quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Homens que se relacionam com mulheres gordinhas são 10 vezes mais felizes

Estudo feito no México aponta os motivos que tornam as parceiras acima do peso melhores para manter um relacionamento tranquilo e com mais diálogo

Embora muita gente pense que os homens preferem as mulheres magras, um estudo indica justamente o contrário. De acordo com pesquisadores da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), mulheres gordinhas tornam os homens 10 vezes mais felizes nos relacionamentos.

Reprodução/Instagram
Tara Lynn é uma das modelos plus size mais famosas da atualidade e representa muito bem as mulheres gordinhas


Na tese elaborada pelos médicos Edgardo Morales e Filemón Alvarado, membros do Departamento de Psicologia da UNAM, justificam que os homens preferem mulheres gordinhas porque elas têm menos problemas reprodutivos, em comparação as mulheres com uns quilinhos a menos e com problemas alimentares.

De acordo com informações do portal “Metro” do Equador, o estudo aponta que os homens que têm um relacionamento com garotas com excesso de peso tem mais facilidade em conversar sobre a relação e, consequentemente, resolvem os problemas com mais facilidade. Por outro lado, os homens que têm um relacionamento com mulheres magras tendem a ser menos sociáveis ​​e são mais cautelosos quando se trata de expressar o que sentem.

Isso não significa que a obesidade seja sinônimo de saúde. A pesquisa trata apenas das preferências física que foram detectadas nos homens e o que mais chama atenção dos caras nas gordinhas são as covinhas, as curvas geradas pelas gordurinhas e a parte lateral do seio, que fica mais sobressaltada devido ao acumulo de gordura.

É delas que eles gostam
Com as conclusões do estudo, foi possível elencar alguns motivos que levam os homens a ter um relacionamento mais feliz com as gordinhas:

  • São mulheres que não ficam pressionando os parceiros para que estejam em forma; 
  • Como não são encanadas com o peso, gostam de fazer programas agradáveis, como comer fora; 
  • Costumam ser mais engraçadas, e casais que riem juntos são casais mais felizes e mais propensos a ter um relacionamento mais saudável e mais longo; 
  • Os abraços são melhores. Sim, as mulheres cheinhas são bem melhores para abraçar; 
  • Elas tendem a cozinhar melhor e, segundo o ditado popular, o homem é pego pelo estômago; 
  • São mulheres que tendem a ser mais doces. 

E aí, você concorda com a pesquisa? Prefere mulheres gordinhas ou as mais magrinhas?

Fonte: Deles.ig.com

MOVIMENTO DOS INCONFORMADOS AMEAÇA NÃO ACATAR ORDENS QUE IMPEDEM MANIFESTAÇÃO

O Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados denuncia que tentou, duas (02) vezes, mas o Ministério do Interior recusa “categoricamente” receber a carta que informa das manifestações a serem realizadas no próximo domingo (04)

A denúncia dos inconformados foi tornada pública, esta quarta-feira (28), numa conferência de imprensa, que visa denunciar os obstáculos criados pelas forças de segurança em relação a manifestação do domingo próximo, em Bissau, a favor das últimas decisões da CEDEAO que visam tirar o país da actual situação de crise política.

Badilé Domingos Sami, membro do movimento dos inconformados com a actual situação política no país, adverte que o movimento não irá acatar nenhuma ordem “ilegal” que obstaculiza a realização das manifestações do domingo e a manifestação terá lugar de forma pacífica e ordeira “como sempre acontece”.

“Como organização que defende os princípios, nunca vamos acatar ordem ilegal. Por isso não vamos acatar qualquer decisão que venha das nossas autoridades sem bases legais. Nada irá impedir as nossas manifestações”, reafirma.

Os inconformados adiantam ainda que várias vias foram percorridas para entregar a carta ao ministério do interior mas sem sucesso e foi enviada uma carta através dos correios mas foram informados que a direcção-geral da viação indefere o pedido de manifestação.

“Vejam em que Estado nós estamos. Quando é que a viação tem a responsabilidade de impedir as manifestações”, questiona.

Badilé Sami responsabiliza directamente o presidente da república, José Mário Vaz, “de tudo” o que poderá acontecer com “qualquer” cidadão durante as manifestantes a serem realizadas no próximo domingo.

Para os inconformados existem descriminações em relação a manifestações no país.

