28 de setembro de 2020

FFGB: CLUBES E ASSOCIADOS ELEGEM SUCESSOR DE MANELINHO NA QUARTA-FEIRA

28/09/2020 / Jornal Odemocrata 

Os clubes e associados da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), vão eleger na quarta-feira, 30 de setembro de 2020, o sucessor do presidente cessante do organismo, Manuel de Nascimento Lopes “Manelinho”, a quem foi vedado o direito de concorrer a um terceiro mandato pela Federação Internacional de Futebol(FIFA).

Na disputa à liderança da cadeira da FFGB estão 6 candidatos nomeadamente: Carlos Teixeira “Caíto”, antigo vice-presidente do órgão, Benelívio Cabral Nancassa Insalí, Fernando Tavares, presidente da Liga dos Clubes de Futebol, Mutaro Bari, Paulo Mendonça e António Patrocínio, ambos membros cessantes do comitê executivo do organismo.

A readmissão da candidatura de Caito Teixeira gerou polêmica no seio dos 5 candidatos. Outra questão em debate neste momento, segundo apurou o semanário O Democrata, é o local onde vai decorrer o processo eletivo. 

A Comissão Eleitoral e direção cessante do órgão transmitiram ao executivo na semana passada que a sala reuniões da FFGB oferece condições para a realização do ato, respeitando as regras do combate à covid-19.

Em conversa esta segunda-feira, 28 de setembro de 2020, com O Democrata, o candidato Benelívio Cabral Nancassa Insalí mostrou abertura total dos restantes candidatos em participar na eleição da FFGB, uma vez que a comissão voltou atrás com a sua decisão.

“Estamos dispostos para tomarmos parte na eleição do dia 30 de setembro, mas com duas condições. Primeiro: não vamos às eleições com Caíto Teixeira e a segunda condição é não aprovar a decisão da comissão que pretende realizar eleições na sede da federação, uma vez que no passado o Alto Comissariado para a Covid-19 tinha alertado que a instalação não oferecia condições do distanciamento social”, argumentou Cabral Nancassa Insali.

Nancassa Insalí sustenta ainda que o coletivo dos candidatos questionou a Comissão Eleitoral liderado por Lino Lopes sobre o assunto, mas mantiverem em total silencio e sem justificação sobre a matéria.

Perante este cenário, Insalí diz que já informaram a FIFA sobre o caso e anunciou ainda que o coletivo pretende avançar para a instância judicial para impedir a realização de eleições, caso as suas pretensões não forem atendidas pela comissão.

Em reação em conversa telefônica ao semanário O Democrata, o presidente da Comissão Eleitoral, Lino Lopes, confirmou que houve uma reunião com o coletivo, na qual a comissão esclareceu aos candidatos os motivos que levarem a readmissão da candidatura de Caíto Teixeira, em relação ao local do ato eleitoral, Lopes afirma que a sala de reunião tem condições para que haja o distanciamento social.

Sobre uma eventual ida a justiça do coletivo dos candidatos, Lino Lopes disse que a comissão não tem conhecimento deste assunto, embora admita que o coletivo dos candidatos tenha todo o direito de avançar para instância judicial.

Confrontado com a situação no ultimo sábado, o diretor geral dos Desportos, Alberto Dias, disse que as condições transmitidas pela comissão, se forem postas em prática o ato eleitoral decorrerá sem nenhum incidente.

Segundo Dias, uma vez que a FIFA vai seguir todo processo, através das plataformas digitais, as condições já estão criadas para que o processo tenha lugar nas instalações da FFGB no alto Bandim.

Com esta situação, o presidente do clube de Canchungo, Mamadu Bobó Djaló, mostrou-se recetivo em relação ao ato eleitoral e admite que o futuro de futebol poderia ficar comprometido.

A Guiné-Bissau vive uma situação complexa no que concerne à transição do poder na Federação do Futebol. As cíclicas crises políticas reinantes no país parecem ter atingido também e com gravidade, a FFGB, que está debaixo de fogo cruzado devido à polémica instalada com a readmissão da candidatura de Teixeira e ao local onde deverão decorrer as eleições.

