7 de março de 2022

Ankara convidou o Chefe de Estado da Guiné-Bissau para facilitar o primeiro encontro entre os chefes das diplomacias dos dois países em guerra desde o final do mês passado.

Serguei Lavrov e Dmytro Kuleba vão se à margem da segunda edição do Fórum Diplomático de Antalya-Turquia onde igualmente participam vários chefes de Estado Africano.

Há uma semana na capital Guineense, Umaro Sissoco Embaló, que falava aos jornalistas à margem da tomada de posse de novo chefe de estado maior armada e vice-chefe de estado maior do exército, anunciou a disponibilidade de Bissau em facilitar o entendimento entre Moscovo e Kiev.

A guerra entre Russia e Ukrania ja está a provocar a subida de preço de petróleo e derivados a nível mundial bem como a escassez de trigo no mercado.

Leia Também: 

Harari explica que Putin pode até conseguir conquistar a Ucrânia, mas “esta guerra não é sobre conquistar esta cidade ou aquela cidade". 

"Putin já perdeu a guerra". É assim que o historiador israelita Yuval Noah Harari classifica a invasão russa à Ucrânia. Numa entrevista ao Channel 12, o autor do best-seller internacional 'Sapiens: Uma breve história da humanidade' afirma que, faça o que fizer, o líder russo não conseguirá dominar os ucranianos...Ler Mais


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está a procurar fazer chegar mais ajuda humanitária às crianças e famílias na Ucrânia, onde centenas de milhares de pessoas estão sem acesso a serviços básicos devido à invasão russa.

Segundo o representante da UNICEF na Ucrânia, Murat Sahin, citado em comunicado, a agência da ONU está a "preparar-se para reforçar as operações assim que as restrições de acesso forem levantadas e as condições de segurança estiverem garantidas, para que a assistência humanitária possa ser enviada para as áreas mais duramente atingidas"....Ler Mais


De acordo com o primeiro-ministro russo, Moscovo ainda não tomou a decisão, mas, segundo Novak, vê-se pressionada a fazê-lo perante as acusações de políticos europeus.

Depois das sanções europeias de que a Rússia tem sido alvo desde o início da invasão à Ucrânia, Moscovo ameaça abertamente, pela primeira vez, retaliar  com o corte do gás natural para a Europa através do gasoduto Nord Stream 1...Ler Mais

No âmbito da visita oficial a Ruanda, o Presidente Paul Kagame ofereceu hoje, um jantar oficial ao Presidente Umaro Sissoco Embaló e a sua delegação.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Uma ONG internacional envia uma declaração anti-guerra a 192 países para restaurar a paz na Ucrânia

Por: Heavenly Culture, World Peace, Restoration of Light (HWPL)

Muitas partes da sociedade global estão reagindo à invasão militar da Ucrânia pela Rússia condenando a decisão destrutiva do presidente russo Putin de ataque devastador e ocupação do território ucraniano.

Em sua presidência, Putin usou o poder militar para invadir e controlar território estrangeiro, incluindo a Ossétia do Sul, a Crimeia da Ucrânia e agora partes do norte, leste e sul da Ucrânia, que desafiaram a segurança e a estabilidade global.

No dia 28, Cultura Celestial, Paz Mundial, Restauração da Luz (HWPL), uma ONG internacional com sede na Coréia do Sul afiliada ao ECOSOC da ONU e ao Governo Metropolitano de Seul, emitiu um comunicado pedindo cooperação global para a paz. 

A declaração intituladaDeclaração da Cultura Celestial, Paz Mundial, Restauração da Luz (HWPL) sobre a Situação Rússia-Ucrânia”, exige que a Rússia retire todos os militares para seu próprio território, que a comunidade internacional deve proteger e acomodar os refugiados e a juventude do mundo deve se unir pelo movimento antiguerra e pela paz.  