“Porque é possível haver dois pesos e duas medidas. Porque na semana passada o presidente da república e seus aliados realizaram manifestações. Porque agora não podemos manifestar. Isso quer dizer que existem cidadãos da primeira e da segunda classe”, interroga.

Brevemente o movimento irá produzir uma carta á comunidade internacional citando nome das pessoas que continuam a restringir a liberdade de manifestação e de reunião no país, advertem os inconformados.

“O movimento irá produzir uma carta onde constará vários nomes, nomeadamente o Comissário Nacional da Polícia de Ordem Pública, Celso de Carvalho e do director da viação, Bamba Banjai”, promete.

Os inconformados lembram ainda que foram proibidos de manifestar, em frente a embaixada do Senegal, para exigir a justiça pela morte do cidadãos guineense na fronteira com o senegal.

No próximo Domingo (04) os inconformados projectam uma manifestação, de chapa de Bissau á sede da CEDEAO, a favor das últimas medidas da CEDEAO que sancionam as individualidades guineenses consideradas entraves para o cumprimento integral do acordo de Conacri que visa tirar o país da actual situação de crise política em que se encontra.

Lembre-se que no passado dia 18 de Fevereiro, um grupo de partidos (liderado pelo PRS e por grupo dos 15 expulsos do PAIGC) realizou uma marcha, na cidade de Bissau até a sede da CEDEAO, contra as sanções impostas pela comunidade oeste africana e consequentemente pela sua forma de mediação.

O grupo acusa a organização de ser injusta e imparcial e diz que as sanções foram encomendadas por Domingos Simões Pereira, líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC).

Recentemente as organizações internacionais declararam preocupadas e contra as proibições das manifestações na Guiné-Bissau e o presidente da república declara nos seus discursos que no país existem liberdades de manifestação e de expressão.

Sobre a tentativa de proibição de manifestação a Rádio Sol Mansi (RSM) continua ainda a tentar ouvir a reacção da Liga Guineense dos Direitos Humanos e do ministério do interior. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Radiosolmansi.net

JAPÃO E ADPP JUNTAM-SE A FAVOR DO ENSINO

A embaixada do Japão disponibiliza mais de cinquenta (50) milhões de francos CFA para a construção e equipamento de sete (07) novas salas de aulas, na Escola do Ensino Básico “Congresso de Cassacá”, em Bissau

O montante foi disponibilizado através da assinatura de um protocolo de acordo de parceria rubricado, esta manha (28), na sede nacional da Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), em Bissau, entre a embaixada do Japão acreditada no país com sede em Dakar e a ADPP.

Após a formalidade o director nacional da ADPP, Asger Pedersen Nyrup, disse que o acto é a continuação da colaboração entre as duas partes e o Ministério da Educação Nacional.

“É o compromisso da ADPP-GB que intervém fortemente na área da educação, porque consideramos a educação o factor chave para o desenvolvimento. O sector da educação é um factor chave para a erradicação da pobreza e para assegurar um futuro melhor para todas as pessoas com a igual oportunidade”, explica.

Nyrup advertiu por outro lado que a sociedade civil deve contribuir “fortemente” na área da educação devido a falta de capacidade institucional do país.

“O país tem um caracter de instabilidade e falta da capacidade institucional é importante que a sociedade civil contribuía fortemente nesta área. Acreditamos que com uma continuação deste esforço comum vamos pouco a pouco melhorar as condições e as possibilidades em especialmente para as pessoas nas zonas rurais que são as pessoas mais carenciadas nas áreas da educação”, adianta.

As setes novas salas de aulas que vão ser construídas e equipadas pela ADPP, na Escola Ensino Básico Congresso de Cassaca, fazem parte da segunda fase do projecto entre a embaixada do Japão e a ADPP.

Na primeira fase do projecto foram construídas e equipadas sete salas de aulas na mesma escola, na capital Bissau. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Siga

Imagem: Braima Siga

radiosolmansi

Ancelmo Mendes - Surpresa! O grande dador de ensinamentos sobre democracia e direitos humanos tem mão dura! Por onde anda a CEDEAO? Ou porque não é na Guiné-Bissau, ou porque é uma luta sem PAIGC... Que vergonha!

Um jovem foi morto por polícias a soldo do regime bárbaro de Alpha Condé em dar-ES-SALAM 1 Sector Prince nesta segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018.

