segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Fake News: Rwanda Has Not Appointed A 19-Year Old As ICT Minister

A collage of President Kagame and ‘Patrick Nkuriza’, the 19-year old Minister of New Technologies and Development which is being used on the fake story. The photo belongs to Ramarni Wilfred, a genius British teenager.
By Edmund Kagire  Ktpress.rw  October 05, 2020 at 6:36 pm

While it would be newsworthy for any country to appoint a 19-years as an ICT Minister, it would be even much newsier if that appointment was made by President Paul Kagame, whose passion about technology for development is well known worldwide.

Such was the case on Monday October 5 when news circulated, especially in West African countries, that President Kagame appointed a 19-year old, identified as Patrick Nkuriza as the “Minister of New Technologies and Development.

The story has been published in many publications especially in Senegal and Mali, to portray Rwanda and President Kagame as ‘progressive’ by defying the odds to appoint a youngster ‘with an IQ higher than that of Albert Einstein’ to a ministerial docket.

While it is true that both President Kagame and Rwanda are progressive, it would not require fake news and a photo of an innocent British teenager to drive the point home.

To begin with, President Kagame has not made any appointment to the ICT Ministry in recent days, at least since October 2018. The docket, which is known as the Ministry of ICT and Innovation has been occupied by Paul Ingabire, 37, since that time.

Rwanda does not have a “Ministry of New Technologies and Development”, it is rather the “Ministry of ICT and Innovation”.

The photo being used as that of Nkuriza, alongside President Kagame’s, is that of British teenage Ramarni Wilfred, British teenager Ramarni Wilfred, who is reported to have aced his IQ test, scoring higher than scientist Albert Einstein, Bill Gates, and physicist Stephen Hawking at age 11.

The story has been carried by publications in southern African, such as Maravi Post of Malawi while many West African Francophonie publications also fell for the fake news. Ramarni, who scored 162 on the IQ test, is considered a genius and the smartest boy in England.

A search for ‘Patrick Nkuriza’ returns images of Ramarni or Kakooza Nkuriza Charles (KNC) and Gasogi United players. If there was a ‘tech-savvy’ Patrick Nkuriza, at least he would be all over the internet.

A simple Google search would have shown that the young and vibrant Paula Ingabire remains put at the ICT and Innovation Ministry.

The source of the fake news until now is unclear but the story first appeared in West African publications.

RTP Africa - Guine Bissau atualidade Nacional


Atualização semanal dos números de Covid no país pelo alto comissariado para a COVID 19



Geneva, Switzerland - 71st session of Executive Committee (UNHCR)

71st session of Executive Committee (UNHCR)

#Day 1

Foi interessante ouvir o ponto de vista da Itália e dos EUA. A África continua num discurso mais servil e sempre no papel de "o necessitado" mas o trabalho de Rwanda e Zambia na área dos refugiados mereceu elogios do alto comissariado.

Mantenhas 🇬🇼 di tchom di chocolate 🇨🇭

Dara Fonseca Ramos


SUZI BARBOSA A MINISTRA QUE ENCARNA A ARTE E A CULTURA DO BEM-FAZER.


Suzi Carla Barbosa (PAIGC) – Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades

Filha de pais empreendedores (Maimuna e Carlos CAPÉ) SUZI BARBOSA desde a tenra idade cultivou a arte e o espírito do bem-fazer.

Exemplos de organização e de controle não faltaram a esta Diplomata de carreira, cuja formação em Relações Internacionais estiveram na base de todo o sucesso que vem tendo no seu pelouro de Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional  e Comunidades

SUZI BARBOSA uma Nacionalista com alto sentido de Estado

Contudo hoje vem pagando pela sua dedicação e empenho, em que é amada, mas também odiada por ter consagrado suas ações em servir a Pátria amada – a Guine Bissau, em detrimento dos interesses partidários. Em consequência hoje vem sendo diabolizada e massacrada pelas hostes ou entourage do ainda Presidente do PAIGC, para quem Suzi Barbosa é alvo a abater.  A este propósito ligam tendencialmente seu nome a diversas situações, com vistas a enfraquece-la ou minar seus relacionamentos a nível do Governo e a intriga-la com o novo poder que humilde e modestamente serve desde a primeira hora, contribuindo assim, para sua consolidação e estabilização. 

Os guineenses, certamente, devem lembrar-se de que nos momentos mais difíceis e de agitação em que o antigo poder opunha a instauração do atual regime SUZI Barbosa deu prestimosas contribuições, para galvanização e reconhecimento dos veredictos das urnas a nível internacional.