“A agressão militar contra um Estado soberano não pode resolver nenhum problema, e os perigos de tal guerra e conflito violento atingem mais duramente os cidadãos inocentes, incluindo mulheres, jovens e crianças. … A Rússia deve retirar suas forças de volta ao seu país… (e nós) pedimos a todas as nações que demonstrem seu amor pela humanidade oferecendo ajuda aos refugiados”. 

A HWPL vem buscando construir uma rede global pela paz, construindo solidariedade entre líderes e representantes do campo da política, religião, juventude, mulheres e mídia no mundo. Escrito por 580.000 cidadãos em todo o mundo, a HWPL em 2018 enviou "cartas de paz" pedindo aos chefes de Estado de 192 países que declarassem sua participação na cooperação para a paz.

Em 26 de fevereiro, a Casa Branca anunciou por meio de comunicado que a Comissão Europeia, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos cooperarão para executar uma sanção econômica para excluir a Rússia do sistema financeiro internacional, removendo Bancos russos do SWIFT. 

A força militar ucranianas está atualmente resistindo contra os militares russos com uma defesa eficaz, e os protestos anti-guerra e as vozes em apoio à Ucrânia por meio das mídias sociais se espalham por todo o mundo.

Bissau e Kigali lançam bases para a cooperação nos domínios de Turismo, Comercio e Educação

A Guiné-Bissau e Ruanda assinaram esta segunda-feira em Kigali 3 acordos  de cooperação no âmbito da visita do Chefe de Estado a este país. 

Os acordos rubricados pela Ministra de Estado e dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Carla Barbosa e o seu homologo ruandês Vincent Biruta, prevêm a cooperação nas áreas de Turismo, Comércio/Investimento e a Educação. Já a Ministra havia assinado um Acordo Quadro com o seu homologo, no mês de Novembro de 2021.

O Chefe de Estado Guineense destacou a importância da cooperação Sul/Sul e lembrou que a Guiné-Bissau pode aproveitar a experiência de Ruanda e salientou ainda que a Guiné dispõe de um potencial no domínio do Turismo com 88 ilhas para a exploração turística.

Para o Presidente de Ruanda, Paul Kagame, a visita de Estado de Umaro Sissico Embalo ao seu País, a primeira de um Presidente da Guiné-Bissau, representa um passo importante no aprofundamento das relações entre Bissau e Kigali.

Paul Kagame aceitou o convite de visitar Bissau muito brevemente e a data será acordada por via diplomática.

O primeiro dia da visita de 48 horas do Presidente da Guiné-Bissau a Ruanda, ficou igualmente marcado com uma reunião tet-a-tec entre os 2 homólogos  e a visita ao MEMORIAL DO GENOCIDIO.

GUINÉ-BISSAU - CORIS BANK INTERNACIONAL ABRE SUAS PORTAS EM BISSAU

 O DEMOCRATA  07/03/2022 

O banco comercial  panafricano “Coris Bank Internacional” iniciou as suas atividades na Guiné-Bissau, anunciou em comunicado, a direção da filial local em Bissau esta segunda-feira, 07 de março de 2022.

“O grupo pan-africano Coris anuncia que, com a abertura da sua agência em Bissau, o Coris expande-se na zona da UEMOA, afirmando assim a sua forte presença em todos os países da União”, pode ler-se na nota na posse de O Democrata.

No mesmo comunicado, o grupo afirmou que a sua presença na Guiné-Bissau representa uma ambição que o Coris Bank Internacional tem em participar na melhoria do nível de bancarização das populações e contribuir para o crescimento do mercado nacional, acrescentando uma mais-valia à economia local.

Salienta-se que o Coris Bank Internacional está presente em nove (09) países da UEMOA, nomeadamente Guiné-Bissau, Benim, Burkina-Faso, Côte d’Ivoire, Mali, Níger, Senegal, Togo e Guiné-Conacri.

O país dispõe agora de seis bancos comerciais sob supervisão do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO). 