O chamado Boubacar Sidy Diallo é
Nascido em 23 / 07 / 1986 em conacri
Filho de mamadou kankourou e de fatoumata binta sall aluno.
O corpo encontra-se no Clinic Hadja Rahilou em dar-Res-Salam 1.

Un jeune a été tué par des gendarmes à la solde du régime barbare d'Alpha Condé à DAR-ES-SALAM 1 secteur prince ce lundi 26 février 2018.
Le nommé BOUBACAR SIDY DIALLO est
né le 23 /07 /1986 à conakry 
fils de Mamadou kankourou et de fatoumata binta Sall élève.
Le corps se trouve au clinic hadja rahilou à Dar- res- salam 1.












Fonte: Boubacar Kadiatou Barry

OLHA PARA ESTES FOTOS, FRUTO DE UM TRABALHO DE GRANDE DEPUTADO DA NAÇÃO.


VOZ DE BIOMBO DEPUTADO PAULINO TE
VULGO " PATÊ "

ESTA AMBULÂNCIA É PARA TRANSPORTE 
GRATUITO PARA CIRCULO ELEITORAL N° 09 QUINHAMEL-BIOMBO QUE COMEÇA DE CLONATO, ILONDE, BISSAUZINHO, BIJIMITA, QUINHAMEL, REINO TOR E BIOMBO, A QUALQUER HORA ESTÁ DISPONÍVEL.
TL: 966745465/955566631/955400430.

 

Paulino Te


DEPOIS DA MENSTRUAÇÃO QUANDO COMEÇA O PERIODO FÉRTIL?

O período fértil começa no 11º dia depois da menstruação e dura até o 17º dia, sendo esses os melhores dias para engravidar.

Por exemplo: se a menstruação tiver vindo no dia 10, o período fértil da mulher depois da menstruação será entre os dias 20 e 26, e o seu dia mais fértil será o dia 23, pois será a data central do período fértil.

É importante saber que esse cálculo só é seguro para as mulheres que têm um ciclo menstrual de 28 dias, todos os meses.

As mulheres que têm um ciclo menstrual irregular88 não conseguem calcular com precisão o período fértil. 

Neste caso, deve-se observar os sinais do corpo que indicam a ovulação, que é o período fértil, para aumentar as chances de engravidar.

SINAIS E SINTOMAS DO PERIODO FÉRTIL.

Os sinais e sintomas do período fértil são:
→Muco vaginal semelhante à clara de ovo, em maior quantidade que o habitual, claro e pouco espesso;
→Pequeno aumento da temperatura corporal. Se o normal é 36ºC, no período fértil pode-se chegar a 36.5ºC, por exemplo;
→Aumento do apetite sexual;
→Pode haver algum desconforto no baixo ventre. 

Quem deseja engravidar deve ter relações nos dias em que esses sintomas estiverem presentes porque assim as chances de engravidar aumentam...

Gstou da aula (?)

Fonte: GDM

Quem lê com frequência descobre uma série de benefícios importantíssimos e super valiosos: uma maior inteligência emocional e sensitiva, um maior poder cognitivo e de compreensão. Sem contar que ler estimula a nossa memória, a nossa imaginação, une as pessoas e faz com que nós possamos viver em mundos diversos e conhecer histórias incríveis. Quem lê nunca se sente sozinho.


Achei Curioso


Nigéria diz ter resgatado mais de 1.100 pessoas sob o poder do Boko Haram

Área externa de uma escola em Dapchi, no Estado de Yobe, na Nigéria, que foi atacada por extremistas do Boko Haram.

As forças militares da Nigéria disseram nesta terça-feira (27) que resgataram mais de 1.100 pessoas, incluindo mulheres e crianças, que estavam sob o poder do grupo radical Boko Haram em diferentes partes da região do lago Chad, perto de Camarões

O anúncio ocorre mais de uma semana depois que o Boko Haram sequestrou 110 crianças de uma escola em Dapchi, no Estado nigeriano de Yobe. O grupo sequestrou mais de mil pessoas nos últimos anos

O porta-voz da operação militar nigeriana, coronel Onyema Nwachukwu, disse que os soldados mataram 35 combatentes do Boko Haram durante os confrontos que ocorreram na segunda-feira (26). Ele também acrescentou que foram encontradas uma grande quantidade de armas.

