sábado, 3 de agosto de 2019

POLÓNIA - Nesta cidade só nascem meninas. Casal que tiver menino vai ser premiado

O incentivo à natalidade foi revelado pelo autarca local que está preocupado com a falta de mão-de-obra para os trabalhos agrícolas.


Na cidade de Miejsce Odrzanskie, no sul da Polónia, há nove anos que não nasce um único menino.

As mães locais têm dado à luz apenas meninas e o presidente da câmara já está preocupado com o impacto que tal poderá vir a ter a médio prazo, especialmente no que à mão-de-obra agrícola diz respeito.

De acordo com o jornal The New York Times, Rajmun Frischko garantiu a uma estação de televisão local que o primeiro casal que der à luz um menino vai ter uma “boa surpresa”, não revelando, contudo qual a natureza do prémio a atribuir. 

NAOM

PRIMEIRO-MINISTRO A CAMINHO DOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

O Primeiro-ministro, Aristides Gomes, deixou o país com destino a Abu Dabi para uma visita oficial e de trabalho no âmbito da cooperação bi-lateral entre Guine-Bissau e os Emirados Árabes Unidos.


Esta visita será uma oportunidade de extensão da cooperação guineense com as principais instituições financeiras árabes, nomeadamente o Banco Islâmico do Desenvolvimento, o Fundo do Kowait e o Banco Arabe.

De referir que em finais do ano passado foi discutida a possibilidade da realização de uma mesa redonda a favor da Guiné-Bissau envolvendo países arabes.

Em trânsito por Dacar, o Primeiro-Ministro será recebido em audiência pelo Presidente senegalês, Macky Sall.

Integram a delegação de Aristides Gomes nesta sua missão as arábias a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Cooperação e das Comunidades, Suzi Barbosa e o Conselheiro para Comunicação Social, Muniro Conte.

ditaduraeconsenso

RTP vai voltar a ter delegado na Guiné-Bissau

A RTP vai voltar a ter delegado na Guiné-Bissau, à semelhança do que acontece com os restantes países africanos de língua portuguesa, disse ontem à Lusa o presidente do Conselho de Administração, Gonçalo Reis.


“Lançámos na semana passada um concurso interno para selecionar um ou uma jornalista” para chefe de delegação da Guiné-Bissau, acrescentou o gestor.

Até agora, o delegado na Guiné-Bissau era escolhido pela Lusa e partilhado pelas duas empresas, sendo que era o único país africano de língua portuguesa a ter este modelo.

Esta decisão de voltar a ter um delegado em Bissau vai permitir “assegurar uma maior cobertura pela RTP” e um “maior intercâmbio entre Portugal e a Guiné-Bissau em termos de audiovisual”, acrescentou.

Ter um delegado naquele país também vai permitir uma maior “articulação de atividades de cooperação” e “marca um compromisso forte na produção de informação local com todos os países africanos de língua portuguesa”, salientou.

Gonçalo Reis destacou que a RTP África é um canal cuja metade dos conteúdos emitidos são locais, “feitos pelas próprias delegações”.

Com esta decisão, “todos os países africanos ficam exatamente com o mesmo modelo”, disse.

Esta medida representa uma aposta da RTP em África e na cooperação.

Nos últimos 12 meses, a RTP renovou quatro delegações - Angola, São Tomé, Cabo Verde e Moçambique - e a próxima será Guiné-Bissau.

Além disso, a RTP colocou estações terrenas, equipamentos que permitem fazer diretos, exteriores e partilha de conteúdos entre as delegações nos PALOP.

O investimento em renovação de delegações e estações terrenas é de um milhão de euros, teve início em 2018 e termina em 2020.

Relativamente à bolsa de conteúdos com os operadores de televisão africanos de língua portuguesa, Gonçalo Reis disse que tal “já é uma realidade”.

A TPA está a emitir o programa “Conversas ao Sul” da RTP África desde o início deste ano, a Televisão de Moçambique vai começar a emitir o mesmo conteúdo a partir de setembro, e os operadores de Cabo Verde e São Tomé estão a transmitir programas de ficção.

“Estamos a partilhar conteúdos” com estes operadores, sublinhou Gonçalo Reis, salientando que o objetivo é “fomentar a partilha e a indústria audiovisual na lusofonia”.

dnoticias.pt

CERVEJA - Beber cerveja controla a diabetes e reduz colesterol?! Eis os benefícios

Nada melhor do que brindar ao fim-de-semana com um bela cerveja, não é verdade? Pois saiba que além de ser um momento de prazer, a bebida também oferece benefícios para a saúde!


Além de matar a sede, a cerveja contém ingredientes nutricionais que ajudam a reduzir o risco cardíaco e contribuem para a saúde do cérebro. Foi o que apontou um estudo publicado no periódico científico American Journal of the Medical Sciences.

Segundo os cientistas, a bebida possui mais proteínas e vitamina B do que o vinho. É ainda rica em antioxidantes, o que ajuda na redução do risco de doenças cardiovasculares. No artigo científico publicado, os investigadores explicam que “a quantidade é equivalente ao do vinho, porém os antioxidantes específicos são diferentes porque a cevada e o lúpulo contêm flavonoides diferentes dos das uvas”.

Também foi destacada a presença de polifenóis, compostos naturais que contribuem para o combate de doenças como diabetes e problemas cardíacos, e a elevação dos níveis do colesterol bom (HDL), que ajuda a diluir o sangue e a remover a placa nas artérias.

Todavia, os investigadores sublinham que é importante ter em mente que a cerveja só faz bem para a saúde se consumida com moderação.

A indicação dos investigadores é a ingestão de até 14 unidades por semana, o que equivale a seis copos de 175 ml. Mais que isso pode resultar em problemas para o fígado, doenças cardíacas e, é claro, aumento de peso.

NAOM

ENGENHEIRO CIPRIANO CASSAMA ESCLARECI TODAS DÚVIDAS SOBRE ELEÇÕES PRESIDENCIAIS, SOU CANDIDATO NAS ELEIÇÕES PRIMÁRIAS DO PARTIDO NÃO DA ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS, PROMETO RESPEITAR E ACEITAR QUAISQUER RESULTADOS VINDA DA PRIMÁRIA!




By PAIGC De imortal Amílcar Lopes Cabral

Guiné-Bissau vai beneficiar de 30 milhões de dólares para construção e reabilitação de infra-estruturas rurais no sul do país.


A verba insere-se no âmbito do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Económico das Regiões do Sul- PADES. 

A revelação foi feita durante um encontro entre o Conselheiro Especial do PM, Rui Barros e o Director Nacional do Projecto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico das Regiões do Sul (PADES). 

No encontro foi anunciado que para a implementação do Projeto, o Governo vai desembolsar 61 mil dólares como Fundo de contra-partida.

No âmbito do PADES serão construídos mais de 89 quilômetros de pistas rurais, além da construção e reabilitação de centros de saúde, centros de alfabetização, mercados, etc.

By Aliu Cande

Guiné-Bissau - Ministro da Educação inicia encontros visando o Plano de Estabilização do Sistema Educativo aprovado em Conselho de Ministros

O Ministro da Educação, Dautarin da Costa, reuniu com representantes sindicais do sector de Educação. Na pauta a busca por soluções para estabilização do sistema educativo

“Este foi um encontro importantíssimo e que consolida a preocupação de todos com os professores, pais e alunos. Governo e Sindicatos estão a debater os melhores caminhos para que todos os envolvidos nesta complexa situação possam ser favorecidos”, afirmou o Ministro após o encontro.




Fonte: Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior da Guiné-Bissau