3 de setembro de 2020

Governo são-tomense retira confiança ao PGR

© Lusa

Notícias ao Minuto  03/09/20

O Governo de São Tomé e Príncipe retirou hoje a confiança ao procurador-geral da República (PGR) e acusa Kelve Nobre Carvalho de "desrespeito acintoso do dever de informação".

"O desrespeito acintoso do dever de informação plasmado na lei vigente pelo digníssimo procurador-geral ao Governo, e muito particularmente à ministra da Justiça, põe em causa toda a perspetiva de um relacionamento sustentável", indicou o Conselho de Ministros em comunicado.

A nota acrescentou que, "em virtude da dificuldade e disfuncionamento institucional, o Governo vem de forma veemente responsabilizar o digníssimo procurador-geral da República pelo acumular das violações 'in concreto' e retira a sua confiança ao mesmo".

No documento lido pelo porta-voz, Adelino Lucas, o executivo são-tomense lamentou "os autos de instrução preparatória que corre seus termos no Ministério Público" contra a diretora da Polícia Judiciaria (PJ) por causa do desaparecimento de droga nas instalações deste órgão policial.

O Governo considerou que a "inesperada notícia" da constituição da diretora da PJ e alguns dos seus colaboradores como arguidos aconteceu "ao arrepio das normas procedimentais que regem a matéria" e provocou "alarme social".

O executivo classificou o assunto de "extrema complexidade e gravidade e deplora o 'modus operandi' do Ministério Público nesta fase processual".

"No estrito princípio de separação de poderes, cabe ao Ministério Publico e quaisquer entidades judiciais apurarem a verdade material dos factos, devendo, no entanto, fazer prevalecer a imparcialidade e dirigir todo o processo com base nos valores de princípios fundamentais em que todos nós acreditamos", sublinhou Adelino Lucas.

"Em bom nome da legalidade democrática e enquanto detentor da ação penal", o Conselho de Ministros lembrou a "opinião pública nacional e internacional" que o procurador-geral da República "decidiu não dar curso" a inúmeras queixas remetidas ao Ministério Público pelo atual Governo.

No comunicado, o executivo apresentou uma lista de 12 queixas-crime, entre as quais a construção do novo edifício do Banco Central, avaliado em mais de 18 milhões de euros, a queima das notas do Banco Central, auditorias a câmaras distritais do país, e auditoria aos jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Outros casos são a aquisição de cinco embarcações, três das quais catamarãs, 10 milhões de dólares recebidos pelo Estado são-tomense de uma outra empresa e creditado como dívida da empresa China International Fund para começar a desembolsar em 2021, e os 300 mil dólares utilizados do Fundo do Kuwait.

O Governo referiu que nenhum desses processos teve andamento, lembrando que o relacionamento institucional entre o Governo e a Procuradoria-Geral da República "está plasmado no Estatuto do Ministério Público".

Deputados da Nação vão reunir-se a partir da proxima quarta-feira e durante três dias para discutir e votar a proposta do OGE-2020 e do Plano Nacional do Desenvolvimento.

A decisão saiu da reunião da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular-ANP, que agendou também um debate sobre a situação  dos Combatentes da Liberdade da Pátria. A primeira sessão extraordinária da décima legislatura foi convocada para os dias 9, 10 e 11 deste mês.







Aliu Cande

Saturnino da Costa - A mente reporta o Combatente de Liberdade da Pátria, Manuel Saturnino da Costa, a morte de Amilcar Cabral e os antecedentes da Luta de Libertação Nacional.


 


TGB Televisão da Guiné-Bissau

Agricultura - O Ministro da Agricultura acredita que é possível, o País, atingir o nível da auto-suficiência alimentar.

Técnicos do Ministério da Agricultura pedem maior investimento na área do ordenamento hidroagrícola.

TGB Televisão da Guiné-Bissau



Ação SINJOTECS!





Diamantino Domingos Lopes 

Está já disponível o relatório do Secretário-geral da ONU sobre os Progressos alcançados em matéria de estabilização e restauração da ordem constitucional na Guiné-Bissau que inclui recomendações sobre a continuação do regime de sanções no ambiente pós-eleitoral, em consonância com o parágrafo 12 da resolução 2048 ( 2012). Estas recomendações deverão ser apreciadas em breve pelo Conselho de Segurança. Partilhamos também uma tradução em português.


ORIGINAL IN ENGLISH VERSION

Link para o relatório nas outras línguas oficiais:_PDF

Fonte: ONU na Guiné-Bissau

Dr. MAURÍCIO SANCA, Secretário Geral do Ministério das Pescas, em representação do Ministro Eng. MALAM SAMBÚ no ato da entrega dos materiais de fiscalização marítima ao FISCAP, de modo a combater sem tréguas a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, impondo a lei e a ordem nos nossos mares", afirmou o Secretário Geral.

Discurso do Coordenador Geral do FISCAP Dr. Vladimir Lenin Djomel, no ato da recepção dos materiais doado pelo Ministério das Pescas a Entidade de Fiscalização e Controlo das atividades de pesca guineense.

O Ministério das Pescas entregou hoje ao Fiscap, entidade de fiscalização e controlo das atividades de pesca guineense, um conjunto dos materiais de fiscalização marítima, com o objetivo de combater "sem tréguas" a pesca ilegal, que afeta a economia do país.

