quarta-feira, 12 de julho de 2017

Grupo francês pode explorar porto comercial de Bissau

Porto de Pidjiguiti em Bissau.

O grupo francês Necotrans poderá vir a ser escolhido pelo governo guineense para gerir o porto comercial de Bissau, num concurso internacional, cujo desfecho será conhecido no próximo mês de Agosto.

O concurso para a concessão do Porto ainda não teve o seu epílogo, mas no país circulam rumores sobre a alegada venda ou cedência do porto comercial de Bissau a uma empresa estrangeira.

O ministro dos Transportes da Guiné-Bissau, Fidelis Forbs desmentiu, esta quarta-feira, as notícias que circulam no país que dão conta que o principal porto comercial da capital, teria sido vendido ou dado em concessão, por um período de 90 anos, a uma empresa estrangeira.

Segundo Fidelis Forbs, há a intenção das autoridades guineenses concederem a gestão do porto de Bissau, num processo que já vinha de trás, mas até à data nada foi decidido.

A escolha vai recair ou no grupo francês Necotrans ou na empresa ICTSI das Filipinas. Estes dois grupos apresentaram ao Governo guineense propostas técnicas e financeiras para assumir a gestão do porto.

Se tudo correr como o previsto, logo no inicio do mês de Agosto será anunciado o nome da empresa vencedora do concurso internacional para gestão e exploração do Porto de Bissau em moldes a definir, isto é a que preço e período de tempo.

PT.RFI

Lula da Silva condenado a nove anos e seis meses de prisão

Antigo Presidente do Brasil, Luiz Inacio Lula da Silva - 1 de Junho 2017
Antigo Presidente do Brasil condenado no caso Tríplex.

O antigo Presidente do Brasil, Luiz Inácio da Silva foi condenado nesta quarta-feira, 12 de Julho, a nove anos e seis meses de prisão, pelo juiz Sérgio Moro.

Lula foi condenado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarajá.

O antigo Presidente e militante do PT (Partido do Trabalho) foi condenado pelo juíz Sérgio Moro, juiz federal de primeira instância.

Lula não vai ser preso, pois só deverá começar a cumprir pena se a segunda instância ratificar a decisão, o que lhe dá a oportunidade de recorrer da sentença, em liberdade ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Se a sentença não for ratificada na segunda instância antes de Outubro de 2018, o antigo Presidente não será enquadrado na Lei da Ficha Limpa e poderá ser candidato à presidência do Brasil.


Lula da Silva foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, juntamente com mais seis pessoas, no caso da compra e reforma de um apartamento em Guarujá, no litoral de São Paulo

É a primeira vez, desde a Constituição de 1988, que um antigo Presidente brasileiro é condenado criminalmente.

Na decisão, o juiz absolveu o antigo Presidente das acusações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial numa transportadora, que teria sido pago pela empresa OAS, acusada de envolvimento na operação de corrupção Lava Jato.

A defesa de Lula da Silva já procurou entretanto a ONU, denunciando "lawfare" (manipulação política das leis para perseguir um adversário).

VOA

Instalações policiais são deficitárias e há falta de equipamento

As instalações da esquadra de Polícia Trânsito, no Bairro de Cuntum, em Bissau, há muito que estão em mau estado e sem qualquer conforto. Os agentes dormem como podem: em cima de caixas de cartão devido a falta de camas, constatou à Rádio Jovem.

Desde 2012 que os agentes trabalham numa esquadra provisória e sem condições. Botche Cande, ministro do Interior, reconheceu que as atuais instalações "não têm as mínimas condições do ponto de vista operacional bem como condições de acolhimento e dignidade".

"É muito mau", contou à Rádio Jovem o ministro do Interior que visitou as instalações nesta terça-feira. "Há uma revolta muito grande entre os agentes porque sentem que estão a ser injustiçados", explicou. "As instalações já não têm as mínimas condições de conforto", disse Botche Cande.

