quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Ju-Ae: Coreia do Norte proíbe raparigas de terem o nome da filha de Kim Jong-Un

Kim Ju-Ae (meio) com os paisKCNA/REUTERS

SIC Notícias

As autoridades norte-coreanas estão a identificar quem já tem o nome de Ju-Ae para aconselhar que o mudem na sua certidão de nascimento. O nome está agora reservado a pessoas da “mais alta dignidade”.

O nome Ju-Ae vai ser banido na Coreia do Norte a todas as raparigas, menos à filha do líder, Kim Jong-un. Quem já o tinha antes desta nova proibição, terá de o mudar, segundo fontes citadas pelo meio de comunicação asiático RFA.

As autoridades norte-coreanas estão a apelar a quem se chame Ju-Ae que mude de nome, segundo duas fontes de Pyongyang.

Os governos locais das cidades de Jeongju e Pyongsong emitiram ordens para que as mulheres mudassem as suas certidões de nascimento.

  • "Ontem, o Ministério da Segurança da cidade de Jeongju convocou as mulheres registadas no departamento de registo de residentes sob o nome de 'Ju Ae' ao Ministério da Segurança para mudarem os seus nomes", disse um dos residentes no relatório da RFA.

De acordo com o jornal, uma rapariga de 12 anos tinha o nome de Ju-Ae, mas foi obrigada a ir ao Ministério da Segurança mudar, por ser o mesmo nome da filha de Kim Jong-un: Kim Ju-Ae.

As autoridades afirmam que o nome da criança estava reservado para pessoas da “mais alta dignidade”, acrescentou a fonte do jornal.

Na Coreia do Norte, o primeiro nome é sempre o nome de família, seguido do nome próprio e, por isso, Ju-Ae passa a ser exclusivo da filha do líder.

Já em 2014, a Coreia do Norte ordenou que quem tivesse o nome Jong-un teria de o mudar, segundo os jornais sul-coreanos, proibindo qualquer recém-nascido de o ter.

Tendo isto em conta, os nomes dos líderes (ou futuros líderes) da Coreia do Norte não podem ser partilhados, o que poderá significar que a filha de Kim Jong-un, que marcou presença na parada militar dia 9 de fevereiro, está na linha da frente para suceder ao pai.

Jun-Ae é a única dos três filhos de Jong-Un que já apareceu em público.


Leia Também: O líder da Coreia do Norte terá emitido um decreto que proíbe as pessoas de utilizar o nome Ju Ae, utilizado pela sua filha de 9 anos de idade.


UAC: A reitoria reage as exigências da Associação Académica.


Veja Também:

Universidade Amílcar Cabral (UAC) Estudantes exigem boa administração da Universidade.


Radio TV Bantaba

GUERRA NA UCRÂNIA: Alemanha anuncia envio de 14 tanques Leopard 2

© Sascha Schuermann/Getty Images)

POR LUSA  15/02/23 

A Alemanha anunciou hoje o envio para a Ucrânia, no final de março, de 14 veículos blindados Leopard 2, numa altura em que os aliados da NATO se esforçam para juntar os tanques prometidos a Kiev.

No final de janeiro, Berlim comprometeu-se a colocar à disposição da Ucrânia, juntamente com outros países, cerca de 30 tanques de combate Leopard 2 para ajudar Kyiv contra a ofensiva russa iniciada há quase um ano.

Contudo, o Ministério da Defesa alemão esclareceu hoje que Berlim poderá fornecer 14 Leopard 2 A6, a que se juntam aos três anunciados por Portugal, para chegarem à Ucrânia no final de março.

A Espanha também vai participar na doação de Leopard 2, na versão A4, mas a ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, prometeu para mais tarde o anúncio do número exato de carros blindados que serão fornecidos às forças ucranianas.

Por sua vez, a Polónia (país que faz fronteira com a Ucrânia) comprometeu-se a fornecer um batalhão de tanques Leopard 2 mais antigos, não se comprometendo, para já, com qualquer data para a entrega.

O Presidente polaco, Andrzej Duda, esteve hoje em Bruxelas para encontrar-se com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, mas não adiantou informações sobre esta matéria.

No âmbito da NATO, conta-se ainda que os Países Baixos forneçam 14 tanques Leopard 2, veículos de fabrico alemão, mas as unidades ainda não estão prontas para serem transportadas até à Ucrânia, informou hoje Berlim.