Por: Alison Cabral

Covid-19: Unicef vai instalar pontos de água em mais de 1.500 escolas da Guiné-Bissau

LUSA    28.09.2020 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciou hoje que vai instalar pontos de água em 1.500 escolas da Guiné-Bissau, no âmbito dos apoios dados ao combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus

“Na área educativa estamos a apoiar o Ministério da Educação na reabertura das escolas com formação dos professores e diretores, na área do saneamento e da prevenção de doenças. Também vamos instalar pontos de água para lavagem de mãos em 1.500 escolas do país”, disse Ainhoa Jaureguibeitia, representante adjunta da Unicef na Guiné-Bissau.

Jaureguibeitia falava no Alto Comissariado para a Covid-19, em Bissau, onde procedeu à entrega de 20 camas hospitalares para o centro de isolamento de pacientes com aquela doença.

As aulas na Guiné-Bissau deveriam ter começado em setembro, mas o início do ano letivo foi adiado para 05 de outubro para serem criadas condições de permanência nas escolas no âmbito do combate à pandemia.

O Alto Comissariado para a Covid-19 vai voltar a reunir-se com o Ministério da Educação esta semana e espera que estejam reunidas as condições para o início do ano escolar.

“É importante que as crianças possam voltar às escolas”, afirmou a alta comissária para a covid-19, Magda Robalo.

Segundo Ainhoa Jaureguibeitia, também vão ser instalados pontos de água em 50 centros de saúde de Bissau e das regiões e em 900 aldeias de várias regiões do país.

A maior parte das casas e escolas da Guiné-Bissau não tem água canalizada. Lavar as mãos com regularidades é uma das formas de prevenir a covid-19, além da utilização de máscara e do distanciamento social.

Segundo os dados divulgados hoje pelo Alto Comissariado para a Covid-19, a Guiné-Bissau registou na última semana 38 novos casos positivos, elevando o total acumulado para 2.362, mantendo-se 39 óbitos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 33,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em África, há 35.440 mortos confirmados em mais de 1,4 milhões de infetados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia no continente.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MSE // LFS



”Guiné-Bissau precisa melhorar a qualidade do ensino”, diz "Comissário da organização para educação


Bissau, 28 Set 20 (ANG) – O Comissário da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para Educação, Ciência e Cultura   disse que a Guiné-Bissau precisa melhorar a qualidade de ensino para estar a altura de quadro de outros países membros da organização.

Leopoldo Amado falava aos jornalistas esta segunda feira, após a audiência com o chefe de Estado.

Em declarações  aos jornalistas, o comissário disse que está de férias no país e que veio reportar  as autoridades aquilo que é a participação da Guiné-Bissau através de alguns órgãos importantes que país ocupa neste momento, nomeadamente o cargo de comissariado para Educação, Ciência e Cultura, que representa com dignidade e orgulho.

Amado disse que veio  fazer uma visita de cortesia ao chefe de Estado e ao mesmo tempo reportar-lhe aquilo que são as dificuldades e também falar dos desafios e oportunidades que a Guiné-Bissau tem no âmbito da CEDEAO e também sobre a ciência e cultura e como o país pode aceder a meios, fundos e ajudas que a comunidade coloca a disposição dos países de Estados membros para seu desenvolvimento.  

"Precisamos  fazer tudo para que os nossos diplomas sejam reconhecidos lá fora, há um problema de equivalência e reconhecimento dos nossos diplomas porque a formação que produzimos não é muito respeitado lá fora, e é uma formação inflacionada aos olhos dos outros”, diz aquele responsável."

Amado realçou que o grande desafio da Guiné-Bissau é a melhoria da qualidade de ensino, porque “precisa ser um País competitivo” pelo que deve fazer com que toda a camada juvenil fale, fluentemente, o português, Inglês e francês, para poder competir com os  jovens de países de sub-região. 

