sexta-feira, 14 de abril de 2023

Presidende do Sindicato de Base fiscalização Marítima (FISCAP), denúncia má gestão financeira naquela instituição... Onde apela intervenção da PJ.

 Radio TV Bantaba


Leia Também:


 JORNAL ODEMOCRATA  14/04/2023 

O sindicato de Base de Fiscalização Marítima exortou esta sexta-feira, 14 de abril de 2023, o ministério das pescas a demitir o atual administrador do posto,  caso contrário ameaça boicotar a missão de serviço de fiscalização marítima, se a situação não for solucionada.

A intenção do boicote foi tornada pública pelo Presidente do Sindicato de Base de FISCAP, Mamadu Infamara Mané, em conferência de imprensa realizada na sede da União Nacional dos Trabalhadores (UNTG).

O sindicalista denunciou atribuição duvidosa de subsídios de navios aprisionados no período de repouso biológico, 31 de janeiro a 1 de fevereiro e deste ano, o não pagamento das contribuições à segurança social e a atribuição, de forma injusta, de salários e subsídios aos funcionários do Fiscap.

Criticou a falta de  condições  de trabalho, atrasos salariais e subsídios dos funcionários, afirmando que o primeiro ano experimental do repouso biológico correu melhor que o segundo, porque” no primeiro ano houve apreensões  de pirogas e navios, mas o segundo não, porque não se fez fiscalização nenhuma.

Mané apelou às autoridades de fiscalização marítima afetarem os técnicos da Fiscap de meios necessários para que possam cumprir a sua missão de forma eficaz.

Denunciou que os técnicos  da FISCAP recebem subsídios de apenas vinte mil franco CFA resultantes do valor das apreensões,  contrariamente às chefias no gabinete.

Por: Carolina Djemé

The way to push a car if you're on your own! 🔥

 @TechnoIogyvid

Kim Jong Un dirige o primeiro teste de disparo do novo MBIC Hwasongpho-18

Pyongyang, 14 de abril (KCNA) -- A força de dissuasão da guerra nuclear da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) para autodefesa nacional está se desenvolvendo rapidamente em alta velocidade seguindo a linha estratégica imutável e a política do Partido de Trabalho da Coreia (PTC) e o governo da RPDC para torná-la uma entidade de superpotência e força absoluta, capaz de prevenir desastres nucleares e dissuadir qualquer invasão inimiga, e uma espada para defender a justiça e a paz.


Em 13 de abril de 2023, uma poderosa entidade simbólica do incessante desenvolvimento da força estratégica da RPDC notificou o mundo de seu surgimento.

Foi testado um MBIC de novo tipo, Hwasongpho-18, que cumprirá sua missão como um importante dissuasor de guerra como o futuro principal ativo da força estratégica da RPDC.

Kim Jong Un, Secretário-Geral do PTC e Presidente de Assuntos de Estado da RPDC, dirige o primeiro teste de disparo do novo tipo de MBIC no local.

O objetivo do teste foi confirmar o desempenho de motores de propelente sólido de alta potência para mísseis de vários estágios e a confiabilidade da tecnologia de liberação de estágios e vários sistemas de controle funcional e estimar a eficiência do uso militar do novo sistema de armas estratégicas.

Considerando a segurança dos países vizinhos e a segurança da separação em vários estágios do míssil durante seu voo no ar territorial, o disparo de teste foi realizado de forma a aplicar o modo de voo de trajetória padrão ao seu primeiro estágio e o modo vertical no segundo e terceiro estágios, e para confirmar as características tecnológicas de todos os componentes do sistema de armas, limitando a velocidade máxima do míssil pela separação retardada do estágio e reativação do motor.

Kim Jong Un observou o processo de preparação do lançamento no local enquanto via o novo sistema de armas de perto.

Pronto para atirar!

Kim Jong Un aprovou o lançamento e o tenente-general ordenou que a Missile Company lançasse o míssil.

O disparo de teste não teve efeito adverso na segurança dos países vizinhos. Seu primeiro estágio caiu com segurança em águas a 10 km da província de South Hamgyong e o segundo estágio em águas 335 km a leste da província de North Hamgyong.

O teste de tiro confirmou que todos os parâmetros do novo sistema de armas estratégicas atenderam plenamente aos requisitos de projeto em termos de precisão, dando garantia e credibilidade de que o novo tipo de MBIC serviria como um poderoso meio de ataque estratégico de maior eficácia militar.

O sistema de armas Hwasongpho-18 cumprirá sua missão como o meio mais poderoso e essencial para defender o país, dissuadindo a invasão de inimigos.

Kim Jong Un expressou grande satisfação com o sucesso do teste de disparo antes de observar :

É a posição constante do Partido e do governo acelerar rapidamente o desenvolvimento de um sistema de armas mais poderoso para lidar com a deterioração da situação de segurança na Península Coreana e o novo MBIC Hwasongpho-18 promoverá radicalmente a eficácia do contra-ataque nuclear do país postura tornando mais prática sua estratégia militar ofensiva.

Ele afirmou que o PTC e o governo da República farão com que os inimigos vivam uma crise de segurança mais real, pois colocam em risco o meio ambiente da Península Coreana e assediam a vida pacífica e a luta pela construção socialista do povo com sua política inveterada de agressão e militares ameaçadores movimentos, enquanto continuamente inflige extremo desconforto e horror sobre eles, tomando contramedidas fatais e ofensivas até que abandonem seus pensamentos tolos e atos imprudentes, fazendo-os se arrepender e se desesperar por sua má escolha, certamente expondo-os a uma ameaça irresistível.



Tomada de posse da Diretoria de Nacional. Campanha de PTG

 Radio Voz Do Povo 

LITERATURA: KUMUS SERÁ LANÇADO ESTE SÁBADO


O primeiro livro do Eng° Domingos Simões Pereira será lançado amanhã, 15 de Abril, em Lisboa.

Local: Hotel Radisson

Av. Mal. Craveiro Lopes 390, 1749-009 Lisboa

Compareçam!

