8 de abril de 2021

Encontro com o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e o Procurador-Geral da República, com objetivo de analisarmos em conjunto os assuntos relacionados com as nossas Instituições.





 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

UNTG considera estranho as declarações de Umaro Sissoco Embaló.

União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG), reagia está manhã, 08 de Abril de 2021, as últimas declarações de Umaro Sissoco Embaló, segundo as quais havia afirmando que, “não tinha conhecimento” que havia greve no aparelho administrativo do país, sustentando que, já deu orientações para que sejam encontradas soluções de pôr fim comas greves que têm parado a função pública, afirmou ontem o chefe de estado, no Hospital Nacional Simão Mendes, quando respondia questões colocadas por jornalistas sobre a greve que está a afetar administração pública guineense.

Em conferência realizada na sede da maior central sindical, o porta-voz da (UNTG), João Domingos da Silva afirmou que, as paralisações vigente no sector público começou desde Janeiro deste ano, e disse estranhar a locução do presidente Embaló.

sustentando que, o PR foi facultado todos os documentos numa das reuniões de Conselho de ministros no qual foi presidido por ele, surpreendentemente ouvimos nos órgãos de comunicação social do país as declarações estranhas e preocupante proferidas pelo chefe de estado.

O sindicalista adverte que, declarações deste tipo poderá pôr em causa a paz social.

Reagindo as sucessivos ondas de greve, João da Silva fala em não cumprimento do memorando de entendimento e de mais leis, condiciona o normal funcionamento da administração pública e fragiliza o funcionamento cabal de um Estado de direito democrático.

De recordar que, a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG), principal central sindical do país, iniciou a greve geral na função pública desde passado dia 01 deste mês com duração de trinta dias.

Tendo como ponto chave das revindicações, o melhoramento das condições laborais, cumprimento dos regulamentos de contratação para a função pública e o aumento do salário mínimo para 100.000 francos CFA, devido ao aumento de novos impostos que se faz sentir na esfera social.

Por: Capgb.com

Guiné-Bissau: O Presidente da República Úmaro Sissoko Embalo reune esta Quinta-feira (08-04-2021), com titulares do poder judicial na mesma mesa.


 Por Rádio Jovem Bissau

Trata-se do procurador-geral da República, Fernando Gomes, e presidente do Supremo tribunal da Justiça Paulo Sanha. Um encontro que se aguarda com grande expetativa devido últimos conflitos entre os mesmo.

De salientar que o PGR pediu no mês passado ao Conselho Superior de Magistratura Judicial para ouvir o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanhá, na sequência de uma denúncia feita em abril de 2018.

Enquanto que o Tribunal Regional de Bissau convocou no mesmo período o procurador Geral da República para julgamento por um suposto desvio de fundos públicos nos meados de 2012, quando desempenhava as funções do Ministro da Função Pública.

O referido encontro está marcado para 11 horas e 40 minutos desta quinta-feira.

Saída de encontro com Presidente da Republica

Reações dos dois magistrados do país na saída do encontro com Presidente da Republica.


Comunicado | Conselho de Ministros ordinário, reunido por videoconferência hoje 08/04/2021.

Confira as medidas anunciadas pelo executivo.👇👇




                  GOVERNAR PARA TODOS 

#ChefiadogovernoGB2021 

#ReuniaoordinariaCM

 Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

O Decreto Presidencial N-19/2021, N-20/2021, N-21/2021, N-22/2021, N-23/2021 e N-24/2021


O Decreto Presidencial N-20/2021


O Decreto Presidencial N-21/2021

O Decreto Presidencial N-22/2021

O Decreto Presidencial N-23/2021

O Decreto Presidencial N-24/2021

Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Carregadores da Guiné-Bissau e do Senegal assinam acordo de cooperação

Official podium: I AM WORLD CHAMPION BROWN AND BLACK BELT 2021, and I'm Guinean🙏🏾


K Yasmira Pires Dias "YAS" 

Official podium: I AM WORLD CHAMPION BROWN AND BLACK BELT 2021, and I'm Guinean🙏🏾

Bi world champion

I will be world champion on ALL BELTS

Let's go to work/primeira ronda de contactos (Abuja)

















João R. Butiam Có

Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República da Guiné-Bissau junto a República Federativa da Nigéria. 