ANG/MI//SG

MAGDA ROBALO EXORTA O GOVERNO A CUMPRIR MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA COVID-19

28/09/2020 / Jornal Odemocrata

A Alta Comissária para a Covid-19, Magda Robalo Silva, advertiu esta segunda-feira, 28 de setembro de 2020, o governo a ser o primeiro a cumprir as medidas de prevenção contra o coronavírus,previstas no regulamento do Estado de calamidade.

“Nós encontramos várias vezes situações de aglomeração de governantes usando de forma incorreta as máscaras, o que não constitui bom exemplo às populações” disse. 

Durante a conferência de imprensa para a apresentação do boletim semanal da situação epidemiológica do coronavírus na Guiné-Bissau, Magda Robalo disse que a sua instituição não tem competência para fiscalizar o cumprimento das medidas de prevenção, mas sim a de recomendar as medidas. 

“Continuamos a pedir ao governo a ser o exemplo e que ajude na implementação das medidas preconizadas no decreto e no regulamento” disse.

Para a médica, o governo tem que respeitar o seu próprio decreto e zelar pela implementação das medidas a nível das instituições, quer privadas quer estatais e encorajar as pessoas a respeitar as medidas de prevenção, porque há muitas instituições onde não se vê dispositivos para lavagens frequente das mãos.

Questionada sobre o início das aulas na próxima semana (05 de outubro), Magda Robalo espera que hajam condições necessárias para o cumprimento das medidas de prevenção, contudo disse que as escolas cumpriram com as recomendações do alto comissariado e espera que sejam também cumpridas as recomendações previstas no Estado de Calamidade.  

De acordo com o boletim semanal (21 a 26) apresentado hoje, o país registrou 38 novos casos de coronavírus e 95 recuperados, o que faz subir de 2324 para 2362 casos acumulados e os recuperados de 1549 a 1638. 

Mantêm-se os números de óbitos por covid (39), e dos óbitos (06) de pessoas com covid, mas que a causa da morte são outras doenças. E o número dos ativos é de 679, estando atualmente internadas seis pessoas, uma (1) em Bissau, duas (2) em Bafatá e três (3) em Biombo.  

Foram analisadas 1207 novas amostras das quais 38 resultaram positivas e 1169 negativas, e foram reapreciadas 97 amostras.

Os dados indicam que a região sanitária de Bissau conta com um total de 2043 casos de acumulados, dos quais 1474 estão recuperados, 28 óbitos por COVID- 19 e 569 ativos. A região sanitária de Biombo tem 139 casos, 98 recuperados, 07 óbitos e 32 ativos. Região de Cacheu conta com 42 casos, 30 estão recuperados e 12 ativos.

A região sanitária de Bafatá continua com 52 casos dos quais 12 recuperados, quatro óbito e 36 ativos. Oio com 22 casos, dos quais 09 recuperados e 13 ativos. A região de Quinara 37 positivos dos quais 5recuperados e 32 ativos. A região de Tombali com 09 casos, um recuperado e oito ativos.

A região sanitária de Gabú tem 03 casos, 02 recuperados e um ativo. Região sanitária de Farim conta com 14 casos dos quais quatro recuperados e 10 ativos. E a região sanitária de Bolama continua com um positivo ativo.  

Por: Epifânia Mendonça

Foto: E.M

Guiné-Bissau: Ministro da Justiça inaugura novas instalações do Centro de Produçáo de Bilhete de Identidade em Bissau

Ibraima Sori Baldé   Setembro 28, 2020

O minisitro da Justiça, Fernando Mendinça, procedeu hoje, dia 28 de setembro, à inauguração das novas iinstações  do Centro de Produção de Bilhete de Identidade, em Bissau, sitas no Alto Bandim, concretamente na Zona 7.

O Ministro da Justiça inaugura um novo Centro de Produção dos Documentos Biométricos no Bairro de Bandim@TGB Televisão da Guiné-Bissau 

O local é dotado de todas as condições necessárias para o seu funcionamento, havendo duas salas de espera para os utentes, cada uma com capacidade para cerca de 80 pessoas, além de um salão VIP.

Dispõe também de oito casas de banho, sendo que quatro são para o público e outras tantas para a Administração. Conta ainda com uma cozinha.

