quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Eleições legislativas: GOVERNO GARANTE QUE A DATA SERÁ CUMPRIDA E PARTIDOS EXIGEM A NOMEAÇÃO DO PRESIDENTE DA CNE

 Radiosolmansi.net 29/09/22

O Primeiro-Ministro, Nuno Gomes Nabiam, disse que para a próxima semana o país estará em condições de apresentar os cronogramas das eleições legislativas e ainda do recenseamento eleitoral.

As palavras do chefe do governo foram ouvidas, hoje, à saída do conselho de ministro que decorreu no palácio da República e presidida pelo Presidente da República. Nuno Nabiam diz ainda estar optimista que as eleições se realizam a 18 de dezembro porque “os preparativos estão a correr bem”.

O chefe do governo diz ainda que para semana irão começar a reunir com os partidos políticos e com a sociedade civil com vista ao cumprimento da data das legislativas.

“As preparações das eleições estão a andar muito bem e estamos concentrados nas preparações. Ontem, tive o encontro com o representante das Nações Unidas e tivemos também em reuniões com o ministro da administração territorial e até aqui tudo está a andar de uma forma que nos permita realizar as eleições no dia 18 de dezembro”, garante o primeiro-ministro.

Faltam sensivelmente 80 dias para a realização das eleições, o país ainda espera pela apresentação do cronograma eleitoral e consequentemente o início do processo do recenseamento eleitoral de raiz.

PRS AMEAÇA NÃO PARTICIPAR NAS ELEIÇÕES

Ainda sobre as legislativas de 18 de dezembro, ontem (28), o Partido da Renovação Social (PRS) ameaça não participar nas eleições legislativas antecipadas com atual composição da Comissão Nacional de Eleição (CNE).

A ameaça foi proferida pelo presidente em exercício do PRS, Fernando Dias, em conferência de imprensa realizada, na sede nacional dos renovadores, em Bissau.

Segundo o líder em exercício dos renovadores, com a dissolução da Assembleia Nacional Popular (parlamento), enquanto órgão responsável pela escolha e legitimação da CNE, a lei está comprometida e, por isso, deve reinar o diálogo interno entre os atores interessados no processo para reformatação da estrutura na base do consenso.

Contudo, Fernando Dias acredita que o presidente da República, enquanto órgão da soberania com o papel de garantir a paz e estabilidade, vai adotar a medida de realizar as eleições legislativas com a atual composição da CNE que poderá pôr em causa a paz social na Guiné-Bissau.

PARTIDOS ELOGIAM O ZELO DO TRIBUNAL

Ainda ontem, alguns partidos com e sem representação parlamentar saudaram o gesto manifestado pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que deu 30 dias aos partidos políticos para que façam a prova de vida que, confirme a sua existência legal, segundo a lei-quadro dos partidos políticos.

Na semana passada o STJ, que também faz o papel de Tribunal Eleitoral e Constitucional na Guiné-Bissau, indica que os partidos devem apresentar-se naquela instância com documentos que provam existência de sede fixa, realização e actualização dos órgãos, e que tem pelo menos mil militantes inscritos.

Nesta quarta-feira, após entrega de uma carta aberta a Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular, subscrito pelo PAIGC, vencedor das últimas legislativas, a União para Mudança com um único assento parlamentar, PCD, PMP, MSD, PSD, o porta-voz do grupo, Agnelo Regala apela o STJ a adotar o mesmo zelo em relação às outras situações de “menos legalidade, como é a questão da caducidade da CNE”.

Sobre a mesma decisão, o presidente em exercício do Partido da Renovação Social, Fernando Dias, pede ao STJ a deixar a democracia funcionar na base dos princípios democráticos.

ANALISTAS ALERTAM QUE A DECISÃO PODERÁ TER IMPACTO SOCIAL NEGATIVO

Entretanto, para o politólogo e analista dos assuntos político da Rádio Sol Mansi, Rui Jorge Semedo, afirma que apesar da existência da lei-quadro dos partidos políticos que exige a fiscalização de algumas leis, mas o despacho do STJ “é uma capa que está a ser usada para pôr em causa as conquistas democráticas dos guineenses”.