📽 TikTok da RDP ÁFRICA

Texto: PAIGC - Amadora

Fonte:  Simão Seidi 



Leia Também: Líder do PAIGC lamenta divisão da sociedade guineense entre o campo e a cidade


DJUMMAH MUBARAK.🕋 : O chefe de Estado Guineense General Umaro Sissoco Embalo realizou a última sexta-feira de mês Ramadã Mubarak na presidência da república.

Por Gaitu Baldé   14/04/2023

O PRESIDENTE PRESIDE O CONSELHO DE MINISTROS

O Conselho de Ministros reuniu-se esta sexta-feira, 14 de abril de 2023, em Sessão Ordinária, sob a presidência do Chefe de Estado, General Umaro Sissoco Embalo.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Saúde Pública/ Curandeiro tradicional diz que falta de financiamento está a dificultar a progressão da medicina tradicional no país

Bissau, 14 Abr 23 (ANG) – O curandeiro tradicional guineense, Pedro Saúde Maria diz que a falta de financiamento para aquisição de aparelhos para produção de medicamentos feitos a base de plantas tem estado  a dificultar a progressão da medicina tradicional na Guiné-Bissau.

Em entrevista  ao Jornal Nô Pintcha, inserida na edição de quinta-feira(13) do semanário estatal ,  Saúde Maria apela ao Governo e à  organizações que trabalham ligados à saúde pública, para financiarem projetos que prevêm aquisição de equipamentos para transformação de plantas em medicamentos devidamente doseados destinados ao trataento de várias patologias.

 “Caso o meu projeto for financiado,  a medicina nacional vai poder  contar com medicamentos tradicionais transformados em comprimidos, injeções e pomadas, para ajudar no combate de algumas doenças que assolam a nossa sociedade”, disse o curandeiro.

Pedro Maria afirma que o país  dispõe de plantas capazes de tratar almaródia, lepra, tifóide, diabetes, hipertenção arterial, A,B, colo aberto, tuberculose e demais problemas de saúde que afectam a sociedade guineense.

“Durmi várias vezes nas matas, em busca de medicamentos para  tratamento de alguns pacientes”, revelou o velho curandeiro.

O uso de plantas medicinais para  tratamento de vários problemas que afetam a sociedade, diz o Pedro Maria, vem duma época muito longínqua, e por essa razão, o curandeiro apela aos guineenses para que respeitassem  essa tradição, e apoiassem a criação de  uma clínica de medicina tradicional no país.

 “Não digo que devemos abandonar o tratamento científico, mas uma simples planta, de fácil acesso, pode currar muitas doenças”, diz Pedro Saúde Maria, em entrevista ao Nô Pintcha. 

ANG/LLA//SG      

China testa "com êxito" sistema de defesa antimísseis por "motivos de defesa"

© GREG BAKER/AFP via Getty Images

POR LUSA   14/04/23 

A China anunciou hoje ter realizado "com êxito" um teste ao seu sistema de defesa antimísseis, apenas um dia depois de a Coreia do Norte ter procedido ao lançamento de um míssil balístico intercontinental de combustível sólido.

O Ministério da Defesa do gigante asiático apresentou como argumento para a realização do teste "motivos exclusivamente de defesa" e garantiu que a operação decorreu "dentro das suas fronteiras terrestres", noticiou o canal de notícias internacional da China em inglês CGTN, pertencente ao grupo estatal China Global Television Network, parte do China Media Group, com sede em Pequim e controlado pelo Departamento de Propaganda do Partido Comunista da China.

O ministério chinês indicou também que o sistema de defesa antimísseis é de "médio alcance", embora sublinhando que este tipo de exercício não tem como objetivo "nenhum país em concreto".

A Coreia do Norte confirmou hoje que disparou na madrugada de quinta-feira "um novo tipo" de míssil balístico intercontinental com combustível sólido, o primeiro no país, segundo a agência sul-coreana Yonhap.

O lançamento foi feito na presença do líder norte-coreano, Kim Jong-un, que considerou que o teste representou um avanço tecnológico importante no programa de armamento do país.

Todos os mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) lançados até agora pela Coreia do Norte tinham combustível líquido.

Os mísseis com combustível sólido, que Pyongyang tentava há muito desenvolver, são mais estáveis e mais rápidos de preparar, o que torna mais difícil para o inimigo detetá-los e destruí-los.

Este "novo tipo de ICBM constitui um progresso rápido no contra-ataque nuclear", declarou Kim, citado pela Yonhap.

"O teste de fogo confirmou que todos os parâmetros do novo sistema de armas estratégicas cumprem plenamente os requisitos do desenho em termos de precisão", disse a agência oficial de notícias norte-coreana KCNA.

O ministro da Defesa japonês, Yasukasu Hamada, disse hoje que a Coreia do Norte tinha no passado mencionado o desenvolvimento de ICBM de combustível sólido.

"Pensa-se que o tenha tornado uma questão prioritária", disse Hamada numa conferência de imprensa, citado pelo jornal The Japan Times.

Hamada disse que Tóquio vai "proceder a uma análise abrangente e profissional, incluindo a possibilidade de se tratar de uma nova classe de ICBM".

O lançamento foi anunciado na véspera de um dos mais importantes aniversários políticos celebrados na Coreia do Norte, o "Dia do Sol", a 15 de abril.

Nessa data é celebrado o nascimento do líder fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung, avô de Kim Jong-un, o que geralmente é assinalado com testes de armas importantes ou cortejos militares.


"Quero sobreviver". Mulher diagnosticada com cancro tem "meses" de vida

© Emma Gorrick

Notícias ao Minuto   14/04/23 

À medida que o cancro se foi espalhando, as contas foram acumulando. Nos últimos três anos e meio, a australiana terá gastado mais de 350 mil dólares australianos (cerca de 211.448 euros).