Depois da corte da fita, o governante percorreu todas as dependências da nova casa, acompanhado de explicações dos responsáveis da empresa SEMLEX que, atualmente, é responsável pela produção de Bilhete de Identidade na Guiné-Bissau. 

A SEMLEX construiu um edifício de raiz para proporcionar aos guineenses condições aceitáveis para a obtenção daquela peça de identificação. Os trabalhos foram orçados em mais de 370 milhões de francos CFA.

O ministro Fernando Mendonça congratulou-se com as condições detrabalho encontradas. 

Lembrou dos três novos centros de produção de Bilhete de Identidade abertos em Bissau (Santa Luzia, Missira e Bairro Militar). Tudo para descentralizar os serviços e evitar as aglomerações das pessoas no agora ex-instalações que funcionavam no centro da cidade.











Angola: Luanda - Manifestaçōes contra desemprego e burla de investidores

As imagens das manifestaçōes em aniversário presidencial de João Lourenço

Manifestação contra desemprego em Luanda, Angola, 26 setembro 2020

VOA  Setembro 28, 2020

No dia em que o Presidente angolano, João Lourenço, completou três anos de mandato, duas manifestações tomaram algumas artérias de Luanda em protesto contra a alta taxa de desemprego no país e a burla de que cerca de que mais de mil pessoas dizem ter sido alvo em projetos habitacionais.

Luanda: Manifestaçōes contra desemprego e burla de investidores

Com a taxa de desemprego oficial atingiu os 32,7% em agosto, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), depois de um aumento 4% face ao mesmo período do ano passado, centenas de manifestantes, na sua maioria jovens, pediam emprego.

O protesto pacífico começou no Cemitério de Santana e terminou no Largo das Heroínas.

"Emprego é um direito, desemprego marginaliza", foi a palavra de ordem manifestação em que os os participantes fizeram questão de lembrar ao Presidente “a sua promessa de 500 mil empregos” em cinco anos, como disse à VOA Leonardo Kenenyata, porta-voz da organização.

Refira-se que, apesar da colaboração da Polícia Nacional em manter a ordem e de não evitar o protesto, alguns participantes usaram alguma violência verbal contra os agentes.

Desemprego em alta

A manifestação acontece um dia depois de ter sido publicado um estudo da Afrobarometer, realizado no final de 2019, que revelou que, na altura, cerca de oito em cada 10 angolanos consideram que o Governo do país tinha um desempenho "mau" ou "muito mau" na condução da economia.

"Cerca de oito em cada 10 angolanos avaliam como sendo "mau" ou "muito mau" o desempenho do Governo na manutenção da estabilidade dos preços (78%), criação de emprego (75%), melhoria da condição de vida dos pobres (75%) e a gestão geral da economia (71%)", concluiu o Afrobarometer, uma rede de pesquisa pan-africana e não partidária.

Os residentes das províncias de Luanda e de Cabinda eram os mais descontentes com o desempenho do Governo de João Lourenço.

No caso de Luanda, 88% dos entrevistados estavam descontentes com o desempenho do Executivo na criação de emprego, enquanto 90% em relação à na manutenção da estabilidade dos preços.

Já em Cabinda, o estudo refere que 90% dos entrevistados manifestaram descontentamento em relação ao emprego e 89% não estavam satisfeitos com a estabilidade dos preços.

No meio urbano, a reprovação do desempenho do Governo na criação de empregos situa-se nos 80%, enquanto no meio rural esta alcança os 65%.

Marcha contra "burla" da Build Angola

Também em Luanda neste sábado, duas centenas de cidadãos que se consideram lesados pela empresa Build Angola marcharam para pedir justiça no que dizem ser uma burla que ascende a 200 milhões de dólares.

O caso arrasta-se desde a 2018, quando eles moveram um processo cível no tribunal contra os promotores angolanos e brasileiros da Build Angola, que prometeram um conjunto de empreendimentos, mas nunca chegaram a ser concretizados.

Trajados com 't-shirts' brancas com a palavra 'Basta!', os manifestantes pediram justiça no caso que, segundo eles, afeta mais de mil pessoas, muitas delas já falecidas.