Enquanto isto, o sociólogo guineense, Ivanildo Paulo Bodjam, admite que o despacho do STJ é uma agenda prévia de avançar com as suas convicções de filtrar os partidos que vão concorrer às eleições e que poderá ter um reflexo negativo na manutenção da paz social no país.

A Guiné-Bissau, com quase 800 mil são potenciais eleitores, conta com mais de 50 partidos políticos e, no despacho, o STJ alega que muitos desses partidos não têm uma sede conhecida.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

Putin assina decretos a reconhecer independência de Zaporíjia e Kherson... Os diplomas abrem assim caminho para a anexação das regiões à Rússia.

© Getty Images

Notícias ao Minuto  29/09/22 

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou, esta quinta-feira, decretos a reconhecer formalmente a independência das regiões militarmente ocupadas de Kherson e Zaporíjia.

Os diplomas foram publicados pelo Kremlin e abrem assim caminho à anexação destas regiões à Rússia, conta a Reuters.

A assinatura destes decretos é assim um passo intermédio para que Putin possa prosseguir com o seu plano de anunciar a anexação destes territórios à Rússia, previsto para amanhã, sexta-feira.

A assinatura dos diplomas surge depois de terem sido feitos referendos nas regiões, que davam o 'sim' para à independência. Referendos esses que vários países e organizações já sublinharam não serem reconhecidos "em termos jurídicos", bem como uma futura anexação.

Rádio Jovem Bissau | RUBRICA "VISÃO" : O nosso convidado de hoje é o jornalista guineense Sumba Nansil

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

 Rádio Jovem Bissau

2⁰ congresso ordinário de MADEM G-15: Kinku miste bai Gardete amanhã controla circulação de Autocarros sim gasta bu dinheiro pa bai mati congresso de Madem G 15

 Fati Malam 

TAP será privatizada nos próximos 12 meses. Estado poderá perder dinheiro

© Shutterstock

 Por LUSA  29/09/22 

O primeiro-ministro disse hoje esperar que a privatização da TAP ocorra nos próximos doze meses, afirmando que "só se fosse irresponsável" é que garantiria que o Estado não irá perder dinheiro na transação, mas "espera que não".

Na segunda ronda do debate sobre política geral com o primeiro-ministro no parlamento, o deputado Carlos Guimarães Pinto perguntou a António Costa se pode confirmar que a privatização da TAP "é uma possibilidade em cima da mesa para os próximos doze meses".

"Espero que sim, é isso que está planeado, espero que sim", respondeu o primeiro-ministro.

Guimarães Pinto sublinhou que, quando o Estado alemão vendeu a companhia aérea germânica Lufthansa, recebeu "mais de 770 milhões de euros do que tinha colocado", perguntando de seguida a Costa se "considera a possibilidade de receber, pela privatização da TAP, um valor abaixo daquele que os contribuintes lá injetaram".

"De toda a sua pergunta, só há uma parte verdadeiramente relevante que é, graças ao facto de a Lufthansa ter devolvido ao Estado aquilo que tinha recebido, estar agora livre, perante a Comissão Europeia, para proceder à aquisição de outras companhias aéreas", retorquiu Costa.

Insistindo com a pergunta que tinha feito previamente, o deputado da Iniciativa Liberal voltou a questionar Costa se "o Estado irá perder dinheiro com a privatização da TAP".

"Espero que não", respondeu Costa, com Guimarães Pinto a interrogar o primeiro-ministro se, com base na sua resposta, se podia depreender que "espera privatizar a TAP por, pelo menos, 3,2 mil milhões de euros".

"Não estou em condições, e se o estivesse também não faria aqui a negociação com qualquer eventual candidato à compra de participações do Estado na TAP, ou acha que aqui é o local para estar a fazer essa negociação? Ou vossa excelência tem mandato ou está interessado em comprar ações da TAP? Está interessado e quer negociar? Então, respeite quem tem de negociar!", exclamou Costa.

O deputado liberal voltou a insistir se o primeiro-ministro "não considera como certo que o Estado possa vender [a TAP] sem perder dinheiro".

"Senhor deputado, quando eu há pouco disse que espero que não, é porque admito que possa acontecer e só se fosse irresponsável é que lhe vinha aqui dizer que lhe posso garantir que não será assim. Não posso, mas espero que não", afirmou.

