segunda-feira, 10 de maio de 2021

God's Perfect Gift...


Leia Também:


Ontém a maioria era do PAIGC, mas com o andar do tempo começaram a aparecer novos partidos, novas ideias, convicções e fomos mudando de rumo e seguir o que mais nos interessa e a Nação GUINEENSE, de que somos todos e que nos pertence a todos!!! 

Cabral criou a luta de libertação Nacional para a Guiné-Bissau e Cabo Verde, juntamente com muitos camaradas de ambos os países mas acabou sendo morto pelo próprio PAIGC segundo afirmações de uma alta figura Cabo Verdeana o ex primeiro ministro José Maria Neves em Cabo Verde! 

Durante a campanha legislativa e presidencial, cada um atacou o seu adversário da melhor forma que o soube fazer mas a campanha acabou então e chegada a hora de todos os Guineenses se unirem para a construção do país, da paz e bem estar deste Povo !!!

O actual líder do paigc está a preparar mulheres na sede do partido para atacar a Suzi Carla Barbosa como e o caso da recente que virou moda, e querem a todo o custo comparar o que não é comparável! Não é que seja mal porque neste mundo ninguém deve pensar que não poder ser substituído como certos líderes!!!

Vamos pensar em paz e união e reconstruir a Guiné-Bissau que tanto foi estragado por muitos devido ao mais alto nível de corrupção, arrogância, prepotência e ódio de alguns politicos!!! Vemos este  desesperado a aliciar mulheres dando lhes títulos que não vão poder exercer afim de as fazer competir com as que já teem uma base sólida e deram provas de maturidade política através das suas próprias conquistas e lutas! 

A Suzi Carla Barbosa, vem de uma Família de bens então não e na política que buscar enriquecimento elícito mas trabalhar e lutar para o bem do Povo GUINEENSE e da Tabanca aonde nasceu ela os pais e avós! 

Portanto Guineenses nos os mais jovens não entremos neste jogo de alguns caducados políticos que se não forem eles não e mais ninguém pois o próprio velho disse “se o PAIGC não mandar, ninguém mais pode mandar na Guiné Bissau”! 

Mufnessa larga Guiné Bissau🇬🇼

Rute Monteiro é uma foragida da justiça??? ...IMAGENS QUE FALAM MAIS QUE MIL PALAVRAS





Ca bu fertcha pedra na telha de bu vizinho se bu sibi kuma bu telha i de vidro. 
Por dokainternacionaldenunciante.blogspot.com   19 de outubro de 2019



Presidente da Guiné-Bissau quer olhar especial do Governo para guineenses na diáspora

O Presidente da Guiné-Bissau disse hoje que o Governo tem que ter uma atenção especial para com a comunidade guineense na diáspora e espera que a nova secretária de Estado das Comunidades assuma o desafio.

Umaro Sissoco Embaló falava na posse da nova secretária de Estado das Comunidades, Salomé Santos Allouche, que só hoje ocorreu, uma vez que a advogada luso-guineense se encontrava fora do país.

No seu discurso em crioulo, Embaló sublinhou que Salomé Allouche assume uma pasta "muito importante" no atual executivo.

"A Guiné-Bissau conta com uma grande comunidade na diáspora e na política deste Governo, caucionada pelo Presidente da República, tem que haver uma política diferente de apoiar a nossa diáspora", observou Umaro Sissoco Embaló.


O Presidente guineense exortou Salomé Allouche de que não vai ter tarefa fácil pelo facto de a diáspora ser constituída por pessoas radicadas em várias partes do mundo, mas que se forem ajudadas pelo Governo poderão investir na Guiné-Bissau.

A nova secretária de Estado das Comunidades, até aqui deputada eleita pelo Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15) prometeu que, com a sua atuação, a comunidade guineense irá sentir a presença do Estado.

"Vou utilizar todo o meu esforço para que a diáspora sinta a presença do Estado guineense, para que se sintam acarinhados pelo povo e pelo Governo da Guiné-Bissau", anunciou Salomé Allouche.