Na terça-feira, a Noruega anunciou o fornecimento de oito Leopard 2 e de quatro veículos de apoio, mas também sem especificar a data da entrega.

Além destas unidades, a Ucrânia deve receber nos próximos meses pelo menos 100 tanques Leopard 1 A5, modelos antigos recuperados, anunciaram no início de fevereiro os ministros da Defesa da Alemanha, Países Baixos e Dinamarca.

A Suíça, por seu lado, continua a rejeitar a possibilidade de entregar parte da sua frota de Leopard 2, invocando a sua condição de neutralidade.

Hoje, o vice-chanceler alemão, Robert Habeck, disse não compreender a atitude das autoridades suíças.

"Alguns países têm munições, mas hesitam, por razões históricas, em entregá-las à Ucrânia. (...) Estamos em negociações na Suíça e devo dizer claramente que não entendo a posição da Suíça", defendeu Habeck.

Os tanques Leopard de fabrico alemão estão a ser utilizados, nos seus vários modelos, por uma dúzia de exércitos de países da NATO.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


Leia Também: Stoltenberg diz que Putin "não pode vencer" e faz 'aviso' à Bielorrússia

Costa do Marfim reabre fronteiras terrestres fechadas há quase três anos

© Reuters

POR LUSA  15/02/23 

A Costa do Marfim reabre esta quinta-feira as suas fronteiras terrestres, fechadas desde março de 2020 devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje o porta-voz do Governo, no final de um Conselho de Ministros.

"O Conselho aprovou um decreto que determina a reabertura das fronteiras terrestres da Costa do Marfim", disse Coulibaly, acrescentado que estas serão reabertas logo que passe "a meia-noite".

A Costa do Marfim encerrou as suas fronteiras terrestres, marítimas e aéreas em 22 de março de 2020, devido à pandemia.

Enquanto as fronteiras marítimas e aéreas reabriram após alguns meses, as fronteiras terrestres permaneceram até hoje fechadas, ou seja quase três anos.

A Costa do Marfim faz fronteira com a Libéria, Guiné-Conacri, Mali, Burkina Faso e Gana e milhões de pessoas desses países que vivem em território marfinense tiveram durante este período de usar vias alternativas, clandestinas, para circularem.

"Estamos agora a dominar as rotas de trânsito clandestino, e convidamos todos os viajantes a passarem pelas passagens oficiais", declarou o porta-voz do Governo.

A Costa do Marfim foi relativamente poupada pela pandemia de covid-19, com cerca de 800 mortes, segundo dados oficiais.

No mês passado, o Conselho de Segurança Nacional, presidido pelo Presidente Alassane Ouattara, congratulou-se com os "excelentes resultados registados na luta contra a covid-19 desde 2020" e anunciou o levantamento gradual de medidas adotadas no âmbito do estado de emergência sanitária.


BEBÉ ENCONTRADO MORTO JUNTO DE LIXO NO BAIRRO DE CUNTUM MADINA

 Rádio Jovem Bissau

Um recém-nascido, do sexo feminino, foi encontrado hoje sem vida junto de lixo no bairro de Cuntum Madina em Bissau.

A informação foi transmitida a redacção da Rádio Jovem Bissau por uma moradora do referido bairro, Wilcilaia Alvarenga da Silva.

"Foi por volta das 9horas desta manhã, eu estava a cozinhar quando a minha irmã mais nova veio informar-me que encontraram uma bebe abandonada no lixo.  Quando cheguei ao local a criança já estava morta. É uma criança recém-nascida do sexo feminino e foi deixada descoberta" explicou.

Na sua curta explicação, Alvarenga da Silva explicou que as autoridades já estão no local para procederem com as investigações com vista a descobrir o autor deste ato.

Redacção

PAIGC e UM faz queixa-crime de presidente do parlamento da Guiné-Bissau

© Lusa

POR LUSA  15/02/23 

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde e a União para a Mudança apresentaram uma queixa-crime contra o presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, disse hoje o coletivo de advogados dos dois partidos.

Segundo fonte daquele coletivo de advogados, que representam os dois partidos, em causa está o facto de o presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, se recusar a agendar uma reunião da comissão permanente do parlamento para analisar e deliberar sobre a situação da Comissão Nacional de Eleições.