O debate entrou depois num verdadeiro 'pingue-pongue' entre Costa e Guimarães Pinto, com o deputado liberal a fazer perguntas sucintas ao primeiro-ministro, e Costa a responder igualmente de maneira sucinta.

Depois de questionado várias vezes se o objetivo de aumentar 20% dos salários até 2026 era em valor "real ou nominal", Costa respondeu também por várias vezes que "o objetivo fixado no programa do Governo é aumentar os salários no PIB de 45% para 48%, convergindo com a média europeia".

No final, quando Guimarães Pinto já não tinha tempo para intervir, Costa disse que "finalmente" tinha tempo para "dar uma resposta com princípio, meio e fim" ao deputado liberal.

O primeiro-ministro lembrou que o Estado não fixa os salários do "setor privado", sendo esse setor "autónomo", em que "são os parceiros privados que, por negociação coletiva desejavelmente, por acordo de empresa ou outra forma contratual, fixam o salário".

"É por isso que, em sede de Concertação [Social] estamos a fazer essa negociação. Se o senhor deputado está tão preocupado com o rendimento se é real ou nominal, porque é que não vai à Concertação Social convencer as confederações patronais que o aumento dos 20% deve ser um aumento real? Eu recomendo-lhe isso, acho seguramente que sim", retorquiu.

Antes, Costa tinha sido interpelado pelo líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, que lhe perguntou se mantinha a confiança na deputada socialista e presidente da Assembleia Municipal de Portimão, Isabel Guerreiro, que, na quarta-feira, tinha pedido para serem apagadas gravações no âmbito de uma audição com a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O primeiro-ministro pediu para Pedro Pinto não lhe "levar a mal" e quis-lhe "ler o ABC das instituições em Portugal", realçando designadamente que "nesta relação entre o Governo e a Assembleia da República, não é a Assembleia da República que depende da confiança do Governo, é o Governo que depende da confiança da Assembleia da República".

Pedro Pinto questionou ainda António Costa sobre o caso dos imigrantes timorenses que se encontram em Serpa, no Alentejo, com o primeiro-ministro a responder que os indivíduos são cidadãos portugueses, antes de, mais tarde no debate, corrigir a informação para informar que já pediram a nacionalidade portuguesa.

UCRÂNIA/RÚSSIA: Forças ucranianas recuperam controlo de cidade de Kupiansk

© Reuters

Por LUSA  29/09/22 

As forças ucranianas recuperaram o controlo de toda a cidade de Kupiansk, no nordeste da Ucrânia, expulsando as tropas russas das suas posições na margem leste do rio Oskil, noticiou a agência France-Presse (AFP).

Parte da zona naquela região já tinha sido retomada aos russos no início de setembro, graças à contraofensiva ucraniana na região de Kharkiv.

Mas as tropas de Moscovo ainda estavam a resistir do outro lado do rio, decorrendo combates de artilharia, enquanto os civis fugiam, procurando atravessar para o lado ucraniano.

Hoje, bombeiros e voluntários ucranianos atravessaram uma faixa para pedestres intacta, que liga as duas margem do rio Oskil, com um primeiro lote de ajuda humanitária.

"Esta será a primeira distribuição de ajuda humanitária do outro lado", realçou o administrador militar de Kupiansk, Andrii Kanachevitch, enquanto 2.000 pacotes de alimentos fornecidos pelos britânicos eram distribuídos.

Tiros de morteiro soaram intermitentemente, mas na margem leste tanques e veículos blindados ucranianos foram vistos a passar junto a camiões destruídos com a letra "Z", um sinal de reconhecimento das forças russas.

Jornalistas da AFP viram cinco cadáveres em uniformes militares, possivelmente soldados de Moscovo, caídos perto de veículos com marcas russas.

No subúrbio industrial de Kupiansk-Vouzloviï, na margem leste do Oskil, cinco quilómetros mais a sul, os habitantes afirmaram que os russos partiram na terça-feira.

