sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Guiné:Maternidade do principal hospital passa a ter bloco para cesarianas

O governo da Guiné-Bissau e parceiros internacionais inauguraram hoje no Hospital Simão Mendes, principal unidade de saúde do país, um bloco operatório moderno para cesarianas que esperou dois anos para funcionar.

"Técnicos do Hospital Simão Mendes, valorizem este equipamento", pediu o secretário-geral do governo, Olívio Pereira, que representou o primeiro-ministro Umaro Sissoco na cerimónia.

O objetivo é diminuir a mortalidade materno-infantil na Guiné-Bissau, destacou Kourtoum Nacro, representante do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), um dos doadores das duas salas de operações.

Partos que requerem cesariana e com hemorragias associadas são a principal urgência que o Hospital Simão Mendes recebe todos os dias, segundo dados da unidade.

O bloco da maternidade estava pronto a funcionar há dois anos, mas a abertura foi sendo adiada pela direção do hospital por alegada falta de técnicos, obrigando as grávidas a depender do bloco geral de cirurgias, mais antigo, com menos equipamento e mais pacientes.

Kourtoum Nacro lamentou a situação em entrevista à Lusa, há duas semanas, e considerou já não haver desculpas para os atrasos depois de o UNFPA ter contratado especialistas.

"Se houvesse organização e coordenação" o bloco da maternidade já podia estar a funcionar, referiu.

O anúncio da inauguração surgiu poucos dias depois e a primeira cesariana deverá acontecer na próxima semana, depois de uma desinfeção profunda do bloco.

Na Guiné-Bissau, 549 mães morrem por cada 100 mil partos (a pior taxa do mundo lusófono, segundo dados da Organização Mundial de Saúde de 2015) e 55 crianças em cada mil morrem antes do primeiro aniversário (dados do Ministério da Saúde da Guiné-Bissau, 2014).

MOVIMENTO DE CIDADÃOS CONSCIENTE E INCONFORMADOS SUSPENDE MANIFESTAÇÕES PACÍFICA

O Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados suspendeu todas as suas manifestações pacíficas, aguardando a decisão do Tribunal Regional de Bissau através de uma providência cautelar contra o despacho do governo exonerado que proíbe todas as manifestações no país...Ler mais

VICE-PRESIDENTE DE TRIBUNAL DE CONTAS DIZ QUE REFORMAS PRECONIZADAS CAUSA RESISTÊNCIA DE ORDENS ESTRUTURAIS

O vice-presidente do Tribunal de contas afirmou esta sexta-feira as reformas preconizada pelo tribunal é susceptível de causar resistência de ordens estruturais.

Adelino Sanca falava durante a cerimónia do encerramento do seminário de socialização das instruções de prestação de contas.

“ A reforma preconiza pelo tribunal como qualquer processo de mudança é susceptível de causar resistências de ordem estrutural ou meramente subjetivel. O tribunal tem um programa ambicioso que vem cumprindo e vai fazer cumprir”, tendo adiantado que a missão de fiscalização financeira é por regra actividade que pode contribuir na melhoria das finanças públicas e na boa governação.

Por outro lado exortou aos seminaristas a pautarem pelo cumprimento de seus dos “ vossos deveres de prestar a conta de acordo com a leis e regulamentos do país sempre na estrita observância dos mais altos valores da ética e do moral profissional”.

O seminário de socialização das instruções de prestações de contas para directores de administração e finanças dos órgãos da soberania vinha decorrendo desde passada segunda-feira.

Por: Nautaran Marcos Có
RadioSolMansi

JORNALISTAS DE ÁFRICA OCIDENTAL CAPACITADOS NA MATÉRIA DE RESOLUÇÃO DE CONFLITO

Jornalistas das rádios dos países da Africa Ocidental foram capacitados, esta quinta-feira, em Abuja, Nigéria, sobre as normas de prevenção de conflito na Africa de Oeste e uma sensibilização dos jornalistas das rádios sobre a pratica de terrorismo na Africa ocidental e ainda sobre os trabalhos e a politica da CEDEAO
A Rádio Sol Mansi está a ser representada neste seminário de capacitação organizada pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que decorreu na sede da CEDEAO, em Abuja, que igualmente juntou os profissionais das rádios numa pratica mais abrangente de resolução e de prevenção de conflito nesta zona que ultimamente tem sido refém dos terroristas.