Uma mulher de 37 anos, diagnosticada cancro da mama metastático, tem visto a sua condição deteriorar e as despesas médicas que a têm mantido viva a aumentar. Mãe de duas crianças, a australiana Emma Gorrick lançou um apelo nas redes sociais, pedido ajuda para financiar os tratamentos.

“Quero sobreviver. Obrigada, do fundo do coração, pela ajuda”, escreveu, numa publicação na rede social Facebook, na qual resumiu a sua história.

Natural de Sydney, na Austrália, a mulher foi diagnosticada com cancro há dois anos. Na altura, foram-lhe dados apenas quatro meses de vida, contou.

À medida que o cancro se foi espalhando, as contas foram acumulando. Nos últimos três anos e meio, a australiana terá gastado mais de 350 mil dólares australianos (cerca de 211.448 euros).

Foi, além disso, obrigada a encerrar o seu salão de beleza, devido aos sintomas que sentia, segundo o jornal 7 News.

Na verdade, o seu marido, Dave, de 40 anos, tem trabalhado até 60 horas por semana para financiar os tratamento de Emma, que não são comparticipados pelo governo.

A mulher foi diagnosticada pela primeira vez em 2011, tendo sido submetida a quimioterapia, radioterapia e a uma mastectomia dupla. Ainda que tenha ficado ‘livre’ de cancro aos 25 anos, voltou a ser diagnosticada com a neoplasia pouco depois, descobrindo que tinha 32 tumores nos ossos e uma massa no fígado. Alega, agora, ter conseguido ‘remover’ 20 com recurso a terapias naturais.

Face à situação da família, amigos criaram uma angariação de fundos, de modo a financiar os tratamentos caros que têm ajudado Emma a sobreviver. De momento, foram arrecadados cerca de 50 mil dólares australianos (cerca de 31 mil euros) de um objetivo de 100 mil dólares australianos (cerca de 61 mil euros).


Governo de Cabo Verde espera melhorias de Portugal na emissão de vistos

© Lusa

POR LUSA  14/04/23 

O Governo cabo-verdiano reconheceu hoje preocupação com os níveis de resposta de Portugal aos pedidos de visto, embora assuma ter garantias do executivo português para melhorar o serviço prestado no arquipélago.

"O Governo o que pode fazer é manter o seu nível de diplomacia e de diálogo com o Governo português, o que vem sendo feito sistematicamente. Aliás, devo dizer que é um compromisso das mais altas autoridades portuguesas no sentido de que é preciso melhorar e vai-se fazer todo o esforço para melhorar os níveis de resposta aqui em Cabo Verde", afirmou hoje na Assembleia Nacional a ministra dos Assuntos Parlamentares, Janine Lélis.

A governante cabo-verdiana foi confrontada durante a sessão parlamentar pelos deputados com as várias críticas sobre o funcionamento dos serviços de vistos e consulares na Praia, precisamente na semana em que o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, inaugurou as novas instalações do Centro Comum de Vistos (CCV), gerido por Portugal e que desde 2010 emite vistos de curta duração para o espaço Schengen em representação de 19 países europeus.

"Obviamente, nós esperamos que efetivamente a gente consiga os níveis de resposta, porque de facto, é uma questão que nos preocupa a todos", acrescentou Janine Lélis.

O governante português apelou na quarta-feira, na Praia, à denúncia de casos de "açambarcamento" de vagas para pedidos de vistos, admitindo o recurso a meios alternativos para minimizar o impacto destas ações ilegais.

"Temos uma preocupação grande, nomeadamente, com a captura de vagas ou açambarcamento de vagas [para pedidos de visto], que é um problema que não é de agora, é um problema que não é só aqui em Cabo Verde, nem só um problema na rede consular portuguesa, porque outros países também se queixam dessa captura de vagas em sistemas parecidos com esta plataforma de agendamento que nós temos. Mas isso não significa que nós não encaremos isto com muita determinação e muita responsabilidade e com o compromisso de tentar minimizar este impacto", afirmou Paulo Cafôfo.

Além do CCV, através da estrutura consular própria em Cabo Verde Portugal emite vistos para o território nacional, nomeadamente de trabalho e para estudo, ao abrigo do Acordo de Mobilidade da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), mas em ambos os casos o agendamento dos pedidos é feito apenas por plataformas na Internet - habitualmente 1.400 vagas por mês -, que acabam por ser capturadas por terceiros, com relatos da sua comercialização, ilegal.

"Estamos já a preconizar algumas experiências no sentido de, com questões operacionais internas, minimizar que haja este açambarcamento, mas também com soluções técnicas do ponto de vista informático que possam limitar este abuso, ilegítimo. Porque estes atos são gratuitos e é como gratuitos que devem ser prestados e não que se aproveite das pessoas e dos cidadãos para poder ganhar dinheiro, às vezes numa situação mesmo ilegítima ou ilegal", afirmou o secretário de Estado.

"E aí também é necessário dizer que nós precisamos de denunciar, porque há questões que podem ser de foro criminal e se assim for devem ser investigadas pelas autoridades com competências para tal", acrescentou.

O governante reconheceu também a "necessidade de melhorar os serviços que são prestados" e que o "motivo principal" é o agendamento dos pedidos: "Essa plataforma digital, com todas as críticas que possam vir a ser feitas, é verdade, veio ordenar e veio também dar dignidade no acesso aos serviços consulares e aos vistos, porque como uma marcação, obviamente as pessoas não têm que esperar nem vir à sorte à espera de uma vaga para poderem ser atendidas".

Ainda assim, Paulo Cafôfo garantiu que o Governo português está "comprometido" em "reforçar a capacidade instalada, reforçar equipamentos, recursos humanos" na Praia.

"Segundo, continuar e fortalecer o diálogo com as autoridades, nomeadamente com o Governo de Cabo Verde, porque esse envolvimento é fundamental para juntos podermos resolver os problemas que ainda existem", apontou, reconhecendo que uma "comunicação eficaz" será a terceira medida a implementar.

"Para que as pessoas possam estar informadas daquilo que são os serviços prestados ou da documentação que é necessária (...) Estes são três fatores essenciais para responder a uma realidade: Há uma maior procura de vistos", disse.


