28 de dezembro de 2016

Só em 2016, Venezuela registou mais de 20 mil assassínios

A Venezuela registou 28.479 homicídios em 2016, ou 91,8 assassínios por 100.000 habitantes, o que a torna, segundo especialistas, no segundo país com mais criminalidade violenta do mundo, informou hoje o Observatório Venezuelano da Violência.



"A previsão para o ano de 2016 é que, no final do ano, teremos 28.479 pessoas vítimas de morte violenta, para uma taxa de 91,8 mortes violentas por cada 100.000 habitantes", disse o diretor da organização não-governamental, o sociólogo Roberto Briceño León.

Embora esta taxa de crescimento deste tipo de crimes possa ser considerada "moderada", segundo Briceño, no caso da Venezuela ela é "alarmante", porque o país é o segundo com mais criminalidade violenta, depois de El Salvador (103 homicídios por 100.000 habitantes) e antes das Honduras (59 homicídios por 100.000 habitantes).

NAOM


Also:

Brasil: Adolescente morre estrangulada pelo namorado de 73 anos

Homem de 73 anos foi detido em flagrante delito. 


Uma adolescente de 17 anos foi levada para o hospital em estado grave depois de ter sido estrangulada pelo namorado, um homem de 73 anos, de acordo com site G1, da Globo.

O crime aconteceu em Tupã, São Paulo, no Brasil, na manhã desta segunda-feira e as autoridades locais indicam que terá sido motivado por ciúmes.


A menor, Michelle Fernanda Pereira Rocha, entrou em paragem cardiorrespiratória e foi levada para o hospital em estado grave, acabando por falecer.


O suspeito foi detido em flagrante delito e já foi levado para o estabelecimento prisional de Caiuá.

NAOM

EXTINGAM POR FAVOR O PAIGC, PARA O BEM DA GUINÉ-BISSAU...

Jorge Herbert 
Atentados e intentonas. Cultura do PAIGC e delírios à moda do PAIGC. Perderam em todas as frentes e agora tentam lançar os seus delírios ao povo...! 

O pior é que pensam que o nível cultural do povo guineense ainda é o mesmo que há 40 anos! Acham que os únicos espertos são eles, que conseguem manipular os "burros" guineenses, para atingirem os seus objetivos! Não percebem que dessa forma estão a enterrar-se politicamente aos poucos! Por favor extingam o PAIGC para o bem da Guiné-Bissau...

Provocaram o PR de todas as formas e feitio, para lhe rotular de ditador, no mais pequeno uso de força que ele tentar fazer. Como não conseguiram, agora lançam os seus delírios para a sociedade, para ver se opovão acredita. Só que esquecem-se que os jovens de hoje, que são os que têm mais acesso à net e ás informações, a maioria já sabe digerir uma notícia, para separar factos de delírios e manipulações... PAIGC óóó cadera!

CONTINUA A SAGA DE MANIPULAÇÃO CONTRA JOMAV

CONSELHO NACIONAL DE JURISDIÇÃO DO PCD SUSPENDE DOIS ANOS E MEIO OITO MEMBROS DO PARTIDO

O Concelho Nacional de Jurisdição do Partido da Convergência Democrática (PCD) suspendeu por um período de dois anos e meio, oito membros do partido.


Na lista consta, o nome de Victor Mandinga vulgo Nado

Mandiga, deputado do PCD, atual ministro do Comercio do Governo de Sissoco e um dos fundadores do partido “Baguera”. 
Revelou hoje em conferência de imprensa, Alberto Mendes Pereira, um dos membros do Comité Permanente do PCD, acusando Presidente Mário Vaz de estar envolvido nos assuntos internos do PCD.
Alberto Mendes Pereira

Eis a lista nominal dos suspensos, acusados de falsificarem assinaturas da reunião realizadas em Bissau e de igual modo desobediência as deliberações nº 01 e 02/2016 do Conselho Nacional de Jurisdição, agravados pelas grosseiras violações dos estatutos do partido, art. 52º/03-a):  
Victor Mandinga, Ramatulay Baldé, Humiliano Alves Cardoso, Armando Adepdoc Có, Djeronimo Djatá, Oscar C. de Alvarenga, Helton L. C. Midanda e Quizy Anderson Martins Gomes.

Notabanca

Mulheres do Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau quer moderação na crise gambiana

Ziguinchor, Senegal (PANA) – O Fórum das Mulheres do Espaço Senegal-Gâmbia-Guiné Bissau para a Paz e Segurança sobre a Crise Pós-Eleitoral na Gâmbia exortou a todas as partes em causa na crise gambiana a darem prova de maior moderação e privilegiarem o diálogo e a não a violência para resolverem esta situação.

Segundo a presidente da Plataforma das Mulheres para a Paz na Casamança, Ndèye Marie Thiam, que lia uma declaração deste fórum, a instituição tem por vocação contribuir para a promoção, reforço da paz e da estabilidade no espaço sub-regional oeste-africano.

Assim sendo, prosseguiu, o fórum não deve estar indiferente ao risco duma intervenção militar ou de distúrbios civis neste país irmão que é a Gâmbia.

