceni A. Jibrilo Baldé, de que está circular nas escolas públicas do país uma lista para registo dos professores identificando os sindicatos em que estão associados ou inscritos.
Para a Frente Comum, este ato tem um caráter meramente perseguidor. Sendo do conhecimento de todos que num estado de direito, existe uma liberdade coletiva plasmada, nos termos do art. 55° da Constituição da República, e liberdade individual ou seja de inscrição prevista no art. 11° n° 1 da lei n° 8/91, de 3 de outubro (Lei da Liberdade Sindical).

Sendo assim, a liberdade de inscrição é composta por duas facetas: a faceta negativa e a positiva. A faceta negativa é quando um associado sair da organização e a positiva é quando inscrever-se na organização como sócio.

Portanto, os professores são livres de entrarem ou saírem num sindicato sem nenhuma coação, a semelhança da movimentação dos militantes dum partido para o outro.

Sem mais assunto de momento, a Frente Comum manifesta a sua total disponibilidade em colaborar e contribuir para a pacificação do setor de ensino, por isso aguardam com a expetativa uma boa resposta.

Bissau, 25 de março de 2021
O Responsável da Informação, Dinamização e Divulgação de Atividades Sindicais
(Departamento da Comunicação: Mamandin Indjai & Queba Seidi)
                       QUEBSE

Queba Seidi

Guiné-Bissau: Lançamento das operações de atualização da Cartográfica Eleitoral.


Braima Camará pede abertura da sessão parlamentar para um debate sério sobre as questões da vida do país, onde segundo ele, os líderes partidários poderão defender os pontos de vista em relação a situação política, económica e social, evitando as calúnias e difamação.



Guiné-Bissau: Presidente da República está a visitar aquartelamento de Base Aérea


NOVO EMBAIXADOR DA GUINÉ-BISSAU NA NIGÉRIA ENTREGA CARTAS CREDENCIAIS AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

O novo embaixador da Guiné-Bissau entregou, as suas cartas credenciais ao Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari.

João Ribeiro Butiam Có foi nomeado Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Guiné-Bissau na República Federativa da Nigéria no mês de janeiro último.

Ribeiro Butian Có, que foi ministro dos Negócios Estrangeiros, das Comunidades e da Cooperação Internacional, vai acumular agora o cargo do Embaixador para que foi nomeado, com o de representante da Guiné-Bissau junto à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que tem a sua sede principal em Abuja, capital da Nigéria.

Alison Cabral / João R. Butiam Có