Segundo dados estatísticos consultado pelo jornal O Democrata, a Guiné-Bissau, em 2019, teve maior crescimento de inclusão financeira (+9,5 pontos) na sub-região, embora continua na penúltima posição (depois do Níger) com 21,3% da taxa de bancarização alargada no espaço da União Econômica Monetária Oeste Africana (UEMOA), cuja taxa média é de 39,7%. A evolução da inclusão financeira nos países da África Ocidental está a ser impulsionada em parte pelo crescimento da moeda electrónica através das empresas de telecomunicações.

Por: Carolina Djemé         

Comandante russo capturado pede perdão e apela à rebelião das forças russas: "Isto é genocídio"

▲"Não consigo encontrar as palavras certas para pedir perdão ao povo ucraniano", afirmou o tenente-coronel Astakhov Dmitry Mikhailovich, numa conferência de imprensa

Observador.ptY

Quando o coronel viu os pugilistas ucranianos Oleksandr Usyk e Vasyl Lomachenko pegar em armas, teve “vergonha” de ter participado na invasão” e agora pede perdão ao povo da Ucrânia.

Um coronel das forças armadas russas capturado pelos ucranianos disse estar “envergonhado” por a Rússia ter invadido a Ucrânia, pediu perdão e apelou aos soldados russos para se rebelarem contra os seus superiores: “Sejam corajosos. Vocês estão numa situação difícil, ir contra o vosso próprio comandante, mas isto é genocídio. A Rússia não pode vencer aqui, mesmo que se vá até ao fim. Podemos invadir o território, mas não podemos invadir as pessoas.”

Astakhov Dmitry Mikhailovich, que pertence à unidade de resposta rápida da Guarda Nacional russa, foi um dos três elementos das forças armadas russas capturados a participar numa conferência de imprensa, organizada pela agência de notícias ucraniana Unian, na passada quinta-feira.

Depois de garantir que não foi coagido pelos seus captores, o tenente-coronel recordou que a ordem de invasão à Ucrânia foi recebida com surpresa na sua unidade, mas que lhes foi dito que o país estava a ser controlado por “um regime fascista” e que era preciso libertar o povo ucraniano dos “nacionalistas” e dos “nazis” que estavam no poder.

“Obviamente esta informação era unilateral”, afirmou Mikhailovich, citado pelo jornal espanhol Marca e pelo neo-zelandês The New Zealand Herald, admitindo que teve algumas dúvidas em relação ao que lhes foi dito, especialmente depois de ver os pugilistas ucranianos Oleksandr Usyk e Vasyl Lomachenko pegarem nas armas para defender o seu país.

Sempre gostei de os ver lutar, são os meus pugilistas favoritos. Quando os vi pegar em armas e dizer que não tinham outra hipótese, foi quando tive vergonha de ter vindo à Ucrânia.”

O comandante acrescentou que parte da população russa está a ser alvo de uma “lavagem cerebral”, porque não tem acesso a outras fontes de informação a não ser as controladas pelo Kremlin, e pediu aos ucranianos para serem “misericordiosos” com os militares russos que se rendam.

“Só espero sinceramente que sejam misericordiosos para com as pessoas que venham ter convosco com as mãos no ar, ou para com aqueles que estão feridos. Não devemos semear a morte. É melhor semear a vida.”

O tenente-coronel disse ainda estar disposto a ir preso por ter participado na invasão: “Não consigo encontrar as palavras certas para pedir perdão ao povo ucraniano e compreenderia se a Rússia nunca fosse perdoada.”


Leia Também:

Kyiv reivindica morte de mais de 11.000 soldados russos

A Ucrânia indicou hoje que mais de 11.000 soldados russos foram mortos desde o início da invasão do país pela Rússia, em 24 de fevereiro.

Num boletim hoje publicado pelo Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia na rede social Facebook, as forças ucranianas reclamam ainda ter destruído um total de 290 tanques, 46 aviões e 68 helicópteros russos.