O governo da Nigéria enfrenta uma crescente pressão pública por resposta ao sequestro em massa em Dapchi. Ontem, o presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, confirmou que as 110 meninas desaparecidas foram "sequestradas" e prometeu que elas seriam resgatadas. Foi a primeira vez que este termo é utilizado de maneira oficial. Até então, as autoridades se referiam a "desaparecimento" e não "sequestro".

De acordo com moradores, em 19 de fevereiro, milicianos do grupo extremista, fortemente armados, atacaram a cidade de Dapchi. Eles atiraram para o alto e detonaram granadas. Muitas estudantes e professoras fugiram pelo medo de sequestro, mas 110 outras não tiveram a mesma sorte.

Depois que circularam notícias de que muitas das meninas estavam desaparecidas, dispararam os temores de que os jihadistas teriam voltado a sequestrar numerosas meninas após o rapto de 200 estudantes em outro colégio, em Chibok, no estado vizinho de Borno, há quatro anos.

É impossível contar com precisão as meninas ainda detidas pelo Boko Haram, cujo nome significa "a educação ocidental é um pecado", porque algumas podem ter sido assassinadas ou morreram em cativeiro.

No início de janeiro, várias delas apareceram em um vídeo transmitido pelo grupo, dizendo que não iriam voltar e não queriam deixar o "califado".

Em um encontro com um grupo de antigos reféns do Boko Haram na capital, Abuja, Buhari disse: "Pedi às agências de segurança que garantam que todas as pessoas sequestradas, inclusive as meninas de Dapchi, sejam libertadas de forma segura".

A Nigéria viu o número de ataques suicidas aumentar nos últimos meses, apesar de os terroristas terem perdido presença em alguns de seus territórios após operações feitas pelas forças de segurança.

Em represália, os jihadistas adaptaram seus ataques a locais considerados como pontos fracos, como lugares de oração, escolas e acampamentos de refugiados.

Fonte:  noticias.uol.com.br

Guiné-Bissau: Falta de energia elétrica impede audição de Cadi Seide pelo Ministério Público

A antiga ministra da Saúde, no governo de Carlos Correia, Cadi Seide, não foi ouvida esta terça-feira, 27 de Fevereiro, pelo Ministério Público devido à falta de energia elétrica. Cadi Seide, ex-ministra da Defesa durante o governo de Domingos Simões Pereira, foi intimada pela Procuradoria-geral da República no âmbito da investigação relacionada com a tentativa …Ler mais

Desmentido de Comandante-Geral da Guarda Nacional

ALI BARDADI TCHIGA, NUNDE CONTADUREIS DI MINTIDA?


Para o devido efeito o comando territorial nº1 vem neste momento solicitar ao comandante Geral da Guarda Nacional de que no dia 25 de fevereiro de 2018, fosse detectado no Raio-X de cabina no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, um produto que achávamos de que erra um Dinheiro Dólar Americano no Valor de 17.700d, mais com a observação feita e foi concluído do que é um produto que se joga nas discotecas da China, na sua configuração apresenta uma escrita inglês IT'S ABOUT TO PLAY e em Chinês, no qual o jovem foi solto e já regressou para o País do estudo no dia 27 de Fevereiro de 2018.

Sem mais assunto do momento, os nossos renovados votos de alta consideração.

Observação: Como prometido a Guarda Nacional desmentiu mais uma vez esta tentativa de tentar descredibilizar uma familia e colação com uma instituição.

estamos a trabalhar...

A mentira tem sempre pernas curtas

Amanhã mais desenvolvimento, djintis ten ku para danado nome estupidamente

Mais um acto cobarde, transloucado e de desespero na vã tentativa de denegrir o bom nome, a honra e reputacão de uma família de bem e em colação manchar o mérito do maior projeto democrático de alternância política na Guiné - Bissau, o PRS.

Tudo não passa de informações falaciosas e malignas em que as verdadeiras provas materiais são irrefutáveis num cenário de peças " IT'S ABOUT TO PLAY". E de "UNITED STATES DOCTOR MIA".

Vejam as imagem não são DÓLARES mas sim peças para o recreio e entretenimento juvenil. Portanto não houve detenção nenhuma como confirmou o e-global de que as notas eram "falsas" e foi libertado "sem qualquer processo".



Reparem ainda: No lugar de UNITED STATES OF AMÉRICA está UNITED STATES DOCTOR MIA. e depois vem algo escrito em chinês.

Fonte: Prs Bissau

ANGOLA: COMANDANTE DA POLÍCIA VIOLA ADOLESCENTE DE 13 ANOS

Polícia Bafadur.

O Comandante da Unidade Operativa do Lobito, província de Benguela, Ernesto Ferreira dos Santos, abusou sexualmente uma adolescente de 13 anos, na sua viatura.

A menor foi abusada no dia 16 deste mês, quando à mando da vizinha foi buscar dinheiro na viatura do comandante, este obrigou a entrar e levou-lhe à uma zona isolada, violou-a no interior da sua viatura. 

Os resultados dos exames, segundo Maria Ivone, mãe da vítima, em declarações à fonte da Angola-Online, indicam que a menor foi abusada, mesmo assim, o acusado está em liberdade. 

A mãe pede que se faça justiça e revela que o comandante tentou corromper a família, para retirar a queixa-crime. A Polícia Nacional confirma a queixa apresentada pela família, e garante o acusado foi suspenso do cargo enquanto decorrem as investigações.

Fonte: http://angola-online.net

bambaramdipadida

UNICEF APELO O GOVERNO PARA APOIAR AS CASAS DO ACOLHIMENTO DAS CRIANÇAS

O Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), alertou esta terça-feira (27.02) ao governo no sentido de dar apoio às casas do acolhimento das crianças na Guiné-Bissau.


Para a UNICEF, o governo não pode focar só em fiscalizar e regulamentar estas casas de acolhimento de crianças órfãos ou abandonados, mas dar apoio, assistência e o encaminhamento.

“O apoio do ministério da Mulher, Família e Coesão Social, não pode resumir-se só na fiscalização ou regulamentação, mas dar o apoio, assistência ou encaminhamento, ajudar as instituições que acolhem as crianças em resolver seus problemas, como exemplo registo de nascimento dos menores órfãos, como deve ser feito e todo esse apoio que deve ser dado a essas instituições”, explicou a especialista em proteção das crianças da UNICEF.

Segundo, Sónia Polónia, uma das prioridades da sua organização, é continuar apoiar o governo no trabalho do reforço com as instituições que acolhem as crianças em regime residencial no país.

Polônia, revelou que a UNICEF já assinou este ano (2018), um plano de trabalho com o executivo em continuar a apoiar o ministério da tutela, no trabalho de seguimento, apoio dado a estas instituições que acolhem as crianças.

A especialista de proteção crianças, discursava a margem do atelier de Disseminação e Monitoramento das Novas Normas e Regulamento para os Cuidados Alternativos na Guiné-Bissau, em particular Acolhimento Temporário das crianças, na aldeia SOS em Bissau.

Embora reconheça a difícil tarefa das casas do acolhimento das crianças, o director geral da solidariedade social, Feliciano Mendes, promete forte engajamento o governo nesta luta.

“Nós reconhecermos essa dificuldade e reconhecermos os esforços que têm feito, por isso é que nós não queremos poupar esforços, estamos consciente aquilo que ajudamos não é tao suficiente, mas vale a pena ter iniciativa. Neste sentido queremos garantir que vamos continuar dar esse apoio”, afirmou Mendes.

Mendes, assegurou que o governo vai contemplar as necessidades das casas do acolhimento no sentido de melhorar os seus funcionamentos.

O encontro foi organizado pelo Ministério da Mulher, Família e Coesão Social e visa a disseminar o documento no sentido de fazer com que as instituições que trabalham nesta temática apropriem deste instrumento.

No atelier que decorreu durante todo dia desta terça-feira, juntou cerca de 24 técnicos de diferentes centros de acolhimentos das crianças em regime residencial da capital Bissau.

De referir que várias casas do acolhimento deparam com enormes dificuldades financeiras e falta de apoio, em particular o orfanato Lar Bethel de Bissau.

O Lar Bethel ainda não conseguiu reunir um grupo de doadores fixos e vive de ajudas pontuais de amigos e algumas entidades internacionais.

O único apoio regular consiste na entrega de alimentos por parte da Parceria Internacional para o Desenvolvimento Humano.

Por: Alison Cabral

radiojovem

LÍDER DE PND AFIRMA QUE GUINÉ-BISSAU ESTÁ A DERIVA CONSTITUCIONAL E ECONÓMICA

O líder do Partido da Nova Democracia (PND) afirmou esta terça-feira, 27 de fevereiro, que a crise política que grassa os guineenses há mais de três anos colocou o país a deriva constitucional, política económica e financeira. Em entrevista ao semanário guineense “O Democrata” sobre eventual marcação da data de eleições, Iaia Djaló disse que qualquer tentativa de convocação de eleições legislativas neste momento, pelo Presidente da República será extemporânea e fora da Constituição da República.

José Mário Vaz, inicia amanhã, 28 de fevereiro, auscultação com os partidos políticos com e sem assento no parlamento com o propósito de fixar a data de eleições legislativas previstas no calendário eleitoral, em Maio.

Sobre o assunto Iaia Djaló, líder do Partido da Nova Democracia, descarta qualquer possibilidade de o escrutínio ocorrer agora em Maio de 2018. No entendimento de Iaia Djaló seria bom que José Mário Vaz conseguisse amplo consenso com todos os partidos políticos quer com ou sem assento parlamentar para que as eleições fossem em 23 de Outubro deste ano, porque, segundo defende, é data mais provável para que as eleições se realizem ainda em 2018.

“É ainda tempo de rever as posições. Temos Março e Abril para manter a Assembleia funcional para eleger o corpo da CNE. Seria um passo importante e se vai conseguir fazer revisão pontual da lei eleitoral, antes do fim da legislatura, tudo bem e seria uma mais valia, porque vamos ter já uma CNE eleita pelo plenário da ANP”, observa. Por isso, defende que o Acordo de Conacri seja, urgentemente, cumprido e permitir que ANP abra as suas portas e formar um governo que crie condições para fazer um recenseamento credível.

Lembra, contudo, que num dos encontros mantido com Chefe de Estado para a nomeação do primeiro-ministro, José Mário Vaz afirmou que “desta vez o país teria condições financeiras próprias para realizar as eleições, ou seja, que não seria necessário recorrer às ajudas externas”. Mas, para Iaia Djaló, esses elementos (condições financeiras) não são de todo determinantes num processo eleitoral.

E alerta que um processo eleitoral requer “atos prévios” definidos na lei eleitoral guineense e reunir condições técnicas a partir do Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral (GETAP)-, que passa por atualização de cadernos eleitorais e o recenseamento eleitoral de cerca de trezentos mil jovens com a capacidade ativa de exercer, em pleno direito, a sua cidadania (votar), bem como atualização do mapa cartográfica para que o país possa ter umas eleições justas e transparentes.

Iaia Djaló considera “penoso“ o fato de o primeiro governo (no âmbito do acordo de Conacri)-, que devia criar todas essas condições a partir do funcionamento da Assembleia Nacional Popular, revendo a lei eleitoral, lei quadro dos partidos políticos e outras leis, para além da própria constituição da República, “lamentavelmente não ter sido possível encontrar consensos para a sua formação”.

Para o presidente de PND, a situação colocou o país num “beco sem saídas”, sem corpo de Comissão Nacional das Eleições, cujo mandato deve ser renovado.

“A sua forma de eleições parte de Conselho Superior da Magistratura através de apresentação das candidaturas dos Magistrados concorrentes que, por sua vez, são escolhidos para o cargo de presidente da CNE no plenário da ANP para legitimar aquele órgão”, explica. Na mesma entrevista, o líder do PND anunciou que a sua formação política vai realizar o seu congresso em Maio deste ano, em Bissau. O conclave deve reunir 701 delegados de todo o país. 

Por: Filomeno Sambú

OdemocrataGB

PR guineense ausculta partidos para marcar data de eleições legislativas

O Presidente guineense, José Mário Vaz, vai auscultar os partidos políticos sobre a marcação da data das próximas eleições legislativas que o próprio quer que tenham lugar ainda este ano, disse à Lusa fonte da Presidência da República.


José Mário Vaz deve auscultar na quarta-feira, de forma individual, um conjunto de 28 partidos políticos, entre os quais o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), vencedor das últimas legislativas, realizadas em 2014.

Na quinta-feira, o líder guineense prossegue as auscultações, recebendo 18 partidos, entre os quais o Partido da Renovação Social (PRS), o segundo mais votado no atual Parlamento.