"A comissão permanente pediu por duas ou três vezes ao presidente da ANP que pilotasse um processo de diálogo tendo em vista encontrar uma solução para a CNE, essa solução não foi possível por via do consenso, a única solução que resta é por via da votação, porque o órgão tem de poder deliberar", disse a fonte.

Segundo a mesma fonte, Cipriano Cassamá "recusa-se pura e simplesmente a criar condições para que haja uma deliberação", porque, apesar dos pedidos do PAIGC e do Partido da Renovação Social (PRS), "entende que a comissão permanente não pode deliberar".

O parlamento da Guiné-Bissau foi dissolvido, em maio, pelo Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, sem ter tempo de renovar a estrutura da Comissão Nacional de Eleições, que, entretanto, perdeu o seu presidente para o Supremo Tribunal de Justiça, e um secretário-adjunto para o Tribunal de Contas.

A CNE disse que o secretário-adjunto suspendeu a sua ida para o Tribunal de Contas, mas o coletivo de advogados considera que aquele está na instância judicial a fazer de conta que está no órgão eleitoral.

Entretanto, foram realizadas várias reuniões da comissão permanente para tentar encontrar um consenso sobre a situação, mas os partidos políticos divergiram.

Três partidos afirmaram que o atual secretariado executivo da CNE tem condições para organizar as eleições e outros três consideraram que é preciso chegar-se a um acordo para criar um novo secretariado executivo, porque o atual cessou o mandato.

"Aquilo que o presidente da ANP tenta deliberar, que não há consenso, há empate, não corresponde à verdade. De facto, há três partidos de um lado e três partidos do outro, mas cada grupo de três representa realidades distintas", salientou a fonte.

A fonte explicou que o PAIGC, PRS e UM "representam mais de dois terços da ANP", enquanto o Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), a Assembleia do Povo Unido -- Partido Democrático da Guiné-Bissau e o Partido da Nova Democracia "não chegam a um terço".

"Há condições para que de facto seja produzida uma deliberação com maioria qualificada que resolva este problema, assunto que o presidente da ANP não quer", disse.

"Para nós isto é grave, porque tratando-se da CNE, que tem de preparar e acompanhar todo o processo eleitoral, nós começamos a ter sérias reservas do trabalho que está a ser feito", sublinhou.

Segundo a lei da CNE, aquele órgão é constituído por um secretariado executivo, um representante do Presidente da República (nas legislativas e autárquicas), um representante do Governo, um representante de cada um dos partidos ou coligação de partidos, um representante do Conselho Nacional de Comunicação Social e um representante de cada candidato às eleições presidenciais.

No caso do secretariado executivo, que é o órgão colegial permanente da direção, é composto por um presidente, um secretário executivo e dois secretários executivos adjuntos, que são "eleitos por dois terços dos deputados" do parlamento em efetividade de funções para um mandato de quatro anos, renovável por igual período.

A lei determina também que "os membros do secretariado executivo da CNE iniciam os seus mandatos com a tomada de posse e cessam com o início de funções dos novos membros".

A mesma lei determina também que "em caso de impedimento permanente ou renúncia de membro do secretariado executivo proceder-se-á a nova eleição do membro em causa", nos termos previstos na lei, ou seja, pelo parlamento.

O Presidente guineense dissolveu a Assembleia Nacional em maio e marcou eleições legislativas para 18 de dezembro do ano passado, mas o Governo, após encontros com os partidos políticos, propôs que fossem adiadas para maio.

Umaro Sissoco Embaló marcou as eleições para 04 de junho deste ano.


GUINÉ-BISSAU: Hélder Vaz nomeado representante da Guiné-Bissau junto da União Europeia

© Lusa

POR LUSA  15/02/23 

O antigo embaixador guineense em Lisboa Hélder Vaz vai passar a exercer funções de embaixador da Guiné-Bissau na Bélgica e de representante do país junto da União Europeia, segundo um decreto presidencial.

"Éo Senhor Hélder Jorge Vaz Gomes Lopes, nomeado Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República da Guiné-Bissau no Reino da Bélgica, funções que exercerá cumulativamente com as de Representante da Guiné-Bissau junto da União Europeia", refere o decreto presidencial a que a Lusa teve hoje acesso.