O balanço, cujos dados não podem ser verificados de forma independente, não refere quaisquer baixas de militares ou veículos ucranianos, mas indica que 999 veículos de combate blindados russos foram neutralizados, segundo a agência noticiosa Efe.

As Forças Armadas ucranianas disseram que o cálculo dos danos nas fileiras inimigas "é complicado dada a alta intensidade das hostilidades".

Apesar de o relatório não contar as perdas do Exército ucraniano, os serviços estatais de emergência da Ucrânia relatam mais de 2.000 mortos entre civis -- um balanço que também não foi validado por fontes independentes.

Por sua vez, o gabinete das Nações Unidas para os Direitos Humanos confirmou, no domingo, 1.123 vítimas civis, entre feridos e mortos, no conflito na Ucrânia, admitindo que o número real é "consideravelmente mais alto, em particular no território controlado pelo Governo".

Ainda que não tenham anunciado os prisioneiros de guerra feitos, a Ucrânia capturou vários soldados russos.

Na sexta-feira, as forças ucranianas voltaram a apresentar à comunicação social vários soldados russos capturados, tendo estes chegado ao local vendados com fita adesiva, segundo a agência noticiosa France-Presse (AFP).

Após a iniciativa, o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) emitiu um comunicado em que afirmava que cada parte do conflito deve tratar os prisioneiros de guerra e civis capturados com dignidade.

"Os prisioneiros de guerra e os civis detidos devem ser tratados com dignidade e estar completamente protegidos contra maus-tratos e exposição à curiosidade pública, o que inclui a divulgação pública de sua imagem em redes sociais", lê-se no comunicado divulgado na sexta-feira.

Contactados pela AFP sobre estes métodos, o Ministério da Defesa da Ucrânia e os serviços de segurança ucranianos não responderam.

Num vídeo, Oleksiy Arestovich, alto conselheiro da Presidência ucraniana, limitou-se a apelar para um "tratamento humano dos prisioneiros", recordando a vigilância pelos parceiros ocidentais sobre este tema.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil.

Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,7 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.


Leia Também: 👇

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, disse hoje que "fez progressos significativos" junto dos seus parceiros internacionais e que conseguiu o fornecimento de armas e munições que serão "uma surpresa para o inimigo".

"Não vou comentar sobre o fornecimento de armas e munições. É um assunto delicado. Que seja uma surpresa para o inimigo", disse o ministro, numa mensagem divulgada hoje nas redes sociais...

As delegações russa e ucraniana reúnem-se esta segunda-feira para a terceira ronda de negociações. Se a Ucrânia concordar com as condições, o cessar-fogo acontecerá no "momento".

Cessação da atividade militar, mudança da constituição para consagrar neutralidade, reconhecimento da Crimeia como território russo e das repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk como territórios independentes. São estas as condições da Rússia para um cessar-fogo imediato na Ucrânia.

Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, Kyiv já foi informado de que a Rússia se encontra disposta a interromper a sua ofensiva militar “num momento” se cumprir as condições...


A procura por comprimidos de iodo para proteger de radiação disparou por toda a Europa, depois de começarem a surgir ameaças de uma explosão nuclear face à invasão russa à Ucrânia.

O suplemento terá sido usado após o acidente de Chernobyl, em 1986, e acredita-se que pode proteger a tiroide em situações de desastre nuclear. Contudo, vários especialistas já desaconselharam a automedicação.

A procura aumentou na última semana, depois de o presidente russo, Vladimir Putin, pedir  às forças de dissuasão nuclear russas que ficassem em alerta máximo. Desde então, vários países têm relatado uma corrida aos comprimidos de iodo, havendo já ruturas de stock. Esta procura também foi identificada em Portugal...  


Início da visita Oficial a Ruanda.: Encontro entre Sua Excelência Presidente da República General de Exército Umaro Sissoco Embaló e o seu homólogo Ruandês Paul Kagame em Kigali.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló