sábado, 1 de janeiro de 2022

O Governo de transição do Mali pediu hoje à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) mais cinco anos para completar o período de transição política após o golpe militar de 2020.

© Lusa

Por LUSA  01/01/22

A nova proposta foi comunicada em Acra pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Mali, Abdoulaye Diop, ao presidente em exercício da CEDEAO, o chefe de Estado do Gana, Nana Akufo-Addo.

O chefe da diplomacia do Mali explicou à televisão pública do seu país que Akufo-Addo tomou nota do seu pedido, que será analisado pelos Estados-membros da organização sub-regional africana.

Os resultados das consultas realizadas nos últimos dias no Mali entre as diferentes forças políticas e sociais do país propõem estender o período de transição entre seis meses e cinco anos.

Tal implica adiar a data das eleições marcadas para fevereiro próximo para que o país possa voltar a recuperar a legitimidade constitucional.

A data de fevereiro foi uma exigência da CEDEAO, da qual o Mali faz parte, para retirar as sanções impostas a Bamako após os dois golpes militares de agosto de 2020 e maio de 2021.

À semelhança da França, antiga potência colonial do Mali, a CEDEAO exige que Bamako respeite o período de transição estabelecido em 18 meses após o primeiro golpe de Estado, que termina em fevereiro, quando devem ser convocadas eleições presidenciais e legislativas.

Mas outros países como China, Rússia, Argélia e Marrocos apoiam a posição da junta militar e pedem que se leve em consideração a atual situação de insegurança no Mali, marcada pela atividade 'jihadista'.

O atual Governo maliano não controla grande parte do país, particularmente o norte e o centro, onde a administração central está praticamente ausente, e os ataques realizados por diferentes grupos 'jihadistas' estão a aumentar.

DJURTUS RECEBEM MAIS DE 600 MIL DÓLARES PELA PRESENÇA NO CAN’2021

©️ O Golo GB 

POR O GOLO GB  JANEIRO 1, 2022

A presença da seleção nacional de futebol, Djurtus, no Campeonato Africano das Nações Camarões TotalEnergies’2021, vai render mais de seiscentos mil ($600000) dólares americanos à Guiné-Bissau, apurou O Golo GB.

O valor em causa tem a ver com a qualificação e participação no Campeonato Africano das Nações, independentemente se os Djurtus passarem ou não da fase de grupos. Ou seja, o valor em causa já está garantido, uma vez que a turma nacional estará na prova.

De acordo com as informações recolhidas pela redação de O Golo GB, a Guiné-Bissau já recebeu uma parte desse montante, mais de 200 mil dólares, para preparar a sua participação. Assim como todas as seleções que estão apuradas para a competição.

Ano pós ano, a Confederação Africana de Futebol (CAF) tem vindo a aumentar proporcionalmente o valor dos prémios, por exemplo, no último CAN’2019 no Egito as 24 seleções incluindo a Guiné-Bissau receberam seiscentos mil dólares cada, segundo os dados do site angolano PRODESPORTO, consultados pela redação de O Golo GB.

De acordo com PRODESPORTO, o prémio em dinheiro dividido entre as equipas participantes no CAN’2019 no Egito foi aumentado em relação à Copa Africana das Nações 2017 em Gabão.

Nas terras dos Faraós as 24 seleções participantes no evento tiveram a garantia de pelo menos duzentos e sessenta mil ($260000) dólares americanos, antes da prova, para ajudar nos preparativos para a fase final do torneio.

O Golo GB soube que nesta 33.ª edição do Campeonato Africano das Nações Camarões TotalEnergies’2021, o valor vai ser superior em relação ao recebido pelas seleções presentes no Egito, ou seja, os países participantes no CAN’2021 deviam receber neste momento mais de 200 mil dólares americanos para ajudar na preparação da Copa Africana das Nações dos Camarões.

Na última edição Egito’2019 o vencedor do CAN, a seleção da Argélia levou para casa $4,5 milhões de dólares, além do troféu recebido na final disputada no dia 19 de Julho. Os vice-campeões, os Leões de Teranga do Senegal receberam 2,5 milhões de dólares americanos, os semifinalistas levaram 2 milhões e 800 mil para as seleções que ficaram nos quartos-de-finais.

“Todas as equipas que foram eliminadas na fase de grupos receberam $475 mil, o que quer dizer que todos os países que disputaram o Campeonato Africano das Nações no Egito receberam pelo menos 600 mil dólares americanos cada”, lê-se no artigo de 2019 do site Prodesporto.

Já nesta edição de 2021 em Camarões, o vencedor receberá cinco milhões (5.000.000) de dólares americanos, mais de 500 mil em relação à competição anterior no Egito, assim a CAF aumentou o valor do prémio de qualificação e de participação para as 24 seleções apuradas para CAN’2021.