Também com este semanário pretende-se reforçar a capacidade dos jornalistas para melhor entenderem e informarem o público sobre as politicas e as actividades da CEDEAO na integração regional, na democracia, na paz e na informação.

Outro objectivo é forçar uma passagem que permitirá uma informação mais abrangente na Africa Ocidental e a transformação e a competência dos media em criar uma rede que luta pela pratica e de definir as estratégias que permitirão um conhecimento amplo da agencia e a criação da sua pagina de internet que servirá para todos os estados membros, esta ultima actividade deverá ter lugar no fim dos trabalho, amanhã a tarde, e deverá contar com a presença do director da comunicação da CEDEAO e do director dos assuntos políticos desta mesma organização que deverá encerrar o seminário.

Na abertura dos trabalhos o oficial de programa e prevenção de conflitos da CEDEAO, Constat Gnacadja, disse a estratégia de comunicação da organização passa pela sensibilização aos profissionais da radio e de toda a sociedade para que tenham o mesmo nível da mensagem sobre os trabalhos desta organização Oeste Africana.

 “A estratégia, publicação e a documentação da CEDEAO são gratuitas e temos um gabinete de estratégia em alguns países pilotos (incluindo na Guiné-Bissau) e por isso vamos fazer a descentralização de alguns documentos que se encontram em Abuja”, afirma Gnacadja que adianta ainda que a CEDEAO trabalha com diferentes organizações, como as Nações Unidas e a União Africana, para o desenvolvimento dos quinze países que compõem esta organização.

Segundo ele a CEDEAO tenta estabelecer um equilíbrio social, politico e económico e os jornalistas devem tentar mediar conflito utilizando reportagens que contribuem para o desenvolvimento e todos os trabalhos devem ser com base nas documentações.

Durante este seminário falou-se também dos trabalhos da CEDEAO para a resolução de conflito na Guiné-Bissau e igualmente de o apoio que a Ecomib (Missão de CEDEAO na Guiné-Bissau) tem dado para a estabilização da paz. E na mesma ocasião foi criado um portal entre a CEDEAO e os profissionais das rádios que servirá de espaço de troca de experiencia e de divulgação dos trabalhos desta organização no país de origem que devera ser avaliado no próximo encontro a decorrer em 2017.

Depois de o encontro aos jornalistas foram dados documentos sobre o quadro jurídico que servira de base.

A CEDEAO pretende contribuir no processo de tomada de decisão no seio da comunidade através de emissão de pareceres consultivos sobre qualquer questão relativa a integração regional e transformar-se num órgão dotado de plenos poderes legislativos.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos enviada da Radio Sol MansiFoto: CEDEAO
RadioSolMansi

UNTG-CS DECRETA GREVE PARA OS DIAS 14 E 15 DE DEZEMBRO

A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau-Central Sindical (UNTG-CS) convoca uma greve geral os dias 14 e 15 do ano em curso, em gesto de solidariedade com os sindicatos de telecomunicação Orange Bissau e MTNe Massa Segurança, cujos dirigentes sindicais foram expulsos de serviços.

No comunicado de imprensa, a Central Sindical indica que os referidos dirigentes sindicais foram expulsos no decurso das suas acções reivindicativas inerentes à actividade sindical.

O Secretariado Nacional da UNTG-CS exorta todos sindicatos, para mobilizarem-se no sentido de manterem firme na defesa dos valores sindicais plasmados na Constituição da República e na Lei da liberdade Sindical.

UNTG-CS deixa claro que já teria proferido dois comunicados de imprensa com propósito de solicitar a intervenção rápida e eficaz das entidades públicas responsáveis por forma a garantir o cumprimento escrupuloso dos princípios e regras plasmadas na Lei geral da liberdade sindical assumida pela convenção 87, considerada como uma das fundamentais da OIT (Organização Internacional de Trabalho).

Notabanca

Política/ Veteranos da Luta de libertação nacional pedem publicação da acta da reunião de Conacri

ANG) – Os veteranos da luta de libertação nacional (VLLN), pediram quarta-feira a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO),para tornar pública a acta da reunião de Conacri.

O pedido vem expresso num comunicado à imprensa produzido na última reunião do Comité ordinário dos Veteranos de Luta de Libertação Nacional à que a ANG teve acesso. 