A nova secretária de Estado disse que primeiro vai analisar o programa do Governo, para conhecer os objetivos preconizados no setor, estudar o que a sua antecessora no cargo, Dara da Fonseca Ramos, já realizou e o que falta fazer.

Desde já, Salomé Allouche prometeu que estará "sempre" do lado das pessoas que vivem na diáspora guineense para ajudar a resolver os problemas que as aflige na Guiné-Bissau.

O Presidente da Guiné-Bissau aceitou, em 25 de abril, uma remodelação do Governo proposta pelo primeiro-ministro.

Após a remodelação proposta por Nuno Nabiam, o Governo passou a contar com 20 ministros, dos quais quatro de Estado, e 11 secretários de Estado.  

Fonte: sapo.pt/

Venho que informar que o velório do Pai, Tio, Avô Carlos Domingos Gomes (CaDoGo) será Quarta-feira das 14h ás 20h na Capela do Campo Grande, Lisboa

Evandro Gomes

Venho que informar que o velório do Pai, Tio, Avô Carlos Domingos Gomes (CaDoGo) será Quarta-feira das 14h ás 20h na Capela do Campo Grande, Lisboa

A todos que  estejam interessados em prestar a última  homenagem antes da sua partida para Guiné-Bissau, lembro para cumprir as normas de prevenção usando máscara. 

Aproveito desde já em nome da família para agradecer as mensagens de apoio.

Tomada de Posse da Secretária de Estado das Comunidades, recém-nomeada, Sra. Salumé Santos Allouche.


 













Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

JAAC, em reação aos Últimos Desenvolvimento da atualidade Social e Política no pais.


 RadioBantaba 

Leia Também:

JAAC anuncia intensão de  avançar com  queixa crime contra Sori Djaló 
Bissau, 10 Mai 21 (ANG) - O porta-voz da Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC), braço juvenil do PAIGC, anunciou  que a organização irá avançar com uma queixa crime contra Sori Djaló, por “teimosia” de tentar caluniar o líder dos libertadores, Domingos Simões Pereira, sem apresentar provas. 

Ussumane Camará que falava esta segunda-feira numa conferência de imprensa realizada pela JAAC ,em reação às novas  declarações consideradas  de “insultos à moral e étnica”, proferidas por Sori Djaló, dirigente do PRS, contra o Presidente do Partido Africano da Independência de Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira.

 Três cofundadores do Partido da Renovação Social(PRS), nomeadamente Sori Djaló, Mário Pires e José de Pina, voltaram a promover na sexta-feira, uma conferencia de imprensa, na qual  exigiram esclarecimentos ao Presidente dos Renovadores, Alberto Nambeia sobre a suposta reunião secreta realizada em Patche Ialá, com a presença de Domingos Simões Pereira e alguns  militares.

O responsável da JAAC acrescentou ainda que, o PAIGC através da sua organização juvenil, pretende esclarecer as tentativas de manipulação que têm sido forjadas por certos atores políticos que visam denigrir a imagem do líder do PAIGC, numa alegada  tentativa para se desviar do foco das tentativas de instrumentalização na base de vitimização étnica que os mesmos atores têm engendrado de algum tempo à esta parte.

Camará desafiou Sori Djaló à apresentar as provas que disse ter em posse sobre a realização de uma suposta reunião, em Patche Ialá, com a participação do Presidente do PAIGC.
Manifestou a sua estranheza perante o que diz ser tanta persistência em invocar a realização de um encontro entre políticos e militares na reserva. 

“Os guineenses e o próprio Sori Djaló tiveram conhecimento e evidências de outras tantas reuniões de políticos com a cumplicidade de militares no ativo, alguns até promovidos com o agravante de uma dessas reuniões ter  coagitado o “golpe de Estado” que derrubou o governo constitucional do PAIGC da X legislatura”, frisou. 