« O Fórum tem a firme convição de que estes cenários só podem ser fontes de tensões e de graves perigos para a paz e a segurança na Gâmbia, mas também no Senegal e em toda a nossa sub-região já exposta ao terrorismo”, alertou.

« Por isso, dedicado ao seu ideal de paz que ele pretende servir com todas as suas forças, o Fórum das Mulheres do Espaço Senegal-Gâmbia-Guiné-Bissau exortou todas as partes a darem prova da maior moderação e privilegiarem o diálogo e a não violência para resolverem esta situação », acrescentou a responsável  feminina.

Sublinhou o compromisso do Fórum de dar a sua contribuição para uma solução não violenta para a crise.

Neste sentido, o Fórum lançou ao Presidente cessante gambiano, Yaya Jammeh, um apelo para o respeito pela escolha do povo gambiano  pedindo ao Exército para apontar as armas contra este povo.

-0- PANA MAD/JSG/FK/DD 28dez2016

CAN2017 - Recepção à selecção nacional no aeroporto internacional Osvaldo Vieira

19h40 - Selecção nacional acaba de aterrar em Bissau








  

                                                                    Ver mais fotos

Fotos: Braima Darame 

Fernando Casimiro

O PAIGC volta a cometer um erro de palmatória, ao corroborar, sem questionar (como deveria ser) as bases ou os indícios palpáveis, fiáveis, das alegadas graves denúncias do líder de um Partido Político que não foi capaz de apresentar, em nenhum momento, qualquer suporte às graves denúncias que fez com alvos precisos, ainda que indirectamente.

E se a moda pega?

Ai se a moda pega e amanhã um outro líder de um outro partido político acusa directa ou indirectamente fulano ou beltrano de estar a preparar algo contra os Interesses e altas figuras do Estado e por aí fora...?

Não está na hora de se parar com estas jogadas que apenas continuam a prejudicar o país e o nosso povo?

O PAIGC não sendo o partido denunciante, não deveria primeiro, questionar ao líder do partido denunciante sobre as bases em que assentam as suas denúncias?

O próprio denunciante, fez a denúncia em nome pessoal ou em nome e com conhecimento do seu partido?

Pelo que consta, a denúncia será alvo de encontro entre um dos visados, concretamente, o Presidente da Assembleia Nacional Popular e representantes da Comunidade Internacional acreditados em Bissau.

Ao invés de se tentar promover um clima de harmonia, continua a semear-se a confusão, ignorando o facto de todo o cultivo ter o tempo certo para a sua colheita...

E assim vai a nossa Guiné-Bissau...

Positiva e construtivamente.

Didinho

Donald Trump acusa Obama de dificultar transição

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou hoje o ainda chefe de Estado norte-americano, Barack Obama, de fazer declarações "inflamatórias" e de dificultar o processo de transferência de poder.


"Estou a fazer o meu melhor para ignorar os muitos obstáculos e declarações inflamatórias do Presidente [Barack Obama]. Pensei que a transição seria suave. Mas não!", escreveu o Presidente eleito na sua conta na rede social Twitter, sem especificar o género de obstáculos, nem as referidas declarações de Obama.

Donald Trump, vencedor das eleições do passado dia 08 de novembro, será empossado a 20 de janeiro de 2017, numa cerimónia pública junto ao edifício do Capitólio, em Washington.

Dois dias depois das eleições, Trump e Obama encontraram-se na Sala Oval, o escritório presidencial na Casa Branca, e tentaram colocar de lado as divergências e os ataques dos longos meses de uma campanha eleitoral agressiva e amarga. Na mesma altura, os dois manifestaram o desejo de realizar uma transição pacífica.

Na passada segunda-feira, durante uma entrevista, Obama afirmou acreditar que seria reeleito para um terceiro mandato caso a Constituição norte-americana permitisse a sua candidatura.

O Presidente eleito utilizou igualmente a rede social Twitter para responder a Obama: "Nem pensar!".

Também via Twitter, Trump manifestou mais uma vez o seu apoio a Israel, após o Conselho de Segurança das Nações Unidas ter votado na sexta-feira passada uma resolução que exigia o fim "imediato" da política de colonatos israelita em Jerusalém-leste, bem como nos territórios ocupados da Cisjordânia.

Os Estados Unidos abstiveram-se na votação da resolução, posição que gerou controvérsia e a ira de Telavive, uma vez que Israel sempre contou com o apoio de Washington neste dossiê sensível. A posição norte-americana, que aconteceu pela primeira vez desde 1979, permitiu a adoção da resolução, aprovada pelos outros 14 membros do Conselho de Segurança.

"Não podemos continuar a deixar que Israel seja tratado com um total desprezo e com tal desrespeito", escreveu o multimilionário.

"Estavam habituados a ter um grande amigo nos Estados Unidos, mas já não é o caso. O início do fim foi aquele acordo horrível com o Irão [sobre o programa nuclear iraniano] e agora (na ONU)! Mantenha-se forte Israel, o dia 20 de janeiro está próximo", acrescentou Trump.