Juíz Conselheiro do STJ indeferiu a Providência Cautelar interposta pela RGB-Movimento BA-FATÁ, visando a mudança da Bandeira do PAIGC


Por Ditaduraeconsenso.blogspot.com

Presidente do Partido Luz da Guine-Bissau Lesmes Mutna Monteiro empossa membros da direcção do Partido.

 Radio Voz Do Povo

"Ninguém vai proibir o Brasil de aprimorar a relação com a China". Ao lado de Xi Jinping, Lula da Silva falou para o mundo

Xi Jinping e Lula da Silva (Ken Ishii/AP)

Por cnnportugal.iol.pt   14/04/23 

Os dois países querem aprofundar as relações para lá do interesse comercial

Os presidentes da China e do Brasil assinaram esta sexta-feira um conjunto de 15 acordos nas áreas da comunicação, economia ou até indústria espacial. Um anúncio que, em conjugação com a visita de Lula da Silva a Pequim, parece aproximar os dois países.

Foi o próprio Xi Jinping quem afirmou que “a China coloca as relações com o Brasil num lugar prioritário nas relações exteriores. [Lula da Silva] é um amigo de longa data e um bom amigo. Foi com a sua atenção e apoio que as relações China-Brasil conseguiram um grande salto”.

Isto depois de um interregno em que as relações entre os dois países esfriaram, nomeadamente com a chegada de Jair Bolsonaro à presidência. O presidente chinês afirmou estar “feliz de ver [Lula da Silva] recuperado”, destacando que a visita do homólogo brasileiro à China é uma das primeiras desde a tomada de posse.

Um encontro que se dá numa altura de crescente tensão entre a China e os Estados Unidos, mas também com a guerra na Ucrânia em pano de fundo, e com a aproximação de Pequim a Moscovo.

Uma visita que, segundo o próprio Lula da Silva, serve para “dizer ao mundo que não temos preconceito na relação com os chineses”, povo com quem quer “trabalhar muito” para que a relação evolua para lá do interesse comercial. Talvez por isso a cerimónia de boas-vindas se fez com canções em brasileiro (ouviu-se “Novo Tempo”, de Ivan Lins) e com crianças a exibirem bandeiras dos dois países.

“Ninguém vai proibir o Brasil de aprimorar a sua relação com a China”, reiterou, deixando uma mensagem clara aos Estados Unidos, que continuam atentos às movimentações internacionais dos vários atores de peso.

Cabo Verde vai presidir à Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul

© Lusa

POR LUSA  14/04/23 

Cabo Verde assume na terça-feira a presidência da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (Zopacas), que reúne 21 países africanos e três sul-americanos, colocando o tema dos oceanos como prioridade, foi hoje anunciado.

"Cabo Verde, na sua presidência da Zopacas, irá dar muita importância à questão dos oceanos, à grande riqueza que os oceanos têm para a humanidade e todas as questões ligadas também aos oceanos como a sustentabilidade e as questões das alterações climáticas", anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, Rui Figueiredo Soares, em conferência de imprensa realizada na Praia para antecipar a reunião ministerial da Zopacas, que vai decorrer a 18 de abril no Mindelo, ilha de São Vicente.

"Cabo Verde disponibilizou-se para acolher esta VIII da reunião ministerial e assumir a presidência da Zopacas por dois anos, depois de Montevideu. E Cabo Verde propõe-se contribuir firmemente para dinamização deste fórum de paz e segurança no Atlântico Sul, para conseguirmos também que o vasto potencial de cooperação existente entre os países dos dois lados do Atlântico Sul, seja de facto visível, palpável e com resultados que todos possamos avaliar", acrescentou o chefe da diplomacia cabo-verdiana.

A VIII reunião ministerial da organização vai realizar-se no Centro Oceanográfico do Mindelo, a partir das 10:00 locais (12:00 em Lisboa), sendo antecedida, na segunda-feira, por reuniões preparatórias de altos representantes ou pontos focais.

"Batalhamos muito na altura para trazer a presidência da Zopacas para Cabo Verde. Para já, isto põe Cabo Verde uma vez mais no mapa, no mapa geopolítica mundial. Pela nossa posição, por aquilo que nós podemos dar. E Cabo Verde deve ser um país cada vez mais útil na arena internacional e nestas questões de paz, cooperação, segurança", assumiu Rui Figueiredo Soares.

A VII reunião ministerial (Negócios Estrangeiros ou Relações Exteriores) dos Estados-membros desta organização realizou-se em Montevidéu (Uruguai) de 14 a 16 de janeiro de 2013, há mais de uma década.

"É por isso que estamos a falar aqui da necessidade de revitalizar a Zopacas. Questões várias que terão a ver com as datas marcadas previstas para as reuniões e alguma desaceleração também em relação aos grandes desafios que a humanidade pensava ter de enfrentar. Entretanto, ocorreu, como sabe, a invasão da Ucrânia e os países e as pessoas que dirigem os países deram conta de que é cada vez mais premente nós termos esta cooperação, em termos de segurança", justificou o ministro.

"A invasão da Ucrânia e o redesenhar do papel das várias potências demonstrou que, inexoravelmente, é preciso cada vez mais ter nos grupos de países que defendem a paz e a cooperação para chegar a esta paz", defendeu ainda.

Esta reunião chegou a estar agendada para novembro passado, no Mindelo, o que acabou por não acontecer por motivos de agenda. Para o encontro da próxima semana já estão confirmadas delegações de governos de 17 dos 24 países que integram a Zopacas.

"Vamos ter na reunião de São Vicente vários ministros dos Negócios Estrangeiros, alguns ministros da Defesa, outros ministros, por exemplo, no caso de Angola, vamos ter a ministra do Mar, o ministro do Interior também. O objetivo principal é a preservação da paz, da estabilidade, do desenvolvimento dos países que integram a Zopacas e entre estes países da Zopacas e os outros atores internacionais", recordou Rui Figueiredo Soares.