Ao decidir adquirir mais equipamentos de fiscalização marítima, o Governo através do Ministério das Pescas apoiado financeiramente pela União Europeia visa reforçar a capacidade do Fiscap e outras estruturas intervenientes no sistema de fiscalização marítima de modo a combater sem tréguas a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, impondo a lei e a ordem nos nossos mares", afirmou o Secretário Geral do Ministério das Pescas Dr. Maurício Sanca.









Fonte: Ministério das Pescas GB


MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - ELEIÇÕES NA GUINÉ BISSAU A presidente da Rede das Mulheres para a Paz e Segu..3 de janeiro de 2020

Guiné-Bissau: ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL REAGEM AO COMUNICADO DO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU

A Plataforma Política das Mulheres da Guiné-Bissau manifesta-se de acordo com as Nações Unidas na sua decisão de responsabilizar as pessoas que estejam a perturbar a ordem constitucional na Guiné-Bissau.

A posição da organização, vem na sequência do recente relatório do secretário-geral das nações unidas que fala sobre a possibilidade de imposição de sanções, a todos os elementos perturbadores, independentemente da sua afiliação política e institucional, tendo pedido para o feito, a criação de um grupo de peritos para analisar a situação no terreno e compreender melhor os factores que levaram as forças de defesa a envolverem-se recentemente no processo político.

Reagindo sobre este assunto, Silvina Barreto, presidente da plataforma das Mulheres disse que o povo guineense não pode continuar na situação em se encontra, ausente da paz e da estabilidade e por isso, defendeu que qualquer pessoa que esteja a obstaculizar o processo, deve ser responsabilizado e traduzido a justiça.

“Se existe de facto alguém que atrás merece ser chamado a razão por que um ou uma minoria não pode pôr em causa uma maioria, se a maioria e o povo precisa de tranquilidade e paz, a paz deve ser respeitada porque é povo que vota, é povo que dá o poder por isso, deve ser respeitada e garantida a sua segurança pelo menos é o mínimo que se possa fazer enquanto governante enquanto estado”, diz

“Se as nações tomar a iniciativa de não levantar as sanções, antes pelo contrário, será identificada as pessoas por detrás, que a deixem que faça o seu trabalho porque quem não deve, não teme”

Também em reacção ao comunicado do secretário-geral, o Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) através da segunda 2ª vice-presidente, Odete Semedo disse que o partido não está entusiasmado com a declaração apesar de admitir estar a merecer uma análise do mesmo e fez referência ao passado em que foram emitidas várias declarações sobre a situação política do país que não foram cumpridas.

“Nós deixamos de entusiasmar com aquilo que podemos chamar de declarações, estamos simplesmente a analisá-lo devido ao passado” disse a governante, acrescentando que “ não é questão de confiar ou não na aplicações de sanções, mas sim a busca de um algo concreto para acreditar”.

“Quer ou não querer, a comunidade internacional é um parceiro da Guiné- Bissau, se um está a errar não é todo, mas não se pode acreditar em todo que dizem porque há interesses e muita das vezes vem com uma missão ao país que as vezes não são claros na visão de muitas pessoas”, enfatizou.

Instado a comentar sobre o mesmo comunicado, o líder do Movimento para Alternância Democrática, (MADEM-G15) Braima Camará, disse não ter acesso a essa informação por isso, escusou-se ar comentar o assunto.

“Não tive acesso, não tive a informação e este é uma grande questão e não se falar de ânimo leve. Fica para próxima”, prometeu

No relatório, que analisa os acontecimentos no país desde as presidenciais, António Guterres salienta que durante aquele período "houve desafios à ordem constitucional com a existência de dois primeiros-ministros e, temporariamente, dois Governos paralelos.

Para o politólogo Rui Jorge Semedo o comunicado do Secretário-geral das Nações Unidas do seu ponto de vista é um certificado de incompetência atribuído a CEDEAO sobre a resolução da crise política na Guiné-Bissau.

“No meu ponto de vista o comunicado do Secretário-geral das Nações Unidas, é um certificado de incompetência atribuído a CEDEAO, sobre a resolução da crise política na Guiné-Bissau, e por outro lado, contraria aquilo que foi a declaração do representante da Guiné-Bissau junto às Nações Unidas, que afirma que os militares não intervirem durante o processo eleitoral no país”, afirmou.

Para Rui Jorge Semedo, o comunicado trouxe elementos muito importante que chama atenção aos atores políticos de que as sanções não são para um grupo específico.

Por último apelou os militares a se manterem equidistantes do processo político e assumam o seu papel de forças republicanas.

Por: Amade Djuf Djaló

Radiosolmansi

 

Covid-19: África com 30.294 mortos e cerca de 257 mil casos ativos


Por LUSA   03/09/20

África registou 219 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 30.294, havendo cerca de 257 mil casos ativos, de acordo com os números mais recentes da pandemia no continente.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se nos 55 Estados-membros da organização mais 8.109 casos e houve mais 8.668 recuperados.

No total, o continente soma 1.267.656 casos de infeção e 1.009.824 doentes já recuperaram, havendo assim 257.832 casos ativos no continente.

O maior número de casos e mortos continua a registar-se na África Austral, com 677.408 infeções e 15.410 mortos. Só a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza 630.595 casos e 14.389 vítimas mortais.

O norte de África, a segunda zona mais afetada pela pandemia, tem agora 236.343 pessoas infetadas e 8.694 mortos e na África Ocidental o número de infeções subiu para 162.094 e o de vítimas mortais para 2.411.