Também hoje, um veículo blindado e um pelotão de soldados ucranianos estavam em frente ao centro cultural do distrito e pelo menos dois tanques estavam a movimentar-se pela área.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,5 milhões para os países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 5.996 civis mortos e 8.848 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


Leia Também: Guterres manifestou a embaixador russo oposição a anexação de territórios

Leia Também: Ucrânia. Guterres avisa Rússia que anexação "não terá valor jurídico"

MACKY SALL - Senegal: Presidente pondera amnistia contra antigos adversários políticos

© Getty Images

Por LUSA  29/09/22 

O Presidente do Senegal, Macky Sall, pediu ao Ministério da Justiça para examinar a possibilidade de conceder amnistias a antigos políticos, o que dividiria a oposição e beneficiaria a sua eventual candidatura a novo mandato, em 2024.

De acordo com as atas da reunião do Conselho de Ministros de quarta-feira à noite, citadas pela agência France-Presse, Sall pediu ao Ministério da Justiça "para examinar, o mais rapidamente possível, as possibilidades e o modelo apropriado para uma amnistia para pessoas que perderam os seus direitos de voto".

A imprensa local considerou o pedido como uma movimentação política para diminuir o poder do seu principal adversário político, Ousmane Sonko, trazendo de volta para a ribalta política os adversários condenados Khalifa Sall e Karim Wade.

Karim Wade, filho e colaborador próximo do ex-presidente Abdoulaye Wade, que liderou o país entre 2000 e 2012, foi condenado em 2015 a seis anos de prisão e multado em mais de 210 milhões de euros por enriquecimento ilícito durante a presidência do seu pai.

Foi preso em 2013, mas recebeu um indulto presidencial e foi libertado em 2016.

Khalifa Sall, presidente da Câmara de Dakar desde 2009, foi considerado culpado de desvio de cerca de 2,5 milhões de euros dos cofres municipais, e condenado em 2018 a cinco anos de prisão.

Foi preso em 2017, e libertado em 2019, também graças a um indulto presidencial.

Ambos foram impedidos de concorrer às presidenciais de 2019 devido a estas condenações, que consideraram ser uma manobra política para os manter afastados da possibilidade de disputar o poder.

Macky Sall não anunciou ainda a candidatura, mas a imprensa local escreve que o Presidente está a preparar a candidatura a um novo mandato nas eleições de 2024.

As chamadas dos soldados russos como nunca as ouviu. "Putin é um idiota"

© Reuters

Notícias ao Minuto  29/09/22 

As conversas telefónicas entre os militares russos e as famílias foram intercetadas e o New York Times teve acesso a esses registos. Chamadas mostram o desânimo das tropas enviadas para a Ucrânia.

Sete meses depois de a invasão das tropas russas na Ucrânia ter começado, a 24 de fevereiro, os relatos continuam a chegar - e se, do lado ucraniano, a realidade é de perda e morte, do lado russo chegam também manifestações contra a guerra.

"Putin é um idiota. Quer tomar Kyiv. Mas não vamos conseguir", disse um dos soldados, identificado como Aleksandr.

Já um outro soldado, Vlad, anuncia uma decisão: "Quando voltar para casa, vou desistir. Que se lixe o exército".

Numa nova investigação, publicada na quarta-feira, o New York Times conseguiu aceder a chamadas telefónicas entre os soldados que passaram pelo campo de batalha e as suas famílias e amigos - conversas que, após a mobilização, Putin quer restringir, dado que proibiu os cerca de 300 mil reservistas mobilizados na última semana de levarem um telemóvel, ficando sujeitos a conversarem com a família apenas por um telefone.

Alegadamente, esta proibição é feita por razões de segurança, por forma a que as imagens eventualmente partilhadas pelos soldados não sirvam para identificar os locais, onde treinam e onde estão.

"Devido a razões de segurança, é proibido utilizar telemóveis nos territórios onde estão unidades militares", explica numa linha de informações sobre a mobilização, citada pela Sky News.

Há também vários militares que contam durante as conversas que foram enganados pelo Kremlin. "Ninguém nos disse que íamos para a guerra. Avisaram-nos no dia antes de partirmos", explicou Sergey ao telefone com a mãe, Já Nikita, contou a um amigo sobre a má preparação para ir para a guerra: "Treinámos durante dois ou três dias".

Também a brutalidade é descrita por Sergey. "Deram-nos ordens para matar todas as pessoas que virmos", diz.

Ouça aqui todos os outros registos.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas - mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,4 milhões para os países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.


Leia Também: Putin diz que invasão é resultado do "colapso da União Soviética"


Leia Também: Imprensa oficial chinesa muda de tom após chantagem nuclear de Putin


Ex-Presidente da República, José Mário Vaz e atual Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros Suzi Carla Barbosa recebem cartões como militante do MADEM-G15.

A casa do povo mantém-se de portas abertas para todas e todos que venham para contribuir para uma Guiné-Bissau melhor. A competência aliada ao trabalho árduo continuam como linhas mestras do nosso grande Partido.

Hoje recebemos a sua Exª. Dr. José Mário Vaz, ex Presidente da República da Guiné-Bissau, a Drª. Suzi Carla Barbosa  e o Sr. António Óscar Barbosa.

#HoraTchiga

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15 / Radio TV Bantaba

Leia Também:

Por LUSA 29/09/22 

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, e o antigo presidente guineense José Mário Vaz receberam, esta quinta-feira, o cartão de militante do Movimento para a Alternância Democrático (Madem-G15), liderado por Braima Camará.

A cerimónia de adesão decorreu na sede do partido em Bissau, que se revelou pequena para a quantidade de militantes e apoiantes que quiseram marcar presença para assistir à entrada no partido da "rainha do leste", devido ao facto de ser originária da região de Bafatá, no leste da Guiné-Bissau, como lhe chamaram vários apoiantes.

"Estou pronta a dar toda a minha energia para trabalhar. O que cansa os partidos é a rivalidade interna temos de estar juntos e unidos", afirmou a ministra dos Negócios Estrangeiros, que em dezembro do ano passado foi suspensa durante cinco anos da sua militância do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

"Vou trabalhar com toda a minha força e vontade para o Madem-G15 ganhar as eleições legislativas", acrescentou.

A Guiné-Bissau vai realizar eleições legislativas antecipadas em 18 de dezembro.

O antigo presidente José Mário Vaz, numa curta declaração, manifestou apoio a Braima Camará para ganhar as legislativas e ser o próximo primeiro-ministro guineense e para trabalhar com união, confiança e verdade, salientando, contudo, que o discurso de fundo deve ser feito no congresso do partido, que arranca sexta-feira.

O Madem-G15 inicia sexta-feira o seu segundo congresso dedicado à consolidação do partido, à promoção da unidade nacional e ao desenvolvimento do país.

Mais de 2.500 delegados vão juntar-se em Gardete, nos arredores de Bissau, até domingo, para eleger o próximo coordenador nacional do partido para um período de quatro anos, devendo reeleger Braima Camará.

Além de Suzi Barbosa e de José Mário Vaz outras oito pessoas aderiram hoje ao Madem-G15, incluindo Óscar Barbosa, conhecido por "Can Can", também antigo dirigente do PAIGC.

MADEM G15: PRESS RELEASE

O Movimento Para Alternância Democrática Grupo dos 15,(MADEM-G15) vem por este meio convidar os órgãos de comunicação social nacional e internacionais, para tomarem parte na sessão solene de abertura e encerramento do IIº Congresso Ordinário, a ter lugar no dia 30 de setembro a 2 de outubro do corrente ano, no Ilhéu de Gardete, (na região de Biombo sector de Prábis) a partir da 09h.

Sem mais de momento, agradecemos antecipadamente pela atenção dispensada.

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

“O PRS NÃO TEM NENHUMA RESPONSABILIDADE FACE A ATUAL SITUAÇÃO NEGATIVA DO PAÍS”, FERNANDO DIAS

By Rádio Jovem  setembro 29, 2022

O Presidente em exercício do Partido da Renovação Social, PRS, Fernando Dias, reagiu, esta quarta-feira, 28.09.2022, em conferência de imprensa, realizada na sede principal do partido em Bissau, sobre o despacho do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, José Pedro Sambú, que, para recordar, convidou num prazo de 30 dias os partidos políticos da Guiné-Bissau a provarem às suas existências legais.

A ocasião serviu para o atual líder máximo dos renovadores considerar que esta atitude do STJ “só podia ser uma atuação de intenções ocultas antecipadas”, pois o órgão em si, por ser de natureza passiva, “atua como sempre apenas em sede própria”.

Na mesma conferência de imprensa, o líder dos Renovadores lamenta profundamente a incapacidade do governo de Nuno Nabiam em dar respostas às problemáticas nos sectores sociais, nomeadamente saúde e educação, tendo optado por “caminhos descabidos, incompreensíveis e inaceitáveis”.