Ussumane Camará repudiou o que diz ser  “atitude anti-democrática de Sori Djaló” que enquanto ex-titular do principal do órgão legislativo, Assembleia Nacional popular (ANP) tenta ignorar que o direito à reunião constitui um dos direitos fundamentais num Estado de Direito Democrático.

Condena as “sistemáticas narrativas” de Sori Djaló de acusar o líder de um partido, o Partido da Renovação Social (PRS) em como este seria contra os fulas.

“Isto quando se sabe que muitas figuras desta etnia, incluindo o próprio Sori Djaló tiveram oportunidade de ascensão no seio do partido, tendo ocupado lugares chaves na governação e na ANP e que exemplos  não faltam como os casos de Iaia Djaló, Serifo Embaló, Serifo Djaló, Suleimane Embaló, Tomane Baldé  entre outros”, salientou Camará.

Aquele responsável para os Assuntos Políticos e Estrangeiros da JAAC convidou ao Sori Djaló para revelar a sua verdadeira intenção de se falar ao regime, despindo o disfarce de vitimização da etnia fula, que segundo Camará jamais funcionará como argumento para perpetuar abusos e ilegalidades do regime de Sissoco Embaló.
Disse que o seu partido jamais irá permitir e tolerar expedientes que visam dividir os guineenses e visando somente assegurar fretes para sustentar um regime que já provou ser incapaz e incompetente para dirigir os destinos deste Povo.

Camará apelou aos militantes e simpatizantes do PAIGC a se manterem fiéis ao partido e a atual liderança e que se permaneçam atentos ao que considera  de “manobras e tentativas” de denigrir a imagem de Domingos Simões Pereira, líder do partido. 

Guiné-Bissau: Apresentação de candidaturas ao cargo do presidente e vice do Supremo Tribunal de Justiça.

 Rádio Jovem Bissau

RTP – UM SERVIÇO PÚBLICO AO SERVIÇO DOS PORTUGUESES OU DE UM LOBBIE LUSO-GUINEENSE?

Por Jorge Herbert

Assisti ontem (8/5) uma reportagem no Telejornal do canal da RTP1, intitulada “PHOTOMATON”, que nada mais é que o repetir de um filme que confesso já estar cansado de ver em Portugal, sempre que os “representantes dos negócios pouco claros” de determinados lobbies portugueses perdem o poder na Guiné-Bissau. A partir desse momento, repete-se até à exaustão, nalguns órgãos de comunicação social portuguesa, que a Guiné-Bissau é um narco-Estado, uma placa giratória para o tráfico de droga e que as autoridades representativas do Estado estão envolvidas no tráfico de droga e as provas do mesmo nunca são mostradas!

Desta vez, o que assanhou os ânimos desses bons Encarregados de Negócios, é a anunciada visita do Presidente da República Portuguesa à Guiné-Bissau! Todos os outros Presidentes e representantes dos governos do mundo podem visitar a Guiné-Bissau, mas para esses alienados, é uma ofensa, uma perda da própria legitimidade como filho adotivo, que seja o Presidente das Repúblicas (Portugal e Cabo-Verde), dos quais são Encarregados de Negócios na Guiné-Bissau a estabelecerem uma relação de Estado com os seus opositores, seus desalojadores do poder… Aí, o desespero da perda de legitimidade fala mais alto e obriga a vir ao público lembrar ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que os verdadeiros enteados de Portugal são eles e que é uma afronta para eles, o padrasto estabelecer qualquer relação com os seus principais opositores…

Se como Guineense senti-me enojado por ver uma guineense a despir-se do sentido patriótico para enxovalhar o seu próprio país, como contribuinte português também senti profundamente envergonhado e revoltado, ao ver um órgão de Comunicação Social português, financiado com o dinheiro público, dar-se ao trabalho e, ainda, gastar algum do erário público, para fazer uma reportagem de tão baixo nível, com o único objetivo de denegrir a imagem de uma ex-colónia portuguesa e dos seus mais altos representantes do Estado.