Na região da África Oriental, o número de casos de covid-19 é de 137.354 e 2.736 mortos, e na África Central estão contabilizados hoje 54.457 casos e 1.043 óbitos.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 5.461 mortos e 99.280 casos, seguindo-se a Argélia, com 1.525 mortos e 45.158 casos.

Marrocos contabiliza hoje 65.453 infetados e 1.216 vítimas mortais.

Nos seis países mais afetados estão também a Nigéria, com 54.463 infetados e 1.027 mortos, e o Sudão, onde estão registados 13.189 infetados e 823 mortos.

Entre os países africanos lusófonos, Moçambique contabiliza 4.117 casos e 25 mortos, Cabo Verde tem 4.048 casos e 41 mortos e Angola 2.777 casos e 112 mortos.

A Guiné-Bissau soma 2.245 infeções e 38 mortos e São Tomé e Príncipe conta 896 casos e 15 vítimas mortais.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), regista 4.965 pessoas infetadas e 83 mortes, segundo os dados divulgados na terça-feira.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia do coronavírus que provoca a covid-19 já provocou pelo menos 857.824 mortos e infetou mais de 25,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

NOTÍCIAS DAS 8:00 HORAS; DA RÁDIO ÁFRICA FM QUINTA-FEIRA, 3 DE SETEMBRO DE 2020

Assiste em directo celebração do dia 2 de setembro, transladação do restos mortais do Pai da nação, Amílcar Cabral, na Sede Nacional do PAIGC.

O Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior já garantiu mais de 600 mil mascaras e 1500 termómetros que serão distribuídos em todas as Escolas Públicas para o ano letivo 2020/2021.

A Informação foi avançada hoje 02 de Setembro 2020 pela Diretora Geral do Ensino Baico e Secundário Drª Alanam Pereira, na reunião semanal do conselho Diretivo do MENES.

De acordo com a responsável as mascaras e Termómetros serão financiadas pelo fundo das Nações Unidas para Infância no quadro dos apoios solicitados pela actual liderança da Educação para fazer funcionar as aulas com segurança e sem contaminações com o novo coronavírus. 

Para além de Mascaras esta ainda previsto a compra de detergentes Sabão  e Lixivia que também serão distribuídos para todas as Escolas públicas da Guiné Bissau.

No mesmo quadro e na preocupação de garantir a segurança dos alunos, professores e de mais intervenientes no sector Educativo o ministro da Educação Nacional e Ensino Superior que presidiu a reunião informou aos Membros do Conselho Diretivo sobre os contactos que estão sendo levados acabo a nível do governo para garantir o financiamento do Plano de contingência e alguns projectos da Educação.

O Ministro explicou ainda sobre os contactos com uma empresa que opera no país na montagem de equipamentos de álcool gel nas instituições Públicas e privadas no âmbito de combate a pandemia de covid19.

O responsável pela pasta de Educação, assegurou que esta atentar conseguir apoio do alto comissariado de luta contra Covid 19, para financiar o fornecimento dos referidos equipamentos para serem colocados nas escolas antes do arranque do ano letivo 2020/2021 no dia 14 de setembro com forme o calendário aprovado em conselho do Ministro.

Jibrilo Balde exortou empenho de todos os Membros do conselho Diretivo para que sejam criadas as condições para o arranque das aulas nas escolas públicas da Guine Bissau.

De acordo com as orientações dos serviços competentes as matrículas já estão em curso em todas as escolas públicas do país  

Informações indicam ainda que neste momento esta em curso a impressão das orientações Gerai para o Ano letivo 2020/2021 e plano de contingência do sector que antes do início das aulas serão distribuídos em todas as escolas públicas.

Na reunião desta quarta-feira os Membros do Conselho Diretivo do MENES aprovaram como lema do ano letivo que se avizinha “Estabilizar o Sistema Educativo Perante a Pandemia da COVID-19” 

A Diretora Geral de Alfabetização e Educação não formal Drª Mame Leonilde Lopes, Informou aos Membros do Conselho Diretivo sobre os preparativos da Celebração do dia Mundial de Alfabetização, este ano celebrado sob lema: Papel dos Educadores e a Mudança na pedagogia.

No país de acordo com o programa apresentado pela Mame Lopes, a efeméride será marcado com a realização de palestras sobre Papel de alfabetização e Educação Não formal na mudança de mentalidade da sociedade Guineense e Importância de Alfabetização na família e produtividade face a pandemia da COVID-19.

Bissau 02 de Setembro 2020

Assessor de Imprensa e Porta-voz 

Amadu Uri Djaló

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação


Contexto tudo e desclassifico último comunicado da ONU ignominioso, porquê? Porque é uma BAGUNÇA SEM CREDIBILIDADE....O Democrata Osvaldo Osvaldo

Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo

⁉⁉----------‐-📷🎥 💏💟🙏!🇬🇼🇬🇼

Meu querido povo soberano

10- Contexto tudo e desclassifico último comunicado da ONU ignominioso, porquê? Porque é uma BAGUNÇA SEM CREDIBILIDADE.

Na Guiné-Bissau só temos um comandante supremo executivo para manutenção de repasses de recursos públicos, chamado ENG NUNO GOMES NA BIAM, e um Presidente da República sua excelência General Umaro Sissoco Embalo. Agora a pergunta que não quer se calar é: Quais são os ministérios ocupados por Milícias sem gabinetes nehuma, então não há poder paralelo no país, mas sim temos um bando de derrotados, agentes perturbadores da ordem constitucional democraticamente estabelecida no país, é bom que todos sem exceção têm clareza disso.