A sua modéstia e determinação em servir a Guiné-Bissau levou a que as novas autoridades se afirmassem, bem assim a nova maioria parlamentar, constituída por MADEM-G15 (Movimento para Alternância Democrática), PRS (Partido da Renovação Social) e APU-PDGB (Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau. 

Suzi Barbosa – é acima de tudo uma mulher lutadora e convicta das suas responsabilidades para com a Pátria de Cabral, dos Combatentes, dos Heróis e Mártires da Gesta Libertadora.

Enfim, são várias as contribuições desta ministra de relação exterior para minimização dos efeitos perniciosos e funestos do mau perder, exportados pela cúpula do PAIGC para algumas capitais europeias, através de marchas e demais manifestações contra o novo regime da Guiné-Bissau, hoje suportado pela nova maioria, em virtude da deslocação da então maioria detida pelo PAIGC (47 Deputados), que oficial e institucionalmente perde os apoios da APU-PDGB de Nuno Nabiam – atual Chefe do Governo, em função da atual maioria parlamentar (54 Deputados – MADEM-G15, PRS e APU-PDGB). 

Le président Umaro Embalo entouré du premier Nuno Nabiam à sa droite et la ministre Suzi Carla Barbosa à sa gauche

Suzi Carla Barbosa nasceu no dia 05 de Julho de 1973. Licenciada-1992/1996, em Relações Internacionais, especializou-se em Diplomacia Africana, pelo Instituto Superior de Gestão e Economia de Lisboa – Portugal. Foi gerente de Relações Públicas–Grupo Cordial Hoteles. 

Em 2014, Suzi Barbosa já era gerente dos Empreendimentos Grupo Capé. 

Foi distinguida com o prémio ‘Humanitário Pan-Africano’ no domínio da Liderança Social e Advocacia de Género [Pan African Award on Social Leadership & Gender Advocay], tornando-se primeira personalidade guineense a receber uma distinção nesta categoria, em 2017. Dirigente do PAIGC. 

Foi Secretária de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades, em 2015.

Eleita deputada da nação na nona (IX) e X Legislatura (atual), pelo Circulo 14. 

Ocupou a 4 de julho de 2019 a pasta dos Negócios Estrangeiros no último Executivo de Aristides Gomes, tendo-se demitido a 24 de Janeiro 2020, por razões políticas e pessoais. 

Contudo, foi chamada a 2 de Março 2020 para exercer a função da Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades no atual Executivo de Nuno Gomes Nabiam. 

Suzi Barbosa é licenciada em Relações Internacionais pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa , um Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo Instituto de Economia e Gestão de Lisboa . 

Especializou-se em Estudos Europeus pela Universidade Católica de Louvain na Bélgica . 

É especialista em Diplomacia, Desenvolvimento e Cooperação internacional e fala seis línguas: português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.

Ela já foi Secretária de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades no governo de Domingos Simões Pereira, 2015-2016, depois de ter sido eleito Deputada da Nação na IX  Legislatura, em 2014 2 , onde foi nomeado vice-presidente do Grupo Parlamentar do Partido Africano para a independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e Presidente da Rede de Mulheres Parlamentares 3 .

Suzi Barbosa é membro de vários parlamentos internacionais, nomeadamente o Parlamento da CPLP , a IPU (União Interparlamentar da Juventude) em Genebra e os Parlamentares para a Ação Global (PGA: Ação Global por Parlamentares) em Nova York como especialista dos direitos humanos , do gênero e da juventude.

Ela tem trabalhado frequentemente nas áreas de empoderamento e defesa dos direitos das mulheres guineenses, igualdade e equidade de gênero . 

A nível internacional, interveio como consultora na procura de executivos em Portugal e Espanha .

Neste momento em que se impõe relançar e ou aprofundar a Cooperação entre a Guiné-Bissau-Portugal à Ministra Suzi Barbosa incumbe-se a missão de organizar a histórica Visita Oficial a Portugal do General Presidente Sissoco Embaló, prevista para a segunda semana de Outubro.

De referir que o Relançamento da cooperação Guiné-Bissau-Portugal é graças à garantia e credibilidade do Presidente Umaro Embalo, o menino prodígio do seu país, que aposta em reescrever a história deste país e Nação.

Para a realização deste nobre objetivo o General Umaro Sissoco Embalo conta, obviamente, com o “savoir-faire” e préstimos da SUZI Barbosa, que não obstante  , ser muito amada pelos guineensesm ultimamente tem vindo a ser vitima de tentativas de intrigas e cabala politica numa clara acção de perseguição de seus detratores do PAIGC, que não compreende o valor e alcance da solidariedade africana, sobretudo vindas de alguém que sempre colocou os interesses supremos da Nação acima de corporações e de partidos.