O presidente dos Renovadores aproveitou a situação para esclarecer que o PRS está equidistante das políticas e das decisões deste governo, adiantando que o PRS não tem nenhuma responsabilidade face atual situação negativa do país, na medida em que “as decisões são tomadas no Conselho de Ministros e que obrigam os inferiores hierárquicos a sua aplicação, pelo que não há como responsabilizar o PRS desta má governação”, disse Dias.

Para Dias, não obstante os ministros responsáveis de instituições partes desta crise serem militantes do PRS, estes atuam exclusivamente sob orientação de quem preside o Conselho de Ministros.

Por fim, Fernando Dias sublinhou que o PRS nunca formalizou a sua entrada neste governo, e que só se sai de um sítio de onde houvesse formalizado a sua entrada.

Fonte: GCPRS

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO DA GUINÉ-BISSAU REALIZA A 3ª EDIÇÃO DO MÊS DE CONSUMO DOS PRODUTOS LOCAIS NO ESPAÇO UEMOA

By  Rádio Jovem  setembro 29, 2022

O Ministério do Comércio da Guiné-Bissau celebra a terceira edição do mês de consumo dos produtos locais no espaço UEMOA, com um torneio de futebol, ações de sensibilizações e feira de exposições dos produtos locais.

Neste âmbito, de 01 a 07 de outubro 2022, irá decorrer ao lado de estádio Lino Correia uma feira de exposições dos produtos locais com participação de diferentes operadores económicos.

Falando à nossa redação, o Presidente da Comissão Organizadora, Lassana Fati, enalteceu a importância de celebração deste evento em parceira com a comissão e representação da UEMOA na Guiné-Bissau.

Por outro lado, enalteceu a importância de investir mais na produção, transformação e consumo dos produtos locais, tendo em conta o seu valor nutritivo e qualidade dos nossos produtos.

De recordar que a primeira edição do mês de outubro foi celebrado no ano 2019, instituído pelo Conselho de Ministros do Comércio da UEMOA em 2019.


UCRÂNIA/RÚSSIA: Putin assina amanhã tratados de anexação dos territórios ocupados... Em causa estão quatro territórios ucranianos: Zaporíjia, Kherson, Lugansk e Donetsk.

© Getty Images

Notícias ao Minuto  29/09/22 

O Presidente russo Vladimir Putin assinará, esta sexta-feira, os tratados de anexação dos territórios ucranianos ocupados à Rússia, anunciou o Kremlin.

De acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela agência de notícias russa Tass, a cerimónia de assinatura dos acordos com a Federação Russa será realizada na sexta-feira às 15h (horário de Moscovo).

Após essa cerimónia, Putin deverá fazer um grande discurso e reunir-se ainda com os administradores designados por Moscovo para as regiões em questão, acrescentou Peskov.

Em causa estão quatro regiões - Zaporíjia, Kherson, Lugansk e Donetsk - onde decorreram referendos organizados por Moscovo que questionavam os ucranianos se aprovaram a junção das suas regiões à Federação Russa.

A votação ocorreu nos centros de votação, acompanhadas por soldados, mas também porta em porta com urnas.

As autoridades pró-russas anunciaram na terça-feira a vitória do "sim" à anexação pela Rússia, mas os referendos foram considerados inválidos por Kyiv e pelos seus aliados ocidentais.

A área total destas regiões equivale a cerca de 15% da Ucrânia - o tamanho de Portugal ou da Hungria - e nela vivem cerca de quatro milhões de pessoas.


GUINÉ-BISSAU: Partido guineense Madem G-15 prepara congresso com onda de novos membros

© Lusa

Por LUSA  29/09/22 

O Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15), que faz parte da coligação que governa na Guiné-Bissau, inicia esta sexta-feira o seu 2.º congresso, numa altura em que se assiste a uma onda de novos militantes ao partido.

"O Madem está na moda", declarou à Lusa o porta-voz do congresso, Queba Djaita.

Nos últimos dias, várias personalidades políticas guineenses, entre as quais o ex-Presidente José Mário Vaz, o filho Herson Vaz, Delfim da Silva, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e atual conselheiro político do chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, aderiram ao Madem G-15.