20- As Nações Unidas é responsável pela maior tragédia para agonizar crise POLÍTICA profundamente (cíclica) da nossa história, por falta de coerência e alimenta incongruência para tomada de DECISÕES E SOLUÇÕES na manutenção da paz na Guiné-B, isto é, desconexo e que não possui lógica da realidade dos factos.

30- Agora Políticos Guineenses prestem bem atençã: Só incompetentes.

40-  Não é apenas usar fatos elegantes na ANP, e estar a andar de carros climatizados com muitas mulheres, e sem conhecimento, agora é a hora que as novas autoridades do país, devem e têm por obrigação de ter a hombridade honradez e coragem, que poderá ser aplicado homens capazes para o embate contra a posição mentirosa e criminosa da ONU sob influência de António Guterres secretário mais alto das Nações Unidas.

50- É importante tanto quanto urgente imperativo de responsabilidade tomar as medidas concretas a marcas restritivas, para garantir a paz justiça e a segurança interna na Guiné-Bissau, isso não é a tarefa das Nações Unidas, cada vez mais eu vejo motivos que são claras de que: A ONU é o responsável para a desestabilização dos países da Africa, não existe o desafio da ordem constitucional na Guiné-Bissau, tão pouco existe dois governos em paralelos, na minha opinião já temos matéria suficiente para expulsar o representante da ONU na Guiné-Bissau, isso é necessário porque ele tem varios fatores que a ONU está cada vez a invocar falsas expectativas, e vai acabar supondo grande risco e um imenso êxito de instabilidade política na Guiné-Bissau.

60- É preciso ter queijo e fibra para imposição da real politic fazer afrontar a ordem jurídica internacional, e representar o povo soberano exercendo sobre ele a sua vontade, mandar não é um ato de prazer e tão pouco a vontade dos agentes do estado, mas sim é sentido de responsabilidade democrática que exige qualificação profissional e mérito para manter o país nas organizações internacionais, é claro que isso só é possível com Progressão por Mérito profissional, por isso é importante interessante incentivo à qualificação, e não amiguismo familiarismo isto é, nepotismo, alguém deve merecer para lá estar.

70- E conhecer quais são os benefícios gerais das relações reciprocas, e  sublinhar reciprocidade de vantagens nas relações visam ao estudo sistemático das relações políticas, econômicas e sociais entre diferentes países cujos reflexos transcendam as fronteiras de um Estado, dizer para o meu povo de que, o meu país vem sendo vítima da violação das leis da República sistematicamente pelas organizações  sub-regionais, e as Nações Unidas contra autodeterminação do meu povo e o poder autônomo soberana, essa humilhação gratuita está acontecer na Guiné-Bissau por culpa dos homens e mulheres desprovidos de qualquer conhecimento jurídico, e que sempre estão frente da Nação, o que é desastre nacional, esta é a minha justa indignação.


80- Dizer para António Guterres, engenheiro, político e diplomata português como secretário-geral da Organização das Nações Unidas, outra decisão desta natureza encontra-se condida na sentença Zerro e mentirosa, porquê? Porque se eliminou, pela vontade popular na Guiné-Bissau, porque supostamente violadora do princípio de respeito a independência do estado Guineense, uma fórmula de juramento de direito internacional Civil, onde se invoca a pessoa divina, a qual foi substituída por outra fórmula de juramento, convocatória da República e dos seus valores, fixada de controle puramente concentrado, de acordo com os limites dos sujeitos internacionais.

90-  Como pela ausência de eficácia sancionatória quando essa fiscalização é consagrada, é claro que sendo eu um Erudito de DIREITO isto é, autoridade em matéria internacional, compreendo perfeitamente as dificuldades e preocupações providencias na repartição de competências entre dos aliados políticos, em vez de ser tarefa da nossa jurisdição constitucional, agora é Capricho de Cabra do António Guterres, e outros camaradas cúmplices nas SUB-REGIÕES, na lógica clássica, uma contradição da ONU consiste numa incompatibilidade lógica entre duas ou mais proposições sobre o mesmo assunto, da mesma forma a CEDEAO perdeu o rumo também baseado nas incoerências, comuns levaram a mesma doutrina a justificar, de um modo geral, a transferência de problemas da nossa inteira jurisdição para os segundos da faculdade de proferirem decisões com efeitos adividos em sede de controlar por ação, tendo em vista a integração de vazios normativos provocados por omissões absolutas, pase a circunstância de existirem algumas diferenças argumentativas entre as diversas sensibilidades que entroncam na mesma posição dir-se-á que as mesmas se revêem num conjunto de premissas comuns o que é uma forma de lacuna de natureza absoluta e relativa.

100- António Guterres, abre bem timpanos da orelha: Neste caso juízes do país pela ganância e ambição desmedida paixão pelo dinheiro, demitiram das suas responsabilidades centrais, e inequivocamente extrapolam os limites constitucionais, impostos pelo o primado da lei conhecido como controle da constitucionalista não poderiam deixar de julgar, sob pena de denegação de justiça, daí perderam a legitimidade democrática no qual foram legitimamente conferidos para administrar a justiça em nome do povo, então não aconteceu golpe de estado na Guiné-Bissau, tão pouco alguém chegou a presidência da República por meio das armas, é claro que a vontade popular é irreversível, Umaro Sissoco Embalo chegou lá pela reposição da verdade eleitoral por quaisquer meios que for necessário, porquê? Porque ele veio da legitimidade racional aquele que é enerente ao processo do jogo democrático por veredito eleitoral em função do resultado proclamado pela CNE Comissão Nacional de Eleições, autoridade suprema perante a matéria, do resto são teatros e improvisos, espontâneos do candidato derrotado. 