Segundo o Comando da polícia, "o espaço em causa não reúne condições para ser utilizado como centro das operações da polícia de um país, pelo que é urgente o governo encontrar soluções."

Em resposta, o ministro prometeu que o governo irá disponibilizar verbas financeiras para que possam ser concluídas as obras do edifício oficial da polícia, suspensas em 2012 a quando di golpe militar.

Por: Alison Cabral/Rádio Jovem

Braima Darame

O Primeiro Ministro, Umaro Sissoco Embalo chegou esta tarde ao aeroporto de Figo Maduro, Lisboa, em visita privada.

O Chefe do Governo vai durante a sua estadia, encontrar-se com a comunidade guineense residente em Portugal, com algumas entidades portuguesas, empresários e amigos.


Por: Sarathou Nabian
Umaro El Mocktar Sissoko Embaló

CADA UM NO SEU MELHOR


Guiné Bissau tem ku disencadjadu, doa a quem doer.

Amílcar Cabral

Duas empresas concorrem à concessão do principal Porto comercial da Guiné-Bissau

Duas empresas internacionais concorreram à gestão do principal Porto comercial da Guiné-Bissau e até agosto o Governo guineense irá anunciar o vencedor do concurso, disse hoje à Lusa o ministro dos Transportes, Fidélis Forbs.


O governante respondeu desta forma às informações postas a circular no país segundo as quais o Porto de Bissau "teria sido já vendido ou concessionado por um período de 90 anos" a uma empresa estrangeira.

"É mera especulação dizer que o Porto foi vendido ou concessionado. Neste momento há a continuação dos trabalhos de avaliação da potencial empresa que poderá vir a gerir o Porto. É um trabalho que já vinha dos governos anteriores. É a continuidade do Estado", disse o ministro dos Transportes.

Fidelis Forbs assinalou ainda que o governo criou uma comissão que está a apreciar as propostas técnica e financeira apresentadas por duas empresas, a francesa Necotrans e a filipina, ICTSI, na sequência de um concurso público lançado em 2013 ao abrigo do Plano de Desenvolvimento do Porto de Bissau.

Até à primeira semana do mês de agosto, a comissão irá apresentar ao ministro dos Transportes o nome da empresa vencedora do concurso e Fidélis Forbs irá levar a decisão ao conselho de ministros para o anúncio final.

Forbs desdramatizou a preocupação manifestada publicamente pelo presidente do sindicato dos trabalhadores do Porto de Bissau, Ivo Cá, segundo a qual o processo de concessão estava a ser conduzido sem que os funcionários fossem informados.

"Já falamos com o sindicato, os trabalhadores estão devidamente informados sobre todo este processo", assinalou o governante, sublinhando ser sua determinação "salvaguardar os interesses dos trabalhadores".

Fidélis Forbs precisou ter sugerido ao conselho de ministros que a empresa que venha a ficar com a concessão do Porto de Bissau assumisse os 100% dos atuais trabalhadores, pelo menos, durante os primeiros cinco anos de gestão.

Dados na posse do Governo a que a Lusa teve acesso indicam que o Porto de Bissau "precisa de uma rápida injeção do capital", caso contrário entra na insolvência, por, com a gestão própria, não ser capaz de suportar os custos com a massa salarial que ascende mensalmente a 220 milhões de francos CFA (335 mil euros).

O Porto conta atualmente com 613 funcionários, mas o serviço prestado "está aquém do desejável", segundo um estudo do Governo, que aponta que desde 1969 que não foi feita nenhuma dragagem no porto.

O estudo indica ainda que atualmente o calado máximo admitido no Porto comercial de Bissau baixou de 14 metros para entre 10 a 11 metros e ainda que o acesso é limitado devido ao facto de cerca de 14 navios estarem afundados nos arredores do cais.

MB // EL
Lusa/Fim

Beber água ao longo do dia mexe mesmo com o corpo. Eis como

Não é apenas uma questão de hidratação ou de saciar a sede, beber água de forma regular é um dos requisitos para se ter mais saúde.