Para este evento, o ministro explicou que a Força Aérea do Brasil disponibilizou uma aeronave, para permitir o transporte das delegações entre a Praia, capital, e a ilha de São Vicente.

"Nós queremos, ao assumir esta presidência, dar a este importante fórum uma valência que tem a ver com a troca de experiências no domínio da inovação, sobretudo, para que o potencial de cooperação existente entre todos estes países possa ser desenvolvido e esse potencial de forma partilhada, proporcionando o desenvolvimento sustentável de todos os Estados-membros da Zopacas. Isto passará necessariamente pela promoção do intercâmbio científico entre as instituições de todos esses países, nomeadamente em matéria dos oceanos", acrescentou o ministro.

Com sede em Brasília (Brasil), a Zopacas foi criada por resolução das Nações Unidas em 1986, com o objetivo de evitar a introdução de armamentos nucleares e outros de destruição em massa na região, bem como, por meio do multilateralismo, aproveitar todo o potencial socioeconómico do corredor atlântico.

São signatários da Zopacas, além de Brasil e Cabo Verde, também Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial (todos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Integram igualmente a organização a África do Sul, Benin, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Libéria, Namíbia, Nigéria, República do Congo, República Democrática do Congo, Senegal, Serra Leoa e Togo (África), bem como a Argentina e o Uruguai (América do Sul).

Segundo Rui Figueiredo Soares, na reunião ministerial serão adotados dois "documentos fundamentais", casos da Declaração do Mindelo e do Plano de Ação do Mindelo, "que irão nortear as atividades da Zopacas durante os próximos dois anos em que Cabo Verde irá assumir a presidência".


Leia Também: Cartão Nacional de Identificação já chegou a 368 mil cabo-verdianos

"KONTAKTU", UMA PLATAFORMA DE PAGAMENTO ELECTRÓNICO NA GUINÉ-BISSAU É FORMALMENTE ESTABELECIDO.

Ministério das Finanças  14/04/23

O Ministro das Finanças, Ilídio Vieira TÉ assinou esta quinta-feira, (13.04) em Washington, Estados Unidos da América com o Director-Geral do Departamento das Finanças Públicas do (FMI), Victor Gaspar o  acordo que formaliza a utilização do MOU KONTAKTU na Guiné-Bissau.

O KONTAKTU é uma plataforma que permite a entrega de declarações e pagamento eletrônico, acessível através da internet, em qualquer lugar, por qualquer contribuinte, em computadores e telemóveis. De igual modo, o serviço KONTAKTU assegura a realização de operações Online, permitindo o contribuinte interagir com as autoridades fiscais.


Depois da assinatura do documento, o Ministro das Finanças, Ilídio Vieira TÉ destacou a importância da plataforma KONTAKTU, que  considerou "uma iniciativa revolucionária de transformação digital" da Direção Geral das Contribuições e Impostos, DGCI.

"Gostaria de reiterar o meu compromisso e da nossa equipa em prosseguir e aprofundar as reformas na administração fiscal, incluindo na implementação total do Kontaktu, na aplicação da Lei Geral Tributária, na implementação do IVA, entre outras", frisou o Ministro das Finanças.

Na sua comunicação,  o Director-Geral do Departamento das Finanças Públicas do FMI, Victor Gaspar enalteceu o empenho para melhorar arrecadação tributária, facto que, associa a utilização da plataforma KONTAKTU.

"Esta iniciativa vai melhorar sobremaneira a mobilização de receitas e assegurar a transparência na gestão das finanças públicas", afirmou Director-Geral do Departamento das Finanças Públicas do FMI.

A Plataforma KONTAKTU funciona na Guiné-Bissau desde 2022.



Leia Também: 



O Ministro das Finanças, Ilídio Vieira TÉ encontrou-se esta quinta-feira (13.04) em Washington, no âmbito das reuniões de primavera com as instituições de BrettonWoods, (BM/FMI), a quem reiterou o empenho do governo na implementação das políticas formuladas para a estabilização da economia, melhoria da competitividade e o reforço da boa governação.

A reunião que contou com a participação do  Director Adjunto do Fundo Monetário Internacional, (FMI), Bo Li, serviu para analisar, entre outros assuntos,  as reformas em curso, contenção da massa salarial com enfoque na redução dos assessores e conselheiros dos titulares dos órgãos da soberania.

"Essas medidas são pertinentes e, corajosas" enfatizou o Director Adjunto do FMI, Bo Li que enalteceu igualmente, a "determinação" do executivo guineense para implementação dos compromissos assumidos com os parceiros multilaterais, sublinhou a importância  da consolidação da reforma fiscal.

Ainda, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial encorajaram o Ministro das Finanças, Ilídio Vieira TÉ  para prosseguir com a restruturação da EAGB e, reafirmam "apoio total"  ao Governo.

Do encontro com Banco Mundial, debruçou-se  sobre gestão da dívida pública, durante o qual, o Banco anuncia assistência na implementação e consolidação do Comitê Nacional de Gestão da Dívida "que não funciona até agora", porém é sistema essencial que deve ser recuperado", prometendo reforçar Ações para Performance Políticas na Guiné-Bissau.




O Diretor do Departamento Africano do Fundo Monetário Internacional, (FMI), Abebe Aemro Selassie elogiou esta  quarta-feira (12.04) o  desempenho financeiro económico do governo da Guiné-Bissau, não obstante, apontado "alguns desafios" que devem ser superados.

"As reformas implementadas  nas  finanças públicas são medidas corajosas para a moralização da administração pública e relançar a economia", referiu Abebe Aemro Selassie.

Além disso, Senhor Selassie referiu-se os desafios que a Guiné-Bissau tem pela frente, tendo o mesmo,  incentivar o Governo a prosseguir com as reformas das Finanças públicas, que até aqui, "são positivas" e precisam de ser demonstradas.