 Café com Música e Sociologia, Por Favor

PR de São Tomé e Príncipe promete “expulsar a miséria e a mediocridade”

Por africa21digital.com

O Presidente de São Tomé e Príncipe disse, sexta-feira (31) que o país tem de entrar em 2022 com um “querer genuíno e determinação sem limite” para expulsar definitivamente “a miséria e a mediocridade” em que vive hoje.

“É preciso dar o salto para a modernidade. Temos de entrar para o ano de 2022, com outras perspetivas, com outro olhar, com otimismo, com a crença de uma sociedade melhor, mas igualmente, com o querer genuíno e determinação sem limite, que nos expulse definitivamente da miséria e da mediocridade em que vivemos hoje”, afirmou Carlos Vila Nova na sua primeira mensagem de Ano Novo como Presidente daquele país lusófono.

Lembrando que a sua missão é “essencialmente um projeto de justiça e progresso social”, o Presidente, que tomou posse em outubro, salientou que não se pode contentar “com a justiça nem com a proteção social que o país tem hoje”.

“É preciso reformar a justiça e reformar o Estado, reformar as instituições. Mas reformar com ambição (..)” porque hoje “já não satisfaz ajeitar ou fazer remendos”, sublinhou.

Para Carlos Vila Nova, não há “a mínima dúvida que o país está enclausurado numa teia de corrupção, que de banal e camuflada passou a ser aberta, direta e institucional com proporções nunca dantes visto, minando a estrutura do Estado.”

“Por isso, não poderia terminar esta minha intervenção sem falar da justiça, porque é imperativo que se ponha termo à injustiça reinante”, afirmou.

A corrupção,”sob todas as suas formas, grandes e pequenas, as suspeitas de corrupção, críticas e denúncias, anónimas e não anónimas veladas e abertas”, marcaram 2021, disse.

“O ano que acaba hoje foi profundamente marcado por tudo isso, sem que tenhamos registo de um ato sério vigoroso, decisivo de combate à corrupção”, acrescentou.

Assim, “corremos o risco que ela se enraíze, se fortaleça, se torne natural e se naturalize”, frisou.

Neste cenário, defendeu também que os são-tomenses têm de entrar em 2022 “com um outro modelo, mais aberto, mais simplificado, mais flexível, mais congregador e menos divisionista, para que cada um possa ter a sua oportunidade e libertar as suas energias e capacidades de criação e inovação”.

Num discurso que disse estar a fazer com “bastante emoção”, não só por ser o seu batismo, mas por ser feito “num momento muito difícil e complicado” para o país, o Presidente fez questão de expressar a cada uma das famílias que perderam os seus entes queridos, devido às chuvas torrenciais e prolongadas que se abateram sobre a ilha de São Tomé, as suas “sentidas condolências” e assegurou: “toda a nação está ao vosso lado neste momento de bastante dor e tristeza”.

Além disso, lembrou os muitos compatriotas e pessoas espalhadas por todo o continente africano e pelo mundo inteiro que “não podem celebrar como gostariam, pelas mais variadas e absurdas razões”, esta época festiva.

Para Carlos Vila Nova, o ano de 2021, à semelhança do que já foi o anterior, “foi muito duro para os são-tomenses”, com destaque para “as tempestades destes últimos dias, particularmente as do dia 28 do mês de dezembro, com todo o seu cortejo de danos e destruições”, que no seu entender vieram chamar à atenção para um aspeto da vida coletiva do país “muito mal tratado”.

“Os pedidos de socorro das nossas populações e da sociedade civil esbatem-se num muro de silêncio, quando o nosso ambiente é deixado à fúria avassaladora dos homens, para os quais não há limites à sua atuação”, sublinhou.

“O que as mãos dos homens são capazes de fazer”, disse, defendendo que perante o que viu e ouviu nestes últimos dias do ano, quando visitou as localidades afetadas pelas inundações “já não basta reclamar, é preciso agir imediatamente e com toda a força que a Lei nos permite”. “Não podemos ser cúmplices dessa selvajaria”, acrescentou.

Outro facto que não pode ser esquecido para Carlos Vila Nova “é o número de casos de violência doméstica, tanto sob a forma de ofensas corporais e morais como sob a forma de homicídio””.

“A nossa sociedade, bem como as instituições vocacionadas, não podem continuar a tolerar estes crimes, que não têm qualquer razão de ser”, sublinhou.

Para o Presidente, “o país está literalmente parado” e “a pandemia serviu de desculpa para tudo, incluindo para os nossos erros e negligências, bem como para os nossos humores e caprichos, que se traduziram em inexplicáveis desperdícios.

“Não podemos continuar a desperdiçar sobretudo aquilo que não temos nem somos capazes de produzir e de que a comunidade precisa como do ar de que respira ”

Pelo menos duas crianças morreram na ilha de São Tomé no final desta semana, na sequência de inundações causadas por chuvas intensas que começaram na terça-feira, e que provocaram destruições de pontes cortes de vias e vários danos para a população do país, incluindo perdas de casas.