Os veteranos justificam o pedido com a necessidade de dissipar as dúvidas que ainda persistem sobre o nome escolhido para liderar o governo de inclusão em Conacri. 

No comunicado, os veteranos manifestaram a sua estranheza quanto a forma como ocorreu a cerimónia de investidura do novo Primeiro-ministro, marcada pela ausência de representantes de órgãos de soberania, casos da Assembleia Nacional Popular e do Supremo Tribunal de Justiça, e sem nenhum discurso. 

Os veteranos pedem a Comunidade Internacional para continuar a testemunhar a evolução da situação em causa. 

Há divergências entre os partidos que tomaram parte no encontro de Conacri promovido pela CEDEAO sobre o nome de consenso retido para posterior divulgação e nomeação em Bissau pelo Presidente da Republica, José Mário Vaz. 

O PRS, maior partido da oposição tem defendido que nenhum nome fora retido em Conacri mas três formações políticas contrariam essa versão. 

ANG/MSC/SG 

Política/ Primeiro-ministro proíbe reza na mesquita do Hospital Nacional Simão Mendes

(ANG) – O novo primeiro-ministro, Umaro Sissoko proibiu hoje a reza na Mesquita do Hospital Nacional Simão Mendes, alegando não ser o lugar para a prática de culto que os féis muçulmanos tem vindo a fazer neste estabelecimento sanitário do país.


A decisão foi tornada pública no final da visita que o chefe do executivo efectuou àquele que é considerado o maior centro hospitalar do país. 

Em declarações à imprensa, em nome do primeiro-ministro, o secretário-geral do Governo disse que será realizado amanhã sexta-feira uma limpeza geral no Hospital Nacional Simão Mendes com a participação da Câmara Municipal de Bissau, agentes do Ministério do Interior e da Defesa para garantir um bom ambiente aos doentes. 

Olívio Pereira revelou ainda que o chefe do governo prometeu colocar a partir de amanhã dois frigoríficos para a conservação de produtos, 30 caixa de peixe e 75 quilogramas de arroz diários para a refeição dos doentes internados no referido estabelecimento sanitário, incluindo os funcionários. 

Segundo o secretário-geral do Governo, o novo Primeiro-ministro prometeu disponibilizar um valor correspondente a 83 mil Euros para que Centro de Hemodiálise possa funcionar. 

O referido centro já com instalações e equipamentos não tem entrado em funcionamento, e o país não dispõe de nenhum serviço de género. 

Pereira disse que o novo Primeiro-ministro deixou também a promessa de equipar as salas dos médicos e enfermeiros com aparelhos de ar condicionado e sofás. 

Instado a falar sobre a rotura de medicamentos nos hospitais do país, o Secretário-geral do governo disse que o chefe do executivo pediu aos responsáveis do Ministério da Saúde a apresentação das necessidades para uma satisfação de três meses sem que haja rotura de medicamentos no país. 

Olívio Pereira reconheceu que o hospital está numa situação desumana e que deixa qualquer pessoa chocada, mas disse que é preciso o envolvimento de todos os cidadãos para melhorar a situação. 

ANG/LPG/ÂC

China pronta para construir a primeira autoestrada do país

A China está pronta para construir os primeiros 16 quilómetros de autoestrada da Guiné-Bissau, entre a capital e a localidade de Safim, aguardando apenas por uma decisão das autoridades para avançar, anunciou hoje o embaixador chinês no país.

Wang Hua fez o anúncio numa entrevista à Rádio Nacional da Guiné-Bissau em que adiantou que o seu governo já mobilizou 13,6 milhões de euros e aguarda apenas «por um sinal da parte guineense para avançar com o projeto».

O diplomata destacou que a intenção das duas partes foi analisada e acordada, através de um memorando, rubricado num recente fórum entre a China e países lusófonos que decorreu em Macau.

Wang Hua referiu que devido à mudança de primeiro-ministro na Guiné-Bissau, na última semana, o governo chinês aguarda que a nova equipa esclareça se pretende ou não dar continuidade ao acordado pelo anterior executivo.

«Tecnicamente não há problema e financeiramente também não», observou, sublinhando que uma equipa de peritos chineses já se encontra em Bissau para trabalhos preliminares.

Ainda de acordo com o embaixador chinês, a autoestrada a ser construída em direção ao norte do país terá duas vias com três faixas de rodagem cada.