Em sinal do engajamento, o Ministro das Finanças, Ilídio Vieira TÉ prometeu a implementar na íntegra os compromissos assumidos com (FMI), mesmo com eleições legislativas à porta e, 
voltou a sublinhar a situação da EAGB, que segundo ele,  requer reformas "estruturantes" no sector.

"São medidas corretivas necessárias para relançar a empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau, ( EAGB)", ressaltou o Ministro das Finanças. A gestão da massa salarial que continua a consumir mais de 80% das receitas fiscais, foi também objecto da análise entre a delegação guineense e, o Diretor do Departamento Africano do FMI,  Abebe Aemro Selassie.

O Diretor do Departamento Africano do Fundo Monetário Internacional, (FMI), Abebe Aemro Selassie  dirigiu a Missão do FMI para Portugal em 2008 durante a crise na zona Euro e, ocupa actualmente de 45 países africanos.


OPINIÃO. Germano Almeida: "Cada vez que Lula abre a boca em relação à guerra fico desiludido"

Por  SIC Notícias   14/04/23 

O Presidente brasileiro está de visita à China. O comentador da SIC, Germano Almeida, explica que Lula quer Lula da Silva de visita à China com foco na economia e reaproximação

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, está de visita à China com foco na economia e reaproximação para “recolocar a credibilidade internacional do país depois de quatro anos muito maus de Bolsonaro”, considera o comentador da SIC, Germano Almeida.

A guerra na Ucrânia também será assunto durante o encontro entre Lula da Silva e Xi Jinping, onde o objetivo será a criação de um grupo de países para mediar as conversas entre Volodymyr Zelensky e Vladimir Putin.

Germano Almeida, apesar de dizer que respeita muito o Presidente brasileiro, afirma que “cada vez que Lula abre a boca em relação à guerra fica desiludido”.

O comentador aponta situações em que Lula fez afirmações como "se um não quer, dois não brigam" ou “esse Zelensky não pode ter tudo o que quer”, sem nunca se dignar - “numa posição parecida com os chineses” - a dizer que a Rússia é invasor e a Ucrânia o invadido, aponta.

Lula da Silva não terá “nada contra a Ucrânia”, mas quer manter a relação com a Rússia e a forma como vê a China, como principal esperança para uma recuperação económica que o Brasil precisa, são dois fatores que pesam neste sentido.

Quanto à viagem que Serguei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros russo, vai fazer pelo Brasil, Venezuela, Nicarágua (…), mostra que o “agressor russo precisa de amigos” e esses países precisam da Rússia.

Sobre os documentos confidenciais norte-americanos que foram divulgados nas redes sociais, Germano Almeida esclarece que a “informação compromete os EUA com coisas muito sensíveis” e do ponto de vista da guerra “há coisas complicadas - mas na verdade não há grande surpresa”.

“Documentos mostram que contraofensiva está difícil e demorada, mas também que os russos estavam com falta de munições”, afirma.

Estes documentos já estariam naquela plataforma online há alguns meses e o responsável pela sua divulgação foi Jack Teixeira, um jovem de 21 anos.

Germano Almeida aponta que o essencial a dizer sobre este rapaz se resume a três coisas: Deus, armas e antigoverno. Era alguém que liderava um chat com 20-30 pessoas, num ambiente reservado, mas com tiradas racistas e muito militarista, acrescenta.


Leia Também: Lula quer trabalhar com a China para "equilibrar geopolítica mundial"


Leia Também: Embaixador russo ameaça reduzir número de jornalistas dos EUA na Rússia

Gorila mais velha do mundo fez 66 anos. Zoo de Berlim fez-lhe uma festa

© Getty Images

Notícias ao Minuto   14/04/23 

Refeição especial de Fatou incluiu frutas, legumes e uma melacia com a sua idade gravada.

O Jardim Zoológico de Berlim, na Alemanha, comemorou o 66º aniversário de Fatou, a gorila mais velha do mundo, com um jantar especial que incluiu frutas, legumes e uma melancia com a idade gravada.

De acordo com a imprensa alemã, Fatou desfrutou da refeição de aniversário na quinta-feira, dia 13 de abril, enquanto os visitantes do Zoo lhe tiravam fotos.

Aos jornalistas, o tratador, Ruben Gralki, disse que os gorilas vivem entre 45 a 50 anos na natureza. Nos Zoos tendem a viver mais anos. Contudo, chegar aos 66 anos é um feito muito especial.

Resgata após ser explorada por um marinheiro

Num comunicado enviado às redações, o Jardim Zoológico explicou que a idade de Fatou pode não ser exata. A gorila foi resgatada em 1959, altura em que tudo indica que tivesse dois anos. Até essa altura, pertencia a um marinheiro que a explorou para pagar uma conta num bar de Marselha, em França.


Leia Também: "Trauma". Macaco de estimação quase arranca orelha de mulher nos EUA

Opinião pública dos técnicos da Nacionais da CETIS.

Radio Voz Do Povo

É preciso mitigar riscos na Educação_MINISTRA

 A conclusão do presente ano lectivo sem sobressaltos e as perspectivas do próximo é tema em debate da primeira reunião do Conselho Directivo Alargado. 

A recem-empossada Ministra da Educação Nacional em alusão a greve a iniciar segunda-feira, entende que é preciso mitigar os riscos. Para Mónica Buaro da Costa, o desafio lançado pelo Presidente da República é uma missão no setor educativo.

Radio Voz Do Povo

Japão lamenta falta de ação da ONU sobre testes de mísseis de Pyongyang

© STR/JIJI Press/AFP via Getty Images

POR LUSA   14/04/23 

O Japão lamentou hoje a falta de medidas da ONU em relação à Coreia do Norte e pediu uma reunião de emergência do Conselho de Segurança sobre o lançamento de um míssil norte-coreano na quinta-feira.

"É extremamente lamentável que o Conselho de Segurança da ONU não tenha tomado medidas em resposta às repetidas violações por parte da Coreia do Norte das resoluções do Conselho de Segurança da ONU", disse o secretário-geral do Governo japonês.

Hirokazu Matsuno referiu que o Japão solicitou a reunião de emergência do Conselho de Segurança "na sequência do lançamento de ontem [quinta-feira] de um míssil balístico pela Coreia do Norte", segundo a agência russa TASS.

A Rússia exerce atualmente a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU.

A Coreia do Norte confirmou que disparou na madrugada de quinta-feira "um novo tipo" de míssil balístico intercontinental com combustível sólido, o primeiro no país, segundo a agência sul-coreana Yonhap.

O lançamento foi feito na presença do líder norte-coreano, Kim Jong-un, que considerou que o ensaio marca um avanço tecnológico importante no programa de armamento do país.

Todos os mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) lançados até agora pela Coreia do Norte tinham combustível líquido.

Os mísseis com combustível sólido, que Pyongyang tentava há muito desenvolver, são mais estáveis e mais rápidos de preparar, o que torna mais difícil para o inimigo detetá-los e destruí-los.

Este "novo tipo de ICBM constitui um progresso rápido no contra-ataque nuclear", declarou Kim, citado pela Yonhap.

"O teste de fogo confirmou que todos os parâmetros do novo sistema de armas estratégicas cumprem plenamente os requisitos do desenho em termos de precisão", disse a agência oficial de notícias norte-coreana KCNA.

O ministro da Defesa japonês, Yasukasu Hamada, disse hoje que a Coreia do Norte tinha no passado mencionado o desenvolvimento de ICBM de combustível sólido.

"Acredita-se que o tenha tornado uma questão prioritária", disse Hamada numa conferência de imprensa, citado pelo jornal The Japan Times.

Hamada disse que Tóquio vai "proceder a uma análise abrangente e profissional, incluindo a possibilidade de se tratar de uma nova classe de ICBM".

O lançamento foi anunciado na véspera de um dos mais importantes aniversários políticos celebrados na Coreia do Norte, o "Dia do Sol", 15 de abril.

Nessa data é celebrado o nascimento do líder fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung, avô de Kim Jong-un, o que geralmente é assinalado com ensaio de armas importantes ou desfiles militares.

PNG (EJ) // APN

Lusa/Fim


Leia Também: Guterres condena lançamento de novo míssil balístico pela Coreia do Norte

Maior laboratório de cocaína da Europa funcionava a uma hora de Portugal (e a droga entrava pelo Porto de Leixões)

Droga apreendida em megaoperação ibérica (Fernando Villar/EPA)

Por cnnportugal.iol.pt  14/04/23

Uma operação que marca "uma nova tendência no tráfico de cocaína" e que envolvia "cozinheiros", "engenheiros" e até um "notário". Pelo meio foi também utilizada uma empresa portuguesa

Lembra-se da série “Breaking Bad”? Uma operação mais sofisticada decorria bem perto do território português, tendo sido agora identificada. Trabalhava todo o dia e utilizava um complexo esquema de segurança e de rotação de pessoas para garantir que a produção não parava. A Polícia Judiciária e a Polícia Nacional espanhola desmantelaram o maior laboratório de produção de cocaína na Europa.

Tudo se passava a cerca de uma hora da fronteira portuguesa, em Pontevedra, onde vários “cozinheiros”, como a personagem Walter White, trabalhavam durante 24 horas por dia para produzirem até 200 quilos de droga todos os dias. A droga pura, essa, chegava à Europa através do Porto de Leixões, em Matosinhos.

“A organização criminal tinha um alto nível de sofisticação e os seus membros, que repartiam claramente as funções, utilizavam fortes medidas de segurança, como o uso de nomes falsos, veículos de transporte, disfarces para os condutores ou comunicações submetidas a um estrito protocolo de segurança”, revela o comunicado da polícia espanhola, que anunciou 18 detenções, todas em Espanha. Um vídeo partilhado pelas autoridades mostra bem a dimensão da operação, sendo possível perceber como operava o maior laboratório da Europa.

Na sequência da operação foram apreendidos 1.300 quilos de pasta base de cocaína, depois utilizada para a transformação em droga para consumo. “Trata-se da maior apreensão até agora fora das zonas de produção”, explica a polícia, que identificou ainda 151 quilos de cocaína em estado puro e mais de 23 mil litros de substâncias utilizadas para a transformação da droga.

Em paralelo foram bloqueadas pela justiça 17 propriedades, num valor total que se aproxima dos 1,7 milhões de euros. Há ainda 37 produtos financeiros na mesma situação, encontrando-se as autoridades a fazer a avaliação dos mesmos.

A investigação iniciou-se em outubro de 2022. Foi aí que, segundo a Polícia Nacional, os agentes “tiveram conhecimento da existência de uma organização assente em Las Palmas”. Desde cedo se percebeu que havia uma “potente infraestrutura” por detrás da operação, sendo que alguns dos membros da rede já estavam sinalizados pela polícia por causa de investigações anteriores, não só por apresentarem um alto nível de vida, mas também por ligações a cidadãos colombianos conhecidos por serem fornecedores de droga.

Polícia espanhola exibiu o material apreendido numa conferência de imprensa em Madrid (Fernando Villar/EPA)

Como funcionava a rede

Desde cedo foi possível perceber a existência de grandes movimentações que ligavam Las Palmas a Madrid, ligando depois a capital espanhola a Pontevedra. Tudo com recurso a “várias células de atuação para reduzir o contacto entre as mesmas e evitar levantar suspeitas”.

Grande parte da logística acontecia em Colmenar Viejo, localidade nos arredores de Madrid. Era lá que estava uma propriedade onde era armazenada uma grande quantidade de produtos químicos e de outros bens utilizados para a produção de droga.

A casa funcionava como uma espécie de plataforma de “arrefecimento” dos produtos, que ficavam lá durante um determinado período até que já não houvesse suspeitas sobre qual o seu destino. O objetivo era “armazenar as substâncias durante um tempo para detetar se existiam vigias sobre as mesmas e iludir uma possível ação policial”.