Podíamos começar este artigo com a típica recomendação de que cada pessoa deve beber uma média de oito copos de água por dia. Podíamos, é um facto, mas a verdade é que a quantidade de água diária depende de pessoa para pessoa, da sua atividade física, da sua condição de saúde e de um sem fim de outros fatores condicionantes.

Os oito copos de água podem até ser uma boa média, mas não há nada como dar ouvidos ao corpo para perceber se é ou não necessário beber mais água. Sim, é o nosso próprio corpo que revela quando necessita de ser hidratado e quando a fome que sentimos é nada mais do que uma sede prolongada que não está a ser saciada.

Como explica ao Buena Vida do jornal espanhol El País o nutricionista Jaume Giménez Sánchez, a pouca ingestão de água pode ser facilmente espelhada em episódios de fraqueza, dores de cabeça e até mesmo febre ou incapacidade de urinar, sendo a taquicardia também uma consequência comum da desidratação.

Mas, se por um lado a falta de água afeta negativamente o corpo, o que é que a ingestão regular deste elixir vital faz? Isso mesmo, dá saúde... e não só. De acordo com o especialista, quando se dá ao organismo a água que este necessita os níveis de força tendem a aumentar, não só pelo simples facto de a hidratação combater a fadiga, mas também porque o cérebro também precisa de água para mandar corretamente as mensagens para os músculos.

E por falar em músculos, continua o especialista, a ingestão regular de água - especialmente por parte dos desportistas - também é uma forma de prevenir o aparecimento de lesões, pois a potência muscular não só não fica comprometida, como o músculo fica reforçado.

A nível externo, o impacto da água no corpo pode ser bastante visível, sendo a pele o principal espelho de uma boa (ou de uma má) hidratação. Para o dermatologista Eduardo López Bran a pele fica mais bonita e saudável quando se ingere água regularmente, visto que "sempre que há desidratação, isso nota-se na tez, que se mostra menos elástica, perde luz e brilho e as linhas de expressão ficam mais visíveis".

Sentir o corpo quente nos dias de maior calor é uma situação comum, mas sabia que é possível regular a temperatura do corpo com a ingestão de água? Pois bem, como garante o nutricionista ouvido pelo Buena Vida, beber água ao longo do dia é fundamental para esta situação porque "se não se repõe o líquido perdido [na transpiração], a transpiração fica ainda mais ativa, para nos podermos resfriar".

Uma melhor digestão e uma maior concentração são outros dois efeitos benéficos da ingestão regular de água, um hábito que mantém o organismo a funcionar corretamente, nutrindo os órgãos e todos os mecanismos de transmissão de mensagens para e pelo cérebro.

POR DANIELA COSTA TEIXEIRA
NAOM

Mon na lama









O Governo inconstitucional mas salario constitucional certo ou Não ?

KUSSAS DI GUINÉ-BISSAU (KU POLÍTICOS DJANCADIS).


O GOVERNO DE GENERAL SISSOCO É INCONSTITUCIONAL ? 

1. MAS O SALÁRIO PAGO É CONSTITUCIONAL

2. OS QUE ACUSAM ESTE GOVERNO DE SER INCONSTITUCIONAL TÊM OS SEUS SALÁRIOS EM DIA SIM OU NÃO ? 

3. OS QUE BLOQUEARAM O PARLAMENTO CONTINUAM A RECEBER UM SALÁRIO INCONSTITUCIONAL A MAIS DE 2 ANOS SEM UM MÊS DE ATRASO, MAS NÃO RECUSAM O DINHEIRO ! SIM OU NÃO ?

QUEM NÃO CHORA NÃO MAMA !