Neste particular, depois de realização com sucesso da Festa Nacional de 24 de Setembro, pesem embora algumas falhas protocolares na orientação e execução do vasto programa de comemorações, os algozes da Suzi Carla Barbosa fazem de tudo para tentarem crucificar esta humilde, competente e humana servidora da restauração da ordem, disciplina e rigor, rumo ao relançamento do seu país no concerto das Nações. 

Vêm tentando e usando de velhas táticas para sujarem o bom nome, imagem e reputação desta humilde servidora do Estado guineense. Contudo, os tempos mudaram e felizmente que os Homens fortes do novo regime e suportes da atual maioria parlamentar, nomeadamente os Lideres Braima Camará, Alberto Nambeia e Nuno Nabiam, respetivamente do MADEM-G15, PRS e APU-PDGB, compreendem e bem o atual momento politico, pelo que saberão destrinçar algumas falhas organizativas da onda de especulações e tentativas de intrigas politicas, perpetradas por aqueles que de tudo fazem para continuar a mergulhar este país na desconfiança e no lamaçal em que se encontrava, salvo algumas boas contribuições de certas figuras para exaltação da imagem e marca deste sofrível país.

Os propósitos das novas autoridades de Bissau, incluindo a atual maioria parlamentar são de se romperem com as amarras do passado e negar as tentativas de intrigas políticas, com vistas a restauração da verdadeira imagem, da credibilidade, da dignidade e da honra de seu país e Nação.

Assim, os detratores de Suzi Carla Barbosa e das novas autoridades já fizeram saber que vão organizar em Lisboa manifestações de insultos, injurias e ofensas em perseguição a forte delegação guineense liderada pelo Presidente Embalo, que fará uma visita oficial a Portugal a partir de 8 de Outubro. De referir que vão fazer de tudo para tentarem ensombrar esta histórica e esperada visita. Contudo as autoridades portuguesas saberão impor a ordem e precaver os desacatos e cenas premeditadas de ofensas e injurias no solo português. 

Presentemente é inegável o grau e nível de contributo das equipas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional  e Comunidades envolvidos com afinco para o êxito nacional desta primeira visita oficial do General Presidente Sissoco Embaló, no âmbito de reforço da cooperação da Guiné-Bissau-Portugal.

Joël ETTIEN

Diretor de publicação: businessactuality.com

🇬🇼 Guiné-Bissau Portugal 🇵🇹 - Visita de Estado à Portugal do Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Por Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Manifestação de apoio e solidariedade 

Visita de Estado à Portugal do Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló;

Local de concentração: Palácio de Belém 

Data: 08/10/2020

Obs. Use a máscara e respeite o distanciamento social

«AFRICA EM DESTAQUE!» Cooperação Guiné-Bissau-Portugal: Uma visita histórica do Presidente Embalo em breve a Lisboa.

Sábado, 3 de Outubro de 2020

Cooperação Guiné-Bissau-Portugal: Uma visita histórica do Presidente Embalo em breve a Lisboa.

Retomada da cooperação Guiné-Bissau-Portugal, graças à garantia e a credibilidade do Presidente Umaro Embalo, a criança prodígio do seu país, após mais de dez anos de inação o em todas as frentes, a história deste país está sendo reescrita.

Rumo à retoma da cooperação Guiné-Bissau-Portugal.

Por mais de dez anos, Portugal retirou-se da sua ex-colónia, a Guiné-Bissau, por causa da instabilidade que aí reinava, golpes de estado intempestivos, circulação de cocaína, atrocidade de todos os tipos. 

Para não associar a sua imagem a qualquer desordem proveniente deste jovem país, a Guiné-Bissau vivia sem qualquer tutoria e era o terreno fértil a todos narcotraficantes. Entretanto, o PAIGC de Simões Domingos, que estava em funções, semeou o terror e pavor.

Como se chegou lá?

Quando nenhum guineense esperava, o jovem General Umaro Embalo aparece como um Messias, para restaurar a ordem e trazer o seu país de volta ao concerto das nações. Como o PAIGC não gosta do desenvolvimento do seu país, estava apenas autorizando o que estava

prescrito noutros países, este partido que abominava o crescimento e a honra, se julgava dono do destino do seu próprio país. 

Os tempos mudaram e o Simões Pereira não se vê agora abandonado por todos os seus parceiros.

Aquele que quis a todo custo anular o advento do candidato prodígio e grande patriota, Embalo, foi rejeitado e, apesar da má-fé, aí está ele, o filho da pátria, que restaura a imagem, a credibilidade, a dignidade e a honra do país de seus pais.