O Democrata em ação, I Feel like I'm doing God's work, afirma O. C. D-Organização Cívica da Democracia. On SeT 🎥 😍. I am still a student learning about life, City Cryer.

DSP - PARA PRESIDÊNCIAS DA REPÚBLICA DO NOSSO PAÍS RGB, SÓ DAQUI A CINCO (5) ANOS É QUE PODEMOS FALAR DESSES HÍPOTES.......

MALAM GOMES ARTIGO NÇ 29 - 2020
AS HORAS SÃO DE REALIDADES E DA AÇÃO E NÃO DE BLÁ, BLÁ, E BLÁ DE PALAVRAS OU DE CONVERSAS AÇUCARADAS NAS REDES SOCIAIS, DE MENTIRAS, DE MANIPULAÇÃO DE OPINIÃO PÚBLICA, DE ASSINAR OS PONTOS E IR PARA CASA E DE RECEBER O DINHEIRO DE ESTADO SEM FAZER NADA PARA O PAÍS OU (TRABALHAR) TUDO ISSO ACABOU. DE TRABALHAR SEM RECEBER, ESSE TAMBÉM ACABARAM – DIZ (PR – USE e PM – NGN) OU NOVAS AUTORIDADES GUINEENSE (TODOS NÓS GUINEENSES APOIAMOS) O PRECESSO.

NOVAS AUTORIDADES, GUINEENSES OU DO NOSSO GRANDE PAÍS RGB – GESTORES DOS BENS PÚBLICO, DA SOCIEDADE OU DO (POVO), DOS NOSSOS IMPOSTOS, DAS NOSSAS RECEITAS, DOS NOSSOS RECURSOS NO – MAR, NA TERRA E NO CÉU, OS NOVOS LÍDERES DO NOSSO PAÍS RGB – O COMANDANTE DAS TROPAS E DA TODA SOCIEDADE GUINEENSE E DO PAÍS DE LÉS – A LÉS – A - LÉS, DENTRO E FORA DA PORTA O  – O (PR – USE) E O ENGENHEIRO DE AVIÕES O CHEFE DA EQUIPA OU DE EXECUTIVO, DO (GOVERNO) - O (PM – NGN), OS DOIS (2) HOMENS MAIS FORTES DO NOSSO PAÍS RGB, QUE ESTÃO TRABALHAR DE MÃOS DADAS – DEIXARAM OS AVISOS SÉRIOS E CLAROS (GUINEENSE QUE CUIDEM – QUE AS BRINCADEIRAS DE MAUS GOSTO OU COM FOGO, ACABARAM, ALIAS, NÓS TODOS SABAMOS QUEM BRINCA COM FOGO QUEIMA, OS FOGOS NÃO SÃO PARA BRINCADEIRAS.

Declaração do Secretário – geral das Nações Unidos, Eng. António Gutierres, de certeza absoluta caiu como uma bomba, no governo guineense, na classe militares e de maioria dos muitos guineenses – nós todos guineenses esperávamos o levantamento das sanções dos nossos oficiais militar sancionados desde 12 de abril de 2012, na sequência do golpe de estado, porque chegou-se a conclusão que os problemas, golpes, contragolpes, intentonas que tem verificado no nosso país – são feitos e fabricados pelos nossos políticos ou corruptos, problemas estão nos nossos políticos e não nos nossos militares, foi aprovado com comando de um dos nosso general - mais bem preparado, mais brilhante, mais educado, mais inteligente, mais pacífico, mais determinados com visão de – MÉDIO E LOGO PRAO, O GENERAL BIAGUE NAN TAM – (CEMGFA) – GUINEENSE.

HÁ PESSOAS, QUE NÃO QUEREM VER A NOSSA SOCIEDADE (POVO) E O NOSSO PAÍS RGB, DAR UM PASSO PARA FRENTE – ENGANAM-SE ESTAMOS DETERMINADOS, BEM OU MAL, VAMOS PARA FRENTE – A PASSOS DE CAMALIÃO, ANDAR DEPRESSA, A CORRER OU VOAR, PARA CIMA VAMOS SEMPRE ANDAR OU VOAR DOU QUEM DOER.

Camamufulagem são mentiras os dirigentes do PAIGC criaram os caus na nossa sociedade – Têm os infiltrados em todos os sectores das actividades económicos, político, social e na diáspora são especialistas em manipulação de opinião pública, em verter as mentiras em realidades - Eles mudam sempre de opiniões constantemente e são especialistas em arranjar os argumentos falsos (as) e arranjar novos amigos de ocasião, esses nós todos sabemos que nunca duram sempre,  são crónicos perigosos - formados por preguiçosos, intriguistas malfeitores, manipuladores de opinião pública, alguns não têm nada a dar a sociedade e o país, tudo o que têm são do estado ou adquiriram com meios e o dinheiro do estado e devem ser confiscados.

Eles e Elas, alguns dirigentes do PAIGC - São sempre especialistas e formados por estabilizadores, gatunos, algumas pessoas no PAIGC, não sabem trabalhar, não sabem fazer nada, só sabem fazer política partidária e querem sempre estar no governo, no poder ou serem deputados (as) com os seus, não querem ouvir falar das mudanças – ELES (AS) JÁ MAMAR MUITO.