Desde 2016, Hélder Vaz era embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, cargo do qual foi exonerado em janeiro passado.

Para o cargo de embaixador da Guiné-Bissau em Portugal foi nomeado Artur Silva, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros guineense.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA A CAMINHO DE ADDIS ABEBA PARA PARTICIPAR NA CIMEIRA DA UNIÃO AFRICANA.

De partida para Etiópia para uma visita de Estado que antecede a Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da Uniao Africana, o Presidente da Republica e Comandante Supremo das Forças Armadas teve uma paragem em Malabo para consultas com o seu homólogo equotoguineano, Theodore Obiang Nguema.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

A delegação da Configuração Especial sobre a Guiné-Bissau da Comissão da Consolidação da Paz da ONU foi recebida pelo Primeiro-ministro e pelo Presidente da Assembleia Nacional Popular.

A saída do encontro com Cipriano Cassama, o Presidente da Configuração Ronaldo Costa Filho realça a questão da realização das eleições legislativas no país.

GUERRA NA UCRÂNIA: Pais depois da morte? Combatentes ucranianos estão a congelar esperma

© Getty Images

Notícias ao Minuto   15/02/23 

É o caso de Vitalii Khroniuk, um jovem de 29 anos, que decidiu tentar a criopreservação - o processo de congelamento de esperma ou óvulos - com receio de morrer na guerra sem nunca ter sido pai.

Com um país devastado pela guerra, a morte torna-se um medo constante entre o povo ucraniano que ainda permanece no país. Entre os soldados que combatem na linha da frente, há a consciência de que podem nunca voltar a casa.

Muitos deles, segundo a agência Associated Press esta terça-feira,  estão a congelar esperma. É o caso de um jovem, de 29 anos, que decidiu tentar a criopreservação - o processo de congelamento de esperma ou óvulos.

Vitalii Khroniuk recorreu a este processo, com receio de morrer na guerra sem nunca ter sido pai.

"Não é assustador morrer, mas é assustador quando não se deixa ninguém para trás", referiu Khroniuk, que se juntou à guerra sem pensar no futuro, pouco tempo depois de a Rússia ter invadido a Ucrânia há um ano atrás.

A decisão aconteceu numa viagem a casa para "férias" em janeiro, altura em que se dirigiram a uma clínica privada em Kyiv, que está a reduzir os custos do processo para os soldados ucranianos.

A clínica 'IVMED' teve cerca de 100 soldados que congelaram o esperma desde o início da invasão, referiu Halyna Strelko, diretora da clínica. "Não sabemos de que outra maneira ajudar. Só podemos ajudar a fazer crianças. Não temos armas, não podemos lutar, mas o que fazemos também é importante", acrescentou à mesma agência de notícias.

Quando Khroniuk falou com a companheira, Anna Sokurenko, de 24 anos, sobre este processo que gostaria de fazer, houve insegurança da sua parte. "Foi muito doloroso perceber que existe a possibilidade de ele não regressar", destacou Sokurenko, denotando que foi necessária uma noite de reflexão para que concordasse.

Anna acredita agora que a possibilidade de ter um filho, mesmo se o parceiro for morto, poderá ajudar a reduzir a dor da perda.

As histórias de Nataliia, Oles e Iryna

Nataliia é viúva de um combatente ucraniano e engravidou do marido quando o visitou na linha da frente, meses antes de este morrer. O companheiro ainda viu a filha numa ecografia e, numa visita a casa, aproveitou para congelar o esperma. 

"Amamo-nos muito durante 18 incríveis anos", destacou a mulher de 37 anos, que espera conseguir usar o esperma para ter um segundo filho do companheiro.

Oles e Iryna são um casal de Kyiv que também optou pela criopreservação, enquanto Oles luta na região de Donetsk. "Sim, é uma vida difícil, com preocupações, bombardeamentos, com ansiedade constante pelos familiares. Mas, ao mesmo tempo, é o que é", destacou Iryna, acrescentando que "é melhor sermos pais agora do que adiar até que não possa mais ter filhos".

Segundo a ucraniana "a família é o que manterá nosso país e as crianças são o nosso futuro. Lutamos por eles".


Leia Também: "Novo território". UE quer fundos russos congelados para a Ucrânia