Assim, uma forte delegação guineense liderada pelo Presidente Embalo fará uma visita oficial a Portugal a partir de 8 e 20 de outubro.

Após a visita de trabalho e de amizade do Presidente do Níger, SEXA Issoufou Mahamadou, logo a seguir ao Dia da Independência, é o próprio tutor que se pontifica a recebe-lo.

Uma delegação será chefiada pela Sra. Suzi Carla Barbosa, Ministra das Relações Exteriores, no dia 6 de outubro de 2020 em Lisboa para preparar esta tão esperada visita da comunidade internacional, para abrir as portas da felicidade a este país tão necessitado, graças ao Presidente Embalo.

Voltaremos sobre esta cooperação bilateral, Guiné-Bissau-Portugal!

Joël ETTIEN

Publicada por CONOSABA DO PORTO

Guiné-Bissau: Aulas ao sábado podem provocar nova crise entre governo e professores


© e-Global Notícias em Português
  05/10/2020 

O anúncio feito pelo ministro da educação, Jibrilo Baldé, que aponta que os sábados passam a contar no ano lectivo 2020/2021, como dias lectivos obrigatórios, “é um discurso político que não vincula a ninguém”, protestou ao Capital News, uma fonte do sindicato dos professores.

De acordo com a fonte, “não há nenhuma orientação às direcções das escolas, no sentido de preparar ou constar dos horários, as aulas de sábado”, e acrescentou que em nenhum momento a “introdução” das aulas aos sábados foi discutida com os sindicatos, considerando, por isso, que o discurso do ministro da educação “não passa de política” e que a iniciativa “não tem pernas para andar”.

“Há vários problemas ainda por resolver em relação aos professores. Por exemplo, está pendente a questão de subtracção que houve dos salários dos professores, que este governo prometia resolver (devolver) em Março passado, mas que até agora nada fez.

Segundo informações disponíveis, os sindicatos dos professores vão realizar uma conferência de imprensa esta quarta-feira, 7 de Outubro, para posicionarem-se sobre o início do ano lectivo, “negando, desde já, a ideia das aulas aos sábados”, disse a fonte.

Segundo o calendário oficial, o ano lectivo 2020/2021 arranca esta segunda-feira 5 de Outubro em todo o território nacional.



Bom conselho pa governantes

EDUCAÇÃO - Comissário da CEDEAO defende mais Educação na Guiné-Bissau

© Lusa

Notícias ao Minuto  05/10/20 

O comissário para a Educação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Leopoldo Amado, defendeu hoje mais educação na Guiné-Bissau para acabar com instabilidade, que é inimiga do trabalho, da reflexão e da investigação científica.

"Infelizmente, quando falamos da Guiné-Bissau temos de falar da instabilidade política. Isto não é novidade para ninguém. Temos já 47 anos de independência e grande parte processaram-se em termos de instabilidade do ponto de vista geral", afirmou à Lusa o guineense em entrevista à agência Lusa.

Segundo Leopoldo Amado, a instabilidade é "inimiga do trabalho, da reflexão, da investigação científica".

"É inimiga de uma sociedade que necessita de uma certa estabilidade para poder equacionar os seus problemas e traçar as estratégias para a sua resolução e é o que tem estado a acontecer com a Guiné-Bissau", afirmou.

Para o comissário, é importante que as "hostes possam assentar" para a Guiné-Bissau "perceber quais são os desafios e os problemas" e criar um plano para "fazer face às grandes questões inadiáveis".

O antigo diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau salientou que no "contexto das Nações não há milagres, não há almoços grátis" e as "cedências têm o selo do interesse".

A Guiné-Bissau, considerou, tem muitos quadros capazes espalhados pelo mundo, "que se têm revelado extraordinários".

"Penso que há um problema educacional muito sério e penso que é preciso fazer uns estados-gerais ao nível da educação. Pôr as pessoas a discutirem em que ponto é que estamos do ponto de vista da educação básica, da educação intermédia, educação vocacional, profissional", afirmou.

Salientando que na Guiné-Bissau "já não se encontram bons carpinteiros" ou quem "saiba fazer uma casa", Leopoldo Amado salientou que é preciso "gizar um plano" para se queimarem "muito rapidamente etapas".

"Nós estamos muito atrasados, acumulámos um atraso considerável e é preciso rapidamente queimar etapas e colocar o nosso país ao nível dos outros senão nunca mais somos interlocutores", afirmou.

"Se nós educarmos as pessoas devidamente elas não têm tempo para fazer instabilidade, porque as pessoas vão para a política para fazer instabilidade", sublinhou.

Para o professor, só a educação substitui a vontade de ir para a política, porque essas pessoas estariam ocupadas a fazerem outras coisas, incluindo a criarem o seu emprego.

Referindo-se concretamente aos jovens, Leopoldo Amado disse que na Guiné-Bissau não são os jovens guineenses que vendem serviços, mas jovens da Guiné-Conacri ou do Senegal.

"Os jovens de hoje estão a privilegiar outros valores, porque a educação aqui não abre portas. Temos de ter crença no saber, porque o saber é autonomia, ensina-nos a pensar, a ser mais circunspectos, mais capazes de interpretar a realidade, de sermos mais interventivos e é o que os jovens da Guiné-Bissau precisam", disse, salientando que só assim há condições para o desenvolvimento que "já tarda".

A minha Mãe me ensinou que uma Mulher não vale pelo seu diploma ou cargo que ocupa, a mulher Vale pela sua essência e natureza de ser acolhedora, consoladora, auxiliadora e sendo submissa...Paulina Chiziane

UMA MULHER (Paulina Chiziane) ESCREVEU ASSIM:

Estamos num século em que a maioria das Mulheres formadas e independentes não conseguem se manter num relacionamento. Muitas vezes se sentem mulheres demais para aturar. Mínima briga dizem "Eu trabalho e sou formada nenhum homem vai me brincar" acabam mães solteiras, amantes de homens casados, andando em mão de vários homens procurando um "perfeito" sendo que ele não existe. 

A minha Mãe me ensinou que uma Mulher não vale pelo seu diploma ou cargo que ocupa, a mulher Vale pela sua essência e natureza de ser acolhedora, consoladora, auxiliadora e sendo submissa. Não deixe os teus diplomas e conhecimento roubarem a tua essência e a tua doçura de mulher, não se engane que por seres estudada( ou estares a se formar) não podes travar batalhas na tua relação, muitas vezes dizem que é falta de sorte quando na verdade é falta de humildade, querem ser autoritárias mandar e comandar o parceiro esquecem que não é esse o papel de uma Mulher. 

Não siga a boca das tuas amigas solteironas orgulhosas que se acham as intocáveis e superdotadas que mínimo problema querem dar na cara do homem, se fazem de poderosas mas são infelizes por não conseguir se acertar com ninguém pela arrogância. 

Nem que fores chefe do teu marido na empresa não confunda as coisas viva a tua essência de Mulher que é aquilo que Deus te fez.

Bom dia familia e boa jornada laboral

Fonte: Hercules Moniz



Entrevista com Ministro da Educaçăo Nacional ... Rádio África fm News


Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Troço Dugal/Wague esta à ser neste momonte trabalhado profundamente

 Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo

Troço Dugal/Wague esta à ser neste momonte trabalhado profundamente 

Mais uma frente, que veio à juntar as tantas, que neste momento estão a sofrer profundas e contundentes intervenções, no que tange as manutenções. Ministério das Obras públicas, Habitação e Urbanismo, desencadeou em varios zonas que compreende vias públicas e urbanas do país trabalhos de manutenção.






“GOVERNAÇÃO DE CAMPO”

Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural

“GOVERNAÇÃO DE CAMPO”

O ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da direção geral das florestas, continua empenhado nas atividades de Repovoamento Florestal.

Depois da região de Oio, uma delegação chefiada pelo ministro da tutela, Abel da Silva Gomes, procedeu este fim-de-semana (03 e 04 de Outubro de 2020) a plantação de mais de 200 plantas na seção de Bianga região de Chacheu.

O objetivo é de repovoar as matas do país para o bem da população, conforme as metas traçadas pela nova liderança do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Abel da Silva Gomes prometeu tudo fazer para a recuperação das florestas do país que ao longo dos últimos anos foram alvos de corte desenfreada.

“Devemos todos esforçar para o desenvolvimento do nosso país, isso passa pela contribuição de todos na implementação das políticas do governo nas diferentes setores” apelou o governante.

São plantados 224 plantas, 100 de Afzelia Africana (pau de conta), 80 de Khaya Senegalensis (pau de Bissilom) e 44 de Pterocarpus Erinaceus (pau de sangue).

Neste sentido o titular da pasta de agricultura, Abel da Silva Gomes exortou os populares da seção de Bianga a contribuírem na proteção das plantações para o bem de todos. 

Em resposta os populares da seção de Bianga, região de Chacheu, mostraram-se satisfeitos com a iniciativa do ministro de agricultura e desenvolvimento rural, Abel da Silva Gomes, na dinamização do setor agrário, e prometeram tudo fazer para proteger as plantações.








O assessor 

______________

       MB