O momento exige de todos (Nós Guineenses e Amigos da GB), muito ponderação e capacidade de encaixe, com acrescidas vigilância e uma motorização de todos os nossos assuntos, analise profundo de comportamentos e atitudes de todos nós cidadãos, porque há manobras dilatórias, camuflagens de algumas pessoas, que querem deitar tudo a baixo, o que está ser feita e até hoje, alguns continuam dizer que o USE, não ganhou as eleições e o governo de Eng. – NGN, não é legal, no entender desses mal informados, manipuladores de opinião público, que continuar enganar muitos inocento, ignorantes, nas redes sociais, porque a comunicação social cortou tudo, só ficou alguns amigos (as) do (PAIGC, que faziam parte do Sistema, que levaram a sociedade (povo) guineense e o nosso país RGB a ruina) e continuaram ajudar ou manipular as pessoas esses não têm mais argumentos e mesmo assim alguns continuaram tentar tapar o sol com as mãos e enganando todos e todas ou arrastar ainda muita gente ignorante (dentro e fora da porta), que ainda é possível virar os resultados e mudar as novas autoridades (BASE DE QUEM)? É IMPOSSÍVEL.

Eles dizem há um PM legal, e o STJ, vai indicar um - (PR ELEITO OU QUE GANHOU AS ELEIÇÕES DE ONDE)? É Só daqui a cinco (5) anos em novas eleições e que alguém vai ganhar as eleições e tomar conta do nosso país RGB – tudo o que está ser inventadas nas (redes Sociais), são falsas, se os militares quisessem fazer o (Golpe de Estado) e entregar alguém o poder, não era O General Umaro Sissico Embaló, entre os candidatos, mais bem colocados USE Ele figurava no 5º ou 6º lugar na posição de preferência da escolha dos nossos militares de alguém para PR.

VAMOS VER SE ERA REALIDADE, OU PREFERÊNCIA DOS MILITARES SE QUISEREM MESMO FAZER O GOLPE DE ESTADO E ENTREGAR ALGUÉM O PODER:

1. Era Dr. José Mária Vaz, porque era o seu Chefe durante a mais de que cinco (5) anos e tinha boas relações com as chefias militar em particular com o CEMGA – O General Biague Na Tam.

2. Nuno Gomes Nanbiam - É balanta e as maiorias das Chefias militares e militares são das etnias balantas.

3. Carlos Gomes Júnior - Ele foi o PM e trabalhou muito com os militares.

4. Domingos Simões Perira - Ele também foi PM e lidera o PAIGC

5. E é agora é que vinham o General - Umar Sissoco Embaló, - Deixem de fabricar as mentiras, de enganar as pessoas, o General das Tropas – USE, - Ganhou as eleições limpinho, limpinho e limpinho – TODOS OS GUINEENSES SABEM, PAÍSES VIZINHOS SABEM, PORQUE ACOMPANHARAM PROCESSO DESDE INICIO ATE AO FIM E TODO MUNDO OU COMUNIDADE INTERNACIONAL SABEM E JÁ RECONECERAM (USE - PR), é só daqui a cinco (5) é que vamos falar da eleição do novo PR-RGB

Ninguém joga ou tira as pedras para uma árvore que não tem frutas DSP, até hoje tem muitos apoios - um bom atendedor meia palavra basta.

O velho dita – as frutas podres caem por si, mas maduros e verdes, são preciso Balasar as árvores para caírem.

NÃO É PRECISO IR LONGE, UM BOM ENTENDEDOR MEIAS PALAVRAS BASTA 

Até hoje STJ – Supremo Tribunal de Justiça e Domingos Simões Pereira e os seus apoiantes - Acham que o nosso órgão máximo da justiça o (STJ) pode ainda alterar, os resultas eleitorais publicadas por CNE – Comissão Nacional das Eleições? Eu Malam Gomes, pessoalmente Penso que não?!

DSP - PARA PRESIDÊNCIAS DA REPÚBLICA DO NOSSO PAÍS RGB, SÓ DAQUI A CINCO (5) ANOS É QUE PODEMOS FALAR DESSES HÍPOTES.  

DIZER A VERDADE É O ATO DE CORAGEM, MAS ATENÇÃO, NÃO HÁ VERDADE OBSOLUTA, HÁ SIM, POSSIBILIDADE DA REALIDADE.

MALAM GOMES – CIDADÃO PRÓ - ATIVO


EURO-ÁFRICA - Fórum Euro-África arranca hoje para reaproximar os dois continentes

Noticiasaominuto 03/09/20 06:21

O Fórum Euro-África arranca hoje com o propósito de aproximar os dois continentes e conta com um debate virtual entre o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o seu homólogo do Gana.

O Fórum vai reunir personalidades dos setores público e privado, sociedade civil, empresários, ativistas e cientistas, que vão debater cinco desafios ao abrigo do tema "À procura de pontos comuns num mundo pós-covid".

Os cinco painéis, que incluem uma conversa entre os Presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Gana, Nana Akufo-Addo, moderados pelo editor de África do Financial Times, vão debater as "Perspetivas sobre as relações entre a União Africana e a União Europeia", a "Transição Justa da Matriz Energética", "Made In Africa - Negócios Emergentes e em Aceleração", "Cultura África a alimentar o Mundo", e "Ligando os Desligados".

O presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa e organizador do Fórum Euro-África, Filipe de Botton, disse à Lusa que o grande objetivo do encontro é reaproximar dois continentes que estiveram de costas voltadas até há pouco tempo.