Por Lusa

SAÚDE PÚBLICA: MILITARES E CIVIS FAZEM LIMPEZA DOS DOIS MAIORES HOSPITAIS DE BISSAU

Bissau, 25 Nov 16 (ANG) – O ministro de Estado do Interior do governo demitido afirmou que vão criar brevemente uma Comissão Interministerial para a coordenação dos trabalhos de  limpeza periódica  dos hospitais Simão Mendes e Militar.
Botche Candé em acção

Botche Candé falava hoje na abertura dos trabalhos de  limpeza do Hospital Nacional Simão Mendes realizados  pelas forças de defesa e segurança e a Câmara Municipal de Bissau , em resposta a um apelo feito quinta-feira pelo novo primeiro-ministro aquando da sua visita àquele estabelecimento hospitalar.

“Esta iniciativa é um gesto louvável e para tal deve ser continuado. Por isso lanço um apelo ao ministro de Saúde do governo demitido para diligenciar a criação de uma Comissão de Gestão dos trabalhos de limpeza dos hospitais de Bissau de forma a garantir a sua continuidade”, exortou.

Botche Candé disse que foi surpreendido  com a participação massiva das forças de defesa e segurana e da população em geral na referida acção de limpeza, acrescentando que isso demonstra a vontade e unidade dos guineenses de tirar o país do subdesenvolvimento.

“Fiquei igualmente admirado com a mistura da população civil com os militares nesta acção de limpeza facto que dificilmente aconteceria antes.”,disse.

salientou que é bonito ver os militares e a população civil juntos numa acção a trocarem ideias e o conviverem em prol de uma causa que é a limpeza do maior estabelecimento hospitalar do país.

“É esse tipo de relacionamento que os guineenses precisam e estou convicto de que se isso continuar o país vai muito rápido ao caminho do progresso”, enalteceu.

Por sua vez, o ministro de Saúde Pública cessante destacou que a ideia nobre do primeiro-ministro em mandar fazer uma acção de limpeza geral no maior centro hospitalar do país veio confirmar o  que a saúde é para todos.

“Todos os cidadãos devem comparticipar na saúde tendo em conta que ela é muito cara e para tal é melhor prevenir do que remediar. A saúde não pode funcionar sem dinheiro e o país está a deparar-se com enormes carências de forma que mesmo que se pretende fazer algo torna-se impossível”, vincou.

ANG/ÂC/SG
Publicada por Bambaram di Padida

O PCD , partido da convergência democrática em rota de colisão.

Nado Mandinga reage ao despacho vindo do STJ e reclama com a decisão tomada pelo presidente desta instituição.

Nado Mandinga defende com unhas e dentes os princípios e interesses deste partido- PCD.

Segundo Nado Mandinga e como consta nos documentos do partido :
COMPETE ao CP, CONVOCAR a CPN extraordinariamente,  por voto da maioria dos seus membros PERANTE A RECUSA DE CONVOCAÇÃO POR PARTE DO PRESIDENTE DO PARTIDO. 

Doka Internacional vai estar de volta para mais desenvolvimento. 




COMISSÃO PERMANENTE DA ANP SUSPENDE A CONVOCATÓRIA DA SESSÃO NO PARLAMENTO GUINEENSE

Tudo porque, a Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular decide suspender hoje dia 24, a convocatória da Primeira Sessão Ordenaria do IIIº ano Legislativo, até se conclua o processo de implementação dos três primeiros pontos do acordo do Conakry, o que segundo a deliberação deste órgão Legislativo, proporcionaria o desbloqueamento definitivo do funcionamento do plenário do Parlamento...Ler mais

Presidente foi colher arroz à terra natal

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, esteve num campo de arroz na sua terra natal, Calekis, para proceder à colheita no âmbito do seu programa "Mon na Lama".

Nas fotos partilhadas no Facebook do atual director da Rádio Difusão Nacional, Abdurahamane Ture, José Mário Vaz aparece de forma informal com uma t-shirt amarela (com o seu rosto estampado na frente), calças jeans e botas.

Rodeado de seguranças, mulheres, crianças e alguns convidados, José Mário Vaz quis convidar aos guineenses a dedicarem-se à prática de cultivo de arroz para garantirem a autosubsistência alimentar.