quarta-feira, 18 de abril de 2018

GRUPO DOS 15

O grupo alargado dos 15 deputados expulsos do PAIGC congratula-se com a nomeação do novo primeiro-ministro, Aristides Gomes e reiteira a sua total disponibilidade em tudo fazer para que as decisões adoptadas sejam absolutamente respeitadas, mormente o cumprimento das disposições do Acordo de Conacri.

"A coordenação do grupo dos 15, após análise do comunicado final da conferência dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental vem, por este congratular-se com as medidas nele constantes", refere, em comunicado divulgado à imprensa, o coordenador ajunto do grupo, Luís Oliveira Sanca.


Braima Darame

Embaxador dos Estados Unidos da América e a Direção Superior dos Renovadores.

Imagem do encontro na sede nacional do PRS.











Prs Bissau

Muçulmanos celebram Ashura


Muçulmanos xiitas de várias partes do mundo cumpriram um ritual de flagelação. O sacrifício foi por acasião da Ashura, que lembra a morte do neto do profeta Maomé.

"Soliderarida de Badjus Ranka" !


Momento de alegria política no âmbito da visita do Embaixador dos EUA a Calequisse, hoje; em solidariedade para com PR da Guiné-Bissau, sobre acordo alcançado em lomé. E para reiterar o seu apoio político em busca da credibilidade política na Guiné Bissau.

Embaixador contente, i pega badja Badjus de Mandjacos na terra de NANTOY DE POVO, ku mindjeres Balentes de Calequisse.

Walter Félix Da Costa

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA PROMETE APOIAR O PROCESSO ELEITORAL DA GUINÉ-BISSAU

O embaixador dos Estados Unidos da América para a Guiné-Bissau e Senegal, Tulinabo Mushingi, anunciou esta quarta-feira, 18 de abril 2018, que o seu país em colaboração com os membros da comunidade internacional continuará a apoiar a Guiné-Bissau, particularmente no processo eleitoral que se avizinha, bem como no domínio da defesa e segurança.

O diplomata norte-americano com a residência em Dakar, capital do Senegal, falava à imprensa depois de uma audiência com o novo Primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes.

Tulinabo Mushingi explicou na sua declaração aos jornalistas que para a preparação das eleições deve haver fundos. Para isso, a Guiné-Bissau precisa de uma ajuda da comunidade internacional para o recenseamento eleitoral e outras atividades para a realização das eleições legislativas.

“Viemos desejar-lhe boa sorte pelo posto assumido e mostrar-lhe os nossos diferentes programas até as eleições. Discutimos alguns aspectos ligados ao governo, porque sabemos que o país tem que ter um governo inclusivo com o objetivo de preparar as eleições marcadas para o novembro”, observou.

O embaixador norte-americano assegurou que o seu país compromete-se em apoiar o povo guineense como também apoiar o programa nacional do governo e o diálogo entre os atores políticos e os titulares de órgãos de soberania.

Prometeu também trabalhar com as autoridades guineenses para a manutenção da segurança do país, porque  “sem a segurança o país não pode avançar”. 

Por: Epifania Mendonça

Por OdemocrataGB

Portugal saúda acordo na Guiné-Bissau para nomeação do primeiro-ministro

O MNE português referiu que este compromisso representa "um renovado empenho dos atores políticos guineenses". Aristides Gomes foi nomeado primeiro-ministro do país para chefiar um Governo inclusivo.


O Governo português saudou esta quarta-feira o acordo alcançado pelos políticos guineenses que levou à nomeação de um novo primeiro-ministro e à marcação de eleições legislativas, considerando que se trata de um “contributo essencial” para ultrapassar o impasse político.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português referiu que este compromisso representa “um renovado empenho dos atores políticos guineenses” no cumprimento do Acordo de Conacri, respondendo “aos apelos da sociedade guineense e da comunidade internacional”.

O Presidente guineense, José Mário Vaz, nomeou na segunda-feira o sociólogo Aristides Gomes, 63 anos, primeiro-ministro do país para chefiar um Governo inclusivo, que terá como missão a realização de eleições legislativas, marcadas nesse mesmo dia para 18 de novembro deste ano.

Esta decisão resultou das negociações promovidas pela Comunidade Económica dos Estados da áfrica Ocidental (CEDEAO) para encontrar um mecanismo que pusesse fim definitivo à crise política que afeta a Guiné-Bissau há cerca de três anos.

Aristides Gomes é assim o sétimo primeiro-ministro nomeado por José Mário Vaz, eleito Presidente da Guiné-Bissau em 2014. Sociólogo formado em França, Aristides Gomes, dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), de que chegou a ser primeiro vice-presidente, vai liderar um Governo que terá a missão de organizar eleições legislativas.

O Governo português referiu que continuará a ser “um parceiro ativo” na cooperação com a Guiné-Bissau e destacou “o empenho da comunidade internacional” para que as eleições de novembro possam ser “mais um passo firme no sentido do regresso à estabilidade político-institucional” no país.

observador.pt

Visita do Embaixador dos EUA a Calequisse hoje

A visita é para felicitar o PR do acordo alcançado em lomé. E para reiterar o seu apoio.













ESTAMOS A TRABALHAR
VIVA JOMAV
VIVA ECONOMIA SUSTENTÁVEL
VIVA JUVENTUDE GUINEENSE
VIVA GUINÉ-BISSAU

Fotos: Herson Goudiaby Vaz-Walter Félix Da Costa
Fonte: Walter Félix Da Costa

Caros irmãos Guineenses a imagem fala por si, vejam a parte lateral de um dos melhores Estrada de Capital Bissau, a estrada qui liga S.paulo x Guimetal esta a arruínar-se pouco à pouco é aranja-lo imediatamente antes da época chuvosa se não vamos perder tudo de bom que temos nesse momento. Abraço viva Guiné-Bissau.


Fonte: Fidel Gomes


II Congresso CGSI-GB - Candidato à presidência da Central Sindical promete exigir ao governo aplicação de reajuste salarial

Bissau, 18 Abr 18 (ANG) – O único candidato à presidência da Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau(CGSI-GB), elegeu como prioridade caso for eleito, exigir do governo a aplicação do reajuste salarial na Função Pública.

Imagem Ilustrativo
Em entrevista exclusiva  à ANG, Filomeno Cabral lembrou que a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) tinha apresentado um memorando de entendimento sobre o reajuste salarial e que mais tarde foi adoptado através do Conselho Permanente de Concertação Social e promulgado por um decreto em 2017.

Cabral revelou que os nomes dos possíveis candidatos para o cargo do secretário-geral e da presidência da CGSI-GB deviam ser publicados esta terça-feira e que será igualmente publicada a  lista dos delegados ao congresso.

Prometeu que, se for eleito, vai apoiar a direcção executiva em tudo, nomeadamente nas negociações com o governo .

 Filomeno Cabral cessa funções de Secretário-geral da CGSI e concorre agora para o lugar de presidente da mesma organização no congresso previsto para decorrer entre os proxims sabado e domingo,21 e 22 de Abril. 

ANG/JD/ÂC/SG

Processo de substituição de Raúl Castro em Cuba inicia-se hoje

O processo de substituição de Raúl Castro na liderança cubana inicia-se hoje com a realização de uma sessão para a constituição do novo parlamento, um dia antes do inicialmente previsto.


A decisão do Conselho de Estado de Cuba de antecipar a sessão constitutiva da IX Legislatura da Assembleia Nacional do Poder Popular (única câmara parlamentar) tem como propósito "facilitar o desenvolvimento dos passos que requerem uma sessão de tal importância", indicou a agência cubana de notícias (ACN).

Inicialmente, estava anunciado que a reunião parlamentar se celebraria apenas na próxima quinta-feira e agora é de supor que se desenrolará em duas jornadas: na quarta-feira e no dia seguinte.

Na sessão, uma comissão integrada pelos 605 deputados elaborará e submeterá à votação da recentemente renovada assembleia uma proposta que inclui o Presidente, primeiro vice-presidente, cinco vice-presidentes e 23 membros do Conselho de Estado, o órgão máximo de Cuba.

Raul Castro, de 86 anos, deixará de ser Presidente de Cuba, em cumprimento da limitação de mandatos a um máximo de 10 anos decretada por ele mesmo, sendo expectável que o atual primeiro vice-presidente, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, ocupe o cargo.

A acontecer, será a primeira vez que o chefe de Estado cubano não tem apelido Castro em 60 anos, primeiro com Fidel de 1976 a 2008 (o líder da revolução esteve como primeiro-ministro de 1959 a 1976), depois com Raul até ao presente.

Apesar de deixar o poder, Raúl Castro continuará como secretário-geral do Partido Comunista de Cuba até ao próximo congresso, previsto para 2021.

NAOM

Morreu Barbara Bush, ex-primeira-dama dos EUA

Barbara Bush, mulher do antigo Presidente norte-americano George H.W. Bush e mãe de outro ex-inquilino da Casa Branca, George W. Bush, morreu hoje, aos 92 anos, informou a família em comunicado.


A causa da morte de Barbara Bush não foi revelada no texto que o porta-voz da família, Jim McGrath, distribuiu.

O seu estilo de avó, simples, sem presunção nem preocupação com o seu cabelo branco ou as suas rugas, proporcionou-lhe uma forte popularidade.

"O que veem é o que vão ter. Não estou a concorrer a Presidente -- George Bush está", afirmou durante a convenção republicana, em 1988, onde o seu marido, então vice-Presidente, foi nomeado para ir disputar o cargo, então ocupado por Ronald Reagan.

NAOM