"Vemos dois continentes gémeos que têm vivido de costas voltadas nos últimos 50 anos, e o grande objetivo do Fórum é conseguir uma reaproximação da Europa com a África, e que Portugal seja a plataforma instrumental para a relação entre os dois continentes", disse Filipe de Botton, na antecipação do Fórum, que se prolonga até sexta-feira, numa parceria com a Câmara de Cascais.

O presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa explicou que o encontro foi readaptado "para ser um fórum digital".

"Temos o prazer de ter mais de 3.500 inscritos para assistir, o que demonstra que a junção da plataforma Europa e África era algo que se impunha, já que mais de 70% dos inscritos são provenientes de África", acrescentou.

"Procuramos zonas de entendimento nas relações entre África e a Europa, no primeiro ano falámos da confiança que não existia, depois sobre as parcerias, e agora três grandes pilares, que são a diversidade, as diásporas e as relações políticas, económicas e culturais", concluiu Filipe de Botton.

O Conselho da Diáspora Portuguesa é uma organização privada sem fins lucrativos, com 95 membros em cinco continentes e tem por missão "alavancar o poder da diáspora, de forma a promover conversas e conexões globais sobre assuntos de cultura, impacto social, ciência, negócios e economia", segundo a organização.


Braima Camará Bá de de povo  sempre nos atentava para o fato de que devemos observar as democracias enquanto reflexos da classe dominante, sobre isso diz-nos:

“A não ser para troçar do senso comum e da história, é claro que não se pode falar de «democracia pura» enquanto existirem classes diferentes, pode-se falar apenas de democracia de classe. (Digamos entre parênteses que «democracia pura» é não só uma frase de ignorante, que revela a incompreensão tanto da luta de classes como da essência do Estado, mas também uma frase triplamente vazia, pois na sociedade comunista a democracia, modificando-se e tornando-se um hábito, extinguir-se-á, mas nunca será democracia «pura».)

João Bernardo Vieira, de fuga para frente prepare-se, para assumir liderança do PAIGC, foi pedir secretamente o "Bá di Povo", apoio político para concretizar esse sonho, torna-se o presidente do maior partido da oposição (PAIGC).

Fonte: Bissau Última hora

SÃO TOMÉ: PGR são-tomense investiga diretora da PJ por desaparecimento de cocaína


In LUSA  02/09/20 21:29 

A Procuradoria Geral da República (PGR) são-tomense garantiu hoje em comunicado que está a apurar a participação, "por ação ou omissão" da Diretora da Polícia Judiciária (PJ) no desaparecimento das 14 bolotas de cocaína das suas instalações.

"Uma vez que a única pessoa na posse das chaves que permitiam o acesso à cocaína era a senhora diretora da Polícia Judiciária, devido às suspeitas que sobre si pendiam, estão a ser efetuadas diligências no sentido de apurar a sua participação, por ação ou omissão nos factos em investigação", indica a PGR em comunicado a que a Lusa teve hoje acesso.

No documento de quatro páginas, a PGR garante que Maribel Rocha foi constituída arguida e que durante as investigações não se confirmou a "existência de quaisquer vestígios de arrombamento ou sequer de tentativa frustrada de entrar na sala de armamento e a inexistência de imagens de circuito interno de videovigilância".

No comunicado, a Procuradoria Geral da República esclarece que foi a própria diretora da Polícia Judiciária que se deslocou ao Ministério Publico (MP) para dar conta do desaparecimento das drogas.

Por isso, de acordo com o Código do Processo Penal são-tomense "é obrigatória a constituição de arguido logo que corra instrução contra pessoa determinada e esta preste declarações, designadamente perante o Ministério Publico".

De acordo com o MP, a diretora da PJ não goza de qualquer foro especial que impeça que a mesma seja constituída arguida.

A PGR sublinha ainda que Maribel Rocha deveria afastar-se das investigações e deixar que o Ministério Público as dirigisse, "podendo delegar ou não a mesma nas autoridades policiais".

"As circunstâncias relativas ao desaparecimento da droga das instalações da PJ e ao seu efetivo paradeiro, continuam a ser investigadas, pois ainda não ficou demonstrada cabalmente a autoria dos fatos sob investigação", explica o comunicado.

O Ministério Publico "repudiou veementemente" as declarações da diretora da PJ de que a apreensão dos seus telemóveis seja para silenciar quaisquer investigações em curso.


EMIGRANTE OU POLÍTICO...

Por: Jorge Herbert

Em relação à participação da diáspora nas eleições guineense, reforçando o que já tinha escrito sobre o assunto e, tendo em conta o histórico das nossas lideranças políticas, “cozinhadas” e financiadas desde fora e impingidas ao povo que, intencionalmente vai sendo mantido no obscurantismo, para essencialmente defender a agenda dos seus financiadores no território guineense, sou da opinião que aos candidatos a altos lugares de representação do Estado, como é o caso da Presidência da República e a chefia do governo, devem ser exigidos residência fiscal permanente na Guiné-Bissau no último mandato presidencial ou legislatura, conforme a candidatura e, ainda, acrescento que, para assumir os cargos de nomeação política, como são os casos da Presidência da ANP, Ministros, Secretários de Estado e Diretores Gerais nos serviços públicos, aos candidatos a nomeação deve ser exigido a renúncia de uma segunda nacionalidade, caso a tenham e obrigatoriedade de declaração do património no exterior...

