segunda-feira, 27 de julho de 2020

GABINETE DO PRESIDENTE

DESPACHO N- 002/GPPRS/ 2020

É criada a comissão de coordenação e acompanhamento da implementação dos objetivos do acordo de incidência Parlamentar.

O Presidente

Sr. ALBERTO MBUNHE NAMBEIA



Fonte: Prs Bissau

O apagão eminente no sector de Safim, já não vai acontecer, porque, o governo, através do Ministério da energia, a partir do dia 1 de agosto, vai passar a fornecer combustível à empresa Agro Safim, que por sua vez, vai continuar a fornecer energia eléctrica aos seus clientes.

O acordo verbal foi encontrado no início desta tarde, durante um encontro de negociação, presenciado pelos Ministros da Energia Eng. Jorge Malú e da Administração Territorial Dr. Fernando Dias, administrador da empresa Agro Safim, Rubem Filipe, administrador de Safim, Libânio Morreira, técnicos e dirigentes dos dois Ministérios.

Lembramos que a Empresa Agro-Safim tinha avisado à população de Safim e arredores, principalmente aos seus clientes que, vai suspender o fornecimento de energia eléctrica, devido a queda brusca de receitas, causada entre outras, pela incapacidade financeira, motivada pelos prejuízos acumulados ao longo dos 7 anos e pela pandemia provocada pelo COVID-19.

Preocupada com o aviso recebido da Agro Safim, em como, a partir de 1 de agosto de 2020, vai suspender o fornecimento da energia eléctrica, os populares recorreram ao administrador local, que também fez saber o Ministro Dr. Frenando Dias do assunto.
Imediatamente, o Ministro da Administração Territorial, Fernando Dias, contactou o seu homólogo da Energia, onde falaram sobre o assunto.

Salienta-se que há sete anos que a empresa Agro Safim está a fornecer a energia eléctrica em Safim, e a empresa disponibilizou-se mesmo em passar o serviço ao estado.
Informação em tratamento…

MATPL / AI / 27.07.2020 (segunda-feira)
Governação na Guiné-Bissau

Sessao Extraordinária da Conferencia dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO - Por Videoconferência

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Sessao Extraordinária da Conferencia dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO - Por Videoconferência

-Excelência Senhor MAHAMADOU ISSOUFOU, Presidente da República do Níger e Presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO;

-Excelências Senhores Chefes de Estado, Caros Colegas;

-Distintos Convidados;

-Minhas Senhoras e Meus Senhores;

Em primeiro lugar quero saudar os meus pares membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental aqui presentes e dirigir uma saudação especial à Sua Excelência Mahamadou Issoufou, Presidente do Níger e Presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, pela realização desta Sessão Extraordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO.
Quero aproveitar esta ocasião, para em nome do povo da Guiné-Bissau e em meu nome pessoal, renovar os votos de pesar ao povo ivoirense, endereçando as nossas mais profundas e sentidas condolências à família do malogrado Amadou Gon Coulibaly, Primeiro-ministro da República de Cote d’Ivoire, ao Presidente Alassane Ouattara, ao Governo de Cote d’Ivoire.

Caros colegas,
Permitam-me, antes de mais, aproveitar esta oportunidade para enaltecer e agradecer ao Presidente em exercício da CEDEAO pelo empenho na resolução das crises sociopolíticas na nossa sub-região e em particular, no meu país a Guiné-Bissau e neste momento no Mali, este agradecimento é extensivo a todos os Chefes de Estado da nossa organização.
Em meu nome próprio e em nome do povo Guineense que passamos por uma fase de crises cíclicas a nossa total disponibilidade e solidariedade para com o povo Maliano.

Estamos atentos e a acompanhar a situação na República do Mali, é de realçar os notórios esforços na resolução da crise sociopolítica, através do envio de missões ministerial de alto nível, do enviado especial na pessoa o Ex-Presidente da Nigéria GOODLUCK Jonathan e por último uma missão Presidencial da CEDEAO.
É importante lembrar que, em respeito ao Protocolo da CEDEAO sobre a Democracia e a Boa Governação, a S. E. Senhor Mahamadou ISSOUFOU, Presidente da República do Níger e Presidente em Exercício da CEDEAO, enviou para o Mali uma Missão Ministerial de Bons-Ofícios, de 18 a 20 de junho em vista a encontrar uma solução airosa para a crise.
É nossa convicção de que estão a ser criadas condições para a resolução pacifica da crise maliana e consequente o restabelecimento da confiança entre os principais protagonistas.
No âmbito da prevenção de conflitos, despertar atenção dos estados membros da nossa comunidade sobre a importância de acompanhamento da evolução sociopolítica e de segurança nos países da sub-região, em particular na República da Guinée tendo em conta a crescente situação de tensão.
É verdade que a situação do Mali é complicada, mas temos outros problemas muito grave, sempre que há manifestações políticas de populares, há registo de vítimas mortais, por isso é importante sanear estas situações na República da Guinée.

Caros colegas Chefes de Estado,
Minhas Senhoras e Meus Senhores,
Não poderíamos terminar esta nossa intervenção, sem, no entanto, manifestar a nossa solidariedade ao Senhor Ibrahim Boubacar Keita, Presidente da República do Mali e ao povo maliano nesse momento difícil que o seu país enfrenta.
Devemos agir com respeito escrupuloso aos dispositivos da nossa Comunidade e às demais normas internacionais em matéria de restabelecimento da paz e segurança, sem perder de vista o imperativo moral de solidariedade necessária para a sobrevivência da nossa Comunidade como um todo e nesta perspetiva apoia o projecto da declaração que foi apresentada.
Acredito que, com união e determinação a nossa sub-região ira vencer todos os desafios.
Desejo um bom Tabaski à todos os meus irmãos e que Allah aceite as nossas orações e proteja os nossos povos.

Muito obrigado!

NOTICIAS DA GUINE BISSAU REPORTER AFRICA

PARLAMENTO: Debate de Urgência sobre a situação política e económica.

Conferência de Imprensa do SINJOTECS e da Ordem e parceiros sobre os acontecimentos com a RCFM.

SOLIDARIEDADE À RÁDIO CAPITAL

 Por Guy Embalo

HÁ QUATRO DIAS EU VOS AVISEI: REFORÇAR A SEGURANÇA !

DEPOIS DO ATENTADO À RÁDIO CAPITAL VÃO PASSAR PARAO O PLANO B:
ASSASSINAR CIDADÄOS INOCENTES E APONTAR O DEDO AO PRESIDENTE E SEU GOVERNO.

JÁ DISSE REPETIDAS VEZES: SE ANDARMOS A DEFENDER A VERDADE USANDO PROCESSOS INDIGNOS NÃO ESTAREMOS A ESPALHAR OS GERMES DO MAL NO PRÓPRIO CORAÇÃO DA VERDADE ?

ESTAMOS NO SÉCULO XXI, JÁ NÃO ADIANTA ESPERNEAR. O SÉCULO É DE ABRIR OS OLHOS...
FAÇO VOTOS QUE OS CULPADOS SEJAM ENCONTRADOS, JULGADOS E CONDENADOS.

TODA A SOLIDARIEDADE À RÁDIO CAPITAL NESTE MOMENTO DE DOR E DE TRISTEZA.

ESPAÇO DO CIDADÃO

Guine Bissau - SINJOTECS condena com todo vígor o ato covarde perpetrado contra CFM