"Tem a ver com a credibilidade que o partido ganhou ao longo dos quatro anos desde a sua fundação", observou Queba Djaita, ao explicar a entrada em massa de pessoas no Madem, fundado em 2018 por dissidentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Djaita sublinhou ainda que vários militantes de outras formações políticas têm vindo aderir ao Madem G-15.

O porta-voz do congresso, que vai decorrer entre sexta-feira e domingo, afirmou também que a "procura massiva" pelo Madem G-15 "demonstra que os guineenses acreditaram no projeto" liderado por Braima Camará.

"Mostrámos que podemos dizer sim quando é para dizer sim, quando é para se posicionar contra o Madem não tem problema em fazê-lo. Mas também o bom desempenho dos membros de elementos do Madem que estão no atual Governo tem contribuído para esta fama do nosso partido", observou Queba Djaita.

Quanto às candidaturas para o congresso, que vai decorrer na localidade de Gardete, arredores de Bissau, o porta-voz da reunião disse que "por enquanto" apenas Braima Camará se posicionou para a sua reeleição.

O militante Adilson da Costa manifestou intenção de se apresentar como candidato, mas fontes do partido disseram à Lusa que este acabou por desistir.

O congresso, cujo lema é: "Consolidar o partido, promover a unidade nacional e desenvolver a Guiné-Bissau", juntará 2.515 delegados.


Leia Também: Guiné-Bissau felicita ADI pela vitória nas eleições em São Tomé

NORD STREAM: Suécia deteta nova fuga nos gasodutos Nord Stream... É a quarta fuga esta semana.

© Reuters

Notícias ao Minuto 29/09/22  

Aguarda costeira sueca detetou uma nova fuga nos gasodutos Nord Stream, que ligam a Rússia à Europa, o quarto desde o início da semana.

O incidente acontece depois de terem sido detetadas, na terça-feira, três fugas de gás - duas no gasoduto Nord Stream 1, junto à Suécia, e uma outra no Nord Stream 2, a sudeste da ilha dinamarquesa de Bornholm. 

"Há duas fugas do lado sueco e duas fugas do lado dinamarquês", disse um oficial da Guarda Costeira à agência de notícias France-Presse.

"A distância é algo subjetivo, mas elas estão próximas uma da outra", disse o responsável, referindo-se às duas fugas do lado sueco.

"Trata-se de um grande derrame de cerca de 900 metros de diâmetro e outro mais pequeno de cerca de 200 metros", disse Jenny Larsson, porta-voz da Guarda Costeira, ao jornal Svenska Dagbladet.

A Comissão Europeia, a NATO e a Alemanha emitiram já as suas suspeitas de que as fugas do Nord Stream, que transporta gás da costa russa para a costa alemã através do Mar Báltico, sejam ataques deliberados à segurança europeia.

Josep Borrel já anunciou que a União Europeia vai reforçar a segurança das suas infraestruturas energéticas e sublinhou também que "todas as informações disponíveis indicam que se trata do resultado de um ato deliberado".

Os serviços de informações russos (FSB) abriram um inquérito a um "ato de terrorismo internacional", depois da alegada sabotagem dos gasodutos Nord Stream no Mar Báltico, anunciou na quarta-feira a procuradoria-geral russa.

A procuradoria acrescentou ainda que "a Federação da Rússia sofreu um grave prejuízo económico devido a estes atos".

Na sexta-feira, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas vai reunir-se a pedido da Rússia, a propósito desta sabotagem, anunciaram na quarta-feira a Suécia e a França.

A Ucrânia acusou na terça-feira a Rússia de responsabilidade pelas fugas nos gasodutos, denunciando um "ataque terrorista" contra a União Europeia (UE).

O primeiro Nord Stream, com capacidade de bombeamento de 55.000 milhões de metros cúbicos de gás por ano, foi interrompido após a Rússia alegar uma fuga de óleo na única estação de compressão russa que ainda estava em operação.

Já o Nord Stream 2 nunca entrou em operação devido ao bloqueio da infraestrutura por parte de Berlim, mesmo antes do início da invasão russa da Ucrânia em fevereiro.

No entanto, ambos os gasodutos estão preenchidos com gás e, portanto, devem manter uma pressão estável.


Leia Também: Ucrânia. EUA admitem "limitações" para processar crimes de guerra