NAOM

Governo angolano não foi notificado sobre suspensão de ajuda por Israel

O Governo angolano ainda não foi notificado por Israel sobre a suspensão do programa de ajuda ao país lusófono, em represália pela posição assumida pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.


Israel reduziu as suas relações com os países que votaram a favor da resolução das Nações Unidas contra a colonização dos territórios palestinianos ocupados, entre os quais Angola.

Em declarações hoje à agência Lusa, o diretor para África, Médio Oriente e Organizações Regionais, Joaquim do Espírito Santo, lamentou a posição do Governo de Israel, mas manifestou disponibilidade do Governo angolano para continuar a dialogar sobre o assunto.

Na terça-feira, Joaquim do Espírito Santo recebeu o embaixador de Israel em Luanda, Raphael Singer, que manifestou ao Governo angolano o desagrado do seu país pela posição assumida pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre o problema israelo-palestiniano.

Segundo Joaquim do Espírito Santo, Angola entende a posição de Israel, exemplificando que o Governo angolano teve a mesma reação aquando do golpe de estado na Guiné-Bissau.

"Também suspendemos a nossa cooperação, é normal, mas nós só poderemos lamentar, não poderemos obrigar ou pedir favores", frisou, exprimindo esperança que "isso não venha a acontecer".

"Vamos continuar a dialogar, para que consigamos de facto ultrapassar esta situação", acrescentou.

Israel reduziu as suas relações com os países que votaram a favor da resolução das Nações Unidas contra a colonização dos territórios palestinianos ocupados.

Refutando informações de que as relações com estes países foram suspensas, o porta-voz do ministério israelita dos Negócios Estrangeiros, Emmanuel Nahshon, declarou que Israel "reduziu temporariamente" visitas e trabalhados com as embaixadas.

Como represália, Israel já chamou os seus embaixadores na Nova Zelândia e no Senegal e anulou o seu programa de ajuda nos países da África ocidental.

O executivo israelita também informou Angola do congelamento do seu programa de ajuda, segundo Nahshon.

Relativamente a esta medida, o diplomata angolano frisou que Angola ainda não foi notificada.

"Para nós tem que ser objeto de uma notificação, não temos nenhuma notificação até aqui, relativamente a esta questão da suspensão. Falaram no geral, mas são medidas que eles vão estudar caso a caso", disse.

NAOM

PAIGC: Denúncia do Nuno Nabian

PARTIDO AFRICANO PARA A INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ E CABO-VERDE
SECRETARIADO NACIONAL

Comunicado de Imprensa

O PAIGC chama a atenção dos guineenses e da comunidade internacional para o facto de um líder partidário, mais precisamente, o Presidente da Assembleia do Povo Unido (APU – PDG) ter vindo ao público denunciar graves e perigosas ameaças que podem pôr em risco de vida algumas personalidades políticas, bem como o da existência e prática de tráfico de armas e de drogas no presente momento na República da Guiné-Bissau.

Para o PAIGC estas corajosas e patrióticas denúncias públicas têm um suporte lógico e sequencial se se tomar em devida conta alguns elementos que devem merecer não somente conhecimento, como uma atenta análise e profunda reflexão de todos quantos neste país pugnam pela defesa da liberdade, democracia e das leis que regem este país.

Na verdade, o PAIGC quer tão-somente relembrar que nos últimos tempos, registaram-se os seguintes factos:
O Presidente da República ao nomear e empossar um Primeiro-Ministro e o seu Governo de Iniciativa Presidencial, rejeitou categoricamente o Acordo de Conakry;

após o seu regresso da Cimeira de Abuja afirmou que o Governo por ele nomeado continuará em funções até ao termo da legislatura;

O Presidente da República afirmou publicamente de que podia mandar matar, prender, torturar, etc, etc, e que só o não fazia porque o seu irã de Missurum não o autorizava;

Surge de forma repentina e programada previamente em reuniões ocorridas na casa de alguns dirigentes proeminentes do chamado “Grupo dos 15” um autointitulado “Movimento de Quadros Jovens do PAIGC fiéis aos 15”, que leva a cabo, inclusive, uma conferência de imprensa num dos hotéis da nossa capital, antecedida por reuniões preparatórias, na sequência da qual exprimem ameaças públicas de que invadirão a Sede Nacional do PAIGC e destituirão o Presidente do Partido e criarão, para aquilo que apelidaram de uma “Comissão de Gestão”, bem como, farão a mesma coisa em relação à Assembleia Nacional Popular, prendendo ou matando o próprio Presidente da ANP e todos quantos lhes opusessem;

Os acólitos do Presidente da República começam a seguir as orientações do seu líder e mentor, brandindo a perigosíssima arma do tribalismo quando, por exemplo, recentemente o Primeiro-Ministro de Iniciativa Presidencial afirma perante os fulas de Gabú que agora foi escolhido um dos seus para chefiar o atual Executivo;

É perante todos estas afirmações, eivadas de uma ameaça que denotam uma clara intenção de implantar um regime ditatorial num país que fez da liberdade, democracia e respeito pelos direitos humanos a sua bandeira de luta contra a pobreza, que o PAIGC chama a atenção dos seus militantes e do povo guineense, em geral e da comunidade internacional, em particular, de que se manterá firme e coeso na defesa dos valores que lhe levaram à vitória contra o colonialismo.