Chega de cometer crimes económicos ou de sangue na Guiné-Bissau e depois fugir para o país de acolhimento com título de nacional desse país e a devida proteção pelos lobbies que os financiam...

Quem quiser fazer política na Guiné-Bissau que se assume como guineense, para o bem e para o mal e assuma as consequências dos seus actos cometidos durante o desempenho de cargos políticos... O resto é “fait divers” de quem acha que a Guiné-Bissau é a terra deles, apenas para ir “catar” algum que lhe permite ter vida tranquila no estrangeiro! É dessa forma que não se empenham em construir hospitais nem escolas na Guiné-Bissau, porque têm facilidade de tratamento fora do país e deixam os filhos a estudar no estrangeiro...

Essa é apenas uma das principais razões pela qual nunca aceitei fazer política na Guiné-Bissau, porque entendo que é um acto de se colocar ao serviço do povo e tem de ser exercido no terreno, junto do povo e nas mesmas condições que o povo...

Jorge Herbert

Inundações em Bissau: METEOROLOGIA ALERTA QUE PODE CHOVER FORTEMENTE EM SETEMBRO E OUTUBRO

02/09/2020 / Jornal Odemocrata 

A chuva que caiu sobre a capital Bissau nos últimos dois meses (julho e agosto) inundou bolanhas e alguns bairros periféricos da capital Bissau, provocando enormes danos e deixado muitas famílias sem teto e agricultores aflitos. O Serviço da Rede de Observação Meteorológica do Instituto Nacional da Meteorologia da Guiné-Bissau alertou ​que o país continuará a ter grande quantidade de chuva nos próximos dois meses (setembro e outubro) e com a possibilidade de chover até novembro, concretizando uma época chuvosa mais prolongada.  

As inundações registadas nos últimos dois meses em Bissau,em consequência das fortes  chuvas, levaram moradores de alguns bairros periféricos de Bissau, Bôr, Cuntum Madina, Jericó e Antula a clamaram por ajuda do governo e a pedir aadoção de medidas de segurança às suas vidas, porque essaschuvadas têm deixado esses bairros do litoral e das várzeas completamente alagadas. 

Alguns moradores abordados mostraram-se preocupados com a situação e com uma eventual subida do nível das águas durante as chuvas que se preveem, em particular, para o mês de Setembro, em que chove muito e faz fortes ventos. Os agricultores que viram as suas várzeas inundadas também lançaram gritos de socorro para pedir a intervenção urgente das autoridades ligadas ao setor a fim de evitar mais estragosque poderá leva-los a passar fome. 

A maioria dos habitantes dos bairros afetados foi unânime em apelar ao governo para que invista na construção deinfraestruturas e na urbanização da cidade de Bissau, sobretudo na construção de grandes valas de drenagem eesgotos que permitam a circulação das águas pluviais, para assim diminuir a inundação e o sofrimento das populações das zonas afetadas. 

METEOROLOGIA ALERTA QUE PERÍODO DAS CHUVAS PODE PROLONGAR-SE ATÉ NOVEMBRO

O diretor do Serviço da Rede de Observação Meteorológica do Instituto Nacional da Meteorologia da Guiné-Bissau (INM), Cherno Luís Mendes, alertou que o período das chuvas poderá prolongar-se mais do que o habitual e que o país continuará a ter a grande quantidade de chuva nos próximos dois meses (setembro e outubro) e com a possibilidade de chover até novembro. 

O responsável fez essa observação em entrevista na terça-feira, 01 de setembro de 2020, ao seminário O Democrata para falar da previsão da chuva para os próximos dois meses e das medidas preventivas a serem tomadas em consideração para se prevenir de eventuais danos que poderão ser provocados pelo temporal.

Segundo Cherno Luís Mendes, no mês de outubro choverá apenas nos últimos dias. Porém frisou que, de acordo com as previsões agrometeorológicas, essa época das chuvas terá um fim um pouco mais prolongado do que o habitual, isto é, poderá chover até pelo menos aos primeiros dez dias do mês de novembro. 

“Isso significa que as condições, em termos de precipitações para o mês de setembro, serão as mesmas que as dos meses anteriores, julho e agosto. Vamos continuar a ter chuvas este mês de setembro. Em termos da intensidade, já é outra coisa. Mas em relação à distribuição no espaço e no tempo, continuaremos a ter grande quantidade da chuva”, assegurou.

Cherno Luís Mendes lembrou que, depois do temporal sentido no início do mês de junho, existe também a possibilidade de ventos fortes ocorrerem em finais de setembro e inícios de outubro, com a deslocação da Frente Intertropical do norte para sul. Por isso, apela à população a ter muita cautela e evitar de recorrer às árvores de grande porte, sobretudo quando chove com intensidade e com ventos fortes. 

O diretor do Serviço da Rede de Observação Meteorológica do Instituto Nacional da Meteorologia da Guiné-Bissau esclareceu, na mesma entrevista, que a diminuição da chuva registada no meio do mês de agosto, o mês mais chuvoso na Guiné-Bissau, não está relacionada com nenhum fenómeno ou mito.

“Não houve nenhum fenómeno, não. Quando temos condições atmosféricas favoráveis com forte concentração da humidade na atmosfera e precipitação, chove continuadamente e com maior intensidade. Portanto, tem a ver apenas com a concentração da humidade na atmosfera. Se as condições atmosféricas não forem favoráveis, não favorece a formação de nuvens e, consequentemente, não chove”, afirmou.

Por: Filomeno Sambú

Foto: F.S