 Baba Corca Sidibe‎uniâo entre guineenses

JORNALISTAS CAPACITADOS SOBRE EFEITOS DA MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA


Jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social do país estão reunidos, a partir desta terça-feira (1107), e durante três dias, num encontro de sensibilização do abandono das práticas tradicionais nefastas

O encontro que decorre em Bissau quadra-se no projecto de capacitação para igualdade e empoderamento dos agentes das comunidades para pôr fim a mutilação genital feminina e ao casamento infantil e forçado e ainda na promoção de educação à saúde e aos direitos…

No acto, a sub-directora da RTP África, Carla Adão, lembra que os jornalistas têm um papel social e podem mudar o comportamento assim como a sociedade, os valores que são universais.

Segundo a jornalista internacional, os jornalistas guineenses têm ajudado a terminar com a mutilação genital feminina, mas “enquanto a praticar continuar é porque a mensagem não chega a todos”.

“A missão dos jornalistas continua e a mutilação é errada, é crime é prejudicial à saúde da mulher e da criança, por isso não há razão numa sociedade para continuar com esta pratica”, lamenta.     

Carla Adão diz ainda que existem séries de questões relacionadas com a religião embora os líderes religiosos afirmam que não está escrito no Alcorão.

“Percebo que isso é a nível cultural, mas é preciso também que a sociedade perceba quando estão a fazer algo que é errado não só porque tradicionalmente se faz ou nossos antepassados faziam e nós vamos continuar a fazer, a nossa sociedade evolui de maneira que estamos a fazer coisas que não são de acordo com os nossos padrões atuais e devemos alterá-las”, explica Carla Adão que diz esperar que algumas pessoas acham que estão a manter uma tradição.

O seminário de formação dos jornalistas insere-se na agenda 2030 do Objectivo do Desenvolvimento do Sustentável e outros compromissos assumidos em matéria de desenvolvimento dos direitos humanos.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bibia Mariza Pereira
Radiosolmansi

FMI aprova e felicita desempenho económico do Governo da Guiné-Bissau


O representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) na Guiné-Bissau, Óscar Melhado, felicitou hoje o "bom desempenho" das atuais autoridades do país, sobretudo ao nível do controlo das finanças públicas.

Em conferência de imprensa, no Ministério da Economia e Finanças, presenciada durante alguns minutos pelo chefe do Estado guineense, José Mário Vaz, o representante do FMI informou que a sua instituição tinha acabado de aprovar a terceira avaliação dos objectivos fixados com o Governo de Bissau.

"A aprovação da terceira avaliação do programa com o Governo da Guiné-Bissau não é um favor do FMI, não é gratuita, não é compaixão, se não o fruto de um trabalho rigoroso que tem sido feito nos últimos meses", defendeu Óscar Melhado.

O representante do FMI disse que os 'louros' pelo "bom desempenho" deveram-se ao trabalho do ministro da Economia e Finanças, João Fadiá, mas também ao Presidente guineense, José Mário Vaz.

"Diria que a consolidação fiscal e o alcançar de uma maior gestão da tesouraria pública é um logro importantíssimo da vida económica do país", notou ainda Melhado, que exortou a partir de agora as autoridades a transformarem em "ganhos reais" para a população toso o êxito no campo macroeconómico.

A representante do Banco Mundial (BM), também presente no ato, Kristina Svenson, anunciou um conjunto de apoios que o seu grupo vai dar à Guiné-Bissau, nomeadamente um envelope de 25 milhões de dólares para a instalação de um cabo submarino no país, através do qual será melhorado o serviço da Internet.

Svenson anunciou ainda "apoios importantes" do grupo Banco Mundial, juntamente com outros parceiros, aos setores da água e energia, em valores que não quantificou, bem como três milhões de dólares a uma empresa de produção e exportação de frutas e legumes.

Tal como havia sugerido o representante do FMI, também a delegada do BM na Guiné-Bissau espera que os apoios e os ganhos derivados "do bom desempenho macroeconómico" se traduzam na vida das populações sobretudo as do mundo rural.

Dn.pt/lusa