O PAIGC partindo do princípio de que não há fumo sem fogo e tomando em linha de conta de que na Guiné-Bissau os boatos e as ameaças veladas ou escamoteadas se tornam sempre e invariavelmente uma triste e condenável realidade, adverte o Presidente da República de que ele será responsabilizado por tudo quanto venha a acontecer na Guiné-Bissau, cujas consequências imprevisíveis poderão catapultar o país em direção ao abismo.

Uma vez mais o PAIGC regista com muita apreensão alguma passividade da comunidade internacional, e muito em especial da parte da CEDEAO, União Africana e das Nações Unidas perante estas situações de desvairo e de ilegalidades que estão sendo levadas a cabo pelo Senhor Presidente da República e os seus acólitos, numa clara, perigosa e sistemática violação da Constituição da República e demais leis que regem este país forjado na luta.

Perante todos estes graves factos que atentam contra os pilares do Estado de Direito Democrático e tendo em devida conta a gravidade destas afirmações e denúncias e das consequências imprevisíveis que podem acarretar para o país, o PAIGC pergunta qual o papel que a Procuradoria-Geral da República está a desempenhar neste processo.

O PAIGC exorta o Presidente da ANP a continuar a pautar a sua atuação em estrita observância aos preceitos constitucionais e regimentais, não obstante as sérias ameaças que impendem sobre ele e os seus mais diretos colaboradores, com a certeza de que continuará a ter o apoio de todos os verdadeiros militantes do nosso grande Partido e de uma esmagadora maioria do povo guineense.

A terminar, o PAIGC reafirma a sua decisão de continuar a lutar contra tudo e todos os que buscam em nome dos seus interesses pessoais e de grupo subverter as leis e tentar a todo o custo continuar a beneficiar em proveito próprio o trabalho corajoso, patriótico e de sacrifício que o povo guineense continua a prestar ao país.

Neste sentido, o PAIGC chama uma vez mais a atenção da comunidade internacional, em especial aos Representantes da UNIOGBIS e Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas, da CEDEAO e da União Africana perante as grosseiras e perigosas violações à Constituição da República e demais leis, às ameaças de matar, prender e torturar e à recusa de cumprir os Acordos de Bissau e de Conakry, considerados pelos principais parceiros internacionais como o único instrumento suscetível de fazer ultrapassar a grave crise que o país enfrenta por obra e graça do Senhor Presidente da República e dos seus acólitos.

Bissau, 29 dezembro de 2016.
O PAIGC

Publicada por António Aly Silva 

Cassama desmascara JOMAV ????

Foi adiada para amanhã, a reunião convocada pelo presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassama, com o chamado grupo P5 (CEDEAO, ONU, UA, UE e CPLP). O objectivo da reunião é alertar a comunidade internacional para as manobras menos claras teleguiadas a partir da presidência da República.

Ainda amanhã, o presidente da ANP manterá encontros com os embaixadores da Guiné-Conacry, de Portugal, da França, da Gâmbia, do Senegal e da África do Sul. Cassama pretende desmascarar atitudes menos claras por parte do presidente da República, feitas à revelia dos serviços da Segurança do Estado. AAS
Publicada por António Aly Silva

Crise política/ Gabinete do Presidente do Parlamento acusa PR de ser factor de instabilidade no país

(ANG) – O Gabinete do Presidente do Parlamento exorta o Presidente da República a “concentrar as suas energias na implementação dos Acordos de Bissau e de Conacri e na resolução dos graves e permanentes problemas que afectam ao povo, ao invés de continuar com declarações inflamatórias”.


Estas palavras foram proferidas hoje pelo Assessor de Imprensa de Cipriano Cassama, em jeito de reação às denúncias do Presidente do partido APU-GB (Nuno Nabiam), em como “José Mário Vaz tem um plano para forçar a aprovação do Programa do Governo de Umaro Sissoco Embalo, através de assalto ao Parlamento, detenção do seu líder e constituição de uma nova mesa“, que passaria a dirigir o órgão. 

“Pela sua gravidade, as mesmas devem merecer preocupação e repúdio de todos os guineenses e da comunidade internacional”, acrescenta Inácio Tavares na sua comunicação à imprensa. 

Com o objectivo de revelar que é o factor de instabilidade no país, a Assessoria da Imprensa do Presidente da Assembleia Nacional Popular (Parlamento) acusa o Chefe de Estado, José Mário Vaz, nomeadamente de “recusar a cumprir os Acordos de Bissau e Conacri”, para a resolução do impasse político na Guiné-Bissau há quase dois anos. 

O Gabinete do Presidente do parlamento que também acusa o “Movimento de Apoio ao Grupo dos 15” deputados expulsos do PAIGC de estar a promover violência, afirma que Cipriano Cassama “vai continuar a pautar a sua actuação conforme os preceitos constitucionais e regimentais”. 