É intenção do Presidente guineense obter um consenso entre os partidos para que as eleições possam ter lugar ainda em 2018, como recomenda toda comunidade internacional.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas, no seu último comunicado, do dia 21 deste mês, recomendou aos atores políticos guineenses no sentido de trabalharem para que as eleições legislativas possam ser realizadas ainda este ano e as presidenciais em 2019.

O secretário executivo da Comissão Nacional de Eleições (CNE), José Pedro Sambú, fez saber ao presidente do Parlamento, de quem depende organicamente, que tecnicamente "já não será possível" realizar eleições no mês de maio deste ano.

Segundo Pedro Sambú, para que as eleições tivessem lugar em maio os atos prévios, nomeadamente a atualização dos cadernos eleitorais, bem como a composição do mapa eleitoral, teria que estar feita a partir de janeiro.

Uma fonte da CNE disse à Lusa que "na melhor das hipóteses" as eleições só poderão ter lugar em novembro, contando que a partir de março serão executados atos prévios e considerar "a impossibilidade de fazer aqueles trabalhos" no período das chuvas (entre maio a outubro).

Após as auscultações aos partidos, o Presidente guineense, José Mário Vaz, publicará um decreto com o qual irá afixar a data das eleições.

José Mário Vaz nomeou Artur Silva primeiro-ministro a 31 de janeiro passado mas até hoje este não conseguiu formar o seu governo, devido à recusa dos partidos e grupos políticos em integrar o executivo.

dn.pt

PAIGC: “ÚNICO CAMINHO PARA QUE ELEIÇÕES SEJAM LIVRES E TRANSPARENTE É RESPEITO INTEGRAL DE ACORDO DE CONACRI”

João Bernardo Vieira, Porta-voz do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), afirmou esta terça-feira, 27 de fevereiro 2018, que o “único caminho para que as eleições legislativas sejam consideradas livres, justas e transparentes é através do respeito integral do Acordo de Conacri”.

O político falava em entrevista exclusiva a’O Democrata para abordar as questões relacionadas com a existência ou não das condições políticas e técnicas para a realização de eleições  legislativas no ano em curso, em cumprimento do calendário eleitoral. Chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, inicia amanhã, 28 de fevereiro, auscultação com os partidos políticos com e sem assento no parlamento com o propósito de fixar a data de eleições legislativas.

João Bernardo Vieira explicou que o seu partido desde o início desse processo foi sempre coerente na sua posição, onde defende que a solução para a saída da crise política que assola o país há mais de dois anos passa pelo cumprimento integral do “Acordo de Conacri”.

“Respeitando o acordo vai-nos permitir ter um governo que tenha  certa legitimidade para organizar eleições. Esse governo tem um conjunto de tarefas já definidos no acordo, nomeadamente: a reformas da lei eleitoral e a reforma da lei quadro dos partidos políticos, de formas a evitar com que possamos ter os mesmos problemas no futuro. Aliás, terá ainda a tarefa de trabalhar o programa da reforma do sector da defesa e segurança que está no Acordo de Conacri”, espelhou.

Sobre a disponibilidade do partido libertador de participar nas eleições legislativas, disse que o PAIGC está preparado para ir às eleições. Contudo, assegurou que o debate no momento deve ser concentrado sobre quem tem a legitimidade de organizar o escrutínio.

“Existe um quadro do qual pode surgir essa legitimidade. Este quadro é o Acordo de Conacri, portanto fora deste acordo é a responsabilidade exclusiva do Presidente da República. O que nós defendemos e estamos a defender até agora é que para que as eleições sejam livres, justas e transparentes é através do respeito integral do Acordo de Conacri”, advertiu.

Vieira revelou que houve ideias apresentadas por certos políticos e incluindo o próprio Chefe de Estado no sentido de organizar as  eleições em 2019.

“Esses elementos demostram claramente que há uma intenção deliberada para que as eleições não sejam organizadas a tempo”, denunciou.

Sublinhou que não compete ao PAIGC abordar a existência das condições políticas e técnicas para a realização das eleições, mas sim é da responsabilidade das entidades encarregues de organizar o processo eleitoral (CNE e GTAPE), como também é da quem fixa a data para as eleições, Presidente da República. 

Por: Assana Sambú

OdemocrataGB