Como sentiria Portugal e os portugueses, se a Televisão Pública Guineense ou de um outro país qualquer fizesse uma reportagem a tratar Portugal como um país paraíso dos pedófilos, com base no envolvimento da classe política, inclusive da sua segunda figura do Estado no caso Casa Pia?

Como sentiria Portugal e os portugueses, se num outro país, uma Televisão Pública fizesse uma reportagem a considerar Portugal um paraíso para os corruptos e outros criminosos, tendo como base o processo Marquês e vários outros casos de crimes económicos, cujos praticantes têm ficado quase todos impunes?

Como sentiria Portugal e os portugueses, se por ex, a Televisão Pública Espanhola fizesse uma reportagem em que consideravam Portugal um país de militares ladrões e corruptos, com base no caso de Tancos?

Como sentiria Portugal e os portugueses, se por ex, a Televisão Pública Brasileira emitisse um programa em que considerasse, as Autoridades Civis e Políticos portugueses uns incompetentes, a avaliar pela tragédia de Pedrogão Grande?

A verdade é que todos esses hipotéticos temas de programas televisivos em países estrangeiros, não passam de factos ocorridos em Portugal e fáceis de demonstrar. No caso da entrevista da Dra. Ruth Monteiro, apenas vi insinuações de aumento de tráfico de droga na Guiné-Bissau desde a subida ao poder do atual Presidente e da sua ligação à Jihad Islâmica. Se é revoltante e deprimente ver uma guineense a denegrir a imagem do seu país, no estrangeiro, sem apresentar provas dos seus argumentos, torna-se inqualificável, quando se trata de uma pessoa formada em Direito…

Os representantes do Estado português têm de rever a postura e o tipo de relação de cooperação que querem estabelecer com as suas ex-colónias, porque não faz sentido haver deslocações de comitivas presidenciais para tirarem fotografias em conjunto e haver palmadinhas nas costas e, paralelamente, órgãos de comunicação social financiados pelo Estado estarem a fazer propagandas lesivas da imagem desses países e dos seus governantes.

As autoridades guineenses e dos PALOP’s em geral, têm também a obrigação de exigirem o devido respeito pelo país e a história do seu povo, antes de abrirem as portas ou os braços para receberem o Presidente de um país que promove uma campanha difamatória contra os mesmos.

Mamã Guiné k bó lebsi!

Jorge Herbert

Uns têm o decreto, outros detêm o poder e os outros atiram os foguetes!

Mais do que uma simples visita de um Chefe de Estado ao chão de Cabral, é mais um ponto rubricado pelo nosso Presidente Umaro Embaló, pois faz tempo que homólogos da lusofonia não se prestavam a tais visitas.  

Para além do ato simbólico em si, ficamos expectantes pelos resultados. Será que é desta que os estudantes estacionados e, impedidos de viajar por ausência de visa, encontram a luz ao fundo do túnel?

Esta visita por um lado, marca ponto ao Presidente em exercício que têm conseguido trazer até nós figuras que  viam-se bastante distantes, por outro é uma grande facada no coração tuga do líder da oposição que tanto estima e, com certeza estimado foi, - se ainda hoje o é já não se sabe-, pela comunidade internacional. 

 Receber gente aqui da nossa sub-região atura-se bem, agora o Presidente Jorge Carlos Fonseca, doeu! 

DSP ainda tentou destabilizar o Use com uma entrevista de véspera (dada à RTP ÁFRICA) em que momento algum o considerou Presidente, no entanto lá teve de engolir o sapo, pois a visita correu muito bem. Com direito a cerimónias, lançamento de livro, beberete e bailarico! Engoliu e já passou! Agora trazer o Presidente Marcelo, é caso para se dizer; Oh, Embaló não abuses, porque sabes bem que sofro de hipertensão!!

A outra situação recente e, ainda não sei se a palavra correta é ... caricata.