Por fim, Inácio Tavares afirma que o Presidente do Parlamento “não manda” nos seus órgãos, dado que são “autonómos”, e que os mesmos deliberam na base de orientações políticas dos seus membros. 

Por isso, de acordo com a Assessoria da Imprensa do Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), os mesmos “são responsáveis pelas suas próprias e respectivas deliberações. 

Entretanto, sabe a ANG junto do Gabinete do Presidente do Parlamento, de que, Cipriano Cassama vai manter quinta-feira um encontro com as representações das organizações internacionais no país, conhecido com o nome de “P-05”, para lhes informar da alegada ameaça a sua integridade física . 

ANG/QC/SG 

Obrigado Presidente Muhammadu Buhari pela calorosa recepção no âmbito da minha digressao por alguns países são sub-região.






Fotos: Umaro El Mocktar Sissoko Embaló

Also:

Primeiro-ministro de consenso recebido esta quarta-feira pelo Presidente da Nigéria Muhammadu Buhari





GUINETEL: MINISTRO DOS TRANSPORTES E TELECOMUNICAÇÕES PROMETE RELANÇAMENTO DA EMPRESA ATÉ FINAL DO ANO

Fidélis Forbs
(ANG) – O ministro dos Transportes e Comunicações afirmou que os ensaios para a retoma da emissão da rede de telecomunicações da operadora Guinetel(rede móvel) vão arrancar antes do final do ano em curso.

Fidélis Forbs, em declarações à imprensa após a visita que efectuou hoje as instalações da empresa Guinetel, em Brá, disse que qualquer guineense que dispor dessa rede pode usá-la através da linha verde.

Instado a dizer sobre quanto vai custar a retoma das emissões da rede de telecomunicações Guinetel o ministro  sublinhou que até ao momento, em termos de financiamento, estão a trabalhar com meios próprios com apoios da instituições sob sua tutela.

“Estamos neste momento a fazer as pessoas acreditarem nos nossos esforços e competências próprios, porque para as pessoas virem nos apoiar nós é que devemos acreditar primeiro”, disse, acrescentando que na fase posterior poderão ver se vão conseguir parcerias através de vendas de acções às empresas estrangeiras .

Fidélis Forbs disse que pôr a empresa  em funcionamento deve ser motivo de orgulho para todos os guineenses porque o país está em concerto das nações.

“Em qualquer país do mundo a empresa nacional de telecomunicações deve ser a prioridade. Esse desiderato está dentro das nossas visões estratégicas para fazer a Guinetel funcionar e concorrer, em pé de igualdade, com outras operadoras através de ofertas de serviços de qualidade”, salientou.

Declarou que foi nesse quadro que entenderam que é urgente fazer funcionar a empresa Guinetel.

A  Guinetel , uma das três operadoras de telecomunicações móveis do país, deixou de funcionar em meados de fevereiro de 2014, por falência .

ANG/ÂC/SG

Quadra festiva/ Bombeiros de Bissau em diferentes regiões para intervir caso for necessária

(ANG) – O Serviço Nacional de Protecção Civil de Bombeiros Humanitários de Bissau (SNPCBHB), prometeu hoje trabalhar com empenho e rigor para salvar vidas humanas durante os festejos de fim de Ano.

Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG), o Chefe de Departamento Táctica Operativa do Serviço Nacional de Proteccão Civil dos Bombeiros de Bissau (CDTOSNPC), Luís ksonde, disse que o departamento que dirige já tinha iniciado os seus trabalhos desde a celebração da noite de Natal, com colocação de homens em todas as regiões do país incluindo a capital, Bissau. 

De acordo com aquele responsável, as mesmas operações serão realizadas durante a passagem do ano, apesar de queixar-se que o serviço de Bombeiros Humanitários de Bissau se encontra recheada de recursos humanos com capacidade e vontade de trabalhar, apesar dos parcos meios de que dispõe. 

“Nesta altura, estamos a funcionar com uma só viatura para o combate ao incêndio. Se eventualmente acontecer um incêndio em qualquer canto do país só vamos actuar com a única viatura”, revelou o responsável. 

Luis Ksonde acrescentou que nesta quadra festiva vão ter homens em diferentes estações de venda de combustíveis e nas discotecas, para em caso de necessidade intervirem. 

Para o técnico de Serviço Nacional de Proteção Civil, o governo deve criar condições para o funcionamento dos Bombeiro Humanitários de Bissau,* porque já la vão anos que a referida instituição trabalha com muitas dificuldades*. 

ANG/LLA/ÂC /SG

Mais de 200 vítimas de violência doméstica e sexual durante semana do Natal em Moçambique

Cento e trinta e cinco pessoas foram vítimas de violência doméstica e outras 79 de violência sexual entre 20 e 26 de dezembro em Moçambique, afirmou o Ministério da Saúde, citado hoje pela imprensa local.


Segundo a diretora-adjunta de Assistência Médica, Elina Macamo Amado, as unidades de saúde moçambicanas registaram um aumento de 44 por cento de casos de violação sexual e 16% de violência doméstica, comparando com igual período do ano passado.