Dali os produtos seguiam em veículos de empresas logísticas, como camiões, para Pontevedra, onde eram utilizados para transformação da droga. Uma operação que ficava a cargo de um empresário basco que, “graças aos seus contactos”, servia como um facilitador para o transporte dos produtos em toda a Península Ibérica. “Um destes transportes permitiu aos agentes localizar um armazém industrial, localizado em Pontevedra, utilizado num primeiro momento como centro logístico para abastecer o megalaboratório e, posteriormente, para ‘arrefecer’ os materiais levados para o mesmo”, explica a polícia.

A parte da produção e transformação da droga ficava a cargo de colombianos e mexicanos. Os primeiros funcionavam como “cozinheiros” ou químicos do laboratório, enquanto os segundos contribuíam com “conhecimentos técnicos” para extraírem a coca da base, transportando-a depois em trituradores de pedras de grandes dimensões, que chegavam ao Porto de Leixões. Eram também os mexicanos os responsáveis por assegurar que a droga pura era convenientemente processada.

Feito todo esse processo, era a vez de os espanhóis entrarem em cena, ficando a cargo deles o “grosso da operação”, nomeadamente o transporte da Colômbia até ao armazém em Pontevedra. A parte da distribuição também ficava a cargo dos espanhóis.

Droga apreendida após interceção de camioneta à entrada de Madrid tinha selos do Super-Homem nos fardos (Fernando Villar/EPA)

Portugueses entram em cena

Mesmo tendo em conta toda a operação de segurança, que incluía mesmo postos de vigia cuidadosamente localizados, a polícia espanhola começou a detetar movimentos demasiado suspeitos. A presença de três homens de origem sul-americana em Pontevedra acabou por espoletar tudo, até porque já estavam sob forte vigilância das autoridades.

Foi também por essa altura que se deu conta de que uma empresa pretendia importar um triturador de pedras. O tal mecanismo no qual vinha a droga pura. A chegada da máquina a solo europeu seria feita pelo Porto de Leixões, com o tal empresário basco a ser a peça-chave em todo o processo. Criou uma empresa especificamente para esta atividade, permitindo assim a chegada da droga, que era estrategicamente colocada nos cilindros metálicos das máquinas. O Jornal de Notícias avança que a empresa em causa, que tem sede no Grande Porto, se dedica à importação de carros e que foi adquirida pelo cidadão basco em novembro do ano passado.

O tal triturador passou um total de três meses em Portugal, entre o Porto de Leixões e o armazém da empresa portuguesa. Ainda foi vistoriada pela Polícia Judiciária, mas as autoridades não encontraram nada de errado, ainda que tenham passado na mesma as suspeitas à polícia espanhola. Afinal, dentro da máquina estavam 1.600 quilos de pasta base de cocaína.

Chegava a vez de as autoridades portuguesas intervirem, até porque estava claro que a operação passava por Portugal. A Polícia Judiciária começou a analisar o caso, e depressa percebeu que havia constantes viagens e reuniões entre membros da organização criminosa e funcionários do Porto de Leixões.

Pouco depois de a máquina trituradora chegar a Pontevedra, a polícia sinalizou a chegada de dois mexicanos ao mesmo local. Vinham para Espanha para “desmontar a máquina e recuperar a cocaína escondida no interior”. Eram o “engenheiro”, que devia tirar a droga e passá-la para o laboratório, e o “notário”, uma pessoa de confiança da organização que comunicaria com os chefes.

A investigação progrediu e identificou também a chegada de seis colombianos, cuja entrada na Europa se fez com grande segurança. “Foram levados para um local seguro e, depois de lhes retirarem os telefones e esperarem um tempo, levaram-nos para o laboratório de forma faseada”, refere a polícia, apelidando estes homens de “cozinheiros”. Os seis trabalhavam em diferentes turnos, permitindo, assim, que o laboratório funcionasse durante todo o dia.

Transferida a droga para o laboratório, numa operação que implicou camiões, disfarces e até emissores Wi-Fi, para constante comunicação entre todos, estava montado o maior laboratório de cocaína da Europa.

A conclusão da investigação permitiu perceber que por detrás dos espanhóis estavam duas “potentes organizações criminosas de caráter internacional”, uma colombiana e outra mexicana, e que, segundo a polícia espanhola, se “uniram para poder financiar em conjunto um laboratório capaz de produzir seis mil quilos de cocaína em diferentes fases”.

Polícia espanhola apreendeu também vários objetos, desde balanças a microondas (Fernando Villar/EPA)

Eram os “señores”, os verdadeiros chefes do megalaboratório, que operavam tudo a partir da América do Sul e que, a partir de lá, davam instruções e ordens sobre como operar. A polícia espanhola afirma mesmo que os espanhóis eram “subalternos” dos sul-americanos, que “desembolsaram uma quantidade próxima a dois milhões de euros para estabelecer o laboratório clandestino”. Já os elevados custos de operação, como transporte e pagamento das casas, era pago através de entregas de dinheiro vivo.

O desmoronamento do esquema começou quando a polícia intercetou uma camioneta que transportava cerca de 100 quilos de cocaína. O veículo, que pertencia a uma “conhecida” empresa de transportes, fazia a ligação entre Pontevedra e a capital espanhola, tendo sido à entrada da Comunidade de Madrid que foi apanhado.

“Esta operação permitiu identificar uma nova tendência no tráfico de cocaína, na qual a substância é exportada sem ter sido submetida ao processo químico, que acontece em laboratórios químicos no país de destino”, afirma a Polícia Nacional.

As autoridades acreditam também que este desmantelamento terá evitado "efeitos devastadores" no ambiente, uma vez que os mais de 23 mil litros de químicos encontrados seriam, depois da transformação, deitados ao rio que corre junto à propriedade de Pontevedra.

Além da Polícia Nacional e da Polícia Judiciária, também a Direção Antinarcóticos da Colômbia ajudou no desmantelamento deste laboratório. As 18 detenções ocorreram em várias regiões espanholas: 11 na Galiza, 1 no País Basco, 4 em Madrid e 2 em Las Palmas.