O DSP nos seus movimentos teve um encontro, na agora famosa tabanka Patache Yala, reuniu-se com líderes partidários, chefias militares, etc e, do que falaram? Só sabemos o que nos quiseram dizer. Uma coisa é certa, balançaram  as estruturas do topo à base. Sentiu-se a tensão no ar e a expectativa: do que irá acontecer nesta remodelação? Qual será o resultado da estratégia do DSP com o seu o regresso físico ao partido? E o resultado é: PAIGC 0- Coligação +1.

Então não é que depois de tanta tensão no ar, depois de conhecidos os resultados e o PAIGC olhar para as suas mãos cheias de nada, só lhes restou gozarem com a exoneração da Dara?? Pelo que consta a senhora  já foi reconduzida e bem acomodada para outro posto. No entanto os foguetes não param de sair do PAIGC a festejar, NADA!!

Outro acontecimento igualmente interessante e que se denota a mudança muito discreta de posição de poderes, foi exatamente quando depois de conhecido o novo elenco governamental, algo desagradou o Líder do Madem- Braima Camara, conhecido pelo fiel da balança desta coligação, pelo seu jogo de cintura, gere bem os sapos que deve engolir para servi-los mais tarde! O homem da calma, o apaziguador, das cedências e tal. Claro que nada disto é gratuito, o homem vê longe e, é daquele que acredita que juntos chegamos mais longe, do que sozinho chego mais rápido! Mas engane-se quem pensa que os limites não estão assentes. Assim que a remodelação “não veio como combinado” saltou-lhe o verniz, e não é que Braima Camará declara uma crise entre Madem e Presidência!?

Nbé, homi nerva son decreto sai!

Combatente tombou e Abel da Silva Gomes foi nomeado Chefe da Casa Civil da Presidência da República.

Uns têm o decreto, outros detêm o poder e os outros atiram os foguetes!

Por Papa Jomav 

“Restos mortais do 'Cadogo Pai', vai ser transladado para Bissau, onde sempre quis ser enterrado”

Uma fonte fidedigna, informou ao editor & administrador do 'Blogue Conosaba do Porto', de que, o corpo do empresário e nacionalista Carlos Domingos Gomes 'Cadogo Pai', vai ser transladado para Bissau, no dia 15 de maio de 2021, para ser sepultado com honra no seu próprio país de origem.

O velório do Sr. Carlos Domingos Gomes, será nesta Quarta-feira, das 14h ás 20h na Capela do Campo Grande, Lisboa. A todos que queiram prestar a última homenagem ao Sr. Carlos Domingos Gomes, antes da sua partida para Guiné-Bissau, podem fazê-lo!

Pate Cabral Djob 

conosaba.blogspot.com

Leia Também:

Venho que informar que o velório do Pai, Tio, Avô Carlos Domingos Gomes (CaDoGo) será Quarta-feira das 14h ás 20h na Capela do Campo Grande, Lisboa

Neste momento o Ministério do Interior através do seu Ministro Sua Excelência: Botche Cande, estão a trabalhar afim de assegurar a visita Oficial de Sua Excelência PROFESSOR Dr. MARCELO REBELO DE SOUSA...


Fonte bem próximo do Ministério do Interior.

Neste momento o Ministério do Interior através do seu Ministro Sua Excelência: Botche Cande, estão a trabalhar afim de assegurar a visita Oficial de Sua Excelência PROFESSOR Dr. MARCELO  REBELO DE SOUSA Presidente de Portugal, Pais amigo que vai efetuar uma visita oficial a Bissau nos próximos dias! O Ministério do Interior alerta à população e geral no sentido de estarem vigilantes e tranquilos pois a seguirem as recomendaçoes do Estado que e o uso de máscaras, distanciamento e higienização das mãos! Vamos todos saudar calorosamente a chegada do Ilustre Presidente Portugues país irmão nesta visita oficial a Guiné Bissau! O Ministro do Interior apelou ainda aos pais e encarregados de educação no sentido de cumprir as orientações dadas pelo governo afim de se manter a ordem de toda a população em geral! Que a Paz reine entre todos os Guineenses 🇬🇼

Papa Jomav 

Patria ou morte venceremos ✊

Gaitu Balde