"No ano passado registamos, neste período, 55 casos e neste ano temos 79 pessoas que se queixaram de terem sido violadas sexualmente. Em relação à violência doméstica, registámos 116 casos em 2015 e 136 neste ano", avançou Elina Macamo Amado.

A diretora-adjunta de Assistência Médica lamentou o facto de existirem crianças entre as vítimas de violação sexual.

"Exortamos aos responsáveis pelas crianças para que, nesta época em especial, tenham maior controlo", declarou Elina Macamo, que lembra que o trauma que resulta de casos de violação sexual tem consequências graves.

O número de vítimas que entraram nos hospitais em resultado de acidentes de viação, de acordo com diretora-adjunta de Assistência Médica, foi de 1.019 contra 1.164 em 2015, no mesmo período do ano passado, o que representa uma redução de 12 por cento.

EYAC// APN
Lusa/Fim

Circo político

O teatro já começou depois do disparate lançado por quem precisa de dinheiro para acabar as obras da sua casa em Penha. 

Nuno Nabiam foi instruído pelo DSP para lançar confusão e criar pânico.

À Cipriano Cassama só uma alerta " quem não deve nao teme"   se achares que estás no caminho certo não precisa desta palhaçada toda de convocar reuniões, só pelo facto de um político sem rumo e nem escrúpulo ter lançado umas mentiras bem organizadas.


O presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, reúne-se, ao princípio da tarde desta quarta-feira, com o chefe da ECOMIB na Guiné-Bissau e de seguida terá um encontro conjunto com os representantes da comunidade internacional no país.

Nesta terça-feira o presidente do partido Assembleia do Povo Unido (APU), Nuno Nabiam, afirmou estar em marcha um alegado plano do atual Governo para prender o líder do Parlamento, Cipriano Cassamá.

Segundo Nuno Nabiam, candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais pelo atual chefe do Estado, José Mário Vaz, o alegado plano teria como finalidade «forçar a aprovação do programa do Governo» do primeiro-ministro Umaro Embaló.

Publicada por Gabu Sara


Crise política

Braima Darame
O presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, reúne-se, ao princípio da tarde desta quarta-feira, com o chefe da ECOMIB na Guiné-Bissau e de seguida terá um encontro conjunto com os representantes da comunidade internacional no país.


Nesta terça-feira o presidente do partido Assembleia do Povo Unido (APU), Nuno Nabiam, afirmou estar em marcha um alegado plano do atual Governo para prender o líder do Parlamento, Cipriano Cassamá.

Segundo Nuno Nabiam, candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais pelo atual chefe do Estado, José Mário Vaz, o alegado plano teria como finalidade «forçar a aprovação do programa do Governo» do primeiro-ministro Umaro Embaló.

“O grande erro que uma pessoa ingrata comete, é esquecer que um dia, poderá precisar de você novamente!”

2014-04-24 12:18:24

Guiné-Bissau: PRS apoia o independente Nuno Nabiam na segunda volta

 Bissau - No final da sua reunião da Comissão Política Nacional, realizada a 23 de Abril em Bissau, o Partido da Renovação Social (PRS) decidiu dar o seu apoio ao candidato independente Nuno Nabiam para a segunda volta das eleições Presidenciais, marcada para 18 de Maio.

A notícia foi avançada à PNN por fontes partidárias do PRS: «Como é óbvio, decidimos apoiar a candidatura de Nuno na segunda volta», revelou.

Sem avançar mais detalhes, a mesma fonte manifestou-se confiante na vitória do candidato escolhido pelos militares e apoiado anteriormente por Koumba Yala durante a primeira volta destas eleições.

Com poucas vantagens para segundo turno do pleito, Nuno Nabiam teve maior número de votos em apenas duas regiões do país, nomeadamente na região de Tombali e Oio, onde arrecadou 12.492 votos e 41.229 votos, respectivamente. José Mário Vaz (JOMAV) obteve 10.230 votos em Tombali e 29.219 votos em Oio.

Em relação a Abel Incada, candidato escolhido pelo PRS, o empresário obteve nestas localidades pouco mais de cinco mil votos, na região de Tombali, e também pouco acima dos cinco mil votos na região de Oio.

Em termos globais apenas 43.890 cidadãos guineenses acreditavam em Abel Incada para ser Presidente, enquanto Nuno Nabiam mereceu a confiança de 156.163 eleitores na primeira volta, perante um universo de 257.572 cidadãos eleitores guineenses que apostaram em JOMAV para Presidente da República, o que corresponde respectivamente a 6,97% para Incada, 24, 79% para Nabiam e 40, 89% para JOMAV.

Ainda não oficial, a posição do PRS em apoiar Nuno Nabiam é do conhecimento do PAIGC, que uma fonte partidária do partido vencedor das Legislativas de 13 de Abril disse não ser uma surpresa.