General k fala Jomav k da puto português praga i Nunka I kana sedo presidente d Guiné Bissau só si d Sporting kkkkkkkkkkkkkkkk

Para OMS, benefícios da vacina Astra Zeneca superam riscos de trombose

OMS/Blink Media/Chiara Luxardo OMS afirma que a vacina AstraZeneca Covid-19 traz mais benefícios que riscos para a saúde.

News.un.org 7 abril 2021 

Organização Mundial da Saúde, OMS, recomenda uso do imunizante; anúncios recentes de suspensão de envio de doses incluídas na parceria Covax, da OMS, podem afetar países como Bolívia, Nicarágua e Haiti.

 A Organização Mundial da Saúde, OMS, e a Agência Europeia de Medicamentos afirmam que a vacina AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19 traz mais benefícios que riscos para a saúde.

A declaração ocorre após relatos de que a vacina produziria coágulos sanguíneos e casos de trombose em alguns pacientes.

Universidade de Oxford/John Cairns A vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford e AstraZeneca é fabricada pelo Instituto de Soro da Índia. 

Embarque

De acordo com a OMS, recentes relatos de suspensão do embarque de doses da vacina, fabricadas na Índia, como parte da parceria Covax, podem afetar países como Nicarágua, Haiti e Costa Rica.

A agência da ONU para a saúde na América Latina e no resto do continente indicou que o recente anúncio da suspensão do embarque de doses da AstraZeneca fabricadas pelo Instituto de Soro da Índia por meio do mecanismo Covax pode afetar a Bolívia, a Nicarágua e Haiti.

O parecer de apoio à AstraZeneca permanece firme, apesar das novas descobertas, publicadas na quarta-feira, pela Agência que vinculam a vacinação a casos raros de trombose.

Unicef/Dhiraj Singh OMS diz que vacina da AstraZeneca é segura e deve continuar sendo usada

Coagulação

O gerente de Incidentes para Covid-19 da Organização Pan-Americana da Saúde, Sylvain Aldighieri, confirmou a decisão e deu mais detalhes em uma coletiva de imprensa.  

Ele explicou que a avaliação da OMS indica que 62 casos raros de distúrbios de coagulação, coagulação intravascular disseminada ou trombose. Há 62 casos de distúrbios em mais de 30 milhões de doses administradas na Europa .

Aldighieri recomendou um monitoramento estrito da segurança de todas as vacinas e a notificação e investigação de todos os eventos adversos.

A Costa Rica recebeu, nesta quarta-feira, 43.200 doses de vacinas AstraZeneca das quase 220 mil planejadas para a primeira remessa, enquanto na República Dominicana mais de 91 mil doses das mais de 2 milhões que o país espera acabam de chegar pela Covax.

Dada à falta de vacinas, o vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, Jarbas Barbosa, destacou que a AstraZeneca conta com dois novos centros na Europa, um na Itália e outro na Espanha, que serão usados para fornecer mais vacinas para a Covax. Ambos aguardam autorização da OMS, que deve sair em breve.

University of Oxford/John Cairns Iniciativa Covax é passo importante para a distribuição coordenada de vacinas

América do Sul 

A diretora-geral da Opas, Carissa Etienne, explicou que na semana passada mais de 1,3 milhão de novos casos foram registrados na região, além de 37 mil mortes, mais da metade  no continente americano. 

Etienne contou que na América do Norte os casos e hospitalizações estão aumentando no Canadá, enquanto as taxas de infecção caem nos Estados Unidos e no México. 

Ela destacou que em nenhum lugar as infecções são mais preocupantes do que na América do Sul, onde os casos estão crescendo em quase todos os países. Os casos dobraram na Bolívia e na Colômbia na última semana e os quatro países do Cone Sul viram uma aceleração nos casos de Covid-19. As Unidades de Terapia Intensiva estão se aproximando da capacidade máxima no Peru e no Equador.

Ela acrescentou que, na última semana, Estados Unidos, Brasil e Argentina estiveram entre os 10 países do mundo que registraram o maior número de novas infecções no mundo.