A escolha de Nuno Nabiam por Koumba Yala como candidato independente a estas eleições era ponto de discórdia entre o PRS e o seu líder fundador, o que levou à indigitação de Abel Incada como candidato oficial do partido à primeira volta.

(c) PNN Portuguese News Network

ALERTA A COMUNIDADE INTERNACIONAL DE BISSAU, PARTICULARMENTE A P5, POIS QUE ESTAMOS PERANTE UMA TENTATIVA DESENFREADA DE CULPABILIZAR O PRESIDENTE JOMAV E O GOVERNO RECENTEMENTE EMPOSSADO PELA EVENTUAL RESPONSABILIZAÇÃO DE TITULARES DE ORGÃOS QUE FALTEM AS SUAS OBRIGAÇÕES. OS MANIPULADORES E SUAS BOCAS DE ALUGUER ESQUECEM-SE DA MÁXIMA:


                     "QUEM NÃO DEVE NÃO TEME"

CERTOS DIGNATÁRIOS NOS HABITUARAM A, CICLICAMENTE, DAREM VOZ AS MANIPULAÇÕES, EM FORMA DE CLIENTES.

POUCA VERGONHA TEM LIMITES:
DE CADA VEZ, QUE ESTES SENHORES DE BISSAU ESTÃO COM PROBLEMAS FINANCEIROS, VÃO LOGO SE DISPONIBILIZAR PARA DAREM VOZ AO SERVIÇO DO MANIPULADOR-MOR (DSP), QUEM FINANCIA TAIS OPERAÇÕES NO ÂMBITO DA SUA POLITICA DE TERRA QUEIMADA.

DIZER QUE SE ARQUITECTA A PRISÃO DO PRESIDENTE DA ANP (?), É NO MÍNIMO CURIOSO. ADIMITAMOS QUE SEJA VERDADE, PORQUE TERIA DE SER O NUNO NABIAM A REVELAR ISTO? RSRSRSRSRSRSRS.

SERÁ QUE SE ESQUECERAM JÁ, DE QUE NA GUINÉ BISSAU DE HOJE, NINGUÉM MAIS É PRESA SEM CULPA FORMADA?

COMO PRENDER CIPRIANO CASSAMÁ? OU SERÁ QUE TÊM NOÇÃO DE QUE AS ACTUAÇÕES DO PRESIDENTE DA ANP SÃO PASSÍVEIS DE SEREM ENQUADRADOS NO ÂMBITO DE CRIMES PREVISTOS E PUNÍVEIS PELA LEGISLAÇÃO GUINEENSE? 

SERÁ QUE O PRESIDENTE DA ANP VEM AGINDO DE MÁ-FÉ, LESANDO O ESTADO GUINEENSE?

QUE SE TRANQUILIZEM, POIS QUE O PRESIDENTE JOMAV É PELA LIBERDADE DE IMPRENSA E PELA LEGALIDADE. 

QUEM NÃO DEVE QUE NÃO TEMA, POIS QUE A JUSTIÇA NA GUINÉ BISSAU, PESEM EMBORA ALGUMAS DIFICULDADES, VEM FUNCIONANDO NA MEDIDA DO POSSÍVEL. OS GUINEENSES DEVEM ACREDITAR E CONFIAR NA JUSTIÇA E NAS INSTITUIÇÕES DO ESTADO, POIS QUE MUDARAM-SE OS TEMPOS!

Publicada por Ditadura do Progresso 

CONTINUA A SAGA DE MANIPULAÇÃO CONTRA JOMAV

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

DESDE QUE O DSP FOI EXONERADO COMPULSIVAMENTE, DEVIDO AS ACTUAÇÕES DUVIDOSAS E COMPROMETEDORAS COM CENAS MENOS CLARA E TRANSPARENTE; PELO ESBANJAMENTO E OSTENTAÇÃO DE RIQUEZAS MAL-ADQUIRIDOS, EM DETRIMENTO DO POVO TRABALHADOR VEM CRESCENDO A ONDA DE MANIPULAÇÃO, NA VÃ TENTATIVA DE CRIAR CAOS SOCIAL. 

DISSERAM MUITAS MENTIRAS E MONTAGENS PARA DENEGRIR A IMAGEM E O BOM NOME DO JOMAV. CONTRATAM ATÉ ORGANIZAÇÕES CÍVICAS, ENCOMENDANDO  MARCHAS COM FINS DE SE CRIAR DESORDENS E DISTURBIOS NA CIDADE DE BISSAU, PENSANDO ELES QUE AS FORÇAS DA ORDEM IRIAM FICAR INDIFERENTES DEIXANDO O BANDO DE DELINQUENTES PERTURBAR A PAZ E A ORDEM. 

TENTAM INTIMIDAR E FAZEM MANOBRAS DE CHICO-ESPERTO, MAS, FELIZMENTE COMO TODOS SE CONHECEM EM BISSAU, JÁ NÃO CONSEGUEM MOBILIZAR OS CITADINOS, UMA VEZ QUE O PRESIDENTE JOMAV CONTA COM O APOIO DE MAIORIA SILENCIOSA, QUE SE POSICIONA CONTRA CORRUPÇÃO E BANDIDAGEM. AGORA TENTAM INTRIGAR JOMAV COM A COMUNIDADE MUÇULMANA E COM A RÁDIO CAPITAL. 

O QUE LEVA O DSP A ABRIR PEITO EM DEFESA DA RÁDIO CAPITAL, SERÁ POR SER SÓ E SIMPLESMENTE UM RADIOUVINTE? 

O QUE JUSTIFICA ESTA PREOCUPAÇÃO NUMA SITUAÇÃO MENTIROSA E DE MANIPULAÇÃO? QUAL O VERDADEIRO ESTATUTO DO DSP NA RADIO CAPITAL, TERÁ ELE, O DSP, INVESTIDO NA RÁDIO CAPITAL?

PAREM DE  MENTIRAS, QUE AO PRESIDENTE JOMAV OS INSULTOS NÃO CRIAM MOSSA. JOMAV É HOMEM DE ESTADO E SABE SEPARAR AS AGUAS. 

JOMAV LOGO DE PRINCIPIO EXORTOU A ABERTURA DAS MIDIAS, PORQUE ELE É PELA LIBERDADE DE IMPRENSA E, pela liberdade de expressão.

Publicada por Ditadura do Progresso 

Afrimações de Nuno Nabiam, são Mentiras e Calunias contra atual poder na Guiné Bissau.

Dauda Sanó

Pois na falta de argumentos, o homem sempre tenta conquistar a razão na base da força, Mas o Silêncio é a Arma mais poderosa da falta de argumentos e de respeito a dignidade Humana, é Irracional o politíco Nuno Nabiam, não tem argumentos de criticar atual poder porque o senhor NABIAM é politíco FALHADO.

Quando um hipócrita não tem argumentos para se defender ele ataca com palavras ofensivas. Os inimigos nem sempre são maus, pois suas críticas negativas nos animam e nos desafiam a provar o quanto somos capazes, Não se engane quando um sábio se cala na presença de um tolo, jamais será por falta de argumento e sim por demasia de sinceridade.

Política de terra queimada

Droga e madeira deixam  de ser negócios e a política virou negócio. 

Nuno Nabiam, um político frustrado, falido, sem futuro e cheio de devidas....
Ministério Público ou PJ queiram provar quem é Nuno Nabiam, auditam as contas de Agencia de Aviação civil da Guiné-Bissau.

Publicada por Gabu Sara 

Mulher que se apaixonou por robot quer casar com ele

Lilly diz que a sua opção não é "boa nem má". É apenas uma solução alternativa.


Num mundo em que o amor verdadeiro é difícil de encontrar, e em que as tecnologias estão em ascensão, esta mulher decidiu criar o seu próprio namorado.

Esta francesa imprimiu em formato 3D um robot a que chamou de InMoovator e com quem mantém uma relação amorosa.

“Sou orgulhosamente uma robossexual. Não magoamos ninguém, somos apenas felizes”, escreve a francesa no Twitter.

Lilly, que está inclusivamente noiva, garante que quer casar com o robot, assim que uma lei que permita casamentos entre robots e humanos seja legalizada em França.

A jovem conta que se começou a sentir-se atraída por robots aos 18 anos quando começou a ficar incomodada com o toque humano e acredita que a sua relação irá tornar-se melhor quando os robots evoluírem ainda mais.

O caso já correu mundo e vem confirmar o que muitos especialistas dizem: em 35 anos os humanos vão começar a casar com robots, relembra o 3deers.

Segundo o especialista David Levy casamentos entre humanos e robots tornar-se-á cada vez mais normal à medida que as tecnologias de Inteligência Artificial se tornam mais sofisticadas.

NAOM

APU-PDGB DENUNCIA TENTATIVA DE ASSALTO A ANP????

Nuno Nabiam, transformou-se numa caixa de ressonância, dos bandidos da nossa praça. Quanto é que recebe desses bandidos para dizer disparates? Toda gente sabe, incluindo o próprio Nuno Nabiam, que o governo liderado por Dr. Baciro Djá, caiu porque a comissão permanente da ANP formada maioritariamente por membros do grupo mafioso, do qual, DSP, faz parte, recusou-se de uma forma deliberada agendar a data para a discussão do seu programa. Perguntamos, Porque é que o Nuno Nabiam, não exigiu o agendamento da data para discussão e votação do programa na ANP? Aquando da queda do governo de Carlos Correia, os gangues de DSP, barricaram-se no palácio do governo e fizeram  macaquices lá dentro, nessa altura o Nuno Nabiam, vivia noutro planeta por isso nada se pronunciou, agora que chegou ao planeta terra e a república da Guiné-Bissau, ficou chocado com a atual situação política. Burros e mafiosos na Política como Nuno Nabiam, não fazem falta nenhuma na jovem democracia guineense.


Radio Sol Mansi, 27 Dez 2016 - O presidente do Partido Assembleia do Povo Unido, Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) denuncia a tentativa de assalto a Assembleia Nacional Popular e consequente detenção de o seu presidente para constituição de uma mesa para aprovação do programa do governo... Ler mais